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JORNAL De REPRESENTAÇÃO comercial sdr - EDIÇÃO Nº 140 - 05.11.2002

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SDR - SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO E VENDAS

MIGUEL PEDRO TERRA VELAZCO

EDITOR DO JORNAL SDR

fone: 51 3019 2817.

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" MINUTO DE ENTUSIASMO "
SR. PROF. GRETZ
 
 
Os moradores de uma antiga cidade foram certo dia surpreendidos por uma notícia alarmante: - "Os bárbaros estão chegando"!
 
Vão invadir a cidade! E agora? O que faremos?” 
     
Pânico geral. As pessoas passaram a viver na maior confusão, sem ânimo para nada. Até que um dia chegou a notícia de que os bárbaros tinham mudado seu rumo.

"Os bárbaros não vão mais invadir a cidade?! E agora? O que faremos?"

O perigo havia passado, mas eles continuavam sem saber o que fazer! - Isso também pode acontecer em nossa vida. Tem gente que se apaixona pelos problemas, e não enxerga as possibilidades de mudança. E muitos políticos se apegam aos problemas porque, sem aqueles problemas, não saberão como ganhar votos.

Muitas vezes os problemas são pura ilusão, como os bárbaros da história.
 
SR. PROF. GRETZ
 
Conferencista e Consultor, é autor de vários livros, como Vida com Qualidade, A Força do entusiasmo, É Óbvio e Viabilizando Talentos. - Tel. 48 228-0668, e-mail: talento@gretz.com.br  - www.gretz.com.br
 
 

 

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As Cartinhas da Semana:
 
Recebemos semanalmente, 200 assinaturas e pedidos de CD's, e metade delas vem com cartas. Gostariamos de publicar todas elas, para lhes mostrar nossa alegria, por ter cada um de vocês como leitoras/es e usuárias/os.  - Mas, e os artigos, as matérias, as Piadas, as Reflexões ? Então vamos fazer assim, as primeiras dez cartas serão publicadas e representarão todos os demais, que cheguem na semana ? Tá bom assim ? Todos conformes, felizes ?. - O maior abraço do Oiapoque ao Chuí, e de Manaus a Vitória,  para todos vocês,
 
NELMA SERAFIM FARIAS
SOU PSICÓLOGA DE EMPRESAS INDUSTRIAIS E ATUO BASTANTE JUNTO AOS REPRESENTANTES. - CONHECI O SDR ATRAVÉS DE MEU CUNHADO (SR. EDMAR VILAÇA- REPRESENTANTE COMERCIAL ) E CONSTATEI QUE O JORNAL CONTÉM FARTO MATERIAL DE QUALIDADE QUE PODE AUXILIAR EM MUITO A MIM, ÀS EMPRESAS E AOS REPRESENTANTES.
 
DENISE RODRIGUES MOREIRA
VOCÊS ESTÃO DE PARABÉNS SUAS MATÉRIAS SÃO DE PROFUNDO CONTEÚDO.
 
ALOÍSIO ANDRADE S/C LTDA
FICO EXTREMAMENTE FELIZ EM CONTAR COM UMA FONTE DE INFORMAÇÕES ATUALIZADAS E DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA NOSSO DIA-A-DIA. - OBRIGADO POR INCORPORAREM MINHA EMPRESA EM SEU CATÁLOGO DE ENDEREÇOS.
CORDIALMENTE
 
ANTONIO NILSON CORREA
PARABÉNS PARA TODOS , PELAS  DICAS. QUE BOM PODER TER  AMIGOS COMO VOCÊS.

 
RITALE GREEN COM E REP LTDA
TEMOS GOSTADO BASTANTE EM LER O SDR, POR ESSE MOTIVO QUEREMOS RECEBER TODA SEMANA OS JORNAIS.
 
JOSÉ FRANCISCO CASTILHO
GOSTO MUITO DAS DICAS E COMENTÁRIOS.
 
MAURICIO LEMOS
MUITO BOM ESTE SDR.
 
ANA PAULA SARAIVA
PARABÉNS PELO TRABALHO.
 
ETIANE ZANELA
JÁ RECEBIA AS DICAS E GOSTARIA DE CONTINUAR RECEBENDO. ELAS SÃO MUITO ÚTEIS PARA O MEU DIA-A-DIA.
UM ABRAÇO
 
MISAEL MESSIAS ROCHA
AGRADEÇO  AOS SR. A OPORTUNIDADE EM COMEÇAR A RECEBER OS INFORMATIVOS DO JORNAL VIRTUAL SDR.
GRATO

MARIA DA GRAÇA DURING
ADORO O TRABALHO DE VOCES!
 
MARCO ANTONIO REBUCCI
Q
UERO PARABENIZAR TODA A EQUIPE DO SDR, TENHO APROVEITADO E APLICADO MUITO AS DICAS ENVIADAS, NOTA 11.
SUCESSO A TODOS E QUE DEUS CONTINUE ILUMINANDO A ALMA DESTA GRANDE EQUIPE.
 
Valeu a todos. Vocês que são maravilhosos em nos dar esta oportunidade, e queremos que sempre, nossa humilde contribuição os motive, enriqueça e ilumine no dia a dia, porque essa é nossa recompensa.
 
Equipe do SDR
 
 

 
" SÓ É IMPOSSIVEL, ATÉ QUE ALGUÉM O FAÇA "
Sr. Prof. Gilclér Regina
 
Hoje, as empresas procuram conciliar tecnologia com humanização na busca da alegria pela vida e pelo trabalho, para toda a equipe, por meio de estímulos e ideais de trabalho, metas, objetivos e bom relacionamento.
 
Tudo o que somos é fruto dos nossos sonhos. O impossível só é impossível até que alguém o faça. O sucesso e a alegria pela vida são conquistas buscadas em cada minuto, cada ação, cada decisão.
 
É preciso viver agora. Só existem dois dias que não podemos recuperar: o ontem e o amanhã. Passado não se administra e futuro não se domina. Para ser feliz é preciso valorizar pequenos detalhes da vida, fazer de cada dia o mais intenso, o mais feliz e alegre de nossa existência.
 
Tempo é o bem mais precioso e mais perecível do ser humano. O ideal é não deixarmos de fazer o que tem de ser feito, aguardando que aconteça. Quem age esperando, sofre as conseqüências. É preciso decisão. Você pode não ter tudo o que ama mas pode amar tudo o que tem.
 
Pensar positivo é bom e sai barato. O imperador do futuro será um imperador de idéias. O pensamento é uma força poderosa que muda as atitudes das pessoas e estimula o sentimento de vitória.
 
Tudo pode ser bom ou ruim, depende de como encaramos os fatos. Destino é uma questão de escolha. Os fatos que acontecem na vida são muito parecidos. Alguém disse que ficou muito triste porque 99% dos seus sonhos nunca foram realizados. Depois essa mesma pessoa alegrou-se porque constatou que 99% dos seus medos nunca se materializaram.
 
Uma fórmula mágica para se dar bem na vida, na família, no trabalho e no relacionamento com as pessoas é sorrir, abraçar, dar um aperto de mão e elogiar.
 
O sorriso, mesmo que involuntário, faz bem a saúde. Crianças sorriem pelo menos 300 vezes por dia, enquanto o adulto sorri, em média, 30 vezes e as pessoas mal-humoradas, cerca de cinco vezes.
 
