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A PUBLICIDADE ON-LINE CRIA MARCA
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A EIAA, asociação européia que representa as empresas vendedoras de meios imperativos AOL Europe, MSN International, yahoo europe, LYCOS Europe, AdLINK Internet Media, T-Online e Tiscali, tornou públicos os resultados da mais ampla recopilação de estudos realizados na Europa sobre Branding ON-LINE. O estudo da EIAA sobre 200 campanhas, quantifica o impacto da publicidade on-line em parâmetros chave. Os principais resultados em BRANDING são:

  • 5,4% a mais de conhecimento de marca.

  • 45,3% a mais de lembrança do anúncio.

  • 21,6% a mais de associação de idéias.

  • 5,6% a mais de predisposição favorável a marca.

  • 4,9% a mais de intenção de compra. 

O estudo demonstra que os resultados de BRANDING on-line nos EUA e Europa são muito semelhantes. A publicidade on-line melhora a intenção de compra especialmente nas marcas de produtos de grande consumo.
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Este estudo foi elaborado por
Dynamic Logic, empresa líder na pesquisa da eficiência do marketing. O estudo demonstra com claridade que o marketing on-line consegue criar marca e elevar a intenção de compra. Assim também indica que a publicidade on-line obtêm resultados especialmente elevados nas marcas de Grande consumo, um setor nos quais tradicionalmente o marketing on-line não tem estado generalizado.
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O estúdio da
IEAA sobre a eficácia do branding on-line, recolhe os resultados dos informes de 200 campanhas on-line, com as respostas de 160.000 pessoas na Europa. O estudo chega a conclusão de que a publicidade on-line consegue melhorar significativamente os resultados obtidos nos cinco parâmetros de medição do Branding ao completo:

  • CONHECIMENTO DO ANÚNCIO

  • CONHECIMENTO DE MARCA

  • PREDISPOSIÇÃO FAVORÁVEL

  • ASSOCIAÇÃO DE IDÉIAS

  • INTENÇÃO DE COMPRA

Isto  é especialmente significativo a luz de recentes dados da JUPITER RESEARCH, que estima que a publicidade em internet crescerá uns 50%, referente ao investimento total publicitário, passando de 2,6% em 2004, para 3,9% em 2006.
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O estudo revela que em média na Europa, as campanhas on-line aumentaram o conhecimento de marca em 5,4%, o que supõe um aumento significativo referente com os altos níveis já existentes de conhecimento de marca
(69% nas marcas analisadas). A melhora no conhecimento de marca se aprecia em todos os mercados analisados:

  • 5,9% no setor de marcas de grande consumo

  • 5,7% para o setor de automóveis

  • 3,% para o setor de eletroeletrônicos

Além dos resultados observados com relação ao conhecimento de marca, o estudo também demonstra que as campanhas on-line dispararam a lembrança do anúncio em uma importante faixa de 45% em toda Europa. No parâmetro de associação de idéias, o resultado melhorou em 21% e no de disposição favorável a marca, o reforço foi de 5,7%. Novamente as campanhas de grande consumo superam as realizadas em outros setores analisados, com um aumento de 9,1% no parâmetro de disposição favorável a marca.
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É importante assinalar que o informativo demonstra que o marketing on-line melhora a intenção de compra em uma média de 5% em todos os setores. A melhora mais acusada se registrou no caso das campanhas de
FMCG de grande consumo com 5,8%. 

Este estudo constitui a maior recopilação de provas realizada em toda a Europa para quantificar o impacto da publicidade on-line em termos de medição de branding, afirma bob ivins, diretor da eiaa e diretor de pesquisas de yahoo europe. aporta provas convincentes de que a publicidade on-line cria marca na Europa, com isto se alcança o ponto em que veremos mudar o equilibro do media mix.

Segundo o fundador da I-LEVEL Andrew Walmsley, o estudo da IEAA é uma prova muito importante de que as campanhas on-line aportam valor e vantagens ao anunciante. É uma demonstração muito concluinte de que a internet pode conseguir conhecimento de marca, impulsionar uma mensagem especifica ou melhorar a pré-disposição favorável a marca. 
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Os dados deste estudo sobre as 200 campanhas realizadas na Europa procedem da base de dados 
MarketNorms de Dynamic Logic. Ao contrastar com os dados de 1.107 campanhas norte-americanas, o estudo da IEAA demonstra que a Europa se encontra igualmente avançada com os EUA no que se refere a marketing on-line. Os resultados obtidos em cada um dos parâmetros do estudo são muito similares aos de EUA. 

Muitas vezes se pensa que o marketing on-line de EUA tira anos de vantagem ao europeu, mas os dados atuais apontam que a capacidade de obter resultados nos diferentes parâmetros de BRANDING é idêntica em um e outro lado do atlântico, afirma KEN MALLON, vice-presidente de Desenvolvimento de Produtos da DINAMIC LOGIC. Esperamos continuar trabalhando com EIAA para aprofundar na eficácia da publicidade on-line de toda Europa. 

A pesquisa foi realizada pela DINAMIC LOGIC em base a agregação de 20 estudos ADINTEX durante um período de dois anos, incluído o segundo trimestre de 2004. A metodologia ADINTEX utilizou um desenho em paralelo entre o grupo de controle e o grupo exposto e recrutou on-line a 164.237 pessoas dentro do plano de meios de comunicação de 200 campanhas. A metodologia de amostragem de cada estudo garante que os aproximadamente 400 indivíduos do grupo exposto, são estatisticamente semelhantes aos 400 indivíduos do grupo de controle em termos demográficos e de exposição aos meios.

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