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JORNAL De REPRESENTAÇÃO comercial sdr - EDIÇÃO Nº 136 - 22.10.2002

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SDR - SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO E VENDAS

MIGUEL PEDRO TERRA VELAZCO

EDITOR DO JORNAL SDR

fone: 51 3019 2817.

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" MINUTO DE ENTUSIASMO "
Sr. Prof. Gretz
 
Alexandre, rei da Macedônia, tinha o costume de tampar um dos ouvidos com algodão, sempre que lhe falavam sobre outra pessoa. - Seus súditos ficavam intrigados, até que um deles ousou perguntar por que razão ele fazia aquilo...
 
"É porque eu quero reservar um ouvido para escutar o acusado"
 
Me lembrei dessa história quando vi, há poucos dias, a notícia de uma mulher que foi para a maternidade ter um bebê, mas depois do parto lhe disseram que o neném tinha nascido morto. - Ela foi embora e, depois de quatro meses, recebeu uma informação surpreendente: - "Houve um engano. Seu filhinho está vivo".

Quase todo mundo criticou o hospital, e com certeza houve displicência, mas não podemos ver só este lado.

É importante agradecer aos médicos e enfermeiras que, mesmo sem contato com a mãe do pequeno Gabriel, que nasceu prematuro, com 800 gramas, cuidaram dele com carinho e salvaram sua vida.
 
Prof. Gretz
 
Conferencista e Consultor, é autor de vários livros, como Vida com Qualidade, A Força do entusiasmo, É Óbvio e Viabilizando Talentos. - Tel. 48 228-0668, e-mail: talento@gretz.com.br  - www.gretz.com.br
 

Sexta feira: 25.10.2002 - Vamos dar as bem vindas ao: 
 
DR. LAIR RIBEIRO
 
Vamos ler juntos o primeiro de 20 artigos exclusivos, que o Dr. Lair Ribeiro escreveu para o Jornal do SDR ?  - Então temos mais esse compromisso a partir de sexta, e por vinte sextas feiras mais, porque o Dr. Lair nos presenteou a todos, com uma série de 20 artigos seqüenciais, onde aprenderemos como viver melhor, como aceitar nossos triunfos e derrotas e onde nascerão muitas idéias que nos farão sentir melhor com nós mesmos.
 
Um abraço carinhoso, por nos permitir seguir em frente e estar junto a você.
 
Sua Equipe do SDR

 

LEIA NESTA EDIÇÃO:

 

     
     
 
 
 
 

 
 "Pobre, Esperto e com um profundo Desejo de crescer "
Sr. Prof. Ricardo Jordão 
 
 
”A diferença entre o possível e o impossível depende da determinação de uma pessoa.”
Autor desconhecido.
 
 
Prezados Amigos (as),
 
Existe uma grande publicidade aí fora sobre contratar profissionais com MBA, mas eu acredito que muito mais importante do que procurar por profissionais com MBA, você deve procurar por profissionais com um alto grau de PED (Pobre, Esperto e com um profundo Desejo de crescer).
 
Se você olhar no dicionário, a palavra desejo é sinônimo de Anseio, Fome, Aspiração e Ambição. Desejo motivou inventores como Thomas Edison a inventar a lâmpada depois de centenas de tentativas mal-sucedidas, Desejo manteve Silvio Santos como camelô por vários anos até ele se tornar um dos mais bem-sucedidos empresários do Brasil.
 
Pessoas com um profundo Desejo de crescer são pessoas que possuem a coragem e determinação de perseguir os seus objetivos mesmo quando são criticadas, ridicularizadas e trabalham em condições não favoráveis. Inclusive, as dificuldades só alimentam ainda mais o desejo dessas pessoas em atingir grandes objetivos.
 
Quando uma oportunidade de contratação aparecer, comece por promover os profissionais que já trabalham na sua empresa. Entre um profissional com alto grau de MBA e um profissional com um profundo Desejo de crescer, fique com a segunda opção (é claro que esse tipo de profissional um dia também terá o desejo de fazer um MBA). Escolha pessoas pelo que elas FAZEM, e não pelo que elas são.
 
O crescimento de uma pessoa não vem de fora para dentro, mas de dentro para fora. A vida só melhora quando você FAZ coisas. Procure por pessoas que possuam um apetite desenvolvido por coisas únicas, diferentes, que se expõem a situações que as fazem se desafiar como seres humanos.
 
Uma das melhores maneiras de se tornar uma pessoa acima-da-média é seguir o seguinte conselho “Faça algo todos os dias que você não gosta de fazer”. Lembre-se que os Vencedores são aqueles (exemplo Silvio Santos) que estão ansiosos por fazer coisas que os perdedores se recusam a fazer.
 
