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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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JORNAL De REPRESENTAÇÃO comercial sdr - EDIÇÃO Nº 137 - 25.102002

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SDR - SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO E VENDAS

MIGUEL PEDRO TERRA VELAZCO

EDITOR DO JORNAL SDR

fone: 51 3019 2817.

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QUEBRA TUDO!!!
 
Ferramentas para Reflexão
 
Quando uma pessoa perde a paixão de perseguir os seus sonhos na vida pessoal ou no trabalho, a rotina da função e os hábitos da mente passam a tomar conta do seu dia-a-dia.
 
Veja algumas dicas sobre como reconectar a sua vida aos seus sonhos:
 

Reflita sobre o passado. Sozinho ou com amigos de confiança, faça uma análise periódica das coisas que você conquistou até o momento.

Invista uma hora ou duas e faça um mapa da sua vida destacando os pontos altos e baixos, e os eventos que trouxeram a você grandes felicidades ou dores.

Repare nos momentos em que você mais se orgulhou de você mesmo, repare nos momentos em que você se sentiu mais sozinho e perdido.

Tome nota das coisas que estiveram presentes com você em todos esses momentos, e volte para o presente se perguntando:

  • O que mudou ou não mudou na minha vida em todo esse tempo ?
  • Como eu me vejo hoje ?
  • Eu estou REALMENTE vivendo os meus valores ?
  • Ou eu só falo a respeito dos meus valores ?
  • Eu estou me divertindo na vida ou no trabalho ?
  • A empresa que eu trabalho casa com os meus valores pessoais ?
  • Eu ainda acredito na visão que eu tenho para o meu futuro ?
Pense na relação que você tem com os diferentes aspectos da vida que são importantes para as pessoas, como: família, relacionamentos, trabalho, espiritualidade e saúde, e se pergunte:
  • Quais são os meus valores para cada uma dessas áreas ?
  • De tempos em tempos você precisa parar para refletir sobre o caminho que você está seguindo.
O seu futuro depende disso.

Sr. Ricardo Jordan - Biz Revolution
Professor

Ricardo Jordão Magalhães, 32 anos, executivo, palestrante e escritor formado em administração de marketing pela ESPM com extensão em marketing pela Kellogg University nos EUA, possui mais de 12 anos de experiência na indústria de tecnologia em empresas líderes de mercado como Brasoftware e Tech Data Brasil sempre a frente de projetos de marketing inovadores como o Catálogo Brasoftware e as Lojas Brasoftware, além de ser o autor do primeiro web site de comércio eletrônico do Brasil (web site da Brasoftware) em 1996. Fundador do web site BizRevolution desde 2001 onde procura "Promover idéias que possam ajudar a transformar o país em que vivemos, e de todos aqueles que de alguma forma influenciam a vida de outras pessoas."
 

 

LEIA NESTA EDIÇÃO:
 
 
 
 
 
 
PALESTRA Nº 001/2002 DO SDR
"COMEÇANDO A VIAGEM"
Dr. Lair Ribeiro 
Dr. Lair Ribeiro 
 
 
 
 
 
 

 
 
NÃO DEIXEM DE LER ESTE ARTIGO!!!
 
" Por que Muitos Treinamentos de Vendas Falham ? "
Sr. Professor - João Baptista Vilhena
Diretor do  INSTITUTO MVC
 
 
Nas minhas aulas de Gerência de Vendas nos cursos de Pós-Graduação em Marketing da FGV, muitos alunos perguntam porque suas empresas investem milhares de reais em treinamentos de vendas e mesmo assim a performance dos vendedores continua aquém do desejado.
 
Sempre explico que, em primeiro lugar, é preciso verificar a qualificação dos instrutores, para se assegurar que eles estão verdadeiramente sintonizados com a nova lógica de vendas Afinal, ainda é comum encontrar por aí consultores que ainda acreditam que o processo de vendas se resume a abordagem, apresentação, contorno de objeções, fechamento e ... abandono do cliente.
 
Como sabemos, vender não pode mais ser considerado uma arte inata, que apenas alguns poucos eleitos dominam. A crença no vendedor nato nos levaria a admitir a possibilidade de que os processos de recrutamento e seleção desses profissionais pudesse ser feita ainda nas maternidades, com os recrutadores dizendo:
 
"Este já nasceu vendedor. Separe para mim que volto para buscá-lo daqui a 20 anos".
 
Outra crença absurda é traduzida por uma expressão que ainda ouvimos aqui e acolá:
 
"Coitadinho de fulano. Não deu para nada na vida e teve que acabar trabalhando em vendas".
 
Na verdade, as empresas que ainda funcionam baseadas nestes paradigmas não acompanharam o "bonde da história" e pagarão um alto preço por isso – perda de participação de mercado, desgaste junto aos clientes, etc.
 
Mas a questão que realmente gosto de discutir é porque muitas organizações que são hábeis e competentes na contratação de programas de treinamento também enfrentam decepções na hora em que vão verificar a efetividade do trabalho realizado.
 
Minha experiência tem demonstrado que, na maioria dos casos, o que a acontece é o seguinte: os seus Gerentes boicotam tudo o que foi discutido pelo consultor.
Por que isso acontece? - É muito simples.
 
