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QUALIDADE NAS INFORMAÇÕES COMERCIAIS

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Qualidade nas informações comerciais é um tema escorregadio que pode ser complicado de medir, mas também é o suficientemente crítico para fazer fracassar qualquer projeto de marketing, vendas, iniciativa estratégica é inclusive engessar uma empresa inteira.

as informações que possui uma empresa são um componente VITAL e é muito fácil ignorar sua qualidade ou ter presunções demasiadas otimistas sobre sua eficácia (artigo: A EVOLUÇÃO DAS EQUIPES COMERCIAIS).

Ter uma filosofia voltada para a qualidade no levantamento e tratamento das informações comerciais, é a chave mestre das empresas,  porque permite combinar a estratégia, a cultura de desenvolvimento e a informação certa para gerir os negócios. 

Em outras palavras é uma estratégia competitiva.

Se pode obter muitos benefícios com a melhora na qualidade das informações de uma empresa. Muitos deles são intangíveis ou não podem ser mensurados num início. Mas antes de começar a falar na qualidade das informações, deve-se entender que somente se consegue qualidade nas informações comerciais, apenas se tiver estrutura de lançamento e registro para eles (artigo: A nutrição e o cultivo dos lead e as duo comerciais).

O que é estrutura de armazenamento?: É a formatação que o sistema da empresa permite registrar. Ou seja que de nada vale sua "FORÇA EXTERNA DE VENDAS" levantar dados comerciais e repassar os mesmos para sua empresa, se quando são recebidos, não podem ser armazenados porque não existem campos para tais informações. E vamos citar um exemplo:

Nome do comprador, cargo, setor, ATIVIDADE, segmento, e-mail, fone, dias e Horários de atendimento, observações GERAIS do mesmo, etc.

A maior parte das gerencias empresariais, esquece destes princípios estratégicos, que os sistemas precisam ter. A estrutura de registro de dados, é realizado por profissionais de "TI", sem consultar aos profissionais da "FORÇA EXTERNA DE VENDAS". E poucos entendem que o cliente, é apenas uma razão jurídica com registro de cnpj. Que esse registro tem informações importantes, sem dúvida que tem. Mas servem para departamentos específicos que não o de marketing e comercial: Mas sim para o Financeiro, Logístico, Expedição, etc. (artigo: Como identificar potenciais compradores?).

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Quando se fala em "Qualidade de informação", deve-se abranger todos os departamentos que servem ao fim comercial da empresa: "Desenvolvimento, Marketing, Vendas". Esses departamentos se nutrem de informações que não são as da razão social. Eles precisam de informações que nascem apenas dos "compradores do cliente" e que somente sua força externa de vendas consegue obter. E aí que que a evolução comercial se desempenha:

O departamento de desenvolvimento não pode dar um excelente Feed Back na satisfação ao cliente, se não souber com quem está tratando e o que foi que aconteceu.

O departamento de marketing não poderá pensar, desenvolver e nem lançar campanhas se não souber quem comandou a venda para o consumidor final e em que condições as realizou.

O departamento de vendas não conseguirá realizar planos e estratégias, se não souber precisar quais os parceiros terá dentro de cada cliente.

A equipe externa não terá condições de realizar levantamentos de volume, estimativas, planos e nem sequer poderá estabelecer roteiros de visitas se não conhecer estas INFORMAÇÓES.

Se alguma empresa está pensando em focar sua estratégia comercial apoiada num programa de CRM e não tiver UM SISTEMA com essa estrutura de registro de informações prontas, pode parar por aí! Não adianta queimar cartuchos com mosquitos. Nossa empresa assiste toda semana, empresas de todo tamanho, querendo informatizar sua força externa de vendas e quando enviamos os lay outs de exportação de dados, para que não precisem mais digitar as informações das venda externas, nos deparamos que apenas 50% dos informações coletadas, que seus representantes lhes enviam, são aproveitados. O restante vai para o lixo!

Deve ser por isso que os índices de reclamação são tão grandes...

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 artigo recomendado:

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A Importância dos antecedentes comerciais

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