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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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JORNAL De REPRESENTAÇÃO comercial sdr - EDIÇÃO Nº 151 - 13.12.2002

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SDR - SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO E VENDAS

MIGUEL PEDRO TERRA VELAZCO

EDITOR DO JORNAL SDR

fone: 51 3019 2817.

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" QUEBRA TUDO "

PESSOAS QUE AMAM PESSOAS 

 

"Eu acredito que faz parte da natureza das pessoas ser herói. Dê a elas uma chance.” 

Autor desconhecido. 

 


Em uma típica empresa, um típico vendedor investe menos de 25% do seu tempo cara-a-cara com o seu cliente. As razões porque isso acontece são as mais variadas, a começar pela tradicional desculpa da falta de tempo para fazê-lo até - por incrível que pareça - falta de permissão do próprio gerente de vendas para fazê-lo. 

Afinal, em um típico dia dentro de uma típica empresa existe uma série de relatórios para fazer, reuniões de atualização para participar, e-mails para responder, treinamentos de novos produtos para aprender, etc., que impedem que a empresa coloque o seu vendedor dentro dos seus clientes.

  • Ok, mas será que essas tantas coisas que o vendedor faz internamente realmente interessam para o cliente ?

  • Qual seria a perda real para a empresa se o vendedor não participasse de alguma dessas atividades ?

  • Qual seria o ganho real para a empresa se o vendedor focasse o seu tempo em conhecer os seus clientes ?

Está acontecendo em diversas indústrias. Não basta ter apenas o melhor produto, o melhor preço ou a melhor promoção para ganhar o cliente. O que o seu cliente precisava ontem não é o que o seu cliente precisa hoje e muito menos amanhã! Uma coisa eu posso garantir a você: todos os mercados estão em evolução nesse exato momento. O seu cliente está em evolução e se você quer que ele continue sendo o seu cliente, você precisa estar dentro dele para saber onde ele está indo. 

Os livros de auto-ajuda mataram os filmes de terror. O videogame matou a brincadeira de pião. O avião matou a estrada de ferro. Um final de semana de sol matou o videogame. O despertador do seu celular matou as vendas de pequenos relógios despertadores. E isso tudo aconteceu não devido a promoções, flutuação do dólar e eleições. 

Enquanto você está aí desenvolvendo um super novo produto – que você acredita ser o máximo – acredite: uma nova tecnologia em um mercado totalmente diferente do seu está nesse exato momento capturando o seu cliente. 

Por essa razão, NUNCA FOI TÃO IMPORTANTE para você conhecer os seus clientes, conhecer de verdade! 

Conhecer clientes não significa saber apenas o quanto você vende para ele ou saber quem decide o quê dentro da empresa. 

Conhecer clientes significa saber qual é a sua missão, quais são os seus objetivos, as suas estratégias, para onde ele está indo, quais são os seus maiores problemas, os seus desafios e suas motivações. Conhecer clientes significa demonstrar que você se importa com o sucesso dele como empresa, antes, durante e depois da venda. 

Às vezes o cliente quer o seu produto, às vezes o cliente quer algo mais, algo como reconhecimento, amizade, ajuda, serviço - coisas que um ser humano aprecia muito mais do que apenas computadores, carros e roupas. 

Mas para entregar isso ao seu cliente, mesmo que você consiga resolver o problema do tempo, você vai precisar resolver mais um detalhe: você vai precisar de pessoas que amam pessoas. Pessoas que amam pessoas são profissionais que realmente se preocupam com os outros e trabalham todos os dias para o seu sucesso. 

Você pode treinar todos os seus funcionários para fazer as perguntas certas e ter as atitudades certas, mas somente aqueles que realmente querem o sucesso dos outros conseguirão fazer esse trabalho. Cedo ou tarde, o mercado sempre mata as empresas que não se importam de verdade com os seus clientes e com o seu sucesso. Aproveite o início de um novo ano para aprender essa lição.

 

As melhores estratégias de negócios para 2003 ? Investir 75% do seu tempo DENTRO dos seus clientes e se cercar apenas de pessoas que amam pessoas.. Nada menos que isso interessa.

 

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim e vocês ? 

Sr. Prof. Ricardo Jordão Magalhães 
Fundador & Presidente 
ricardom@bizrevolution.com.br

 

PARA BAIXAR SEU JORNAL Nº151, E L

 

 

 AS CARTAS DE AGRADECIMENTO

 ARTIGO I - "NEGOCIAÇÃO - L. A. COSTACURTA JUNQUEIRA - INST. VMC

 RESUMO DE NOTÍCIAS

 ARTIGO II - "EDUCAÇÃO" - Sr. Prof. Peter Drucker.

 DICAS DA SEMANA

 ARTIGO III - PROJETO DE VIDA - Sr. Prof. Yasushi Arita.

 REFLEXÃO DA SRA, PROF. FRANCIANE EULAF

 PIADAS

 

 

AS CARTAS DE AGRADECIMENTO DA SEMANA: 

 


Recebemos semanalmente muitas assinaturas e pedidos de CD's, e metade delas vem com cartas. Gostaríamos de publicar todas elas, para lhes mostrar nossa alegria, por ter cada um de vocês como leitoras/es e usuárias/os. - Mas, e os artigos, as matérias, as Piadas, as Reflexões ? Então vamos fazer assim, as primeiras 10 cartas serão publicadas e representarão todos os demais, que cheguem na semana ? Ta bom assim ? Todos conformes, felizes ?. - O maior abraço do Oiapoque ao Chuí, e de Manaus a Vitória, para todos vocês, 

VANDERLEI GASQUES BORDONI
Achei muito interessante e estarei passando aos gerentes de nossas lojas.
Obrigado

LUIZ RICARDO 
Gostaria de receber as dicas semanais do SDR. Um amigo me enviou uma amostra e a qualidade das matérias é excelente.

Rosimericecconi
Acomodar, isto não é bom, so que acontece c/ quase todas as pessoas a gente acha que esta bom e acaba se acomodando

RODRIGO MARONEZI
É muito bom

RICARDO AMARAL GOMES
O jornal é muito importante para mim

Jose carlos falavinha
Na verdade é o primeiro contato que faço com o SDR, motivo pelo qual não tenho ainda uma opinião formada a respeito do veiculo. O que é certo até o momento é que gostei da apresentação da pagina e dos assuntos abordados.
Um forte abraço a todos
Falavinha

LIDIANE DOS REIS D´AVILA
Conheci através do meu namorado este jornal e achei MUITO interessante, gostaria de rececê-lo também. Obrigada

EDILANE SANTOS CARVALHO
GOSTEI DAS ORIENTAÇÕES

LEANDRO DE ALMEIDA
Finalmente algo realmente produtivo para se ler na internet.

MIRIAM JOVINO DOS SANTOS
DESEJO RECEBER TODAS AS INFORMAÇÕES.

Vocês que são maravilhosos em nos dar esta oportunidade, e queremos que sempre, nossa humilde contribuição os motive, enriqueça e ilumine no dia a dia, porque essa é nossa recompensa.

