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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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JORNAL De REPRESENTAÇÃO comercial sdr - EDIÇÃO Nº 143 - 12.11.2002

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SDR - SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO E VENDAS

MIGUEL PEDRO TERRA VELAZCO

EDITOR DO JORNAL SDR

fone: 51 3019 2817.

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" QUEBRA TUDO "
Ricardo Jordão
 
" Obtendo feedback de clientes.... "
 
Mesmo que o processo possa parecer doloroso, você precisa saber o que, os seus clientes não gostam a respeito dos seus produtos e serviços.
 
Como você imagina que irá conseguir melhorar os seus produtos e serviços se você não sabe o que os seus clientes não gostam ? Será que o seu produto ou serviço é difícil de usar ou acessar?
 
Será que os seus vendedores demoram muito tempo para atender os seus clientes ?
 
O objetivo aqui é chegar a um nível de relacionamento onde você pergunta diretamente aos seus clientes o que você poderia estar fazendo de melhor. - Ao fazê-lo, você ficará surpreso em saber o quanto os seus clientes ficarão contentes ao saber que a opinião deles é importante para você.
Mas não pare aqui. Uma vez que você saiba o que eles querem, faça algo a respeito. - Dessa forma você estará construindo um relacionamento que poucos competidores conseguirão derrubar.
 
Quer aprender um grito de guerra ?
 
Quebra Tudo!!! 
 
Prof. Ricardo Jordão

 

LEIA NESTA EDIÇÃO 
 

 
 
 
 
 

"AS CARTAS DE AGRADECIMENTO DA SEMANA"

Recebemos semanalmente muitas assinaturas e pedidos de CD's, e metade delas vem com cartas. Gostaríamos de publicar todas elas, para lhes mostrar nossa alegria, por ter cada um de vocês como leitoras/es e usuárias/os.  - Mas, e os artigos, as matérias, as Piadas, as Reflexões ? Então vamos fazer assim, as primeiras 10 cartas serão publicadas e representarão todos os demais, que cheguem na semana ? Ta bom assim ? Todos conformes, felizes ?. - O maior abraço do Oiapoque ao Chuí, e de Manaus a Vitória,  para todos vocês,

 

Rejane Oliveira.

Boa tarde,

Esses dias tive o privilégio de assistir a uma palestra do Prof. Gretz - E ele passou um vídeo sobre este case da "piscina" achei o máximo - ele é simplesmente genial.

Uma ótima semana a todos...

P.s. - Adoro os artigos de vocês, parabéns.

 

JULIANO VASCONCELLOS

PARABÉNS PELOS ARTIGOS PUBLICADOS! DE MUITA QUALIDADE!PARABÉNS

 

LIANE MARLIS TIEZE

DESEJO RECEBER E-MAILS DO SDR.

 

AZOR CORONA

INDICO O AMIGO AZOR CORONA P/ RECEBER O JORNAL SDR.

GRATA

 

KÁTIA (BAKOF)
ADOREI SEU E-MAIL, GOSTARIA DE RECEBER DICAS SE POSSÍVEL NA ÁREA DE RH.

OBRIGADO KÁTIA

 

SERGIO DA CRUZ

SOU REPRESENTANTE COMERCIAL E ESSAS INFORMAÇÕES SERÃO DE GRANDE BENEFICIO PARA MEU DESENVOLVIMENTO. OBRIGADO.

 

TEODORO SILVA REP.COM.LTDA.
GOSTARIA DE RECEBER DICAS SEMANAIS PARA  APRIMORAR MAIS MEUS CONHECIMENTOS E ME AJUDANDO A TRABALHAR COM OS CLIENTES.

 

VALMIR

FOI PRECISO O DIRETOR ADOECER PARA AS GURIAS IREM A FORRA NAS PIADAS. PELAS PIADAS PERCEBE-SE QUE NÃO SÃO LOIRAS.

PARABÉNS

 

LUCIANO DA ROCHA LIMA

ESTE JORNAL É TÃO BOM, QUE ESTOU IMPRIMINDO E FAZENDO UM "LIVRO" DE CONSULTAS E LEITURAS DIÁRIAS.

OBRIGADO.

LUCIANO

ANAPOLIS (GO)



Agradecemos também as mais de 600 visitas recebidas na nossa home page, dos seguintes países : - Itália, México, Japão, Argentina, USA, Uruguai  e Paraguai.  - Valeu a todos. Vocês que são maravilhosos em nos dar esta oportunidade, e queremos que sempre, nossa humilde contribuição os motive, enriqueça e ilumine no dia a dia, porque essa é nossa recompensa.

 

 

Equipe do SDR

 

 

 

Como vencer num mundo cada vez mais ... COMPETITIVO

Sra. Prof. Leila Navarro

 

Há pessoas e empresas que ficam no pingue-pongue de sua guerra competitiva e esquecem do que é relevante neste mundo produtivo: o cliente e a missão. Quer um conselho? Não seja competitivo, seja amigo, mas tenha diferencial, invista nele, pois é ele que vai garantir o seu sucesso.

O clima de guerra cria um estresse nada produtivo. Se sentir sempre ameaçado não é vida, é desespero. Não estou falando aqui em ser diferente por ser diferente, mas em atingir a alma do seu talento, você é único! Quero dizer que é necessário ter essência em seus objetivos, ter lucidez em suas metas, e ter realidade em seus sonhos. É acordar toda manhã e ao se olhar no espelho reconhecer nele aquela pessoa que você realmente gostaria de ser. Aliás, experimente fazer isso toda manhã.

Pare para pensar e observe que aquele que está na frente não se preocupa com quem está atrás. Sabe por quê? Porque ele sabe que tem que atingir a sua meta, tem que melhorar cada vez mais, criar e surpreender a cada dia para se adequar e conseguir chegar aonde deseja.

Quem está na frente é um grande insatisfeito, não porque o concorrente está chegando, mas porque está sempre querendo surpreender o seu cliente e os seus colaboradores. Surpreender é a mágica!

No seu caso, quando o seu concorrente copia o que você fez, você tem que ver que na verdade ele está te aplaudindo. E você, como está? Bem, você já está à frente dele. Hoje inovar é como comer, você ainda come todos os dias?

Não tenha à sua frente seu concorrente, mas o seu objetivo, o seu cliente. Seja como o SBT: "na nossa frente só você". Quando o seu negócio é satisfazer o cliente você fica mais criativo. Pesquisa é outra palavra mágica. Não se canse de pesquisar, de perguntar, de se capacitar, faça da sua vida um aprendizado contínuo, 24 horas por dia, até mesmo quando você estiver dormindo, aprenda com seus sonhos, o autoconhecimento é uma grande ferramenta.

Hoje se sabe que tudo mudou, que em time que está ganhando também se mexe. Não se atenha a regras e paradigmas, hoje você pode tudo! Seja seu cliente, tome do seu próprio remédio, faça parte da sua torcida. Há pessoas que em vez de torcerem pelo mocinho, torcem pelo bandido. Isso acontece quando você tem pensamentos negativos que vão contra o seu próprio empenho, ou quando na equipe você tem aquela pessoa que fala: " Eu não falei? Eu disse que isto era loucura!"