Quando você sai da sua zona de conforto, oportunidades adicionais sempre aparecem. Livre-se da rotina, repetição, apatia e falta de desafios. Questione-se todos os dias “O que mais eu posso ser ? O que mais eu posso fazer para ajudar a minha empresa a crescer ? O que mais eu posso fazer pela minha família e pela minha comunidade, pelo meu país ?”
 
Seja humilde. Você nasceu para aprender, você nasceu para mudar, você nasceu para transformar as coisas.
 
Não importa o que aconteca a você, mantenha-se Pobre, Esperto e com um profundo Desejo de crescer. Nada menos que isso interessa.
 
QUEBRA TUDO!
 
Ricardo Jordão Magalhães
Fundador
ricardom@bizrevolution.com.br
 

 
 
" RESUMO   DE   NOTÍCIAS "
DO 18.10.2002   AO   22.10.2002
 
O SERVIÇOS no Mundo representam: 80% nos Países desenvolvidos; 60% no Brasil e 23% do Comércio Internacional.
 
A Nestlé está aos poucos mudando seu perfil e ampliando o trabalho em parceria. Depois das alianças com a General Mills na área de cereais e com a Coca-Cola em bebidas, a multinacional suíça acaba de formar uma joint-venture para as Américas no setor lácteo. A parceira é a neozelandesa Fonterra, maior exportadora de lácteos do mundo.
 
A Danone decidiu entrar no mercado de creme de leite. Atuando discretamente apenas com a marca Paulista, a multinacional coloca agora seu nome em um produto que chega aos supermercados essa semana. A meta é conquistar 10% de market share com as marcas Danone e Paulista até o fim de 2003. - O mercado brasileiro de creme de leite movimenta 67 mil toneladas por ano, ou US$ 150 milhões. No primeiro semestre de 2002, as vendas aumentaram 16%. 
 
O novo Código Civil, aprovado em janeiro, está sob fogo cerrado de empresários, advogados e especialistas em contabilidade. A lei que vai regular todo o direito de empresas no Brasil muda - para pior - a vida das companhias limitadas, a forma societária mais utilizada no país. - Na atualização da legislação anterior, que era de 1919, não mudou apenas a quantidade de artigos, que passou de 18 para 35, mas principalmente o conteúdo. Enquanto a lei de 1919 concedia liberdade quase total aos contratos sociais das empresas, o novo Código cria normas que engessam o funcionamento das limitadas. Com uma tramitação recorde de 26 anos no Congresso, a nova legislação entra em vigor dia 11 de janeiro de 2003.
 
O laboratório Ranbaxy, o quinto maior do mundo na fabricação de genéricos e está instalado no Brasil há 2 anos, juntou-se aos fabricantes de medicamentos de marca e reivindica a liberação dos preços dos remédios controlados pelo governo. (se eles choram e não estão doentes, imagina os enfermos do nosso Brasil... shoooo doença)
 
O uso de leis estrangeiras em contratos a serem cumpridos no Brasil tornou-se prática comum com a abertura comercial. Uma empresa brasileira poderia, por exemplo, escolher uma lei americana para reger um contrato com uma companhia do Japão. Há quem defenda inclusive a validade de um negócio entre brasileiros subordinado à legislação de outro país. Mas a cautela (e a canja de galinha que é patente Tuiniquim contra resaca) é a melhor opção para evitar conflitos na Justiça. - A legislação exterior pode ser preferida por trazer maior conforto ao investidor estrangeiro, ou por parecer mais adequada a um tipo de negócio.
 
A primeira reunião do que está sendo conhecido como "Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social", instância mediadora do pacto a ser proposto em caso de vitória de Lula, cenário de reversão improvável depois da última pesquisa Datafolha (61% a 32%). O esforço do candidato no sábado, foi o de traduzir o espírito de conciliação, que disse pretender imprimir ao seu governo.
 
A provável vitória de Lula no 2º turno, no dia 27 de outubro, pode provocar a rápida aprovação de importantes reformas fiscais no Congresso à medida que o presidente que está de saída une forças com seu suposto sucessor para evitar novas turbulências econômicas. O presidente FHC tem um forte interesse pessoal em garantir que a transição para o novo governo transcorra bem. Ele já está trabalhando por trás dos panos no Congresso para aprovar propostas para recuperar a confiança na solvência fiscal da principal economia da América Latina.
 
A diferença entre Germano Rigotto (PMDB) e Tarso Genro (PT) caiu para de 14,6 para 7,9 pontos percentuais conforme levantamento do Centro de Pesquisa Correio do Povo (CPCP) em 20.10.2002. O candidato do PMDB lidera com 51,2% das preferências do eleitorado, enquanto o petista fica com 43,3%.  ( A pesquisa do IBOPE - GLOBO - está sendo contestada até por Rigotto de tão mentirosa que ficou, afetando até o suposto beneficiário.) 
 
