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Como criar um Plano de Ação

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Todos nós precisamos de um Plano de Ação. Existem vários modelos por aí e muitas razões para você ter um. Você pode desenvolver um plano com cem páginas ou um plano em apenas uma página (excelente artigo: Sete passos para desenvolver um COMERCIAL Business Case).

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Seja qual for o modelo que escolher, alguns ingredientes chaves não podem ficar de fora de um plano de ação de sucesso. 

1. Página de Abertura: Você se lembra dos trabalhos de escola? Coloque o nome da sua empresa, o nome do executivo responsável pelo plano, o seu web site, e-mail e data. 
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2. Índice do Conteúdo: Se o seu plano for maior do que uma página, coloque um Índice que ajude o leitor a encontrar a informação que ele procura. 
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3. Sumário Executivo: Esse é de longe o coração do seu plano. O Sumário Executivo é na verdade um mini-plano de negócio. Por exemplo, ao mostrar o Sumário Executivo a qualquer pessoa, ela deve entender automaticamente o que é o seu negócio. O Sumário Executivo não deve ter mais do que duas páginas e geralmente é a parte mais difícil de se escrever (ótimo artigo: O QUÊ A SUA EMPRESA FAZ REALMENTE...?).. 
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4. A Equipe: Quem são as pessoas que vão tocar a empresa. Descreva suas experiências passadas e suas atuais responsabilidades. Coloque o organograma. As competências necessárias. 
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5. O Histórico: Onde a sua empresa está nesse momento e aonde você quer chegar. Escreva a história da sua empresa e identifique as suas metas de longo prazo. Se a sua empresa está no início, identifique as tendências de mercados e o quê a sua empresa vai fazer para abraçar essas oportunidades. 
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6. O Mercado: Se a sua empresa não veio para ajudar a preencher alguma necessidade de mercado, como você acredita que irá atingir a lucratividade? Você deve descrever também o seu mercado alvo e outros consumidores que você gostaria de atingir. É importante também que você descreva os seus concorrentes e as diferenças que existe entre vocês (ótimo artigo: como proteger a empresa dos ataques da concorrência).
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7. Os Serviços: Tudo que todos deveriam saber sobre os seus serviços deve estar nessa seção. Diferenciais, Garantias, Políticas Comerciais, Comunicação, Distribuição, Preços etc. 
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8. Marketing e Vendas: Como você vai vender os seus serviços? Todos os aspectos do seu plano de marketing devem estar claramente escritos. Quem vai desenvolver o seu marketing e vendas? Todo tipo de atividade de marketing deve ser explicada nessa seção. 
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9. O Lado Financeiro: Essa seção deve demonstrar como você teve lucro no passado, presente e futuro. Deve trazer também projeções de Fluxo de Caixa, Despesas, Receitas.

Se você for usar esse plano para levantar capital junto a investidores, não seja tão criativo com relação às seções. Deixe as seções em ordem. Investidores recebem muitos planos de negócios e manter a ordem das coisas irá ajudá-los a encontrar o que procuram.

Se você for usar esse plano para atingir objetivos pessoais ou usá-lo internamente na sua empresa, DIVIRTA-SE! Seja criativo e veja onde o plano de ação pode levar você.

PROF. RICARDO JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO

BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING

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