dicas e curiosidades 

"JORNAL DICAS DA SEMANA" Nº249 DO WWW.SDR.COM.BR

.

REFLEXÃO " Portal www.sdr.com.br de Administração Comercial "  PENSAMENTOS

..

.

ACESSO AS BIBLIOTECAS DE:

.

..

.

 

LENDA MEXICANA 

.

DISPOSTOS A LEVAR UM TIRO

.
.

Contam que durante a guerra dos “CRISTEROS”, quando o Governo ditatorial Mexicano perseguiu à morte a Igreja e seus freqüentadores, as missas eram realizadas clandestinamente e os vizinhos avisavam uns aos outros cada vez que chegava um sacerdote a paisana.

.

Num dos  povoados, em algum lugar rural do México, os habitantes esperavam o sacerdote que chegaria naquele fim de semana de um povoado vizinho. Os catequistas clandestinamente haviam preparado batizados e outros sacramentos e para tal ocasião conseguiram um galpão, suficientemente amplo para abrigar o grupo de fiéis. 

.

Naquele domingo pela manhã o galpão estava lotado de fiéis. As pessoas que estavam reunidas esperando o início da celebração, se encolheram ao ver dois homens entrar com uniformes militares do governo. Um dos soldados disse:

.

"Aquele que se atreva a levar um tiro por Cristo, fique onde está.  As portas estarão abertas somente por cinco minutos para os que queiram sair".

.

Imediatamente o coro se levantou e se foi. Os diáconos também e grande parte dos fiéis também. De todas as pessoas que estavam antes da chegada do soldados, apenas ficaram duas dúzias. .

O militar que havia falado para a multidão, se virou, olhou para o sacerdote e disse: "Bueno Padrecito, Yo tambiém soy católico e já me desfiz dos hipócritas. puedes comenzar la celebracion".
.

A "Guerra dos Cristeros", que durou três anos (1926-1929), foi levada a cabo pelo movimento camponês autônomo. O levantamento foi a reação de uma sociedade simples e católica, contra o autoritarismo do Estado nascido da Revolução de 1917. Um evento de considerável importância que, não é retratado em nenhum livro de história.

.

"La Cristiada" põe de manifesto a insurreição que permitiu as pessoas do México, viver em liberdade de pensamento e credo.
.
Todo o ocorrido expressa a força desse povo para defender sua expressão religiosa e a forças desses indivíduos pela sua consciência e pelo ideal. 
.
O conflito entre a Igreja e o estado Mexicano, que chega a sua máxima expressão com a perseguição violenta do governo
"Calles" e a guerra dos "Cristeros"

.

A elite governante que queria cegar as liberdades do povo, deram fim a uma guerra absurda. O estado ditatorial era tal, que funcionários que assistiam a atos religiosos, eram pesadamente sancionados. Também foram confiscadas as propriedades da igreja, e aos padres e freiras, era retirados por força da lei, os títulos eclesiásticos. (primeira foto, artesanato mexicano  e na segunda mostra a pirâmide de Kukulkan)