Equipe do SDR

 

" NEGOCIAÇÃO: DICAS NA CRISE "
L. A. COSTACURTA JUNQUEIRA

Vice Presidente do Inst. MVC

Ao ultrapassar a barreira dos 1400 seminários de negociação (28000 participantes) nós do MVC - Instituto M. Vianna Costacurta Estratégia e Humanismo, coletamos inúmeras sugestões/dicas para o aperfeiçoamento do processo de negociação em períodos de crise.

Estas dicas têm muito a ver com algumas tendências do processo de negociação, bem como erros a evitar e pontos a enfatizar. - Evidentemente não há uma fórmula mágica para as negociações em períodos turbulentos, mas acreditamos que o leitor possa se beneficiar dessa experiência acumulada:

CUSTOMIZAÇÃO
Vivemos na era do sob medida do específico, do algo mais, pensado para aquele cliente. É fundamental que nos processos de negociação este tipo de preocupação seja passado para o outro lado. Pense sempre em nós, ouça primeiro (fale depois). Ao propor algo mostre como sua idéia resolve o problema/necessidade do outro.

PLANEJAMENTO
Parta do princípio de que a outra parte se preparou muito bem para a negociação (atualmente é quase sempre verdade). Invista tempo no planejamento de negociação, definição de objetivos mínimos e máximos, concessões a fazer. Imagine planos contingenciais para o caso de ter que mudar o rumo das negociações.

TRUQUES
Seu uso excessivo só serve para tornar mais defensivo o outro negociador, passando para ele a imagem de que você quer levar vantagem em tudo. É cada vez menor a utilização de estratégias e táticas no processo de negociação. Pense nela também sob o ponto de vista defensivo: o que vou fazer se usarem determinadas táticas comigo?

CONFIANÇA
O país está vivendo uma crise de desconfiança geral. Adote comportamentos para evitar que isto contagie o processo de negociação. Cumprir o que prometeu, dizer o que pensa e sente, respeitar diferenças individuais e dividir informações de interesse comum são alguns dos comportamentos que aumentarão a confiança do outro em relação a você.

NÃO PERDER O NEGÓCIO
Sua postura deverá ser sempre no sentido de passar à outra parte uma disposição de não perder o negócio, de fazer tudo o que for necessário para chegar a um acordo interessante para os dois lados.

QUANTIFICAÇÃO
Sempre que possível, quantifique toda sua argumentação no processo de negociação, além de todos os benefícios para o outro negociador. Nesses tempos difíceis, em que todos nós temos que prestar contas a alguém, o uso dos números pode ajudar a outra parte e aceitar nossas propostas (e justificá-las perante terceiros)

TENSÃO MAIOR
Quando o emprego de alguém pode depender de uma boa negociação é natural que a carga de tensão seja grande. A situação atual do país nos tornou tensos e irritadiços com qualquer coisa. Prepare-se previamente para a tensão, evitando ser agressivo, dando mais tempo para o processo de negociação e investindo mais na fase do quebra-gêlo.

PREOCUPAÇÃO COM O DEPOIS
Negocie pensando no futuro, pois o que for negociado agora deve ter condições de ser implementado depois, sob pena de na próxima negociação com a mesma pessoa ocorrerem grandes problemas.

PRESSÃO MÚTUA
Quando entramos numa negociação hoje, a tendência natural é acharmos que a pressão maior (para comprar ou vender) é nossa. Nada mais perigoso, pois se a outra parte está na sua frente para negociar, ela também tem as suas pressões. Procure identificar estas pressões, o grau de necessidade de seu produto serviço (ou dinheiro) e só depois disso apresente propostas e faça concessões.

PACIÊNCIA, PACIÊNCIA, PACIÊNCIA, PACIÊNCIA
Quatro vezes mais paciência - esta é a nossa última dica.

Para finalizar, lembramos que as crises tendem a alterar o comportamento das pessoas (para pior, na maioria das vezes). Sua negociação será mais fácil de imaginar diante de si os comportamentos que o outro negociador sempre teve com você no passado e não os que está tendo agora.



L A COSTACURTA JUNQUEIRA

VICE PRESIDENTE DO INSTITUTO MVC

 

MVC - Instituto Vianna Costacurta Estratégia e Humanismo. Administrador pela FGV. Coordenador dos projetos de Educação Corporativa e Consultoria em Desenvolvimento de Talentos Humanos. Seminários e Palestras nos EUA, Portugal, Uruguai, Aruba e Paraguai. Autor dos livros Negociação: Tecnologia e Comportamento (27ª Edição – 180.000 exemplares), Sr. Presidente: A Culpa é Sua: Desenvolvendo Talentos Humanos (4ª Edição), Administração do Tempo: Um programa de Autodesenvolvimento (7ª edição), Tempo do Executivo: Problemas e Soluções (8ª edição). Co-autor, com Eunice Mendes, dos livros Falar em Público: Prazer ou Ameaça? – (4ª edição) e Comunicação Sem Medo (5ª Edição). Co-autor com Marco Aurélio Vianna em Gerente Total: Administrando com Eficácia a Empresa do Século XXI, (5ª edição). Seu livro mais recente é Cada Empresa Tem o Consultor que Merece – Como Otimizar as Relações entre Clientes e Consultores (co-autoria Célia Marchioni)

 

 


RESUMO  DE  NOTICIAS  "

10.12.2002    AO    13.12.2002


ECONOMIA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

As captações externas de bancos brasileiros estão surpreendendo pela demanda intensa, até três vezes maior do que a esperada. O cauteloso Bradesco ofereceu eurobônus de US$ 50 milhões pelo prazo de seis meses e conseguiu vender nada menos do que US$ 175 milhões. O Banco Votorantim fechou inicialmente sua operação em US$ 115 milhões, mas, atendendo a pedidos dos investidores, teve de ampliar o total para US$ 150 milhões.

As companhias de software que atuam no Brasil estão comemorando a inclusão do setor na relação de novos optantes do Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte (Simples). Com isso, os micro e pequenos negócios que atuam na área de programas de computadores poderão ter um alívio na carga tributária e reduzirão a burocracia para acertar as contas com a Receita Federal. 

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, propôs ontem ao presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, um encontro de cúpula entre os dois países. Durante o encontro dos dois presidentes no Salão Oval da Casa Branca, sede do governo americano, Lula convidou Bush a uma visita ao Brasil, sugerindo que esta reunião possa vir a ocorrer no país. O presidente americano aceitou o convite e a reunião poderá acontecer entre março e junho de 2003.

MERCADO INTERNO

A Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça concluiu, ontem, parecer em que recomenda a imposição de restrições à compra da Garoto pela Nestlé. O parecer foi encaminhado ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que dará a decisão definitiva sobre o negócio. - A SDE entendeu que a compra da Garoto deu alto poder de mercado à Nestlé. A empresa terá mais de 50% de participação em pelo menos seis mercados distintos de chocolates e a possibilidade de elevar preços de suas marcas, que , em muitos casos, são a primeira e a segunda escolha dos consumidores. - "A empresa fusionada pode aumentar o preço de uma dessas marcas, dado que a maioria dos consumidores ou aceitará pagar o preço mais elevado ou migrará para outros produtos da própria empresa", disse a secretária de Direito Econômico, Elisa Oliveira. 

