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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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JORNAL De REPRESENTAÇÃO comercial sdr - EDIÇÃO Nº 139 - 11.11.2002

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SDR - SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO E VENDAS

MIGUEL PEDRO TERRA VELAZCO

EDITOR DO JORNAL SDR

fone: 51 3019 2817.

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" QUEBRA TUDO "
 
"Mais do que ajudar é preciso dar a mão"
 
Mais do que considerar, é preciso Escutar
Mais do que ter uma idéia é preciso Sonhar
Mais do que pensar é preciso Imaginar
Mais do que entender é preciso Enxergar
Mais do que moderar é preciso Tranquilizar
Mais do que produzir é preciso Criar.
 
Mas será que é só isso ? Então porque é fácil encontrar pessoas simples sem formação e educação dando tudo de si em determinados trabalhos e projetos ? Onde está a diferença ?
 
Na definição do propósito do trabalho pelo seu Líder. Todos os trabalhos e projetos devem ter um forte propósito para suportá-los. Sem ele, as pessoas não apenas estarão desmotivadas, mas perdidas.
 
Os líderes que conseguem extrair o máximo dos seus comandados são aqueles que conseguem dar um "verdadeiro" sentido ao trabalho realizado. Por exemplo: "Nós não vendemos apenas "carros". Nós vendemos verdadeiros "facilitadores" da vida moderna, que aproximam as pessoas, e as levam a lugares que elas nunca estiveram.
 
Pense sobre a sua própria missão de vida. As pessoas ao seu redor a conhecem ? Qual a principal mensagem que você transmite em palavras e ações no seu dia-a-dia? Lembre-se sempre "Se a sua missão não se basear em algo definido, você irá cair por qualquer coisa". Como você pode ter pessoas andando na mesma direção que você, se elas não sabem que direção você está indo ?
 
As pessoas não querem se comprometer, as pessoas querem dar seu Coração. As pessoas não querem limites, as pessoas querem ultrapassar Fronteiras.
 
É extremamente importante que o Líder em qualquer organização empresarial comunique diariamente a missão da empresa. A diferença entre o sucesso e a mediocridade de uma empresa está ligada a capacidade de seus líderes conseguir inspirar as pessoas a extrair o melhor de si.
 
Ao fazê-lo, você tem a chance de entender porquê a sua empresa está crescendo ou não no mercado.

 
 

 
 
 
 
 

 
As Cartas da Semana:
 
Recebemos semanalmente, 200 assinaturas e pedidos de CD's, e 100 delas vem com cartas. Gostariamos de publicar todas elas, para lhes mostrar nossa alegria, por ter cada um de vocês como leitoras/es e usuarias/os.  - Mas, e os artigos, as matérias, as Piadas, as Reflexões ? Então vamos fazer assim, as primeiras dez cartas serão publicadas e representarão todos os demais, que cheguem na semana ? Tá bom assim ? Todos conformes, felizes ?. - O maior abraço do Oiapoque ao Chuí, e de Manaus a Vitória,  para todos vocês, com todo o carinho de sua equipe do SDR...
 
ARLINDO DE SOUSA
SOU REPRESENTANTE COMERCIAL, E SUAS DICAS SÃO MUITO IMPORTANTES PARA MIM.
JA RECEBI VOSSO CD, ESTOU FAZENDO UMA ANÁLISE E LOGO DAREI NOTÍCIAS.
ARLINDO DE SOUSA
 
ELOÁ DE ABREU OLIVEIRA - CONTINUEM MARAVILHOSOS!
 
Giselle
FORAM POUCAS AS VEZES QUE TIVE A OPORTUNIDADE DE LER O JORNAL POIS NÃO VINHA NO MEU E-MAIL, PORÉM GOSTEI E ME INTERESSEI TODAS AS VEZES QUE LI. TRABALHO NUM DEPARTAMENTO COMERCIAL E CURSO O 1º ANO DE ADM. COM HABILITAÇÃO EM COMÉRCIO EXTERIOR, E QUANTO MAIS INFORMADA MELHOR.
PARABÉNS PELO TRABALHO DE VOCÊS.......
 
VIVIANE
CONHECI O TRABALHO DE VCS HÁ POUCO TEMPO,MAS ESTOU APAIXONADA PELO TRABALHO DE VCS.
TENHO 17 ANOS E TENHO CERTEZA QUE VCS PODEM ME AJUDAR A CRESCER PESSOAL E PROFISSIONALMENTE TAMBEM.
OBRG.VIVIANE/CAMPINAS(SP)
 
GILMAR RODRIGUES DOS SANTOS
ESTE É UM ÓTIMO CAMINHO PARA PESSOAS QUE NÃO TIVERAM OPORTUNIDADES, PODER FAZER UMA ANÁLISE DE FORMA QUE POSSA DAR UM NOVO CAMINHO PARA SUAS CONQUISTAS E ASSIM ATRAVÉS DESTE ENSINO, CONQUISTAR NOVOS ESPAÇOS PARA SUA VIDA.
 
MICHIKO WADA ANDO
AS DICAS QUE VENHO RECEBENDO TÊM SIDO MUITO ÚTEIS. AGRADEÇO POR ISSO
 
TANIA
É UMA DAS MELHORES FONTES DE INFORMAÇÕES, VOCÊS DO SDR ESTÃO DE PARABÉNS.
 
CARLOS CÉSAR FERREIRA FREITAS
ACHEI IMPORTANTÍSSIMO AS MATÉRIAS PELO SEU TEOR EDUCATIVO.
 
JOSE MARIA DE PAULA DA CONCEIÇÃO - MARAVILHOSO O SITE!!!!
 
ELISA ANTUNES  - VCS SÃO D+! BEIJOS.
 
TEODORO SILVA REP.COM.LTDA. - GOSTAIRA DE RECEBER DICAS SEMANAIS PARA  APRIMORAR MAIS MEUS CONHECIMENTOS E ME AJUDANDO A TRABALHAR COM OS CLIENTES.
 
LUCIANO BACH - SOU VENDEDOR DA GILLETTE DO BRASIL EM CURITIBA E ATÉ ENTAO RECEBIA O INFORMATIVO ATRAVÉS DE OUTRAS PESSOAS. AGORA QUE RECEBI O CADASTRO, NAO PENSEI DUAS VEZES. OBRIGADO A VOCÊS PELA QUALIDADE DO MATERIAL. SUCESSO A TODOS.
 
