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JORNAL DO SDR Nº276 DO WWW.SDR.COM.BR

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O ENTRETENIMENTO: MAIOR FONTE DE RENDA DA INTERNET

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O entretenimento e o estilo de vida estão se transformando no motor de crescimento de investimentos na  Internet: 

os internautas estadunidenses gastaram por volta de 183 milhões de dólares nestes conteúdos na primeira metade do ano, 78,3% mais que neste mesmo período no ano passado. 

Isto é o que revela o novo Informativo de Gastos no Mercado Estadunidense de Conteúdos Pagos, da Associação de Editores On-line - OPA.

Pela primeira vez, este segmento tem adiantado o setor negócios, no qual o investimento tem diminuído uns 8%, com 154,9 milhões. 

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Em geral, nas únicas áreas da Internet que se gasta mais que em entretenimento, são a busca de trabalho e parceiros (227,9%).

Segundo a OPA, o crescimento na área de entretenimento tem que ser atribuído sobre tudo as ofertas legais de música on-line. 

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O presidente da associação espera que siga progredindo este aumento em entretenimento e estilo de vida com a expansão da banda larga. Enquanto ao método de pagamento, o líder segue sendo o modelo de prestações, também no setor de entretenimento. 

  • 90% de todas as vendas de conteúdo pago procedem deste método, a porcentagem mais alta nunca registrado antes. 

  • O método de compra única não parece tão apreciado: só ocupa 7,3% das vendas de entretenimento e estilo de vida.

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Como escolher um logo para a sua empresa

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Um bom logotipo é peça-chave para ajudar o mercado a se lembrar da sua empresa. Um ótimo logotipo pode se tornar uma de suas mais poderosas ferramentas de marketing. Conheça algumas dicas que podem ajudá-lo a escolher o logo correto para sua empresa: 

É muito importante que o logotipo demonstre a qualidade, criatividade e valores que a sua empresa possui.

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Observe os seus concorrentes. Qual o tipo de logotipo que eles estão usando? Fique atento, se você deseja diferenciar a sua empresa no mercado, o seu logotipo não DEVE ser parecido. 

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Cores e formatos precisam ser avaliados. Antes de decidir por cores e formatos, verifique se a cor e formato que você escolheu não tem impacto negativo na sua indústria.

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Forneça todas as informações básicas sobre a sua empresa, mercado de atuação, clientes, histórico etc, para a empresa que você contratou para desenvolver o seu logotipo.

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Quanto maior o volume de informações fornecidas, maior a probabilidade do seu logotipo ser parecido com a sua empresa. 

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Antes de aprovar o logo final, teste a sua aceitabilidade junto aos seus funcionários, clientes e fornecedores. 

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Se possível, faça o registro do direito de uso do logotipo da sua empresa junto aos órgãos competentes. 

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Coloque o logotipo da sua empresa em todos os lugares possíveis: 

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envelopes, papel timbrado, fax, e-mail, home page, etc.

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OS CONSUMIDORES EUROPEUS GoSTAm do MARKETING por celular

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Mais de 8 de cada 10 usuários de celular europeus estão dispostos a receber ofertas promocionais e de marketing através de mensagens de texto em seus telefones. No entanto, somente:

  • 18% das agências de publicidade e marketing oferecem atualmente mensagens a celulares como um de seus serviços. 

  • E mais da metade não planeja oferece-los em um futuro próximo. 

Isto é o que revela uma entrevista realizada pela empresa de serviços a celulares Empower Interactive em conjunto com Firedog Design. Ademais, as mensagens multimídia, que incluem imagens e conteúdo em vídeo estão destinados a tornarem-se mais comuns, já que:

  • 70% dos usuários afirma que prefeririam receber conteúdo MMS em lugar de mensagens de texto.

 

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Quando as coisas estão difíceis.

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Tudo que é ruim tem um lado bom. Sempre. Quando as coisas estão bem, quando nós batemos as nossas metas, a última coisa que alguém pensa em fazer é analisar o porquê das coisas. 
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Quando as coisas estão ruins, quando bater metas é um sonho distante, a primeira coisa que alguém pensa em fazer é reunir as pessoas para analisar o porquê das coisas. 
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Por isso, mesmo em tempos difíceis, temos muitas coisas boas a fazer, como por exemplo, repensar as nossas estratégias de marketing e as nossas despesas. 

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Por isso, o que você acha de começar a exercitar essa prática periodicamente, independente de tempos bons ou ruins?

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1. Peça ajuda aos seus funcionários. Ninguém melhor do que as pessoas que fazem acontecer para te dizer o que precisa mudar ou o que precisa ser cortado. Peça ajuda a essas pessoas. Eles têm sempre grandes idéias, basta perguntar com amor e honestidade. 
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2. Peça ajuda aos seus fornecedores. Reúna os seus dez principais fornecedores e pergunte a eles o que todos podem fazer juntos para reduzir os custos no ano que se aproxima. Peça a eles para trazer para mesa de trabalho todo o seu conhecimento sobre tendências, tecnologias e processos. 
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A melhor hora para se consertar um telhado é quando o céu está ensolarado. 
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QUEBRA TUDO! AGORA!