A internet brasileira deixou de ter dois supermercados com operações na Web. A compra do Sé Supermercados pelo Pão de Açúcar, dois dos principais varejistas que mantêm sites de vendas, fez com que os internautas tenham agora uma única opção. 
Hoje, quem entra no portal do Sé já é automaticamente direcionado para o endereço www.paodeacucar.com.br. A fusão da operação online foi possível a partir do dia 4 de dezembro, quando o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) autorizou a efetivação do negócio.

MERCADO EXTERNO
A capacidade não só de superar os entreveros sofridos por conta da unidade argentina, mas de fazer esse obstáculo trabalhar a seu favor só ajudou a aumentar a boa imagem que os analistas do setor já tinham da Santista Têxtil. A despeito do prejuízo de mais de R$ 18 milhões na Argentina, a companhia acumula nos primeiros nove meses do ano um lucro líquido de R$ 65 milhões, superior aos R$ 49 milhões registrados no mesmo período do ano passado.
 
A partir desta semana, o Turbonet, serviço de banda larga da GVT também está disponível a velocidades de acesso de 512 Kilobits por segundo (Kbps) e 1 Megabit por segundo. 
Além de oferecer o dobro da velocidade que os assinantes possuem atualmente, durante três meses, as novas opções do acesso via Assymetric Digital Subscriber Line (ADSL) excluem o pagamento de habilitação do serviço, que hoje sai por R$ 50,00. O valor da mensalidade do Turbonet, a 256 Kbps, é de R$ 69,90. Para o acesso a 512 Kbps, o preço é de R$ 94,90 por mês e para 1Mbps, o valor é de R$ 164,90. Até então, os serviços de banda larga oferecidos pela GVT só tinham velocidade de 256 Kbps. O produto está disponível para as cidades de Curitiba, Brasília, Goiânia, Porto Alegre, Maringá, Londrina, Florianópolis, Joinville, Cuiabá, Caxias do Sul e Gravataí. 

A Internet está ganhando cada vez mais adeptos no mundo, principalmente porque as pessoas estão confiando mais no uso da rede, é o que revela um estudo realizado pelo Ipsos-Reid. - A pesquisa revelou que, de todas as nações do mundo, os Estados Unidos são o país com a maior incidência no uso da Web, com 72% da população online. Esse índice corresponde a um aumento de 13% sobre o número de americanos que acessavam a Internet pelo uma vez por mês em 2000 e 1999. - O Canadá ostenta a segunda maior taxa de penetração na Internet, com 62% da população adulta acessando a rede pelo menos uma vez nos últimos 30 dias. O resultado pode ser comparado com os 60% registrados em 2000 e 56%, em 1999. Em terceiro no ranking está a Coréia do Sul, com 53% dos usuários online, contra os 45% registrados em 2000. O Reino Unido também está bem posicionado, registrando um aumento de 15% no número de pessoas conectadas, seguido do Japão, Alemanha, México e França como os países de maior penetração online. - O Brasil aparece em décimo lugar, com 24% da população urbana conectada à rede. Em 2000 e 1999, essa porcentagem era de 22% e 21%, respectivamente.

Com uma injeção financeira de R$ 100 milhões em banda larga, a Telemar pretende continuar o próximo ano com a taxa de aquisição de 10 mil novos usuários ao mês. Os serviços de acesso à Internet estão disponíveis somente em grandes áreas urbanas nas seguintes capitais: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Vitória, Recife e Fortaleza. 
Neste último trimestre de 2002, o número de usuários de DSL (Digital Subscriber Line) somou mais 5 milhões de pessoas, totalizando 30,6 milhões em todo o mundo. A informação é da Point Topic, empresa inglesa de pesquisas de mercado. Aos poucos, o varejo online vai conquistando seu lugar ao sol. Ao menos, é o que vem ocorrendo com lojas do varejo tradicional, como o Grupo Americanas. De acordo com German Quiroga, diretor de marketing e tecnologia da Americanas.com, o faturamento do site - de R$ 160 milhões em 2002 - já corresponde à receita das cinco melhores lojas físicas do Grupo em todo o Brasil. “Em 2001 tivemos um faturamento de R$ 80 milhões. Este ano dobramos este valor e a tendência é de que cresça muito mais em 2003”, comentou Quiroga, durante palestra no MasterCard e-Business Day, evento organizado pela Mastercard, que discutiu a adoção dos cartões inteligentes no comércio em geral. 
INFORMÁTICA
Uma companhia israelense desenvolveu um equipamento que deverá poupar os viajantes do incômodo de terem que retirar os sapatos nos aeroportos para assegurar às autoridades que não possuem explosivos escondidos nos pés. 
O scanner para a sola dos pés, denominado Safeshoe, também detecta itens de metal que podem ser usados como arma por um sequestrador, afirmou Avi Kostalitz, da Ido Security, nesta quarta-feira. 

Lucent Technologies vai investir aproximadamente 2,5 milhões de dólares para produzir o concentrador de acesso Stinger, para provedores de banda larga em ADSL, no país. O Stinger é um equipamento conhecido como DSLAM (Digital Subscriber Line Access Multiplexer) que comporta 14 slots com placas que suportam até 72 assinantes.
TELEFONIA
A Telecom Americas, subsidiária da mexicana America Móvil e que controla no Brasil as operadoras de telefonia celular Americel, Tess, Telet e ATL, pretende dobrar suas operações no Brasil e para isso vai investir 650 milhões de dólares nos próximos três anos.

Siemens do Brasil, fabricante de produtos tão diversos como grupos geradores para hidrelétricas e telefones celulares, fechou o balanço de 2002 com um faturamento líquido de R$ 4,09 bilhões. O valor representa uma alta de 15% sobre os R$ 3,56 bilhões do período de outubro de 2001 a setembro de 2002 - a empresa usa o mesmo exercício fiscal adotado pela matriz, na Alemanha. 

A Gradiente anunciou que sua prioridade em telecomunicações será para a linha GSM. A empresa vai assumir a produção de seus aparelhos celulares para essa tecnologia e, em contraponto, a produção de telefones para CDMA e TDMA – que é feita pela Nokia – pode chegar ao fim quando os modelos que estão no mercado saírem de linha. “Não temos previsão de lançamentos nessas tecnologias. Nosso foco agora é GSM”, declarou Moris Arditti, vice-presidente de novos negócios da Gradiente. 

Depois de ficar fora algum tempo do setor onde chegou a ser muito forte comercializando produtos da Nokia com marca própria, a Gradiente, do ramo de eletrodomésticos, prepara-se para voltar ao mercado de aparelhos telefônicos celulares. - Os investimentos para o lançamento do Gradiente Partner vão somar 6 milhões de dólares, diz Morris Arditti, vice-presidente de novos negócios da Gradiente. A linha de produção em Manaus, importação de partes e componentes, compra de filmes e capital de giro, vão consumir 4 milhões de dólares aproximadamente. Os 2 milhões de dólares restantes vão ser gastos na área comercial.