ANTONIO CRAVINHOS P SILVA JR - RECEBI DE  UM AMIGO COMO RETRANSMISSÃO. GOSTEI DA APRESENTAÇÃO E DOS ASSUNTOS - GOSTARIA DE RECEBER DIRETAMENTE EM MEU E-EMAIL - GRATO
 
PROF. KAUÊ DE SOUZA MARTINS - PARABÉNS PELO JORNAL MARAVILHOSO. SINTO-ME HONRADO EM RECEBER ESTE JORNAL.
FRATERNALMENTE,
PROF. KAUÊ DE SOUZA MARTINS
CAMPOS DOS GOYTACZES/RJ
 
ELBA FERREIRA LIMA ALBUQUERQUE
CONSULTO O JORNAL DO SDR, ATRAVÉS DO CORREIO ELETRÔNICO DO MEU ESPOSO QUE O ENCAMINHA PARA MIM. GOSTARIA DE RECEBER DIRETAMENTE DE VOCÊS, POIS O ACHO MUITO VALIOSO E MUITO PROVEITOSO.
ABRAÇOS,
ELBA ALBUQUERQUE
 
FAUZE IBRAHIM SEIFEDINE
ESTOU ANSIOSO EM RECEBER DICAS DO SDR. - GRATO
 
Valeu a todos. Vocês são maravilhosos em nos dar esta oportunidade, e queremos que sempre, nossa humilde contribuição os motive, enriqueça e ilumine no dia a dia, porque essa é nossa recompensa.
 
Equipe do SDR - Super feliz
 

 
" ENTENDAMOS A FESTA DO RAMADAN "
Equipe do SDR
 
De todas as festas, duas foram expressamente indicadas pelo Profeta MAOMÉ para serem celebradas: - Id al-Fitr (Festa do final do Ramadan - que é a mais importante); - Id al-Adha (festa do sacrificio)

Se toda festa já supõe uma ruptura da normalidade e uma certa inversão das formas habituais de conduta, isso se personifica de maneira especial no nono mês do calendário Muçulmano, o mês do Jejum ou Ramadan, obrigatório para todo Muçulmano (homem ou mulher), em que se comemora a primeira revelação de Alá (Deus) a Maomé (Profeta), posteriormente transcrita ao Corão (livro Sagrado).

O início do Ramadan é decidido por observadores designados pelos organismos religiosos de cada País, que situados em um lugar elevado, irão sondar visualmente o horizonte, sem nenhuma ajuda mecânica, ótica ou cálculo matemático, até vislumbrar o primeiro fio de luz da lua crescente, que indicará ,que no dia seguinte  começa a festa religiosa.

Mesmo que na teoria, o início do Ramadan se decide ao mesmo tempo para toda a comunidade muçulmana, (o anterior foi 17 de novembro de 2001), a extensão geográfica das comunidades islâmicas, torna impossível unificar as observações, de tal maneira que o Ramadan se inicia de maneira escalonada, por regiões geográficas.

No caso de que, as condições impeçam ver o horizonte e o nascimento da lua com suficiente claridade, o Ramadan se iniciará dois dias mais tarde, do que estava previsto.

Durante esse mês, todos os que tenham chegado à puberdade, terão de se abster de comer, beber, fumar, usar perfumes e manter relações sexuais durante as horas diurnas, ou seja desde que saia o sol até que se põe, que é quando começa um novo dia.

Para os Muçulmanos, os dias começam a ser contado depois do pôr do sol, "quando já não é possível distinguir uma linha branca de uma preta", e não a meia-noite, como o  faz quem segue o calendário cristão ocidental.

Como o Ramadan segue o calendário lunar, ano após ano se desloca por diferentes estações, motivo pelo qual a observação do ritual, pode resultar penosa durante o verão, e onde os devotos Muçulmanos valorizam e muito, o entretenimento que proporciona como disciplina espiritual e como triunfo da mente sobre a matéria.

Possivelmente daqui deriva sua força e manutenção, pese as duras condições que dominam as horas diurnas, já que estas ficam compensadas pelas expectativas e realidades das noites.

Nas cidades e povos Islâmicos, enfeitam-se as ruas, as pessoas se visitam e se dão presentes, as crianças cantam de porta em porta, se preparam comidas e bebidas extraordinárias, e quem pode faz amor, ao menos na célebre "Lailat Al Qadr" ou "Noite do destino", o 27 de Ramadan, que também se dedica a ler o Corão (Livro Sagrado) e a orar, segundo nos diz a "sura 97": 

A noite do destino é muito melhor  que mil meses! Nesta  noite baixam os anjos do Céu; e o espirito (o arcanjo GIBRIL/Gabriel), com a permisão do Senhor, com os decretos de ALÁ (DEUS) para cada coisa. Noite de paz, que dura até o raiar do alvorecer". (97:3-5)

A tradição sustenta que essa noite é quando se fixa o curso dos acontecimentos do ano que começa, e a partir de então e até o próximo Ramadan.
 
 
Equipe habib do SDR
 
 

 
" CURIOSIDADES E CLIQUES ".
 
Sabiam que:
  • 2   % das vendas são efetivadas no 1º contato.
  • 3   % das vendas são efetivadas no 2º contato
  • 5   % das vendas são efetivadas no 3º contato
  • 10 % das vendas são efetivadas no 4º contato
  • 80 % das vendas são efetivadas entre o 5º e 8º contato.
 
Sabem quantas vezes escutamos ou vemos propaganda da Pepsi ou Coca por dia ?
No mínimo uma dúzia de vezes.
Por que ?
Para manter a Pepsi e a Coca na sua mente o mais freqüentemente possível, de tal maneira que muito seguramente, se verá inclinado a desejá-la e portanto comprá-la.
Eles querem que você pense em Pepsi ou Coca, o mais freqüente como humanamente possível.
 
 
30% dos Profissionais de marketing afirmam que suas empresas não realizam estudos de mercado.
44% realizam entre um e 3 estudos anuais.
04%  realizam entre 3 e 6 estudos.
15% superam os 6 estudos de mercado, obtendo uma realidade de aplicações.
 
Reuniões com você mesmo.
Em média um executivo gasta 6 semanas por ano procurando por coisas em meio a seus papéis de trabalho. DICA: separe 1 hora do seu tempo 1 vez por semana para limpar o seu mailbox. Não tenha medo de marcar reuniões com você mesmo.
Sr. Prof. Ricardo Jordão
 
O quanto vale um programa de fidelidade ?
Estudos recentes realizados nos EUA pela Bain & Company mostram que: Na Indústria de Seguros, o aumento de 5% no número de clientes frequentes, aumenta seus lucros em 60%; Na indústria financeira, o aumento de 4% no número de clientes frequentes, eleva os lucros em 40%. E como diz Peter Drucker "O número centro de lucro da sua empresa é o seu cliente".
Sr. Prof. Ricardo Jordão 
 
Fazendo a venda com foco no cliente.
A maioria dos vendedores tem o costume de olhar a relação Comprador/Vendedor com seus próprios olhos, se esqueçendo de olhar essa relação com os olhos do Comprador. - Em um ambiente onde o Comprador está cada vez mais inteligente e conhecedor dos produtos que compra, o Vendedor não conseguirá mais "vender" produtos. - Em seu lugar, o Vendedor de Sucesso será aquele que fornecer informações e recomendações de compra, se antecipar a problemas e oferecer soluções, pensar no processo de compra como uma relação a longo prazo, e estiver pronto para prestar assistência ao longo do caminho. Foco no Cliente. SEMPRE.
Sr. Prof. Ricardo Jordão
 
A dor é momentánea e dificilmente lembrada, mas o feito é eterno e para sempre lembrado!!!
 

