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JORNAL De REPRESENTAÇÃO comercial sdr - EDIÇÃO Nº 134 - 15.10.2002

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SDR - SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO E VENDAS

MIGUEL PEDRO TERRA VELAZCO

EDITOR DO JORNAL SDR

fone: 51 3019 2817.

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" MINUTO DE ENTUSIASMO "

Sr. Prof. Gretz

 

Em uma das cenas finais do filme "A festa de Babete", ela é questionada por ter gasto, em um jantar para um grupo de pessoas, toda a fortuna que havia ganho na loteria. - A resposta da personagem é uma lição inesquecível:

 

"Dêem-me a oportunidade de dar o melhor de mim."

 

Sentir-se útil é uma condição de equilíbrio da personalidade humana, e todos têm o direito de dar o melhor de si.


Ser mais produtivo, portanto, não é um dever; é um direito. Isso vale para todo tipo de trabalho. Para que uma pessoa possa dar o melhor de si, é preciso sentir-se num ambiente agradável e valorizada pelo que faz.


Quando fazemos o que mais gostamos, e o que melhor sabemos fazer, a vida é muito melhor, para nós e para todos os que nos cercam.



Sr. Prof. Gretz

Conferencista e Consultor, é autor de vários livros, como Vida com Qualidade, A Força do entusiasmo, É Óbvio e Viabilizando Talentos. - Tel. 48 228-0668, e-mail: talento@gretz.com.br  - www.gretz.com.br

 

 

 


LEIA NESTA EDIÇÃO:

Clique aqui para Salvar o Jornal nº 134 em sua área de trabalho
 (no seu computador)

 

 

ARTIGO - "Eu acredito em mim mesmo" - Sr. Prof. Ricardo Jordão - Inst. Biz Revolution.

 

CURIOSIDADES: " O Doce de leite em Cubinhos " - Os Hipoglicêmicos.

 

ARTIGO - "Uma Nação e feita de Pessoas e Lojas " - Sr. Prof. Luis Renato Roble (Designer).

 

NOTICIAS DO MERCADO: 12.10.2002 ao 15.10.2002. Patrocinado por: PCTEC Informática.

 

ARTIGO -  " QUANDO PERGUNTAR É A SOLUÇÃO ". - Sra. Profª. Leila Navarro.

 

ARTIGO - " " VOCÊ FEZ UMA BOA NEGOCIAÇÃO HOJE ? " Sr. Prof. ERALDO MEIRELLES - Inst. MVC.

PIADAS, TESTES E MALVADEZAS.

 

     

     

 

 

 


 

 

"EU ACREDITO EM MIM MESMO " 

Sr. Prof. Ricardo Jordan

 

 

"Eu acredito em mim mesmo. Eu acredito na qualidade dos produtos e serviços que eu ofereço aos meus clientes. Eu acredito na empresa em que eu trabalho. Eu acredito em produtores, criadores, distribuidores, vendedores e todos os trabalhadores industriais que possuem um trabalho e se esforçam para mantê-lo. Eu acredito na verdade como nosso maior patrimônio. Eu acredito no pôr-do-sol, no ar fresco, nos sorrisos e nas crianças. Eu acredito que quando eu faço uma venda, eu faço um amigo. Eu acredito nos braços que trabalham, nos cérebros que pensam, e nos corações que amam”. Autor desconhecido.

 

Prezados Amigos (as),

 

O ponto de partida para qualquer empresa ou profissional de sucesso é acreditar em si mesmo, naquilo que faz, e ter a auto-disciplina necessária para manter-se agarrado aos seus objetivos. É ACREDITAR que é possível atingi-los não importa o quão difícil possa parecer, ou o quanto tempo leve, ou o quê lhe possa acontecer durante o caminho.

 

Acreditar em si mesmo e ter a auto-disciplina necessária é um dom que pode ser ensinado a todos os seus funcionários, e quando promovido com entusiasmo, pode definir o futuro da sua empresa. Profissionais que acreditam em si mesmos, são profissionais disciplinados que requerem um mínimo de supervisão. São profissionais que sabem exatamente o que querem, e são dotados da motivação necessária para levar a sua empresa onde você deseja.

 

Como você poderia ajudar os seus funcionários a desenvolver a auto-disciplina necessária para mudar o futuro da sua empresa ?


Deixe bem claro quais são as suas expectativas. As pessoas precisam saber exatamente o que é esperado delas. Se você quer ver contínuas melhorias, iniciativas e sugestões para solução de problemas, você precisa compartilhar as suas expectativas. Comece por definir uma “descrição de cargo” para cada um dos seus funcionários, e depois invista algum tempo com os "novos" funcionários para conversar sobre os pontos que são importantes para a sua empresa.


Quando você encontrar uma iniciativa, faça Elogios! Elogie as pessoas, ofereça a sua ajuda para ter certeza que a idéia elogiada será implementada. Não esconda o seu contentamento, diga ao profissional o quanto você está agradecido por sua contribuição. E reconheça o funcionário da maneira que é importante para o indivíduo.


Trate as pessoas que trabalham para você como adultos. Pense sobre como adultos gostariam de ser tratados... Pensou ? Pois bem, eles gostariam de ter um mínimo de regras, e um mínimo de políticas que assegurem: Ordem, Justiça e Consistência no Trabalho. Eles gostariam de ser tratados com respeito. Eles gostariam de dar idéias em qualquer decisão que envolve o seu trabalho. Eles gostariam de ter a sensação de estar contribuindo para algo maior que eles mesmos. Eles gostariam de SORRIR no trabalho.


Treine as pessoas. Especialmente novos funcionários, ou quando implementar um novo processo.