Embora muitos gerentes tenham um discurso absolutamente afinado com a nova lógica da área de vendas – que diz que um Representante ou Vendedor tem que ser um consultor para seus clientes, ajudando-os a tomar as melhores decisões – na prática ainda acreditam no velho modelo do vendedor extrator/tirador de pedidos.
 
Muitas vezes são eles que nos contratam. Durante a definição do trabalho, são enfáticos em dizer que querem que sua equipe se posicione frente ao mercado como competentes solution providers e não como meros burocratas.
 
Insistem em que sejam feitos trabalhos de natureza comportamental, visando diminuir as resistências atitudinais da equipe. Batem no peito e afirmam que são líderes preocupados com o desenvolvimento profissional e pessoal de seus subordinados.
 
Mas bem lá no fundo, não acreditam no que eles mesmos estão dizendo. Preferem o caminho fácil da "cenoura e do chicote" e acabam por reforçar, no dia-a-dia, as posturas que apregoam estar tentando modificar.
 
Se você quer fazer um teste rápido sobre o que está acontecendo na sua empresa, verifique se os seus Representantes ou Vendedores são remunerados apenas em função do volume de vendas que geram e chequem a opinião de seus gerentes em relação a isso.
 
Se eles dizem que não querem mais tiradores de pedidos em suas equipes, mas defendem a idéia de que o vendedor tem que ser remunerado basicamente em função dos pedidos tirados, este é um sinal de que antes de treinar seus vendedores você precisará reciclar seus gerentes.
 
 
Sr. Professor - João Baptista Vilhena
Diretor do  INSTITUTO MVC
 
Com dezenove anos de experiência profissional nas área de Gestão Estratégica, Planejamento Estratégico de Marketing, Vendas, Logística & Distribuição, Marketing de Serviços, Negociação e Influência. Mestre em Administração pela FGV e pós-graduado em Marketing pela ESPM/RJ. - Nos últimos 3 anos realizou trabalhos de consultoria e treinamento para empresas do porte de Accor Brasil, ADP Systems, Companhia de Cimento Votorantim, Deca, Embratel, Furnas, Globosat, Michelin, Nestlé, Perdigão, Sendas, Siemens, Telemar, Telet e Xerox. É coordenador técnico do MBA em Gestão Estratégica de Serviços e professor da Escola de Pós Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (Gestão de Saúde, Gestão Empresarial e Marketing). - Co-autor do livro Gestão Social: metodologia e casos – Editora FGV -, é responsável por uma coluna mensal sobre Marketing na revista Conjuntura Econômica (FGV) e publica regularmente artigos e resenhas nas revistas Case Studies (IBMEC), Gestão Cooperativa, venda Mais e Rumos. em parceria com Luís Meireles está escrevendo o livro Negociação e Influência (título provisório).
 
 

 
 
" RESUMO DE NOTICIAS "
DO 23.10.2002 AO 25.10.2002
 
GERAIS:
O empresário norte-americano Bill Gates, principal sócio da Microsoft, presenteou o presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o livro de sua autoria "A empresa na velocidade do pensamento". "Bill Gates se compromete a organizar uma reunião de empresários de alta tecnologia, de empresas como Microsoft, Intel, HP, entre outras, para discutir como se pode fazer projetos de alta tecnologia no Brasil.
A Levi Strauss está de lançamento global da Type 1, marca 'filhote' de jeans, que estará nas lojas a partir do inicio de dezembro. Com a novidade, a empresa quer voltar aos modelos básicos e clássicos.
 
73% dos donos de carros, abandonam sua marca ao trocar de veículo.
14% das pessoas mudam de parceiro/a uma vez casados.
2,2% das pessoas mudam de religião.
Mas somente o 0,05 troca de time de futebol, ou seja estamos falando que 9.995 pessoas de cada 10.000 pessoas se mantém leais ao seu time.
O campeão mundial de xadrez, Vladimir Kramnik, e seu super oponente computador, Deep Fritz, dividiram os pontos e honras na série de 8 partidas apelidada de "Cérebros em Barein" que terminou neste sábado.- A 8ª partida acabou empatada em apenas 21 lances, a menor na disputa. - Com o empate, o Kramnik e o computador terminaram com 4 pontos cada, com 2 vitórias para cada e empate nas 4 outras partidas. - Se Kramnik tivesse vencido a partida, ele embolsaria um 1.000.000 de dólares, mas teve que se contentar com apenas 700.000 dólares. (E quem precisa de dinheiro, tem que jogar pela honra, que nem no futebol e na Política!) 
 
POLÍTICA:
Um movimento político, liderado pelo governador eleito de MG, Aécio Neves (PSDB), atualmente presidente da Câmara, e pelo senador Antonio Carlos Magalhães Junior (PFL), tenta fazer o governo manter a alíquota do IPI dos carros populares em 9%. O imposto desses modelos deveria subir para 10% a partir do dia 1º de novembro. (Lembramos que o 1º carro mil do Mundo, foi o GURGEL, e quebrou por ser Tupiniquim. Onde estavam os Políticos nessa época ?)
 
