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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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JORNAL De REPRESENTAÇÃO comercial sdr - EDIÇÃO Nº 138 - 27.10.2002

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SDR - SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO E VENDAS

MIGUEL PEDRO TERRA VELAZCO

EDITOR DO JORNAL SDR

fone: 51 3019 2817.

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                     " MINUTO DE ENTUSIASMO "
 
No filme "Perfume de Mulher", há uma cena inesquecível, em que um personagem cego, vivido por Al Pacino, tira uma moça para dançar e ela responde: "Não posso, porque meu noivo vai chegar em poucos minutos..."
 
"Mas em um momento se vive uma vida",  responde ele, conduzindo-a num passo de tango. - E esta pequena cena é o momento mais bonito do filme.
 

Algumas pessoas vivem correndo atrás do tempo, mas parece que só alcançam quando morrem enfartados, ou algo assim. Para outros, o tempo demora a passar; ficam ansiosos com o futuro e se esquecem de viver o presente, que é o único tempo que existe.

Tempo todo mundo tem, por igual. Ninguém tem mais nem menos que 24 horas por dia. A diferença é o que cada um faz do seu tempo. - Precisamos saber aproveitar cada momento, porque, como disse John Lennon, "a vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro".

Prof. Gretz
conferencista e consultor, é autor de vários livros, como Vida com Qualidade, A Força do Entusiasmo, É Óbvio e Viabilizando Talentos. - Contatos: Tel. (48) 228-0668, e-mail  talento@gretz.com.brwww.gretz.com.br
 
 
 
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PALESTRA

SUCESSO É SIMPLES, MAS NÃO É FÁCIL - Prof. Dr. Lair Ribeiro

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ARTIGO

VOCÊ FARIA NEGÓCIOS COM VOCÊ MESMO ?

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NOTÍCIAS

RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS - DO 26 AO 29 DE OUTUBRO

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DESIGN

A UM PASSO DA QUALIDADE - Sr. Prof. Luis Renato Robles

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REFLEXÃO

EU TENHO MEDO!

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ARTIGO

PENSE GRANDE - Sr. Prof. Luis Marins

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CURIOSIDADES

VOCÊ SABE QUE QUER DIZER "OK" -

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ADMINISTRANDO SEU TEMPO II - Sr. Prof. L. A. Costacurta Junqueira Inst.

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PALESTRA Nº 002/2002 DO SDR
"Sucesso é Simples,
                     Mas não é facil"
    Dr. Lair Ribeiro 
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" VOCÊ FARIA NEGÓCIOS COM VOCÊ MESMO ? "
Sr. Prof. Ricardo Jordan
 
"Trate os outros como você gostaria de ser tratado." A Regra de Ouro.
 
Prezado Amigo (a),
 
Cansados de lidar com a ingratidão e falta de educação dos clientes, com a falsidade dos colegas de trabalho e com a apatia dos seus chefes, dois vendedores em um grande loja no centro da cidade decidem pedir demissão de seus empregos.
 
Pouco antes de ir embora, os dois vendedores decidem fazer uma experiência. Eles resolvem, apenas por diversão, desdobrar-se para atender todas as pessoas que eles encontrassem durante o último dia no trabalho.
 
Não importasse como uma pessoa olhasse para eles, falasse com eles ou os destratasse, eles surpreendiam as pessoas com a máxima cortesia, atenção e dedicação. Não precisou de muito tempo para que eles se espantassem com uma incrível transformação no ambiente.
 
Os clientes já não pareciam tão ingratos, os seus colegas sorriam para eles, e os seus chefes demonstravam interesse em ajudá-los com os seus problemas.
 
Nesse momento os dois vendedores perceberam a existência da regra que também rege os negócios:
 
"Trate os outros como você gostaria de ser tratado".
  • Você faria negócios com você mesmo ?
  • Você vestiria as calças que você vende ?
  • Você levaria os seus familiares para jantar no seu restaurante ?
  • Os produtos e serviços que você promete e entrega para os seus clientes tem a qualidade dos produtos e serviços que você usaria ?
Você respeita as 5 leis do atendimento ao cliente ?
 
1º - Nunca peça para o cliente ligar para você. Você deve ligar para o cliente.
2º - Nunca se esqueça de quem é o cliente.
3º - Nunca desista de ajudar o cliente. Vá até o chefe do seu chefe se preciso for.
4º - Nunca deixe o cliente esperando muito tempo.
5º - Nunca peça para o cliente falar com outros departamentos da empresa. Resolva o seu problema de uma vez!
 
Existe uma pequena diferença entre as pessoas. Mas essa pequena diferença faz uma grande diferença. Essa pequena diferença chama-se ATITUDE. A grande diferença é se ela vai ser positiva ou negativa.
 
Habilidade é a sua capacidade de fazer coisas. Motivação é o que determina o que você vai fazer. ATITUDE é o que determina a qualidade do que você vai fazer. Toda situação que causa frustração para você são reflexos das suas próprias atitudes. Fique atento!
 
As pessoas não vão fazer negócios com você se você não demonstrar que se importa com elas. "Trate os outros como você gostaria de ser tratado." Nada menos que isso interessa.
 
 
QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim e vocês ?
 