Vários setores da indústria encontram-se paralisados pela alta do dólar, a falta de encomendas e indefinição em relação ao futuro - do país e do mundo. As incertezas frearam o ritmo das fabricantes de embalagens. Em situações normais, o setor estaria trabalhando agora para vender para empresas que estariam repondo estoques para as vendas de verão, em janeiro e fevereiro. "Isso não está ocorrendo. Muitos acham que o Natal será fraco, então não estão pensando em recompor estoque para o início de 2003", afirma o presidente da Associação de Embalagens Flexíveis e do conselho da Dixie-Toga, Sergio Haberfeld. (Em natal, em natal, não vamos jantar, não faz mal, não faz mal, snif, snif, buahhhhhhh!!!)
 
Pesquisa feita pelo IBGE mostra que em agosto, o emprego industrial manteve tendência de queda. Houve recuo de 0,3% em relação a julho e retração de 1,1% em relação a agosto do ano passado. No acumulado do ano, o número de vagas no setor encolheu 1,3% no acumulado do ano. (E precisava de pesquisa ?)
 
A Microsoft encerrou seu primeiro trimestre fiscal de 2003 com crescimento no lucro e na receita. O faturamento da Microsoft saltou 26% em um ano, saindo de US$ 6,13 bilhões, nos três primeiros meses do ano fiscal anterior, para US$ 7,75 bilhões. (Esse é meu primo Bill, morram de inveja!!!)
 
O Yahoo! afirmou que alguns de seus usuários em USA, forneceram números de seus cartões de crédito para o remetente de um e-mail falso que se fez passar como enviado pela empresa. (A mesma já enviou anticoncepcionais e camisinhas gratuitas, porque a AGRESSÃO SEXUAL.... vai ser grande!!!)
 
Tecnologia não é mais preocupação exclusiva dos diretores de tecnologia. Hoje, qualquer executivo precisa reconhecer a importância estratégica de algumas ferramentas e saber como tirar proveito delas no dia-a-dia. E, ao que tudo indica, ter noção dessa importância já não é o principal obstáculo. Ao deparar profissionais de marketing, recursos humanos, e-business, tecnologia e consultores especializados em TI, é fácil observar que o problema ainda é a boa e velha comunicação e que, entre guetos tão distintos, até agora não surgiu um dialeto único que pudesse atingir todas as áreas.
 
Em matéria publicada na semana passada no Tom's Hardware Guide intitulada "Waiting for AMD", são apresentadas algumas telas aparentemente retiradas de alguma apresentação da AMD que, caso sejam genuínas, mostram pela primeira vez o nome comercial do novo processador de 32-64 bits da empresa para computadores de mesa, até hoje conhecido como Eight Generation Athlon ou simplesmente ClawHammer.
 
Acclaim Entertainment é a desenvolvedora do jogo BMX XXX, que traz prostitutas com vestidos curtíssimos, cafetões, cães copulando e o sugestivo subtítulo Keep It Dirty.  - O lançamento será em 19 de novembro para as plataformas PlayStation 2, Xbox e GameCube. Redes de varejo como a Wal-Mart Stores, Toys R Us, KB Toys, Best Buy e Circuit City Stores afirmaram que não vão vender o game. (Precisa mais comentários ???)
 
Um estudo revela que 31% dos endereços de e-mail são trocados anualmente, causando a perda de 53% dos contatos pessoais e profissionais, assim como com os sites preferidos. A pesquisa, realizada pela empresa de análise NFO WorldGroup, identificou que as principais razões são a mudança de provedor, emprego e tentativa de evitar spams. (nos ja mudamos ele: de sdr@sdr  para  sdr@sdr , ou seja invertemos o sdr)
 
A Módulo divulgou sua 8ª Pesquisa Nacional de Segurança da Informação. Foram ouvidos, entre março e agosto deste ano, 547 profissionais ligados às áreas de tecnologia e segurança da informação de todos os segmentos econômicos, abrangendo mais de 30% das mil maiores empresas do País. - 82% dos entrevistados afirmaram esperar mais problemas. Em 2001, este número correspondeu a 63%. (Tão aprendendo né...)
 
A Royal Philips Electronics anunciou no início dessa semana uma nova tecnologia capaz de monitorar a pressão interna de um pneu de carro por meio de um chip chamado P2SC. Ele é capaz de estabelecer uma conexão sem fio entre os pneus e os sistemas eletrônicos do veículo, de modo que o motorista é alertado sobre os níveis incorretos de pressão nas rodas. (Ele vem com um sistema de alarme sonoro que emite um psssssssssssss)
 
A Philips pretende realizar o sonho de todas aquelas pessoas que adoram carregar suas músicas prediletas para cima e para baixo, mas nem sempre querem andar por aí com vários tipos de dispositivos. Ela anunciou que está desenvolvendo uma versão ainda menor dos minidiscs, com o tamanho aproximado de um selo postal, que caberá dentro de telefones celulares. - Conforme disse a empresa ao site da New Scientist, o "mini minidisc" será capaz de armazenar 4 GB de dados, o suficiente para guardar 48 horas de música no formato MP3, ou 25 mil fotos digitais, ou ainda cinco filmes com duas horas de duração cada. (Então MP3 é livre ? Free ? Libre ?Undesplujem ? NmisrterManhosquit ? - E agora, qual a graça se é livre ? Ahhh. não queremos mas!!!)
 