Um abraço sincero marca um relacionamento de forma afetiva e inesquecível. O abraço sincero não se esquece.
 
O aperto de mãos reafirma intenções e amizades e deve ser dado olhando nos olhos da pessoa. Trata-se de um instrumento poderoso.
 
O elogio na hora certa sustenta o corpo, alimenta a alma e tem extraordinária força motivadora.
 
Como tudo na vida, temos que estar sempre escolhendo entre os lados da vida. Um é o positivo e o outro é o negativo. Ser ou não ser, eis a questão! Fazer ou não fazer! Ir ou não ir! Um mundo de escolhas.
 
Ninguém consegue ser feliz com baixa estima, relacionamentos conflitantes, descrença na própria capacidade, descrença no poder do pensamento e descrença na perseverança.
 
Fuja dos "urubus" de plantão que só descem para buscar "comida" quando tudo está terminado. Fuja dos "profetas do caos" que não acreditam na vida e no progresso e querem que os outros também sejam frustrados como eles. Fuja das pessoas "fios terra" que só puxam energia para baixo.
 
A vida é muito mais do que isso. Cada dia tem um lindo e precioso amanhecer e um lindo alvorecer, e esses milagres se repetem todos os dias. Como é bom ver o brilho do sol, sentir o calor da vida e fazer desta viagem uma trajetória de amor em tudo que ela nos dá: a oportunidade de respirar, viver, trabalhar, viver em família, estudar, viajar, ter férias, conversar com os amigos, enfim viver!
 
Pense nisso, receba meu abraço e esteja com Deus!
 

Sr. Gilclér Regina
Professor
 
 Escritor, apresentador do programa Motivação & Sucesso na Rede Novo Tempo, autor com 1 milhão de livros e cds, palestrante de renome nacional e experiência internacional.
  
 

  
" REFLEXÃO "
EL TÍTERE DE TRAPO
 
Desde 1999, circula pela Internet este poema atribuído ao escritor colombiano Gabriel García Márquez ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1982. - Tudo teria começado com a notícia, divulgada pelo jornal peruano La República, que o escritor contraíra câncer linfático e estaria em estado terminal. Pouco tempo depois, o texto começou a ser divulgado. O próprio escritor desmentiu, posteriormente, as duas coisas: não se encontrava em estado terminal e não havia escrito a tal despedida. Confirmou, no entanto, que estava se submetendo a tratamento contra câncer linfático. (Em setembro de 1999, ele internou-se numa clínica de Los Angeles.) - O texto apócrifo tem circulado bastante na Internet e em alguns jornais. O Globo do Rio de Janeiro e o Jornal do Comércio de Recife o divulgaram. - Para o JC, o texto é "emocionante e inesquecível".
 
Se, por um instante, Deus se esquecesse de que sou uma marionete de pano e me presenteasse com um pedaço de vida, possivelmente não diria tudo o que penso, mas, certamente, pensaria tudo o que digo.
 
Daria valor às coisas, não pelo que valem, mas pelo que significam.
 
Dormiria pouco, sonharia mais, pois sei que a cada minuto que fechamos os olhos, perdemos sessenta segundos de luz. Andaria quando os demais parassem, acordaria quando os outros dormem.
 
Escutaria quando os outros falassem e gozaria um bom sorvete de chocolate.
 
Se Deus me presenteasse com um pedaço de vida, vestiria simplesmente, me jogaria de bruços no solo, deixando a descoberto não apenas meu corpo, como minha alma.
 
Deus meu, se eu tivesse um coração, escreveria meu ódio sobre o gelo e esperaria que o sol saísse.
 
Pintaria com um sonho de Van Gogh sobre estrelas um poema de Mario Benedetti e uma canção de Serrat seria a serenata que ofereceria à Lua.
 
Regaria as rosas com minhas lágrimas para sentir a dor dos espinhos e o encarnado beijo de suas pétalas.
 
Deus meu, se eu tivesse um pedaço de vida. Não deixaria passar um só dia sem dizer às gentes – te amo, te amo. Convenceria cada mulher e cada homem que são os meus favoritos e viveria enamorado do amor.
 
Aos homens, lhes provaria como estão enganados ao pensar que deixam de se apaixonar quando envelhecem, sem saber que envelhecem quando deixam de se apaixonar.
 
A uma criança, lhe daria asas, mas deixaria que aprendesse a voar sozinha.
 
Aos velhos ensinaria que a morte não chega com a velhice, mas com o esquecimento. Tantas coisas aprendi com vocês, os homens...
 
Aprendi que todo mundo quer viver no cimo da montanha, sem saber que a verdadeira felicidade está na forma de subir a escarpa.
 
Aprendi que quando um recém-nascido aperta com sua pequena mão pela primeira vez o dedo de seu pai, o tem prisioneiro para sempre.
 
Aprendi que um homem só tem o direito de olhar um outro de cima para baixo para ajudá-lo a levantar-se.
 
São tantas as coisas que pude aprender com vocês, mas, finalmente, não poderão servir muito porque quando me olharem dentro dessa maleta, infelizmente estarei morrendo.
 
Autor Desconhecido
Adaptado e traduzido pelo SDR
 
 

 
 " Os 14 Argumentos mais Fortes do Mundo "
 As lições do Professor Maurício Góis
 
 
Saiba neste Artigo, como uma técnica de venda transformou Pelé, no Rei do Futebol, e porque toda objeção é como a Sharon Stone... - Quais são os mais poderosos argumentos do Planeta Vendas? - São muitos, mas os 14 mais importantes para antecipar objeções são os seguintes:
 
1. OBJEÇÕES PARA PALMEIRENSE É TUDO QUE LEMBRE CORINTHIANS
Essa é uma espetacular técnica neurolingüística. Se um vendedor de loja vai vender um calçado para um mecânico, pode dizer: -Meu produto é como um automóvel, é como uma máquina de Qualidade, a revisão é inexistente, não vai fundir os seus resultados. Motor, revisão, fundir, - são as palavras dos mecânicos. Fale com eles com as palavras deles. Para um Contador, argumente: - Meu produto tem Crédito até com nossos concorrentes, é uma Qualidade sem Débito e o Saldo é sempre a Lucratividade.  Para um Síndico de Prédio, fale: - O senhor é muito importante aqui, é o senhor quem decide quem vai entrar ou não nesse Prédio. Agora vale uma pergunta: Será que estamos sendo Síndicos da Qualidade? Esse produto não deixa o  Desperdício entrar...Para um Pedreiro, diga: - O Edifício das Boas Aquisições se constróem com 4 os tijolos da...Para um Lavrador, argumente: - Ao adquirir meu Produto o senhor está plantando um investimento que irá florescer no Futuro. A Neurolingüística mostra que cada um de nós pensa segundo o seu padrão de linguagem mental. Quando você usa essa técnica você faz as pessoas ouvirem suas próprias vozes naquilo que dizem. Resumindo: Quer que um Palmeirense NÃO  lhe faça objeções? É simples: Fale de tudo que lembre verde: salada, folha, capim...
 