 
 
" Um bom Vendedor vende até Geladeira para Esquimó ? "
Sr. Prof. Sérgio Almeida
 
 Responda, rapidamente, o que é mais importante: conquistar ou manter o cliente? "Os dois" não vale como resposta. Desça do muro e escolha uma entre as duas alternativas: "conquistar" ou "manter" ?

Se a pergunta fosse feita conjugando o verbo no passado, ou seja, "o que era mais importante"e não o que "é" mais importante", sem dúvida, a resposta correta seria "conquistar". Assim foi, durante os últimos 50 anos. A ênfase da prática do marketing era uma só: conquistar novos clientes. Daí nasceu, cresceu e se desenvolveu o chamado marketing de emboscada. Marketing esse que tinha como objetivo atrair o cliente/consumidor, ou melhor, "a próxima vítima". 

Uma vez conquistado, pronto, o "peixe estava na rede", missão cumprida. No bojo do marketing de emboscada, cresceu a propaganda -também de emboscada-, que funcionava como a "isca" para atração dos clientes. E, no exercício de sua função, a propaganda usou e abusou do "exagero", da mentira, da falsa promessa, da venda da idéia de um produto/serviço fantasioso, sem nenhuma sustentação real.

Muito bem, a "farra do boi" acabou. Esse tempo não existe mais. Não basta mais atrair o cliente, tem de mantê-lo. E quem quer manter clientes não pode mais fazer marketing, nem propaganda, de emboscada. Neste novo cenário, é urgente a revisão de postura dos profissionais de marketing, propaganda e vendas. 

Antes, quando a única preocupação era "atrair" e vender, permitia-se o luxo de enganar o cliente e, ainda assim, se dar bem, uma vez que esse cliente não tinha muita alternativa ou, em alguns casos, nenhuma. Essa época está morta.

O mercado atual caracteriza-se por uma altíssima competição. Nesse novo cenário, sobram fornecedores e escasseiam clientes. Quem tem seus clientes que os segure, trate de mantê-los, pois tem gavião (concorrentes) querendo morder um pedaço de seu "mercado".

Evidente que conquistar e vender para clientes recém-conquistados continua sendo uma ação importantíssima (onde a propaganda permanece como um instrumento vital, indispensável). Entretanto, isso não é mais suficiente, é preciso ir além, é preciso ter uma preocupação e uma ação estratégica e operacional, com o objetivo de manter os clientes. E, para isso é preciso, antes de tudo, cultivar um relacionamento especial com eles. 
Acabou a época da transação, vivemos na era da relação. 

A transação com o cliente acaba na venda, na emissão da nota fiscal. A relação, ao contrário, começa aí e continua no pós-venda. Na capacidade de se relacionar, de se criar um "cordão umbilical" invisível de relacionamento -que mantenha o cliente vinculado a você e à sua empresa- é onde reside a possibilidade de sucesso de um profissional de vendas, hoje. Isso muda tudo, sai-se do foco da "transação" para o foco da "relação" com o cliente.

Nenhum profissional de vendas poderá ter sucesso a longo e médio prazos, se não cultivar um excelente relacionamento com o cliente. Um relacionamento capaz de agregar valor ao cliente, de forma crescente. É preciso ter muito claro que, para desenvolver esse "relacionamento especial" com o cliente, algumas premissas são indispensáveis, tais como: ética, transparência, ganha-ganha e compromisso com o sucesso (ou resultados) do cliente.

A ética hoje, indiscutivelmente, tende a balizar o mundo dos negócios. Outra constatação é que "não há mais ninguém bobo", pelo menos, por muito tempo. Sendo assim, a "transparência" é necessária. Enfim, é inteligente fazer, na medida do possível, um "jogo aberto", franco, sincero. Afinal, até quando um negócio, que não seja bom para todos os envolvidos, pode durar? Evidentemente, até a primeira oportunidade que o cliente tenha de jogar o "esperto" fornecedor para "escanteio". Portanto, uma relação ganha-ganha é indispensável, é requisito básico para que o cliente retorne para fazer negócios. 

Nesta virada de século, resgata-se a axiologia (estudo dos valores) como importante e necessária ciência. As relações comerciais não escapam a esse movimento (pelo menos, a relação cliente-fornecedor). Sendo assim, a "lei de Gerson", que antes era símbolo de "esperteza", de eficiência, hoje representa uma atitude "burra"(desculpe-me a franqueza, dura e mal-criada, entretanto, não encontro outro termo para designar esses vendedores ex-espertos, que insistem em enganar o cliente). 

Na verdade, pouquíssimos negócios, hoje, dão-se ao luxo de ter clientes "descartáveis". Na maioria, é preciso que o cliente volte várias outras vezes para fazer negócios. 

E, finalmente, uma outra premissa mais à vanguarda, de suma importância, é o compromisso com o cliente. Compromisso com o resultado, com o sucesso do cliente. Quem tem compromisso com o cliente, ao vender checa: c produto que você vende é adequado ao cliente? Será subutilizado? Atende os reais interesses do cliente? É o que o cliente quer ou precisa? Se você não estiver "nem aí" para estas questões, e essa acostumado a jogar aquela "lábia de malandro", e vende, ou "empurra" tudo a todos, de qualquer maneira ...cuidado! Os tempos são outros.

Práticas e "truques", "artifícios", "artimanhas" e "espertezas" não colam mais. Não há mais cliente bobo. Vender produtos BO (bons para otários) é um tremendo risco para a imagem de um profissional de vendas, de uma empresa. O mercado mudou, e se, ainda assim, você insiste em vender "geladeira para esquimó", reflita sobre uma certeza e uma dúvida:

A certeza: você não tem futuro como vendedor. 
A dúvida: o tempo de sua sobrevida no mercado, isso depende do nível de competitividade do setor que você esteja atuando. 

