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JORNAL De REPRESENTAÇÃO comercial sdr - EDIÇÃO Nº 141 - 08.11.2002

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SDR - SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO E VENDAS

MIGUEL PEDRO TERRA VELAZCO

EDITOR DO JORNAL SDR

fone: 51 3019 2817.

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" QUEBRA TUDO "
 
Quem são os seus concorrentes ?
 
Que tipo de análise você faz deles ?  Qual a regularidade dessa análise ? 
 
É muito importante procurar entender quem são os seus concorrentes, seus objetivos, forças e fraquezas.
Conheça aqui algumas perguntas importantes que você deve fazer a respeito dos seus concorrentes:
  • Os seus concorrentes estão buscando lucratividade ?
  • Crescimento de participação de mercado ?
  • Liderança tecnológica ?
  • Como os seus concorrentes estão tentando vencer você ? 
  • Preços mais baixos ? 
  • Melhor qualidade ?
  • Melhores serviços ?
  • Menores custos ? 
  • Quais são as principais forças dos seus concorrentes em relação a você ? 
  • Qual é o ponto mais fraco do seus concorrentes que você poderia explorar ?
  • Como os seus concorrentes iriam responder se você aumentasse os seus preços ?
Quer aprender um grito de guerra ?
 
QUEBRA TUDO !
 
Sr. Prof. Ricardo Jordão Magalhães
Fundador -
ricardom@bizrevolution.com.br 
 
 
LEIA NESTA EDIÇÃO
Jornal do SDR - nº141 - Porto Alegre (RS), 08 de novembro de 2002
Responsável - Idealizador - Fundador
 

Para baixar seu Jornal nº141 e ler tranqüilamente sem estar conectado, clique aqui ...

     
   
 
Palestra N° 003 / 2002 do SDR
" A DIFERENÇA, QUE FAZ A DIFERENÇA "


Dr. Lair Ribeiro 
     
 
 
AS CARTAS DE AGRADECIMENTO DA SEMANA:
 
Recebemos semanalmente, 200 assinaturas e pedidos de CD's, e metade delas vem com cartas. Gostaríamos de publicar todas elas, para lhes mostrar nossa alegria, por ter cada um de vocês como leitoras/es e usuárias/os.  - Mas, e os artigos, as matérias, as Piadas, as Reflexões ? Então vamos fazer assim, as primeiras 10 cartas serão publicadas e representarão todos os demais, que cheguem na semana ? Tá bom assim ? Todos conformes, felizes ?. - O maior abraço do Oiapoque ao Chuí, e de Manaus a Vitória,  para todos vocês,
 
Rodiline Indústria e Comércio de Rodízios Ltda.
Prezados senhores, somos uma empresa fabricante de rodas e rodízios, e temos hoje cinqüenta representantes em todo o Brasil. Se estiverem interessados em divulgar vosso software, peço-lhe que nos enviem condições para aquisição, as quais estaremos transferindo e indicando para nossos parceiros.
Atenciosamente,
Renato Luiz de Andrade
Gerente Comercial
 
GERSON FRANCO DA SILVA
OS CONTEÚDOS E OS TEMAS ABORDADOS SÃO DE PROFUNDO INTERESSE, A QUALIDADE E A PROFUNDIDADE DOS TEMAS NOS LEVAM A EXCELÊNCIA DE NOSSOS PENSAMENTOS E MOTIVAM A UM PERFORMANCE CADA VEZ MELHOR NO DIA A DIA. SE POR ALGUM MOTIVO VOCÊ DEIXOU CAIR O ASTRAL, CONECTE O SDR. VALEU!
GOSTARIA DE MATÉRIA SOBRE CUSTOS DE REPRESENTANTE, CUSTO HORA, CUSTOS DE DESLOCAMENTO ALGUM TIPO DE PROGRAMA PARA MEDIR CUSTOS DE TRABALHO. OBRIGADO!
 
MORZELLI REPRESENTAÇÕES COMERCIAIS LTDA
GOSTARIA DE INFORMAÇÕES SOBRE EMPRESAS QUE NECESSITAM DE REPRESENTANTES E DICAS PARA UM INICIO DE TRABALHO COM MATERIAL ELÉTRICO.
ALESSANDRO SIQUEIRA
 
GRAHAM BELL
É UM ABUSO O QUE FIZERAM COM VOCÊS E AS LINHAS DE TELEFONE. SE FOSSE POR MIM, NÃO DEIXARIA ACONTECER, AO FINAL DAS CONTAS NÃO INVENTEI O TELEFONE
PARA AS OPERADORAS. ( Valeu Graham, que força vindo do além, heinnn).
 
MILTON NASCIMENTO
GOSTO MUITO DE SEUS E-MAILS,CONTINUEM NOS ENVIANDO, TEM MUITAS DICAS INTERESSANTE.
ABRAÇOS. MILTON
 
CARLOS CÉSAR FERREIRA FREITAS
ACHEI IMPORTANTÍSSIMO AS MATÉRIAS PELO SEU TEOR EDUCATIVO.
 
Ana Maria
OI MIGUEL!!ACHO BÁRBARO TUAS MATÉRIAS! CONTINUA ME ENVIANDO!! ACREDITO QUE ESTÃO CADA VEZ MELHOR!!
ABRAÇO
ANA
 
CRIS FERNANDES
PARABÉNS PELA INICIATIVA DESTE TRABALHO.
O CONHECIMENTO E INTERAÇÃO É O NOSSO ALIMENTO PARA ESSA NOVA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO.

 
ALOISIO ANDRADE S/C LTDA
FICO EXTREMAMENTE FELIZ EM CONTAR COM UMA FONTE DE INFORMAÇÕES ATUALIZADAS E DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA NOSSO DIA-A-DIA. - OBRIGADO POR INCORPORAREM MINHA EMPRESA EM SEU CATÁLOGO DE ENDEREÇOS.
CORDIALMENTE
ALOISIO ANDRADE
 
BAYAR REPRESENTAÇÕES LTDA.
Recebo toda semana mensagens do SDR, não sei como chegaram a mim. Confesso que no começo não dei muita atenção pois a internet enche nossos computadores de coisas que não queremos e temos que aceitar. Ao mesmo tempo comecei a ler suas mensagens com mais atenção e noto que trata-se de algo sério, ao qual lhe parabenizo. - Gostaria de saber que CD que tanto se fala é este? E como fazer para recebê-lo?
Sem mais
Um Grande abraço.
Bayard Severo
 
 
Agradecemos também as mais de 600 visitas recebidas na nossa home page, dos seguintes países : - Itália, México, Japão, Argentina, USA, Uruguai (meus parentes ?)  e Paraguai.  - Valeu a todos. Vocês que são maravilhosos em nos dar esta oportunidade, e queremos que sempre, nossa humilde contribuição os motive, enriqueça e ilumine no dia a dia, porque essa é nossa recompensa.
 
Equipe do SDR
 
 
RESPONDA RÁPIDO:
 
Qual foi o primeiro líder do planeta a chamar Lula para conversar?
 
 
Bill Gates, ele mesmo, com fortes interesses nos rumos da informática nacional, pediu uma reunião, antes mesmo das urnas serem abertas. - Tal ansiedade se justifica.
 