Neste artigo você tem algumas palavras mágicas que fazem a diferença entre os que acreditam que vale a pena entrar nesta guerra de competitividade, e os que acreditam que não vale a pena competir, mas sim...

Guarde bem com você, se quiser, anote em um lugar que esteja sempre visível: diferencial, surpreender, inovar e pesquisar.


Sra. Prof. Leila Navarro

Destacada como Guru de Palestras, no CONARH/2002, um dos maiores eventos de RH no Brasil, Leila Navarro é fisioterapeuta formada pela Universidade de São Paulo (USP). Autora dos livros "Talentos para ser Feliz" (também lançado em Portugal em abril de 2002) e "Obrigado, equipe" (ambos Editora Gente), é presidente Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Capital Humano, Professora Emérita da Universidade Continental do Peru e Professora convidada da Universidade de Barcelona (Espanha), Coordenadora do Departamento de Qualidade de Vida e Conselheira da Associação Brasileira de Prevenção de Acidentes (ABPA)/ SP, Membro da Business Professional Women e da Guild for Structural Integration. 
Nos últimos três anos, mais de 150 mil pessoas assistiram às suas palestras. Em 2001, Leila Navarro realizou 132 eventos, com um público de 87.990 expectadores. Em janeiro e fevereiro de 2002, ministrou palestras na Universidade de Barcelona e pelo País Basco, na Espanha, e na Associação Empresarial de Portugal (AEP). Recém chegada do Japão, onde fez um curso de Resolução de Problemas Organizacionais, pela The Assiciation for Overseas Technical Scholarship (AOTS), Leila Navarro é a primeira palestrante brasileira a aderir ao e-learning e oferecer, gratuitamente, em seu site (www.leilanavarro.com.br) um curso de Planejamento Estratégico Pessoal como complemento de suas palestras

 


RESUMO  DE  NOTICIAS  "

09.11.2002    AO    12.11.2002


ECONOMIA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO


Diante de uma estratégia de crescimento sustentada por um relacionamento com clientes, o Grupo Angeloni - formado por 18 lojas de supermercados, oito farmácias e três postos de combustíveis no estado de Santa Catarina - investiu cerca de R$ 1 milhão em um projeto para personalização do atendimento. O processo, em prática desde julho de 2001, incluiu a aquisição da solução de contact center Ericsson Solidus e-Care, comercializada no Brasil pela Damovo, juntamente com o software Siebel Business 2000. “Implementamos a solução para o atendimento do nosso cartão de relacionamento e de crédito”, explica Sílvio Lummertz, diretor de expansão de rede e do Clube Angeloni. 

Quem pensava que o site AmigoSecreto.com.br tinha acabado, se enganou. O endereço voltou a operar com uma página totalmente nova, mas de olho no velho público: os internautas que realizam Amigos Secretos nos finais de ano. Mas ele não está sozinho. O Yahoo! Brasil também acaba de lançar um serviço exclusivo para a organização desse tipo de sorteio. 

A pressão inflacionária está levando as grandes redes de supermercados a lançar mão de vários artifícios para tentar segurar os preços ao consumidor. Quem tem estrutura de informação, agilidade na compra e fôlego para estoques está se dando melhor nessa disputa com a indústria. 

A Receita Federal detectou R$ 330,224 bilhões que poderão compor receitas extraordinárias para os orçamentos da União nos próximos anos. Esse é o valor do estoque de dívidas tributárias apuradas até o último dia 30 de setembro. Desse montante, R$ 99,8 bilhões já vêm sendo recolhidos regularmente pelo governo, basicamente por meio do Refis, e são considerados os de menor dificuldade para recuperação. Os dados foram levantados pela Coordenação Geral de Administração Tributária (Corat) e não incluem valores da dívida ativa, em cobrança na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.

O que já era ruim, piorou. O Brasil perdeu duas posições no "ranking" das economias mais competitivas do mundo. No ano passado, o país era considerado, numa lista de 80 nações, o 44º mais competitivo. Na classificação divulgada ontem, caiu para a 46ª posição. 

O ajuste externo e o aumento do consumo de bens duráveis indicam que a produção industrial no quarto trimestre será melhor do que se esperava, apesar de ainda estar longe de um patamar que mereça celebração.

A São Paulo Alpargatas assinou ontem contrato de empréstimo no valor de US$ 30 milhões com o IFC (International Finance Corporation). Fernando Tigre, presidente da empresa, diz que os recursos são para fazer frente aos investimentos em expansão da capacidade, redução de custos, melhoria do meio ambiente e aumento da segurança no trabalho.

A Heidelberg, maior fabricante mundial de produtos para a indústria gráfica, deve apresentar uma queda de 30% em seu faturamento no Brasil este ano. A empresa, que se instalou no país há quatro anos, vinha tendo taxas de expansão em suas vendas entre 30% e 40% anualmente. 

O lucro do Unibanco ficou praticamente estável nos primeiros nove meses do ano. Subiu 1,8%, para R$ 744 milhões. No terceiro trimestre, a terceira maior instituição financeira privada lucrou R$ 269 milhões, 6,3% acima do resultado do trimestre passado, mas 10% abaixo do mesmo período do ano passado. (Eu falei para não me cortar o cheque especial ao gerente, mas teimou...deu nisso)

MERCADO INTERNO


O ano de 2003 promete ser bastante apertado no abastecimento de arroz. O quadro de oferta e demanda desenha para a próxima safra uma temporada de preços altos, como os praticados esse ano. - As melhores previsões para o Brasil apontam para uma colheita de 11,2 milhões de toneladas, ante um consumo de 12 milhões de toneladas. Não bastassem as previsões de que a safra nacional pode ser inferior a esse volume (dado o excesso de chuvas que impede o plantio no Sul do país), o governo praticamente não tem nenhum estoque de passagem em suas mãos. 

88% dos executivos de Tecnologia da Informação brasileiros são do sexo masculino. Cerca de 35% têm mais de 50 anos, enquanto 57% estão na área de TI há mais de 20 anos. Os doutores são 6%, já os pós-graduados somam 46% do total. Os dados, obtidos junto a 100 profissionais, foram compilados pela PwC Consulting, na versão 2002 da pesquisa Gestão de TI nas Empresas. 

Com um investimento de US$ 420 milhões, a planta fabril da Vega do Sul, indústria de transformação de aço com processos de decapagem, laminação a frio e galvanização para fornecer bobinas de aço para o setor automobilístico, que está sendo montada em São Francisco do Sul (SC),terá uma capacidade produtiva de 800 mil toneladas de bobinas de aço ao ano.