Ricardo Jordão Magalhães
Fundador
ricardom@bizrevolution.com.br
 
 
RESUMO DE NOTÍCIAS
26.10.2002   AO   29.10.2002

 

O "RESUMO DE NOTÍCIAS", é baseado em levantamentos realizados pela equipe do SDR, e apresenta os tópicos mais importantes para que você, fique por dentro dos principais acontecimentos que sua profissão exige. - Este serviço de CLIPPING (resenha de informações), é a metodologia utilizada para assessorar 100% das principais autoridades, desde Presidentes da República, Diretores, Gerências e agora VOCÊ, e queremos que possa estabelecer o vínculo entre os assuntos expostos e suas estratégias, como forma de prestigiar seu TEMPO. - Os endereços abaixo, representam as fontes que diariamente consultamos ou enviam noticias, e são ao  nosso entendimento, as mais fidelignas e neutras, como a seguir:
BRASIL:
EXTRANJEIRO:
 

ECONOMIA

 

A Junta Comercial de SP (Jucesp) está disponibilizando seu cadastro de empresas na Internet. São informações de mais de 1,5 milhão de empresas que serão liberadas pelo site: www.imprensaoficial.com.br/juntadigital. - Para ter acesso aos dados, como nome dos sócios, capital social, endereço, alterações contratuais, registros e outros, o usuário pagará a quantia de R$ 9,00, o mesmo valor cobrado nos balcões da Junta. O pagamento poderá ser feito via cartão de crédito ou boleto bancário.

753 empresas produzem 4 bilhões de litros para um mercado de refrigerantes que produziu um volume total de 11,6 bilhões em 2001.

Entra no ar no dia 22/10/2002 o serviço de atendimento virtual interativo Receita 222. - O contribuinte PF ou PJ poderá consultar e regularizar sua situação cadastral e fiscal junto à Receita. (www.receita.fazenda.gov.br).

A IBM inaugurou ontem (24), em sua sede na Vila Mariana, em São Paulo, o Technical Exploration Center - um centro técnico para a realização de provas de conceito, estudos e simulações de software. - As atividades envolverão programas das marcas Tivoli, Lotus, DB2 e WebSphere, todas da Big Blue. O espaço será dedicado também ao desenvolvimento de novos software e discussão e demonstração em servidores das linhas xSeries, pSeries, iSeries e zSeries.

A partir desta segunda, dia 28, o governo vai fiscalizar as 213 indústrias brasileiras de informática que têm direito aos incentivos da Lei de Informática, para verificar as suspeitas de subfaturamento ou contrabando por parte de algumas destas empresas.
 
Uma liminar do juiz José de Anchieta da Mota e Silva, da 15ª Vara Cível de Belo Horizonte, obriga uma série de bancos e administradoras de cartões a fornecer o serviço de ligações gratuitas 0800 aos clientes. Os réus são as empresas Visa, Diners Club, Bradesco, Unibanco, Itaú, Credicard, Mastercard e ABN Amro. Elas devem ser citadas nesta semana sobre a decisão, que vale somente no Estado de Minas Gerais. - A liminar também impede as instituições de usar prefixos pagos, como o 0300 (que custa 0,27 por minuto) e o 4001 (que tem o preço de uma ligação local mas possibilita o encaminhamento da ligação para Estados diferentes). A pena diária por descumprimento é de R$ 5 mil.
 
A siderúrgica Belgo Mineira, segunda maior fabricante de aços longos do país, acumula lucro líquido de R$ 218,2 milhões de janeiro a setembro deste ano. Os dados preliminares do balanço do terceiro trimestre foram divulgados ontem pela empresa e dizem respeito ao consolidado - siderúrgica controladora e suas empresas controladas. - O lucro de R$ 218,2 milhões é 27% maior que o registrado de janeiro a setembro de 2001, que foi de R$ 171,6 milhões.
 
O entregador de gás bate na porta, entra para fazer a troca de botijão, conversa alguma trivialiadade com a dona-de-casa e de quebra dá um sabonete Phebo de presente. A gigante americana Sara Lee está lançando mão deste tipo de "corpo-a-corpo" com o consumidor para deslanchar as vendas da principal marca de sua divisão Household & Bodycare no Brasil. Misturar gás com sabonete parece esquisito, mas dá resultados, assegura o diretor-geral da divisão, Hanno Ponder.
 
As montadoras conseguiram mais redução de impostos no dia seguinte à eleição presidencial. O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos carros médios cairá mais e a dos populares deixará de subir, ao contrário do estabelecido há três meses. Ganham, ao mesmo tempo, duas frentes de forças, lideradas, respectivamente, por Fiat e Ford, de um lado, que pediam imposto mais baixo para o popular, e General Motors, que, do outro, lutou pela diferença menor entre populares e os demais. Sobrou para o próximo governo fazer as contas da arrecadação. - Por meio de publicação no Diário Oficial, o governo federal anunciou ontem a redução das alíquotas do IPI dos automóveis com motores de 1.0 a 2.0 de 16% para 15% para versões a gasolina e de 14% para 13% para os movidos a álcool. Para os modelos com motor até 1.0, os chamados populares, a alíquota, que voltaria para 10%, será mantida em 9%. As mudanças entram em vigor no próximo dia 1º.