Assegure-se que as Políticas e Procedimentos da empresa estão disponíveis para todos os funcionários. Peça sugestões dos seus funcionários antes de implementar qualquer nova política. Discuta os novos procedimentos em equipe. Gaste o tempo que for necessário para fazer as pessoas participarem.


Invista o seu tempo em reuniões regulares com o seu Staff de funcionários.


Saiba o que está acontecendo com as pessoas que trabalham para você. Utilize dos recursos de coaching para motivar o desenvolvimento de cada um dos seus funcionários. Quando um funcionário perguntar a você o que fazer com um determinado problema, pergunte a ele qual a sua sugestão.


Incentive uma comunicação aberta entre você e os seus funcionários. Compartilhe TODAS as informações disponíveis sobre a sua empresa com os seus funcionários, quem são os seus clientes, a sua lucratividade, a sua missão e visão de negócio.

 

Você precisa convencer as pessoas a acreditarem nelas mesmas e em seus objetivos. Você precisa convencê-las a ter a Auto-Disciplina necessária para ser perseverante e paciente.

 

Eu acredito em mim mesmo. E você ?

 

”...Eu acredito nos braços que trabalham, nos cérebros que pensam, e nos corações que amam... Nada menos que isso interessa.

 

QUEBRA TUDO!

 

Fundador

 


 


 

 

" CURIOSIDADES "

 

O primeiro barco que hasteou uma bandeira com a conhecida caveira e duas tíbias cruzadas (PIRATAS), foi o Francês Emmanuel Wynne, no ano de 1700.

 

As pessoas dizem "SAÚDE" quando outro espirra, porque durante o expiração, o coração se detém, um milésimo de segundo. - E outra... o espirro viaja na boca a 965 kms/hrs.

 

A ductilidade do Ouro (esticar/distender) é tal que com 30 gramas desse metal, pode se fabricar 85,198 metros de arame ou fio.

 

Balas para todos os gostos e pessoas: Na 1ª Guerra Mundial, mas de 100.000 bilhões de balas foram produzidas, ou que dá para matar 20 vezes a população do Planeta. (que agradável, né - Em vez de produzir pão de queijo e tomar uns cafezinhos, se matam)

 

Lembram da Betsy Flanagam, a camareira daquele modesto Bar de Westchester County, no estado norte-americano de Nova York ? Claro que lembram... Aquela que mexia as bebidas alcoólicas com uma pena de rabo de Galo ? Bom, a partir dela que um soldado francês já meio bebum, quando a viu mexer a bebida com a pena e depois de provar, ele gritou misturando Francês e Inglês: "Vive le cock's tail", é dizer: "Viva a pena de rabo de Galo". E esta frase que teve fortuna e rapidamente se fez popular entre os combatentes daquela Guerra, e a partir de então, se utilizou a frase para designar  todos os combinados alcoólicos ou "Cocktails" .

 

Você sabia que os aviões com um só motor são planadores ? A hélice não é mais que um ventilador... Se não acredita, tire-a e veja como o piloto começa a suar !!! ( Ops...erramos, esta ia num outro local...)

 

 

Doce de leite em pedacinhos

Ingredientes:

1 kg de açúcar
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
3 litros de leite integral (de saquinho prá não gastar) 

 

Modo de Preparo:
Misture numa panelona grande 3 litros de leite, 1 quilo de açúcar e 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio. Leve para cozinhar e, assim que ferver, reduza o "fuego" (não precisa gastar de mais, viu). Cozinhe por mais 3 horas e 45 minutos, mexendo de vez em quando, ou até obter uma mistura cremosa (lembre de tirar a carinha da panelona para não babar no nosso doce). Retire do fogo e continue a mexer até a massa começar a ficar opaquinha (que é assim que gostamos). Espalhe a massa sobre uma superfície bem louca, arrojada e umedecida com água, a altura da massa deve ser até 1,5 a 2 cm. Em seguida, corte a massa ainda morna de forma irada e inovadora. Aí mande uma parte prá gente. Vai, não seja ruim, um pouquinho quer que seja...)

 

Os hipoglicêmicos do SDR

 


 

" Uma nação é feita de pessoas e lojas "

Sr. Prof. Luiz Renato Roble

(Novo Professor)

 

 

Eu tenho em sonho que um dia todos os lojistas acordarão e verão que podem e devem vender muito mais do que vendem hoje. Isto ocorrerá no dia em que todos compreenderem a importância do design para o ambiente comercial e conseqüentemente ao marketing das empresas. Nesse dia descobriremos que o valor do comércio para nossa sociedade passará a ser imenso.
     
Mesmo desvalorizado pela maioria, o design já é hoje capaz de transformar a vida de ruas, bairros, cidades e até de países. Quando pensamos na França, por exemplo, automaticamente visualizamos Paris e lembramos tanto das obras de arte que estão no Musée du Louvre, como na sofisticação das marcas encontrada nas lojas da Place Vêndome ou na variedade dos produtos oferecidos pela Galeries Lafayette, onde se pode encontrar até as legítimas Sandálias Havaianas.
      
Infelizmente, poucas são as lojas que se destacam fortemente e ficam guardadas em nossa memória. Estas lojas são especiais, verdadeiros cenários que fazem com que os produtos, os atores principais, estejam ali, destacados. As lojas que se sobressaem na multidão são as que já têm consciência de que uma vitrine não é apenas um estoque exposto, assim, os produtos, para estarem ali, são muito bem escolhidos. Sabem que a iluminação é a grande responsável pela aura da loja e que ela, como um todo, deve estar envolta em uma nuvem de magia e sedução, para que o mais simples ou o mais sublime dos sonhos seja ali realizado.
            