2. COLOQUE A TOALHA NO ROSTO E AJA COMO PELÉ.
Deu no Fantástico: quando os jogadores do Santos viam Pelé, deitado no vestuário, com uma toalha no rosto, eles sabiam que não tinha para ninguém: o rei levaria o time à vitória.  Um dia, um repórter perguntou a Pelé o  porquê da toalha. O rei respondeu: - Eu ficava pensando em quem iria me marcar, a maneira dele jogar, se o forte dele era ir para a esquerda ou direita, se era a velocidade etc. Sabe como se chama isso no Mundo dos Negócios? Chama-se Pré-Venda.  Um vendedor Zé-Galinha chega para um Cliente e diz: - O senhor não teria interesse em comprar meu produto? O ouvido do Cliente é todo objeções. Já um  Encantador de Clientes chega para um cliente sabendo tudo sobre ele. Por isso argumenta como um Rei: - Nós fizemos uma pesquisa sobre seu negócio e chegamos a algumas soluções interessantes...Posso mostrar? Argumentos preparados com  Pré-Venda e enriquecidos com uma Pesquisa Centrada no Cliente: esse é o segredo para se tornar um Pelé das Vendas.
 
3. ARGUMENTE MELHOR TROCANDO ALHOS POR BUGALHOS
Conta-se que um caipira reclamava para um amigo: - Eu perguntei para aquele Padre se eu podia fumar enquanto estava rezando e ele só faltou me excomungar. Ora, cumpadre - respondeu o amigo , - já comigo foi diferente, eu perguntei a ele se eu podia rezar enquanto estava fumando e ele me elogiou para todo mundo, disse que eu era tão religioso que até na hora do vício, eu rezava.. Seus argumentos de vendas não são ruins: a ordem deles na frase é que é o problema. Responder objeções é simples: muitas vezes, é apenas uma questão de você inverter os argumentos numa frase persuasiva.
 
4. TODA OBJEÇÃO É UMA SHARON STONE: DEPENDE DE QUEM OLHA.
O Cliente diz: - Ora, há mais de 200 concorrentes seus vendendo esse mesmo tipo de produto. Ao ouvir isso, não se desanime, mude os termos da objeção, olhe-a diferente e responda: - Em resumo, o senhor pergunta o que nosso produto diferencia dos outros, correto? A questão é: quais nossas reais vantagens competitivas, certo? A dúvida que gostaria de ver esclarecida é como ele se pagaria por si só, acertei?  Vou lhe mostrar 3 fatos que... Objeções são lindas: mas é preciso que você acredite nisso. 
 
5. OBJEÇÃO É COMO PANELA VELHA: FAZ CADA COMIDA BOA!
Você visita um cliente que faz uma objeção velha, dita já muitas vezes, do tipo: - Esse seu produto é grande demais para meu espaço. Por que você tem que perder vendas diante de objeções antigas? Reaja, argumente: - O senhor tem razão, meu produto tem 12 centímetros a mais que meus concorrentes e esse  é o Pulo do Gato que explica termos ganho o Prêmio Qualidade do ano passado pois,  por ser mais largo, ele tem mais ressonância, mais sonoridade, mais encaixe e...Use a Panela Velha das Objeções antigas para dar respostas novas e obter lucros.
 
6. LEMBRA DO MISTER M? PROVOQUE EMOÇÕES E EXPLIQUE O TRUQUE:
Vender, muitas vezes, é provocar Desafios. Imagine um Vendedor de carros dizendo: - O senhor seria capaz de dar um tiro neste vidro sem destruí-lo? Se o Cliente disser: - Mas é caro, - o Vendedor responde: - Quanto custa a vida? Quanto custo um trauma de um assalto? Lembre-se: Um vidro à prova de bala é caro. A vida de seu filho não tem preço. Assim funciona a lógica das Objeções. Bem. agora que você vendeu seu benefício, explique o truque, isto é, conte o que faz o seu vidro ser tão forte assim.
 
7. DESPERTE O PAULO AUTRAN QUE EXISTE EM SEU VENDEDOR
Dois vendedores vendem um novo Método para Deixar de Fumar. Um se aproxima do Cliente e diz: - O senhor sabia que todo fumante morrerá de câncer, a não ser que uma outra doença venha matá-lo antes? Moral da história: Assustou e não vendeu. Já um outro se apresenta assim: - O senhor já viu um boneco que fuma, senhor Bruno? A seguir, demonstra o que diz: coloca um cigarro na boca do boneco fumador, aperta uma bomba, o boneco traga o cigarro e uma terrível mancha negra aparece num papel representando um pulmão. O Cliente não tem objeção: ou compra ou não compra... Depois, andam falando por aí que vendedor não é ator...!
 
8. ARGUMENTE COMO UM SÁBIO, VENDA COMO UM LOUCO:
Você chega numa loja musical e pede informações sobre um teclado. O vendedor lhe diz: - Ele é leve, durável, à bateria e eletrônico, com acompanhamentos embutidos, madeira impermeável e som estereofônico. Argumentos técnicos chamam objeções. Agora imagine que ele tivesse argumentado assim: - Este é um teclado para seus bisnetos tocarem como Mozart. OU: Em menos de 40 dias o senhor tocará Noel Rosa e Schubert. OU: - Este teclado envelhece melhorando por causa desta madeira tratada impermeável. Argumentos carregados de benefícios vendem mais porque fazem os clientes pensarem no prazer e não na objeção.
 
9. ROQUE SANTEIRO, TERRA NOSTRA: USE OS TRUQUES DAS NOVELAS.
Novelas pegam a atenção das pessoas em capítulos. Para fazer o mesmo, use numerais, assim: - Senhor Cliente, vou lhe mostrar 7 fatos a respeito deste nosso produto que vão lhe dar 3 benefícios imediatos que são...OU: - Nossa Vantagem Competitiva se baseia em 4 diferenciais sobre nossos concorrentes. Quando você usa argumentos com numerais você atrai a atenção, fisga interesse, dispara a curiosidade e vende melhor.
 
10. PARA FICAR RICO EM VENDAS PENSE NUM CABIDE.
É isso mesmo. Para lembrar do Argumento de Venda que mais deu certo no último milênio, imagine um cabide. Um cabide é onde você pendura roupas e lucro. Um cabide de ponta para baixo transforma-se num Ponto de Interrogação, já notou? Armado de Pontos de Interrogações você pendura mais vendas porque você usa a Técnica de Venda que mais deu certo desde que Eva mordeu a Maça. Qual é? Apresente Argumentos Fortes construídos com Perguntas Estratégicas. Saber usar esse Cabide é uma arte. Um vendedor disse: - Um dispositivo que lhe economize 74% a mais de eletricidade, que lhe otimize a produção em mais de 43%... Alguém tinha que inventar isso, certo? Tinha que ser minha Empresa, correto? Posso lhe mostrar como começar a lucrar com essas idéias? Quem age assim já tirou o "S" da Crise, há muito tempo.

11. TENHA PIC - PAIXÃO, INICIATIVA E COMPROMETIMENTO
O cliente faz uma objeção, diz que o preço da camisa está alto e o vendedor, em silêncio,  pega uma calça, coloca ao lado da camisa e argumenta: - Já viu uma combinação tão linda como essa? Já imaginou os elogios que receberá com esse conjunto? O Cliente diz: - Gostei de mais, levo os dois. Muitas vezes, ficar em silêncio e ter PIC funciona melhor do que deitar falação. Paixão pelo vende, Iniciativa em ousar e Comprometimento em deslumbrar clientes. Experimente!
 