A Cia. Clarion (Japonesa),apresentou um novo computador que roda Windows CE em veículos.  - O Cadias (Car Digital Assistant) além de rádio AM/FM, CD Player, reprodutores de MP3 e WMA, e opcionais de comunicação, numa tela de 7 polegadas, sensível ao toque e com controle remoto. - Acesso à Internet e e-mail podem ser feitos por meio de uma conexão de rede presente no veículo. Isso pode ser feito conectando um celular usando um cabo, por meio de uma conexão USB ou com cartões de comunicação ou modem ligados no slot para PC Card na frente do Cadias. O aparelho chega às lojas no Japão em dezembro e vai custar US$ 2.730. (nosso redator comprou um palm para sua bici, e funciona mesmo)
 
A Volvo Automóveis selou um acordo com a operadora TIM  para levar o telefone GSM para seus carros comercializados no País. O equipamento da Volvo permite atender e fazer ligações sem tirar as mãos do volante. - Trata-se de um celular GSM integrado, desenvolvido pela Volvo. - O dono do celular GSM retira seu SIM Card (que guarda todas as informações sobre a linha telefônica e agenda, entre outros) do aparelho e insere o cartão em uma ranhura no console central - assim, o telefone passa a funcionar. A empresa explica que as teclas numéricas do aparelho foram instaladas na parte esquerda do console central, numa área de fácil alcance para o motorista, ao lado do botão rádio. (Ok - manda dois prá presente.)
 
A Telefónica Móviles anunciou nesta sexta-feira ter formado uma joint venture com a Portugal Telecom, em um acordo que agrupará 100% das participações dos 2 grupos em empresas de telefonia móvel no Brasil.  - A operação, que deverá ainda ser aprovada pelas autoridades regulatórias brasileiras, criará um grupo com cerca de 13 milhões de clientes...(cientificamente conhecidos como: trochenses brasilis)
 
A liminar do Idec que exigia a discriminação dos pulsos locais nas contas telefônicas do Estado de São Paulo foi por terra ontem com a decisão do juiz Sousa Oliveira, da 12ª Câmara do 1º Tribunal de Alçada Civil de São Paulo, que suspendeu a mesma. Foi pedido pela TELEFÔNICA. ( Qual a marca do telefone do Juiz ???)
 
Disposta a abocanhar uma fatia do mercado corporativo, a Telefônica Celular - operadora móvel que atua no Rio de Janeiro e no Espírito Santo - está lançando o Plano Movistar Empresa Tarifa Zero. Voltado a companhias com alto tráfego entre celulares de seus funcionários, o pacote permite que por uma taxa de R$ 49,90 por cliente, todas as chamadas entre os telefones móveis da empresa, bem como o resgate da caixa postal, não sejam cobrados.
 
A TIM (tem nome de refri, né?), apresentou uma promoção para que todos os assinantes possam escolher um nº telefônico da própria operadora, para o qual todas as ligações realizadas a partir do aparelho celular serão gratuitas, até junho de 2003. - A Oi (que simpática!) também lançou uma promoção, na qual os usuários pós-pago podem escolher mais nove números (Oi) ou fixos para ganhar descontos que variam de 30% a 50%, dependendo da região do cliente. Para isso, o assinante deve se cadastrar gratuitamente discando *144 do seu celular, a partir de 1º de novembro. A promoção não é cumulativa para os clientes que têm as vantagens de 31 anos de ligações gratuitas nos finais de semana entre os celulares da Oi.
 
A Telemar lançou ontem um serviço chamado Alô Doutor. Com ele, os usuários cadastrados podem, pelo telefone, ter aconselhamentos médicos e marcar consultas. - Criado em parceria com a Med Alliance, o serviço ainda permite a compra de medicamentos em farmácias conveniadas e o acesso a prontuários de saúde eletrônicos. O serviço sai por 4,90 reais mensais, incluídos na conta da telefônica.
 
O Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação) emitiu um parecer favorável à ação movida pela GVT contra a campanha '14 é Daqui', da Brasil Telecom. Com a decisão, essa última empresa fica proibida de usar a palavra 'forasteira' em sua publicidade. (O morto falando do enforcado, no fim são todas "Green Grow the lilas")
 
A fornecedora mundial de informações financeiras Reuters lançou na segunda-feira um sistema de mensagens instantâneas que será distribuído aos seus clientes como parte dos esforços da companhia para ganhar competitividade. (*** Nós já pedimos um, vamos ver se ganhamos, pra ajudar mais no conteúdo ***  - Dale Reutter, dale reutter... vamos, ajudem na torcida...)
 
