Depois
de substituir o papel pelas formas eletrônicas (de
mais de 1.000 em toda a companhia a 60 formas),
se compreende que o consumo de papel e sintoma de um grande problema. Quando
os colaboradores observam que a empresa está eliminando gargalos, eles
sabem que se está valorizando seu tempo e eles querem ser aproveitados
utilmente.
Questionar-se
periodicamente se os problemas que estão tratando de
resolver são os corretos. Podem simplificar-se?
•
Não
dividir o trabalho em muitas partes que envolva muita gente, porque
se perde a perspectiva do processo em seu conjunto.
•
Muitas
medidas criam muitos prováveis pontos de falha.
•
Criar
um novo processo é o projeto maior. Tem que se ter uma definição
precisa do êxito, onde começa e onde conclui, em termos de tempo e
tarefas, pontos intermediários e pressupostos.
•
Os
melhores projetos são aqueles que tem o cliente em mente. Isto é
aplicável também aos projetos dos processos.
•
A
tecnologia digital, torna possível desenvolver muito melhor os
processos em lugar de estancar-se em variações dos papéis dos
velhos processos, que somente proporcionam melhoramentos
incrementais.
•
Ser
flexível para encarar os requerimentos que demanda uma evolução.
•
Tem
que ter os processos frescos de decisão para avaliar a mudança,
incluindo a possibilidade de reavaliar as metas do projeto original.