O sonho das pessoas se concretizará quando as lojas apresentarem um conceito único e padronizado com clareza e objetividade. É assim que se obtém a atenção, a compreensão e a memorização do público. As lojas venderão mais, quando realmente tiverem o cuidado e a preocupação com a sua apresentação visual, tornando claro seu profissionalismo.
          
O design é poderoso, mas não deve nunca ser mentiroso. Ele deve revelar, antes de tudo a verdade. Não basta caprichar no design de ambientes, apresentar uma loja visualmente incrível e deixar de oferecer um atendimento atencioso, digno e cativante. Por outro lado, de nada adianta ter o melhor atendimento da cidade e não oferecer o mínimo conforto ao público. Uma coisa depende da outra e não se pode separá-las.
             
Os verdadeiros lojistas, aqueles que permanecerão e crescerão, pensam diferente, eles buscam o sucesso através da satisfação do público e procuram o tempo todo saber o que as pessoas realmente querem e esperam de seus produtos, de seus serviços e de suas lojas. Para ser um deles tenha consciência de que, independente de seu público, você nunca deve apenas vender produtos ou serviços e sim, conceitos, miragens, sonhos que, com certeza, são mais fortes do que os próprios produtos.

 

 

Sr. Luiz Renato Roble

Professor - Designer

 

lkk - criacao@datamaker.com.br - Designer, Consultor de Identidade Estratégica e Diretor de Criação da DATAMAKER DESIGNERS MYY.

 

 


 

 

" Resumo de Notícias "

DO 12.10.2002  AO  15.10.2002

 

Em abril de 2000, em Boston, o Dr. Arminio Fraga, de pé, com um prato de torta na mão e alguns Professores Americanos na roda, admitiu que, se FHC tivesse desvalorizado o real antes de elição de 1998, suas chances de ser releeito "seriam pequenas". - Ou seja: finjindo-se que o dólar valia r$:1,20, ajudou-se El Rey a ganhar a eleição. Á época, Arminio Fraga dirigia o fundo "Quantum" do banqueiro e mega-investidor George Soros. Nessa época tínha toda a liberdade para informar que dólar de r$:1,20, não passava de um embuste. - Estavam carecas de saber que isso eram apenas mentiras, a serviço de fins elitorais.- Publicado no Corréio do Povo de domingo, 13 de outubro de 2002 (RS). - Coluna do Élio Gaspari.

 

Apesar da fortuna do pai, o jovem Arnon Afonso, filho do ex-presidente Fernando Collor, não conseguiu eleger-se deputado federal. Essa não foi a única surpresa na composição da bancada de Alagoas na Câmara. Augusto Farias, irmão de PC e herdeiro político do clã, também foi deletado pelos eleitores. Ficará 4 anos fora de circulação. Para completar, Collor foi derrotado por Ronaldo Lessa no primeiro turno. E tem gente que diz que o povo brasileiro (e alagoano) não sabe votar. (Tadinhos, né gente... Essas crias com tão bons exemplos iriam a fazer um beeeeeeeeem).

 

"Infelizmente, há alguns anos eu não tenho mais investimentos no Brasil, mas confio em demasia no país. Se ainda mantivesse interesses financeiros por aí e o sr. Silva - vocês o chamam de Lula, não é ? - ganhasse a eleição eu os manteria sem medo nenhum". Quem dá esse voto de confiança ao candidato não é nenhum dos "empresários do PT", mas um símbolo do capitalismo, o banqueiro David Rockefeller.

 

O Grupo Planeta, maior conglomerado editorial da Espanha e o 7ª no mundo no mercadom editorial, acaba de contratar um representante no Brasil. O executivo trabalhava na Moderna/Salamandra, editora brasileira que foi comprada no ano passado pela concorrente espanhola Santillana, controlada pela Prisa. Na Espanha, a Planeta é acionista do jornal "La Razón" e a Prisa controla o diário "El País".

 

Carrefour e Econ, rede controlada pelo Bank of America, estão inaugurando supermercados de desconto a toque de caixa em SP Capital. Só o Carrefour, que decidiu trazer para o Brasil a bandeira espanhola Dia no ano passado, deverá fechar o ano com 60 lojas neste formato. O Econ já tem 74 unidades. Todos os pontos ficam na Grande São Paulo e em bairros populares. - Esses supermercados, batizados de "hard discount", foram criados pelas grandes varejistas com o objetivo de ocupar o espaço dos pequenos estabelecimentos, que atendem a uma determinada vizinhança e que atuam muitas vezes de maneira informal. As lojas "hard discount" costumam ser pequenas e em lugares onde os aluguéis são baratos.

 

Durante sete meses, o Ponto Frio tentou comprar 15 pequenos pontos comerciais do Barrafree, um espaço nobre do BarraShopping, o maior do Rio.  - As megastores em pontos nobres como o BarraShopping e a aposta pesada em São Paulo - estado que concentra 13 das 15 inaugurações previstas para este ano - devem garantir este ano o aumento das vendas da empresa, que faturou R$ 2,6 bilhões em 2001. 

 

No mês de agosto, os internautas brasileiros (empresas e usuários domésticos) gastaram 462,5 milhões de reais na internet, segundo a Camara-e.net e a E-Consulting, que criaram o VOL - Índice Mensal de Varejo On-line no Brasil. 

 

A Seagate inicia a venda de um novo disco rígido da linha Barracuda, o modelo ATA V, que possui capacidade para 120 GB de dados e é voltado ao mercado de desktops. O lançamento pode armazenar informações no modo simples e em redes LAN, além de otimizar a performance de PCs em 44%, segundo a fabricante. Incluindo taxa de transferência interna de até 570 Mbits por segundo e tempo médio de busca de 9 mseg, o produto vem com interface Ultra ATA/100. A interface permite que o equipamento funcione com taxa de transferência de 100 Mb por segundo e cache de 2 MB.