MERCADO

O clima
atípico prejudicou o setor de vestuário neste ano. As coleções de inverno encalharam, levando o setor a fazer liquidações para queimar os estoques nos últimos meses. A temporada de preços baixos, porém, acabou com a alta do dólar. - Os fabricantes estão pressionando por aumentos de 10% até 20%, afirma Gilson Valentin Grazziotin, vice-presidente da Grazziotin, rede gaúcha de lojas de departamento. - As matérias-primas, que são cotadas em dólar, são hoje as principais vilãs da inflação. Os preços do algodão no mercado interno subiram mais de 50% desde junho. As roupas de fibras sintéticas também encareceram na esteira da alta da nafta, um derivado do petróleo. "As vendas em outubro estão um pouco melhores do que setembro, mas o excesso de chuvas nos últimos dias (na região Sul) também não está ajudando a coleção de verão", afirma o executivo da Grazziotin.
 
Com a nova fábrica que a controlada Camargo Corrêa Cimentos (CCC) porá em operação em janeiro, em Ijaci, Sul de Minas, o grupo ficará melhor posicionado no principal mercado do país para disputar aumento em sua fatia de vendas com as concorrentes Cimpor, de Portugal, e Holcim, da Europa. - A meta da empresa, embora não declaradamente revelada, é saltar do quinto para o terceiro lugar no ranking nacional de fabricantes. Esse posto é hoje da Cimpor, com 9,6% - segundo dados de produção de janeiro a agosto divulgados por entidade do setor. Logo atrás está a gigante Holcim, com 8,8%. A Camargo, nesse período, alcançou 8,2%, com vendas de 2,036 milhões de toneladas. No ano, a previsão é atingir 3,1 milhões.
 
Varig formalizou na sexta-feira a renegociação de US$ 118 milhões com os seus principais credores: Unibanco, Petrobras, Infraero, Banco do Brasil, Banespa e GE Motores. O montante representa 13% do total da dívida da empresa, que soma US$ 900 milhões. O objetivo do acordo foi dar fôlego à companhia para que terminasse o ano operando normalmente.

MERCADO EXTERNO


Exportar
é saída para algodão. - Na previsão de safra que acaba de ser anunciada pelo Ministério da Agricultura, a área plantada deve cair entre 2,5% e 5,9%. A produção total (1,2 milhão de toneladas de caroço) sofre menos graças à boa produtividade, se o clima ajudar.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO


Web services
= Algumas vezes também chamados de application services, os Web services permitem que as empresas estabeleçam a comunicação, sem qualquer tipo de interferência – nem mesmo humana – entre sistemas escritos em diferentes linguagens de programação, desenvolvidos por fornecedores distintos e em sistemas operacionais diversos. - Você não precisa se preocupar, é apenas para desenvolvedores de tecnologia de informação, mas é bom que saiba o que vem para simplificar e baratear em todo ponto de vista!!!
 
Policiais e Criminologistas de 34 países deram início na terça-feira a uma reunião de três dias com o objetivo de combater crimes contra crianças, especialmente a pornografia via internet. - Cerca de 85 especialistas participam das discussões, que se seguem a uma série de ações policiais em toda a Europa que prenderam milhares de suspeitos de pedofilia ou usuários de sites de pornografia infantil.
 
A tentativa da indústria fonográfica de acabar com a pirataria de CDs ao comercializar produtos com proteção anticópia pode acabar diminuindo a receita das próprias gravadoras. 82% dos usuários de música disseram que deveriam poder copiar CDs com o objetivo de fazer um backup pessoal.
 
A Nagem inicia a venda do DVD+RW da HP e das mídias de DVD da Verbatim, com o objetivo de atender ao mercado de armazenamento de dados em DVD e CD. De acordo com a distribuidora, a parceria com a HP faz parte das estratégias da fabricante de conquistar até 40% do segmento nacional de DVDs. - O novo produto da HP é compatível com diversos equipamentos do mercado, dispõe de alta velocidade de gravação e grande capacidade de armazenamento, além de qualidade de reprodução e edição otimizadas. - O aparelho da HP custa R$ 2.760, a mídia DVD-R da Verbatim custa R$ 28 e a DVD-RW sai por R$ 52,00.Disposta a incomodar a rival America Online, que lançou recentemente a versão 8 de seu serviço de acesso, líder no mercado norte-americano - a empresa de Bill Gates passa a oferecer serviços de conteúdo da Disney aos usuários do MSN 8, por uma mensalidade de US$ 21,95. O pacote inclui a assinatura da revista Disney Adventures.

Grupos antiguerra anunciaram na quinta-feira que estavam empregando correntes de e-mail e a internet para inundar os membros do Conselho da Segurança da ONU com telefonemas e mensagens de fax como forma de pressioná-los a se opor a uma ação militar contra o Iraque. Estamos enviando dezenas de milhares de mensagens de fax e telefonemas aos diplomatas do conselho, por meio de mensagens postadas na web e listas de e-mail'', disse Medea Benjamin, da Global Exchange, uma organização de defesa dos direitos humanos sediada em São Francisco. Cartão virtual recebido por e-mail ? Especialistas em segurança recomendam que os internautas pensem duas vezes antes de abrir. - Se tentar visualizar o cartão que chega com o assunto “(Recipient) you have an e-card from (sender)”, o internauta pode infestar a caixa de entrada de amigos, familiares e colegas de trabalho, ou seja, de toda a sua lista de endereços no Outlook, com mensagens vindas de sites pornográficos.