MERCADO EXTERNO


Não bastasse ter o quarto maior mercado financeiro do mundo e o porto mais movimentado da Ásia, Hong Kong tem ainda a economia mais livre do mundo, superando EUA e Europa. É isso o que indica, mais uma vez, o Índice de Liberdade Econômica elaborado anualmente pelo centro de estudos americano Heritage Foundation.

É como vender carros no Paraguai, país com menos de 6 milhões de habitantes, que importa todos os automóveis. A quantidade de veículos que os importadores vão conseguir vender no Brasil este ano - 9 mil , no máximo - equivale ao mercado paraguaio e representa o pior resultado desde a abertura, em 1990.

Os indicadores econômicos divulgados pelo governo americano na última quinta-feira apresentam que a produtividade da indústria cresceu em uma taxa anual de 4% do segundo para o terceiro trimestre de 2002.

 


Pesquisa da IDC junto a empresas na América Latina identifica que o uso da Internet começa a despertar interesse na área corporativa. Cinquenta companhias responderam ao instituto de pesquisas afirmando que a Web aumenta a produtividade e reduz custos operacionais.

O crescimento da adoção de serviços de banda larga na Europa já não é novidade. No entanto, essa disseminação do acesso em alta velocidade mudou as preocupações dos prestadores de serviços, conforme mostrou um estudo realizado recentemente pelo The Yankee Group. Agora, os principais desafios para os provedores da região, e que espelha as necessidades para outros países, são encontrar formas de reduzir seus custos operacionais - e, assim, oferecer preços competitivos - e de ganhar a lealdade dos clientes.

De olho no grande volume de correspondências eletrônicas que chegam diariamente às corporações, a YKP anuncia o Archive Maker, um gerenciador de e-mails desenvolvido em Lotus Notes. - Nesta segunda-feira (11/11), a Macromedia Inc. apresenta o Macromedia Contribute, uma aplicação de desktop que leva a edição de Web sites além do universo profissional. - A aplicação, que chega ao ambiente Windows em dezembro, pelo preço sugerido de US$ 99, permite que usuários finais atualizem e publiquem conteúdos em Web sites já existentes sem demandar habilidades técnicas, além do conhecimento de editores de texto como o Microsoft Word. 

No próximo dia 19 de novembro, o Serviço de Processamento de Dados do Governo Federal (Serpro), a Empresa de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs) e o Metrô de São Paulo assinam um acordo de cooperação técnica e de pesquisa em torno do uso do software livre. - As três empresas já estão adotando, em níveis diferenciados, o Linux em suas rotinas operacionais. A idéia do acordo técnico é a realização de troca de conhecimento e de gestão em torno do sistema operacional.

Cinco importantes estúdios de cinema de Hollywood lançaram nesta segunda-feira um serviço online de venda de filmes, o Movielink. Trata-se de um primeiro e hesitante passo para vender, via web, filmes de sucesso como Onze Homens e Um Segredo, depois de anos de temor quanto à pirataria e à violação de direitos autorais, problemas que já atingem a indústria fonográfica. 

Os pesquisadores da universidade britânica de Warnick criaram uma nova antena óptica que, garantem, deixará as transações com cartões de crédito, os eletroeletrônicos domésticos, a transferência de dados à distância e as redes sem fio mais seguras.  

Empenhado em reduzir o que chama de "inércia" do internauta médio brasileiro em relação a aplicações multimídia, o provedor de acesso gratuito iBest anuncia, nesta quarta-feira (13/11) o Icon, assistente virtual de acesso à Web, que engloba as funções de discador, player de MP3, vídeo e rádio, fornece notícias e lê e-mails sem a necessitar de um browser. 

O AltaVista, mecanismo de buscas na Internet, ganhou novos recursos projetados para que o usuário encontre informações do modo mais rápido possível. Os recursos extras, incluindo uma nova identidade visual, foram anunciados nesta terça-feira (12/11) pela companhia.
www.altavista.com.br 

O e-learning está se mostrando aliado das empresas de transporte americanas no treinamento de funcionários, especialmente no que diz respeito a assuntos de regulamentação. Na American Airlines, por exemplo, 24 mil comissários de bordo estão atualizando seus conhecimentos sobre leis federais por meio de sessões com duração de quatro a sete minutos providas pelo Lotus LearningSpace, da linha de produtos de e-learning da IBM.

O diretor de Wireless/Mobile Enterprise & Commerce do Yankee Group, Adam Zawel, apresentou os resultados de recente pesquisa sobre mobilidade no mercado norte-americano feita com 200 empresas de grande porte. - Um dos principais pontos destacados pelo especialista foi o otimismo na utilização dos dispositivos wireless nos Estados Unidos, onde, apesar de serem utilizados atualmente por 12% das empresas, 62% dos entrevistados manifestaram o desejo de implementar essas aplicações no prazo de dois anos. 

Cada vez mais popular no mundo corporativo, graças, principalmente, à sua flexibilidade e ao custo acessível, as redes locais sem fio (WLAN) devem ter um crescimento de aproximadamente 30% ano ano, de acordo com recente estudo realizado pelo META Group. A idéia do levantamento foi descobrir quais as principais preocupações dos fornecedores de soluções baseadas no padrão IEEE 802.11 para desenvolverem esse mercado.

O plug-in gratuito da AT&T Corp. para o browser Internet Explorer 5.0 e versões anteriores, permite que o internauta especifique suas preferências sobre a forma como os sites armazenam e coletam seus dados. Se a política de privacidade do site atender às exigências do usuário, o ícone do Privacy Bird mostra um passarinho verde que emite um som alegre quando a página é carregada.

Até o final do ano o Grupo Pão de Açúcar e o Bom Preço – do Grupo Ahold – lançam uma iniciativa conjunta de catálogo eletrônico e alinhamento de dados. O objetivo é padronizar o banco de dados dos produtos de ambas as marcas, inicialmente unindo apenas cinco fornecedores.

A Oracle Corp. lançou nesta segunda-feira (11/11), durante o Oracle Open World, que acontece esta semana em São Francisco (EUA), a versão 4.0 do Enterprise Manager, ferramenta administrativa para monitoramento e controle de desempenho das atividades de usuários corporativos. 

INFORMÁTICA

A PlugUse, rede varejista voltada às áreas de informática e telecomunicações, dá início às atividades do PlugUse Wireless World, show-room que vai reunir tecnologias de redes sem fio de diversos fabricantes do mercado. O gerente de marketing, Marcelo Tavano, destaca que o objetivo é atender os clientes dos segmentos SoHo e de empresas de pequeno e médio porte.