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PROF. RICARDO JORDÃO MAGALHÃES

BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR 

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A PUBLICIDADE ON-LINE, A FAVORITA NOS EUA

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O investimento em publicidade nos EUA cresceu uns 10,3% nos primeiros nove meses do ano, até alcançar os 102.400 bilhões de dólares. 

  • E a média que mais cresceu foi a Internet, uns 25,8%

Segundo TNS Media Intelligence/CMR, como se esperava, o investimento devido a publicidade política (765 milhões) e os Jogos Olímpicos (1.550 bilhões) impulsionou o crescimento. E o único meio que decresceu foi o rádio com anúncios nacionais.

  • Atrás da Internet, a categoria mais importante foi a publicidade exterior, com um aumento de 17,6%

  • seguida da televisão de difusão geral (17,3%). 

  • No entanto, a categoria média de maior tamanho são os jornais locais, que experimentaram um crescimento de 6,6%.

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O prazer da experiência E A INOVAÇÃO
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A economia da experiência é uma tendência que está sendo seguida em vários setores, substituindo a economia dos serviços, que se vem saturando. Agora é a vez das formas, dos sabores, cheiros, sons e cores agregarem valor aos produtos. Envolver o cliente em uma série de sensações que tornem a "experiência" de comprar algo inesquecível é o que vale.
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É possível tornar sensoriais quaisquer bens. Mesmo não sendo notadas a uma primeira impressão, estas sensações são responsáveis por determinar a escolha do consumidor. A
Barnes & Noble, por exemplo, passou a lucrar alto ao ligar o aroma e gosto do café com a venda de livros.

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Para uma empresa manter-se lucrativa no mercado é necessário que tenha um diferencial, um quê a mais do que a concorrente. Estes pequenos detalhes garantem mais do que lucro, ou seja, a confiança do consumidor em sua marca, algo fundamental em tempos de competição acirrada.

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A EFETIVIDADE DA PUBLICIDADE ON-LINE ESTÁ nos OLHOS
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Recentemente foi introduzido na Europa uma nova técnica que permite demonstrar a eficácia dos espaços publicitários publicados on-line. 

Trata-se da "traço-habilidade visual", que estuda o movimento dos olhos dos consumidores no momento em que este esteja OLHANDO uma determinada publicidade.

Esta nova técnica está sendo utilizada pela alt64, consultora especializada em Internet Intelligence e Marketing Digital. Para estender o uso desta inovadora tecnologia, alt64 assinou um acordo com a Tobii Technology, que é a empresa que desenvolveu primeiro o Eye tracking

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Os estudos que se realizam são muito interessantes principalmente para todas aquelas empresas que desenvolvem suas atividades on-line, podendo demonstrar de forma exata em que medida sua publicidade tem resultado eficaz no consumidor. A traço-habilidade visual permite saber em que partes exatas da imagem foi fixado o olhar, podendo pré-dispor os  elementos que captam a atenção.

A equipe do SDR já recebeu algumas premissas sobre as zonas de news letters, home pages e como o olhar dos consumidores se posicionam e quais os pontos de maior importância, desde sua entrada, permanência e até sua saída, assim como quais são as cores, formatos e pontos mais importantes. Estaremos preparando e traduzindo o estudo para lhes apresentar em breve.

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ESTRATÉGIA

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ADORNAR as arvores COM FLORES FALSAS
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Não é ouro tudo que brilha. Se trata de apresentar uma aparência poderosa, incluso se as forças reais são mínimas. Outra variante é que o forte se apresente como mais forte para dissuadir os rivais, o mais débil para confundi-los. Como estratégia, tem que se aparentar confiança, tranqüilidade e mais forças das que se possui.

Uma boa liderança não provem necessariamente de uma pessoa de grande coragem e extraordinária sabedoria. A liderança ganha as batalhas porque é competente e porque todas as estratégias que usa contribuem para a vitória (como a de esperar que o inimigo lhe dê oportunidade de o vencer).

Para construir uma posição segura, a liderança cultiva o seu caráter e desenvolve uma organização responsável. Desta forma, consegue controlar todos os fatores cruciais do sucesso e do fracasso. 

Sabe aproveitar as oportunidades. Ela produz o momento e depois lança sua equipe sobre o concorrente como se fossem uma avalanche. Ela sabe que a vitória é uma questão de momento e tempo. 

Os Profissionais devem manter os rivais em movimento e na incerteza e não permitem que os obrigue a fazer nada. Se o concorrente está confortável, produzem dificuldades. Se o concorrente está satisfeito, geram insatisfação. Se o concorrente está calmo, produzem agitação.
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Os nichos de mercado são de difícil acesso. Se conseguir conquistá-los primeiro, construa logo a sua defesa. Com uma posição segura estará em vantagem e poderá preparar-se eficazmente para a chegada da concorrência.