A necessidade de reduzir custos internos está levando empresas a substituir a plataforma Windows, da Microsoft, em seus sistemas de informática, pelo sistema Linux. A Líder Táxi Aéreo, maior empresa de aviação executiva da América Latina, já substituiu mais de 35% dos seus sistemas para o ambiente Linux e contabiliza uma economia de R$ 500 mil por ano nos custos com informática.

Apresentando uma média de crescimento de 20,4% ao ano, os investimentos feitos por organizações que desenvolvem textos, vídeos, imagens, áudio e outros dados digitais para a grande rede devem somar US$ 54,4 bilhões, mundialmente, em 2002, segundo a International Data Corporation (IDC). - No estudo chamado "Worldwide Online Content Service Provider Forecast, 2002-2006", a empresa de pesquisas e consultoria revela que tais investimentos somaram US$ 42,8 bilhões, no ano passado, e que devem chegar a US$ 108,1 bilhões, em 2006. - Entre os conteúdos mais visados pelos desenvolvedores na Web, a pesquisa destaca os segmentos de notícias e análises (29,9%), finanças (12,3%), ensino a distância (11.5%) e recursos humanos (8,5%). Outros tipos de conteúdo tomam 37,8% dos investimentos mundiais.

 

TECNOLOGIA CELULAR


A Sharp
revelou uma câmera-fone que permitirá que os usuários tirem fotos digitais como se estivessem mirando a imagem em uma câmera fotográfica convencional. O produto, GX10, terá design em formato de concha e será baseado na rede GSM (Global System for Mobile Communications), com suporte para GPRS (General Packet Radio Service). Essa tecnologia permite maior velocidade na transmissão de dados pelo celular.
 
Um estudo mostra que, hoje em dia, um usuário permanece, em média, 18 meses com o mesmo aparelho celular. Em 2000, essa média era de 16 meses. A maior culpa é das próprias operadoras, que oferecem aparelhos gratuitos ou com ótimos descontos para os usuários na hora da assinatura do serviço - só que esses aparelhos são modelos mais antigos, sem os recursos tecnológicos dos modelos mais novos. - Nos Estados Unidos, de 2000 para 2002, subiu de 18% para 28% o número de usuários que declararam ter ganho o celular quando assinaram o serviço.
 

SALA DAS MISTURAS 


Estudo
aponta que parte do comprometimento dos funcionários com as empresas está ligado à justiça. - Segundo a pesquisa, cerca de 30% dos problemas que atrapalham o comprometimento das pessoas com as empresas estão relacionados à percepção de injustiça. A falta de reconhecimento pelo trabalho, políticas de remuneração, bonificações, promoções e até mesmo as punições são algumas das questões que dão margem para que os funcionários sintam-se prejudicados - o que geralmente leva à desmotivação e, conseqüentemente, à queda de desempenho.
 
Microsoft terá que desembolsar um valor ainda maior que os US$ 300 milhões já planejados para promover a última versão do seu serviço de Internet, MSN 8.0. A gigante recebeu uma intimação judicial do município de Nova York para parar de revestir as calçadas, ruas e outras propriedades públicas da cidade com adesivos de propaganda na forma de borboletas. - Nova York, Chicago e San Francisco já lutaram contra anúncios de campanhas ilegais similares da IBM, Snapple e Nike.
 
LAVANDERIA + BAR  = Abriu hoje em Hamburgo, na Alemanha, uma lavanderia e um bar. É dirigida para estudantes, que podem, enquanto esperam o serviço ser concluido, dançam e bebem - "É uma boate, onde você aproveita para lavar suas roupas".
 
 
 
" A UM PASSO DA QUALIDADE "
Sr. Prof. Luis Renato Robles
DESIGNER
 
Li certa vez uma frase que resume bem qual é o segredo de pessoas e empresas a quais podemos chamar de vitoriosas. Era mais ou menos assim: “Quem faz somente aquilo que lhe é pago, não merece nem o quanto recebe”.
 
Ou seja, não basta simplesmente oferecer produtos e serviços de qualidade, para que realmente se tenha sucesso, é preciso ir um passo além e apresentar um ponto de diferenciação, como um atendimento especial, em que se olhe diretamente nos olhos do cliente ou uma Identidade Visual totalmente inusitada que chame a atenção dos clientes, cativando-os e mantendo-os fiéis a marcas, lojas, sites e produtos.
 
Empresas que se limitam a praticar o marketing da cartilha tradicional, atuam como se estivessem apenas procurando “vender o peixe”.
 
As empresas que estão preocupadas com o seu futuro, prestam muita atenção no presente, não ficam apenas tentando seguir tendências e sim criando tendências.
 
Podemos dizer que elas buscam “vender a experiência de desfrutar de um linguado grelhado com ervas frescas e champignon”. Ou seja, servir um bom peixe, é básico.
 
Para ser único, o restaurante deve proporcionar ao cliente, uma experiência sensorial única e completa, como uma boa apresentação do prato, música, decoração e iluminação agradáveis.
 
As empresas que se estabelecem, são as que encantam os consumidores, proporcionando uma experiência sensorial memorável.
 
O consumidor está cada vez mais exigente e as empresas vencedoras são as que sabem que não basta apenas tentar vender o peixe.
 
Mais de 85% das decisões de compras são realizadas no próprio PDV e as empresas que dão importância a isto e investem no PDV, estão se destacando e através de experiências estéticas, deixando o marketing tradicional para os concorrentes.
 