A linha de processadores da AMD para notebooks ganhou mais um modelo. A empresa anunciou hoje (11/11) a disponibilidade do Athlon XP 2200+, desenvolvido com o processo de produção de 0,13 mícron. Segundo a empresa, além de melhor performance, o chip também aumenta a vida da bateria do computador.
A Microsoft anuncia um novo pacote de produtos e serviços para levar seu software de mensagens instantâneas — Instant Mennsaging (IM) — ao mercado corporativo.
A fabricante de produtos esportivos Nike se uniu à Philips, de eletrônicos, para criar uma linha de aparelhos portáteis de áudio voltados para esportistas e entusiastas de tecnologia. A linha, chamada Portable Sport Audio (PSA) é composta por MP3 players, CD-players portáteis e rádio FM.
Disposta a expandir o atual leque de produtos de internet - até então voltados a operadoras de TV a cabo - a divisão de Comunicações de Banda Larga (BCS) da Motorola lança o SBG1000. Trata-se de um cable modem para acesso à Web em alta velocidade, voltado a pequenas e médias empresas, e que incorpora cinco diferentes funções. - A Motorola destaca que além de atuar como cable modem, o produto funciona como roteador com cinco portas Ethernet e que permitem criar redes com até 253 equipamentos. O produto ainda pode absorver equipamentos wireless e tecnologia Wi-Fi, bem como funciona como firewall e como servidor de impressão.

A Universal Electronics fez um acordo com a RadioShack para comercializar um controle remoto descrito como a próxima onda no mercado para aparelhos que controlam vários eletrônicos. - A companhia - que possui bancos de dados de mais de 130 mil códigos que permitem que os controles remotos ``falem'' virtualmente com todos os aparelhos - deverá anunciar na terça-feira que seu controle Kameleon será comercializado nos Estados Unidos pela RadioShack
A Extralife, que produz cartuchos compatíveis, fitas para impressoras e terminais de automação bancária e comercial, está com uma promoção para as fitas de impressoras de seu portfólio. O diretor comercial, Gregory Marc Scerb, revela que a empresa determinou um desconto diferente para cada modelo de fita, que varia de 10% a 50%. "Com a iniciativa devemos obter um aumento de vendas de 40%, em três meses", afirma o executivo. (Enquanto que ajude o Marcelo e a Fernanda com as vendas, apoiamos) 

A Intel vai começar esta semana a vender seu mais veloz processador Pentium 4, que entre outras coisas possui uma tecnologia que ``engana'' o sistema operacional, fazendo-o acreditar que o computador possui instalado dois processadores, em vez de um.

O DVD continua sendo a maior esperança dos fabricantes, varejistas e indústria do entretenimento neste Natal. O aparelho é um dos poucos produtos eletrônicos cuja saída das prateleiras permanece aquecida, imune às turbulências. Foi assim em 2001, quando a demanda pelo produto escapou do racionamento, e neste ano, quando as vendas já cresceram 70% até setembro mesmo com a alta do dólar, escassez de crédito e abalo na confiança do consumidor.

A América Latina vem ganhando, cada vez mais, um papel de destaque na Oracle Corp.. Os negócios da unidade registraram um salto de 18% no ano fiscal de 2002, encerrado em junho deste ano. Nesse contexto, o Brasil cresceu 20%.
Com investimentos de R$ 4 milhões, o provedor de internet gratuito iBest anuncia o lançamento do Icon. Trata-se de um assistente multimídia para uso de aplicações online, que estará disponível a partir de dezembro para os internautas. "A previsão é atrairmos 2 milhões de usuários até o final de 2003", afirma Marcos Wettreich, CEO do iBest.

De olho nas facilidades que as ferramentas para acesso remoto podem representar para o atendimento a clientes, o Hospital do Coração adotou um sistema que permite a visualização online de exames baseados em imagens. O serviço é voltado a médicos que encaminham os pacientes ao hospital, os quais podem verificar os laudos pela internet, e também aos funcionários do próprio hospital, que acessam as informações pela intranet.

Os integradores e desenvolvedores de aplicações começam a ganhar destaque na abordagem aos clientes corporativos quando o tema é o desenvolvimento de projetos Wireless. As operadoras perdem terreno significativo nesta área. A constatação é do Yankee Group. 
TELEFONIA


A operadora japonesa de telefonia móvel NTT DoCoMo vai lançar no próximo final de semana um novo aparelho da Sharp que dá a ilusão de efeitos em terceira dimensão (3D) na sua tela LCD. 

Autoridades norte-americanas e européias aprovaram na terça-feira o consórcio de um grupo mundial de empresas de telecomunicações para ajudá-las a compartilharem suas tecnologias de terceira geração de serviços de telefonia móvel, conhecidos pela sigla 3G.

Estudo do Pyramid Research Inc. mostra que as receitas do mercado mundial de telecomunicações estão crescendo em uma média de 6% ao ano. A América Latina aumentará sua a participação na receita do setor de 6% para 7%, em 2007.

A Nokia Corp. apresenta, nesta terça-feira (12/11) um novo terminal celular com as tecnologias General Packet Radio Service (GPRS) e Global System for Mobile Communications (GSM) que representa a próxima geração de terminais populares. - O modelo Nokia 6800 não é um telefone com sistemas operacionais high-tech que agregam funções de handheld como os sistemas da Microsoft Corp., Symbian Ltd., Palm Inc., ou da Research In Motion (RIM), mas possui uma única função que, até o momento, fazia falta nos novos terminais: o teclado. - Aparentemente, a Nokia é o primeiro fabricante a incluir um teclado em um modelo comum de telefone celular, que inclui sistemas para Instant Messaging (IM), Multimedia Messaging Service (MMS), acesso para qualquer conta de e-mail em POP3 ou IMAP e um browser em x-HTML.

 

O "RESUMO DE NOTÍCIAS", é baseado em levantamentos realizados pela equipe do SDR, e apresenta os tópicos mais importantes para que você, fique por dentro dos principais acontecimentos que sua profissão exige. - Este serviço de CLIPPING (resenha de informações), é a metodologia utilizada para assessorar 100% das principais autoridades, desde Presidentes da República, Diretores, Gerências e agora VOCÊ, e queremos que possa estabelecer o vínculo entre os assuntos expostos e suas estratégias, como forma de prestigiar seu TEMPO. - Os endereços abaixo, representam as fontes que diariamente consultamos ou enviam noticias, e são ao nosso entendimento, as mais fidedignas e neutras, como a seguir:

 

 

Consultor da Universidade de Michigan fala sobre o novo perfil dos profissionais da área de vendas.

Vendedores não precisam ser chatos

Por Roberta Lippi, de São Paulo

O perfil de um vendedor não é mais o mesmo. De generalista, ele ganhou um status bem mais especializado. Sua atuação está voltada ao cliente e não mais ao produto em questão. Cada departamento na companhia possui um profissional de vendas com perfil diferenciado, com funções específicas e separadas por cada segmento de mercado.

Resta agora às companhias se darem conta desta mudança e voltarem seu foco de treinamento de acordo com as suas necessidades, aconselha o consultor John Monoky, professor adjunto da Universidade de Michigan e especialista na formação de equipes de vendas.

Monoky chegou a São Paulo esta semana para ministrar um curso de três dias sobre gerenciamento de vendas para os alunos da Universidade de Michigan, que fazem em São Paulo o programa de educação executiva da escola americana. Ao Valor, ele falou sobre as demandas e as mudanças na carreira e na atividade dos vendedores.