12. ANTES DE ATIRAR , LEVANTE SEU ALVO.
O Cliente diz: - Quero uma camisa de manga comprida. O Vendedor pergunta: - Vou lhe mostrar as melhores que temos, mas o senhor prefere uma em estilo casual, ou clássico, ou esportiva, ou para "bater"? Medite:  20% do tempo gasto em Levantar Alvos economizam 80% do tempo perdido em refutar Objeções.   O senhor anda muito a pé? - continua levantando alvos o vendedor. Por que pergunta isso? Responde o Vendedor: - Porque temos alguns tecidos apropriados para quando transpiramos muito. Entenda: quando você levanta alvos, antes de atirar, você economiza uma porção de objeções. Não perca tempo em negativas e evasivas. E acredite: É melhor ter alvos fortes com argumentos razoáveis do que argumentos poderosos em alvos fracos.
 

13. USE ANZÓIS  PARA PESCAR CLIENTES MODERNOS
É isso mesmo. Muita gente quer pescar clientes modernos com anzóis de antigamente. Pesca botas, latas, objeções, raivas, menos clientes. O atualíssimo Dale Carnegie já dizia: "Eu adoro morangos com Chantili, mas quando eu vou pescar eu não coloco morangos com Chantily no anzol, eu coloco minhocas e por uma só razão: é de minhoca que o peixe gosta". Você tem dito ao cliente os argumentos que ele quer ouvir? Antes de  VENDER, você tem INVESTIGADO o que ele quer escutar? Suas entrevistas são consultivas e não manipulativas? Você interpreta os Clientes de modo que eles respondam com emoções
competentes e favoráveis a você? Então você é um São Pedro das Vendas, um Pescador de Pessoas Satisfeitas por fazer negócios com você.
 
14. 80% DAS VENDAS SURGEM DE 20% DOS CLIENTES, LOGO...
Ora, se 80% de seus Clientes só sabem fazer objeções, -  não se desespere: procure aquelas 20% de pessoas apaixonadas pelo que você vende e encante, seduza e crie fidelização. Manter o Market Share ativo é, muitas vezes,  você entender que 20% do seu esforço de vendas são responsáveis por 80% de seus resultados econômicos. Focalizar para ganhar - é a chave.
 
RESUMINDO: Para Responder Objeções você precisa de Argumentos Poderosos. - Experimente estes e lucre cada vez mais:
  1. COMA CAPIN DIANTE DE PALMEIRENSE
  2. FAÇA COMO PELÉ: USE A TOALHA DA PRÉ-VENDA
  3. ARGUMENTE TROCANDO ALHOS POR BUGALHOS
  4. OLHE A SHARON STONE COM OUTROS OLHOS
  5. ACREDITE NO PODER DA PANELA VELHA
  6. FAÇA COMO MISTER M: EXPLIQUE O TRUQUE
  7. DESPERTE O PAULO AUTRAN QUE HÁ EM VOCÊ
  8. ARGUMENTE COMO UM SÁBIO, VENDA COMO UM LOUCO
  9. USE O TRUQUE DAS NOVELAS: ATRAI EM CAPÍTULOS
  10. LEVE CABIDES PARA AS ENTREVISTAS
  11. TENHA PIC-PAIXÃO, INICIATIVA E COMPROMETIMENTO
  12. ANTES DE ATIRAR, LEVANTE SEU ALVO
  13. USE ANZÓIS ATUAIS PARA PESCAR PEIXES MODERNOS
  14. CONCENTRE 80% DE SEU TEMPO EM 20% DE CLIENTES
 
É palestrante motivacional e técnico em Crescimento Profissional. Visite site: www.mauriciogois.com.br
E-mail: contato@mauriciogois.com.br
  
 

 

RESUMO DE NOTÍCIAS

29.10.2002 AO 01.11.2002

 
O "RESUMO DE NOTÍCIAS", é baseado em levantamentos realizados pela equipe do SDR, e apresenta os tópicos mais importantes para que você, fique por dentro dos principais acontecimentos que sua profissão exige. - Este serviço de CLIPPING (resenha de informações), é a metodologia utilizada para assessorar 100% das principais autoridades, desde Presidentes da República, Diretores, Gerências e agora VOCÊ, e queremos que possa estabelecer o vínculo entre os assuntos expostos e suas estratégias, como forma de prestigiar seu TEMPO. - Os endereços abaixo, representam as fontes que diariamente consultamos ou enviam noticias, e são ao nosso entendimento, as mais fidedignas e neutras, como a seguir:
 
BRASIL:
www.idg.com.br www.novae.inf.br www.varejo21.com.br www.valoronline.com.br www.reuter.com.br www.ibge.com.br www.bluebus.com.br www.infoexame.com.br www.datafolha.com.br www.cnn.com.br www.forummundialsocial.org.br www.fgv.br www.altavista.com.br www.missaocrianca.org.br www.folha.uol.com.br www.intermanagers.com.br www.infoguerra.com.br www.portoalegre2003.org www.google.com.br www.computerworld.com.br www.cpovo.net www.relatorioalfa.com.br www.brasilbrasileiro.pro.br www.cvv.com.br
 
ESTRANGEIRO:
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ECONOMIA


Novembro será um mês mais favorável para a agricultura. Depois de rompido o bloqueio atmosférico que provocou estiagem no Centro-Oeste e Sudeste do país em outubro, as chuvas serão regulares e generalizadas, segundo meteorologistas. Isso significa normalização no plantio de soja e milho, e menores riscos para a florada do café e da laranja. Para a região Sul, que sofria com o excesso de chuvas, a previsão é de menos precipitações, permitindo avanço na colheita de trigo e no plantio de arroz.
 
A indústria já repassou uma parcela expressiva do aumento de custo registrado em 2002 e por isso a inflação no atacado pode começar a desacelerar. Na média, a indústria já transferiu aos preços, em 2002, 76% do custo acumulado até outubro, segundo cálculos da LCA Consultores. Esse percentual de repasse foi superior aos 66,3% registrados de 1999 a 2001, informa Luiz Suzigan, economista da LCA.
 
A queda na disponibilidade de aço no mercado interno começa a afetar a produção nacional. Empresas de autopeças avisaram as montadoras que pode haver desabastecimento neste mês. A MRS Logística já cogita importar vagões da China e a Método Engenharia afirma ter sido informada pelas siderúrgicas a exportação de aço ganhou prioridade.

As exportações de aço semi-manufaturado aumentaram 38% em volume entre janeiro e setembro em relação a igual período do ano passado. As vendas externas do produto laminado cresceram 24%. "Há um desvio da produção para o mercado internacional. Está acontecendo com o aço o mesmo que com o açúcar ou papel, commodities que o país exporta", afirma Fabio Silveira, economista da consultoria MB Associados.
 
Até que ponto o aumento da inflação pode ser positiva para o varejo? A dúvida paira no mercado e os analistas ainda não chegaram a uma conclusão. Uma coisa, no entanto, é certa: no período de alta inflação, o ganho financeiro dos grandes grupo varejistas foi enorme, já que boa parte dessas empresas vende à vista, mas negocia com os fornecedores a prazo. E pode manter estoques elevados em seus espaçosos centros de distribuição. "Ainda não dá para saber se, com a inflação próxima a 10%, a perda do lado operacional será compensada pelo ganho financeiro", afirma Basílio Ramalho, analista da Unibanco Research.
 