Portanto, cuidado!, em vez de geladeira, aproveite e venda um bom aquecedor para os esquimós, assim todos ganham e você evita entrar numa "fria". A propósito, você sabia que existem 38 designações diferentes para neve, segundo o esquimó? Pois é, antes de abordar o cliente prospect esquimó, tente conhecê-lo, para não fazer besteira, mesmo que bem-intencionado. Afinal, o inferno está cheio de gente bem-intencionada. O cliente não tolera mais "engodos"; diante de tantas opções, o mercado não perdoa, mata!
Sr. Prof. Sérgio Almeida

 Considerado um dos mais demandados conferencistas do Brasil, na área empresarial, e o principal nos temas: "Clientes", "Atendimento", "Qualidade em Serviços" (Revista RH em Síntese, nov/96). Empresário, consultor e autor. Diretor da Sérgio Almeida Consultoria. Pós-graduado em Administração, com formação em Engenharia e Economia. Examinador do "Prêmio Nacional da Qualidade - 1993". Autor de oito livros, entre os quais os best-sellers "Cliente, nunca mais", "Cliente, eu não vivo sem você" e "Ah! eu não acredito", e do vídeo-business "Cliente Encantado", pela Commit. Criador dos métodos DMV© (Planejamento e Gestão do Encantamento do Cliente) e ENCI© (Satisfação do Cliente Interno) e dos neologismos Cliente Encantado, Clientologia e MiKroMarketing (marketing do contato).

 
 

RESUMO DE NOTÍCIAS

29.10.2002   AO   01.11.2002


O "RESUMO DE NOTÍCIAS", é baseado em levantamentos realizados pela equipe do SDR, e apresenta os tópicos mais importantes para que você, fique por dentro dos principais acontecimentos que sua profissão exige. - Este serviço de CLIPPING (resenha de informações), é a metodologia utilizada para assessorar 100% das principais autoridades, desde Presidentes da República, Diretores, Gerências e agora VOCÊ, e queremos que possa estabelecer o vínculo entre os assuntos expostos e suas estratégias, como forma de prestigiar seu TEMPO. - Os endereços abaixo, representam as fontes que diariamente consultamos ou enviam noticias, e são ao nosso entendimento, as mais fidedignas e neutras, como a seguir: 
BRASIL:
www.idg.com.br www.novae.com.br www.varejo21.com.br www.valoronline.com.br www.reuter.com.br www.ibge.com.br www.bluebus.com.br www.infoexame.com.br www.datafolha.com.br www.cnn.com.br www.forummundialsocial.org.br www.fgv.br www.altavista.com.br www.missaocrianca.org.br www.folha.uol.com.br www.intermanagers.com.br www.infoguerra.com.br www.portoalegre2003.org www.google.com.br www.computerworld.com.br www.cpovo.net www.relatorioalfa.com.br www.brasilbrasileiro.pro.br   www.cvv.com.br 
EXTRANJEIRO:
www.asociedadedigital.org www.winred.com www.digitalmarketing.com.uy www.asesor21.com www.ute.edu.ec www.alfa-redi.org/soh/ www.dominiuris.com www.montevideo.com.uy/idi2001 www.cyberbanking-law.de www.kriptopolis.com www.delitosinformaticos.com    www.janelaweb.com  http://cervantesvirtual.com

ECONOMIA


O Indicador de Nível de Atividade (INA) da Indústria de São Paulo subiu 2,1 por cento em setembro comparado com agosto, excluindo os efeitos sazonais, informou a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Empresários e lideranças da área calçadista estão confiantes no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. A principal expectativa é que Lula apoie as exportações, fator determinante para o desenvolvimento do setor.

A anglo holandesa Unilever, um dos maiores anunciantes do mundo, divulgou hoje seus resultados financeiros no 3o trimestre do ano. Informou lucro de US$ 790 milhoes, crescimento de 68% sobre o mesmo periodo do ano passado. A receita totalizou US$ 12,77 bilhoes, queda de 1% em relaçao ao mesmo trimestre de 2001. A empresa atribuiu o resultado a cortes de custo e aumento nas vendas de algumas de suas principais marcas como Dove, Lipton e Hellman's

Pesquisa da Telework Association & Council descobriu que 10% da população economicamente ativa de USA ou 20 milhões de pessoas, trabalha em casa pelo menos um dia por mês. E a tendência é de crescimento: de acordo com outra empresa de pesquisa de mercado, de Nova York, o número de profissionais norte-americanos que fazem da própria casa o escritório está aumentando em torno de 20% ao ano. - Esse fenômeno tem um nome: telecommuting, que basicamente consiste em exercer as atividades profissionais dentro de casa, desde que conectado ao escritório por computador e telefone. Detalhe importante: a praticidade é restrita a alguns dias da semana.

Quer saber já quanto você vai gastar no ano que vem no IPVA? - Pois quem mora em São Paulo já pode baixar a nova tabela, que será praticada em 2003, na internet. As tabelas trazem todos os modelos de carros comercializados no país, divididos por montadora, mais os valores pagos nos anos anteriores. O arquivo, no formato Excel, vem zipado no download. Além da tabela do IPVA, a secretaria colocou no ar também a tabela com os valores venais para o cálculo do IPVA 2003. As duas podem ser obtidas no endereço www.fazenda.sp.gov.br/tabeladoipva.

Sua restituição do Imposto de Renda ainda não saiu e você não tem a menor idéia de em que pé anda todo o processo? Pois a partir de agora, garante a Receita Federal, basta se cadastrar no site para saber. - Para receber estes e-mails, o contribuinte precisa fazer sua adesão no link Cadastramento/atualização de e-mail para informações da declaração IRPF/2002. O endereço do site da Receita Federal é
www.receita.fazenda.gov.br.  

Nintendo é multada em US$ 146 mi por práticas ilegais. = A fabricante foi acusada pela Comissão Européia de participar de um esquema de cartel, selando acordos com diversos distribuidores independentes visando restringir a concorrência e elevar os preços.

O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), vai propor ao comando do PT a realização de um esforço coletivo dentro do Congresso para conseguir a aprovação da isenção na cobrança de impostos sobre os produtos que compõem a cesta básica (ICMS e IPI). Segundo Renan, a idéia é o primeiro ponto de uma "Agenda da União Nacional", ampliando o movimento de aproximação entre PMDB e PT, que pode resultar num acordo de cooperação para a aprovação de projetos do interesse do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Aos poucos, a subsidiária brasileira da Fiat vem reduzindo a dependência tecnológica da sua matriz, que passa por uma das piores crises da sua história. Dentro de mais ou menos um ano, a operação brasileira estará apta a desenvolver 90% dos projetos de automóveis que produz no país.

