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O atendimento eficaz das reclamações pressupõe o seguimento de um modelo que estabelece seis passos para atender bem um cliente e lidar com as reclamações.

Acolhimento: - É determinante o impacto que quem atende produz no cliente. Há que transmitir confiança e segurança e tentar não dramatizar a situação. Deverá tratar o cliente pelo nome e utilizar frases como:

Agradeço a sua informação, pois ela nos dá a oportunidade de encontrar uma solução para a situação e simultaneamente mantê-lo(a) como cliente, ou, conforme o caso, Asseguro-lhe que tudo faremos para solucionar o seu problema.

Procure sorrir, olhar diretamente nos olhos do cliente e prestar total atenção. Evite reações de tensão, de auto-defesa, de ataque e de agressividade e comentários do tipo:

Tem toda a razão, por contribuírem para empolar a insatisfação do cliente antes de conhecermos suficientemente a situação.

Atenção: - Após ter conquistado a confiança e simpatia do reclamante, é chegada a fase de prestar atenção ao que ele tem para dizer. Esta fase não deverá ultrapassar 5 a 10 minutos. Tente conhecer a situação, criar empatia e ganhar a compreensão do cliente, utilizando as seguintes frases: "Lamento o sucedido", "Peço desculpas pelos incômodos causados", "Faremos tudo o que estiver nas nossas mãos". Ouça e mantenha total atenção, transmitindo corporalmente sentimentos de partilha e de compreensão da situação. Nunca apresente soluções de imediato sem ouvir o cliente e não o interrompa sem razão para o fazer.
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INFORMAÇÃO: - Embora nesta fase já devamos ter uma idéia bem clara do problema, há, muitas vezes, que recolher alguma informação adicional que nos permita conhecer a situação com o rigor necessário, diagnosticar o problema e perspectivar soluções e testá-las. Continue a ouvir e manter total atenção. Evite perguntas agressivas ou que não tenham a ver com a situação, confirmar idéias preconcebidas ou incriminar o cliente por ignorância ou má utilização do produto ou serviço.
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ATUAÇÃO: - É uma fase crucial, pois é nela que o cliente irá comprovar a capacidade da empresa e de quem atende as reclamações em lhe resolver a reclamação e recuperar a confiança e satisfação. Não deixe de utilizar as seguintes frases: "Vamos fazer", "Certamente", "Vamos acordar o seguinte". Mostre dinamismo e capacidade de intervenção e seja afirmativo e preciso. Nunca utilize palavras, ou faça promessas vagas, nem afirme: "Vamos tentar", "Entraremos em contacto logo que possível", "Vou passar ao meu colega", "Talvez...".
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AVALIAÇÃO: - É a "prova dos nove". A avaliação pode, nalguns casos, ser efetuada ainda na presença do cliente, no entanto, e na maioria das situações, convém que seja conduzida posteriormente e, se possível, por uma entidade independente de quem atendeu a reclamação. É uma fase que pode consumir dois a cinco minutos. Para avaliar o grau de satisfação do cliente, corrigir eventuais diferenças entre a satisfação real e a percepcionada e assegurar a capacidade de solucionar novos problemas, deverá perguntar ao cliente: «Considera que esta solução o(a) satisfaz?», «Tenciona manter-se como cliente?». Nunca assuma que o cliente tem que ficar satisfeito só porque fez tudo o que era razoável.

Aprender: - Um dos aspectos mais importantes da gestão de reclamações consiste em tirar conclusões sob o ponto de vista da aprendizagem e do desenvolvimento do negócio, para prevenir futuras reclamações, aperfeiçoar o funcionamento da organização, melhorar os serviços e produtos e tirar ilações de interesse estratégico e de marketing. Não assuma, sem justificação, que o problema não se repetirá.

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