A BSH, joint venture entre os conglomerados alemães Bosch e Siemens no setor de eletrodomésticos, vai aplicar no Brasil o mesmo remédio utilizado na Turquia, que também enfrentou uma forte desvalorização da moeda. "A meta é elevar as exportações para 40% (do faturamento no Brasil) em 2003", afirmou ontem, em São Paulo, o presidente mundial do grupo, Kurt-Ludwig Gutberlet.  
 
Oferecimento da
PCTEC Informática - Porto Alegre (RS)
 
 

 
 
" Falando em Patrocínio "
Sra. Prof. Leila Navarro
 
 
Quando falamos em patrocínio, logo nos vem a idéia de investimentos de grandes empresas revertidos para atividades culturais e esportivas. Um atleta que deseja participar de um evento como as Olimpíadas de Sidney, por exemplo, somente após muito treino, dedicação e aprendizado sai em busca do financiamento de empresas.
 
Para conquistar o patrocinador, o profissional deve mostrar suas vantagens competitivas e convencê-lo de que será um vencedor. São com essas condições que o esportista aumenta as chances de alcançar sua missão.
 
Qual patrocinador não quer ver sua marca associada a um vencedor? - Qual atleta não precisa oferecer o melhor de si para essa conquista?
 
A essa altura você pode estar perguntando: O que isso tem a ver com a minha vida? Vamos ver!! Compare a trajetória de um atleta ao seu desempenho profissional na empresa em que trabalha. O patrocínio acontece quando de um lado existe uma empresa que quer associar sua marca a de um vencedor e do outro um vencedor em potencial que trabalha duro e se empenha para alcançar suas metas.
 
Independentemente do seu ramo de atividade, se a empresa na qual você trabalha percebe que você tem chances de vencer, ela será mais que uma empregadora, será a patrocinadora do seu talento.
 
O investimento de uma empresa acontece quando há uma nova atitude do profissional. Somente com a mudança de postura de simples empregado para um profissional empreendedor é que será possível convencer uma empresa de que ela deve investir em você. Essa é a nova visão do mundo empresarial.
 
As empresas querem reter talentos e estão investindo na inovação e capacitação de seus profissionais, desde que eles tenham objetivos, metas e ações bem planejadas, sejam conscientes de seus atributos e encarem-se como uma unidade de negócios capaz de transpor o prestígio da empresa para o mercado e vice-versa.
 
Você pode não ser um esportista, mas, tal como os atletas que seguiram à cidade olímpica para disputar o primeiro lugar no pódio, também tem chances de conquistar um patrocinador. Para isso, é necessário que esteja empenhado num constante processo de atualização, saiba agregar conhecimentos, busque experiências enriquecedoras e coloque-se à serviço do crescimento mútuo.
 
Essa nova postura profissional está relacionada com a capacidade de cumprir desafios que geram frutos tanto para a empresa quanto para o profissional.
 
Não se esqueça de que você é um talento e deve empresariá-lo com a maior seriedade pois ele é o seu único negocio . Quanto mais você entende do seu negócio , mais vai brilhar aos olhos do patrocinador .
 
Você é quem pode mudar a sua história e a relação de empregabilidade com este mundo globalizado.
 
Sra. Leila Navarro
Professora
 
 

 
 
" REFLEXÃO "
A altura e o barómetro
 
(ba.rô.me.tro   sm   (baro+metro) (que serve para medir - Instrumento para determinar a pressão atmosférica, altitudes e indicar de antemão as variações prováveis do tempo)
 
Sir Ernest Rutherford, presidente da Sociedade Real Britânica e Prêmio Nobel de Química em 1908, contava a seguinte anedota:
 
Faz algum tempo, recebi o recado de um colega. Estava a ponto de colocar um zero para um estudante, pela resposta que tinha dado num problema de física, mesmo que este defendendo-se veemente que sua resposta estava absolutamente certa.
 
Professores e estudantes acordaram, e pediram arbitragem de alguém imparcial e fui o eleito. Eu. Li a pergunta do exame e dizia: "Demonstre como é possível determinar a altura de um edifício com a ajuda de um barômetro". - O estudante tinha respondido " Leva o barômetro até o terraço do edifício e amarra uma corda bem comprida. Desça ele até a base do edifício, marca e mede. A longitude da corda é igual a longitude do edifício.
 
Realmente, o estudante tinha planteado um sério problema com a resolução do exercício, porque tinha respondido a pergunta correta e completamente. Por outro lado, se lhe concedia a máxima pontuação, poderia alterar o promedio de seu ano de estudos, obter uma nota mais alta e assim certificar seu alto nível em física; mas a resposta não confirmava que o estudante tivera esse nível.
 