Apesar de diversas incertezas quanto a determinados passos do novo governo, algumas tendências já estão claras:
  • procurar substituição gradativa, quando possível, da tecnologia importada, visando o crescimento de empregos no país e o equilíbrio da balança comercial.
O PT, principalmente no Rio Grande do Sul, adotou com esses princípios o software livre, eliminando gradualmente produtos proprietários (Microsoft inclusive) nos órgãos do governo.
 
O projeto ganhou repercussão nacional e internacional e foi implantado em diversas outras administrações do partido, como na gestão Benedita da Silva, no Rio de Janeiro,  projetos de incentivo nessa área, como o Festival do software livre: www.festsoft.rj.gov.br/concurso.htm.
 
Ou em São Paulo, na gestão de Marta Suplicy, como está escrito no Portal do Município:(www.festsoft.rj.gov.br/concurso.htm).
 
Em São Paulo, a gestão de Marta Suplicy parece que também está preocupada com a disseminação do software livre, conforme informa no Portal do Município (www.prefeitura.sp.gov.br/cidadania/inclusao_digital/entenda_o_pid09.asp)
 
"A Secretaria de Educação e a Coordenadoria de Governo Eletrônico buscarão disseminar o uso de software livre, de código aberto, em seu Plano de Inclusão Digital, exatamente por entender que o conhecimento coletivo deve ser compartilhado e não apropriado privadamente".
 
E segue:
 
"A tecnologia está sendo aprisionada pelos controladores dos códigos-fonte, pelas megacorporações que buscam concentrar ao invés de disseminar conhecimento. Este esquema de riqueza e poder deve ser enfrentado".  www.prefeitura.sp.gov.br/cidadania/inclusao_digital/entenda_o_pid09.asp
 
É bom recordar também que foram os deputados Walter Pinheiro, do PT, e Sergio Miranda, do PCdoB, partido aliado do PT, que inviabilizaram a compra exclusiva do sistema operacional Windows da Microsoft com os recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust).
 
O extrato do Fust já totaliza os não-desprezíveis R$ 1,5 bilhão para projetos que visam a inclusão digital da população, como o de informatizar 12,5 mil escolas secundárias e profissionalizantes em todo o País - ainda em discussão.
 
Um dos homens fortes do PT no setor de tecnologia, Sérgio Rosa, diretor da Empresa de Processamento de Dados do Estado do Rio de Janeiro (Proderj), detalhou durante campanha eleitoral algumas metas, em nome do então candidato:
  • "A prioridade será usar softwares abertos nos órgãos públicos. As aplicações formarão o acervo do Software Público Brasileiro. Haverá ações com empresas, trabalhadores e ONGs para que haja espaço para os softwares livres e proprietários. O livre dá mais opções de criação, reduz despesas e importação e gera serviços de consultoria, desenvolvimento e treinamento", entrevista concedida ao  Correio Brasiliense, no dia 22 de outubro: - www2.correioweb.com.br/cw/EDICAO_20021022/sup_etu_221002_6.htm
 
Assim, parece que no encontro Mr.Gates deve perguntar a Mr.Da Silva: "Agora é Linux?".
 
Se depender do histórico do PT até aqui e do discurso de campanha, a resposta será:
 
"Sim, meu nome é Lulix".
Autor:
Sr. Professor Carlos Nepomuceno
 

 
 
" RUIM COM ELE, PIOR SEM ELE "
Sra. Prof. Leila Navarro
 

Se quando lhe perguntam sobre o seu trabalho você responde: "Ruim com ele, pior sem ele", você mostra que não está entendendo nada do que anda acontecendo com o mundo e está completamente mal-informado sobre o que representa ter, hoje em dia, um trabalho.
 
Sempre me perguntam qual a fórmula, o segredo dos vitoriosos, dos poderosos, das pessoas que "chegam lá".  Eu digo que não existe uma fórmula certa e infalível, mas que acredito que para alcançar isso é preciso que todo indivíduo sinta pelo menos três coisas em relação ao seu trabalho para que possamos dizer que esteja feliz e realizado. E, além disso, que esteja sempre disposto a buscar soluções, encarar novos desafios e vencê-los.
 
A primeira é ter química. É como namorar, você tem que sentir um bem-estar no local de trabalho, fazendo aquilo muito à vontade, com alegria e com energia. É gostar do que faz e fazer o que gosta. Você tem que sentir a mesma emoção que sentiu no seu primeiro dia de trabalho. Aliás, isso serve para tudo na sua vida. Se você não sente mais a mesma emoção do começo, é melhor repensar o seu momento e entender que mudanças serão necessárias para que você volte a se sentir bem e motivado. Pense... o que é que realmente te motiva? O que é que o faz acordar toda manhã para ir ao trabalho?
 
A segunda é estar crescendo com a oportunidade que está em suas mãos. Crescer significa estar aprendendo e ensinando constantemente com a experiência que está vivendo. Isso é compartilhar conhecimento, é fazer parte do todo e fazer também o que te cabe, a sua parte. Você não pode fazer como aqueles que têm medo de amar porque sabem que isso é viver para o que der e vier. Ou ainda, como aqueles que têm medo de arriscar e esperam que alguém faça aquilo que é do seu dever.
 
Já a terceira é a sua missão. O sentido da sua vida tem que estar engajado com o momento e oportunidades que está vivendo. Para que isso aconteça o momento presente tem que ter uma ligação, uma conexão, ou o mesmo objetivo da sua missão. Assim sua tarefa se torna mais prazerosa e você consegue ficar por inteiro, concentrado no que está vivendo.
 
Garanto que depois disso, "o ruim com ele, pior sem ele", se transformou em algo bom ou você simplesmente resolveu mudar, não trabalha mais no mesmo lugar e está buscando uma oportunidade nova de mostrar o seu talento, usá-lo e sentir muito prazer por isso. Afinal, você já descobriu que continuar trabalhando em algo, ou em um lugar que não te motiva, nem dá prazer, é uma violência contra você mesmo, sua criatividade e poder de inovação, e não deve durar por muito tempo.

 Sra. Prof. Leila Navarro

 
Conferencista e autora do livro "Talento para ser Feliz", da Editora Gente.
Site:
www.leilanavarro.com.br/ E-mail: navarro@leilanavarro.com.br
 
Destacada como Guru de Palestras, no CONARH/2002, um dos maiores eventos de RH no Brasil, Leila Navarro é fisioterapeuta formada pela Universidade de São Paulo (USP). Autora dos livros "Talentos para ser Feliz"  (também lançado em Portugal em abril de 2002) e "Obrigado, equipe" (ambos Editora Gente), é presidente Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Capital Humano, Professora Emérita da Universidade Continental do Peru e Professora convidada da Universidade de Barcelona (Espanha), Coordenadora do Departamento de Qualidade de Vida e Conselheira da Associação Brasileira de Prevenção de Acidentes (ABPA)/ SP, Membro da Business Professional Women e da Guild for Structural Integration.
Nos últimos três anos, mais de 150 mil pessoas assistiram às suas palestras. Em 2001, Leila Navarro realizou 132 eventos, com um público de 87.990 expectadores. Em janeiro e fevereiro de 2002, ministrou palestras na Universidade de Barcelona e pelo País Basco, na Espanha, e na Associação Empresarial de Portugal (AEP). Recém chegada do Japão, onde fez um curso de Resolução de Problemas Organizacionais, pela The Assiciation for Overseas Technical Scholarship (AOTS), Leila Navarro é a primeira palestrante brasileira a aderir ao e-learning e oferecer, gratuitamente, em seu site (
www.leilanavarro.com.br) um curso de Planejamento Estratégico Pessoal como complemento de suas palestras.
  Há 20 anos vem realizando pesquisas com intuito de descobrir e compreender os fatores que levam as pessoas à felicidade, à realização de seus sonhos e metas e à conquista de uma qualidade de vida pessoal e profissional. Está em constante atualização e capacitação, o que a mantém afiada com as tendências mundiais nas áreas de Gestão Organizacional e de Pessoas. Anualmente, ela realiza um período sabático, de pausa em suas atividades, para dedicar-se ao seu aprimoramento.
 
