Sistema de Representação para Representantes Comerciais

 

"DICAS E CURIOSIDADES" Nº199 DO WWW.SDR.COM.BR

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CLUBDELVENDEDOR.COM

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.BARCELONA - ESPANHA

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" REPORTAGEM DE COLEGA PARA COLEGA "

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PERGUNTAMOS: - Como é definido o vendedor no Mercado Espanhol ? Quais os requisitos ? Experiência paga mais? Tem que ter os seus clientes? Note book? Materiais de escritório ?

RESPONDEU: - No mercado Espanhol existem dois tipos de perfis de vendedores, as diferenças fundamentais estão na relação contratual entre os profissionais e as empresas:

  • Agentes Comerciais Colegiados, que são profissionais que trabalham por conta própria, se utilizando de suas empresas, para representar comercialmente os produtos e serviços, de uma ou várias empresas e que emitem uma nota fiscal pelas comissões recebidas a cada representada independentemente da outra. O agente comercial colegiado pode atuar como "unicarteira" ou "multicarteira", ou seja que pode utilizar uma carteira comercial ou varias, dependendo das industrias e dos produtos.

  • Vendedor / Assessor Comercial / Gestor Comercial, que trabalha para uma única empresa, estando relacionado a mesma por um contrato de trabalho (funcionário).

AGENTE COMERCIAL: É um profissional consolidado no mercado, que pode exercer suas funções com o sem carteira de clientes,(depende da empresa que represente) e é remunerado exclusivamente por percentuais diretos das vendas que realiza. Estão inscritos no "Colégio de Agentes Comerciais" e pagam uma taxa mensal pelo exercício da Profissão. Este colégio não é uma instituição provada, mas pública, que fiscaliza as atividades destes Profissionais. Utilizam sua própria infra-estrutura e normalmente seu escritório e na residência ou pequenas salsas comerciais. Dispõem de Note book e celulares para a comunicação com suas representadas e são totalmente independentes e com região fechada por contratos.


VENDEDOR OU AGENTE COMERCIAL: Trabalha por comissões e salario fixo e suas funções estão totalmente dirigidas por programas de resultados que a empresa implanta. Os materiais de trabalho são fornecidas pelas empresas contratantes e são administrados por "Gerencias Comerciais".

 

Em ambos os casos a experiência é muito valorizada pelas empresas contratantes, já que as relações comerciais são indicadores de resultados e por manterem um elo de confiança muito forte com soas carteiras comerciais, conseguem maiores resultados e por isso as empresas procuram primeiro estes profissionais mais.

Para finalizar gostaria muito de faze-lo com uma frase muito usada aqui em Barcelona - Espanha e que diz assim...

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Os êxitos nas vendas estão cheios de explicações, os fracassos estão cheios de escusas.
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Un saludo a todos mis colegas del Brasil e cuidense mucho,
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Francesc J. Gómez Martínez 
Vendedor General 

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Tel. 902 181 180 - Fax 933 080 217  -  fjgomez@clubdelvendedor.com - www.clubdelvendedor.com 
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"Deus nos envia os alimentos , o demônio os cozinheiros."

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Thomas Deloney. 
Escritor inglês de baladas, panfletos e histórias breves em prosa que assentou as bases 

da ficção popular inglesa; 1543-1600. 

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A cabra Angorá é originária do distrito de Ankara, Turquia na Ásia Menor, É dócil e fácil de conduzir. Sua principal característica é a produção de pêlo fino (mohair). É um animal pequeno, as fêmeas chegam a pesar 40 quilos e os machos 70. O pêlo da cabra ganhou valor comercial como produto no começo de 1900. A fibra da cabra angorá é firme, lustrosa, sedosa e fácil de tecer. A origem das cabras angorá vem de épocas remotas pré bíblicas nas montanhas do Tibet. O início da produção de mohair se localiza ao redor da cidade de Ankara na Turquia; as melhores lãs procediam da província de Angorá, um nome que ainda persiste. A existência destas cabras na Turquia e arredores não foi muito conhecida na Europa até meados do século XVI.
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Os holandeses foram os primeiros a começar uma indústria de mohair, em seguida vieram os italianos. A demanda para esta fibra de luxo superou a oferta; os turcos estabeleceram uma lei proibindo a exportação desta fibra. Mesmo assim continuou a tecelagem de mohair que chegou na Inglaterra em 1600. A qualidade européia demonstrou ser superior a da turca cuja indústria experimentou uma baixa na produção. A rainha Vitória promoveu a retirada da proibição sobre a fibra bruta e que a crescente demanda quase acabou com a cabra Angorá pura que se cruzou em grande escala. Fracassaram as tentativas de introduzir a cabra Angorá nesta época.
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Em 1838 foram realizadas as primeiras importações para o sul da África; foram enviados 12 machos e uma fêmea e na sua chegada foi descoberto que os astutos otomanos haviam castrado os machos, por sorte a fêmea estava prenha e pariu um cabrito macho. Este macho foi cruzado com raças locais para produzir uma espécie melhor. Em 1856 a África do Sul passou a ser um importante fornecedor de mohair de alta qualidade. Em 1849 novos exemplares da cabra Angorá foram levados da Turqia para um estabelecimento no Texas. O tipo americano produz tufos mais densos ainda que a fibra é mais fina. A cabra de Angorá atualmente se encontra estabelecida na África do Sul, Texas, Turquia, Lesotho e Argentina, com a Austrália e Nova Zelândia que estão se convertendo progressivamente em novos produtores. O mohair é uma fibra rara e de luxo com uma durabilidade excepcional, ainda que segue representando menos de 1% da produção mundial total de fibras naturais. E foi no pequeno povoado de Giengen, Alemanha, onde vivia uma mulher Margarete Steiff que nasce a história que queremos contar...
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Dona Margarette dedicada à costura pois a sua invalidez a impedia de realizar outras atividades, uma tarde, em fins do século passado costurou o primeiro animal de brinquedo: - Um elefante verde. Enquanto que ela e outras costureiras faziam estes brinquedos para as crianças do povoado, seu sobrinho Richard terminava os seus estudos de arte na Universidade de Stuttgart e passava o tempo livre admirando os seus animais favoritos: - os ursos. De volta a Giengen, Richard ingressou para a pequena fábrica de sua tia e em 1902 começaram a fabricar ursos de brinquedo com articulações (extremidades) e cabeças móveis. Além disso decidiram trocar o feltro por mohair (lã da cabra de Angorá) que mesmo sendo mais caro, dava aos ursos mais suavidade e foi o prelúdio da pelúcia, utilizando em longa escala em muitos tipos de diversos bichinhos de brinquedo. 