Valor: Quais são as características que tornam um profissional um vendedor eficaz?

John Monoky A resposta é: depende. Não existe um perfil. Em alguns lugares, estudos científicos podem fazer a diferença. Um dos problemas que percebemos nas empresas é que elas costumam contratar pessoas com o mesmo perfil para tudo. Mesmo no Brasil isso é percebido. Mas a natureza do trabalho na área de vendas muda de acordo com a cidade, com o sotaque, com a raça, com tudo. As habilidades e características das pessoas e das empresas não são iguais. Essas características variam conforme mercado, a companhia, a geografia, a estratégia da empresa e as pessoas.

Valor: Os profissionais que atuam na área de vendas geralmente falam mais do que ouvem. Essa característica tende a permanecer?

Monoky Não, não mais. Apenas na hora da transação. A maioria dos vendedores hoje em dia já fala sobre relacionamento e consultoria de vendas, em que eles ouvem mais do que falam. O bom vendedor não é alguém que fala o tempo todo sobre o seu produto. É alguém que escuta e desenvolve soluções. Eu me refiro, neste caso, à venda "business to business", entre duas empresas, não à venda no varejo.

Valor: Como deve ser a linguagem no momento de uma venda?

Monoky A forma como você vai conduzir a venda depende da natureza e da complexidade do negócio. Você pode estar falando com uma equipe de engenharia, com a manufatura. O que você vai dizer depende para quem você vai se dirigir. Você não chega apenas com o seu produto. Você vai oferecer o que o cliente precisa. As necessidades dos clientes não são tão óbvias. Se fossem óbvias nós não precisaríamos de equipes de vendas para vendê-las.

Valor: Deve haver o controle do tempo no momento da venda ou um bom comprador merece dedicação total e exclusiva?

Monoky O tempo das pessoas está cada vez mais escasso. Você tem que ter uma razão para estar lá, tem que ter uma razão para dizer o que está dizendo, tem que falar a linguagem correta com aquela pessoa. Os compradores também passaram por processo de enxugamento, têm equipes pequenas, você não pode desperdiçar o tempo deles. Se você fica enrolando demais, vai irritar as pessoas. Tanto o comprador como o vendedor têm que ter claros o objetivo da conversa. Caso contrário, é uma perda de tempo.

Valor: Existe um modelo de treinamento mais adequado para os profissionais que atuam na área de vendas?

Monoky Não. Não há ideal, existem apenas situações específicas. Se você me pedir para fazer um trabalho bastante complexo, com longos ciclos de vendas, eu tenho que ter uma série de ferramentas de planejamento para o projeto. Se você me pede para vender um produto que tem um ciclo de 24 horas, em que o cliente sabe o que quer comprar, você não precisa treinar muito, você só tem que saber mostrar o produto à pessoa. Se eu estou falando com um time de vendas, eu tenho que falar sobre temas de gerenciamento. Esse é um dos problemas que vemos nas empresas. Elas contratam de uma forma, treinam de outra forma, avaliam de outra, pagam de outra. Nós sempre argumentamos: "Treine-me no que você quer que eu faça, e não faça apenas treinamentos genéricos". Mesmo as maiores e melhores empresas cometem esse tipo de erro. E você não precisa comprar o treinamento, você pode alugá-lo. É uma forma de reduzir custos. Você apenas identifica o que precisa e corre atrás para ver quem oferece isso.

Valor: E como saber se a empresa está fazendo o treinamento de forma errada?

Monoky Basta olhar para os seus números e resultados de venda. Se você está fazendo o treinamento de forma errada você não pode reclamar depois que não está vendendo como gostaria. Uma coisa tem que levar à outra. É uma questão de degrau: todo treinamento é bom, alguns são melhores.

 

 

ARTIGO DA VALOR ECONÔMICO

 

 

 


 

 

" Dicas e Curiosidades "

Hoje são 4 Professoras/es

 

 

Uma vez por mês.

Quer que os seus melhores clientes lembrem de você pelo menos uma vez por mês ? Pense em comprar para eles uma assinatura anual de sua revista profissional preferida. Ao receber cada edição da revista, você tem grandes chances de ser lembrado. É um pequeno valor frente a futuros negócios que você pode conseguir.

Sr.Prof. Ricardo Jordão

 


 

EU CREIO

Mahatma  Gandhi

 

Creio em  mim mesmo.                          

Creio nos que trabalham  comigo, creio nos meus amigos e creio na minha família.             

Creio que Deus me emprestará tudo que necessito  para triunfar,

contanto que eu me esforce para alcançar com  meios lícitos e honestos.                     

Creio nas orações e  nunca fecharei meus olhos para dormir, sem pedir antes a devida orientação

a fim de ser paciente com os outros e tolerante com os que não acreditam no que eu acredito.                    

Creio que o triunfo é resultado de esforço  inteligente, que não depende da sorte,

da magia, de amigos,  companheiros duvidosos ou de meu chefe.           

Creio que tirarei da vida exatamente o que nela colocar.        

Serei cauteloso quando tratar os outros, como quero  que eles sejam comigo.                   

Não caluniarei aqueles  que não gosto.                 

Não diminuirei meu trabalho  por ver que os outros o fazem.                         

Prestarei  o melhor serviço de que sou capaz, porque jurei a mim mesmo

triunfar na vida, e sei que o triunfo é sempre resultado do  esforço consciente e eficaz.                    

Finalmente, perdoarei os que me ofendem,

porque compreendo que às vezes ofendo os outros e necessito de  perdão.

 

Sr. Prof. Tom Coelho

 

 

Premiar sugestões - 'A boa idéia do mês'.

Aplique essa idéia no seu dia-a-dia e você verá que ela ainda funciona. Diga a seus funcionários que quem der uma sugestão que faça a empresa ou setor economizar dinheiro ou tempo terá 20% do que a organização ganhar com a idéia. Descreva critérios de medição tangíveis. Faça um pomposo lançamento da Campanha. Jogue combustível motivacional na turma. E você verá de novo que árvores velhas dão frutos de lucros novos.

 

Sr. Prof. Maurício Góis

 

 

Rugas e cabelos brancos são bem vistos:

Uma boa notícia para aqueles que entraram na era do enta e estavam desiludidos com o mercado de trabalho. Depois de uma avalanche de críticas aos profissionais que já não dispõem do rigor da juventude, as grandes empresas repensaram sua opinião e estão se ajustando à dinâmica mutável do mercado de trabalho, recorrendo a estes pessoas para preencherem seu quadro de funcionários.

 

A prática revelou que a antiga idéia de que os empregados mais velhos não trabalham muito e não têm a energia de seus colegas jovens - e, além disso, são mais bem pagos e vivem apáticos - deu lugar a uma nova concepção. Hoje eles são vistos como pessoas que trazem anos de experiência e ligações e, com freqüência, surpreendem seus novos chefes revelando quase a mesma energia e iniciativa de seus colegas mais jovens.