O gasto público aumentou 59% em termos reais nos 8 anos de governo de FHC. E este crescimento das despesas não foi provocado apenas por maior dispêndio com a Previdência Social e outros gastos de pessoal. - A rubrica chamada de outras despesas de custeio e capital cresceu 69% em termos reais entre 1994 e 2002, segundo cálculos do economista Fábio Giambiagi, que incorporam as últimas informações sobre o Orçamento executado este ano.
 
ECONOMIA:
1º trimestre de 2002, foi a data marcada pela Cia. de Correios e Telégrafos Espanhola (Estatal), para começar seu mais novo serviço "CORREIOS ON LINE". Este serviço permitirá franquear envios através dos Provedores, remeter arquivos digitalizados para sua impressão e envio fiscal pela rede e Correios e enviar e-mails publicitários.
 
O Pará é responsável por 4,5% das exportações brasileiras, mas absorve só 3,5% do valor agregado gerado pelas vendas externas do país. Em São Paulo a relação é inversa: o Estado contribui com 35,4% das exportações totais, mas fica com 37,0% do valor adicionado produzido por elas.
 
Produção brasileira de grãos, cereais e oleaginosas na safra 2002/2003 poderá atingir o volume recorde de 110,6 milhões de toneladas, com crescimento de até 13,5% sobre o período anterior.
 
O Supremo Tribunal Federal (STF) praticamente garantiu, ontem, o aumento da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), de 2% para 3%. Nove dos onze ministros do STF votaram a favor da majoração da alíquota da Cofins, feita pelo Congresso, em 1998, para garantir o cumprimento de metas fiscais firmadas com o FMI.
 
Redes como Fastshop, Água de Cheiro, Habib's, Fascar e Livraria Nobel elegeram o Rio como prioridade. IBGE aponta uma queda de vendas no comércio paulista de 0,64% no acumulado deste ano, enquanto no Rio a alta é de 1,37%. A taxa de desemprego também é menor: 5,7% no Rio, contra 10,2% em São Paulo. Na rede de fastfood, as vendas cresceram este ano 5% em todo o país, mas no Rio a expansão é maior, de 10%.
 
A TNT, líder de logística mundial na Europa, multiplicou por mais de sete vezes o faturamento anual desde que se instalou no Brasil, há cinco anos.
 
MERCADO EXTERNO:
Aproveitando o anúncio de que os portos catarinenses de São Francisco do Sul e de Itajaí devem reduzir de 10 para cinco dias a franquia para armazenamento de contêineres, o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), no Paraná, acaba de ampliar seu prazo de sete para 14 dias.
 
As exportações. de frangos alcançaram em setembro 245,1 mil toneladas, 118,6% a mais que em igual mês de 2001 e 74,6% acima de agosto deste ano. Desse total 104,2 mil toneladas são frango inteiro e 140,8 mil cortes de frango. Em receita, as exportações totalizaram US$ 191,45 milhões, crescimento de 70% em relação a 09/2001.
 
O PIB argentino caiu 11,4% em agosto em comparação a setembro de 2001, segundo dados divulgados ontem pelo Ministério da Economia, que a partir de agora passará a tornar público o indicador de atividade econômica com periodicidade mensal.
 
Siderurgia e Celulose bateram recordes históricos de produção neste ano. A Aracruz investiu US$ 850 milhões para aumentar sua capacidade em 750 mil toneladas ao ano, para 2 milhões de toneladas ao ano. A VCP fez investimentos para expandir a produção em 500 mil toneladas e a Klabin Riocell, em 100 mil toneladas.
 
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO:
Mais uma gigante do varejo adere ao Linux. Desta vez, a cadeia Lojas Marisa aposta no sistema operacional para atualizar o seu parque de automação nas 145 lojas distribuídas pelo Brasil.
 
CorelDraw 11 em português chega ao mercado ate fim do mês.
 
97% das pequenas empresas em Espanha estão conectadas a Intenet. 57% delas já tem página na web.
 
PricewaterhouseCoopers compra a empresa Ergonova, desenvolvedora do sistema "eye tracking", que permite medir o comportamento do internauta na web através do movimento da iris. (Querem pegar os olhos grandes)
 
A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) já realiza 100% de suas cotações pela internet. A base de fornecedores, passou de 2,4 mil para 3,2 mil. - Entre as atividades: Cotação e Pedidos online para materiais como rolamentos, produtos elétricos, mecânicos, equipamentos, insumos e outros, num total de 2,5 mil itens por mês. Benefício: economia de até 20% obtida em custos de compra. - No início do próximo ano, a CBMM deverá adotar a ferramenta de leilão reverso.
 
A PM de SP decidiu empregar a tecnologia da informação para melhorar o controle sobre seu orçamento, de quase R$ 3,5 bilhões este ano. Parte dos cursos de reciclagem e treinamento dos policiais destacados para a área de finanças está sendo feito à distância, via internet. Com isso, a PM reduziu em 74,4% os gastos com aulas, já que muitos policiais ficam a até 600 quilômetros da capital, onde são feitos os cursos tradicionais.
 
As vendas de monitores tela plana devem superar as de modelos tradicionais este ano, o que pode significar uma esperada mudança de padrões na indústria de informática, afirmou uma empresa de pesquisa de mercado na quarta-feira.
 