 
RESUMO   DE   NOTÍCIAS
6.11.2002   AO    08.11.2002
 
O "RESUMO DE NOTÍCIAS", é baseado em levantamentos realizados pela equipe do SDR, e apresenta os tópicos mais importantes para que você, fique por dentro dos principais acontecimentos que sua profissão exige. - Este serviço de CLIPPING (resenha de informações), é a metodologia utilizada para assessorar 100% das principais autoridades, desde Presidentes da República, Diretores, Gerências e agora VOCÊ, e queremos que possa estabelecer o vínculo entre os assuntos expostos e suas estratégias, como forma de prestigiar seu TEMPO. - Os endereços abaixo, representam as fontes que diariamente consultamos ou enviam noticias, e são ao nosso entendimento, as mais fidedignas e neutras, como a seguir:
BRASIL:
 

ECONOMIA


O Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) entra amanhã em uma nova fase. Se o Banco Central não mudar nada na última hora, as empresas e pessoas físicas que a partir de amanhã emitirem um cheque ou fizerem um DOC igual ou superior a R$ 5 mil terão de pagar uma tarifa extra, que vai de 0,038% a 0,2% do total, dependendo do banco, ficando na maior parte dos casos em 0,1%. A saída para fugir ao custo extra é usar a TED (Transferência Eletrônica Disponível), a nova forma de transferência de recursos on-line. -
 
A negociação entre a Intesa e o Itaú para a compra do Sudameris ainda não terminou. O banco italiano informou ontem ao Valor, por telefone, que as negociações não foram interrompidas, como o mercado financeiro chegou a especular. Consultado sobre o assunto, o Itaú preferiu não se pronunciar, como vem fazendo há algumas semanas, apesar das dúvidas entre analistas.
 
A Cia. Vale do Rio Doce tem plano de investir US$ 1 bilhão em 2003 em projetos voltados para exportação. A companhia, cujo plano estratégico prevê aplicações de U$$ 6 bilhões em cinco anos, está discutindo seu orçamento para 2003 ainda com base num cenário provisório da economia do país, declarou o presidente executivo da mineradora, Roger Agnelli. - A Vale estima um dólar entre R$ 3,20 e R$ 3,30 para 2003 e uma taxa de crescimento do PIB entre 2,5% e 3%. Não há ainda estimativa para a inflação de 2003, porque a mineradora aguarda o impacto da alta dos combustíveis sobre os índices de preço para. Só depois vai projetar o IPCA do ano.

MERCADO


A inovação tecnológica de processos ou produtos é praticada por 1/3 das empresas brasileiras, de acordo com a Pesquisa Industrial – Inovação Tecnológica (Pintec), realizada pela 1ª vez pelo IBGE, que analisou os anos de 1998, 1999 e 2000.
 
A Acesita, maior fabricante de aços especiais da América Latina, registrou prejuízo líquido de R$ 255 milhões no 3º trimestre. De janeiro a setembro, o prejuízo acumulado chegou a R$ 494 milhões, valor 158% maior do que as perdas acumuladas no mesmo período do ano passado, que foi de R$ 191 milhões.
 
O grupo alemão DaimlerChrysler decidiu produzir uma versão brasileira do seu microautomóvel Smart, para resolver o problema de ociosidade na fábrica que construiu em MG a 6 anos. A direção da companhia negociou ontem com o governador Itamar Franco (PMDB) e com o governador eleito, Aécio Neves (PSDB) incentivos fiscais para instalar em Juiz de Fora uma linha de montagem do Smart, um microcarro que já roda na Europa. - O presidente da montadora no Brasil, Ben van Schaik, disse que incentivos do governo mineiro, qualificação dos funcionários, mão-de-obra barata e custos de produção baixo, foram os fatores que garantiram o projeto à fábrica mineira.  - (Em Europa não querem mais as fábricas por serem consideradas poluentes e nos atolam elas, e ainda os Mister M da Política Tupiniquim, se achando grandes negociadores, pagam fortunas para elas se instalarem, cagando na cabeça dos Brasileiros que querem produzir e não conseguem crédito. O Porca Miséria, estão matando noss País com a Guerra Fiscal!!!).

Os cartões de crédito continuam sendo o meio mais utilizado nas transações através da Internet. Segundo a Activmedia, este é o método adotado para 98,5% dos pagamentos online.  A Activmedia acredita que esses novos métodos de pagamento vão movimentar US$ 5,7 bilhões em 2001. Os meios combinados - transações online a partir de pedidos via telefone, fax ou e-mail – também vão ser adotados pelos consumidores.
 
O déficit comercial do setor de produtos eletroeletrônicos caiu 36% nos primeiros 9 meses do ano, para 4,5 bilhões de reais, em relação ao mesmo período do ano passado, anunciou na sexta-feira a ABINEE.  -As importações de produtos eletrônicos caíram 26% em relação aos primeiros 9 meses do ano passado.

MERCADO EXTERNO


A
Petrobrás já é maior exportadora do Brasil. Ela superou a Embraer e a Companhia Vale do Rio Doce. Pelos dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), com base nos registros do Siscomex de janeiro a setembro, a Petrobrás exportou US$ 2,499 bilhões no período. É mais que as vendas da Embraer, que somaram US$ 1,642 bilhão, e da Vale, de US$ 1,350 bilhão.
 
A unidade de produção de cabines da Volvo do Brasil está se preparando para duplicar suas exportações para a matriz do grupo, na Suécia. A partir de janeiro, a montadora passa a enviar 600 cabines por mês, ante um número que varia entre 240 a 300 por mês neste ano. As exportações para a matriz começaram ainda em 1999. - Com capacidade instalada para fabricar 14 mil cabines por ano, em dois turnos, a fábrica paranaense foi escolhida para a exportação por ser uma das mais modernas do grupo. E, segundo o gerente da unidade de produção de cabines, Sérgio Künzel, por ser reconhecida, já há dois anos, como a que apresenta os melhores resultados em termos de qualidade dentro do grupo Volvo. Além da Suécia, a Volvo possui fábrica de cabines nos EUA.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO


Os
brasileiros gastaram 471,1 milhões de reais na internet no mês de setembro. Este é o índice de varejo online (VOL) registrado pela E-Consulting e pela Câmara-e.net.
 