As pessoas trabalham melhor com métodos, procedimentos e equipamentos que compreendam. Sentem-se mais confortáveis se souberem o que se está a passar. As pessoas que se sentem confortáveis e estáveis são mais equilibradas e astutas.

É a situação no mercado que determina quando é aconselhável avançar ou recuar. Numa situação de fragilidade, evite a luta. Numa situação pouco clara, mantenha toda a equipe reunida. Numa situação crítica, avalie as posições. Em caso de rendição, bloqueie todos os acessos à sua posição. Numa situação desesperada, prepare sua equipe para o pior.

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marketing RELIGIOSO DESATA POLêMICA nos EUA
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Três conhecidas redes de televisão estadunidenses, a CBS, a NBC e a ABC, se recusaram a transmitir um anúncio da IGREJA de Cristo Unido, UCC, contra a intolerância. 

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Esta campanha pretende atrair o público GLS, assim como a outras minorias. Somente algumas redes a cabo, como a Fox, TNT ou Hallmark, emitirão este anúncio.

O anúncio, de 30 segundos de duração, mostra a porta de uma igreja guardada como uma discoteca, por dois seguranças enormes que impedem a passagem de um casal de homossexuais, a uma jovem negra e a um imigrante. O texto do espaço publicitário diz: 

JESUS NÃO RECHAÇA NINGUÉM E NÓS TÃO POUCO. 

Segundo o presidente da UCC, John H. Thomas, o principal objetivo era refletir o rechaço da sociedade ante estas minorias e oferecer uma palavra amável de boas vindas, e se mostra surpreendido com o rechaço do spot. Thomas acha este fato irônico, já que na campanha eleitoral de novembro houve anúncios muito mais críticos.

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As três principais redes dos EUA argumentaram sua decisão de diferentes maneiras. A
NBC e a CBS afirmam que não emitirão um anúncio cujo conteúdo implique o rechaço de outros grupos cristãos para estes coletivos. Por sua vez, a ABC explicou que a causa de seu rechaço foi que a rede não emite anúncios sobre uma doutrina religiosa.

O anúncio pode ser visualizado na página oficial da UCC no endereço: www.stillspeaking.com

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"Qual é o seu Marketing?"

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Todos os dias milhares de profissionais de recursos humanos recebem currículos de
"REPRESENTANTES E VENDEDORES" procurando um contrato ou um trabalho. Uma atividade que poderia ser interessante para o profissional de recursos humanos, muito geralmente se torna um tédio. São muito poucos os currículos realmente interessantes e que se destacam no meio da multidão. 
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Não que as pessoas não sejam qualificadas ou preparadas, a verdade é que a grande maioria das pessoas não consegue transportar as suas qualificações para o papel, ou...
SIMPLESMENTE não dedicaram tempo e energia o suficiente para criar um currículo que pudesse conquistar a atenção de alguém! 
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Será que você está cometendo o mesmo erro?: - Se você está procurando por um "CONTRATO", é importante você se conscientizar que o seu currículo é a sua mais importante ferramenta de marketing pessoal. Não trate ele como algo secundário. 

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Não caia no erro de fazer um currículo igual a tantos outros que existem por ai. Não faça o seu currículo em um formato familiar a tantos outros. Não use o formato de currículo do Microsoft Word. CRIE O SEU PRÓPRIO FORMATO! 
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Invista o seu tempo para pensar em quais são as qualidades e experiências únicas que o distinguem de outros possíveis candidatos. Lembre-se que os
profissionais que procuram por pessoas estão inundados de "currículos de pessoas iguais que enviem currículos iguais que tem qualificações iguais"
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Você precisa começar a se ver como uma
SOLUÇÃO para o problema ou oportunidade que uma empresa talvez tenha, e não como um custo. Antes de mexer no seu currículo, responda a você mesmo as seguintes perguntas:

  • Qual é o seu Mercado  e segmento alvo?

  • Por que eu deveria contratar você?

  • Quais são as qualidades que o tornam a melhor solução para a empresa?

  • Qual é a sua meta de carreira?

  • Que tipo de trabalho você procura?

  • mostre que está informatizado e sabe minimizar os custos de comunicação.

  • tenha um e-mail com seu nome para que seja mais fácil identificar.

Faça uma lista das empresas onde você gostaria de trabalhar, e prepare uma mensagem e currículo customizado para cada uma dessas empresas. Não caia no erro de enviar um mesmo currículo para diferentes empresas. Tenha em mente que a sua mensagem deve ser desenhada para o seu mercado-alvo
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Depois de responder as minhas perguntas acima, escreva a sua carta de apresentação, o seu currículo e desenvolva uma apresentação de dois minutos sobre você. É isso mesmo, pratique pratique e pratique o que você diria se você tivesse apenas dois minutos para se vender para aquela empresa que você gostaria tanto de
representar.

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VÁ! Encontre o CONTRATO dos seus sonhos, mas antes disso,

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posicione a solução que você vende: - "você". 

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PROF. RICARDO JORDÃO MAGALHÃES
.BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING.

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