ENTENDA O QUE É A "BICICLETA" NO MERCADO FINANCEIRO. - Por causa das especulações em torno das eleições presidenciais e do sumiço de crédito à exportação, o dólar comercial teve uma alta tão forte nos últimos meses que o dólar paralelo não teve volume suficientemente grande de negócios para acompanhar. as cotações do dólar paralelo, tradicionalmente maiores, se acomodaram abaixo das registradas pelo dólar comercial desde o dia 11 de junho, possibilitando a realização de uma operação financeira conhecida como "bicicleta". - Para comprar US$ 1 milhão pelo paralelo, seriam necessários R$ 3,5 milhões, enquanto que ao vender US$ 1 milhão no comercial o exportador receberia R$ 3,73 milhões. A diferença é dos R$ 230 mil, ou 6,57% de R$ 3,5 milhões. - No dia 2 de outubro essa diferença chegou ao pico de 14,53%. Para comprar US$ 1 milhão no dia 2 de outubro eram necessários R$ 3,2 milhões. Vendendo o mesmo US$ 1 milhão no comercial do mesmo dia o exportador obteria US$ 3,665 milhões, ganhando, portanto, R$ 465 mil, ou 14,53% dos R$ 3,2 milhões.

MERCADO


A L'Oréal deflagrou, neste fim de semana, uma agressiva estratégia de marketing para disputar no Brasil o mercado popular de produtos de beleza. Rodrigo Pizarro, o executivo destacado para criar no país a nova divisão Garnier, prefere a denominação de produto acessível - em vez de popular -, para não ser confundido com as marcas baratas, de baixa qualidade. Faz outra ressalva: "disputar", para a gigante francesa, refere-se à liderança de todas as categorias. "Somos a número 1 do mundo e vamos vender também para a classe C no Brasil", lembra ele.
 
A Furukawa Brasil anuncia oficialmente ao mercado a cisão das áreas de Energia e de Telecomunicações. A partir desta sexta-feira, 01 de novembro, a unidade de energia passa a atuar de forma independente sob o nome de Furukawa Cabos de Energia S/A. - A decisão foi tomada para atender à solicitação dos acionistas – The Furukawa Electric Co. Ltd. e Mitsui & Co. Ltd. – que buscam fortalecer a presença da indústria neste segmento.
 
A reestruturação da dívida externa proposta pela Klabin não foi aceita e a empresa avisou informalmente aos investidores detentores de seus eurobônus que não vai realizar o pagamento dos US$ 50 milhões mais juros de US$ 3,125 milhões previsto para hoje. Segundo os investidores, a empresa diz que não se preparou a tempo para enviar o pagamento ao exterior. A Klabin mostrou disposição em pagar os títulos em alguns poucos dias, sem especificar quantos. Comunicado oficial deve ser enviado à Euroclear ainda hoje.
 
A Santher, líder em papel higiênico, leva ao no ar neste domingo uma campanha publicitária assinada pela agência Talent com um menino de 6 anos que anuncia: "Preparem os seus bumbuns!" O lançamento em questão - o Personal Kids - é um papel higiênico amarelo, com cheiro de tutti-frutti, voltado para crianças de 5 a 11 anos. E criança tem o poder de influenciar a compra do papel higiênico da família? A resposta, segundo pesquisa inédita feita pela Interscience, é sim. Cada vez mais elas conseguem "encomendar" marcas e produtos mais inusitados, mesmo ausentes das compras de supermercado. - Há dez anos, apenas 8% das mães sentiam a forte influência dos filhos de até 13 anos nas compras. Hoje, 49% delas admitem que as crianças influenciam fortemente e 82% prevêem o aumento do poder de persuasão dos pequenos consumidores daqui a dez anos. - 23% do valor gasto pelas famílias nos supermercados são destinados ao consumo dos filhos. - 73% das Mães, afirmam que eles "encomendam" produtos e marcas. - Os alimentos de sua preferência são iogurtes (76%), salgadinhos (71%), balas/chocolates (70%), refrigerantes (64%), biscoitos (62%), macarrão instantâneo (45%), sorvetes (41%), achocolatados (39%), cereais matinais (31%), sucos (30%), frutas (29%), sobremesas geladas (25%), congelados (23%), bolos/pães (21%) e doces em calda (9%). - Apenas 22% das mães afirmam que não consideram qualquer pedido dos filhos.

MERCADO EXTERNO


O número de empresas brasileiras que exportam praticamente dobrou nos últimos 12 anos. A expansão ajudou a ampliar a oferta de produtos nacionais no exterior, facilitou a inserção em mercados não-tradicionais e colocou uma série de itens excêntricos na pauta de exportações. - A quantidade de companhias exportadoras subiu de 8.537 em 1990 para 15.570 em 2002, até setembro - um aumento de 82%. Hoje o Brasil vende xampus e condicionadores para a Jordânia, distribuidores automáticos de papel-moeda para boa parte da Ásia e óleo-de-dendê para a Europa.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO


Tem uma câmera digital e não sabe o que fazer com os arquivos? - Pelo PlanetFoto (http://www.planetfoto.com), o usuário cadastrado envia imagens no formato JPEG (a resolução varia de acordo com o tamanho final da impressão), que serão impressas em parceria com laboratórios de impressão locais e entregues pelo correio. - Três tamanhos de impressão já estão disponíveis: 10 x 15 cm (R$ 0,99 cada cópia), 13 x 18 cm (R$ 3,12) e 20 x 25 cm (R$ 12,57). É possível ainda pedir um CD com as imagens, editar as fotos on-line e colocar músicas aos álbuns de fotos.
 
A polícia está ficando para trás na guerra contra os crimes cibernéticos. Nesta sexta-feira, durante a conferência Compsec, Rolf Hegel, líder do departamento de crimes da Europa, admitiu que a polícia não tem a mínima chance contra os ataques via internet.
 
A Israelense Babylon vai cobrar pela licença de uso de seu programa, que pode ser transferido para o computador via web. Essa política começou há ser adotada há um ano no exterior.
 
A IBM está lançando o WebSphere Portal - Express, ferramenta que permite a construção de portais para empresas de pequeno e médio porte. Com recursos de fácil personalização, o software ajuda a gerenciar campanhas e login único em diferentes aplicativos, além de fazer autenticações e comunicação entre portlets.
 
Nesta semana, a Web Services Interoperability Organization (WS-I) anuncia o rascunho de um documento que pretende ajudar as empresas a desenvolver padrões com maior poder de integração de aplicações Web services. O Basic Profile Working Draft foi lançado para que o público dê um feedback e deve chegar à versão final no início do próximo ano. - O Basic Profile contém recomendações sobre como usar os principais protocolos de Web services - como SOAP 1.1, WSDL 1.1, UDDI 2.0, XML 1.0 e XML Schema - para garantir a interoperabilidade dos Web services.
 
Um juíz federal ordenou a interrupção da venda e manufatura do Intel Itanium, o microprocessador mais poderoso da gigante dos chips. - Durante o último julgamento, John Ward, juíz do Distrito do Texas, considerou a Intel culpada por infringir duas patentes da Intergraph. Ward chegou a citar nove casos em que os chips Itanium, da Intel, violaram patentes.
 