O almoço estava a seu gosto? Perfeito! O café foi feito agora e está realmente quentinho. Por favor fique com o bule! Gostaria de escolher uma sobremesa? É uma gentileza da casa!!
 
 
Sr. Prof. Luis Renato Robles
DESIGNER
 
37 anos, casado com 2 filhos, é designer, formado em comunicação visual pela UFPr, consultor de identidade estratégica, diretor de criação e também fundador da DATAMAKER DESIGNERS MYY. - Como diretor de criação e atendimento da DATAMAKER, em 15 anos de atividades, é o responsável pelo desenvolvimento de inúmeros projetos nas áreas de Interior design, Design Gráfico e Design de Produto, que garantiram à empresa diversas premiações nacionais no Prêmio Colunistas Promoção Brasil e inclusive um Troféu de Bronze no importante Prêmio OMA oferecido pelo POPAI-USA, recebido em New York em 1995. - Como palestrante tem levado o tema "O DESIGN NAS EMPRESAS" falando a lojistas e empresários de maneira geral, sobre a importância do design no PDV, analisando diversas aplicações práticas do design tanto na rotina das empresas como nos planos estratégicos de marketing. - Luiz Renato Roble é também, editor da ezine DICAS-DESIGN ON LINE, serviço de dicas grátis, com mais de 2000 assinantes, que fala sobre design aplicado ao ponto-de-venda, seja loja, escritório ou consultório. Assine DICAS-DESIGN ON LINE É grátis!
 
 

 
" REFLEXÃO "
" Eu tenho medo "

Estou com Regina Duarte. Eu também tenho medo! Tenho medo de gente que tem medo de gente, como aquele ex-presidente da ditadura militar que tinha horror até do cheiro de povo. Tenho medo especialmente de quem tem medo de gente pobre, preta, de gente que veio de baixo e ousou sair do lugar que lhe estava destinado como um vaticínio.

Tenho medo de quem confunde inteligência com título universitário, saber com conhecimento; esses que estigmatizam como incapazes os que não saíram do próprio ventre. Eles abolem o princípio de igualdade e de indivisibilidade de todos os seres humanos. Portanto, eles acreditam em seres superiores, eleitos por obra divina, e com esse tipo de convicção costumam simpatizar com diferentes modalidades de fascismos, racismos, etc..

Tenho medo de quem tem medo de alternância de poder porque esse medo revela outro, mais assustador, que é o medo mais profundo que eles escondem de uma verdadeira democracia.

Tenho medo de quem demoniza a esquerda, de que tem medo de oposição, de quem acredita em pensamento único, em Deus único. Porque eles se acomodam a toda espécie de intolerância e obscurantismo.

Tenho também medo de uma esquerda com classe, mas sem raça. Mas temo mais ainda uma direita que só governa para os simplesmente de primeira classe.

Tenho medo dos que tentam conspurcar com seu medo a livre expressão daqueles que têm como única arma para mostrar a sua indignação o voto. Graças a esse medo, a história deste país tem sido o de uma ilha de democracia cercada de ditaduras por todos os lados.

Tenho medo de quem tem medo do resultado de eleições livres e democráticas, mas não se apavora diante do fato de que este país, no início do terceiro milênio, mantenha pessoas trabalhando em regime análogo ao de escravidão, entre elas crianças de 4 a 10 anos de idade, como denunciado pela imprensa na última quarta-feira, mais uma entre as inúmeras denúncias que se conhece sobre esse tema que, via de regra, envolve gente que participa de eleições cujo resultado se conhece antes da contagem dos votos.

Tenho medo de quem não se apavora com os 53 milhões de pessoas empobrecidas, das quais 22 milhões vivendo em condições de indigência humana num país cuja economia está entre as dez maiores do mundo e, no entanto, é incapaz de oferecer segurança alimentar ao conjunto de sua população.

Tenho medo de quem tem medo de uma esquerda que, onde exerce o poder, nunca empreendeu nenhuma revolução. Isso significa que a mera defesa de direitos elementares de cidadania às massas excluídas é considerada ainda hoje como no pós-abolição, como rompantes revolucionários por setores de nossas elites.

Tenho medo de quem é capaz de usar o medo para acovardar outros; para domesticar consciências, manter o status quo e inviabilizar a emergência de qualquer alternativa. Que tentam nos convencer de que se esgotou a capacidade humana de criar, sonhar e cultuar a esperança.

Tenho medo dos que preferem o conforto do mal conhecido à ousadia de lutar pela transformação, pela mudança. Quando essa gente se move para garantir que tudo permaneça como está, não tem limites: vale-se do terrorismo político que se assemelha nas práticas e objetivos ao terrorismo criminoso, como o dos traficantes dos morros cariocas.
 
No cerne de ambos, o medo da derrota política para uns, ou da frustração de seus planos de consolidação de um poder paralelo criminoso para outros. Em ambos os casos, a intimidação como arma.

Sempre tive medo do medo. E esse medo do medo sempre me impulsionou a me arriscar para impedir que ele me governasse. Por isso, com prazer, o derrotarei, uma vez mais, no próximo dia 27, em legítima defesa de minha liberdade, sobretudo de sonhar e ousar mudar.
 