A anglo-holandesa Reckitt Benckiser e a americana Ceras Johnson serão as principais beneficiadas pela saída da Clorox do Brasil, anunciada oficialmente ontem e antecipada pelo Valor em 1º de outubro. Depois da fracassada tentativa de aquisição da Bombril, a Clorox não conseguiu deslanchar sua expansão e formar massa crítica na operação, com um portfólio de produtos de limpeza semelhante ao das concorrentes Reckitt e Johnson - que agora vão poder retomar espaços e melhorar a rentabilidade, pressionada pela alta do dólar no setor.

Reconhecida pelo cuidado ao selecionar seus profissionais, a Cisco Systems criou nos últimos anos um modelo de indicações que tem sido uma de suas ferramentas de recrutamento mais bem-sucedidas. Se o funcionário indicar um amigo para uma vaga e este for contratado, aquele que sugeriu o nome do colega recebe uma premiação em dinheiro. E, se um ano depois esse profissional indicado for avaliado como um talento potencial, ou como se diz no jargão empresarial um "high potential", o amigo que o indicou recebe um bônus adicional. A companhia acredita que os seus talentos internos geralmente têm amigos com objetivos e habilidades semelhantes e que têm chances de ser excelentes potenciais candidatos.

o perfil do sindicalizado se distancia, hoje, do perfil do trabalhador típico brasileiro. Os sindicalizados têm maior instrução que a média nacional - a faixa com mais de 11 anos de estudo é a maior, com 34,8%, dentre todas as outras, enquanto na população economicamente ativa (PEA) o grupo mais expressivo é de pessoas com 4 e 7 anos de estudos (31,2%). - Têm, ainda, renda superior à média nacional. Próximo de 66% dos sindicalizados ganham mais de 5 salários mínimos (com base no valor de 1999, R$ 136). Da PEA, apenas 16% estão nessa faixa de rendimento. 

MERCADO


O varejo ainda não fechou suas encomendas de peru e panetone, dois produtos típicos de Natal. Os fabricantes querem reajustes de preço para repassar a alta do dólar e o aumento nas matérias-primas, como farinha de trigo, açúcar, farelo de soja e milho, estes dois últimos utilizados na ração das aves. - João Salvetti, diretor de compras do Carrefour, afirma que a rede pensa em importar panetone da Argentina, onde os preços podem ficar mais vantajosos caso os fabricantes nacionais, como a Bauducco, venham com reajustes muito altos. A rede já recorreu à importação para driblar o aumento nos preços do óleo de soja, contratando grandes volumes de óleo de girassol da marca argentina Coccinero.

Pesquisa da consultoria Deloitte Touche Tohmatsu, que apenas confirma algo que a observação já indicava: as mulheres ocupam 55,4% dos postos de pessoas com nível superior de escolaridade e representam 30,5% dos profissionais em cargos de média gerência, ou seja, cargos de liderança. Mas, o mundo das grandes decisões ainda é masculino - apenas 1,37% dos postos de alto comando são ocupados por mulheres.

Sadia e Perdigão oficializaram ontem o fim da breve parceria que criou a BRF International Foods. A decisão, que já vinha sendo avaliada desde meados deste ano, foi divulgada por meio de um fato relevante à Bovespa.

As concessionárias de ferrovias aguardam apenas a definição de um interlocutor no governo LULA para agendar um encontro e colocar os seus pedidos na mesa. A 1ª reivindicação será a de criação de uma linha de financiamento especial para o setor, com taxas e condições adequadas ao perfil do negócio.

O grupo Pão de Açúcar decidiu incorporar o Eletro, sua deficitária cadeia de eletrodomésticos, ao Extra, a divisão de hipermercados do grupo. A rede, que era uma área de negócio independente, transformou-se em uma divisão do Extra, atualmente sob a direção de Jean Duboc, ex-superintendente do concorrente francês Carrefour no Brasil. - A partir de agora, as 50 lojas do Eletro no Estado de São Paulo - sete foram fechadas - passam a ter a bandeira Extra Eletros.

Nos últimos 6 anos, a indústria automobilística construiu 22 novas fábricas de veículos e de motores no Brasil. - Mas o número de empregos nas montadoras é o menor dos últimos 30 anos e o setor entrará no ano novo operando com ociosidade de mais de 36%. Como o consumo interno não deve crescer nada e os esforços para alavancar exportações ainda estarão engatinhando, 2003 será o primeiro ano de investimentos concluídos, carregado, porém, de total frustração das montadoras com os resultados da aposta que fizeram no mercado brasileiro.

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) reduziu ligeiramente, em sua estimativa de outubro, a produção e exportação de óleo e farelo de soja para o ano comercial 2003/04 (fevereiro a janeiro); mas, em contrapartida, elevou a de grão frente à sua previsão anterior. - A entidade estima que o processamento ficará entre 27 milhões e 27,5 milhões de toneladas, 500 mil toneladas menos que o projetado em setembro. A previsão para os embarques de grão sofreu redução idêntica, devendo somar entre 18,6 milhões e 19,1 milhões de toneladas.

MERCADO EXTERNO


Depois de registrar uma queda de 32% no faturamento líqüido em 2001, a De Millus, uma das maiores empresas brasileiras de roupas íntimas, quer entrar no mercado norte-americano. A companhia já está negociando com grandes cadeias e marcas dos Estados Unidos, e planeja iniciar as vendas no começo de 2003.

A Argentina conseguiu, pela primeira vez desde março, aumentar suas exportações na comparação com o mesmo mês de 2001. Dados divulgados ontem mostram que as vendas externas do país cresceram 2% em setembro, para US$ 2,25 bilhões. O superávit comercial de setembro foi de US$ 1,53 bilhão, e o acumulado desde o início do ano chega a US$ 12,47 bilhões.

As fabricantes de papel e celulose sofreram o impacto da variação cambial sobre suas dívidas em moeda estrangeira, apesar de serem tradicionais exportadoras. Companhias como Aracruz, Bahia Sul e Suzano tomaram empréstimos em dólares acabaram sendo penalizadas pelo câmbio.

A Coteminas aumentou em 140% o lucro no terceiro trimestre, impulsionado pelo crescimento da receita com exportações, e está à procura de um parceiro na Europa, nos moldes da associação que fez no ano passado com a americana Springs, para alavancar suas vendas para o continente. "Ainda não há nada de concreto, mas queremos reforçar a presença no mercado europeu", disse Doris Wilhelm, gerente de relações com investidores. - As exportações da empresa aumentaram 55% no terceiro trimestre, para R$ 118 milhões. Nos nove meses, as vendas externas passam de R$ 312 milhões, 48% da receita, comparado a 36% em igual período de 2001. 

