Dê
toda a sua atenção à pessoa que se mostra irritada, e mantenha essa
atenção através do contacto direto através dos olhos...
Mantenha
a sua expressão facial neutra e coloque os braços de uma forma
aberta, mostrando assim que está receptivo a novas opiniões.
Seja
um ouvinte paciente. Não interrompa quem está a falar nem sequer se
preocupe em responder rapidamente.
Dê
sempre um lapso de tempo quando a pessoa acabar de falar, pois ela
pode querer dizer mais qualquer coisa.
Reaja
de uma forma justa. Veja a pessoa que o interpela como alguém com
falta de informação e não como um inimigo.
Coloque
questões pertinentes que o ajudem a responder de uma forma credível.
Por outro lado, ao colocar essas questões está a dizer à pessoa em
questão que quer responder claramente.
Nunca
responda antes da atitude negativa desaparecer. Ou seja, tente
estabelecer um diálogo com a pessoa que se mostra irritada,
fazendo-lhe perguntas, dando-lhe exemplos comparativos, etc. Quando a
pessoa relaxar, avance para a resposta.