 

No varejo o bom resultado de agosto não recupera perda de 2,65% em 12 meses. - O faturamento real varejo na Região Metropolitana de São Paulo em agosto foi 10,56% maior do que o de julho, e 15,52% maior do que o de agosto do ano passado.
A variação acumulada no período janeiro/agosto de 2002 aumentou 1,41% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Na comparação dos 12 meses acumulados de 09/0201 a 09/2002, contra os 12 meses imediatamente anteriores, o resultado foi negativo: - 2,65%.
Os dados, consolidados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV), da Fecomercio-SP, e mostram, pelo 3º mês consecutivo, aumento do faturamento real do setor.
Mas, de acordo com os técnicos do Departamento de Economia e Estatística da entidade, este desempenho favorável pode não ter consistência, por derivar da entrada de dinheiro extra para os consumidores e, também,  de antecipação de consumo, por parte da população que já percebeu o rápido crescimento da inflação.
(fonte - revista NOVAE - www.novae.com.br ).

 

A LG Electronics está ampliando sua linha de produção no Brasil. Com investimentos de aproximadamente US$ 2 milhões, a companhia começará a fabricar, no final de outubro, dois novos produtos em sua unidade de Manaus (AM): displays de plasma de 42 polegadas e o DVD 2-in, que combina em um único produto DVD e videocassete (VCR).


Geladeira apenas com acesso à internet na Coréia já é coisa do passado: a LG lançou naquele país um modelo multimídia, com direito a sistema de som que toca MP3. (Como foi ? MP3 - mas não é proibido pelas religiões esse formato de música ? Extranho, né ?). - A LRSPC2661T 26, como foi batizada, traz um monitor de cristal líquido de 15,1 polegadas com controle remoto e auto-falantes Hi-Fi, que recebe sinal de tevê, acessa rádios online e permite o download e armazenamento de arquivos no formato MP3. (Se a LG pode nos fornecer os meios "lícitos", porque nós usuários não poderiamos usá-los?). - Um browser permite a navegação na web e o envio e recebimento de e-mails.  - Segundo a LG, a tela também vira uma espécie de tablet PC para, com o uso de uma caneta eletrônica especial ou de um teclado, as pessoas da família deixarem recados umas às outras. A geladeira ainda oferece álbum digital de fotos, calendário, agenda, livro virtual de receitas, sistema para monitorar a validade e a quantidade de comida nela conservada e outro para gerenciamento do eletrodoméstico, que alerta sobre o mau funcionamento dos componentes eletrônicos.

 

Além de loja virtual, a Americanas.com está entrando em um outro mercado: o mundo da divulgação de produtos e da publicidade, já que passa a vender informações sobre o perfil de seus consumidores na internet.  - A Americanas.com disse que o serviço ajudará os fornecedores, agências e parceiros comerciais a definirem novas estratégias a partir do perfil do comsumidor e de dados sobre o retorno das campanhas para determinado público-alvo. E promete preservar a privacidade e a identidade de quem compra em suas páginas, com a oferta apenas de dados coletivos. - Dados demográficos como idade, localidade, sexo, forma de pagamento e canal de venda (loja virtual, quiosques ou televendas), entre outros, serão acessados a partir de uma extranet criada exclusivamente para o novo produto. A pesquisa permite a mescla de itens e o sistema também libera informações sobre o número de exposições de cada produto e quantos acessos foram realmente convertidos em vendas.

 

Pesquisadores produziram uma tecnologia (iGesture), que deve substituir os tradicionais mouses e teclados, por GESTOS que permitirão usuários de computador controlarem suas máquinas.  - (somente não dá para chupar limão na frente do monitor). A nova interface consiste em uma superfície sensível ao toque que age como uma câmera de vídeo, gravando objetos que a tocam. Desta forma, um microprocessador usa algoritmos para converter os toques em comandos que podem ser entendidos pelo computador.

 

Nos últimos dois anos, o acesso residencial à Internet observou um salto de 50,5%, crescendo de 5,1 milhões de internautas ativos para 7,68 milhões, no Brasil.

O tempo de navegação residencial, aumentou de uma média de 8 horas e 7 minutos, em 09/2000, para 10 horas e 16 minutos, em 09/2002. 

Entre as categorias que mais atraíram os internautas, neste período, estão o setor de comércio eletrônico  1,09 milhão de visitantes, em setembro de 2000, para 2,61 milhões no mês passado — e o de serviços financeiros, cujos usuários cresceram 192%, nos últimos 24 meses. 

No ranking de domínios, a avaliação destaca que o portal Terra ganhou uma posição, chegando ao quinto lugar com 45,64% de usuários ativos e uma audiência única de 3,5 milhões de internautas.

O site Kit.net subiu duas posições e está em 9º lugar, conquistando uma audiência única de 2,1 milhões, em setembro. 

A lista dos domínios mais acessados é liderada pelo UOL (67,57% de usuários ativos e uma audiência única de 5,1 milhões), seguido pelo iG (63,94% de usuários e audiência de 4,9 milhões de pessoas) e pelo portal Globo.com (48,85% de internautas ativos e audiência de 3,7 milhões).

