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JORNAL De REPRESENTAÇÃO comercial sdr - EDIÇÃO Nº 296 - 15.07.2005

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MIGUEL PEDRO TERRA VELAZCO

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o que nos ensina o aikido nos negócios

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Desenvolvido pelo Mestre Japonês Morihei Ueshiba (1883-1969), o Aikido é uma das artes marciais mais interessantes, pela filosofia que envolve. Personagens famosos como Steve Seagal, Jackie Chan, Muhmmad Ali, Wesley Snipes, Bruce Lee, entre outros, tem feito desta arte a sua e transformaram sua vida graças a estes ensinamentos. Devemos assumir que na vida, nos negócios, como no mercado, a velocidade é essencial e o aikido nos ensina algumas filosofia ou técnicas para lidar melhor com este novos dias.

A própria natureza da concorrência comercial é a mudança, e seu ritmo continua acelerando-se; atuar com lentidão equivale a extinguir-se. Para sobreviver e prosperar no mundo dinâmico e caótico que é o meio dos negócios do presente e o futuro, é preciso que cada empresário atue com presteza inquebrantável. E para pôr em prática com sucesso os princípios de Morihei Ueshiba, Sun Tzu e outros contemporâneos e nem tanto, sua empresa tem que ser capaz de aproveitar as oportunidades que aparecem.

A velocidade é essencial para tomar desprevenida à concorrência. Se se combina o engano com a ação rápida, é possível evitar que o competidor esconda suas intenções e os seus rumos. A surpresa inicial os desequilibra. Então, à medida que um de seus ataques segue imediatamente ao outro, confundem-se e perdem mais o controle. Por último, obrigado à submissão pelo assombro, seu competidor termina paralisado e é incapaz de responder.

Para vencer à concorrência é necessário conhecê-la, conhecer a própria empresa e o mercado. É possível “ganhar sem combater” de muitas maneiras. A investigação de mercado, as pesquisas, o conhecimento que se pode adquirir das indústrias competitivas através da web, demonstram que os ataques sutis, indiretos, menos notórios, têm menos probabilidades de suscitar uma resposta da concorrência. Evidentemente, qualquer medida exitosa que atrase ou não provoque uma resposta da concorrência dará como resultado um ganho de participação no mercado por parte do atacante.

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