Gigantes da indústria de celulares e eletrônicos selaram um acordo voluntário com o Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP), no qual se comprometem a ajudar na reciclagem de telefones celulares que seriam jogados no lixo. Fazem parte do pacto a LG, Mitsubishi, Motorola, Nokia, Sony-Ericsson, Siemens, Samsung, Matsushita, Panasonic, NEC e Philips, informou o site MSNBC. - A estimativa das empresas do setor é de que 380 milhões de aparelhos tenham sido vendidos em 2001. Desses, grande parte deverá ser aposentada, já que aparelhos com novos recursos vêm sendo lançados no mercado atualmente. Sem contar que em alguns países mais desenvolvidos, como o Japão, a vida útil de um celular é de menos de um ano. 

 

O "RESUMO DE NOTÍCIAS", é baseado em levantamentos realizados pela equipe do SDR, e apresenta os tópicos mais importantes para que você, fique por dentro dos principais acontecimentos que sua profissão exige. - Este serviço de CLIPPING (resenha de informações), é a metodologia utilizada para assessorar 100% das principais autoridades, desde Presidentes da República, Diretores, Gerências e agora VOCÊ, e queremos que possa estabelecer o vínculo entre os assuntos expostos e suas estratégias, como forma de prestigiar seu TEMPO. - Os endereços abaixo, representam as fontes que diariamente consultamos ou enviam noticias, e são ao nosso entendimento, as mais fidedignas e neutras, como a seguir:

 

" EDUCAÇÃO "
Sr. Prof. Peter Drucker

É o novo grande negócio da Web. A formação contínua é a única alternativa para se manter competitivo. As pessoas querem continuar a aprender, mas a partir de casa



A educação já agarrou uma grande fatia do PIB dos Estados Unidos. Creio que os americanos gastam, agora, cerca de 210 milhões de dólares em educação e formação. Este número irá aumentar rapidamente, mas o crescimento não se verificará nas escolas tradicionais — será na educação adulta contínua.

 

A "forma de distribuição" online é o gatilho de todo este crescimento, mas a necessidade de uma educação contínua está enraizada em mudanças profundas da sociedade. Por mais completa que seja a sua educação ou por muito sucesso que tenham, as pessoas sentem que não estão a conseguir acompanhar.


Ensino muitos executivos no meu curso de Gestão Avançada, na Claremont Graduate School. A maioria dos alunos têm quarenta e tantos anos, e regressaram à escola por necessitarem de novas formas de ver as coisas fora das suas competências. Muitos estão lá para refletirem sobre as suas experiências.

 

Necessitam desta perspectiva para lidarem com a atual confusão de tecnologia e de mudanças. - Os engenheiros dizem-me que precisam de um curso completo na sua especialidade de dois em dois anos, pelo menos, e de recordar os conceitos básicos de quatro em quatro. O mesmo é verdade para outros milhões de trabalhadores do conhecimento.

 

O mercado para a educação contínua é muito maior do que as pessoas pensam. Um bom palpite é que ele já é responsável por 6% do PIB nos Estados Unidos (contra 10% das escolas tradicionais) e está também a alcançar esse valor noutros países desenvolvidos. E a tendência é para aumentar muito mais.

EDUCAÇÃO NO TOPO DAS PRIORIDADES
Porquê esta explosão na procura ? - Vivemos numa economia onde o conhecimento, não as máquinas, é o principal recurso. Os trabalhadores do conhecimento formam a maior fatia da força de trabalho. Até ao século XX, a maioria dos profissionais eram trabalhadores manuais. Hoje, nos Estados Unidos, são apenas 20%. Dos restantes, quase metade, 40% do total da força de trabalho, são profissionais do conhecimento. As proporções são idênticas noutros países desenvolvidos.


Os trabalhadores sempre tiveram de aprender habilidades, mas o conhecimento é diferente. As habilidades mudam muito lentamente. Os meus antepassados holandeses — drucker significa impressora em holandês — tiveram uma oficina de impressão de 1517 a 1730. Durante todos aqueles séculos, nenhum deles teve de aprender uma nova habilidade. Passava-se o mesmo noutras indústrias. 


Durante a maior parte da história humana, um trabalhador habilidoso tinha aprendido tudo o que era necessário assim que terminasse a sua aprendizagem, com 18 ou 19 anos. Isto não acontece com o trabalhador do conhecimento moderno. Os médicos, os informáticos, os advogados e os gestores de recursos humanos mal conseguem acompanhar os desenvolvimentos que ocorrem na sua área. Esta a razão pela qual tantas associações profissionais colocam a educação no topo das prioridades.


Acompanhar o conhecimento e ver o mundo como um todo significava menos nos dias do trabalho para toda a vida. Quando os jovens iam trabalhar para a General Motors, a Royal Dutch/Shell ou a Mitsubishi, esperavam ficar lá até à reforma. Isso assumia que a empresa se manteria viva durante toda uma carreira. 

 

Mas poucas empresas conhecem o sucesso durante mais de duas ou três décadas e a esperança de vida está a diminuir. Em 1990, a Digital Equipment Corp. era a segunda maior empresa de computadores — uma década depois não existia como organização independente. No início dos anos 80 nada detinha a IBM — na década de 90, a empresa acabou com mais de 100 mil postos de trabalho. 


À medida que as grandes empresas procedem ao spin-off das suas operações de fabrico a favor do outsourcing, a rotatividade aumenta. Um jovem que integra a força de trabalho em 2000, com uma esperança de vida profissional de 50 anos, tem poucas probabilidades de ficar na mesma empresa durante 10 anos. Neste novo mundo, as pessoas devem assumir a responsabilidade pelo seu próprio futuro. 

ESCOLAS TRADICIONAIS NÃO CHEGAM
O bom do conhecimento é que é móvel e transferível. - Pertence-lhe, não ao seu empregador ou ao Estado. - E é hoje altamente vendável. - Com um potencial mercado para a educação contínua a abranger cerca de 40% da típica força de trabalho dos países desenvolvidos, as instituições convencionais já não chegam. São demasiado caras e insuficientemente acessíveis em termos físicos. Na Califórnia do Sul, onde dou aulas, as auto-estradas estão entupidas. As pessoas que têm família e que trabalham o dia todo não podem perder tanto tempo para chegar a uma escola tradicional. Precisam de formas de aprendizagem acessíveis e flexíveis.


As universidades já estão a colocar os seus melhores professores em cursos na Internet. Eu próprio já criei 10 programas de ensino que estão a ser comercializados na Web pela Corpedia. - Os estudantes podem aceder a este material a partir de casa, quando lhes for mais conveniente. Ou os programas podem ser digitalizados e enviados para centros de aprendizagem por satélite, onde pequenos grupos de estudantes se encontram depois do trabalho.


Imagine o potencial do ensino on-line para os países mais pobres. Assumindo que os seus governantes não tentem controlar o conteúdo e os sistemas de distribuição da Internet, as pessoas poderão aceder aos melhores cérebros e à mais valiosa informação dos países desenvolvidos, sem o custo de construir grandes universidades. Jovens ambiciosos poderão receber uma educação de primeira sem saírem de casa lidando com o problema da emigração de investigadores e cientistas, que aumentou a lacuna entre os países ricos e pobres.


