1.
Saiba o que você quer atingir antes de começar a gastar:
Somente 14% das empresas do Brasil têm um plano de negócios por
escrito. Se você considerar que um plano de negócios é o precursor
de um plano de marketing, com certeza menos de 14% das empresas
brasileiras reservam uma porcentagem das suas vendas para fazer
marketing.
Ou
seja, existe uma grande oportunidade para você. Se os seus
competidores não pensam em marketing, é a sua chance de ser
diferente.
Mas
antes que você gaste qualquer centavo em propaganda, folhetos,
eventos, mala direta etc., você precisa ter um plano de marketing. Você
pode até conseguir boas negociações com revistas para publicar anúncios,
mas se você não tiver um objetivo e um plano de marketing CLARO,
você estará jogando dinheiro na lata de lixo
(Artigo: CAMPANHAS
DE MARKETING A CONTA GOTAS).
.
2.
Saiba quem são os seus clientes: Se você vai começar uma empresa, comece a empresa sabendo QUEM
SERÃO
os seus clientes. Se você já tem uma empresa, CRIE o banco de dados
de clientes da empresa e crie AÇÕES focadas nesse banco de dados.
.
3.
Saiba que você não pode vender tudo para todos e fazer tudo para
todos: Cada novo produto, cada novo serviço, cada novo mercado requer
recursos. Recursos humanos, financeiros, marketing, logística,
relacionamentos. É impossível fazer tudo com EXCELÊNCIA.
Faça escolhas!
.
4.
Saiba que você precisa tratar os seus funcionários como clientes: Qualquer funcionário insatisfeito pode trazer graves danos para a
empresa e para a satisfação dos seus clientes.
.
5.
Saiba que não vale a pena manter todos os clientes: Algumas vezes é preciso despedir clientes. Tem cliente que é muito
caro para uma empresa servir da maneira que o cliente gostaria de ser
servido. De novo, você não ser tudo para todos
(Artigo: SELECIONE
ANTECIPADAMENTE SUAS ARMAS).
.
6.
Saiba que é cinco vezes mais caro conquistar um novo cliente do que
mantê-lo: Retenção de Clientes é uma questão de sobrevivência. Use o seu
sucesso com os atuais clientes para atrair novos clientes. Mantenha o
seu foco na felicidade dos seus atuais clientes, faça-os se sentirem
amados e queridos o tempo todo.
.
7.
Saiba que você não precisa correr tão depressa para tomar decisões:
Se você não tiver um plano, não faça. E não venha com essa
conversa fiada que precisa ser feito. Sem plano, sem objetivos, sem
maneiras de medir, NADA
FEITO!
.
8.
Saiba que você não pode abandonar o marketing tão cedo: Nós vivemos em um mundo inundado de propaganda. Às vezes leva um
certo tempo para o seu cliente notar o que você está fazendo. Não
desista logo no início. Faça o Plano sabendo que será necessário
um certo tempo para conquistar um cliente
(Artigo: Não
abandone o barco: que todos façam marketing).
.
9.
Saiba que você vai errar muito ao longo do caminho: Não tem problema, o importante é entender o que foi feito de errado,
aprender com o erro e não fazer de novo.