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desde Barcelona para os meus parceiros
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Sou assinante do Jornal do SDR desde março de 2003 e tenho entendido que o jornal é ótimo meio de nós representantes estarmos unidos pelo interesse no conhecimento e na profissionalização, contando para isso com este veículo que com sua lisura, competência e carinho, tem nos transmitido isso. Por isso gostaria de hoje, de aportar minha colaboração...

Estou sediado em Barcelona - Espanha e recentemente vi alguns artigos dos Professores do SDR (Márcio Miranda, Ricardo Jordão, etc.,) publicados em espanhol por sites especializados em vendas aqui em Espanha, o que me encheu de orgulho por pertencer a comunidade SDR e me fez entender ainda mais o caminho que está seguindo esta comunidade e quero me solidarizar e colaborar desde aqui em tudo o que traga benefícios para os meus colegas que exercem como Eu a função de representação comercial.

Circula aqui em Espanha um "Decálogo do Representante Comercial", também conhecido como os "10 mandamentos do Representante comercial" e envio a vocês por meio do jornal para que conheçam o que se utiliza aqui em Barcelona e até posso dizer que em toda Europa e que todo representante comercial se esmera em cumprir:

o cliente acima de tudo: - Nada é mais importante na nossa profissão que o Cliente. Ele é a fonte de ingressos e a única razão para estarmos exercendo esta profissão.
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Nada é impossível quando se quer: - Apesar de que muitas vezes os clientes solicitam missões impossíveis, com um pouco de esforço e vontade em atende-lo satisfatoriamente, é possível se conseguir o que ele deseja.
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Cumpra com tudo o que promete: - Manter o compromisso até o fim e cumprir com a palavra é indispensável. Sem isso não somos representantes comerciais e não servimos a nossa profissão.

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Para o cliente, sua PALAVRA é a diferença: - Os representantes tem uma grande responsabilidade. Podem conseguir que um cliente volte ou que jamais retorne, e é a palavra do representante comercial que faz a diferença.
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Só existe uma maneira de satisfazer o cliente e é dar-lhe mais do que espera: - Como conseguir isto? Conhecendo muito bem os nossos clientes e focar em suas necessidades e desejos todos nossos esforços.

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Falar em qualidade de atendimento significa falar em tudo: - Pode ser que tudo funcione perfeitamente, que tenhamos tudo sob controle. Mas sabemos o que acontece se se falha na data de entrega, se produto chega avariado ou faltando, ou se no momento de empacotar enviam outro produto e aí tudo vai por água abaixo. As experiências dos clientes devem ser totalmente satisfatórias.
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Um funcionário insatisfeito gera clientes insatisfeitos: - Os próprios funcionários são "o primeiro cliente" de uma empresa. Se não estão satisfeitos, como se pretende satisfazer os clientes? Por isso as políticas de recursos humanos devem ir de encontro as estratégias de marketing e sempre apoiar as ações do Representante Comercial. Atendimento 100% é 100% comprometidos em atender satisfatoriamente o cliente.
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O juízo sobre a qualidade de serviço torna o comprador um cliente: - Ainda que existam indicadores de gestão elaborados dentro das empresas para medir a qualidade de serviço, a única verdade é que são os clientes que, em sua mente e seu ser, que o qualificam. Se é bom voltam, se não é, compram de outro fornecedor.
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Por melhor que seja um serviço, sempre pose ser melhorado: - Mesmo que tenham alcançado as metas propostas de serviço e satisfação do consumidor, é  necessário plantar novos objetivos, "a competência DOS NOSSOS CONCORRENTES não dá trégua"
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Quando se trata de satisfazer o cliente, todos somos uma equipe: - As equipes de trabalho não devem somente funcionar para detectar falhas ou para plantar soluções e estratégias, quando assim se requer, todas as pessoas da organização devem estar dispostas a trabalhar em prol da satisfação do cliente, trate-se de uma queixa, de uma solicitação, de uma devolução ou de qualquer outro assunto.

JULHO MONTEIRO DE SOUZA

BARCELONA - ESPANHA

JMS TRADING SOCIEDAD COMERCIAL

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