O ensino on-line, porém, não é só eficiente em termos de tempo e custo. A interatividade da educação on-line, a sua facilidade de misturar gráficos e imagens com a palavra falada, dá-lhe uma vantagem em relação à sala de aula. Com a interatividade da Internet, obtemos o equivalente de uma proporção professor/estudante de um para um. - Grupos de discussão e de estudo podem facilmente ser formados por todo o mundo para discutir como melhor aplicar idéias globais aos negócios, à saúde ou a outras organizações. - Resumindo: os meios estão finalmente disponíveis para aumentar a produtividade na educação.


Julgando pela experiência histórica, a nova educação contínua on-line dos já altamente educados não substituirá a educação tradicional. Novos canais de distribuição são tipicamente complementares. A televisão, por exemplo, não ditou a morte da rádio, das revistas ou dos livros — levou a maior parte do crescimento, mas os outros continuaram a crescer e a prosperar.


A formação contínua on-line está a criar uma nova e distinta realidade educacional — que será o futuro da educação. Aqui existe um mercado que poderá valer milhões de contos. 

www.drucker.com | www.corpedia.com | www.forbes.com 
Condensado de Forbes Global (15 de Maio de 2000). © 2000 by Forbes. Todos os direitos reservados. Adaptado por Cíntia Sakellarides. 

 

 

DICAS DA SEMANA

 

"Os gerentes são responsáveis pelos resultados e ponto final."

Peter Drucker

 

 

O símbolo @ dos e-mails.
É a abreviação da preposição latina "ad" (a, para, em) realizada pelos copistas da idade média em um intento de acelerar seu tedioso trabalho. Nos inícios de ARPANET se recuperou o símbolo para fazer o enlace natural entre o nome do usuário e sua localização. VEJA NO FINAL DA FOLHA A HISTÓRIA DA INTERNET E ENTENDA O QUE QUER DIZER "ARPA".
Pesquisa do SDR

 

 

98% das empresas brasileiras são micros ou pequenas, e respondem por 12,4% das exportações.



A Divisão de Pesquisas e Estudos de Mercado da Gouvêa de Souza & MD apresentou, na terça-feira, 10, o resultado da pesquisa "Como fica o Varejo na Visão de seus Dirigentes" durante o Fórum Perspectivas do Varejo 2003, organizado pelo IPEDV - Instituto de Pesquisa e Estudo da Distribuição no Varejo no Espaço Apas, em São Paulo. O estudo, realizado entre 25 e 30 de novembro deste ano nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, revela as expectativas de 234 empresários que atuam nos setores de Alimentação, Vestuário e Calçados, Móveis e Eletroeletrônicos, Material de Construção e Automotivo. Entre os dados levantados pela pesquisa, é possível destacar que:

  • 76,5% dos entrevistados estão otimistas em relação à 2003; 21,9% estão pessimistas e 1,6% demonstram indiferença;

  • Entre os setores pesquisados, o de Material de Construção é o mais otimista com 86,5%, seguido pelo de Calçados e Vestuário (76,6%), Móveis e Eletroeletrônicos (75,3%), Automotivo (72,9%) e Alimentos (70,8%); 

  • Em relação à economia, o varejo confia no incentivo à exportação, na ampliação de linhas de crédito para o consumidor e no aumento das vendas no mercado interno;

  • Os entrevistados demonstram incerteza em relação ao controle da inflação; estabilidade da taxa de câmbio e possibilidade de aumento da renda do consumidor;

  • Os varejistas não confiam na conclusão da Reforma Tributária, realização da Reforma Previdenciária, redução das taxas de juros e reajuste salarial acima da inflação;

  • Em relação ao desempenho 2001/ 2002, houve um crescimento médio de 10,5% em reais;

  • A projeção média das vendas para 2003 em relação a 2002 é de um aumento de 17,8% em reais;

  • Sobre as vendas das Festas de Fim de Ano, 41,9% acreditam que vão permanecer iguais à 2001; 30,3% apostam que vão melhorar e 26,9% afirmam que irão diminuir;

  • A maioria dos entrevistados (46,6%) acredita que haverá reajuste de preços frente à inflação ocasionado pelo aumento do dólar, reajuste das tarifas públicas e repasse dos fornecedores;

  • Para 56,4% os prazos de financiamento ao consumidor permanecerão iguais e a inadimplência continuará no mesmo patamar para 42,3% dos varejistas.

Além desses dados, a pesquisa também aponta números em relação à investimentos nos setores de Recursos Humanos, Marketing e Promoção de Vendas, Tecnologia, Canais de Venda e Logística e apresenta uma análise dos resultados, apontando novas tendências para o setor baseadas em uma visão mais otimista dos empresários em relação às mudanças que deverão ocorrer no País e o impacto dessas transformações sobre os mercados de consumo, varejo e serviços.
Varejo século 21


Um sujeito estava colocando flores no tumulo de um parente, quando viu um chinês deixando um prato de arroz na lapide ao lado. 
Ele se vira para o chinês e pergunta: - Desculpe, mas o senhor acha mesmo que o defunto virá comer o arroz?
E o chinês responde: - Sim, depois de cheirar as flores...




Me diga uma única boa razão para comprar de você.
Por que eu deveria comprar da sua empresa ? 
Você tem um bom motivo para me convencer a comprar da sua empresa ? 
O que você faz que só você faz ? 
Você consegue responder essa pergunta ? 
Pois é isso que os seus clientes querem ouvir. Tudo na sua empresa deveria estar voltado para atender essa necessidade. - Quando você tenta ser tudo para todos, você acaba por ser nada para ninguém. - Procure olhar criticamente para o seu marketing, para o seu discurso de vendas, para o seu produto, produção, treinamento de funcionários etc e procure focar todos os seus esforços em encontrar esse razão. 
Sr. Prof. Ricardo Jordão


"RESPEITAR A OPÇÃO DO PRÓXIMO, EM QUALQUER ASPECTO, É UMA DAS MAIORES VIRTUDES QUE UM SER HUMANO PODE TER"



Se você é católico e anda sem tempo para meditar e refletir um pouco, ou fazer as suas orações, pode experimentar a capela virtual criada pelo portal Paulinas. - Na Capela Virtual, o internauta pode conhecer mais sobre os santos do dia, ler o comentário do Evangelho e ouvir salmos e canções. Alguns textos são lidos por locutor, mas todos trazem música de fundo e imagens criadas para estimular a reflexão. Para acessar as opções do menu, basta passar o mouse sobre as partes brilhantes do vitral. O site, criado pela S2 Digital, usa tecnologias Windows Media e Flash e também traz um link para o programa diário "Bíblia, Deus com a gente", que tem três minutos de duração. Para acessar a capela virtual da Paulinas, http://www.paulinas.org.br/capelavirtual/



Avon prima pela perfeição nas ordens de pedido.
O projeto envolveu o uso de tecnologias de reconhecimento de caligrafia humana, que automatizam o registro de pedidos feitos pelas 770 mil revendedoras da empresa
Na Avon, a meta deu nome ao projeto. Há mais de três anos, Pedido Perfeito é a ordem na empresa, que comprometeu-se a alavancar a eficiência e índices de acerto costurando diversos processos na empresa, que vão de marketing e gerenciamento da cadeia de suprimentos ao transporte. Entre os aprimoramentos, a captura de pedidos foi um dos que exigiram mais atenção. Em parte porque o uso de soluções de reconhecimento de caligrafia humana ainda não decolaram no meio corporativo.
Para saber como a empresa alcançou o número de 95% pedidos registrados automaticamente, leia a matéria completa Perfeição nos Pedidos em InformationWeek Brasil.

www.valoronline.com.br



Na velocidade que o mundo dos negócios se desenvolve, podemos ficar obsoletos mais rápido do que podemos-nos dar conta. Da noite para a manhã aparecem concorrentes que antes nem sequer apareciam no radar.