Sugeri que se desse outra oportunidade ao aluno. Lhe concedi seis minutos para que me respondesse a mesma pergunta, mas desta vez com a advertência, de que na resposta devia demonstrar seus conhecimentos de física.
 
Tinham passado cinco minutos e o estudante não tinha escrito nada. Lhe perguntei se desejava ir embora, mas ele contestou que tinha muitas respostas para o problema. Sua dificuldade era eleger a melhor de todas. Me escusei por interromper-lhe e roguei para continuar. No minuto que ainda tinha, escreveu a seguinte resposta:" Pegue o barômetro e deixe cair desde o terraço até a base do edificio, calcule o tempo da queda com um cronômetro. - Depois se aplica a fórmula altura=0,5 por T2. E assim obteremos a altura do edifício." Neste ponto lhe perguntei ao meu colega se o estudante  podia se retirar. Lhe deu a nota mais alta.
 
Depois de abandonar o despacho, me reencontrei com o estudante e lhe pedi que me dissesse as suas outras respostas à pergunta. Claro, respondeu, tem muitas outras maneiras, por exemplo, pegas o barômetro num dia ensolarado e medes a altura do barômetro e a longitude de sua sombra. Se medimos a continuação a longitude da sombra do edifício e aplicamos uma simples proporção, obteremos também a altura do edifício.
 
Perfeito falei, e da outra maneira ? Sim, contestou, este é um procedimento muito básico para medir um edifício, mas também serve. Neste método pegas o barômetro e te situas nas escadas do edifício no térreo. Segundo, sobes as escadas, vais marcando a altura do barômetro e contas o número de marcas até o terraço. Multiplicas ao final a altura do barômetro, pelo número de marcas que tens feito e já tens a altura. Este é um método muito direto.
 
Sem dúvida que, se o que quer é um procedimento mais sofisticado, pode atar o barômetro a uma corda e movê-lo como se fosse um pêndulo. Se calculamos que quando o barômetro está na altura do terraço a gravidade é zero e se tivermos em conta a medida da aceleração da gravidade ao descer o barômetro em trajetória circular ao passar pela perpendicular do edifício, da diferença destes valores, e aplicando uma simples fórmula trigonométrica, poderíamos calcular, sem dúvida, a altura do edifício.
 
Neste mesmo estilo de sistema, prendes o barômetro a uma corda e desces ele do terraço até a rua. Usando ele como pêndulo podes calcular a altura medindo seu período de precessão. Em fim concluo, existem outras muitas maneiras. Provavelmente, a melhor seja pegar o barômetro e golpear com ele  a porta do zelador. Quando abrir, dizer-lhe, senhor zelador, aqui tenho um lindo barômetro. Se me dizer a altura do edifício, dou ele de presente.
 
Em este momento da conversação, lhe perguntei se não conhecia a resposta convencional ao problema (a diferença de pressão marcada por um barômetro em dois lugares diferentes nos proporciona a diferença de altura entre ambos os lugares). - Evidentemente, diz que a conhecia, mas que durante seus estudos, seus Professores tinham tentado ensinar-lhe a pensar.
 
O estudante se chamava Niels Bohr, físico dinamarques, Prêmio Nobel de física em 1922, mais conhecido por ser o primeiro em propôr o modelo de átomo com prótons e neutrons, e os elétrons que os rodeavam. Foi fundamentalmente um inovador da teoria quântica.
 
A margem do personagem. O divertido e curioso da anedota. O essencial desta história é que lhe tinham ensinado a pensar.
 
com o mesmo carinho de sempre
Autor Desconhecido
 
 

 
" SOLUÇÕES SIMPLES - UM GRANDE DESAFIO "
 
Sr. Prof. Luis Renato Roble
DESIGNER
 
Trabalhar com criatividade significa viver constantemente na busca de grandes idéias. Seja design, arquitetura, arte ou marketing, o que realmente funciona e por isso se persegue, são sempre os resultados mais simples.
 
O slogan criado há 24 anos pela Lage & Magy: "Aguardente 51. Uma boa idéia", é um bom exemplo disto. Além de identificar e posicionar o produto até hoje no mercado, com criatividade e força, o slogan, que adquiriu um significado ampliado se tornando sinônimo de uma boa idéia, é absurdamente simples.
 
No design, especificamente, ter boas idéias é atingir o vôo mais alto, a simplificação plena, o sintético absoluto, em outras palavras, chegar ao óbvio.
 
A televisão com tela plana, o perfil aerodinâmico dos carros, as curvas de Niemeyer e a estrela da Mercedes-Benz, têm o design perfeito. São tão bons que não poderiam ser diferentes. São óbvios de tão simples. O difícil para quem os cria, é que obter resultados fáceis não é nada fácil. É preciso antes de tudo, muito trabalho e muita experiência para saber o que fazer e o que não fazer, para que o trabalho chegue onde se necessita.
 