 

Ao que tudo indica, os donos de cabelos brancos e rugas serão cada vez mais requisitados ainda por outro motivo: a longevidade populacional acarretará mais anos de força de trabalho para as pessoas. Caso contrário, haverá grandes problemas com a previdência em países desenvolvidos e em desenvolvimento, como o caso do Brasil.

 

MVC - Instituto Vianna Costacurta Estratégia e Humanismo. http://www.institutomvc.com.br/

 

 

 


 

"Negociação : O Caminho do Sucesso"
JOSÉ AUGUSTO WANDERLEY 
CONSULTOR DO INSTITUTO MVC

A todo momento estamos negociando. Assim, não resta a menor dúvida que negociar é uma das habilidades mais importantes para o sucesso pessoal e profissional de qualquer pessoa. Negociação é o processo de alcançar objetivos através de um acordo nas situação em que existam interesses comuns e conflitantes. A questão que se coloca é como fazê-lo com a máxima efetividade. Vamos a alguns pontos que realmente fazem a diferença.

Verifique o seu estado mental. Um estado mental rico de recursos é a base para o sucesso. Um estado mental frágil e inadequado é a porta para o fracasso. O estado mental adequado para se negociar tem a haver com as respostas a algumas perguntas, entre elas as seguintes:

  • Você está disposto a pagar o preço pelo sucesso, ou acredita que pode receber alguma coisa sem empenho e determinação? 
    Você é capaz de lutar por aquilo que deseja, ou diante de dificuldades, desiste e se propõe a alcançar objetivos mais modestos ou mesmo os mínimos aceitáveis?

Tenha sempre presente que quem espera pouco alcança pouco.

  • Você pode conviver com o desconforto, tensão, ambigüidade, risco, incerteza e insegurança, ou só com o conforto, segurança e o familiar?

Identifique suas crenças pessoais.  - Existe um princípio que diz: "quer você acredite que pode, quer você acredite que não pode, você está certo". 

Assim, tenha muito cuidado com as suas crenças. Aqui vão algumas crenças que fazem a diferença:

Considere tudo uma oportunidade. Diante de qualquer situação ou dificuldades, podemos ter duas posturas opostas. Ameaça ou oportunidade. É a história de dois vendedores de calçados que foram pesquisar o mercado num país em que ninguém usava calçados. O primeiro concluiu que o mercado era ruim porque ninguém usava sapatos. O segundo, que era promissor pois ninguém ainda usava sapatos. 

Assuma responsabilidade pelas coisas que lhe acontecem. Só quem assume responsabilidade pelo que lhe acontece está no comando da nau da própria vida.

Os erros não representam fracasso, mas tão somente feedback negativo, isto é, uma informação que nos diz que alguma coisa que tentamos não deu certo. Os erros são uma boa fonte de aprendizado 

Assim, aprenda com os erros. Preferencialmente dos outros. Existem duas dificuldades para se aprender com os erros. Por um lado, quando erramos, ou não admitimos e procuramos encontrar justificativas e mesmo arranjar outros culpados. Ou então, nos sentimos fracassados e diminuídos e com isto não reagimos adequadamente à situação. Por outro, quando percebemos erros e insucessos de outros ou achamos que estas coisas só vão acontecer com os outros e jamais conosco. Ou então, que são muito incompetentes, o que evidentemente, não é o nosso caso. É, inclusive, por isto que acontecem tantos acidentes de carros. 

Negociação é um processo, ou seja um conjunto de etapas. Existem 7 etapas numa negociação. 

A primeira é a preparação. Muitas negociações são ganhas ou perdidas na qualidade da preparação. Mas para preparar bem temos que ver a situação pela nossa ótica e pela do outro negociador. Embora negociação não seja uma guerra, pode-se aplicar a frase de Sun Tzu: "Se você conhece a você e ao inimigo, não é preciso temer nenhum combate. Se você só conhece a você, para cada vitória haverá uma derrota. Se você não conhece nem a você nem ao inimigo, você irá sucumbir em todos os combates". 

Certa vez um ministro da Fazenda brasileiro foi negociar a dívida externa com James Baker III, então Secretário do Tesouro americano. Foi mal preparado e, o que é pior de tudo, o pouco que foi preparado vazou. Quando começou a falar o Secretário americano que, em virtude do vazamento, já conhecia a proposta, interrompeu: 

"Com está proposição não dá nem para começar". 

O ministro brasileiro que não tinha nem um plano contingencial, ficou sem ação e não pode fazer nada alem de se retirar, submetendo o Brasil a um tremendo vexame. Agora vem a ironia da história. O ministro brasileiro tinha algumas proposições interessantes, que mais tarde, com outro nome foram adotadas. 

Assim, de nada adianta ter boas idéias e propostas se você não fizer bem o dever de casa, que é a preparação. Você não encontrará as formas de fazer suas idéias serem aceitas. 

Existem dois princípios que devemos lembrar. São extremamente óbvios, e talvez, por isto mesmo, esquecidos:

"Só acaba quando acabou". 

Este princípio se aplica a duas situações. Primeiro: enquanto o acordo não estiver fechado sempre se deve tentar. Não se deve perder a esperança. Assim, se você estiver, por exemplo, negociando numa situação de venda, só considere que a venda foi perdida quando o cliente já recebeu a mercadoria ou serviço de outro concorrente. 

Segundo é que enquanto o que ficou combinado no acordo não tiver sido cumprido a negociação ainda não acabou. Este é um erro que muitos cometem, não acompanhar a implementação do que ficou acordado. 

"Certo é o que dá certo" 

Isto significa que numa negociação não existem fórmulas mágicas. É comum nos treinamentos que realizamos algum participante querer alguma fórmula que dê certo em qualquer contexto e situação. Isto não existe. O que o negociador deve estar é ligado aos seus objetivos e às respostas que recebe por suas ações e iniciativas. 

E se o que ele está fazendo para alcançar o seu objetivo não estiver dando certo, o que deve fazer é mudar. Para isto é importante ter repertório para fazer face às várias situações, bem como, conhecimento das estratégias e táticas de informação, tempo e poder. 

Toda negociação é um processo de relacionamento entre pessoas. E todo relacionamento importa em comunicação. Assim, saber ouvir, perguntar e apresentar as próprias idéias de forma convincente é básico. Para isto algumas sugestões: 

Saber ouvir é uma disciplina que precisa ser aprendida

Evite o duólogo isto é, duas pessoas monologando crente que estão dialogando. O duólogo acontece, quando uma pessoa está falando, e a outra nem entendeu bem o que é dito e já está pensando no que vai responder 
Saiba perguntar. Pesquisas mostram que os bons negociadores sabem fazer perguntas relevantes e perguntam mais do que o dobro do que os negociadores comuns.

Esteja atento às respostas. As respostas são os indicativos dos próximos passos que você deve dar 
Procure primeiro compreender, depois se fazer compreender. Esta sugestão é bastante poderosa. Isto, além de gerar boa vontade, lhe permite conhecer muito das expectativas, desejos e necessidades da outra parte.