Pólo de Confecção do Ceará, o segundo maior do Brasil tem os seguintes números:

  • 3,4 mil empresas, onde 73,3% são microempresas;

  • 84,55 % das empresas estão localizadas na região metropolitana de Fortaleza;

  • 30 mil postos de trabalho

  • Em 2000, com 3,7 mil empresas, representava 62% do total das empresas do setor no NE e 21% no segmento nacional;

  • R$ 1,26 bilhões foi o seu faturamento em 2000;

  • US$ 9,2 milhões foi o total de suas exportações em 2000.

Varejo século XXI



HISTÓRIA DA INTERNET
1957- A União Soviética lança o foguete Sputinik, o primeiro satélite artificial terrestre. Como resposta, os Estados Unidos formam a Advanced Research Projects Agency (ARPA), dentro do Departamento de Defesa para estabelecer a liderança norte-americana em ciência e tecnologia aplicáveis militarmente... 

1965 - A "Arpanet" patrocina um estudo intitulado "A Competitive Network of Time Sharing Computers" (uma rede competitiva com computadores interligados simultaneamente)... 

1967 - Os primeiros planos de packet-switching sobre os princípios de operatividade são apresentados em um simpósio da ACM (Association for Computing Machinery), uma organização cientifica e educacional, dedicada a pesquisas na área de tecnologia da informação; a ARPA discute um protocolo para a troca de mensagem entre computadores; é desenvolvido o conceito da Arpanet Packet Switch, o IMP... 

1969 - O Departamento de Defesa dos EUA contrata um time de pesquisadores nas áreas de negócios, acadêmica e do governo para colaborar com a Arpanet; quatro lugares são escolhidos como os lares dos primeiros IMPs da Arpanet: a Universidade UCLA, em Los Angeles, o SRI (Stanford Research Institute), a UCSB (Universidade da Califórnia em Santa, Barbara) e a Universidade de Utah, também nos EUA... 

1970 - É criado o Network Control Protocol (NPC), precursor direto do "TCP"... 

1971 - Os computadores estão conectados a cerca de 24 lugares; o NWG define os protocolos para acesso de terminal remoto (Telnet) e para a transferência de arquivos (FTP)... 

Também em 1971, o engenheiro de computação, Ray Tomlinson da BBN - Bolt Beranek e Newman, com um programa chamado SNDMSG, envia o primeiro "e-mail" (p/ ele mesmo), e coloca na mensagem um pequeno teste: "QWERTYUIOP". Ray resolveu separar o nome do "usuário" do "nome do computador" pelo símbolo "@... Ray Tomlinson não desfruta do resultado de sua criação, porque inadvertidamente, não registrou a patente do invento, mas deixou para o mundo digital talvez o mais poderoso e eficaz meio de comunicação eletrônica até hoje existente. 

1972- Na International Conference on Computer Communication, em Washington, é feita a primeira demonstração pública da Arpanet... 

1973 - É feita a primeira conexão internacional da Arpanet, entre a Inglaterra e a Noruega... 

1974 - Vinton Cerf e Bob Kahn da ARPA, publicam "A Protocol for Packet Network Interconection", definindo o Transmission Control Protocol (TCP), que permite a comunicação por computadores via sistema de redes; é feita a primeira grande revisão no protocolo da Telnet... 

1975- A Arpanet alcança 63 IMPs, o que demanda mais uma grande revisão nos padrões de endereçamento de redes; a direção da Arpanet passa da ARPA para a Defense Communications Agency... 

1977- A BBN desenvolve o primeiro TCP para Unix... 

1979 - Surge a Usenet... 

1980 - A Arpanet se espalha rapidamente pelos EUA, conectando mais de 400 hosts em universidades, no governo, e em organismos militares; mais de dez mil pessoas tem acesso à Rede... 

1981 - Começa a CSNET (Computer Science Network); os computadores em mais de 200 lugares são conectados via Arpanet; a mudança de NCP para TCP é programada para primeiro de janeiro de 1983, a BITNET (Because It's Time NETwork) começa como rede cooperativa na City University de Nova York... 

1982 - O Depto. de Defesa dos EUA resolve montar uma rede de dados de defesa, baseada na tecnologia da Arpanet... 

1983 - O TCP/IP é estabelecido. A Internet começa a surgir; é desenvolvido o Name Server na Universidade de Wisconsin; estações de trabalho se tornam acessíveis e há uma explosão de redes locais... 

1984 - É estabelecido o DNS (Domain Name Server); o número de hosts da Arpanet ultrapassa mil... 

1986 - A National Science Foundation implementa a NSFNET, um sistema de redes regionais de roteadores conectados por meio de um backbone; a Arpanet começa a ser denominada "INTERNET"... 

1987- Mais de quatro mil BBS's estão ligados em rede; o crescimento da Rede dificulta o acesso da comunidade acadêmica - era o embrião da Internet2... 

1988 - É registrada a marca de 77.448.692 pacotes transmitidos pela Arpanet, por dia; começa o desmantelamento da Arpanet; o IRC - Internet Relay Chat é desenvolvido por Jarkko Oikarinen... 

1989 - A Arpanet desaparece; o número de hosts Internet passa de 100 mil; o número de requisições de arquivos, via FTP chega a mil por mês... 

1990 - O Brasil (.br) se conecta à NSFNET juntamente com a Argentina (.ar), a Áustria (.at), a Bélgica (.be), o Chile (.cl), a Grécia (.gr), a Índia (.in), a Irlanda (.ie), a Coréia do Sul (.kr), a Espanha (.es), e a Suiça (.ch); a Electronic Frontier Foundation (EFE) é fundada... 

1991 - são lançados a WWW - World Wide Web, o Gopher e o PGP (Pretty Good Privacy), criado por Philip Zimmerman... 

1992 - A Internet une 17 mil redes em 33 países; a Internet Society é fundada; mais de um milhão de hosts ligados à Internet; o número de requisições por arquivos via FTP chega a 50 mil por mês; a expressão "Surfando na Internet" é criada por Jean Armour Polly... 

1993 - A NSF cria a Inter/NIC; já existem mais de 1,5 milhão de hosts na Internet e mais de 100 países estão conectados à Rede... 

