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Assim como as pessoas formam uma primeira impressão dos demais por sua maneira de vestir, também se formam impressões de uma empresa ou de um escritório de representação por sua imagem. O logotipo, o web site, a apresentação pessoal... em fim, toda a empresa deve estar ataviada para impressionar, segundo afirma David Slavin, diretor de Design for Marketing, empresa de design e identidade corporativa na Califórnia.

É preciso contar com um plano estratégico, pois dessa maneira terá a certeza de que o logo, as cores e a imagem em geral serão bem interpretados em todos os âmbitos e todo tempo, assinala Slavin. A cor é um elemento central do estilo da empresa (Artigo: Vendendo através da cor do produto).

Os estudos tem comprovado que a cor envia mensagens enfáticas, assim aproveitá-la para definir a empresa como conservadora ou vanguardista. Ademais, Slavin estimula as empresas a analisar que aplicações podem dar à sua imagem.

Pode dotar de animação o Web site e os e-mails com ofertas, apresentações e hiperlinks?
está administrada de forma informatizada sua empresa?

Pense em tudo: Desde anúncios impressos até cabeçalhos de fax e fundos de e-mail. Slavin adverte aos nano empresários que evitem algumas das trampas mais comuns na hora de desenvolver sua imagem. Estas são as seguintes:

1) Design sobrecarregado: Os logos e ilustrações simples tendem a serem melhor lembradas.

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2) Sub-utilização: Ponha sua logo e suas cores em tudo, incluindo cada página do seu web site. Slavin comenta que se não se reforça constantemente a mensagem de sua marca, se perdem algumas oportunidades importantes de marketing de exposição.

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3) Incongruência: Assegure-se de que todo seu material secundário, tenha a mesma aparência.

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4) Auto-promoção: Se deseja resultados de primeira que garantam uma exibição prolongada ou maior cobertura, recorra ao talento de um profissional para desenvolver seu logotipo, seus cartões, materiais e seu web site (Artigo: A magia das cores e como utilizar corporativamente).

Quando se quer o melhor, é melhor acudir aos especialistas. como converter-se na vaca sagrada de sua especialidade?

1. APRENDA: Reserve 20 minutos ao dia para ler apenas matérias de sua atividade, estudos de mercado, pesquisas, idéias, dicas, temas que possam ajudar no seu trabalho e nas relações com seus clientes, propects e colegas. Inculque esse hábito em toda sua equipe.

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2. Escreva: Seja um artículo para uma publicação de sua categoria ou um livro inovador. Conseguir que publiquem material sobre o que faz de melhor, lhe colocará na lista dos primeiros 10 mais solicitados pelas representadas.

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3. Faça publicidade: Algumas vezes é mais valioso que outros escrevam acerca de você que publicar algo, pois o aval objetivo de um terceiro lhe catalogará como uma fonte confiável.

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4. Fale: Devido a que tendemos a aceitar como expert todo condutor de um seminário ou conferencista, falar em público é uma maravilhosa maneira de desenvolver uma boa reputação como um dos "PAPAS" na atividade de representação.

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5. Ensine: Igualmente, ensinar os temas de seu ramo, seja na associação de seu bairro ou em uma reunião da categoria, lhe colocará como um especialista.

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6. Seja líder: Participe em sua associação profissional e destaque-se por seus méritos. Ser líder em um grupo industrial reconhecido acrescenta valor ao seu currículo e aumenta seu valor como especialista em representação comercial (Artigo: a TRÍADE DO MARKETING).

Gwen Moran

Gwen Moran é escritor e autor free lance, com dois livros já editados: "guia do idiota completo e "os planos de negócio". Antes de transformar-se um escritor e um palestrante em tempo completo, foi membro da associação de marketing e comunicação por quase uma década. As práticas excepcionais de crescimento e de gerência da sua firma foram reconhecidas quando foi nomeada como vencedor regional e um finalista nacional nas concessões do ano da administração unida do pequeno negócio do "novo empreendedor" em 1996.

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