Escutar
o que não é dito
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sala
dos artigos de vendas
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O
perfil do PROFISSIONAL
DE VENDAS, há
um bom tempo, deixou de ser o de um anotador de pedidos. O PROFISSIONAL
DE VENDAS de hoje
deve atuar como um verdadeiro consultor, assessorando seu cliente na
escolha correta dos produtos e serviços capazes de satisfazer
plenamente suas necessidades, e deve continuar acompanhando o cliente
depois que o negócio é efetivado.
Esse é o conceito da "venda
consultiva",
que acarreta uma nova visão do profissional, novas exigências, novos
papéis, novas atitudes e novas habilidades. Mais do que nunca, o
aprendizado deve ser constante (Artigo:
COMO
SER PROFISSIONAL EM VENDAS).
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O profissional de hoje, para não ficar a reboque das mudanças,
precisa ser capaz de analisar a realidade, definir rumos, estabelecer
prioridades, gerenciar informações, estreitar relacionamentos,
desenvolver parcerias, multiplicar contatos e relacionamentos
(Artigo:
à
arte de saber vender, dirigir e aplicar).
Os canais constantes de comunicação com a clientela são
fundamentais para manter os clientes satisfeitos. Só assim é possível
a fidelização, de que tanto se fala hoje. O conhecimento é
importante, mas há três aspectos fundamentais para o profissional de
vendas:.
Conhecer
o seu produto (entendimento do negócio)
Conhecer
a si mesmo (auto-conhecimento)
Conhecer
a fundo as necessidades do Cliente
Isso
significa não só saber perguntar e saber ouvir, mas até mesmo escutar
o que não é dito. Mais do que convencer o cliente, essa nova atitude
significa desenvolver soluções para ele. Olhar a realidade por outros
pontos de vista. Seguir os rumos do sol pelos seus raios. Em vez de
esperar o futuro raiar no horizonte, ousar inventá-lo.
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SR.
PROF. CLÁUDIO LENGA DE GOLDBERG
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BIBLIOTECA
EXCLUSIVA DO PROFESSOR