A
Ilusão dos Marketeiros
.
sala
dos artigos de marketing
.
Apesar
da suma importância que o Marketing tem em qualquer empresa, somente
10% das maiores empresas do mundo, o CMO (Chief
Marketing Officer)
o principal executivo de marketing da empresa participa efetivamente das
reuniões de alta gerência da empresa. Em 90% das maiores empresas, o
marketing não é tratado como parte central da formulação da estratégia
da empresa.
Por
que isso acontece? Porque
nós recebemos exatamente aquilo que fazemos aos outros.
Nos
últimos anos, os profissionais de marketing, mais preocupados com suas
atividades marketeiras (campanhas,
eventos, promoções etc) e
menos preocupados com as atividades verdadeiramente estratégicas das
empresas, perderam moral total como guias estratégicos para a empresa
em que trabalham. Nos
dias de hoje é muito comum você encontrar um alto executivo falando
horas e horas sobre finanças, produtos e vendas, sem falar um minuto
sequer sobre o verdadeiro marketing
(Artigo: quando
OS gerentes se convertem em inimigos mortais).
.
Para recuperar o seu lugar como direcionador estratégico da
empresa, o profissional de marketing deve aprender a falar de negócios
e não de marketing. Suas maiores preocupações devem ser o aumento das
vendas, o sucesso dos clientes, a motivação dos funcionários, a
fidelidade dos clientes, as alianças com canais de vendas, novas
maneiras de vender aquilo que a empresa produz entre outras preocupações
importantes do mundo dos negócios
(Artigo: Comentários
impensados ... profissionais ofendidos!).
.
Sai propaganda como ferramenta e entra Relações Públicas,
Marketing Direto, Eventos de Marketing e Internet. Sai o
profissional com qualidades apenas criativas, e entra o profissional que
sabe fazer contas, gosta de pesquisar, ama comunicação, sabe vender,
usa tecnologia e lidera pessoas.
Marketing
é muito importante para ficar de fora das rodas de negócio. Quando
isso acontece, alguma coisa precisa ser feita. A começar pelo
Profissional de Marketing e não pelo Marketing da empresa (Artigo: ).
.
PROF.
RICARDO JORDÃO
.PRESIDENTE,
FUNDADOR E SEU AMIGO
BIZREVOLUTION
CONSULTORIA DE MARKETING
.
..BIBLIOTECA
EXCLUSIVA DO PROFESSOR