desde
Barcelona para os meus parceiros
.
Sou
assinante do Jornal do SDR desde março de 2003 e tenho entendido que
o jornal é ótimo meio de nós representantes estarmos unidos pelo
interesse no conhecimento e na profissionalização, contando para
isso com este veículo que com sua lisura, competência e carinho, tem
nos transmitido isso. Por isso gostaria de hoje, de aportar minha
colaboração...
Estou
sediado em Barcelona - Espanha e recentemente vi alguns artigos dos
Professores do SDR (Márcio Miranda, Ricardo Jordão, etc.,)
publicados em espanhol por sites especializados em vendas aqui em
Espanha, o que me encheu de orgulho por pertencer a comunidade SDR e
me fez entender ainda mais o caminho que está seguindo esta
comunidade e quero me solidarizar e colaborar desde aqui em tudo o
que traga benefícios para os meus colegas que exercem como Eu a função
de representação comercial.
Circula
aqui em Espanha um "Decálogo
do Representante Comercial",
também conhecido como os "10
mandamentos do Representante comercial"
e envio a vocês por meio do jornal para que conheçam o que se
utiliza aqui em Barcelona e até posso dizer que em toda Europa e que
todo representante comercial se esmera em cumprir:
o
cliente acima de tudo: -
Nada é
mais importante na nossa profissão que o Cliente. Ele é a fonte de
ingressos e a única razão para estarmos exercendo esta profissão.
.
Nada
é impossível quando se quer: -
Apesar
de que muitas vezes os clientes solicitam missões impossíveis, com
um pouco de esforço e vontade em atende-lo satisfatoriamente, é
possível se conseguir o que ele deseja.
.
Cumpra
com tudo o que promete: -
Manter o
compromisso até o fim e cumprir com a palavra é indispensável.
Sem isso não somos representantes
comerciais
e não servimos a nossa profissão.
.
Para
o cliente, sua PALAVRA é a diferença: -
Os
representantes tem uma grande responsabilidade. Podem conseguir que
um cliente volte ou que jamais retorne, e é a palavra do representante
comercial
que faz a diferença.
.
Só
existe uma maneira de satisfazer o cliente e é dar-lhe mais do que
espera: -
Como
conseguir isto? Conhecendo muito bem os nossos clientes e focar em
suas necessidades e desejos todos nossos esforços.
.
Falar
em qualidade de atendimento significa falar em tudo: -
Pode ser
que tudo funcione perfeitamente, que tenhamos tudo sob controle. Mas
sabemos o que acontece se se falha na data de entrega, se produto
chega avariado ou faltando, ou se no momento de empacotar enviam
outro produto e aí tudo vai por água abaixo. As experiências dos
clientes devem ser totalmente satisfatórias.
.
Um
funcionário insatisfeito gera clientes insatisfeitos: -
Os próprios
funcionários são "o
primeiro cliente"
de uma empresa. Se não estão satisfeitos, como se pretende
satisfazer os clientes? Por isso as políticas de recursos humanos
devem ir de encontro as estratégias de marketing e sempre apoiar as
ações do Representante Comercial. Atendimento 100% é 100%
comprometidos em atender satisfatoriamente o cliente.
.
O
juízo sobre a qualidade de serviço torna o comprador um cliente: -
Ainda
que existam indicadores de gestão elaborados dentro das empresas
para medir a qualidade de serviço, a única verdade é que são os
clientes que, em sua mente e seu ser, que o qualificam. Se é bom
voltam, se não é, compram de outro fornecedor.
.
Por
melhor que seja um serviço, sempre pose ser melhorado: -
Mesmo
que tenham alcançado as metas propostas de serviço e satisfação
do consumidor, é necessário plantar novos objetivos, "a
competência DOS NOSSOS CONCORRENTES não dá trégua"
.
Quando
se trata de satisfazer o cliente, todos somos uma equipe: - As
equipes de trabalho não devem somente funcionar para detectar
falhas ou para plantar soluções e estratégias, quando assim se
requer, todas as pessoas da organização devem estar dispostas a
trabalhar em prol da satisfação do cliente, trate-se de uma
queixa, de uma solicitação, de uma devolução ou de qualquer
outro assunto.
JULHO
MONTEIRO DE SOUZA
BARCELONA
- ESPANHA
JMS
TRADING SOCIEDAD COMERCIAL