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO


O iBest, provedor de acesso gratuito cuja a Brasil Telecom, operadora de telecomunicações, é a controladora, estuda uma série de serviços pagos para 2003, informou Carlos Gambôa, vice-presidente de operações da companhia.

Será lançado, na próxima semana, o primeiro software comercial que permitirá que consumidores façam um backup de seus filmes de DVD. O produto, desenvolvido pela 321 Studios, deverá estar disponível para download na Internet a partir da próxima segunda-feira (04/11) no site da empresa dvdxcopy.com, por US$ 100.

O serviço de banda larga do iG, o SuperiG, lança em novembro um recurso multimídia para suas mensagens de e-mail. Com isso, será possível mandar pequenos vídeos pelo correio eletrônico, usando o serviço Videomail SuperiG, exclusivo para os assinantes do SuperiG.

Computação sob demanda foi o tema abordado e para o qual a IBM está dedicando US$ 10 bilhões em pesquisa e desenvolvimento (P&D), aquisições e ações de marketing.

Primeiro foram os usuários do Speedy, da Telefônica. Agora, o Idec - Instituto de Defesa do Consumidor - quer representar os usuários do Vírtua na luta contra a obrigatoriedade de um provedor de internet para o uso do serviço, e entrou com uma ação coletiva contra a NET, dona do Vírtua.

A UnitedLinux completou a fase de testes beta da primeira versão do seu sistema operacional open source Linux e está com o produto pronto para lançamento no mês que vem, seguindo o planejamento da companhia. A informação foi dada por Paula Hunter, diretora da UnitedLinux, durante a LinuxWorld Conference and Expo, que acontece em Frankfurt, na Alemanha.

O processador Pentium 4, da Intel, de 3GHz está pronto para chegar ao mercado no dia 14 de novembro. O chip, que irá rodar em 3.06GHz, também será o primeiro processador de desktop da companhia a incluir a tecnologia hyperthreading, que permite que o processador físico emule dois processadores lógicos.

A Microsoft lançou a nova versão do seu sistema operacional Windows XP Media Center. A novidade foi apresentada ao público em desktops da HP e estará disponível, inicialmente, em três computadores da fabricante, somente nos países da América do Norte. - O software poderá ser operado via controle remoto, permitindo aos consumidores utilizar seus PCs como uma espécie de central de seus equipamentos multimídia. O XP Media Center possibilitará ainda que os usuários assistam filmes em DVD, gerenciem arquivos digitais de áudio e vídeo, reproduzam e gravem programas da televisão. 

O mercado de armazenamento de dados é pródigo no lançamento de novas tecnologias. Entre elas podem ser lembradas a integração entre NAS (Network Attached Storage) e SAN (Storage Area Network); o aumento de velocidade nesta última; a aposta no desenvolvimento de aplicações abertas – para aumentar o nível de integração entre diferentes fornecedores – e a terceirização dos dispositivos. O Brasil ainda está descobrindo as virtudes das SANs – existem apenas cerca de 20% dos sistemas locais ligados nessa modalidade, enquanto nos Estados Unidos o volume chega a 40%, segundo dados divulgados pela StorageTek. Mesmo assim, tanto as empresas locais quanto as instaladas no exterior estão atentas à necessidade de utilizar soluções abertas e de centralizar o gerenciamento das aplicações em um ponto.

Biblioteca Apostólica Vaticana está na Web. - Com mais de 1,6 milhão de volumes impressos, a biblioteca teve apoio da HP para colocar todo seu conteúdo histórico on-line. É possível visualizar, por exemplo, documentos impressos antes de 1501, que antes eram restritos a poucos privilegiados. - A Biblioteca Apostólica Vaticana terá também imagens de manuscritos que eram até então apenas acessíveis a estudiosos.

Simplificar. Esta e a palavra de ordem de uma indústria que passa por um efervescente processo de mudanças - a de armazenamento de dados, conhecida simplesmente por "storage". Nos últimos cinco anos, as companhias do setor buscavam formas de melhorar o acesso aos dados armazenados e à interoperabilidade entre diferentes soluções de armazenamento de dados. Agora a busca pela facilidade de uso tornou-se o novo Santo Graal que todos os gigantes do setor perseguem.

A Intel anunciou nesta terça-feira, 29, em Florianópolis, que a Gradiente escolheu seus processadores para equipar seus futuros PDAs, sendo que um deles incorporará recursos de comunicação 2.5G GSM/GPRS integrada. O anúncio foi feito na Futurecom 2002.

Os PDAs (Personal Digital Assistants) baseados no sistema operacional Pocket PC, da Microsoft, ocupam hoje 30% do mercado mundial. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 28, em um estudo do Dataquest, segundo o qual o Palm OS mantém 48,6% do mercado Os dados referem-se ao terceiro trimestre de 2002.

Em um fórum sobre segurança com profissionais de tecnologia da informação, o agente especial do FBI Jim Hegarty disparou o alerta: "Vocês serão vítimas de cibercrimes, e eles estão para acontecer". Segundo o site Internetnews.com, Hegarty usou o alerta para depois esboçar seus planos para impedir que ciber ataques ocorram ou, pelo menos, para reduzir os danos por eles causados. Assim como o ex-hacker Kevin Mitnick, o especialista também considera o cuidado com funcionários e com procedimentos muito mais importantes para uma empresa, quando se trata de segurança, do que altos investimentos em hardware e sistemas.

Especialistas em tecnologia e segurança estão cada vez mais preocupados com a possibilidade de se travar uma guerra cibernética provocada por hackers muçulmanos ou à favor do islamismo, segundo o site MSNBC. Tal apreensão tem um motivo: os ataques de hackers motivados por questões políticas estão aumentando de forma considerável, segundo um relatório da empresa especializada em segurança mi2g publicado hoje.

Não, não é o Lindows. Desta vez, a idéia foi da SuSE Linux, que vai lançar uma distribuição do sistema operacional Linux com um aplicativo que vai permitir aos usuários de Windows a continuar a usar seus programas para o sistema operacional da Microsoft (não todos), incluindo o Office.
O anúncio foi feito ontem (29) pela empresa de software open source. A nova distribuição chega ao mercado em janeiro de 2003, focada em pequenas e médias empresas que poderão migrar para Linux usando o SuSE Linux Office Desktop. Uma versão para empresas maiores, chamada SuSE Linux Enterprise Desktop, será lançada no primeiro trimestre de 2003.

A próxima versão da suíte de produtividade Office, da Microsoft, só vai rodar nos sistemas operacionais Windows XP ou Windows 2000 com o Service Pack 3 instalado, informou a companhia ontem (29). A justificativa é a segurança e compatibilidade com sistemas mais antigos.