 

O paulistano que deixou, por algum motivo, de pagar algum tributo ou taxa municipal à prefeitura de São Paulo já pode conferir, na web, a quantas anda a sua situação. - Entrou no ar o novo sistema de consulta ao Cadastro da Dívida Ativa do Município que, além da consulta consolidada, fornece, como num extrato bancário, os valores detalhados de cada dívida. Diariamente milhares de paulistanos (três mil pessoas por dia só nas subprefeituras de Santo Amaro, Santana, Penha e Pinheiros) procuram a prefeitura. Para não caminhar mais, clique...  www.prefeitura.sp.gov.br/servicos/servicos.asp.

 

Estudo recente da A.T.Kearney revelou que 36% dos usuários de telefones celulares no Brasil possuem aparelhos com capacidade para acessar a Internet. No entanto, somente 21% dessas pessoas têm utilizado seus telefones móveis para navegar na Web.

 

Hyundai, Chrysler e Mitsubishi fazem pacto bilionário em peças em um total de u$S;13 bilhões. - A decisão foi tomada em Seul, durante um encontro de diretores das divisões de compras das montadoras. - O total de gastos com peças pelas três montadoras ultrapassa o volume gasto pela maior empresa do setor em todo o mundo, a General Motors, cujas compras anuais de peças estão avaliadas em 11,1 bilhões de dólares. A Ford Motor, segunda no ranking, gasta 9,8 bilhões de dólares por ano com peças, de acordo com a Hyundai.

 

Delphi automotive System é a maior fabricante mundial de componentes, sistemas integrados e módulos automotivos do mundo: faturamento de US$ 26 bilhões, 195 mil funcionários em 195 fábricas próprias, 43 joint-ventures, presentes em 43 países.

 

Oferecimento da

PCTEC Informática - Porto Alegre (RS)

 


 

" QUANDO PERGUNTAR É A SOLUÇÃO "

Sra. Profª. Leila Navarro 


Atualmente, uma das coisas que mais me dá prazer é pensar. Mais do que falar.... E isto é quase um milagre, pois num mundo tão estimulante, tão excitante e exagerado, onde tudo nos chama para a reação, para fora do ser, a introspecção não é vista com bons olhos, até porque ela não está na moda nem na mídia. Para o marketing, a introspeção não interessa. O que interessa são as respostas reativas, emocionais e rápidas. A rapidez, aliás, é outro exagero dos nossos tempos. E quando vem acompanhada de decisão, consegue ser pior ainda.

 

Agora, se o negócio é pensar, que venha a introspecção, devagar, sem exagero, sem o compromisso acabado da decisão. Eis o milagre.

 

Para pensar é necessário – e imprescindível – que você tenha tempo. Tempo para pensar, para digerir, para refletir. Exatamente o contrário do que nos pedem estes urgentes tempos que vivemos. Estamos empanturrados de tanta informação, e não sabemos o que fazer com ela, exatamente quando temos que tomar decisões. Dá, assim, para imaginar o nível de qualidade de nossas decisões. Você já parou para pensar na quantidade de tempo gasto em coisas que nunca nos ajudam, só atrapalham, nos mantendo sempre "ocupados", diante de alguma tarefa impossível? Que estresse!!

 

Pensar é o que nos diferencia no mundo. É uma forma de identidade, um jeito de "ver" criticamente, como nos conectamos, como nos percebemos no mundo. Se não penso, fico repetindo coisas, fazendo-as de maneira induzida, sem consciência e consistência. Na realidade, quando deixamos de pensar, deixamos de viver, de uma forma que não faz mais sentido viver.

 

Mas pensar esbarra em uma coisa muito mais importante: o tempo. Faz algum tempo, li na revista "Veja" que Oded Grajew tinha deixado de ser executivo e estava se dedicando só à Abrinq. Ele estava morando em um apartamento no qual continha o estritamente necessário para a sua sobrevivência, e agora ele estava muito bem, porque tinha tempo, e estava curtindo ter esse tempo.

 

 E então pensei e senti inveja. Ter tempo . . . Há quanto tempo não temos noção do tempo?

 

Nós, que falamos tanto de gerenciamento, de negociação e qualidade, precisamos usar essas habilidades a nosso favor. Ou seja, é fazer uma negociação com o nosso autogerente, e com muita disciplina determinarmos um tempo diário para nossa digestão mental. A falta disto, sempre com o tempo, nos levará a uma constipação mental, que tem como conseqüência direta a perda de memória, a confusão de idéias, a diminuição da criatividade, o estresse negativo, que é o caminho descendente de qualquer carreira.

 

Sucesso e estresse caminham em direções opostas. Aliás, o estresse negativo está na contramão da vida.

 

Vendo por dentro, o bom perguntador:

Você já fez terapia? Você sabe por que as pessoas fazem terapia? Você sabe por que muitas pessoas dizem que não precisam de terapia? Se você nunca fez terapia, ou se já fez, ou se está fazendo, esta reflexão é válida para todos: o terapeuta não lhe dá as respostas que você procura, mas as perguntas que você precisa. O terapeuta não é um conselheiro. O bom terapeuta é um bom perguntador.

 

Perguntas bem orientadas levam você a ter insights, a ter catarses, a vislumbrar a tal luz no fim do túnel.

 

Você sabia que existem pessoas que fazem terapia há anos e que acham o dinheiro pago por elas o mais bem gasto de suas vidas? Você sabe por que? Porque elas não têm a disciplina de dar um tempo diário a si próprias para pensar, para digerir. Esta indigestão mental faz com que elas sintam: aperto no peito, peso nas costas, cansaço, confusão, perdas, temor, solidão, etc. Este mal estar as leva a procurar ajuda.

 

Algumas pessoas precisam se isolar para digerir.

Outras precisam dormir e acordam com tudo resolvido.

Outras precisam falar, precisam de um amigo, um confidente, um cúmplice para ouvir.

