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APENAS 7% dos empresários registram suas marcas

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Só 7% dos empresários brasileiros registram suas marcas no INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial. A falta de informação sobre o direito de registrar a marca e a falta de conscientização do empresário nacional são apontadas como principais causas para este reduzido índice.

Estatísticas de 2003 revelam que entram no INPI cerca de 35 milhões de marcas por ano. Dessas, apenas 30% conseguem o registro.

Muitos empresários não conseguem registrar sua marca porque a documentação não está correta ou porque chegaram tarde e outra empresa já registrou a marca na frente.

Para evitar que outro tome sua marca, é preciso haver uma conscientização maior dos empresários brasileiros para a importância do registro da marca no INPI.

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VACILOU? JÁ ERA...

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Um empresário do oeste de Alemanha, que comprou os diretos do emblema oficial comunista da extinta Alemanha Oriental, defendeu sua decisão dizendo que os críticos estavam com ciúmes, por que não haviam pensado nisto antes.

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Manfred Jansen pagou no escritório alemão de patentes 300 euros (1.100 REAIS) pelo direito de reclamar privilégios de qualquer um que o utilize "um martelo e compasso dentro de uma coroa de centeio" em camisetas, isqueiros, cintas e um sem fim de produtos.
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Somente sou um homem de negócios com uma agência que negocia lindos logotipos. Não tenho motivação política, disse jansen depois que a notícia de sua compra provocou críticas de que não tinha o direito de comprar um emblema nacional.

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Jansen disse que, ainda que ninguém pode reclamar uma patente sobre emblemas nacionais que ainda existem, não havia esta proteção sobre os emblemas de estados desaparecidos, como a Alemanha Oriental, que desapareceu com a unificação da Alemanha em 1990.

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Tenho bons amigos no leste e rimos muito disto, disse Jansen. Estou seguro de que há pessoas no leste que teriam feito o mesmo, se lhes tivesse ocorrido a idéia, acrescentou.

Alemanha Oriental, formalmente conhecida como República Democrática Alemã, deixou de existir em outubro de 1990, 41 anos depois de sua fundação baixo a influência soviética, ao reunificar-se com a Alemanha Ocidental, formalmente conhecida como República Federal da Alemanha.

Nos últimos anos tem havido um florescimento de nostalgia pela Alemanha Oriental no leste onde um elevado nível de desemprego e uma população descrente tem impulsionado muitos a recordarem com carinho as vantagens da vida com o governo comunista.

A ola de nostalgia tem sido produzida por vários livros, programas populares de TV e filmes, incluída "Good Bye, Lenin!", que ganhou numerosos prêmios de cinema alemães e internacionais no ano passado e que foi um êxito de arrecadação em toda Europa.

Matthias Oehme, diretor de um editorial do leste da Alemanha, planeja iniciar uma ação legal contra a venda do emblema, com o argumento de que contravém ao direito do falecido Heinz Behling, quem desenhou o símbolo da Alemanha Oriental na década de cinqüenta.

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