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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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JORNAL De REPRESENTAÇÃO comercial sdr - EDIÇÃO Nº 153 - 20.12.2003

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SDR - SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO E VENDAS

MIGUEL PEDRO TERRA VELAZCO

EDITOR DO JORNAL SDR

fone: 51 3019 2817.

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Simplicidade. Autenticidade. Responsabilidade.

SR. PROF. RICARDO JORDÃO

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Nunca deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. 

Nunca peça para alguém fazer algo que você pode fazer. 

Nunca gaste dinheiro antes de tê-lo. 

Nunca compre o que você não precisa só porque é barato. 

Nunca se arrependa de não ter comido muito. 

Nunca deixe os males que nunca aconteceram machucar você. 

Quando bravo, conte até dez antes de agir; quando MUITO bravo, conte até 100.

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Thomas Jefferson - ex-Presidente dos EUA - foi um dos maiores líderes que aquele país já teve. Suas palavras, agora centenárias, estão mais vivas do que nunca, e expressam o espírito e valores que cada vez mais se faz presente dentro do mundo dos negócios. 

Ser Simples. Saber distinguir o que é importante do que é urgente. Saber distinguir qual a verdadeira competência da sua empresa e terceirizar todo o resto. Saber dizer não para oportunidades que parecem oportunidades. Perceber qual é a maior necessidade do seu cliente e se preparar para atendê-lo de forma simples e conveniente. 

Ser Autêntico. Entender que não é possível ser tudo para todos. Que não é possível ser o mais barato, ter o melhor atendimento, a melhor entrega, a maior variedade e o melhor serviço pós-venda. Slogans do tipo "Soluções de Tecnologia de Rede" não funciona para a sua empresa. Decida-se. Seja "O Melhor" na competência que escolher. E "Bom" em todas as outras. 

Ser Responsável. Entender que é preciso ser bem-sucedido. Entender que as escolhas que fizer irão modificar e influenciar pessoas e empresas. Entender que é preciso pensar antes de agir (mas não fique parado muito tempo). Entender que é preciso ter comprometimento com o que faz, e terminar tudo que começou. 

Clientes não mais se impressionam com os famosos "clichês" de propaganda que dizem muito e fazem pouco. O mercado procura por empresas autênticas, que possuam serviços eficientes, que sejam honestas, confiáveis e justas. 

 

Se você deseja estar no mercado amanhã, coloque o seu coração em tudo que faz. - Ouça o seu cliente como se fosse o último cliente na Terra. Demonstre que você se importa. Todas as melhores coisas do mundo são simples, e muitas podem ser expressas em apenas uma única palavra: 

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Liberdade, Justiça, Honra, Dever, Perdão, Esperança e Amor. 

Seja Simples. Seja Autêntico. Seja Responsável. 

QUEBRA TUDO ! 


SR. PROF. RICARDO JORDÃO MAGALHÃES 
Fundador 
 

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 AS CARTAS DE AGRADECIMENTO

 ARTIGO I - "REGRAS BÁSICAS PARA TRABALHAR EM CASA - SR. PROF. YASUSHI ARITA

 RESUMO DE NOTÍCIAS DO 17.12.2002 A 20.12 2002

 ARTIGO II - PARCERIA RH E ÁREA COMERCIAL" - SR. PROF. JOÃO B. VILHENA - INST. VMC.

 DICAS DA SEMANA

 ARTIGO III - "POSTURA PRÓ-ATIVA - SRA. PROF. FRANCIANE ULAF.

 REFLEXÃO DO SDR

 PIADAS

 

 

AS CARTAS DA SEMANA:

Recebemos semanalmente muitas assinaturas e pedidos de CD's, e metade delas vem com cartas. Gostaríamos de publicar todas elas, para lhes mostrar nossa alegria, por ter cada um de vocês como leitoras/es e usuárias/os. - Mas, e os artigos, as matérias, as Piadas, as Reflexões ? Então vamos fazer assim, as primeiras 10 cartas serão publicadas e representarão todos os demais, que cheguem na semana ? Ta bom assim ? Todos conformes, felizes ?. - O maior abraço do Oiapoque ao Chuí, e de Manaus a Vitória, para todos vocês,

Artur Leivas
Boa tarde pessoal! Gostaria de parabenizá-los pelo excelente trabalho que prestam a nós Representantes. Ao ler os artigos refletimos, constatamos, e muitas vezes nos encontramos dentro, como personagens de determinados assuntos. Continuem assim.
Um abraço, 
Cinco Ponto Cinco, Com. e Rep. Ltda. 