 

Com qual dessas formas de digestão mental você se identifica? (Já pensou?)

 

Na realidade, todos nós acabamos por usar os três tipos de digestão, dependendo da quantidade e da qualidade dos pensamentos que precisamos digerir. E isto funciona muito como uma digestão alimentar. Dependendo do que você vai ter que digerir mentalmente e dependendo do seu estado emocional (o estado emocional tem uma grande influência em qualquer processo de digestão), você tem de estar atento ao seguinte:

 

Sono: nada como uma boa noite de sono para resolver indigestões mentais (existem várias técnicas facilitadoras para quem não sabe usar o sono como um mecanismo de alívio).


Pensar, refletir, ficar um pouco sozinho: veja a vantagem do trânsito, como você pode aproveitar este momento, pensando e refletindo. (Se você é dos que precisam registrar, leve um gravador no trajeto. Isto vai lhe ajudar). Agora você pode entender porque vários casamentos hoje em dia encontram equilíbrio quando o casal se propõe a morar em casas separadas. E você pode entender porque certos profissionais precisam de isolamento

Agora, como existem pessoas que precisam ficar sozinhas, existem pessoas que não sabem ficar sozinhas, e precisam o tempo inteiro de uma pessoa que possa dar ouvidos. Muitas vezes, nem é para ser um perguntador, mas para ser um ouvidor. Às vezes, a própria pessoa pergunta e ela mesma responde, e vai tendo assim os seus insight sem que a outra pessoa, explicitamente, tome parte – a propósito, esta é a função do amigo.

Nesse processo de digestão, saber selecionar, saber identificar e separar o que é nutritivo do que é tóxico, saber aproveitar o que é útil e desprezar o que não vai levar a nada é o mais importante e o mais difícil para algumas pessoas. Muitos acabam desprezando o bom, e ficam só com o destrutivo, com o negativo. Esses são os grandes reclamadores, os pessimistas, os que não sabem transformar a crise em oportunidade.

 

Esses infelizes (não há outro termo) são aqueles que usam a avaliação para desmotivá-los, que não conseguem absorver o melhor das situações: ou seja, o aprendizado.

 

Portanto, saber perguntar pode ajudá-lo no processo de digestão. Funciona como enzimas. As perguntas (assim como as enzimas) vão caminhando por entre as idéias, os pensamentos, e vão selecionando, focando, sistematizando, organizando, juntando e separando, desprezando, deletando, solvendo e resolvendo. Eis os grandes facilitadores do processo de digestão mental.

 

Precisamos das perguntas certas, as bem direcionadas, sem autopiedade, sem autoflagelação, sem perfeccionismo, sem pessimismo, sem pré-julgamento, sem negativismo. Precisamos perceber que todo o processo é único e leva sempre a um aprendizado, a um experimento, a uma nova experiência e vivência. Por isso a vida tem graça, e há pessoas que se entusiasmam com a possibilidade de o homem chegar a viver 120 anos, enquanto outras simplesmente perguntam: para que viver tanto?

 

Mãos à obra...

 

Saber fazer perguntas é uma arte. Porque você consegue coisas incríveis em vendas, em treinamento, em entrevistas, em pesquisa, em conhecimento. Agora, saber fazer perguntas a si mesmo é a solução para você conseguir se automotivar, aumentar a sua auto-estima, equilibrar o estresse, aprofundar o autoconhecimento e conseguir colocar sua carreira em ascensão.

 

Aqui vão três baterias de perguntas. E lembre-se: o importante não é ter as respostas, mas sim as perguntas, porque você é a resposta, você é a solução.

 

Perguntas para serem feitas no início do seu dia

 

Para ajudá-lo a abrir o arquivo certo logo cedo, para alimentar o seu bom humor, o seu entusiasmo e fazer com que você saia bem disposto para o primeiro dia do resto de sua vida:

  • O que me faz feliz atualmente?

  • O que mais me estimula atualmente?

  • O que mais tem me provocado satisfação (orgulho) com a minha vida atualmente?

  • O que esta acontecendo em minha vida que me faz sentir muito grato?

  • O que tem me dado mais prazer na minha vida atualmente?

  • Com o que me sinto comprometido atualmente?

  • Quem eu amo?

  • Quem me ama?

Perguntas para serem feitas à noite, antes de dormir:

  • Como foi a minha produção hoje, como eu me dei?

  • O que eu fiz hoje que fez a diferença?

  • O que eu aprendi hoje?

  • O que eu acrescentei em qualidade na minha vida hoje?

  • Como eu pude usar o meu hoje como um investimento para o futuro da humanidade?

Como resolver problemas com perguntas:

  • Qual é o meu problema?

  • O que é mais grave em relação ao meu problema?

  • O que precisa acontecer para a situação ficar como eu desejo?

  • O que eu posso fazer?

  • O que eu já estou fazendo?

  • O quanto este problema já melhorou?

  • Como eu posso tirar proveito desta situação enquanto não se resolve?

  • O que eu tenho que aprender com esta situação?

Critique, mas tente. Espero o seu feedback. Até a próxima.

 

Sra. Leila Navarro

Professora

 

 


 

" VOCÊ FEZ UMA BOA NEGOCIAÇÃO HOJE ? "

Sr. Prof. ERALDO MEIRELES

 

 

Nossa experiência na prestação de serviços de consultoria e treinamento no campo da negociação tem mostrado a necessidade de um instrumento que possa ajudar os negociadores na avaliação da eficiência e eficácia de suas transações. Não importa muito qual o tipo de negociação (produtos, serviços, idéias) ou a área em que ela ocorre (compras, vendas, governo, etc.), o essencial é fazê-la passar pelo crivo de um roteiro de avaliação.