Sueli Carneiro é pesquisadora do CNPq e diretora do Geledés -
Instituto da Mulher Negra 
 
Omitimos que nos enviou esta reflexão, mas assumimos toqda e qualquer responsabilidade por ela.
 

 
 
" PENSE GRANDE "
Sr. Prof. Luiz Almeida Marins Filho, Ph.D.


Tenho o hábito de ler biografias de grandes personalidades, sejam elas de políticos, cientistas, religiosos, empresários, esportistas. Acredito que lendo essas biografias podemos aprender a razão do sucesso dessas pessoas. Tenho, igualmente, o hábito de conversar com pessoas de sucesso perguntando a elas qual a razão de terem vencido os desafios da vida.

Em todas as biografias e em todas as conversas tenho encontrado um traço comum a todas essas pessoas: Elas sempre se recusaram a pensar pequeno. Elas, na verdade, pensam grande! Elas se recusam a se enxergar fracassadas. Sempre têm uma visão positiva dos acontecimentos. Conseguem encontrar nas crises, as oportunidades. Elas acreditam nas pessoas. Acreditam nas possibilidades, por mínimas que aparentemente sejam. Elas têm bom humor e sabem rir de si próprias e dos seus erros.

Diferentemente das pessoas fracassadas que pensam pequeno, que só conseguem enxergar a desgraça e o perigo, as pessoas de sucesso parecem ter um verdadeiro entusiasmo pela vida. Elas procuram muito mais "gostar do que fazem" do que viver preocupadas em "fazer o que gostam". Elas são proativas ao invés de reativas. Elas vão à frente do seu tempo, acreditando e fazendo e transformando a realidade por mais adversas que sejam as evidências. Enquanto os fracassados esperam, elas agem. Enquanto os fracassados se desesperam, elas acreditam ainda mais.

Nesta semana, gostaria de sugerir que você também adquirisse o hábito de ler biografias de pessoas de sucesso. Você verá que essas pessoas não são sucesso por acaso. Elas criaram o seu próprio sucesso a partir de uma visão grande do mundo, da vida, de suas profissões. Elas se recusaram a aceitar o fracasso e a pensar pequeno. Após ler essas biografias, faça um exame de consciência e veja como você pensa.

 

Pense grande! Boa Semana. Sucesso!
 

 
" CURIOSIDADES "
 
Quando a NASA iniciou o lançamento de astronautas, descobriram rapidamente que as canetas não funcionariam com gravidade zero°. - Para combater esse problema, os cientistas da NASA, contrataram a companhia Andersen Consulting (agora Accentur), para estudar o resolver o problema. Empregaram anos e 12 milhões de dólares, desenvolvendo uma caneta para essas condições de escrita com gravidade zero° (escrevendo para cima e para abaixo) e debaixo da água, para qualquer superfície, e em qualquer temperatura. - Os Russos utilizaram um lápis!
 
 

 
" ADMINISTRANDO SEU TEMPO II "
Sr. Prof. L. A. Costacurta Junqueira
 
 
Nos últimos anos temos identificado um interesse cada vez maior de nossos clientes em treinar seu corpo de vendas para melhor Administração do Tempo. - Este artigo retrata nossa preocupação em oferecer ao profissional de vendas (não ao Executivo/Gerente) uma série de sugestões para aumento de sua eficiência, através da melhor utilização do seu tempo.
 
Antes de enumerarmos as soluções queremos dar-lhe uma maior consciência do problema tempo e de sua extensão. - Procure fazer a si mesmo as seguintes perguntas:
  • Vivo envolvido numa montanha de tarefas burocráticas ?
  • Passo mais tempo no escritório do que com o cliente ?
  • Os critérios que uso para determinar os clientes a serem visitados tem mais relação com amizade pessoal, proximidade geográfica etc do que com o retorno real e potencial que esse cliente pode trazer ?
  • Durante as visitas a clientes estou unicamente preocupado com atividade de manutenção do cliente, em vez de também me preocupar com a abertura de novas frentes, novos produtos com aquele cliente etc. ?
A resposta afirmativa a qualquer uma das questões anteriores é um seguro indicador que você tem problemas na Administração do seu Tempo. -
 