WALDIR LUIZ SILVEIRA (NATAL IND. LTDA)
Mensagem: Agradeço por receber o Jornal SDR e poder desfrutar de belos artigos, aproveito para agradecer o amigo, que ainda não sei quem foi, que forneceu meu e-mail para que recebesse o jornal. 
Parabéns e felicidades a todos.

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS REVENDEDORES DE GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO
Senhores, Achei muito interessante a matéria sobre o \"buraco\".
Parabéns

VALDIR DE LIMA
Mensagem: Tenho recebido o jornal, e de maneira pratica tenho aplicado os conceitos tanto profissionalmente como particular. Parabéns pelo profissionalismo.

IVALDO CALAZANS (RECIFE-PE) - CARTA DE AGRADECIMENTO
QUERO PARABENIZÁ-LOS PELO JORNAL E ARTIGOS PUBLICADOS. ELES TEM SIDO MUITO ÚTEIS NO MEU TRABALHO E NA MINHA VIDA.

CONSULT RURAL COM. LTDA
EXCELENTES ASSUNTOS E COLABORADORES DE ALTO NÍVEL QUE ENGRANDECEM ESTE JORNAL

EVEL COMERCIO E REPRESENTAÇÕES TÊXTEIS LTDA
Acredito ser muito interessante poder compartilhar com colegas experiências que contribuam para nosso crescimento. Sempre temos algo a aprender.

TELÉSFORO CACERES
Os artigos publicados por esta mídia são de grande valia em minha função.
Servem para acrescentar idéias novas e sem duvida nos obriga a rever posicionamentos e comportamentos.
Parabéns!!!

PAULINO TADASHI KITA
Pela primeira vez, estou lendo esta matéria, e acredito que estas mensagens, só tem a enriquecer, nossos conhecimento, para refletirmos, sobre o que estamos fazendo.

LUIZ AMÉRICO CAMPOS
Ficamos muito agradecidos pelo envio do Jornal, muito aprendemos com os seus ensinamentos.
Continuem enviando, não só para o nosso deleite, como para ajuda ao nosso preparo profissional.
Saudações, Luiz Américo

MARCOS AUGUSTO DE JESUS
Muito interessante, para todos nos, que trabalhamos com vendas, quem se acomoda para de ser um vendedor bem sucedido. Gosto de reflexão

Prezados Senhores
Felizmente vocês descobriram meu e-mail e assim venho recebendo esse material de muito bom nível. Somos distribuidor de produtos e serviços em telecomunicações e como tal temos nossos informativos endereçados às nossas revendas. Desejo saber se podemos eventualmente, transcrever aos nossos informativos, textos desse jornal. Parabéns pelo trabalho.
Atenciosamente, Dimas Kachan

Vocês que são maravilhosos em nos dar esta oportunidade, e queremos que sempre, nossa humilde contribuição os motive, enriqueça e ilumine no dia a dia, porque essa é nossa recompensa.

Equipe do SDR

 

 


 

 

" REGRAS BÁSICAS PARA TRABALHAR EM CASA "
Sr. Prof. Yasushi Arita

 

1. Prepare um espaço adequado para ser a sede da empresa (quarto, garagem, etc), levando em consideração que deve ser bem ventilado, bem iluminado, ou seja, que não prejudique a sua saúde.


2. Utilize o mesmo tipo de móveis e equipamentos que adotaria em um ponto comercial. Procure montar seu escritório como se fosse em qualquer outro ponto comercial. Não permita que ele tenha objetos e comodidades específicas da sua casa. Assim você manterá um ambiente com clima e rotina organizacional.