Mitch Kapor, um dos pais do Lotus e um dos responsáveis pela popularização das planilhas eletrônicas ainda na Era do MS-DOS, está de volta à ativa: ele prepara um software de código aberto que já está sendo considerado mais uma alternativa ao Outlook. O nome do projeto é Interpersonal Information Manager, ou gerenciador de informações interpessoais.
 
Uma de cada 4 grandes empresas espanholas utilizam software livre, principalmente LINUX, e 26% pensa incorporar esta tecnologia a curto prazo. - Isto supõe que mais de 50% das maiores empresas desse pais estará utilizando software livre num prazo muito curto. - Este estudo foi realizado com 1.500 empresas no país.

Mas que tarados: - www.fuckedompany.com (em inglês), este site se dedica a indagar os salários de qualquer companhia, e publicou uma lista com o salário de 467 altos executivos do Terra Lycos. Para aceder a listagem e necessário pagar 45 dólares, e na semana passada teve um record de entradas de funcionários do Portal Terra, interessados em saber quanto ganhavam as chefias. Como exemplo, Robert Davis anterior Presidente da Lycos e atual Vice Presidente do Terra Lycos, desfruta de um salário de 250.000 dólares anuais.

TECNOLOGIA CELULAR:
A Intelig anunciou 2 novos planos de descontos para os clientes que utilizam o código da operadora (23) nas ligações de longa distância nacional (DDD). Um de até 70% na conta telefônica, e basta se cadastrar no telefone 0800-8888-023 sem nenhum custo. - São 4 opções à escolha do usuário: - Dia de semana (das 8:00 às 17:59) / Dia de semana à noite (das 18:00 às 7:59) / Sábados (qualquer horário) / Domingos e Feriados nacionais (qualquer horário).
 
Em breve, os usuários de celular no Brasil poderão enviar mensagens animadas por meio do serviço de mensagens curtas (SMS), no qual o texto acompanha som e imagem. A novidade será lançada no País no ano que vem pela Logica.
 
Uma nova plataforma Nokia chega ao mercado para atender à demanda das operadoras por tecnologias que permitam oferta de novos serviços aos assinantes. Trata-se da Broadband Systems D500, dedicada ao acesso à internet em banda larga.
 
O Supremo Tribunal Federal (STF) praticamente garantiu, ontem, o aumento da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), de 2% para 3%. 9 dos 11 ministros do STF votaram a favor da majoração da alíquota da Cofins, feita pelo Congresso, em 1998, para garantir o cumprimento de metas fiscais firmadas com o FMI.
 

 
 
" De Bruxa ou de boneco Pinóquio, tem muitas histórias o Nariz "
Sra. Prof. Luciah

Chega a ser até engraçado o que se diz por aí a respeito do nariz, principalmente aquelas lendas fabulosas e hilariantes de bruxas de nariz alongado que assombram em noites de lua cheia ou a do boneco Pinóquio que cresceu o nariz porque tanto mentiu.
 
Fala-se tanto dele que alguns procuram disfarçá-lo dando um jeitinho todo especial, quando esse não está em conformidade com os quesitos exigidos pela estética. Ah, meu nariz ! Você poderia ser mais afilado, menos grosso, mais arrebitado, mais... Inerte e apenas respirando, cumprindo a missão que lhe é atribuída, porta de entrada e de saída do ar.
 
Pelos ensinamentos da Ioga, certa prática fisioterápica, as narinas desempenham um papel importante na respiração. A direita recebe o nome de “” e a esquerda de “Tha”: esta simboliza o Sol; e a direita a Lua. Tal combinação é o princípio fundamental da ciência Hathayoga, que integra as respirações solar e lunar.
 
Nas paredes laterais do nariz, encontram-se mucosas que contêm terminais nervosos, ligadas ao nervo etmoidal e esses terminais compõem-se dos ramos nasais do nervo infra-orbital, dos nervos nasopalatinos, dos alveolares superiores, além do gânglio pterigo-palatino e dos ramos do nervo olfactivo.
 
Hoje sabe-se que a cada uma hora e meia, um lado da narina é mais exigido do que o outro no momento em que se processa a respiração. Deste modo, a dominância de uma narina sobre a outra indica qual é a parte do cérebro mais requisitada.
 
Se for a narina direita a mais exigida, indica que as actividades do cérebro esquerdo estão mais pronunciadas, caso contrário, são as do lado (cérebro) direito que actuam no instante da respiração. Tudo isso é um acto involuntário, mas podemos intervir através do controle e da vontade, tempo que dura 60 segundos.
 
Normalmente, algumas pessoas reclamam da falta de sono, talvez elas não saibam que esse mecanismo pode estar relacionado com o excesso de actividade mental . Assim, muitos até apelam para “contagem de carneirinhos”, para tomar leite morno ou procura deixar o quarto com pouca luminosidade.
 
Agora, uma alternativa muito usada pela Ioga é inalar e exalar pela narina esquerda para accionar o lado direito do cérebro, lado esse relacionado com os sonhos e com as imagens, por isso ele é livre de julgamentos.
 
Se você achou curiosa esta matéria, está interessado(a) em saber o que revela cada formato de nariz, segundo os estudiosos desse assunto, dê continuidade à leitura.
 