Vamos agora enumerar algumas sugestões para resolver esse problema:
  • ELIMINE A "VISITA INESPERADA" PARA SEMPRE
    O visitante inesperado é um dos maiores transtornos para um executivo ou empresário. Você pode gerar má vontade do cliente se desejar vender-lhe alguma coisa! Uma alternativa para o cliente que se recusa em recebê-lo: marque a entrevista com 3, 4 meses de antecedência; não há como ele recusar essa entrevista, pois ninguém no Brasil se programa com tanta antecedência.
  • CONFIRME AS VISITAS POR TELEFONE
    Uma ligação telefônica pode economizar uma viagem infrutífera, quando um motivo inesperado forçar a mudança de planos do seu cliente. Ao chegar, se não puder ser atendido de imediato, dê à secretária uma idéia de quanto tempo poderá esperar em função de seus futuros compromissos. Este tempo de espera deve ser fixado por você, previamente, em função da prioridade do cliente e do assunto.
  • DÊ AO SEU CLIENTE UMA ESTIMATIVA DA DURAÇÃO DA ENTREVISTA
    Mantenha-se atento à sua estimativa (início e término). Planeje sua apresentação cuidadosamente para Ter certeza de que usará eficientemente seu limitado tempo.
  • APROVEITE BEM SEU TEMPO DE VIAGEM/DESLOCAMENTO
    Os profissionais de venda gastam muito tempo se deslocando de um lugar para outro; esse tempo não deve ser desperdiçado. Existe uma série de atividades que podem ser desenvolvidas enquanto você viaja de carro, trem ou avião. Enquanto espera, planeje seu dia seguinte, leia um bom livro técnico, procure pensar nas possíveis contra-argumentações de seu próximo cliente, reveja o planejamento da próxima semana etc.
  • PLANEJE O SEU TEMPO PARA QUANDO O CLIENTE DESPERDIÇAR O DELE
    Nada é mais frustrante do que você "estar tocando o seu bonde" enquanto o cliente está preocupado com um chamada, visita ou emergência. Você poderá evitar essa situação se colocar em prática as idéias anteriores ou tentar encontrar-se com seu cliente fora do local de trabalho dele – onde as interrupções sejam as menores possíveis. Se essas ocorrerem, procure dispor de atividades que possam ser desenvolvidas durante essas interrupções, usando o tempo produtivamente. Rever apontamentos é uma atividade a ser desenvolvida enquanto espera; rascunhar pequenas cartas; planejar a entrevista com o próximo cliente etc. Se Você notar que a interrupção será muito longa talvez seja o caso de voltar numa outra ocasião, ou procurar falar com o substituto.
  • RESPEITE O TEMPO DO SEU CLIENTE
    O cliente o respeitará mais e, portanto, prestará mais atenção à suas propostas, se você preparar convenientemente e não demorar demais em sua visita. Para seus clientes prioritários procure determinar agendas prévias para reunião, datas e prazos para cumprimento de obrigações de ambas as partes.
  • FALE COM QUEM TOMA DECISÃO
    Se possível, procure entrevistar-se com a pessoa que toma as decisões em cada empresa. Se você assim o fizer, não perderá tempo esperando que uma terceira parte entre no circuito decisório. - Resista à tentação de visitar clientes amigos em vez daqueles que podem aumentar suas vendas. Uns poucos minutos com um novo cliente podem lhe render mais do que um encontro descontraído e relaxado com um cliente amigo. Lembre-se do Princípio de Pareto "20% de suas ações são responsáveis por 80% dos resultados que você "produz". Concentre suas visitas nos "clientes 20%".
  • DESENVOLVA HÁBITOS SAUDÁVEIS DE VENDA
    Escreva as frases abaixo num cartão eleve-o com você:
    Faça sempre uma relação de objetivos e atividades;
    Diariamente elabore um plano de ação, definindo as prioridades do dia;
    Defina as prioridades em função dos "resultados" esperados de cada objetivo e/ou atividade;
    Trabalhe em função dessa prioridades, iniciando o dia pelo assunto mais importante;
    Reveja diariamente seu plano de ação (previsto x realizado)
    Faça tudo isso agora, não deixe para amanhã.
  • QUANDO POSSÍVEL, PROCURE FAZER COM QUE O CLIENTE O VISITE. AS VANTAGENS SÃO INÚMERAS. VOCÊ POUPA TEMPO, PODE MOSTRAR AO CLIENTE COMO "FUNCIONA" SUA ORGANIZAÇÃO, FAZER DEMONSTRAÇÕES DE SEUS PRODUTOS ETC. COMO FOI VOCÊ QUEM MARCOU A ENTREVISTA SEMPRE TERÁ MAIS CONTROLE SOBRE SEU INÍCIO E TÉRMINO.
  • TRATE DO MESMO ASSUNTO COM VÁRIOS CLIENTES, AO MESMO TEMPO.
    Se o mesmo assunto precisar ser divulgado ou analisado com vários clientes, procure promover uma reunião (em vez de visitas individual). Haverá menos problemas de comunicação no que você divulgar, sinergia entre seus clientes, intercâmbio de informações etc.
  • DIVULGUE O MATERIAL SOBRE ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
    Ao se encontrar com clientes, colegas, fale sobre o assunto Administração do Tempo, dê a eles cópia do material que possui, mencione as soluções que "você" encontrou, enfatize os resultados que "você" conseguiu, as dificuldades que superou.
  • IDENTIFIQUE OS MELHORES DIAS PARA CONTATOS COMERCIAIS
    Respeitando a prioridade de cada assunto procure identificar os melhores dias e horários para seus contatos comerciais. É sabido que, em geral, as 2ª s e 6ª s feiras são dias em que as pessoas estão mais ocupadas; as pesquisas mostram também que a parte da manhã é menos congestionada que da tarde.
  • PROCURE AJUDAR O CLIENTE A MELHOR PROGRAMAR O TEMPO DELE (E O SEU). EIS ALGUMAS IDÉIAS: - Defina previamente ambas as agendas e o tempo de duração da entrevista (ambos terão mais tempo para se preparar).
 
Incentive-o a ir colocando por escrito tudo o que tem para tratar com você utilizando para isto uma agenda ou similar. Isto evitará novas idas e vindas, de sua parte.
 
Sugira a ele que a ordem de análise dos assuntos seja do mais importante para o menos importante.
 
Dê a seu cliente uma idéia dos seu próximos compromissos (embora garantindo que ele terá o máximo possível do seu tempo). Isto poderá ajudar na otimização do período de contato.
 
