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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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JORNAL De REPRESENTAÇÃO comercial sdr - EDIÇÃO Nº 287 - 04.07.2005

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SDR - SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO E VENDAS

MIGUEL PEDRO TERRA VELAZCO

EDITOR DO JORNAL SDR

fone: 51 3019 2817.

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Pesquisa de Satisfação de Clientes

Todos nós sabemos que a Satisfação dos Clientes é essencial para a sobrevivência das nossas empresas, mas como descobrir se os clientes estão satisfeitos?

A melhor maneira de descobrir se os clientes estão satisfeitos é perguntando a eles. Quando realizamos uma Pesquisa de Satisfação, saber o que perguntar é importante, entretanto, saber:

Como, Quando, e Com que freqüência perguntar também são fatores muito importantes para o sucesso da pesquisa.

Além disso, o aspecto mais importante em Pesquisa de Satisfação de Clientes é saber o que fazer com as respostas obtidas.

1º. Qual é o melhor momento para realizar uma Pesquisa de Satisfação de Clientes?: - O melhor momento para conduzir uma pesquisa de satisfação com clientes é quando a experiência do cliente com a sua empresa ainda está fresca.

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Se você esperar muito tempo para realizar uma pesquisa, o resultado pode sair destorcido. O cliente pode esquecer os detalhes da experiência ou até confundir você com outra empresa.
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2º. O que perguntar em uma Pesquisa de Satisfação de Clientes?: - Existe uma escola de pesquisadores que afirmam que é necessário fazer apenas uma pergunta para os clientes:

Você compraria de novo da nossa empresa?

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leia esta matéria - clique AQUI

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que o produto se venda por si mesmo

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Haverá sempre, podemos admitir, necessidade para alguma venda, mas o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua.

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é saber e compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço o sirva e se venda por si mesmo.

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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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