 

Claro que por seu alto custo, o novo brinquedo teve pouca saída. Mas, Margarette e Richard só precisaram esperar um ano, pois na Feira de Liepzig, um comerciante norte americano de brinquedos fez o pedido: - 3.000 ursos para levar ao seu país. Nos Estados Unidos não se conheciam animais de brinquedo tão reais. Em 1907, em uma vitrine de uma loja de brinquedos de Nova York, o organizador do casamento da filha do presidente Theodore (Ted) Roosevelt, os descobriu e os colocou como decoração na cerimônia. "Como se chamam estes ursos?" - perguntou um dos convidados. "Não sei respondeu o presidente. "É claro - disse outro - se chama Teddy Bear" (Urso Ted). Desde então o nome do presidente Theodore (Ted) Roosevelt ficou emprestado aos ursos e milhões de crianças dormem abraçados ao seu próprio Teddy Bear. 

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PESQUISA, DESIGNE E ADAPTAÇÃO DA EQUIPE DO SDR

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" A ciência não é uma religião. Se o fosse não teríamos problemas para conseguir dinheiro."

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Leon Lederman. 
Físico norte americano que recebeu o prêmio Nobel em 1988 junto a Schwartz e Steinberg 

por suas investigações sobre os neutrinos; 1922-. 

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Como manter bons funcionários?

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Um dos seus melhores funcionários acaba de deixar a empresa para trabalhar no seu concorrente. Você se pergunta: 

  • Por que? 

  • Por que? 

  • Afinal você fez tanto por ele, certo? 

  • Mas será mesmo? 

  • Você tem certeza? 

Ter a manter bons funcionários começa no momento do recrutamento. Use o tempo que for necessário para contratar e assegurar que os seus funcionários sabem o que será esperado deles. 
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COMUNIQUE! Mantenha as pessoas informadas - especialmente as pessoas chaves - sobre o que realmente está acontecendo na empresa. OU MELHOR AINDA, solicite novas idéias quando você estiver a ponto de tomar alguma decisão. 
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Deixe os seus funcionários tomarem decisões. Suporte e incentive os funcionários que cometem erros ocasionais. Celebre o sucesso. 
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Periodicamente, demonstre aos seus funcionários o quanto eles cresceram na empresa. Se você não os lembrar a respeito, eles vão esquecer. Diga a eles o que você espera deles no futuro. Seja realista. 

E ainda: 

1. Contrate apenas pessoas que tenham boas atitudes. 
2. Explique com cuidado o que você espera que esse funcionário faça. 
3. Dê maiores responsabilidades às melhores pessoas. 
4. Dê o seu apoio aos bons funcionários quando eles cometerem erros ocasionais. 
5. Recompense-os financeiramente o máximo que você puder. 
6. Promova-os o mais rápido que puder. 
7. Mande embora aqueles com atitudes ruins. 
8. Invista em treinamento e desenvolvimento de pessoas. 
9. COMUNIQUE TUDO! Nada deve ser secreto. 
10. Mantenha PARA CIMA o seu entusiasmo pela empresa.
 

Se você não cuidar o mais cedo possível desses dez pontos, você pode estar a ponto de perder os seus melhores talentos..

PROF. RICARDO JORDÃO MAGALHÃES
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PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO

BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING
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www.bizrevolution.com.br    -     ricardom@bizrevolution.com.br

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"Cada qual é artífice de seu próprio destino".
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Appio Claudio Ciego. 
Cônsul romano, promotor da Via Appia e considerado o pai da oratória; ss. IV-III a.C.. 

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Em Guanabacoa - La Habana - Cuba, tem uma rua que se chama "Palos Blancos" e pouquíssima gente sabia porque, até um historiador ir fundo nos detalhes e confirmar.... 
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Após a conquista Espanhola, na época da Colonização, havia um caminho onde os negros não podiam andar. Os Pais falavam para seus filhos: - "Não anda nesse caminho que é "Pa los blancos" ou seja em bom espanhol (para los blancos). Daí que esse caminho foi sendo chamado "Palos Blancos" até o historiador traduzir seu significado.

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PESQUISA, ADAPTAÇÃO E DESIGNE DA EQUIPE DE FIDEL

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