3. Verifique as questões ligadas ao zoneamento do local, à higiene e à saúde, com a Prefeitura, Vigilância Sanitária e demais autoridades locais.


4. Separe a residência do negócio, até mesmo nas coisas mais simples como uma ligação. Mantenha uma linha telefônica exclusiva para o negócio.


5. Vista-se como se fosse ao escritório. Isto o ajudará a manter a seriedade e profissionalismo necessários para o negócio.

6. Geralmente quem tem seu próprio negócio acaba se envolvendo tanto que perde a noção do tempo. Portanto, estabeleça uma rotina de trabalho com:

  • horário de entrada e saída; 

  • horário para almoço e intervalos para lanche; 

7. Separe pessoa física da pessoa jurídica. Defina bem o seu papel enquanto profissional e enquanto administrador do seu negócio.


8. Não misture as contas, separe o caixa da empresa da conta corrente pessoal. Assim será mais fácil organizar sua vida financeira.
 

 

Sr. Prof. Yasushi Arita

 

Yasushi Arita é facilitador do Leader Training, diretor da Arita Treinamento e Consultoria e autor do livro " Olhe o que você está fazendo com a sua vida !".Site: www.arita.com.br /E-mail: arita@arita.com.br - Graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Análise de Sistema, tem formação em Neuro-Lingüística, é autor do livro " Olhe o que você está fazendo com a sua vida" (Bella Publicações), é Trainer Training pela NLP University Califórnia – USA, Master Practitioner pela Sociedade Brasileira de PNL e Hipnose Ericksoniana pela NLP University California – USA. Além dos treinamentos motivacionais e de autodesenvolvimento, ele atua como consultor empresarial, familiar e social.

 


 

RESUMO  DE  NOTICIAS  "
17.12.2002    AO    20.12.2002


ECONOMIA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

3,6 milhões de pequenas empresas formais representam 20% do PIB e 44% da força de trabalho do País.

A Câmara de Deputados aprovou no início desta tarde um reajuste salarial para deputados federais e senadores. Conforme as informações do Jornal Hoje, o valor sobe de R$ 8 mil para R$ 12,7 mil, um aumento de 58,7%. - Apesar da decisão, a medida deverá influenciar no pagamento de outros escalões da administração pública. Os deputados estaduais recebem 75% do valor do salário dos deputados federais. Já os vereadores ganham 75% do salário dos deputados estaduais. Isso significa um aumento no gasto público em todas as instâncias do poder público. Apesar do valor anunciado, os salários dos parlamentares ainda podem subir mais, chegando a R$ 17 mil dependendo das negociações desta tarde no Congresso Nacional. 

O PAPA, APÓS ESSE AUMENTO, PEDIU PARA SER ENTERRADO EM BRASÍLIA, PARA MORRER COMO JESUS CRISTO - ENTRE LADRÕES!!!

A pesquisa da indústria regional de outubro, quando 10 das 12 regiões pesquisadas pelo IBGE aumentou a produção, reforça os sinais de recuperação econômica. Quatro Estados apresentaram taxas de expansão acima da média nacional de 8,9% : Espírito Santo (22,2%), Rio de Janeiro (20,2%), Pernambuco (12,9%) e Minas Gerais (9%). A indústria paulista surpreendeu com crescimento de 5% após cinco meses de retração contínua. No ano, a indústria do Rio foi a que mais cresceu. Acumula 11,6%. A média do país é de 1,9%. Detalhe: em outubro de 2001, as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste estavam sob o racionamento de energia.

Lula mesmo, quando está em São Paulo, só circula em um Omega, da GM, pertencente ao Partido dos Trabalhadores. Desde que foi eleito, quando está em Brasília, Lula se desloca dentro de uma BMW, cedida pela Polícia Federal. Dada sua conhecida indiferença em relação aos bólidos, o presidente eleito não deve dar a mínima para o emblema, um ícone da indústria automobilística, ostentado no capô do poderoso modelo importado.- Também o novo homem forte da economia, Antonio Palocci, confirmado para o cargo de Ministro da Fazenda, é o típico motorista que pagaria para não dirigir. Proprietário de um Vectra 98, modelo da GM que já foi, mas não é mais, um sonho de consumo e custa hoje no máximo R$ 17 mil, o ex-prefeito de Ribeirão Preto pouco tira o modelo da garagem de casa. 