Uma falha aparentemente humana - e bastante comum, diga-se de passagem - fez com que Bank of the West, de São Francisco, divulgasse o endereço eletrônico de milhares de clientes. Um prato cheio para os spammers de plantão. (Imaginem a/o humano como tomou nos dedos!!!)
 
De acordo com uma relatório divulgado recentemente pelo The Meta Group Inc., 41% das companhias estão gastando pelo menos 5% de suas verbas de tecnologia em segurança, mundialmente, o que representa um incremento de 33% no setor, em relação a 2001. No final de 2003, o Meta Group espera que este nível de investimentos em segurança seja praticado por 55% das companhias, no mundo.
 
Uma falha aparentemente humana - e bastante comum, diga-se de passagem - fez com que Bank of the West, de São Francisco, divulgasse o endereço eletrônico de milhares de clientes. Um prato cheio para os spammers de plantão. (Imaginem o humano como tomou nos dedos!!!)
 
Nos últimos cinco anos, a área de TI da Construtora Norberto Odebrecht vem burilando suas ações com um orçamento inferior a 0,5% do seu faturamento bruto. Entre 1998 e 1999, Mauro Velloso Rehm, CIO (Chief Information Officer) da companhia, conduziu projetos, infra-estrutura, pessoas e estratégias com um percentual de 0,15%. Depois da fusão entre as três empresas da organização – CNO, CBPO e Tenenge (Técnica Nacional de Engenharia), a gestão dos custos e investimentos totalizou um índice de 0,21%.
 
“Estamos enfrentando uma situação contraditória”, disse Dave Roberson, presidente mundial da área de sistemas da Hitachi, gigante do ramo de produtos eletrônicos e de tecnologia. “Nossos clientes têm necessidades cada vez maiores de guardar informações e orçamentos de TI cada vez menores.” A frase resume o sentimento geral do setor de armazenamento de dados, que permeou todo o Storage Networking World, um dos maiores eventos mundiais sobre o tema, que ocorre em Orlando (EUA) entre 27 e 30 de outubro.
 
O UOL, maior provedor de internet do Brasil, segundo o executivo, é o único que consegue crescer diante deste cenário econômico. - Nos primeiros seis meses do ano, segundo dados do balanço do UOL, o número de assinantes cresceu 9,5%, um sinal de que será, em 2002, mais de 50% menor do que o ano passado. Em 2001, ano inteiro, a taxa foi de 50%. (MAS o IDEC entrou com uma ação civil pública contra o UOL. A intenção do pedido de liminar, explicou a instituição, é evitar que o provedor imponha a seus clientes o uso do Discador UOL 10.0. Para o Idec, o programa exige a adesão a um novo contrato que, na sua avaliação, apresenta cláusulas abusivas.)
 
Segundo a especialista Panda Software, os úteis PDAs (computador de mão) são, na verdade, um grande perigo para as empresas. A transferência de dados para o PC e vice-versa, faz com que a quantidade de informação confidencial e substancial armazenada nos micros de mão cresça de forma alarmante. Isso sem contar que o tamanho menor destes dispositivos também facilita sua perda ou roubo. "Um PDA extraviado ou roubado em mãos de um hacker pode ser a porta de entrada para toda a rede corporativa", sentencia a empresa.  - Tudo isso está incluído, na verdade, na máxima propagada pelo ex-hacker Kevin Mitnick e, agora, também pelo FBI: as empresas têm é que tomar cuidado com as pessoas, não com as máquinas. Um computador de mão pode estar repleto de senhas, números de cartão de crédito e até mesmo informações secretas sobre as áreas financeira e comercial de uma companhia. - A Panda ainda acredita que se deva considerar o PDA também como uma ferramenta de ataque, com o hacker inserindo nos mesmos programas maliciosos - quando o usuário for sincronizar seu equipamento com o PC, instalará no computador, sem saber, os comandos necessários para o hacker acessar toda a rede e todas as informações importantes sem que as pessoas sequer percebam.
 
No Japão, o ministério do Interior, Infra-estrutura e Transportes vai conduzir um teste usando chips de circuito integrado e tecnologias de biometria para ajudar a acelerar o tempo que os passageiros gastam para fazer o check-in nos aeroportos do país. Mas - este teste será feito com apenas 1.000 usuários, onde os dados o passaporte serão coletas e passaram por um teste de reconhecimento de íris e face.( Gente feia não será testada em principio).
 
A alta disponibilidade de soluções móveis e a necessidade das empresas de aumentarem a produtividade para vencer a concorrência são fatores que vêm impulsionando o mercado de aplicações móveis para força de vendas. A descoberta é de um recente estudo do The Yankee Group, que prevê o crescimento desse setor de US$ 132 milhões em 2002 para US$ 825 milhões em 2006.

TELEFONIA


A partir desta terça-feira (05/11), os clientes da GVT, operadora de telefonia fixa que atua nas regiões Sul e Centro-Oeste do País, passam a ter acesso gratuito, via Internet, ao detalhamento de todas as ligações realizadas de seu número de telefone. Além das chamadas interurbanas e para celulares, as chamadas locais entre telefones fixos serão discriminadas com informações sobre data, número de destino, horário, duração em minutos e preço correspondente a cada uma. Para isso, basta que o cliente GVT faça um cadastro no portal
www.gvt.net.br e, todos os meses, receberá um e-mail até dez dias antes da data do vencimento informando que a conta detalhada está disponível.
 
Falta competição na telefonia fixa, diz analista da IDC...
A gerente de programa de pesquisa, telecom e internet da IDC Brasil, Vanessa Cabral, afirmou nesta terça-feira, 5, que o País ainda carece de competição entre as operadoras de telefonia. Segundo ela, tal cenário só ocorrerá quando o governo federal promover algum tipo de estimulo ao setor, como o direcionamento efetivo do FUST (Fundo de Universalização de Serviços de Telecomunicações). - “Não haverá qualidade de serviço enquanto a concorrência não for estabelecida”, reforça Vanessa Cabral. Ela acrescenta ainda que o serviço de telefonia local é o mais rentável para as operadoras no País, apesar das conexões com telefones celulares serem as que transferem maior receita para as prestadoras de serviço. - O mercado corporativo representa o dobro do mercado residencial em termos de receita e será o maior beneficiado com a implementação dos serviços IP. Isto porque a tecnologia reduz custos de conexão.
 
Mais um terminal de acesso fixo sem fio passa a fazer parte do portfólio de produtos oferecidos pela Vésper. Dessa vez, a novidade é voltada para o mercado corporativo e, utilizando a tecnologia CDMA, permite a transmissão de dados entre pontos-de-venda e a centrais de dados. - De acordo com a telco, o produto, batizado de wireless business, é voltado a empresas de todos os portes e que necessitem trocar dados com pontos remotos. "Estamos oferecendo um produto que possibilita redução de custos de até 40% em comparação às linhas fixas tradicionais, mais segurança nas transações pelo uso de tecnologia digital CDMA e prazos de ativação muito mais atranetes, uma vez que adotamos solução sem fio", destaca Rance Hesketh, vice-presidente executivo da Vésper Business, divisão corporativa da operadora 
 
A Nokia, maior fabricante de celulares, disse hoje que espera vender entre 50 milhões e 100 milhões de aparelhos com tela colorida em 2003. O CEO Jorma Ollila declarou que metade dos modelos comercializados terao recurso de MMS, que permite enviar e receber imagens.
 