Extraído do livro Super Teste – Ed. Nova Cultural – edição 1985
 
Nariz comprido – denota forte personalidade e desejo de impor a própria autoridade. Revela temperamento ambicioso, orgulhoso, sensível e uma tendência à generosidade. Tem boa intuição e sabe lidar bem nos campos das artes e dos relacionamentos sociais.
 
Nariz pequeno – pessoa de muita imaginação, de personalidade extravagante e que vive à procura de novas emoções e abandona-se a impulsos românticos. De temperamento infantil, cheias de entusiasmos passageiros, ideais ingénuos e repentinos ataques de indignação. Querem realizar tudo às pressas, sem reflectir muito, são sensíveis à opinião alheia.
 
Nariz largo – quem tem nariz grande e largo na base é pessoa de natureza activa, optimista e sensual. Grande entusiasta da vida, sabe desfrutá-la sob todos os aspectos. E, atrás dos prazeres, esquece certos princípios morais; mas é constante eficiente no trabalho.
 
Nariz fino – pertence a pessoa de temperamento refinado, dotadas de senso estético e notável intuição psicológica. É egoísta e tem o hábito de avaliar cada situação, sabe mover-se com astúcia e diplomacia. Tem humor instável, são alheias a sugestões e opiniões.
 
Nariz achatado – se ele for achatado devido a queda ou prática desportiva, (como é o caso de muitos pugilistas) não se pode analisado. Achatado de nascimento, revela temperamento intuitivo, sensual e impressionável. Denota certa insegurança e superficialidade em pessoas mais jovens. No entanto, quando amadurecem, tornam-se cativantes pela simpatia e cordialidade, inerentes a seu temperamento.
 
Nariz afilado – se o nariz tem uma ponta fina, revela temperamento curioso e penetrante. Se além da ponta, o nariz também for fino, a pessoa tende ao pessimismo e ao sarcasmo. Quando o nariz é largo mas a ponta fina indica astúcia e avidez.
 
Nariz aquilino - pessoa de carácter definido que não se adapta facilmente às imposições alheias e tende a ocupar posto de comando. Quando não consegue colocar-se de lado e aguarda o momento oportuno para agir. Imaginação e inteligência não lhe faltam; mas, por serem bastante irritadiças dificilmente consegue viver em harmonia sentimental com alguém.
 
Nariz recto – (de perfil) revela um carácter leal, capacidade de julgamento equilibrado e sensato, tendência a sacrificar interesse pessoal em benefício dos outros ou de um ideal. Pessoa de nariz recto costuma sofrer de carência afectiva difícil de satisfazer, pois vivem à procura de um amor altamente idealizado.
 
Nariz arrebitado – natureza alegre, optimista e descomplicada, que se deixa seduzir por tudo que exalte sua sede de viver. É capaz de se entregar inteiramente à pessoa amada, mas exige em troca a mesma dedicação e respeito. De temperamento susceptível , pode reagir com violência quando se sente ofendido ou traído.
 
Nariz assimétrico – desde que não tenha ficado torto devido a traumas externos, revela conflitos e complexos, mas também denota sensibilidade superior, inconformismo e tendência para rejeitar convencionalismos.
 
Sra. Prof. Luciah
Professora
 

 
 
" TEM SEMPRE PRESENTE "
 
Tenha sempre presente que a pele se enruga, o cabelo embranquece, os dias convertem-se em anos...
 
Mas o que é importante não muda; a tua força e convicção não têm idade.
 
Atrás de cada linha de chegada, há uma de partida.
 
Atrás de cada conquista, vem um novo desafio.
 
Enquanto estiveres viva, sente-te viva.
 
Se sentes saudades do que fazias, volta a fazê-lo.
 
Não vivas de fotografias amarelecidas...
 
Continua, quando todos esperam que desistas.
 
Não deixes que enferruje o ferro que existe em ti.
 
Faz com que em vez de pena, te tenham respeito.
 
Quando não consigas correr através dos anos, trota.
 
Quando não consigas trotar, caminha.
 
Quando não consigas caminhar, usa uma bengala.
 
Mas nunca te detenhas!!!
 
 
Madre Teresa de Calcutá
 
 

 
 
" Características do Empreendedor "
Sra. Prof. Leila Navarro
 
 
A nossa moeda corrente mais importante, e poderosa, é o nosso talento! Deveríamos ter aprendido isso na escola, mas não é porque isso não aconteceu que não podemos fazer acontecer agora. Pelo contrário, todos nós nascemos com um talento e um potencial empreendedor. A questão é descobri-los e gerenciá-los.
 
Daí a importância de se ter uma postura e comportamento empreendedores, para descobrir qual o talento que se tem, e empreender e administrá-lo como o melhor produto que existe.
 
O empreendedor é aquele que percebe oportunidades de crescimento e de negócio nas circunstâncias mais comuns. O empreendedor é uma pessoa que não se abate ao encontrar problemas. Ele fica entusiasmado, pois sabe que se há algum problema, há solução. Ou seja, ele consegue se entusiasmar mesmo em momentos de dificuldade.
 