MERCADO INTERNO

Fim do IPI sobre fraldas beneficia as grandes
Gabriel Braga, De São Paulo
Única empresa 100% nacional entre os grandes produtores brasileiros de fraldas, a Mili, viu sua participação entre os grandes crescer muito nos últimos anos. No interior de São Paulo, por exemplo, saiu, de acordo com a AC Nielsen, de uma participação de 4,8% do mercado em 1999 para 16,2% no final deste ano, chegando a um empate técnico com a multinacional Kimberly Clark, que no Brasil opera em uma joint venture com a Klabin. 
No ano que vem, a Mili prevê vender entre 30% e 50% mais fraldas do que em 2002. "Nós temos que crescer, até porque fizemos um grande investimento em capacidade de produção, que não pode ser desperdiçado", diz Valdir Menegatti, gerente comercial da empresa. O crescimento deve acompanhar a entrada da empresa na Região Metropolitana de São Paulo, um dos maiores mercados do Brasil.
A companhia não trabalha com o atacado, e não aceitava as condições impostas por grandes redes varejistas. "Essas redes são uma grande vitrine para nossos produtos, mas não vale a pena ter prejuízo só para estar nelas", explica Menegatti. A empresa está chegando a um acordo com grandes redes. - Outro fator que pode contribuir para que a Mili atinja sua meta é a dificuldade que muitas pequenas empresas do setor vêm enfrentando desde que o governo federal acabou com os 15% do IPI sobre fraldas. Com a medida, muitos pequenos negócios que aproveitavam a baixa tecnologia necessária para a produção de fraldas, e, por vezes, deixavam de pagar parte dos impostos, perderam sua vantagem competitiva sobre os grandes produtores. E muitos estão quebrando. Isso beneficia as grandes companhias, já que as de menor porte, hoje, representam 42% do mercado, segundo fornecedores.
O mercado brasileiro de fraldas descartáveis tem o maior parque industrial do mundo, com cerca 128 fábricas, mas a penetração do produto é baixíssima, pouco mais de 30%, muito longe de países como México e Argentina, cuja penetração está entre 60% e 70%. Ou seja, quase 70% da população brasileira ainda usa fraldas de pano.
MPC e Kimberly Clark disputam a liderança do mercado nacional, que fatura mais de R$ 800 milhões por ano. A Kimberly Clark tem a marca mais vendida, a Turma da Mônica. A MPC opera com diversas marcas e é fornecedora de cerca de 75% das marcas próprias de redes varejistas. Ela tem como foco as classes C e D, e também espera se beneficiar com a quebra dos "informais". O gerente da companhia, Raul Tuna, calcula que os efeitos devem começar a ser sentidos no começo de 2003. "Até o momento de fechar, as pequenas empresas fazem loucuras", diz o executivo, prevendo uma liqüidação dos produtos das pequenas concorrentes.
A Kimberly Clark aposta que a saída dos informais pode também aumentar as vendas de sua principal marca, direcionada para as classes B e C. O fim do IPI pode diminuir a diferença de preço entre as fraldas de maior e menor valor agregado. "Não existe fidelidade nesse setor", diz Eduardo Aron, gerente de fraldas, "wipes" e "adult care" da empresa. Segundo Aron, por ser um gasto extra na família, e ter sua qualidade testada todos os dias, a marca da fralda é escolhida de uma forma muito racional.

MERCADO EXTERNO
 
O número de provedores de aceso à Internet presentes nas cidades brasileiras entre 1999 e 2001 cresceu 53 por cento, afirmou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última sexta-feira. Segundo o órgão de pesquisa, apesar do crescimento, apenas 23 por cento dos 5.561 municípios do país possuem provedores de Internet. O Estado com mais empresas de acesso à Web em 2001 foi Mato Grosso do Sul, com 48 provedores. Em seguida aparecem São Paulo, 45, Espírito Santo, 44, Rio de Janeiro, 42, e Paraná, com 32 companhias.
Rio Grande do Norte foi o Estado com menos provedores, apenas dois. Paraíba e Piauí fecharam o ano com cinco empresas de acesso locais cada, seguidos por Maranhão e Roraima.
Os dados do levantamento do IBGE foram obtidos por uma pesquisa realizada desde 1999 que busca traçar um retrato dos municípios sob a ótica de seus gestores.