A ATL, operadora de telefonia móvel que atua no Rio de Janeiro e Espírito Santo, lança na próxima semana o serviço ATL Cheque Serasa. - A iniciativa, segundo a companhia, visa oferecer mais segurança aos clientes que recebem pagamentos em cheque. - A novidade é voltada, principalmente, a lojistas e profissionais liberais, como médicos, dentistas, advogados, bem como taxistas e feirantes, que poderão consultar o cadastro da Serasa através do celular. Para que todos os clientes da operadora conheçam o serviço, a ATL estará oferecendo a primeira consulta de graça. Cada acesso ao cadastro da Serasa custa R$ 1,50. (Eu cobro apenas 0,50 centavos, se quiserem saber alguma coisa de mim, pena que não uso cheques, tou quebrado...).
 
Com investimentos da ordem de US$ 9 milhões, a Motorola aumenta sua capacidade produtiva em até 30% para as linhas de aparelhos celulares GSM (Global System Mobile Communication) na sua fábrica em Jaguariuna. A fabricante já oferece cinco modelos de aparelhos GSM. Luis Carlos Cornetta, presidente da Motorola, admite que este ano houve uma retração na venda dos aparelhos com tecnologia CDMA, oferecida pelo grupo Telefônica Moviles, porém, estima um bom incremento com a chegada das operadoras TIM e Oi, além das provedoras das bandas A e B. Além disso, o presidente da Motorola pretende atingir os mesmos níveis de exportação registrados ano passado, quando movimentou US$ 650 milhões. Por enquanto, a Motorola já exportou US$ 550 milhões.
 
Uma das estrelas da tevê paga para a criançada está prestes a ir parar no celular.  - A Cartoon Networks vai incluir uma linha de MMS - Multimedia Messaging Service nos celulares da Sony Ericsson. Os primeiros desenhos a ir parar nas telinhas serão o Scooby Doo e As Garotas Super Poderosas. 

BEIRANDO A LOUCURA ???


Pesquisadores comprovam que os altos ganham mais que a média. No Reino Unido, cada polegada (2,54 cm) a mais na altura de homens ingleses brancos está associada a um aumento de 1,7% no salário. O estudo com homens norte-americanos comprova que cada polegada a mais na altura acrescenta 1,8% na remuneração. Em média, o quartil de pessoas de estatura mais baixa na população (tanto nos EUA como no Reino Unido) recebe um salário 10% inferior ao quartil mais alto. (Matéria fantástica na news letter (revista eletrônica) valor econômico
do 06.11.2002)
 
Já tem 390 mil apostadores das loterias brasileiras que recebem, via e-mail, os resultados dos jogos. Para receber os resultados em sua caixa postal, entre no endereço www.caixa.gov.br e se cadastre no link Loterias/Loteria em seu e-mail. (E vamos ver se reparte quando ganhar, unha de fome !!!)
 
Ela está sendo cobrada por ter participado de comerciais para a marca Blackglama, de casacos de pele. Teria recebido cachê de US$ 500 mil e 2 casacos, cada um no valor de US$ 250 mil. "Ela só tem pernas, não tem coração" - acusa porta voz da instituição, Dan Mathews. - (Nesse caso, valem mais a pele que carne)
 
As vendas de música pela Internet caíram 39% no terceiro trimestre de 2002 sobre o mesmo período do ano passado. A queda foi conduzida principalmente pelo aumento dos serviços gratuitos de compartilhamento de arquivos online e da prática de gravação de CDs, segundo estudo da comScore Media Metrix. (Querer vender o que já temos, e ruim heinnn ? - Mas podemos fazer um trato, vocês numeram cada CD gravado, pagam aos artistas a comissão certa e PAGAM OS IMPOSTOS CERTOS, e nos falamos com a gurisada, quem sabe tenhamos um acordo.....risos)
 
O pessoal da X-Force (time especializado na caça aos hackers e na vigilância contínua sobre o tráfego da internet) acredita -assim como as autoridades americanas, disseram - que o Brasil tem "milhares de hackers superqualificados", e que eles "andam bem ocupados". A equipe está no país para participar, amanhã, do evento SecurityDay, em São Paulo.
 
O serviço online para a localização e identificação de crianças desaparecidas anunciado em setembro pelo Ministério da Justiça vai entrar no ar no dia 1º de dezembro.  Aguardem o endereço que será linkado a nossa página.
 
O Programa "Internet nas Bibliotecas Públicas" com um orçamento de 38 milhões de Euros, prevê que no período de 2003 a 2005, conseguirá oferecer as/os cidadãos, acesso gratuito a internet através da rede de 4.056 bibliotecas públicas existentes em Espanha.
 
Estudo comprova que apenas 10% dos Europeus, tem pago alguma vez por conteúdo oferecidos na internet. Deles, 23% tem comprado música, 17% vídeos, e 16% notícias. Em geral se acredita que 50% dos ingressos gerados por conteúdos pagos, vão para os sites de pornografia.
 
A Cia. MobileWise, apresentou um revolucionário invento que permite subministrar energia a dispositivos moveis sem cabos, para a recarga elétrica. Trata-se de uma espécie de tapetinho, que permite a recarga dos aparelhos. Mas informações...http://www.mobilewise.com/ 

 
 
 
" De facto, os olhos são o espelho da alma e janelas para o mundo... "
Sra. Prof. Luciah Rodrigues Barros
É muito comum se ouvir dizer que os olhos são o espelho da alma. Hoje sabe-se que qualquer alteração no corpo pode ser detectada através do exame minucioso da íris, pupila situada entre a córnea e a face anterior do cristalino. Por ela podem ser conhecidos os estágios agudos, crônicos e outras modificações orgânicas por que passa o corpo.
 
Descoberta feita pelo Dr.Oscar Brunler, na Rússia, mostra que os olhos ao fixarem um objecto, emitem radiação que podem ser medida em grau bio métrico, e, segundo essa medida corresponderia inicialmente a 350º bio métricos.
 
Deste modo pôde avaliar os graus bio métricos de pessoas famosas e até às suas obras. Assim os manuscritos Shakespeariano, na concepção do Dr.Brunler, continuaram a manter as emanações do autor e somaram em graus bio métricos 725 radiações, essas maiores do que aquelas obtidas nas obras de Michelangelo, que foram equivalentes a 689, como relata o livro Anatomia Esotérica de Dr. Douglas Baker.
 
Realmente os olhos são importantes na análise dos aspectos mais secretos e profundos de uma personalidade. Então vamos saber algumas curiosidades relacionadas com eles.
 
Muitas pessoas ainda pensam que focalizam um objecto com os dois olhos, mas não é por aí. Para saber como se processa o mecanismo da visão, qual o olho dominante, ou seja, aquele que ao mexer focaliza a imagem, o exercício é o seguinte:
 
Visualize um ponto qualquer numa área pouco distante. Com o braço direito bem esticado, a mão fechada e o polegar levantado fixe novamente esse ponto e depois tente bloqueá-lo, colocando o dedo na sua direcção, mas com os olhos abertos.
 