 

É verdade que o resultado da negociação é muito importante, mas se vamos voltar a negociar com a mesma pessoa, é crítico que passemos a considerar também o andamento do processo de negociação; certamente a próxima negociação poderá ser beneficiada ou prejudicada em função de como foi conduzida a anterior negociação.

 

Para melhor utilização do roteiro, é importante que o leitor procure lembrar-se de fatos e situações que possam levá-lo ao diagnóstico da existência de algum problema/disfunção durante a negociação. Busque quantificar os eventuais problemas/disfunções e qualificar seus causadores.

 

PROCESSOS DE NEGOCIAÇÃO

 

A seguir, apresentamos alguns dos problemas que mais comumente aparecem durante uma negociação:

  • Não observância de uma seqüência durante o processo de negociação (etapas); esta seqüência seria:

  • Preparação (planejamento prévio),

  • Abertura (quebra-gelo),

  • Exploração (identificação das necessidades/expectativas do outro),

  • Apresentação (enunciação de sua proposta e dos respectivos benefícios para o outro),

  • Clarificação (esclarecimento de dúvidas),

  • Ação Final (identificação de sinais de compra, proposta de prazo para fazer o negócio),

  • Controle/Avaliação (avaliação do previsto/realizado e planejamento da próxima negociação)

Identificação prévia de objetivos máximos e mínimos (margem de concessão); quanto menor a margem de negociação, maior radicalização tende a acontecer

 

Despreocupação com as características do comportamento do outro negociador; negociar tendo em vista apenas as próprias necessidades é favorecer o aparecimento de conflitos. É importante pensar no outro; no que ele gosta, não gosta, etc.

Inexistência de preocupação em baixar a tensão relativa a relacionamento no início da negociação (quebrar o gelo); no início de uma negociação é preciso quebrar a tensão causada por um contato novo; uma piada, um elogio, um comentário sobre determinado livro, são idéias que podem ajudar

 

Inexistência de busca de estabelecimento de pontos comuns entre os negociadores; não utilização de perguntas descritivas, destinadas a obter fatos e informações (no início do processo de negociação), predominando questões avaliativas (julgamentos, opiniões). Perguntas sobre fatos não provocam tomada de posição, tendem a aproximar a criar um clima positivo para a negociação

Inexistência de definição clara à outra parte das características, soluções e benefícios do que está sendo proposto; é importante mencionar quais sejam as soluções e benefícios, considerando principalmente o ponto de vista do outro

 

Inexistência de perguntas destinadas à clarificação de dúvidas reais e potenciais, eliminação de resistência incubadas; se a outra parte sente nossa preocupação com suas dúvidas, mesmo que potenciais, isto aumenta a confiança entre os negociadores

Não aceitação dos sentimentos alheios, feelings; por mais ilógico que pareça o ponto de vista do outro, procure transmitir a ele não sua discordância, mas a possibilidade de convivência entre os dois enfoques

Não aceitação da lógica do outro negociador (fatos, dados concretos); se a idéia lhe parece lógica, lembre-se de que o outro é diferente de você, pensa diferente de você, procure não acirrar essas diferenças

Inexistência de flexibilidade durante o processo de negociação; idéias diferentes das suas não são necessariamente ruins; lembre-se de que toda mudança pode ser vista como uma ameaça ou como uma oportunidade

Problemas de confiança causados ao outro negociador pelo seu comportamento quanto a:

  • Falta de Credibilidade (não cumprir o que promete)

  • Falta de Coerência (não dizer o que pensa, querer sempre agradar)

  • Falta de Receptividade (não conviver com diferenças individuais)

  • Falta de Clareza (não compartilhar informações relevantes)

Encurralamento e/ou pressão demasiada sobre o outro negociador; pessoas pressionadas tendem a radicalizar, dar o troco, etc. Procure deixar sempre uma saída honrosa para a outra parte.

 

Dificuldade em ouvir a outra parte, sem interrupções; saber ouvir é uma das grandes ferramentas do bom negociador, pois concorre para a criação de um clima de cooperação na negociação

 

Despreocupação quanto à criação de um clima positivo e, em decorrência, predominância de um clima defensivo no processo de negociação; evitar agressões, pressões, saber ouvir, acreditar no outro, trabalhar mais com fatos, dados concretos, do que com opiniões, contribuem para um clima positivo

Uso demasiado de linguagem e terminologia técnica para confundir a outra parte; as pessoas tendem a radicalizar, não cooperar, quando não compreendem algo ou se sentem inferiorizadas tecnicamente

 

Preocupação demasiada em ver e defender apenas o seu lado da questão, esquecendo que a outra parte também tem seus interesses: uma boa proposta sempre tem que apresentar vantagens para as duas partes; lembre-se, no entanto, que as vantagens não precisam ser necessariamente iguais na sua distribuição ou na mesma moeda (uma parte pode querer dinheiro, a outra status, reconhecimento, etc.)

Inexistência de alternativas para um único problema, com fixação em apenas uma linha de ação; para negociar é preciso haver opção, sem isso não há negociação

 

Inexistência de caracterização daqueles objetivos realmente essenciais para o outro negociador; muitas vezes uma idéia/produto não é comprada porque não se conseguiu mostrar à outra parte quais as efetivas vantagens para essa outra parte

Concentração apenas nas fraquezas do outro negociador; é um dos maiores geradores de conflito e radicalização durante a negociação (lembre-se de quando você pretende vender seu carro e o outro apenas enfatiza os pontos fracos do veículo, o que acontece?)