Caso tenha que desmarcar qualquer contato, faça-o com a maior antecedência possível. Isto fará com que seu cliente proceda do mesmo modo com você.
 
Defina com seu cliente um período em que você será mais facilmente encontrado no escritório; peça-lhe para concentrar os contatos nesse período.
 
Ao final de cada contato faça um resumo dos assuntos tratados e, especialmente, dos prazos combinados.
 
Sucesso gera sucesso. A medida que você se conscientizar dos benefícios advindos do controle do tempo. Você se tornará mais e mais convencido da necessidade de pôr em prática as técnicas de administração do tempo. Por quê? Porque elas funcionam! À medida que você começa a viver de acordo com o lema "tempo é dinheiro", nunca mais se satisfará com uma vida sem planejamento.
 
Cada momento tem seu valor, quer financeiro quer não financeiro. - Lembre-se que o tempo mal utilizado implica em vários tipos de custos:
  • O custo de sua hora como profissional, diretamente proporcional ao seu salário;
  • O custo do que você deixou de fazer durante aquele período
  • O custo psicológico decorrente de não estar conseguindo desenvolver o que planejou.
Gostou do artigo? Por que não tirar cópias dele e distribuí-las a seus companheiros e, eventualmente, a seus clientes
 
SR. PROF. L A COSTACURTA JUNQUEIRA
VICE PRESIDENTE DO INSTITUTO MVC
 
MVC - Instituto Vianna Costacurta Estratégia e Humanismo. Administrador pela FGV. Coordenador dos projetos de Educação Corporativa e Consultoria em Desenvolvimento de Talentos Humanos. Seminários e Palestras nos EUA, Portugal, Uruguai, Aruba e Paraguai. Autor dos livros Negociação: Tecnologia e Comportamento (27ª Edição – 180.000 exemplares), Sr. Presidente: A Culpa é Sua: Desenvolvendo Talentos Humanos (4ª Edição), Administração do Tempo: Um programa de Autodesenvolvimento (7ª edição), Tempo do Executivo: Problemas e Soluções (8ª edição). Co-autor, com Eunice Mendes, dos livros Falar em Público: Prazer ou Ameaça? – (4ª edição) e Comunicação Sem Medo (5ª Edição). Co-autor com Marco Aurélio Vianna em Gerente Total: Administrando com Eficácia a Empresa do Século XXI, (5ª edição). Seu livro mais recente é Cada Empresa Tem o Consultor que Merece – Como Otimizar as Relações entre Clientes e Consultores (co-autoria Célia Marchioni)
 
 

 
" Piadas, Testes e Malvadezas "
 
 
Na praia, o amigo comenta: Tché fulano, pareces uma águia!!!
Pelo forte que eu sou, pelo perfil que tenho, pelo meu olhar ?
Não fulano, pelas unhas dos pés que estão pretas e dando a volta nos dedos...
 
A mulher depois de estacionar pergunta ?
Meu bem.. Fiquei muito separada do meio fio ?
E o marido... De qual dos dois ?
 
Tinha uma mulher que dava ao seu marido, comida para cachorros. Seus vizinhos a criticavam sempre por isso, dizendo que ia matar o cara, que não podia.
Um dia o marido morre e os vizinhos vão para cima dela, botando a culpa pela morte do marido.
Não. Não. ele não morreu pela comida de cachorro, o que aconteceu foi que tentou lamber  bunda e quebrou o pescoço.
 
Um cara comenta pro do lado num casamento - Já viu que noiva mais feia essa aí ?
Desculpe, mas não lhe permito que se expresse assim!!! E minha filha!!!
Aiii. Desculpe, não sabia que era o Pai...
Não sou o Pai. Sou a Mãe!!!
 
Padre, cometi o pecado da carne...
Isso é grave meu filho.
O Pior que todas eram mulheres casadas...
Isso é grave meu filho.
Além, a maioria eram atrizes, modelos...
Isso é grave meu filho.
E as vezes com mais de uma por dia...
Bom filho, tu veio te confessar ou a dar-me inveja
 
Uma viúva tinha um louro como companhia, mas não podia sair de casa porque ele fazia desastres e ela não tinha jaula para deixar ele preso. Precisando ir no banco a acertar suas contas, pensa onde iria a deixar o lourinho, por vinte minutos no máximo. Já sei pensa, vou deixar ele no congelador da geladeira. A viuvinha voltou uma hora depois, e chega correndo ao congelador. Quando abre, vê um cubão de gelo, como o lourinho dentro. Para esquenta-lo rapidinho, o bota no forno, e nisso soa o telefone. A viuvinha meta tagarelar com a amiga e sente um tufo de penas queimadas... La foi ela a abrir o forno e vé o pobre bicho totalmente preto, de olhos fechados e soltando fumaça por todos lados. Já sei pensa, vou coloca-lo no congelador de novo, e quando vai botar, o lourinho abre os olhos e diz: - Tempo louco né Tia ?
 
POR FAVOR!!! SE FOR SUSCEPTÍVEL NÃO LEIA!!!
A senhora vai ao Médico com a filha, para que examine esta última, porque estava sentindo dores em sua parte íntima. - O Dr. a examina cuidadosamente e depois de alguns minutos, da seu informe a senhora: - O problema e que filha tem o clit... como a tampinha de uma caneta Bic!!!
Como Doutor.... Azul ?
Não Senhora....todo mordido!!!

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