Logo assim que conseguir bloquear o alvo escolhido, feche o olho direito e observe se o dedo continua bloqueando o local. Se continuar significa que olho esquerdo domina na hora em que você focaliza uma imagem. Caso movimente, saindo da direcção, o olho direito é o dominante, no momento da visualização.
 
Portanto , conhecer o olho dominante é extremamente importante para quem pratica desporto: tiro ao alvo, ténis, basquete, arremesso de peso, lançamento de dardo, etc... Mas, ainda, pode-se conhecer qual o olho dominante através do piscar das pálpebras. Piscando um olho e depois o outro, a piscada que foi mais natural, sem forçar o lado do rosto, indica que é esse o olho que domina no momento da visualização.
 
De facto, os olhos são o espelho da alma, janelas para o mundo, por isso, precisam ser bem cuidados, pois através deles um universo abre-se à nossa volta. Como são bastante sensíveis, têm músculos que precisam ser exercitados para melhor desempenho visual. Existe um bom exercício para quem quiser ter músculos perfeitos e boa visão e evitar a vista cansada, a chamada presbiopia, que acomete as pessoas acima dos 40 anos. O exercício é assim:
 
Sentado, respire calmamente. Deixe a cabeça erecta e visualize um ponto à sua frente. Os olhos para cima, bem para o alto e depois para a direita, sem mover a cabeça. Fique nessa posição por 1 segundo e repita o mesmo procedimento com o lado esquerdo. Esse exercício ajuda a diminuir a tensão da área ocular e você verá como os seus olhos irão lhe agradecer.
 
 

 
 
" NINGUÉM AMA AQUILO QUE DESCONHECE "
SENHOR PROF. LUIS MARINS
 
 
Conheço empresas que preocupam-se bastante bem com sua comunicação externa, com o mercado, o a imprensa, com fornecedores, etc. e têm um incrível descuido na tarefa fundamental de cuidar da imagem interna ou de 'vender a empresa para seus próprios funcionários'.
 
Numa pesquisa que fizemos com empresas de vários setores ficamos estarrecidos ao constatar que boa parcela dos funcionários desconhece totalmente os planos, projetos ou mesmo a realidade da própria empresa - onde ela está investindo, abrindo filiais, etc. - sentindo-se muitas vezes 'traídos' por serem os últimos a saber dos progressos e dos insucessos da empresa em que trabalham.
 
Ficam sabendo dos fatos da própria empresa pela imprensa ou por comentários de terceiros. Não tendo conhecimento, não podem sequer 'defender' a empresa se necessário.
 
É preciso cuidar com extremo carinho e cuidado da comunicação interna. Principalmente quando se trata de grupos empresariais de grande porte, a ausência de comunicação sistemática é altamente desmotivadora.
 
Ficar sabendo das coisas pelos jornais ou pela boca de pessoas de fora da empresa, é algo que nenhum funcionário perdoa à sua empresa. E não bastam só os famosos boletins ou jornais empresariais que poucos lêem e para os quais ninguém manda notícias relevantes.
 
É preciso um trabalho sério de 'marketing interno' que deve ter os mesmos cuidados ou até maiores do que as ações de marketing externo. Assim, reuniões, murais, comunicados, jornais, vídeos, exposições, seminários, etc., vêm sendo hoje utilizados com grande preocupação como instrumentos de comunicação interna com o objetivo de realmente 'conquistar o cliente interno - o funcionário - para a empresa'.
 
Nesta semana, gostaria de sugerir que você fizesse um diagnóstico do processo de comunicação interna na sua empresa.
  • Seus funcionários sabem dos planos e projetos da empresa?
  • Eles participam?
  • Opinam?
  • Como ficam sabendo?
  • Formal ou Informalmente?
  • Qual foi a última vez que a sua empresa fez um seminário, reunião geral, etc. onde todos os seus funcionários, sejam graduados ou não, tiveram a oportunidade de ouvir dos seus companheiros e dizer a eles o que estão fazendo, como e por quê?
 
Sem conhecimento não há integração. Sem integração não haverá qualidade. Sem qualidade não haverá sucesso. Cuide com muito cuidado da comunicação interna de sua empresa. Faça um bom marketing interno. Faça com que todos conheçam, de fato, o que é, o que quer e para onde vai a empresa para a qual trabalham.
 
Pense nisso. Boa Semana. Sucesso!
 
Professor Marins
  
 
" DICAS DA SEMANA " 
 
Café-da-Manhã Diferente.
"Se nós não conseguirmos engajar todos os nossos funcionários com a nossa empresa, nós não teremos sucesso". Nenhuma grande estratégia de negócio ou marketing pode salvar uma empresa que possui funcionários com a moral baixa, desmotivados e com medo de agir.
 
Criar um clima de energia entre os funcionários é um trabalho que precisa ser reforçado diariamente. Mas você pode começar amanhã de manhã. Exemplo: crie o "Café-da-Manhã com Energia", onde uma vez por mês, quinzena ou semana, todos os funcionários encontram seus gerentes e discutem idéias e sugestões para a empresa. Experimente !
Sr. Prof. Ricardo Jordão - Biz Revolution 
 
 
 
" No futuro, os computadores não pesarão mais do que 1,5 tonelada "
Popular Mechanics, prevendo a evolução da ciência, 1949
 
 
Janelas do futuro:
Auxílio-diversão - Uma pequena empresa do Canadá oferece US$ 1.000 por ano para cada um dos seus 20 funcionários. O dinheiro precisa ser gasto com diversão - e o empregado tem de apresentar provas de que teve um tempo de lazer: recibos, fotos da farra e uma descrição da mesma em três linhas. Os "fundos de diversão" só são entregues quando o beneficiário presta contas.
 
No fim do ano, um grupo de executivos julga qual o empregado que se divertiu mais e o felizardo recebe mais US$ 1.000. Os responsáveis pela medida dizem que a intenção é levar a mente das pessoas, que trabalham tão duro normalmente, para fora do escritório. Essa atitude fora do comum gera uma série de benefícios para a própria empresa: os funcionários sentem-se motivados e a imagem da organização melhora diante de seus olhos. O resultado? Funcionários satisfeitos, empresa próspera.
Instituto Humanista MVC -
 
 
"Viajei por todos os lados neste país, e posso assegurar-lhes que o processamento
de dados,  é uma ilusão que não perdura até o fim do ano"
Editor chefe de livros técnicos da Prentice Hall, 1957
 
  
 
 
" NEGOCIAÇÃO - NOVAS PERSPECTIVAS"
 
Sr. Prof. J. A. WANDERLEY
CONSULTOR DO INSTITUTO MVC
  
 
Na era do conhecimento, informação, capital intelectual, globalização e Internet, a negociação assume uma função cada vez mais importante. Negociação é o processo de alcançar objetivos através de um acordo nas situações em que existam interesses comuns e divergências de idéias, interesses e posições. Importa em comunicação, processo decisório compartilhado entre as partes e solução de conflitos.
 
