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A Ilusão dos Marketeiros

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Apesar da suma importância que o Marketing tem em qualquer empresa, somente 10% das maiores empresas do mundo, o CMO (Chief Marketing Officer) o principal executivo de marketing da empresa participa efetivamente das reuniões de alta gerência da empresa. Em 90% das maiores empresas, o marketing não é tratado como parte central da formulação da estratégia da empresa. 

Por que isso acontece?  Porque nós recebemos exatamente aquilo que fazemos aos outros. 

Nos últimos anos, os profissionais de marketing, mais preocupados com suas atividades marketeiras (campanhas, eventos, promoções etc) e menos preocupados com as atividades verdadeiramente estratégicas das empresas, perderam moral total como guias estratégicos para a empresa em que trabalham. Nos dias de hoje é muito comum você encontrar um alto executivo falando horas e horas sobre finanças, produtos e vendas, sem falar um minuto sequer sobre o verdadeiro marketing (Artigo: quando OS gerentes se convertem em inimigos mortais).
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Para recuperar o seu lugar como direcionador estratégico da empresa, o profissional de marketing deve aprender a falar de negócios e não de marketing. Suas maiores preocupações devem ser o aumento das vendas, o sucesso dos clientes, a motivação dos funcionários, a fidelidade dos clientes, as alianças com canais de vendas, novas maneiras de vender aquilo que a empresa produz entre outras preocupações importantes do mundo dos negócios
(Artigo: Comentários impensados ... profissionais ofendidos!).
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Sai propaganda como ferramenta e entra Relações Públicas, Marketing Direto, Eventos de Marketing e Internet. Sai o profissional com qualidades apenas criativas, e entra o profissional que sabe fazer contas, gosta de pesquisar, ama comunicação, sabe vender, usa tecnologia e lidera pessoas. 

Marketing é muito importante para ficar de fora das rodas de negócio. Quando isso acontece, alguma coisa precisa ser feita. A começar pelo Profissional de Marketing e não pelo Marketing da empresa (Artigo: ).

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PROF. RICARDO JORDÃO
.PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO

BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING

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