1995 - Serviços de acesso discado tradicionais, como o Prodigy, a America OnLine (AOL) e a CompuServe tornam-se provedores de acesso; no mês de julho a estimativa é de que cerca de 30 milhões de pessoas já estejam conectadas à Internet; usuários fora das universidades começam a ter acesso à Internet no Brasil... 

1996 - Começa a Guerra dos Browsers entre Netscape e Microsoft; é lançado o ICQ pela empresa israelense Mirabilis; numa reunião em Chicago, representantes de 34 universidades americanas endossam a Internet2... 

1997- Na manhã de 17 de julho, um erro humano na Network Solutions interrompe o tráfego nos endereços com terminações ".com" e ".net", tornando inatingíveis milhões de sistemas no mundo todo... 

1998 - Em abril, o Departamento de Justiça dos EUA abre um processo contra a Microsoft para impedir a prática de cartel: a Microsoft queria instalar o Internet Explorer em todas as maquinas equipadas com Windows (quase 80% do mercado mundial de computadores pessoais); a AOL compra a Mirabilis em junho e, em novembro, a Netscape. A união das empresas com a Sun Microsystems indica para a formação de uma frente anti-Microsoft. Já são 151 milhões de usuários ligados à Internet...

 

EQUIPE DO SDR

 

" PROJETO DE VIDA " 

DOCUMENTO ELABORADO POR QUEM SABE ONDE QUER CHEGAR 

Sr. Prof. Yasushi Arita

 

 

Assim como as empresas elaboram seu planejamento para garantir destaque no mercado, cada ser humano deve elaborar o seu Projeto de Vida, com metas e objetivos registrados, para obter sucesso e realizações

Entra ano e sai ano e sempre prometemos a mesma coisa: Vou começar a praticar esportes, parar de fumar, me aproximar mais da família, me dedicar mais ao trabalho, cuidar mais de mim, fazer aquele curso de inglês, comprar ou trocar aquele carro, enfim, fazer tudo que não fiz no ano passado. Mas será que fará mesmo? Será que estas metas serão cumpridas? Afirmo que serão, mas somente se todos os seus objetivos estiverem registrados num importante documento chamado Projeto de Vida. 

Se todos os seus desejos estiverem somente na sua mente, sem nenhum registro escrito a chance de conquistar o que realmente deseja são bem pequenas. Embora seja esse o documento mais importante da vida de um ser humano, poucas pessoas ainda investem tempo para a elaboração de seu planejamento de metas e objetivos com a devida clareza do que se pretende realizar.

 

Ansiar pelo sucesso, sem antes estabelecer uma meta definida é o mesmo que procurar uma agulha num palheiro. Aliás, é pior que isso. É o mesmo que procurar a agulha sem mesmo saber como ela é e ao encontrá-la, não saber reconhecê-la.

Para todos os acontecimentos importantes na vida de qualquer pessoa existe um documento escrito. O dia do seu nascimento foi muito importante e tem o registro para confirmar à chegada ao mundo. O casamento, outra data importante e inesquecível, está registrada. A data da compra do seu carro também foi importante e você tem documento. 

 

O seu imóvel tem uma escritura. O dia da sua admissão na empresa em que trabalha também foi uma data marcante e está no contrato de trabalho. Enfim, até para a morte existe o atestado de óbito que confirma a nossa partida deste mundo. Diante dessa constatação seu planejamento de vida para os próximo 1, 5, 10 anos tem de estar registrado também, porque tudo que é importante tem que ter um registro.

Para alcançar o sucesso, a realização pessoal e profissional é preciso ter um Projeto de Vida, no qual é registrada, de forma clara, com datas, prazos, ações e especificações detalhadas para tudo o que se desejada alcançar. Quem não tem metas e objetivos nem sabe onde quer chegar, está à deriva, está sem controlar o próprio leme da vida. 

 

O sucesso é decorrência de um planejamento, um documento escrito, detalhado, palpável e possível de ser visualizado, idealizado e vislumbrado somente requer um pouco do seu tempo, convicção, persistência e tenacidade. Só depende de você!

Veja abaixo as 7 etapas para a elaboração do seu Projeto de Vida. 

  • Defina o que deseja realizar. Tenha convicção do seu desejo.

  • Trace claramente o prazo que deseja alcançar a meta (isso significa determinar dia, mês e ano). Nesta etapa você definirá claramente a data para alcançar sua meta. Dentro do seu planejamento é indispensável você programar alguns planos para checar o grau de evolução. 

  • Escreva, com clareza e precisão, qual é a sua meta, quanto tempo levará para ser atingida, a data de início e o que você vai fazer para alcançá-la. O resultado que você obtiver será diretamente proporcional ao que você fizer. 

  • Leia em voz alta o que escreveu duas vezes por dia no mínimo (manhã e noite). Sempre que fizer a leitura das metas você deve ter o pensamento de que já concretizou. O seu subconsciente começará a trabalhar no sentido de concretizá-la. O ideal é ler 21 vezes por dia durante 21 dias para gravar no inconsciente e subconsciente. 

  • Desperte um desejo ardente para a realização de cada meta e objetivo. É necessário que a concretização de suas metas, sonhos, objetivos seja para você tão vital como o ar que você respira. Se você não respirar, morre. Portanto, esse mesmo desejo de viver é que temos que ter nesta etapa. 

  • Aja. Quem pensa e deixa de agir, adoece. Esta é a etapa mais importante. Consiste em partir para a ação imediatamente! Talvez você esteja pensando que agora não é o momento oportuno, que ainda não está preparado e que a executará, em breve, se tudo correr bem. É necessário que você saiba que o SUCESSO não é algo OPORTUNO e que mesmo as coisas inoportunas têm o seu devido valor. Portanto, comece hoje mesmo, pois se você não agir nada acontece. 

  • Imagine diariamente as suas ações como se sua meta já estivesse sido alcançada. A imaginação é uma propriedade realizadora e fantástica que todos nós temos. 

Cada uma das etapas para a elaboração do seu Projeto de Vida requer a devida atenção para que o resultado seja de conquistas e realizações. Basta empenho e coragem para expor o que você realmente deseja. As dificuldades na elaboração desse projeto valem a atenção para serem superadas, pois é através desse valioso documento que se conquistará o sucesso em todos os âmbitos da vida.

Sr. Prof. Yasushi Arita

Yasushi Arita é facilitador do Leader Training, diretor da Arita Treinamento e Consultoria e autor do livro " Olhe o que você está fazendo com a sua vida !".Site: www.arita.com.br /E-mail: arita@arita.com.br Graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Análise de Sistema, tem formação em Neuro-Lingüística, é autor do livro " Olhe o que você está fazendo com a sua vida" (Bella Publicações), é Trainer Training pela NLP University Califórnia – USA, Master Practitioner pela Sociedade Brasileira de PNL e Hipnose Ericksoniana pela NLP University California – USA. Além dos treinamentos motivacionais e de autodesenvolvimento, ele atua como consultor empresarial, familiar e social.