Existem alguns contextos que mostram a importância e a necessidade crescente de se negociar:
  1. A todo o momento os meios de comunicação estão se referindo à fusões, incorporações, joint-ventures e alianças estratégicas, como necessidades de uma economia moderna, dinâmica e competitiva. As negociações estão presentes, não apenas quando se firmam acordos estabelecendo estes tipos de procedimentos, mas também nas suas implementações, quando pessoas, provenientes de culturas organizacionais distintas e até conflitantes, devem encontrar termos comuns e trabalharem numa mesma direção.
  2. Um novo estilo de gerência que busca o máximo aproveitamento das potencialidades de pessoas, freqüentemente, bastante capacitadas, em que perdem, ou mesmo não encontram espaço, conceitos do tipo "manda quem pode, obedece quem tem juízo" ou "você é pago para fazer, não para pensar", ou seja, quem pensa são os escalões superiores. Aos demais cabe apenas executar.
  3. A nova estrutura organizacional, com o achatamento da pirâmide e diminuição dos níveis hierárquicos, em que as decisões em redes, equipes de trabalho e forças-tarefas, substituem as decisões de cima para baixo.
  4. Os crescentes conflitos entre etnias, como o recente conflito em Kosovo, em que as formas não negociadas de solução redundam em procedimentos extremamente perversos.
  5. As conseqüências negativas ou os custos do progresso. Entre eles a destruição de florestas tropicais, as chuvas ácidas, os resíduos nucleares, a destruição da camada de ozônio, o lançamento de dióxido de carbono na atmosfera, redundando em aquecimento, efeito estufa e a previsão de elevação dos níveis dos mares.
Assim, em virtude de todas estas situações, é preciso negociar. Mas também, é preciso que se identifique o que deve ser enfatizado e os enfoques a serem adotados nas negociações.
 
 
1) - Mais do que nunca, é preciso compreender e desenvolver a capacidade de negociar ganha/ganha.
O ganha/ganha é a forma mais difícil de negociar. Sem uma grande dose de competência fica praticamente impossível se chegar ao ganha/ganha. Existe mesmo alguma confusão a respeito, inclusive a crença subjacente de que negociar ganha/ganha é ser bonzinho. Em negociação o bonzinho é um perdedor. Para se chegar ao ganha/ganha é preciso que se tenha em vista dois fatores: as posturas dos negociadores e as formas de negociar. Nas negociações sempre existem alguns dilemas, entre eles os seguintes: 1- cooperação ou competição; 2 – verdade ou mentira; 3 – curto prazo ou longo prazo. O negociador com a postura ganha/perde escolhe a competição, a mentira e o curto prazo. Só opta pela verdade caso possa tirar proveito dela e pelo longo prazo caso possa criar uma relação de dependência. Tem como proposição básica: levar vantagem em todos os pontos. Vale tudo. O importante é não ser pego.
Já o negociador ganha/ganha tem como ponto base que a efetividade de um acordo é produto de sua qualidade por sua aceitação. Qualidade significa atendimento dos interesses legítimos das partes e aceitação é a adesão emocional e comprometimento com o que ficou acordado. E isto só acontece quando se consegue manter o relacionamento em nível construtivo, apesar de todas as divergências e conflitos de interesses.
Um outro ponto importante para o ganha/ganha são as formas de negociar. Existem duas formas, que são a barganha de propostas e a solução de problemas. Quem negocia barganha de propostas tem como conduta básica o exagero das vantagens e a diminuição ou ocultação das desvantagens de sua proposta. E procede inversamente com a proposta do outro lado. Exagero das desvantagens e diminuição ou desconhecimento das vantagens. Este tipo de negociação redunda numa verdadeira queda de braço e em soluções de qualidade inferior.
Já para se negociar solução de problemas é necessário que se conheça e se percorra todas as etapas do processo de solução de problemas e tomada de decisão, tais como, definição do problema, diagnóstico da situação, formulação de alternativas, escolha da solução e implantação da decisão ou do acordo. Mais ainda. Que se conheça a função do pensamento convergente e divergente em cada uma destas etapas. É em decorrência disto que negociar ganha/ganha é bastante difícil e demande muita competência.
Como exemplo, há um estudo sobre alianças estratégicas que mostra que, em muitos casos, não se chegou ao resultado esperado porque não se levou na devida conta todas as etapas do processo decisório e de solução de problema. Assim, dificuldades culturais não foram identificadas, bem como conflitos nos negócios e tamanho da concorrência. Ou seja, não foram consideradas todas as forças impulsionadoras e restritivas existentes.
Já, quando se adota a abordagem da solução de problemas, o investimento pode ser altamente compensador. Um caso clássico, neste sentido, é o da Wal-Mart e da Procter&Gamble, que negociavam na base da queda de braço e resolveram adotar a abordagem da solução de problemas. Como resultado, surgiu a criação de um sistema informatizado de inventário, com o qual, as duas empresas puderam poupar milhões de dólares, fortalecer o relacionamento entre elas e gerar negócios da ordem de 3 bilhões de dólares.
 
 
2) Uma questão básica: saber a diferença entre objetivo e alternativa e manter o foco.
Nem sempre os negociadores levam em conta que qualquer acordo é uma das alternativas possíveis e que a solução que encontrarem é tão boa quanto a melhor alternativa que conseguirem gerar. Assim, por exemplo, há casos de alianças estratégicas que falharam pelo fato dos negociadores verem a aliança como um objetivo em si mesmo, e não como uma alternativa para se chegar a um determinado objetivo. Em decorrência, fecham-se acordos sem que sejam avaliadas as reais necessidades, nem as alternativas de alianças que sejam mais adequadas, ou seja, perde-se o foco daquilo que é realmente importante.
 
 
3) Flexibilidade é fundamental, ou a época das certezas já era.
Flexibilidade significa encontrar condutas e obter respostas apropriadas para cada situação. E o que dá certo num contexto ou para algumas pessoas, pode dar completamente errado em outro contexto ou para outras pessoas. Assim, como não se pode ter certeza de que estamos escolhendo o melhor caminho, devemos estar atentos aos feedbacks que estamos recebendo. Em última instância, o que importa não é o que se faz mas as respostas que se obtém pelo que se faz. E, se aquilo que estamos fazendo não provoca a resposta desejada, devemos mudar. Mas para isto é preciso, não só diagnosticar, mas também estar efetivamente conectado e ter repertório para se poder encontrar a forma mais apropriada de agir de acordo com as necessidades de cada situação.
 
 
4) Só entender do assunto não basta. É preciso trabalhar o processo e os relacionamentos.
Normalmente os negociadores estão tão focados no assunto, ou conteúdo da negociação, que se esquecem do processo e dos relacionamentos entre eles. E, o como se faz, freqüentemente é tão ou mais importante do que aquilo que se faz. Quer nos demos conta ou não, sempre estamos em alguma etapa do processo de negociação. Estas etapas vão da preparação até a implementação do acordo. Igualmente, é preciso estar atento aos relacionamentos. E relacionamento importa em emoção e comunicação. Assim, existem comportamentos, como a agressão e regressão, que dificultam ou mesmo inviabilizam um relacionamento construtivo, e que se manifestam, sobretudo, nos momentos de maior tensão e conflitos. Assim, estar atento ao processo e saber tratar as pessoas de forma adequada é algo que contribui significativamente para que se mantenha o foco naquilo que é realmente importante.
 