Cientistas da Cyber Security Group da Escola de Ciência da Informação e Tecnologia - sediada na Pennsylvania State University - desenvolveram um software que pode isolar comandos maliciosos enviados aos programas de gerenciamento de base de dados, ao mesmo tempo que repara todos os danos causados ao sistema.
 
As soluções de CRM (customer relationship management) para médias empresas são o pivô do fortalecimento da parceria entre Microsoft e Pivotal. O novo acordo, divulgado nesta quinta-feira, vai incluir lançamentos de novos produtos e investimentos em marketing focando nos mercados de saúde e contact-center. A Microsoft e a Pivotal são parceiras desde 1996.
 
De acordo com dados da Abinee, houve uma redução de 75% nas vendas externas de equipamentos para processamento de dados (servidores e PCs) de janeiro a setembro deste ano. Em relação ao mês de setembro do ano passado, a queda é de 27,1%.
 
Representantes da Intel assinaram, nesta quinta-feira, 31, um convênio com a Universidade de São Paulo para montar seu primeiro laboratório multimídia sem fio do País.
 
O MSN Messenger 5.0 traz toda a turma para o bate-papo. A nova versão permite chamar para a mesma conversa até 15 amigos. O controle de privacidade também foi melhorado, ficando mais fácil bloquear os malas da sua lista de contatos.
Uma pesquisa divulgada hoje pela Websense revelou que mais de 1,5 mil sites que há seis meses ofereciam serviços de compras, conteúdo relacionado a turismo, e também novos portais, transformaram-se em sites pornográficos. Em contrapartida, durante o mesmo período, mais de 3 mil sites de pornografia, hoje, oferecem conteúdo comum.
 
A Terra Lycos anunciou nesta quinta-feira que reunirá diversos de seus serviços de mensagens instantâneas em um novo serviço construído com tecnologia IBM. A novidade deverá ser lançada até o final do ano. - O Terra afirmou que a primeira versão do novo serviço, a ser desenvolvido com o software Lotus Sametime da IBM, será de acesso gratuito, mas a companhia estuda lançar também versões pagas do serviço nos quais serão adicionados vantagens como uma melhor performance.

TECNOLOGIA CELULAR


Amparado pelas mudanças legais, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) já começou a chamar as empresas que tenham torres de comunicação, rede elétrica ou dutos localizados em áreas de conservação sob sua gerência a providenciar as licenças. No Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, cerca de 20 empresas já foram convocadas a obter licenças ambientais de suas torres e antenas de transmissão, entre elas a Light, o SBT, a Nextel e a Telefônica Celular. "Os órgãos ambientais estão se dando conta das atividades que podem causar danos ao meio ambiente", diz a advogada Maria Alice Doria, do Stroeter, Royster & Ohno Advogados
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A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) do Paraná começou a oferecer aos trabalhadores daquele Estado que possuem telefone celular a facilidade de receber uma mensagem texto (SMS) quando houverem vagas de emprego disponíveis.
 
A TIM lançou a promoção "TIM com TIM", na qual o cliente que adquirir e ativar seu celular GSM (ou apenas o TIMChip) até o dia 31 de dezembro deste ano terá o direito de escolher um número de celular da operadora, com o mesmo código de DDD, e fazer todas as ligações (de até 30 minutos) para o número escolhido gratuitamente.
 
Os telefones celulares representam um bom momento para setor de telecomunicações na balança comercial. De acordo com dados da Abinee(Associação Brasileira da Indústria Elétrica Eletrônica), as vendas dos terminais para o exterior apresentaram incremento de 41% entre janeiro a setembro deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior.
 
Um corpo de jurados do Texas, nos EUA, premiou a fabricante de equipamentos de comunicação Harris Corp. com uma indenização da ordem de US$ 61 milhões, como resultado de um caso de infração de patentes aberto pela empresa contra a subsidiária americana da Ericsson.

O júri da Corte Distrital do Texas determinou que os telefones celulares e as estações rádio-base da Ericsson violaram uma patente da Harris. A tecnologia em questão é a utilizada para codificar a fala nas redes de telefonia móvel baseadas no sistema TDMA (time division multiple access) - predominante nos EUA.
 

BEIRANDO A LOUCURA ???

  • Logo após o lançamento do projeto Fome Zero, o  Presidente Lula,  recebeu críticas do atual governo.
  • A União Européia, o Japão e os Estados Unidos estão preparando para a virada de 2003 para 2004 a invasão de marte, com cinco naves..
  • O Banco Mundial vai dispor de até US$ 4,5 bilhões para o Brasil no ano que vem para matar a fome.
  • Pelo menos duas pessoas morreram, e 15 ficaram feridas hoje em um atentado suicida a bomba no shoppingcenter Arim, na cidade de Kfar Saba, perto de Tel Aviv  -Israel.
  • O dólar comercial está começando a segunda etapa dos negócios em desvalorização de 1,94% em relação ao fechamento de sexta-feira.
  • Um jovem católico foi hospitalizado depois de ser espancado e crucificado, em Belfast, a capital da Irlanda do Norte
Você até pode pensar que é tudo mentira ou que as notícias são do Planeta Urano... - Mas são de aqui mesmo, sim...

 
 
" A Parte Cheia do Cálice Chamado Brasil "
SENHOR PROF. LUIS MARINS
 
 
Afinal que Brasil é este?     O que está realmente acontecendo com o Brasil?
 
Afinal por que estão as maiores empresas americanas e européias afirmando que seu maior portfólio de investimentos para os próximos 10-15 anos será nesta região do mundo? Será que viraram devotos de NS Aparecida do dia para a noite?
 
O Brasil é um cálice de vinho com metade cheia e metade vazia. Mas parece termos o hábito de nos autoflagelar vendo apenas a parte vazia desse cálice.
 
Acredito que seja o momento de passarmos de uma consciência ingênua para uma consciência crítica sobre o momento atual brasileiro. Nos corredores do Fórum Econômico Mundial em Davos os ministros e autoridades declaravam sua intenção de investir no Brasil nos próximos anos o que nunca haviam pensado. Afinal que mercado é este?
 
Vejo jovens confusos a respeito do Brasil. Os jornais mostram a desgraça, o estupro, as balas perdidas... e esse pessoal continua vindo para o Brasil? As empresas espanholas e portuguesas acabam sendo maiores aqui do que na própria Espanha e Portugal. Os franceses começam a investir pesadamente no Brasil em todos os setores, os alemães da mesma forma. A União Européia deseja integrar-se ao Brasil num projeto para estar à frente do desejo americano da antecipação da ALCA de 2005 para 2003. Acredito que seja hora de explicar o Brasil com dados e informações.
 
Um exemplo digno da pouca seriedade com que falamos do Brasil é o divulgado em abril de 2000, na comemoração dos 500 anos do Brasil. Todos os jornais estamparam para o mundo todo que éramos 5 milhões de índios no Brasil em 1500.
 
Ora, se há dúvidas sobre quantas pessoas exatamente vieram nas caravelas em 1500, como é que sabemos que éramos 5 milhões de índios em 1500 no Brasil? Quem contou? Qual o IBGE da época ou GPS que localizou os 5 milhões? Algum maluco, com base em especulações referentes à mortalidade infringida pelos espanhóis no México, chegou à conclusão absolutamente absurda de que éramos 5 milhões e isso virou 'verdade'! E assim logo dizemos que temos 120.000 desabrigados nas ruas de São Paulo, 45 milhões de miseráveis, etc., etc. Até quando seremos obrigados a engolir essas afirmações? Por que esse 'auto-flagelo' a que nos impomos a todo instante?
 