O departamento de defesa americano acredita que a popularização do acesso sem fio à internet poderá interferir nos radares militares, e discute agora a limitação da tecnologia. Segundo o The New York Times, empresas do setor como Microsoft e Intel estiveram em reunião na última semana com o Pentágono para tentar fazer os oficiais mudarem de idéia - uma das propostas do governo para fiscalizar as freqüências mundiais de rádio. As autoridades americanas, diz a matéria, acreditam que impor limites à tecnologia WiFi é fundamental para a "segurança nacional". Eles podem ter até razão, mas a indústria diz que as medidas ameaçariam a expansão dos sistemas que hoje são usados para o acesso sem fio à web em aeroportos, cibercafés, residências e escritórios - mas, ao mesmo tempo, os fabricantes admitem que a popularização cada vez maior destas redes realmente pode chegar ao ponto de encostar nas freqüências de rádio e sistemas de radar usados pelas Forças Armadas, apesar de acreditarem que os novos métodos não precisam, necessariamente, interferir nestas freqüências. 

Duas das maiores fabricantes de eletrônicos do Japão, a Matsushita Electric Industrial, mais conhecida como Panasonic, e a Sony Corp., começaram a desenvolver juntas uma versão do sistema operacional Linux para dispositivos eletrônicos digitais voltados ao mercado consumidor. - O anúncio sustenta a velocidade da entrada do Linux no cenário de eletrônicos para usuários finais. "O Linux é um sistema operacional muito bom e muito bem aceito, mas tem alguns pontos que precisam ser modificados para que possa ser aplicado em eletrônicos digitais, como o tempo de iniciação ou a performance em tempo real", disse Shinji Obana, porta-voz da Sony. - As duas empresas planejam criar uma nova versão do Linux para esses dispositivos, partindo do nível máximo do kernel, informou Akira Kadota, porta-voz da Matsushita. O objetivo inicial é completar o primeiro passo do trabalho de desenvolvimento antes de meados de 2003. 

A cidade de Schwäbisch Hall, uma comunidade de 36 mil habitantes localizada no sul da Alemanha, planeja construir toda a sua infra-estrutura de Tecnologia da Informação (TI) baseada no Linux, sistema operacional de código aberto, substituindo os computadores com o Windows, da Microsoft.
INFORMÁTICA
TELEFONIA
A GVT, empresa espelho da Brasil Telecom, encerra o ano de 2002, com muitos motivos para comemorar. Conforme balanço divulgado pela operadora, em dezembro a empresa chegou a 500 mil usuários. Um crescimento de 100% em relação aos 250 assinantes registrados em 2001. O faturamento este ano foi de R$ 400 milhões. A operadora vai investir R$ 3,6 bilhões entre os anos 2002/3. Atua em 58 municípios da região II (Centro-Sul), onde tem capacidade instalada de 960 mil terminais. Em relação aos 500.000 usuários, revela que o mercado de pequenas e médias empresas representa 20% desta base. A meta é que, até o final de 2003, estes clientes chegarão a 30% da base. Se for por nós do SDR, a GVT vai chegar longe, e será quem desbanque a mal educada e bla bla bla da Brrrrr Telecom!!!