 

O importante na vida não é o ponto de partida, nem a chegada, mas sim a caminhada. Só vivendo, arriscando, tentando, enfrentando obstáculos é que podemos aprender alguma coisa. 

 

Só há aprendizagem, só há crescimento onde há conflitos, obstáculos, erros. Como dizia George Bernard Shaw, “O homem que nunca fez um erro, nunca fará nenhuma outra coisa.” 

 

O medo de errar faz com que a pessoa deixe de viver e acabe não fazendo nada mais. As pessoas pensam : “É melhor não provar o cálice da alegria, porque, quando este nos faltar, iremos sofrer muito. 

 

Por medo de diminuir, deixamos de crescer. Por medo de chorar, deixamos de rir. Na verdade, o que torna um sonho irrealizável não é o sonho em si, mas a inércia de quem sonha.

 

O mundo é dos ousados, o mundo é dos corajosos, quem tem medo de arriscar e tentar, acaba nunca conseguindo nada. A maioria das pessoas sonha com o “Jardim do Éden”, com a vida perfeita, de conto de fadas, mas nada fazem para que este sonho se torne realidade.

 

Sua vida só será um conto de fadas se você der chance para o “destino”, para que a energia do universo possa “conspirar” por você. Se você fica preso a convenções pré-determinadas por outros, se você não tem opinião própria, se você não é capaz de seguir os seus instintos, sua intuição, seus sonhos, sua vontade, seu coração, sua vida NUNCA será um conto de fadas, e você passará a vida inteira se perguntando por que as coisas extraordinárias só acontecem com os outros. 

 

Estas coisas só acontecem com quem resolve arriscar, descobrir algo novo, libertar-se da vida hipócrita, do auto-engano a que a maioria se submete, os “certinhos” dificilmente sentem o que é estar no jardim do éden, e se chegam perto, acham que algo está errado, que as coisas não podem ser tão boas assim.

 

A presença de um problema deveria ser encarada com algo positivo, como algo que proporcionasse uma oportunidade de crescimento, de aprendizado e não como um mal, como algo negativo. Vinícius de Moraes dizia : “ Quem já passou por essa vida e não viveu, pode ser mais, mas sabe menos que eu.” 

 

Não há atalhos, a teoria é inútil sem a prática, é natural dos seres humanos aprender com a própria experiência, portanto, só quem “vive” evolui, só quem permite errar, tentar, arriscar é que tem o privilégio de dizer que aprendeu alguma coisa na vida.

 

SRA. PROF. FRANCIANE EULAF

 

Franciane Ulaf é criadora da técnica PEP. Atua como consultora em desenvolvimento pessoal e profissional e na área empresarial em treinamento e desenvolvimento de recursos humanos.
É autora dos livros "Planejamento Estratégico Pessoal", "Manual de Administração do Tempo" e "Manual de Definição de Metas". Possui formação acadêmica na área de Administração de Empresas com especialização em marketing e planejamento estratégico. Site da Professora: http://www.francianeulaf.com/pep
 

 

 

 

" PIADAS "

Um político estava em campanha e chega a uma escolinha para explicas sua plataforma as crianças. Pede então que façam perguntas.
Uma das crianças toma a palavra: - Senhor meu nome é Severino, e tenho 3 perguntas: - Quem matou P. C. Farias? Por que o mataram? Por que o senhor enriqueceu enquanto o país empobreceu?
Neste momento, soou a campainha do recreio, e todos os alunos saem da sala.
Na volta do recreio, o político convida novamente as crianças a perguntarem.
Senhor meu nome é Zezinho, e tenho 5 perguntas: - Quem matou P. C. Farias? Por que o mataram? Por que o senhor enriqueceu enquanto o país empobreceu? Por que o sinal do recreio soou 20 minutos mais cedo? Cadê o Severino?


 

O TESTE DO PORQUINHO


PEGUE UMA FOLHA EM BRANCO E DESENHE UM PORQUINHO.

JÁ ESTÁ ?

ESTE É UM TESTE DE PERSONALIDADE, BASEADO NA PESSOA QUE O DESENHA.

A) SE O PORQUINHO FOI DESENHADO NA PARTE SUPERIOR DA FOLHA, VOCÊ É UM PESSOA OTIMISTA E POSITIVA.
B) MAS NO CENTRO, VOCÊ É REALISTA.
C) NA PARTE DE BAIXO, PESSIMISTA E TEM TENDÊNCIA A CONDUTA NEGATIVA.
D) SE OLHA PARA ESQUERDA ACREDITA NA TRADIÇÃO, É AMIGÁVEL, E LEMBRA DAS DATAS COM FACILIDADE, ANIVERSÁRIO, ETC.
E) SE OLHA PARA DIREITA É INOVADOR E ATIVO, MAS NÃO TEM UM FORTE NAS DATAS.
F) SE OLHA PARA FRENTE, ES DEFENSOR DOS PROBLEMAS E DAS INJUSTIÇAS, E NÃO TENS MEDO DE ENFRENTAR DISCUSSÕES.
G) SE TENS COLOCADO MUITOS DETALHES, ES ANALÍTICO, PACIENTE E DESCONFIADO.
H) SE NÃO TEM MUITOS DETALHES, ES EMOCIONAL, POUCO METÓDICO E ASSUMES MUITOS RISCOS.
I) SE TENS DESENHADO MENOS DE 4 PATAS, ESTÁS VIVENDO UM PERÍODO DE GRANDES MUDANÇAS NA TUA VIDA.
J) SE TENS DESENHADO AS 4 PATAS, TE AFERRAS MUITO AOS TEUS IDEAIS.
K) SE TENS DESENHADO MAIS DE 4 PATAS, TU ES PAMONHA.
L) O TAMANHO DAS ORELHAS INDICA QUE ES BOM ESCUTANDO AOS DEMAIS, OU SEJA QUANTO MAIORES MELHOR.
M) O TAMANHO DO RABINHO, INDICA A SATISFAÇÃO SEXUAL, OU SEJA QUANTO MAIOR MELHOR.

N) QUEM NÃO DESENHOU O RABINHO, JOGA SOLITÁRIO.



O bêbado está levando a maior dura do delegado: 
- Quer dizer que o senhor estava envolvido na briga desses pilantras? 
- Quem? Eu? De... jeito nenhum, dotô delegado. Eu sou da... paz! 
- Então porque os policiais trouxeram o senhor pra cá? 
- Eles trouxeram... não... fui eu que quis vir... 
- Não entendi! 
- Tava a maior... briga no bar! Aí encostou o camburão... e um polícia gritou... "É cana pra todo mundo!". 
Aí eu falei: "To dentro!".



Baixando o Nível - Não continue se é susceptível.
Dois Mexicanos entram num Bar e pedem uma garrafa de tequila. O Barman coloca a tequila no mostrador e um diz para o outro: - La chupamos compadre ?
Si manito!!! Mas a garrafa de tequila para que é ? Para dar nos dar valor ?


Se encontram Chapeuzinho vermelho e Pinóquio, então chapeuzinho deita ele boca acima e senta na sua nariz gritando, mente Pinóquio, mente!!!

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