Neste ponto o design mistura-se com a arte. Podemos comparar seu resultado final com uma estátua esculpida em uma pedra. Ao olharmos a obra de arte pronta, vemos sua perfeição, mas não o quanto de cascalho teve que ser retirado da rocha para que resultasse naquilo que todos admiram.
 
Assim como o escultor, o bom designer sabe com quantas marretadas se faz uma boa idéia. Seu desafio diário entretanto, não é apenas acreditar no seu cinzel, ou seja, na sua própria capacidade criativa, mas fazer com que o cliente acredite junto com ele, naquilo que ainda não existe para se ver.
 
Como cada novo trabalho possui um público-alvo diferente com novos posicionamentos no mercado, novos tipos de concorrência, novas metas, novos objetivos e portanto, novos conceitos a serem transmitidos através do design, somente a experiência é capaz de confortar e garantir que um novo desafio será transformado, através de soluções simples, em mais um case de sucesso.
 
O desafio do cliente, por outro lado, é apostar na experiência do profissional ou da empresa de design contratada e acreditar que da mesma forma que desenvolveram soluções criativas para outros clientes ou para outros trabalhos já solicitados anteriormente, estarão, através de um briefing bem passado, fazendo valer o investimento, ao atingir o resultado esperado no futuro.
 
Professor e Designer

Designer, Consultor de Identidade Estratégica e Diretor de Criação da DATAMAKER DESIGNERS MYY
 
 

 
" NOVAS FUNÇÕES - NOVOS CURRICULUM "
 
Para quem vai procurar um novo emprego...segue algumas dicas para melhorar um pouco o curriculum, falando de funções anteriores:
  • Especialista em Marketing Impresso (boy do xerox)
  • Supervisor Geral de Bem-Estar, Higiene e Saúde (faxineiro)
  • Oficial Coordenador de Movimentação Interna (porteiro)
  • Oficial Coordenador de Movimentação Noturna (vigia)
  • Distribuidor de Recursos Humanos (motorista de ônibus)
  • Distribuidor de Recursos Humanos VIP (motorista de táxi)
  • Distribuidor Interno de Recursos Humanos (Ascensorista)
  • Diretora de Fluxos e Saneamento de Áreas (a tia que limpa o banheiro)
  • Especialista em Logística de Energia Combustível (frentista)
  • Auxiliar de Serviços de Engenharia Civil (peão de obra)
  • Segundo Auxiliar de Serviços de Engenharia Civil (servente)
  • Especialista em Logística de Documentos (office-boy)
  • Especialista Avançado em Logística de Documentos (motoboy)
  • Consultor de Assuntos Gerais e Não Específicos (vidente)
  • Técnico de Marketing Direcionado (distribuidor de santinho em esquinas)
  • Especialista em Logística de Alimentos (garçom)
  • Coordenador de Fluxo de Artigos Esportivos (gandula)
  • Distribuidor de Produtos Alternativos de Alta Rotatividade (camelô)
  • Técnico Saneador de Vias Públicas (gari)
  • Especialista em Soluções para Assuntos Urgentes e Diversos, sem Adicional de Remuneração (Estagiário)
Enviada por Corina Herlinger - Gcia. de Produtos - Açõs Vilares - Americana (SP) 
 
 

 
  NOVO PROFESSOR
AS LIÇÕES DO PROFESSOR " MAURICIO GOIS "
(Novo Professor)
 
 
A LENDA DO VENDEDOR CAMPEÃO
Descubra neste artigo os 2 segredos do Maior Vendedor do Mundo
 
 
ERA UMA VEZ um grande sábio que era um Gerente de Sucesso em seu país. Ele tinha sido também o Maior Vendedor do Mundo no País dos Clientes Deslumbrados. - Sua fama corria longe em todos os continentes.
 
Um dia, ele foi procurado por um vendedor iniciante que, ao vê-lo, beija-lhe, reverentemente, as mãos e pergunta: Ó grande Mestre, qual é o maior Segredo das Vendas? - Que mágica eu devo fazer para ficar rico com a Arte de Vender? - Qual a Maior Técnica de Venda do Mundo?
 
E o grande Sábio, sereno como sempre, olha amorosamente para o Aprendiz de Campeão e diz: - Não tem mágica nenhuma, meu filho. - O segredo se resume em duas coisas:
 
IR   e   FICAR
 
IR e FICAR ? – se surpreendeu o Iniciante, - mas o que quer dizer IR ? Por acaso é Imposto de Renda ? Impulso de Rei ? Influência Retórica ? Informação Rápida ? Introdução Retumbante ?
 
- Nada disso!, - continuou o Sábio das Vendas, - IR quer dizer IR mesmo. - Significa IR em busca do Cliente, Tirar o rabo da Cadeira e IR onde o Cliente está, fazer MAIS visitas, pois o comodismo e o conformismo são dos dois maiores inimigos daqueles que querem vencer em Vendas.
 