Grande parte das companhias registradas na tradicional lista da revista Fortune - com as 100 maiores e mais valiosas empresas do mundo - não é ágil na hora de responder as requisições e perguntas gerais dos consumidores online, segundo estudo da ConsumerRespect.com.
O instituto classificou as companhias considerando diversos fatores, como a privacidade e tempo de resposta. De uma forma geral, 41% das empresas listadas na Fortune 100 responderam as perguntas dentro de 48 horas. No entanto, apenas 9% delas receberam pontuação máxima em termos de agilidade no atendimento online.

TECNOLOGIA CELULAR


A Nokia poderá lançar, em breve, sistemas para conexões de banda larga sem fio. A fabricante finlandesa demonstrou no Broadband World Forum em Berlim, na Alemanha, como os usuários poderão acessar serviços de banda larga de qualquer localidade, incluindo um PC ou laptop de um amigo, utilizando seu próprio username e senha para acessar seus arquivos pessoais.

No início do próximo ano, a operadora-espelho GVT planeja colocar no mercado uma família de produtos para redes de próxima geração (NGN). O primeiro lançamento previsto da linha é um videofone, apelidado temporariamente de Jetson. - A integração de voz, vídeo e dados em uma mesma sessão de comunicação é garantida pela plataforma Interactive Multimidia Service, fornecida pela Nortel. "O IMS suporta até 100 mil usuários por servidor na rede pública e permite o tratamento de endereçamento IP privado e firewall de cada cliente, sem exposição da segurança da sua rede corporativa", garante Cássio Garcia, diretor de redes NGN da Nortel. 

 

" COMUNICAÇÃO E MARKETING PESSOAL " 
Sra. Prof. Eunice Mendes 
 
 
Há um fato que é incontestável: a comunicação eficaz é símbolo de poder e autoridade. Cada vez mais em nosso mundo globalizado, a busca da excelência nas comunicações é um desafio para quem pretende atingir um alto nível de profissionalismo.
 
Em um mundo competitivo, onde um bom marketing pessoal pode ser a senha para o sucesso, há necessidade da competência técnica, aliada à competência comportamental e emocional, que incluem relações interpessoais mais enriquecedoras. E afinal de contas:
 
  • Quem de nós não quer ser ouvido com interesse e respeito?
  • Quem de nós não quer ser aceito?
  • Quem de nós não quer persuadir o interlocutor com idéias claras, coerentes e objetivas?
  • Quem de nós não quer participar do meio em que vive e influenciar nas decisões do grupo?
  • Quem de nós não quer transmitir segurança e fluência durante a explanação de um assunto?
  • Quem de nós não quer receber feedback positivo quanto às atuações como comunicadores e facilitadores da aprendizagem? 
Comunicação e Libertação:
Quanto ao aspecto individual, comunicar-se bem é uma forma de libertação. Quando falamos, temos a oportunidade de arrancar as máscaras e deixarmos transparecer quem realmente somos, liberando outras formas de expressão que permaneciam em estado latente. Esse processo ajuda a dar vazão ao lado criativo, deixando emergir um eu mais autêntico e profundo.
 
Nós nos comunicamos para sermos reconhecidos e aceitos, para sabermos quem somos, por meio do espelho que o outro nos mostra. Somos eternos investigadores de nós mesmos, mas quem nos possibilita a revelação instigadora de quem aparentamos ser, no meio em que atuamos, é o outro. É ele que nos apresenta pistas, que desvendam a parte de nós que, muitas vezes é cega e surda. Ter a sabedoria para mergulhar com coragem nessa autodescoberta é tarefa complexa. A comunicação é a ponte que propicia o desnudamento desse território tão íntimo.
 
Nós somos do tamanho da comunicação que conseguimos estabelecer no meio em que atuamos. Ter a coragem para se comunicar é estar disponível ao contato social. Se quisermos, cada ato comunicativo pode nos fazer despertar do sono, do limbo, da inércia, incitando-nos às ações mais produtivas.
 
O processo comunicativo é uma necessidade essencial à natureza humana. Gestos, atos e palavras povoam permanentemente a existência. Por meio da comunicação imprimimos nossa marca, nossa raiz, nosso chão e deixamos patente o nosso lugar no mundo. Ela projeta a personalidade e o caráter de cada um de nós e está presente, todo o tempo, mesmo através do silêncio ! Respiramos comunicação ! Essa lei é imutável. Ignorá-la é selar um pacto com a inanição afetiva, mental e intelectual.
 
Ela é o nosso instrumento de exploração do mundo e também é, ao mesmo tempo, o instrumento com o qual o mundo nos explora. É através desse jogo que formamos, gradualmente, as opiniões, conceitos e juízos que nortearão nossas vidas, sem os quais seria impossível a convivência.
 
Fincamos nossa estrutura pessoal por meio das comunicações que praticamos. Se os meus pensamentos tem qualidade e consigo transmiti-los com inteligência, empatia e sensibilidade, isso pode me assegurar maior excelência nas relações interpessoais, gerando maior sucesso nas ações cotidianas.
 
Quando nos comunicamos bem, realizamos uma viagem em direção à essência secreta do coração e da mente do outro, e nos tornamos companheiros/ cúmplices nessa travessia ! Para isso, não basta falar bem, utilizando corretamente as regras gramaticais. Há necessidade de muito mais ! É preciso mobilizar nossos recursos internos e externos para facilitar a arte do diálogo, que não é um simples despejar de palavras, é ir ao encontro, é abster-se de julgamentos precipitados, dando chances para a troca democrática de idéias, propiciando um clima de confiança e bem estar, utilizando a empatia na busca do processo de sinergia.
 
Além disso, é necessário buscar feedback quanto a nossa atuação. Só conseguimos construir relações verdadeiras a partir do momento em que enxergamos com maior propriedade quem somos nós e qual o impacto que causamos nos vários grupos sociais. Ter consciência dessa imagem social faz parte da ação corajosa de quem busca uma comunicação plena.
 
O Ser Humano é produto da comunicação que viveu
 
Reflexões
Se temos consciência que contamos a nossa história por meio de cada ato comunicativo, se temos consciência da importância dessas inter-relações, tornando comuns os pensamentos, as sensações e os desejos, cabe-nos as seguintes reflexões:
 
  • Até que ponto estou comprometido com a busca de uma comunicação livre, sem distorções e obstáculos ?
  • Até que ponto estou ampliando minhas potencialidades verbais e não-verbais?
  • Até que ponto tenho me permitido ser quem eu realmente quero ser?
  • Até que ponto há coerência entre o que digo, penso e faço?
  • Até que ponto minha imagem externa condiz com o que percebo a meu respeito?
  • Até que ponto valorizo o meu "estar" no mundo?
  • Até que ponto deixo que os medos e inseguranças sejam mais fortes que a minha coragem para administrá-los?
  • Até que ponto saboto com pequenas armadilhas as minhas chances de sucesso?
  • Até que ponto meu magnetismo pessoal está sendo lapidado, com inteligência e determinação, com o objetivo de me tornar melhor ?
Dar-nos o direito à expressão é conquistar a liberdade de ser, é tomar posse de novos territórios, é afirmar-se perante a vida, é transformar-se no encontro com o "outro". É preciso aprender a buscar a própria palavra, como quem busca a própria identidade.
 