 
5 ) Informação é poder. Mas é preciso saber separar o joio do trigo.
A matéria prima do processo de negociação é a informação. Informações que são geradas e obtidas dentro ou fora da negociação. E, se a matéria prima estiver com defeito, o produto, ou seja, o acordo, estará comprometido. Assim, é preciso ter muito cuidado com o lixo, ou seja, informações distorcidas e difundidas de forma leviana. As vezes, difundidas com objetivos de manipulação, ou com o intuito de provocar distúrbios, de forma semelhante à transmissão de vírus em computadores. Portanto, saber obter e identificar, dentro do processo de negociação, as informações relevantes, separando o joio do trigo, se constitui numa das habilidades mais expressivas de um negociador.
 
 
6) A Internet facilita, mas não substitui o contato face a face.
Com a Internet, a possibilidade de se obter informações e de contatos que passem pelas barreiras da hierarquia se amplia significativamente. Entretanto, nada substitui o contato pessoal. É bastante comum ver pessoas que, em suas relações profissionais, só se conheciam, por exemplo, através do telefone, expressarem uma satisfação muito grande quando se encontram face a face. É no contato pessoal que se conhece a linguagem corporal, as expressões faciais, a forma de respiração. É muito difícil, senão impossível, estabelecer uma relação mais profunda e personalizada à distância e, conseqüentemente, criar um relacionamento de confiança.
 
7) Negociar em equipe, mais do que nunca é uma necessidade
Negociar em equipe, mais do que nunca, está se tornado uma necessidade imprescindível, sobretudo para os casos mais complexos, em que é impossível, para uma única pessoa, dominar todos os aspectos relevantes. Isto porque, o montante de conhecimentos e informações técnicas, jurídicas, econômicas e financeiras necessárias, é extremamente significativo. Além disto, uma pessoa que for negociar sozinha com uma equipe bem preparada estará em tremenda desvantagem. Para negociar bem em equipe é indispensável uma boa preparação, com uma definição precisa de papéis, procedimentos e códigos de comunicação. Em princípio, não é do nosso feitio dedicar muita atenção à preparação, seja nas negociações individuais, seja nas negociações em equipe. Se uma equipe bem preparada é extremamente poderosa, uma equipe despreparada pode se constituir num verdadeiro desastre.
 
 
8) É preciso desenvolver a capacidade organizacional de negociação
Normalmente, quando se busca capacitação em negociação, pensa-se somente em capacitação individual. Alguns poucos, em equipe e, raramente ou nunca, em capacitação organizacional. Isto tem sido sempre assim em função de uma compreensão fragmentada da questão. Entretanto, pode se constituir em grave erro, pois a capacidade de uma empresa, em termos de negociação, não depende apenas das capacidades individuais de seus negociadores. Negociadores excelentes, mas com condições organizacionais adversas, podem ter desempenhos medíocres e, o que é pior, serem responsabilizados por um desempenho, cujo fator determinante foi a baixa capacitação organizacional e não individual. É neste sentido que se faz indispensável compreender o que venha a ser e qual a importância da capacitação organizacional em negociação.
 
 
A capacitação organizacional de negociação procura dar resposta a seguinte pergunta:
  • quais são as condições necessárias e suficientes para que negociações realizadas individualmente ou em equipe tenham êxito?
Inicialmente devemos ter em mente que as negociações podem ser relativas a aspetos estratégicos, táticos ou operacionais. As negociações estratégicas são muito delicadas, isto porque em geral, erros ao nível tático e operacional, mesmo que importem em sacrifícios, podem ser assimilados.
 
Já erros ao nível estratégico podem levar a empresa à falência. Assim, se as negociações ao nível estratégico forem mal conduzidas e concluídas, por melhor que sejam os desempenhos nas negociações táticas e operacionais, o resultado final, para a empresa, será extremamente duvidoso.
 
Portanto, a identificação dos vários níveis de negociação e de suas importâncias relativas é o ponto de partida para que se possa identificar os processos, estruturas e recursos necessários para se chegar à competência organizacional em negociação.
 
 
Negociar, mais do que nunca, vem a se constituir numa habilidade essencial.
Mas é preciso estar atento aos pontos que podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso.
 
 

" PIADAS E MALVADEZAS "
  
ANUNCIO: «Vendo impressora manual marca BIC».

Estava o casal dormindo, quando a mulher escuta ruídos e diz para o marido: -
Bem, acorda, tem gente querendo entrar...
Então vai e te asoma na janela, para que acreditem que temos cachorro...
 
O pai fala para o filho... Se te masturbas ficarás cego!!!
Pai, Pai, estou aqui deste lado, vira...
 
A esposa diz para o marido na madrugada:
Bem, se meteu um homem na cama e me fez amor!
E porque não gritaste ?
Porque achei que eras tu, mas quando íamos na 3ª vez, comecei a duvidar-lo.
 
Que te acontece Fulano, estás com algum problema ?
O que tenho é uma frustração da P., que pariu!!!
Eu estava orgulhoso de como deixava a minha mulher. Quando ela chegava ao orgasmo, era uma coisa tremenda: se estremecia, brincava, soltava gemidos, virava os olhinhos e os deixava em branco...
Já sei, foste a descobrir que era fingimento ?
Que nada! Descobri que era epilética...
 
Dois amigos no povoado falando:
Viste a fulana, a tia da tenda ?
Sim!
Eu já comi ela...
E lembras da filha do Mengano ?
Sim!
Pois é. Eu também já comi ela...
Mas que coisa tchê...Tu e tua mulher estão comendo a cidade toda né...
 
Um fotógrafo daquele famoso jornal precisava fazer um serviço urgente: fotografar uma gigantesca queimada em uma reserva florestal.
Depois de chegar ao aeroporto, ele pede o aluguel de um pequeno avião e corre pra pista. Lá ele encontra o piloto com o motor ligado, entra no avião e grita: - Vamos!
O piloto taxia pela pista e decola. Em pleno vôo, o fotógrafo diz:
- Você está vendo aquela fumaça lá na frente? Quero que você chegue o mais próximo que puder!
- Mas por quê? - pergunta o piloto.
- Ué, pra tirar minhas fotos! Eu sou fotógrafo!!!
O piloto fica alguns segundos em silêncio e diz: - Deixa de brincadeira, vai? Fala logo que você é o meu professor de pilotagem!
 
Um homem de 85 anos estava fazendo seu check-up anual.
O médico perguntou como ele estava se sentindo:
- Nunca me senti tão bem - respondeu o velho - Minha nova esposa tem 18 anos e esta grávida, esperando um filho meu. Qual a sua opinião a respeito?
O médico refletiu por um momento e disse:
- Deixe-me contar-lhe uma estória: eu conheço um cara que era um caçador fanático, nunca perdeu uma estação de caça. Mas, um dia, por engano, colocou seu guarda-chuva na mochila em vez da arma. Quando
estava na floresta, um urso repentinamente apareceu em sua frente.
Ele sacou o guarda-chuva da mochila, apontou para o urso e este caiu morto ...
- HA!HA!HA!HA! Isto é impossível - disse o velhinho - Algum outro caçador deve ter atirado no urso.
- Exatamente ...

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