Examine, cuidadosamente, o comportamento de um empreendedor e procure incorporar às suas atividades profissionais e pessoais. Você notará grandes diferenças e avanços. Veja algumas características que os empreendedores possuem:
 
Autoconfiança e Independência - O empreendedor é seguro e capaz de manter seu ponto de vista, mesmo diante da oposição ou de resultados desfavoráveis. Acredita em si mesmo, portanto, possui muita iniciativa e busca realizar tarefas desafiadoras. Luta por suas idéias, abre seus próprios caminhos, também procura ser seu próprio patrão.
 
Cidadania e Ética - Acredita em valores, que aplica em sua vida, como: ética nos negócios e relações interpessoais; comprometimento com o meio ambiente; crença no desenvolvimento sustentável e responsabilidade social.
 
Coragem - Sabe calcular riscos, diminuindo o seu impacto, e avaliar as possibilidades, de modo a controlar os resultados esperados. Por isso não teme situações desafiantes ou riscos moderados.
 
Comprometimento - Empenha-se na realização de seu sonho. Está comprometido com a concretização de seus projetos (pessoais e profissionais), mesmo que estes exijam muitos sacrifícios.
 
Criatividade - Encontra soluções melhores, às vezes surpreendentes. Produz qualidade e excelência. Tem por hábitos gerar idéias, desafiar-se constantemente para manter sua capacidade criativa.
 
Decisão - Faz tudo o que é possível para não fracassar, não tem medo do fracasso, não espera que outras pessoas tomem decisões por ele. Toma decisões e assume suas conseqüências. Seu poder de decisão e comportamento fazem com que ele tenha uma grande energia e muita disposição para seus projetos e idéias.
 
Habilidade - Possui habilidades e aptidões e procura aperfeiçoá-las e desenvolver outras mais. Tem como aptidões: iniciativa, ousadia, visão estratégica, espírito criativo, entusiasmo, prazer em lidar com pessoas, tem muito prazer naquilo que faz, é autoconfiante, eficiente e eficaz, entre outras. Tem como habilidades: detectar oportunidades, trabalhar em equipe, administrar bem o seu tempo e momentos de crise, ser flexível, efetuar planos de ação e de negócios, perceber a viabilidade econômica de suas atividades, preocupação com a qualidade de seus serviços e/ou produtos, entre outras.
 
Inovação - Procura inovar em seus produtos ou serviços, ou seja, busca sempre um diferencial ao que oferece. Está sempre atento ao concorrentes e aos outros profissionais da área para identificar falhas em seus produtos e serviços, para poder oferecer algo que possa deixar seus clientes (internos ou externos) satisfeitos.
 
Liderança - Tem capacidade de definir estratégias e objetivos, coordenar e delegar a realização de tarefas, incentivar pessoas e conquistar adeptos e apoio para as suas idéias. Ele cria, coordena, mas também acredita no potencial das outras pessoas e nos resultados que elas podem obter.
 
Organização - Por ser organizado e saber planejar, não desperdiça tempo, dinheiro e energia. Tem capacidade para utilizar recursos financeiros, materiais e humanos cuidadosamente. Estabelece metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e tangíveis, pois planeja cada passo. É capaz de mudar de planos ao perceber, depois de análise cuidadosa, que o cenário de seus planos está sofrendo alterações.
 
Otimismo - Acredita em seu potencial empreendedor, em seus sonhos e nas oportunidades que o mundo oferece. Para ele os problemas oferecem sempre possibilidades de solução e crescimento.
 
Paciência - Como o empreendedor acredita que a concretização de seus objetivos depende dele mesmo, não se angustia com fatores externos, os quais não pode controlar. Ele tem bastante discernimento e tranqüilidade para fazer acontecer o seu momento e influenciar as pessoas e ambiente que estão ao seu redor, para que possa realizar suas metas.
 
Persistência - Não desiste diante de um obstáculo. Ao contrário, busca formas de contorná-lo ou superá-lo, assumindo responsabilidade pelos métodos utilizados para alcançar suas metas.
 
Pesquisa - Procura manter-se sempre bem informado. Conhece a fundo seu negócio ou sua profissão. Pesquisa em livros, publicações, cursos e demais materiais que possam auxiliá-lo ou qualificá-lo para desempenhar melhor suas atividades.
 
Talento - Sem dúvida, o talento é a ferramenta para transformar idéias em negócios, problemas em oportunidades. O seu talento é a sua ferramenta, é a sua arma para surpreender, é uma inteligência natural. É um dom divino, que todos recebem sem aviso ou manual de instrução.
 
Sra. Prof. Leila Navarro
 
 

 
" DECISÕES E ESCOLHAS: UMA QUESTÃO ESSENCIAL "
José Augusto Wanderley
 
 
A vida é a arte das escolhas, dos sonhos, dos desafios e da ação
J. A. Wanderley
 
 
Os caminhos da vida são feitos de decisões e escolhas. Assim, o que cada um de nós é hoje, seja na sua vida profissional, seja na sua vida pessoal, é conseqüência destas escolhas e das ações adotadas para efetivá-las. Algumas são essenciais e importam decisões sobre nossa religião ou nosso papel social. Outras são operacionais, como a roupa que vamos vestir hoje para ir trabalhar.
 