Para apresentar bem uma idéia ou proposta é preciso que ela esteja de acordo com as necessidades, desejos e expectativas da pessoa com que está se negociando. Considere que uma coisa que pode causar um forte impacto numa pessoa, pode não causar nenhum impacto ou mesmo irritar outra pessoa. 

Assim, se você é adepto do ditado "Faça aos outros aquilo que você quer que seja feito a você", esqueça. Mude para: "Faça aos outros aquilo que eles querem que seja feito a eles". E para isto é necessário descobrir, sondar, compreender.

Adote os enfoques contingencial e da eqüifinalidade. De acordo com o enfoque contingencial, cada caso é um caso e como tal deve ser entendido. Assim, o seu sucesso numa negociação no passado, não é nenhuma garantia de sucesso no futuro. 

De acordo com o enfoque da eqüifinalidade, há várias formas de se alcançar um mesmo objetivo. Tenha sempre em mente que tudo o que você faz numa negociação é uma das múltiplas alternativas possíveis. Procure descobrir a alternativa ou caminho que traz os melhores benefícios. 

Separe as pessoas dos problemas. Isto quer dizer, não perca de vista seus objetivos, mesmo que existam problemas de relacionamento. É mais comum do que se pensa as pessoas se desviarem de seus objetivos em função de dificuldades de relacionamento. 

Converta ataques pessoais em ataques ao problema. Os conflitos de vontades, egos ou vaidades só fazem as pessoas perderem de vista os seus próprios interesses.

Esteja atento a um conselho de Benjamin Disraeli: "A primeira coisa mais importante é saber lutar para obter ou manter uma vantagem. A segunda é saber quando abrir mão de uma vantagem". 

Assim, tenha flexibilidade. Nesta mesma linha, vale lembrar da oração da sabedoria: "Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado. Paciência para aceitar o que não pode ser mudado. E sabedoria para distinguir uma coisa de outra". 

Se for negociar em equipe, defina papéis e códigos de comunicação. Uma equipe bem ajustada é muito poderosa. Uma equipe mal preparada, um verdadeiro fracasso.

Ao término de cada negociação, reflita sobre ela. Aprenda com a prática. Tenha sempre em mente a necessidade do desenvolvimento pessoal continuado. 


OBS. Material retirado do Programa de Formação de Negociadores (Educação Permanente em Negociação)

Sr. José Augusto Wanderley
Professor

Consultor do Instituto MVC - M. Vianna Costacurta Estratégia e Humanismo em Negociação, Processo Decisório, Consultoria Interna e Empowering Communications. Mestrado em Engenharia Industrial, PUC-RJ. Extensão em Organizational Behavior and Development, Pace University, EUA. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, SBPL-SP. Mais de 650 seminários realizados para instituições e empresas como Fundação Getúlio Vargas, Aracruz, Petrobras, Usiminas, Algar, Embratel, Brahma, Coca Cola, Mercedes Benz, BNDES, Shell e Embratel/MCI. Vários artigos publicados sobre os temas Negociação, Desenvolvimento de Equipe e Consultoria Interna para O Globo, Jornal do Brasil, Estado de São Paulo e T&D. Autor do livro Negociação Total – Encontrando Soluções, Vencendo Resistências, Obtendo Resultados (4ª edição) Colaborador dos livros Negociação: Tecnologia e Comportamento (26ª edição) e Cada Empresa Tem o Consultor que Merece (Lançamento),Co-autor do livro Gerente Total - (5ª edição)

 


 

"REFLEXÃO"

A polinização das flores

 

E, em tempo de globalização, vivemos um momento singular, pois, de um período para cá, a função que antes era desenvolvido pelas abelhas, passou a ser tarefa de muitas mulheres...

 

A polinização das flores é bastante suave. Ao tocar o núcleo de uma flor, a abelha retira dele o pólen que será levado por ela a outra flor, acontecendo, assim, o processo natural de polinização das flores do fruto e, consequentemente, a fabricação do mel.

 

No entanto, em Sooretama, Município do Espírito Santo, na cultura do maracujá, eram as manangavas que até certo tempo, desempenhavam a tarefa de agentes polinizadores, mas o uso desordenado de pesticidas para controlar as pragas existentes nas lavouras e o desmatamento da Mata Atlântica contribuíram muito para afastar boa parte desses insectos da região.

 

E, em tempo de globalização, vivemos um momento singular, pois, de um período para cá, a função que antes era desenvolvido pelas abelhas, passou a ser tarefa de muitas mulheres que, agora com o plantio do maracujá estão garantindo renda extra e a permanência no meio rural.

 

Por ser um processo que requer a sensibilidade de seres como as abelhas, o novo manejo de polinização exige eficiência porque o toque delicado na flor é fundamental para garantir o sucesso do serviço. O método é recente no Estado e, mesmo sendo manual, já apresenta resultado satisfatório, como disse o técnico da Incaper, Carlos Roberto Gomes Cândido, em entrevista, em 24/02/02 ao repórter Zenilton Custódio.

 

Também afirmou que 90% a 95% das flores são fecundadas através da nova alternativa, enquanto o método natural feito pelas manangavas, atinge 50% na produção de frutos, ocorrendo, portanto, um prejuízo de 40% a 45%.

 

À medida que as abelhas se afastam das flores do fruto do maracujá das cidades de Linhares e de sua vizinha , Sooretama, elas abrem espaço para as mulheres no campo, que, tocando as flores com suavidade, realizam, com esmero, o seu trabalho. E, com isso, estão garantindo a renda extra para a sua família, permitindo, então, que as manangavas tirem as suas férias e, quem sabe, talvez estejam fazendo mel e cera em outros campos.

 

O processo de polinização parece estar resolvido, com as mulheres ocupando o espaço desses preciosos insectos. Mas é preciso dar atenção a esse fenómeno migratório que está ocorrendo com esses pequeninos animais, encontrando rapidamente a solução para um possível desequilíbrio ambiental - (www.maracuja.com.br).

 

Sra. Prof. Luciah

 

 

QUALQUER UM PODE CRIAR:    É SÓ....!
ROSSEAU LEÃO CASTELLO FILHO 
DIRETOR DE QUALIDADE DO INSTITUTO MVC

Em seu livro "Que crise é essa" o consultor Marco Aurélio Ferreira Vianna nos dá uma receita criativa para enfrentarmos uma crise: é só cortarmos o "S" da palavra crise. Em realidade, a evolução dos sistemas vivos e sociais, incluindo os seres humanos e as organizações, só acontece através da superação de gaps entre uma situação atual indesejada ou ultrapassada e uma situação futura desejada, ou seja, um objetivo. 

Essas situações que representam pontos de ruptura na trajetória da vida são superadas através de uma palavra de ordem: CRIE! Crie a situação evolutiva almejada, crie as condições para a superação dos gaps evolutivos.
Mas idéias criativas não surgem do NADA. Criar idéias para antever oportunidade, resolver problemas e superar limites não são frutos de "pessoas diferentes" bafejadas por dons especiais de genialidade criativa.