Compreender a dimensão do processo comunicativo é um caminho para compreender a própria vida. - O mundo ecoa de acordo com as comunicações que estabelecemos com os nossos semelhantes. Somos o meio e o produto dessas relações.
 
Investigar a forma como revestimos e expressamos os pensamentos nos possibilita a análise das várias facetas de nossa personalidade, o que nos mostrará como atuamos nos vários grupos sociais. Esse é um mapa necessário, que fornece oxigênio para um mergulho interior e para uma aprendizagem desafiadora, tão necessária para nos tornarmos melhores como seres humanos!
 
 
OBS. Material retirado do Seminário Falar em Público: Prazer ou Ameaça.
 
 

 
" REFLEXÃO "
 
Quando a conhecí tinha 16 anos.
Fomos apresentados em uma festa, por um tio, que dizia ser meu amigo.
Foi amor a primeira vista.
Ela me enlouquecia.
Nosso amor chegou a um ponto, que já não conseguia viver sem ela.
Mas era um amor proibído.
Meus Pais não a aceitaram.
Fui expulso do colegial e começamos a encontra-nos a escondidas.
Mas aí não aguentei mais, enlouquecí.
Eu a queria, mas não a tinha.
Eu não podia permitir que me afastassem dela.
Eu a amava; destruí o carro, quebrei tudo dentro de casa e quase matei minha irmã.
Estava louco, a precisava.
Hoje tenho 39 anos; estou internado num hospital, sou inútil e vou morrer abandonado pelos meus Pais, amigos e por ela.
Seu nome ? - Cocaína. 
A ela  devo meu amor, minha vida, minha destruição e minha morte.
 
Fredie Mercury.

 


 " Piadas, Testes e Malvadezas "

O vendedor bate à porta da casa:
- Minha senhora tenho aqui linhas, agulhas, alfinetes, presilhas, zíperes, grampos,pentes, escovas...
- Não preciso de nada disso já tenho tudo!
- Então, que tal comprar esse livro de orações pra agradecer a Deus por não lhe faltar nada!

O réu, momentos antes de aplicarem-lhe a pena, escuta a fatídica frase...
-Qual o seu último desejo ?
-Não estar presente na execução!
-Não diga bobagens. Isto não é possível. Pede outro desejo...
-Tudo bem. Então quero aprender chinês!

- Cara, eu não posso escutar uma buzina...
- Por quê? - pergunta o outro - É trauma de infância?
- Não, é que minha mulher fugiu com o motorista...
- Desculpa, cara - lamenta o amigo - Sinto muito...
- Pois é... Toda vez que ouço uma buzina penso que é o cara trazendo ela de volta!

O órgão de aviação americano (US Federal Aviation Administration), preparou uma excelente home page, infelizmente já desativada, descrevendo um de seus mais engenhosos dispositivos.

O mesmo procurava conduzir testes em resistência dos vidros em pára-brisas de aeronaves, pelos problemas que enfrentam nos aeroportos com o movimento das aves migratórias.

O dispositivo que se utilizava para testar a resistência dos vidros, era um canhão que disparava uma ave de encontro ao pára-brisa da aeronave, de forma exata e reprisando as velocidades do encontro e impacto da aeronave e das aves.

Teoricamente, se o pára-brisa resistisse a prova de impacto do frango arremetido, então certamente suportaria a colisão com uma ave em pleno vôo. Na pratica o dispositivo de testes funcionou muito bem e ajudou e muito a todas as pessoas que utilizam avião, graças a centenas de testes realizados pela USFAA-USA.

Estudiosos de outro País que também desenvolviam testes para obter resultados similares mas em locomotivas super velozes, conseguiram entender esse processo testado e aprovado pela USFAA-USA, e com acordos de cooperação conseguiram o dispositivo de teste para testar a resistência dos vidros de uma locomotiva que andava a mais de 450 km horários.

Quando receberam o canhão de frangos, montaram as maquinas digitais fotográficas que permitiriam tirar 60 fotos por segundo, o que permitiria a analise da força do golpe que o frango (suposta ave), produziria no pára-brisa, e que de acordo com os sensores instalados atrás do vidro, lhes permitira saber onde o impacto se produz com maior força e onde a resistência se origina.

Mas para horror dos cientistas todos os preparativos foram por água abaixo, já que no primeiro tiro, o frango atravessou o vidro, feriu o ombro do maquinista, arrancou parte da porta, indo a bater ainda na parede traseira da locomotiva deixando um amassado.

Os cientistas ficaram estupefatos com o resultados e dispuseram todas as informações, foto, telemetria, velocidade do vento e curvatura da distância em arquivos zipados e enviaram USFFA-USA para que lhes ajudassem a entender qual o problema que tinha surgido e porque tinham falhado no teste.

Os Experts em Aeronáutica e Estudos relativos, demoraram mais de 4 dias, ate que por fim conseguiram entender onde estava a falha do teste, para o qual mandaram um e-mail dizendo:

Descongelem o frango"!!!

O salário-mínimo deveria se chamar gorjeta máxima. 
Onde há fumaça, há FEBEM. 
Eu queria morrer como o meu avô, dormindo tranqüilo, e não gritando desesperadamente, como os
quarenta passageiros do ônibus que ele dirigia! 
Quantos guarda-chuvas você já perdeu?Quantos você já achou? Para onde será que eles vão? 
Não tomo café, porque penso em você. Não almoço, porque penso em você. Não janto, porque
penso em você. Não durmo... porque estou morto de fome!!! 
Batatinha quando nasce, se esparrama pelo chão: Ai, meu Deus! Vou ter que catar tudo de novo! 
Que contradição: para desligar o computador, clica-se no menu "iniciar". 
O sonho acabou, mas ainda tem pão doce! 
Canela: dispositivo para encontrar objetos no escuro! 
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam... Não é bonito, mas é profundo. 
Chocolate não engorda, quem engorda é você! 
Errar é humano. Colocar a culpa em alguém, então, nem se fala. 
O importante não é saber, mas ter o telefone de quem sabe! 
A mulher que não tem sorte com os homens não sabe a sorte que tem... 
Trabalhar nunca matou ninguém, mas... por que arriscar?

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