 

Estes são alguns dos problemas/inadequações mais comuns ao processo de negociação. Ao planejar ou avaliar qualquer negociação procure usar o roteiro como uma lista de verificação relativamente ao que fazer ou não fazer.

PRODUTOS:

 

Embora não seja o intuito principal deste artigo, apresentarmos, a título de exemplificação alguns indicadores de resultado. O casamento de um bom processo com resultados acima da expectativa e o retrato de uma negociação:

  • Conquista de novos clientes.

  • Mais produtos por cliente (produtividade cliente/produto).

  • Mais negócios por contato.

  • Reconquista de antigos clientes.

  • Manutenção de clientes.

  • Índice de rentabilidade por clientes.

  • Capacidade de solução dos problemas do cliente.

  • Pró-atividade em relação às necessidades do cliente.

Ganhos em relação à concorrência:

  • Exploração dos diferenciais competitivos durante as negociações

  • Redução de custos na relação com fornecedores

  • Redução de prazos na relação com fornecedores

É evidente que os indicadores de produtos/resultados são específicos de cada realidade, o leitor deve considerar os exemplos acima como mera ajuda no processo de quantificação de resultados, o que evidentemente só pode ser feito dentro de uma realidade específica.

 

 

Sr. Prof. ERALDO MEIRELES

CONSULTOR DO INSTITUTO MVC – M. VIANNA COSTACURTA ESTRATÉGIA E HUMANISMO

 

 

 


 

" Piadas, Testes e Malvadezas "

 

 

Mãe, Mãe, quem comeu mariscos no banheiro ?
Cala boca filho, que teu pai hoje, cortou as unhas dos pés...

 

Parabéns querida. Tens ficado apenas meia hora no telefone!!! - Quem era ?
Não sei, tínham discado errado!!!

 

Iam dois grãos de areia pelo deserto e um diz para outro...Não te vira, mas estão nos  seguindo!!!

 

Dois Argertinos conversando:

Nós, antes, éramos pessoas vaidosas e insuportáveis!!!
E agora já não somos ?
Não, agora somos perfeitos!!!

 

Tínha um turco em Chuí (RS), famoso por ter fazenda nos dois Países fronteiriços. E o mais empolgante que o turco tinha importado um casal de camelos. Num dia desses, convidou vários amigos para um churrasco na fazenda bi-nacional, e fez uma aposta.

Quem conseguisse dobrar as patas dianteiras do camelo, não pagaria sua parte no churrasco, e quem tentasse e não conseguisse iria pagar em dobro.

E assim foram tentando um a um dos convidados e nada, até que um Representante amigo do turco, se acerca, pega duas pedras e zap, no meio das pernas trasseiras do camelo, e rapidinho o ruminante dobrou tudo que era perna (dizem que até os convidados se dobraram de ver aquilo - aiii que dor).
O Turco não se resignou por ter perdido e cresceu a aposta, mas desta vez combinou com o Representante, de que não poderia usar pedras, e que de prêmio iria lhe dar um PEDIDÃO enorme e ANTECIPADOOOO!!!

Mas teria que fazer com que o Camelo virasse a cabeça de cima para baixo e da esquerda para direita, pelo menos uma vez.
O Representante topou, louco por entrar no GUINESS com um pedido enorme pago antecipado pelo turco, mas pediu um banquinho para realizar a destreza.

Quando lhe alcançaram ele subiu, olhou para os olhos do camelo e perguntou bem cinicamente...

Lembras de mim ? 

O camelo assentiu com a cabeça rapidamente e várias vezes.
Queres que te bata novamente?

O Camelo virou a cabeça várias dizendo que não...

 

Um cara voava num balão, quando de repente, percebe que estava perdido; manobra e desce um pouco. Então divisa um homem na rua e lhe grita: - Desculpe, poderia me ajudar ? Prometi a um amigo que me encontraria com ele às duas, estou meia hora atrasado e não sei onde estou.

-Claro que posso lhe ajudar! Você está num balão de ar quente, flutuando a uns 30 metros de altura, entre os 40° e 42° graus latitude norte, e entre 58° e 60° graus de longitude leste!
-Você é informático ? -  pergunta o cara do balão.
-Sim senhor , eu sou. Como soube ?
-Porque tudo o que você diz, é tecnicamente correto, mas praticamente inútil. - Ainda não sei o que fazer com as informações que você me deu, e continuo perdido!
-E você deve ser chefe ? retruca o informático...
-Sim sou! Como você sabe ?
-Muito fácil: - Não sabe onde está, nem para onde vai... Fez uma promessa que não tem nem idéia como cumprir e espera que agora, outro lhe resolva o problema. De fato, está na mesma situação em que se achava antes de nos encontrar, mas agora, por algum motivo esdrúxulo, resulta que... A culpa é minha!

 

Uma mulher vai ao dentista e quando ele se inclina para começar a obturação, a mulher pega o saco dele...
- Mas Sra., acredito que tenha me pego na região íntima, por favor...
- Pois é Dr., vamos a tomar cuidado para não machucar um ao outro!!!

 

Sai de um cabaré uma MINA com um teor alcoólico nas veías indescritível.

Quando se acerca da sua BMW para abrir a porta, cai sentada de pernas abertas.

Tenta ficar de pé e vê que está sem calcinha e olhando para sua parte sexual diz:
Por ti tenho este carro!
Por ti tenho jóias!
Por ti tenho dinheiro!
Por ti tenho viagens!
Por ti tenho o homem que quiser!
Nesse momento, e em conseqüência do altissimo grau alcoólico em que se encontrava, começa a fazer xixi... -Impressionada olha e diz: - Porque choras!!! Eu não tou te xingando!!!

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