Para passarmos de uma consciência ingênua para uma consciência crítica e compreendermos o que está acontecendo, temos que saber que o mundo tem o que se chama de 'mercados maduros'. 'Mercado maduro' é o mercado em que o crescimento do consumo é equivalente ao incremento vegetativo da população - ou seja - se a população cresce aumenta o consumo, se não cresce o consumo continua 'flat'. Assim o consumo de cerveja nos EUA, por exemplo, cresceu 2% acumulados nos últimos 5 anos e deverá crescer apenas 2% nos próximos cinco anos. No Japão prefeituras exigem um atestado que declare que você tem onde colocar seu carro para que um concessionário possa vender um automóvel novo a você - problema de espaço vital. O consumo de biscoitos na Inglaterra não cresce. O de massa na Itália não cresce. Esses mercados maduros - EUA, Europa e Japão - onde se encontram as empresas igualmente maduras - IBM, Toyota, Electrolux, etc. - precisam de mercados emergentes - onde o crescimento do consumo seja maior do que o incremento vegetativo da população. Quais são esses maiores mercados hoje no mundo? Brasil, Índia e China.
 
Mas não nos iludamos muito com a China. A China tem 76% de sua população em campesinato. A Índia 72% e o Brasil 22%. Alguns dirão que com mais de 1 bilhão de habitantes, tanto a China quanto a Índia só de não-campesinos têm população maior do que a do Brasil inteiro. Mas a estrutura dessas sociedades é 'campesina' e não-ocidental. Assim, o país pronto para consumir produtos ocidentais de alguma tecnologia é o Brasil e por extensão o Mercosul. Por isso estão as empresas internacionais querendo investir mais e mais aqui. O mercado brasileiro, segundo dados da A.C.Nielsen, cresceu nos últimos 5 anos:
  • 859% em fraldas descartáveis
  • 369% em mistura para bolos
  • 310% em alimentos para gatos
  • 282% em leite flavorizado
  • 273% em alimentos para cães
  • 219% em leite longa vida
  • 201% em massas instantâneas
  • 176% em cereais matinais
  • 116% em carnes congeladas
  • 81% em água mineral
    Fonte: AC Nielsen
O Brasil é hoje um mercado que apresenta alguns dados impressionantes:
 
1,3 milhão de lavadoras de roupa
82% mais que no Canadá
4o. Maior mercado do mundo
 
9 trilhões de litros de refrigerantes
343% mais que no Canadá
3o. Maior mercado do mundo
 
US$1,3 bilhão em alimentos 'diet ou light'
US$100 milhões em 1990
US$6 bilhões em 2010
 
63,4 mil toneladas de creme dental
456% mais que na Itália
 
51,4 mil títulos de livros
12% mais que a Itália
 
US$1,2 bilhão em CD's
5o. maior mercado fonográfico
 
681,9 mil toneladas de biscoito
27% mais que o Japão
2o.maior mercado do mundo
 
3 milhões de geladeiras
66% maior que o Reino Unido
4o.maior mercado do mundo
 
11 milhões de usuários da Internet
95% das declarações de IR foram enviadas via Internet
 
 
Vejamos apenas dados referentes às residências no interior de São Paulo:
 
97% tem geladeira;
94% tem TV em cores;
91,3% tem Máquina de Lavar;
78,3% tem Videocassete;
33,3% tem Freezer.
Fonte: SEAD - Pesquisa de Condições de Vida
 
E é importante que saibamos que somente a chamada classe média e emergente no Brasil hoje representa 35 milhões de famílias: (IBGE)
 
- Assim, só a classe média e emergente no Brasil é:
- Maior que a população da Alemanha.
- Maior que a República Checa, Bélgica, Hungria, Portugal, Suécia, Áustria, Suíça, Finlândia, Dinamarca, Noruega, Irlanda, Nova Zelândia, Luxemburgo e Islândia juntos.
- É maior que a França e Canadá - juntos.
- Equivale a um terço da população dos Estados Unidos.
- Equivale a 72% da população do Japão
.
 
 
Nós também não temos consciência de que o Brasil representa 42% do PIB da América Latina incluindo o México e seu PIB representa 13,3% do PIB total dos países em desenvolvimento, incluindo a China, segundo dados do Banco Mundial e da SOBEET.
 
E que todo o PIB da Argentina equivale ao Interior do Estado de São Paulo; todo o PIB do Chile equivale ao grande Campinas e que todo o PIB do Uruguai equivale ao bairro de Santo Amaro em São Paulo.
 
Também não temos muita consciência de que o desemprego no Brasil é medido pelo IBGE em apenas 5 grandes cidades e com base no seguro desemprego. Assim temos os dados (julho 2001) que o desemprego é de 6,2% - Brasil - medido apenas em Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio, São Paulo, Porto Alegre. O desemprego no Japão em Julho de 2001 foi de 5,3% , na Espanha é acima de 10%.
 
Se o desemprego do setor secundário (indústria) é grande, temos o terciário da economia (comércio e serviços) como o grande gerador de emprego e renda do século XXI.
 
 
Assim, alguns dados merecem uma análise:
 
O Shopping Center de Recife tem 7.500 funcionários. O Shopping São Luís (MA) 5.000 funcionários. Só de vendedoras de cosméticos de porta-em-porta, temos 1.500.000 pessoas, segundo dados informados pelas empresas AVON, Natura, Pierre Alexander, Claude Bergère e Amway. Só os supermercados no Brasil são 25.000 empresas, 55.000 lojas, 667.000 empregos diretos e 2 milhões de empregos contando com promotores, degustadores e fornecedores, segundo dados da ABRAS - Associação Brasileira de Supermercados.
  • As 54 maiores agências de publicidade do Brasil, geram 4.369 empregos diretos e a maioria do pessoal de uma agência é terceirizado.
  • As nove maiores empresas de telemarketing sozinhas (contando somente operadores próprias) geram mais de 34.000 empregos.
É preciso compreender que as empresas multinacionais estão investindo aqui porque O Brasil é o 9o. País do mundo em Poder de Compra com mais de US$1 trilhão de dólares em Purchasing Power Parity. Hoje o ranking é: EUA, China, Japão, Alemanha, Índia, França, Inglaterra, Itália, Brasil. A previsão é que passe para o 5o. lugar em 2001, atrás da Alemanha.
 
O Brasil é o único país do hemisfério sul dentro do projeto Genoma. Já fizemos três tracings de DNA com sucesso. O único jornal diário de moda no mundo, o inglês Women's Wear Daily afirma que em cinco anos 'moda será assunto tão comentado no Brasil quanto futebol' e o Le Monde (francês) e o The Sunday Times publicaram em primeira página - 'Brasil, capital mundial da moda'.
 
Somos o quinto país do mundo em número de telefones fixos instalados depois dos EUA, China, Japão e Alemanha. São vendidos 650.000 celulares novos por mês no Brasil.
 
Segundo dados oficiais, temos 6.890 empresas certificadas com ISO 9000 no Brasil. O segundo colocado na América Latina é o México com 265, seguido pela Argentina com 263, Venezuela 81, Peru 7, Cuba 2.
 