O que vale para as pessoas também vale para as empresas, ou seja, uma empresa sobrevive ou não, tem êxito ou fracassa, de acordo com as decisões e escolhas que fez ou faz, de suas estratégias e foco, seus sistemas de crenças e valores, seu estilo gerencial, seus processos, suas estruturas, as pessoas que seleciona, o sistema de treinamento e desenvolvimento que adota. Ou, de acordo com Peter Drucker, "o produto final do trabalho de um gerente são decisões e ações".
 
Assim sendo, três aspectos devem ser considerados:
 
A todo momento, queiramos ou não, conscientes ou inconscientes, por ação ou omissão, estamos sempre fazendo escolhas. E nunca é demais lembrar que não escolher já é uma escolha;
 
Se queremos ser os timoneiros da nau da nossa vida, devemos procurar ser conscientes das escolhas que fizemos e estamos fazendo, pois é esta consciência que nos permite assumir a responsabilidade pelos nossos atos e, conseqüentemente, continuar com o que estamos fazendo ou então mudar. É conveniente ter presente que algumas escolhas deram certo em determinados contextos, mas que se adotadas em outros podem ser profundamente negativas. Um pequeno exemplo: alguém que quando criança, para obter o carinho e a atenção dos pais, chorava, fazia manha ou gritava. Depois, quando adulto, para ter as suas necessidades de aceitação e reconhecimento atendidas, adota comportamentos de essência semelhante que, sem a menor sombra de dúvida serão totalmente inadequados, gerando respostas justamente opostas às desejadas;
 
Podemos, através do desenvolvimento pessoal, aumentar a nossa esfera de escolhas. Aprender, no fundo, importa ter mais opções, isto é, ampliar possibilidades. A questão básica é o que aprender para que possamos ter êxito neste mundo de crescente insegurança, complexidade, ambigüidade e imprevisibilidade. E isto também é uma escolha.
De qualquer forma, é sempre conveniente ter presente 6 escolhas que estamos fazendo a todo o momento.
 
1- Vida ou morte
O general franquista Millan d’Astray, nas suas palavras na Universidade de Salamanca, na frente do filósofo Miguel de Unamuno, proferiu sua célebre frase: "Abaixo a inteligência. Viva a morte!". E esta é a grande questão. Estamos escolhendo a vida ou a morte do planeta em que habitamos? Todas aquelas pessoas ou empresas que contribuem com poluição ambiental e destruição dos ecossistemas, chuvas ácidas, aumento da temperatura na Terra e a conseqüente elevação dos níveis das marés, destruição da camada de ozônio, desmatamentos indiscriminados e a existência de pessoas vivendo em condições subumanas, em função da ganância, da busca do lucro Kamikaze ou da falta de consciência social, estão engrossando o coro de Millan d’Astray e à sua própria maneira estão repetindo com o general franquista: "Viva a morte!"
Na realidade, esta é a grande questão ética, segundo a qual todas as outras devem se ordenar. É saber qual a resposta a uma pergunta de Albert Einstein: "Será que estamos fazendo deste planeta um lugar melhor para se morar?" Ou estamos ao lado dos que não têm nenhuma preocupação com isto, pois, como dizem, a longo prazo estaremos todos mortos.
 
2 - Os significados
A riqueza de nossa vida está muito relacionada aos significados que damos ao que fazemos. É a história dos 3 operários que estavam numa mesma obra e foram indagados sobre o que estavam fazendo. Um deles disse que estava assentando pedras. O outro, que estava construindo uma escada. O terceiro, que estava colaborando para a construção de uma catedral. Nós podemos escolher os significados que damos a tudo o que fazemos e isto pode representar uma grande diferença.
 
3 - Passado ou futuro orientado
As pessoas  passado orientadas  ficam querendo mudar o que fizeram, como se pudessem entrar na máquina do tempo. Tendem a se lamentar ou arranjar culpados e estão mais voltadas para ameaças. As pessoas  futuro orientadas  buscam resultados, aceitam as situações existentes como um ponto de partida, não confundindo aceitação com conformismo, e procuram identificar e agir de acordo com as oportunidades. De qualquer forma é conveniente citar Franklin Delano Roosevelt: "O progresso é realizado pelos homens que fazem e não pelos que discutem de que modo as coisas deveriam ter sido feitas."
 
4 - Sistema aberto ou fechado
Os seres humanos são e deveriam agir como sistemas abertos, ou seja, em interação com o seu meio. Cada vez que as pessoas se fecham através do dogmatismo, da arrogância ou da negação, estão agindo como sistemas fechados. Prendem-se ao familiar e ao conhecido e, freqüentemente, ficam encasteladas em torres de marfim. As pessoas que agem como sistema aberto estão em relacionamento, têm consciência do fluxo contínuo de mudanças e sabem que a melhor forma de prever o futuro é criá-lo.
 
5 - Crenças e valores
Uma das coisas que têm forte influência sobre nossos comportamentos é o nosso sistema de crenças e valores. Neste sentido há quem diga que: "Quer você acredite que pode, quer acredite que não pode, você está certo." Todos nós temos um conjunto de crenças e valores que fomos adquirindo ao longo da vida e que são determinantes do nosso comportamento. Algumas podem ser extremamente úteis, como acreditar que tudo o que nos acontece pode ser uma oportunidade. Outras podem ser negativas, como a de se acreditar vítima das circunstâncias, na base do "isto só acontece comigo". Em geral as pessoas não analisam os impactos de suas crenças sobre suas vidas e não sabem que podem e como mudá-las.
 
