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MAS NÃO SE IRRITE...

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Seja qual for a situação é importante perceber, antes de mais NADA, que tipo de pessoas estão a ouvi-lo, quais as suas tendências em relação ao tema que está a ser tratado e como são essas pessoas a nível pessoal.

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Com estes três pontos identificados torna-se muito mais fácil lidar com uma audiência e mais adequado a ela. Anote algumas dicas para melhor desarmar as audiências hostis:

Dê toda a sua atenção à pessoa que se mostra irritada, e mantenha essa atenção através do contacto direto através dos olhos...

Mantenha a sua expressão facial neutra e coloque os braços de uma forma aberta, mostrando assim que está receptivo a novas opiniões.

Seja um ouvinte paciente. Não interrompa quem está a falar nem sequer se preocupe em responder rapidamente.

Dê sempre um lapso de tempo quando a pessoa acabar de falar, pois ela pode querer dizer mais qualquer coisa.

Reaja de uma forma justa. Veja a pessoa que o interpela como alguém com falta de informação e não como um inimigo.

Coloque questões pertinentes que o ajudem a responder de uma forma credível. Por outro lado, ao colocar essas questões está a dizer à pessoa em questão que quer responder claramente.

Nunca responda antes da atitude negativa desaparecer. Ou seja, tente estabelecer um diálogo com a pessoa que se mostra irritada, fazendo-lhe perguntas, dando-lhe exemplos comparativos, etc. Quando a pessoa relaxar, avance para a resposta.

Fale num tom de voz calmo e mantenha sempre a calma

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