IR quer dizer IR buscar mais informações sobre o Cliente para atendê-lo melhor, transformando Pré-Venda em Venda, IR transformando a preguiça em ação de resultados.
 
E FICAR, mestre, o que quer dizer?, - questiona, curioso o futuro Campeão.
 
- Bem, concluiu o sábio, depois que você FOI ao encontro do Cliente como uma seta de amor, agora, é necessário FICAR e...
 
- Ah!, sim, já entendi!, - se adiantou o Iniciante, - por acaso FICAR é uma sigla que significa Federação dos Intocáveis Campeões dos Argumentadores Ricos ?
 
- Nada disso!, - finalizou o Sábio, - FICAR quer dizer FICAR mesmo. Significa FICAR na Atenção do Cliente, FICAR na memória dele como alguém que o ajudou a ser melhor, que lhe apontou o Sol, que lhe abriu novos caminhos, FICAR significa ficar dentro do Cérebro Emocional ( Mente Afetiva ) dele como alguém que o amou como pessoa e o respeitou como ser humano.
 
FICAR quer dizer que, mesmo depois da Venda feita e você ter ganho seu dinheiro, você não se esqueceu dele. FICAR quer dizer FICAR no conceito de todos como alguém que transforma contato em resultados, Clientes em Adeptos e Necessidades em Soluções prazeirosas.
 
Mas não se esqueça, meu filho, que, para FICAR, você precisa primeiro IR. Para ficar rico em vendas você precisa primeiro agir. - Primeiro a Ação, depois o Resultado.
 
E outro conselho: use a imaginação a seu favor. Os campeões são aqueles que imaginaram que já ficaram, mesmo antes de ter ido. É preciso acreditar que vai dar certo.
 
Acreditar   e   Agir
 
Hoje o sábio não existe mais. Ele voou para o Céu dos Vendedores Felizes mas o vendedor iniciante nunca mais o esqueceu. - Ele é hoje um grande Profissional de Vendas Gerador de Lucros em sua empresa. Ele se tornou um estrategista na Arte de fazer as pessoas conseguirem realizar o que elas querem. - Ele aprendeu a Arte da AÇÃO ( IR ) e da REAÇÃO ( FICAR ).
 
 
Ele se chama:  VONTADE DE VENDER E ENCANTAR.
 
Professor
 
É Palestrante nas áreas de Vendas, Motivação e Desempenho de Alto Impacto.
Para contatá-lo ligue para ( 19 ) 3865 1597 - Site: www.mauriciogois.com.br
 
 
 

 
" Piadas, testes e Malvadezas "
 
 
Um homem vai  confessar-se.
-Padre, ontem deitei com sete mulheres... Isso é Pecado ?
-Não, meu filho... é mentira!!!
 
Duas AMIGAS se encontram numa loja de departamentos:
-Mas fulana, que prazer em te ver, a última vez que nos vimos foi no casamento de fulaninha, faz 5 anos.
-Sim, foi mesmo. Incrível, por pouco não te reconheço. Que acabada que estás!!!
-Eu também, se não fosse pelo teu vestido, nem teria nem lembrado de tí.
 
Um rapaz se mudou para uma república a fim de começar os estudos na faculdade.
Semanas depois os pais preocupados com esta situação, ligam  para saber como está.
-Mas filho, conta, como são teus vizinhos ?- perguntam os pais.
-São meios estranhos. O vizinho do lado não deixa de bater a cabeça na parede. E a vizinha de baixo, passa o dia inteiro chorando e gemendo.
-Filho, nós, no teu lugar, evitariamos topar com eles.
-Isso é o que eu faço, fico no meu quarto o tempo todo, tocando bateria. 

Um cara, já fazia uns dias que não tomava banho, mas ia ter um baile de fantasia e pergunta para o outro: 
Dá uma idéia, de que posso ir fantasiado ?
-Vai assim mesmo e diz que te fantasiaste de Queijo Roquefort.
 
O dono do bar tinha o barman mais forte das redondezas e oferecia mil reais para quem conseguisse extrair um pingo a mais de qualquer limão espremido por ele. Todos os dias apareciam lutadores de boxe, Jiu-Jitsu, lutadores de Kung-Fu, mas ninguém conseguia ganhar a aposta.
Certo dia aparece um sujeito magrinho, vestido de terno, com um óculos de fundo de garrafa e diz, muito tímido: - Eu gostaria de tentar espremer o limão!
Os freqüentadores do bar caíram na risada, mas o sujeito não se intimidou.
O barman pegou um limão, espremeu com toda força e entregou para ele tentar tirar alguma gota.
O sujeito começou a apertar e conseguiu tirar seis gotas!
Os freqüentadores do bar ficaram de boca aberta e o dono rapidamente entregou os mil reais para o sujeito.
- Incrível! - disse o dono ao sujeito - O que você faz da vida?  É lutador de Karatê?
- Não... Eu sou advogado!

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