6 - Intervir e mudar ou ser passivo
A consciência de que o que obtemos da vida está profundamente relacionado às escolhas que fizemos ou fazemos nos permite estar abertos a identificá-las e ratificá-las ou retificá-las. E esta é uma grande escolha final. É possível mudar. E um bom modo de fazê-lo é com base em Jean P. Sartre: "Não importa o que fizeram de mim, o que importa é o que eu faço com o que fizeram de mim." Em suma, ser consciente das escolhas que fazemos é entrar no mundo mágico das possibilidades. É saber que existem infinitas formas e caminhos e que a vida é daqui para a frente.
 
Sr. José Augusto Wanderley
Professor
 

Consultor do Instituto MVC - M. Vianna Costacurta Estratégia e Humanismo em Negociação, Processo Decisório, Consultoria Interna e Empowering Communications. Mestrado em Engenharia Industrial, PUC-RJ. Extensão em Organizational Behavior and Development, Pace University, EUA. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, SBPL-SP. Mais de 650 seminários realizados para instituições e empresas como Fundação Getúlio Vargas, Aracruz, Petrobras, Usiminas, Algar, Embratel, Brahma, Coca Cola, Mercedes Benz, BNDES, Shell e Embratel/MCI. Vários artigos publicados sobre os temas Negociação, Desenvolvimento de Equipe e Consultoria Interna para O Globo, Jornal do Brasil, Estado de São Paulo e T&D. Autor do livro Negociação Total – Encontrando Soluções, Vencendo Resistências, Obtendo Resultados (4ª edição) Colaborador dos livros Negociação: Tecnologia e Comportamento (26ª edição) e Cada Empresa Tem o Consultor que Merece (Lançamento),Co-autor do livro Gerente Total - (5ª edição)

 
 

 
 
" Piadas, Testes e Malvadezas "
 
 
Senhor, se não podes fazer com que Eu emagreça, faz engordar minhas amigas!!!
 
Um calvo e um corcunda se cruzam pela rua, e o calvo pergunta para o corcunda:
O meu, que tu levas na mochila... ?
Teu pente, filho da P...
 
Que bem que tu estás!
Obrigado.
Mas me diz, que tu faz para te manter assim ? Qual o segredo ?
O segredo que eu não discuto por nada, nem por ninguém.
Vamos homem! Por favor! Não deve ser somente por isso!!!
Não, não deve ser.
 
Tinha um gordinho muito festeiro. Nisso convidam ele para um baile de fantasia. E ele sai a comprar fantasias pelas lojas, mas nada de servir ou entrar uma do tamanho dele. Nem bobo e nem preguiçoso, pegou uma bermuda de jeans, rasgou ela um pouco, se pintoU de verde e se foi fantasiado de Hulk. -
Animadão como sempre, dançou a noite inteirinha com todas as gurias que achava, ate que lá pela meia noite param a musica e começam a anunciar os ganhadores das Fantasias.
Em 3º lugar e ganhando um prêmio de 250 reais....A bruxa de branca de neves.
Em 2º lugar e ganhando um prêmio de 500 reais....O Zorro!
Em 1º lugar e ganhando um prêmio de 1.000 reais, pela originalidade e como fantasia do ano, vai para à  "Gelatina de limão".
 
Soa o telefone da empericotolada Fulaninha dos Mondongis Caidusquis:
A Senhorita dos Mondongis está ?
Sim, mas agora está bosteando, responde a governanta.
Ohhh, desculpe e desligam!!!
Dias depois as amigas se encontram: - Ai Fulaninha, tu serás muito fina, mas tua governanta é do pior!!!
Mas porque me dizes isso ?
E que faz uns dias que te liguei e ela me atendeu dando uma resposta que vou te contar: Bzzzz, Bzzzz, Bzzz. Imaginas se te liga teu prometido, acostumado com os serviçais ingleses de sua residência....
Aiii não. Nem digas uma coisa dessas!!!! Chegando em casa, dá uma xingada daquelas na governanta.
E gostaria que quando alguém ligue, e eu esteja no banheiro, você diga que estou em uma reunião!!!
Nesses dias soa o telefone:
- Me comunica com Fulaninha dos Mondongis, por favor ?
Agorinha não dá!!! Acaba de entrar em reunião!
E demorará muito você sabe ?
Pois eu acredito que não, porque já ia se peidando pelo corredor!!!
    
Entra um homem desesperado na farmácia e grita: - Rápido, me dem alguma coisa para diarréia.
O dono da farmácia que era novo, fica nervoso e vacila, passando para o cliente um calmante em vez de um  anti-chuva... - O senhor com tanta pressa toma e vai.
Momentos depois o dono da farmácia se dá conta de que por erro e inexperiência tem lhe dado ao cliente, pastilhas para os nervos.
Horas depois chega o cliente a farmácia e o dono se antecipa, pedindo-lhe mil desculpas, se explicando que era novo no ramo... E lhe pergunta como está sentindo: ?
O cliente lhe responde...cagado, mas tranqüilo!!!

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