Temos hoje a maior produtividade por hectare na soja e em outros produtos, graças a uma revolução tecnológica silenciosa que vem ocorrendo na agricultura brasileira. Durante mais de vinte anos a produção de grão não conseguia ultrapassar as 50 milhões de toneladas. Estamos hoje com 94 milhões de toneladas.
 
É preciso também que saibamos que 97,3% das crianças de 7 a 14 anos e 78,5% dos jovens entre 15 e 17 anos freqüentam escola no Brasil. De cada 100 crianças brasileiras hoje, temos apenas três fora da escola. Mas logo falaremos do 'nível baixo da educação nas escolas...'. Mas primeiro é preciso colocar as crianças na escola e daí melhorar o sistema educacional com a formação de melhores professores, etc. E também temos que saber que o Brasil é o país com o maior sucesso no combate à AIDS - um dos maiores problemas de saúde do mundo contemporâneo - com epidemia na China declarada pelo governo chinês, por exemplo.
 
Pense nisso. É preciso passar de uma consciência ingênua para uma consciência crítica a respeito do Brasil. Se somos 33 milhões de pobres somos também 136 milhões de 'não-pobres' e isso quer dizer muita coisa num mundo de mercados maduros.
 
Mas não se pode falar bem do Brasil. Confundimos Estado, Nação, Pátria e Governo. Não se mostra a parte cheia do cálice chamado Brasil porque teme-se estar 'falando bem do governo' e falar bem dos governos no Brasil parece ser crime inafiançável.
 
É claro que temos uma parte vazia no cálice chamado Brasil. Não podemos nem devemos ser 'Polianas' , ou 'Alices' no País das Maravilhas para afirmar que só temos coisas excelentes e que não temos problemas sérios como a mais perversa redistribuição de renda, violência nas grandes metrópoles, etc. Mas não podemos nos auto-flagelar o tempo todo acreditando que o Brasil é somente um país de corruptos, balas perdidas, estupros, desmesurada violência e que todo brasileiro é um infeliz por ter nascido nesta terra de Cabral.
 
 
Sr. Dr. Luis Marins Ph.D
Professor
 

 
" CURIOSIDADES " 
 
"Nos tempos de la Fontaine, os animais falavam, hoje escrevem...
  • "640 K é mais do que suficiente para qualquer um" - Bill Gates, 1981
  • "Penso que há talvez no mundo, um mercado para 5 computadores" Thomas Watson, presidente da IBM, 1943
  • E como flutuam. O vento pode fazer com que um grão de polém, se eleve a 5.800 metros de altura.
  • A nicotina inalada através de um cigarro produz efeitos no cérebro 7 segundos após a tragada.
  • O único País no mundo, onde o índice de natalidade é zero, é o vaticano.
 
São 5 os principais motivos, pelos quais o membros das organizações, não compartem seu conhecimento com o restante de seus colegas...
 
1 - As pessoas acreditam que o conhecimento é poder!
2 - As pessoas estão inseguras do valor do seu conhecimento!
3 - As pessoas não confiam nos demais!
4 - Os funcionários temem as conseqüências negativas!
5 - As pessoas trabalham para outras pessoas, que não dizem o que sabem!
 
 
 
Você respeita as 5 leis do atendimento ao Cliente ? - Prof. Ricardo Jordão Magalhães
  1. Nunca peça para o cliente ligar para você. Você deve ligar para o cliente.
  2. Nunca se esqueça de quem é o cliente.
  3. Nunca desista de ajudar o cliente. Vá até o chefe do seu chefe se preciso for.
  4. Nunca deixe o cliente esperando muito tempo.
  5. Nunca peça para o cliente falar com outros departamentos da empresa. Resolva o seu problema de uma vez!
 

" PIADAS E MALVADEZAS "
 
Lamentamos informar que nosso Editor está doente, e que na sua ausência, ou seja que apenas e por esta única edição, será substituído pelas Gurias do SDR, que vão assumir até a edição do Jornal 141, quando retorna...:(volta urgente chefe, voltaaaaaa).
 
 
Por que é tão dificil encontrar homens cavalheiros, bem alinhados e generosos... ?
Porque todos eles já tem namorados... :)
 
Em que os homens se parecem aos cavalinhos do mar ???
Se acreditam potros e não passam de peixinhos! :))))))
 
O que diz uma mulher depois de fazer o amor ?
Como que já está ???  :o)
 
Qual a melhor maneira de obrigar um homem a fazer abdominais ???
Colocando o controle da TV entre as pernas...    :))))))))))
 
Qual o grande mistério acerca do homem ?
Como pode envelhecer e continuar a ser imaturo ???  :)))))
 
No cérebro do homem tinha um neurônio triste e sozinho.
Um dia aparece outro com aspecto de felicidade e lhe pergunta : - Que estás fazendo aqui sozinho ?
O triste lhe responde: - Bem, não sei... sempre estive sozinho, nunca tinha visto outro como eu...
E o feliz replica: Claro, mas vamos pro pinto, que é onde moramos todos. :>>>>
 
Antes que o dinheiro fosse inventado...
Que viam as mulheres nos homens ?   :))))))))
 
A mulher tinha dado a luz um bebê. Quando chega o Doutor lhe diz:
Tenho que dizer-lhe algo sobre seu bebê...
Qua acontece com meu bebê Doutor ? Por favor...
O médico começa a explicar...Bom, agora não lhe sucede nada grave, mas seu bebê é um pouco diferente. Seu bebê é hermadrofita!
Hermafrodita ? Como assim Doutor, como pode ?
O que quero dizer, bem, que seu bebe tem atributos Femenino e Masculino, diz o Médico.
A mulher já pálida exclama: - Meu Deus, quer dizer que tem um cérebro e um pinto ?  :)))))))))
 
Fulana, quanto me dás por meu marido ?
Nada!
Ótimo. Trato feito.  :)
 
Após um tempo, Adão pergunta para Deus...
Porque fizeste a Eva tão agradável ?
Para que tivesses gosto por ela!
E...porque a fizeste tão bela e sexy ?
Para que  pudesses se apaixonar por ela!
Ahhhh, e porque a fizeste tão bobinha ?
Para que ela também pudesse se apaixonar por ti...  :)))))))
 
Uma guria chega na 48º Feira do Livro de Porto Alegre (RS), capital literária do Brasil, pelos proximos 15 dias...
A guria já tinha olhado todos os cartões postais e nada de achar aquele que queria.
A vendedora, craque nos papos, chega nela e diz: Ainda não achaste o que procuravas ?
Não, ainda não e já olhei tudo...
Capaz, deixa comigo que tenho uns que ainda não desembalei e neles poderás achar o que procuras...
Quando entrega os cartões pra Guria, nem passam 5 minutos e a guria dá um pulo de alegria...
A Vendedora pergunta satisfeita: - Vais levar esse aí ? E lê a frente do cartão postal: Para o homem que dei minha virginidade...
Sim, vou levar esse e mais 11 iguais... ;)
 
Meu bem, como o potro sabe que a égua está a fim ?
Pelo cheiro, amor.
Continuam caminhando e: - E como sabe o cachorro que a cadela quer ?
Pelo cheiro amor, pelo cheiro.
Mais adiante volta a perguntar... E como o touro sabe que a vaca tá a fim ?
Poxa meu anjo, pelo cheiro, ja te falei...
Então seu BESTA!!! Ou tu é bicha ou estás resfriado ???  :>)))

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