Marca Brasil é resultado de um ano de estudos da Embratur
.
O
símbolo Marca
Brasil, que a partir de agora representará a imagem do país no mundo inteiro, foi desenvolvida durante um ano
pela EMBRATUR
- Instituto Brasileiro de Turismo
dentro do Projeto
Aquarela, que estabelece ações de marketing de turismo para os próximos 10 anos.
O Brasil tem diversas marcas e
SE QUER com essa, ter uma única que seja a marca do país para exportar produtos, serviços, e atrair turistas do muno
inteiro.
a Marca Brasil foi DESENVOLVIDA para ser um símbolo nacional, e não uma marca de governo.
A IDÉIA é ter um símbolo do Brasil.
Um símbolo que agregue valor às pessoas, à auto-estima e aos produtos.
A marca foi desenvolvida a partir de pesquisas de percepção da imagem do Brasil em 19 mercados alvo com mais de 6 mil pessoas, entre turistas estrangeiros em visita ao país, operadores internacionais de turismo e potenciais turistas. As pesquisas definiram as diretrizes para a criação do logotipo sinuoso e multicolorido, inspirado em uma aquarela do paisagista
Roberto Burle
Marx, traduz a diversidade cultural e natural do país.
Ela mostra limpeza, beleza, o verde que o turista vê das matas quando chega ao Brasil, o azul das águas, o branco do sincretismo religioso, o vermelho e o laranja dos festivais e do carnaval, e o amarelo da praia, do calor, do
clima, detalhou o ministro do Turismo.
O presidente da
Embratur, Eduardo Sanovicz, revelou que segmentos exportadores
(cafeeiro, moveleiro, moda, jóias e cerâmica) já manifestaram interesse em aderir ao uso do símbolo em seus produtos e embalagens.
A marca pretende se consolidar como ativo da promoção comercial
brasileira. Em 2005, a Embratur que já investiu R$ 4 milhões no Projeto Aquarela investirá US$ 40 milhões na promoção comercial do turismo no exterior, sempre utilizando a Marca Brasil. A
Apex também usará o novo logotipo nas cerca de 550 ações internacionais que fará em 60 países neste
ano.
.
O trabalho foi o de descobrir como somos vistos e como podemos transformar essa visão otimista, agradável, construtiva, hospitaleira, simpática em ativos para que os produtos, inclusive a indústria do turismo, possam se transformar em foco de geração de desenvolvimento econômico e criação de postos de
trabalho.
;
A estréia da Marca Brasil será na Feira Internacional de Turismo de Berlim (Alemanha), prevista para 11 a 15 de março.