Idéias criativas surgem através da conjugação de um repertório de atributos individuais desenvolvidos pelas próprias pessoas criativas com outros atributos facilitadores ou catalisadores provenientes dos vários ambientes que cercam a vida dessas pessoas - ambiente familiar, escolar, social, profissional etc....

A seguir, ao mesmo tempo em que alinhamos alguns desses atributos mais relevantes, pretendemos proporcionar ao leitor a oportunidade de fazer um auto-diagnóstico de sua personalidade criativa e de fazer um balanço do potencial de criatividade e inovação do seu ambiente de trabalho.

Atributos individuais ligados à postura criativa / inovadora:

  • Flexibilidade para mudar e aceitar o novo.

  • Abertura e prontidão para intuir coisas e aproveitar-se das "coincidências" ou sincronicidades.

  • Capacidade para suspender temporariamente o juízo crítico.

  • Tolerância consigo mesmo e com os outros (sintonia intra e interpessoal)

  • Capacidade para se auto-motivar e curtir o que se faz.

  • Disciplina e determinação na consecução de metas.

  • Neutralidade adulta perante a autoridade e as coisas instituídas.

  • Riqueza comunicacional – saber ouvir e desenvoltura na utilização de códigos verbais e não verbais.

  • Descontração, informalidade e senso de humor.

  • Tolerância com ambigüidades e incertezas.

Podemos acrescentar um pano de fundo para tudo isso que é a auto-estima e a auto-confiança.

Quanto às características de um ambiente organizacional criativo e inovador, elas dependem de 3 fatores básicos: do clima e cultura da organização em relação à criatividade e inovação, de um sistema de gestão e processamento das idéias surgidas em todos os níveis e da postura dos diretores e do quadro gerencial atuando como mentores da potencialidade criativa dos funcionários e como empreendedores compromissados com a implantação das idéias geradas internamente e com a introdução de inovações provenientes do ambiente externo.

Para que você possa fazer um diagnóstico do seu ambiente de trabalho responda honestamente às questões a seguir:

  • Com que importância criatividade e inovação estão contempladas nas definições estratégicas da organização?

  • clima da organização está preparado para a geração de idéias?

  • Como poder ser avaliado o número de inovações produzidas e implantadas nos últimos 12 meses?

  • Com que freqüência a organização realiza exercícios periódicos de criação de idéias no sentido de resolver problemas ou identificar oportunidades?

  • Sua organização possui um sistema para o processamento e gestão de idéias?

  • Como você avalia o sistema de processamento de idéias quando ao grau de comunicação e alinhamento de novas idéias entre os diversos departamentos da organização?

  • Sua organização procura buscar novas idéias e práticas trocando informações com fornecedores, institutos de pesquisa, clientes e organizações em geral?

  • Existe um sistema de premiação pela geração de idéias e inovações na organização.

  • Os diretores e gerentes mostram-se efetivamente comprometidos com os processos de criatividade na organização?

  • Os diretores, gerentes e funcionários são suficientemente treinados nas técnicas criativas para solução de problemas e identificação de oportunidades ?

Se os escores alcançados nas duas avaliações forem baixos, não fique desanimado. Existem instrumentos para se treinar e desenvolver o ato criativo através da utilização de certos condicionamentos mentais, de certos hábitos e roteiros que estimulem a intuição, a memória, as inteligências racional e emocional, a imaginação criativa e para desbloquear crenças limitadoras auto-impostas, assim como para se aprender a "criar em equipe" aproveitando a sinergia criativa de um conjunto de pessoas.

Finalmente, gostaríamos de ressaltar um outro benefício intangível de um comportamento criativo e inovador: é o desenvolvimento de uma sólida auto-estima, da auto-confiança, da auto-motivação e do bom relacionamento humano que são subsídios para o desenvolvimento da "loveability" que é a capacidade de ser aceito e amado pelos outros que por sua vez, é um ingrediente indispensável para a ampliação dos potenciais de empregabilidade

 

 
 

" Piadas e Malvadezas "

Nas profundas e geladas águas do mar antártico, uma baleia macho se aproxima de uma baleia fêmea e diz:

É incrível!!! O mundo inteiro está preocupado pela nossa extinção, e tu me diz que te dói a cabeça!!!

 

Um bombeiro presenteia seu filho com um caminhão de bombeiros.

A criança amarra o caminhão no pintinho do cachorro, e quando o Pai vê isto diz:

Se amarras o caminhão no pescoço do cachorrinho, chegarás mais rápido para apagar o fogo.

Se Pai, mas e a sirene ?

 

Entra um cara numa tenda de revelação de fotos e diz:- Olha bom homem, tenho um monte de problemas. Minha mulher me engana, meu filho usa drogas, o meu Chefe não me valoriza...

E a mim porque me conta tudo isso, pergunta o atendente...

Bem, não sei... Como no letreiro dizia, "Revele seu rolo por dez reais"

 

A guria entra no super e compra:

Uma barra de sabonete,

Uma escoava dental,

Um copo de iogurte,

Um pão de forma,

Um litro de leite,

Uma ceia congelada individual,

E quando vai pagar, o caixa pergunta:

Solteira né ?

A guria sorri ingenuamente e responde:

Como tu soubeste ?

Pela feia que tu es!!!

 

De manhã, o pai bate na porta do quarto do filho:

- Acorda, meu filho. Acorda, que está na hora de você ir para o colégio.

Lá de dentro, estremunhado, o filho respondeu:

- Pai, eu hoje não vou ao colégio. E não vou por três razões: primeiro, porque eu estou morto de sono; segundo, porque eu detesto aquele colégio; terceiro, porque eu não agüento mais aqueles meninos.

E o pai respondeu lá de fora:

- Você tem que ir, exatamente, por três razões: primeiro, porque você tem um dever a cumprir; segundo, porque você já tem 45 anos; terceiro, porque você é o diretor do colégio.

 

O Padre entra no primeiro bar que vê louquinho de vontade de fazer xixi. Mas quando entra, começa a ver as mulheres de mini-saia, punks, motoqueiros e metaleiros que param de dançar e olham assustados.

O barman assombrado cochicha - desculpe, seu Padre... Acho melhor o senhor não usar o nosso banheiro! Lá há uma estátua de uma mulher pelada com apenas uma folha de parreira cobrindo o sexo.

- O que é isso! - Eu posso bem suportar!

Quando ele volta todos estão dançando novamente e o cumprimentam, abraçam e chamam para dançar.

- O que significa isso ? - perguntou o padre, abismado.

- Agora você é um dos nossos! - gritou um jovem, com uma garrafa na mão, vamos dançar.

- Por quê? - perguntou o padre - Só porque eu fui ao banheiro?

- Não - intervém o barman - É que toda vez que alguém vai ao toalete e levanta a folha de parreira, todas as lâmpadas do bar se apagam e se acendem!

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