A planta nacional de telefones chegou a
73,445 milhões no mês de novembro. Deste total, 38,806 milhões são referentes aos acessos fixos em serviço; 1,367 milhão correspondem aos telefones de uso público e 33,272 milhões são dos Serviços Móvel Celular (SMC) e Móvel Pessoal (SMP). Conforme levantamento da Anatel, os terminais móveis apresentaram o maior índice de crescimento em relação a outubro (22,5%), sendo que o SMP foi responsável por 59% deste percentual. 
Os dados apontam ainda que o serviço pré-pago representava, em outubro, 70,88% da planta do SMP e do SMC. Em novembro, passou a ter uma participação de 71,15%. 
Do total de aparelhos móveis, 32,183 milhões são do SMC, dos quais 21,604 milhões (64,93%) são da banda A e 10,579 milhões (31,80%), da banda B. O SMP conta com 1,089 milhão. Com estes números, o órgão regulador constatou que o número de celulares para cada grupo de 100 habitantes passou de 18,97 em outubro para 19,39 em novembro, no Brasil. 
Os números consolidados em novembro mostram que 60,89% dos terminais móveis operam na tecnologia TDMA (Time Division Multiple Access); 33,21% são da tecnologia CDMA (Code Division Multiple Acess); 3,27% são GSM (Global System for Móbile communications) e 2,62% ainda utilizam a tecnologia analógica. 
Em relação ao Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), o total instalado em novembro é de 49,411 milhões, o número significa um crescimento de 0,5% em relação a outubro (49,391 milhões). 
Nos últimos 12 meses (novembro de 2001 a novembro de 2002), o crescimento do total da planta em serviço no País foi de 10,5%, passando de 66, 434 milhões para 73,4 milhões. 
Com reportagem de André Silveira - WORLD TELECOM

A China, maior mercado do mundo de telefonia móvel, possui 200,3 milhões de usuários de celulares, de acordo com dados medidos até o final de novembro. - Os usuários de Internet aumentaram em 2,4 milhões no mês passado, para cerca de 48,3 milhões. 

 

Dezenas de usuários do Speedy estão mandando mensagens para INFO Online se queixando de uma nova taxa extra de 54,90 reais por mês cobrada pela Telefônica de quem quer usar o serviço sem provedor. 

A prefeitura de São Bernardo do Campo lança o programa de inclusão digital On-Line Cidadão, para a instalação de quiosques conectados à internet na cidade. - O plano é instalar os quiosques em locais de fácil acesso ao público - os dois primeiros estão no saguão do Paço Municipal. O acesso é feito por cartão magnético, que sai por uma taxa anual de dois reais, e a navegação é livre, com direito a 30 minutos por dia - só serão barrados sites pornográficos e de conteúdo que incite a violência. Além do browser, os terminais de acesso contam com antivírus e sistema de backup, ambos fornecidos pela Symantec. Nos próximos seis meses, a prefeitura de São Bernardo e o Senac São Paulo pretendem instalar mais 60 pontos de acesso na cidade; no entanto, para isso, dependerão de patrocínios da iniciativa privada. 

 

O "RESUMO DE NOTÍCIAS", é baseado em levantamentos realizados pela equipe do SDR, e apresenta os tópicos mais importantes para que você, fique por dentro dos principais acontecimentos que sua profissão exige. - Este serviço de CLIPPING (resenha de informações), é a metodologia utilizada para assessorar 100% das principais autoridades, desde Presidentes da República, Diretores, Gerências e agora VOCÊ, e queremos que possa estabelecer o vínculo entre os assuntos expostos e suas estratégias, como forma de prestigiar seu TEMPO. - Os endereços abaixo, representam as fontes que diariamente consultamos ou enviam noticias, e são ao nosso entendimento, as mais fidedignas e neutras, como a seguir:

 

 


 

"Não lidamos muito com os fatos quando estamos nos contemplando.

" Mark Twain

 

 

Não há como encarar problemas, autoconhecer-se, encontrar soluções e caminhos se alguns mecanismos de defesa e hábitos negativos estiver operando em você.

 

Insistir em estar sempre certo, achar que tudo o que acontece com você é culpa de terceiros ou injusto, desculpar os próprios defeitos dizendo que tem gente muito pior ou que seus problemas são pequenos perto dos problemas de outras pessoas, enfim, são muitos os mecanismos que afastam as pessoas da realidade :

 

Seus problemas são só seus, foram causados de alguma forma por você mesmo, e se você ignorá-los eles se tornaram maiores até que você não tenha mais controle algum e sofra as conseqüências de sua negligência.

 

Os casos mais comuns são de pessoas que ao invés de tomarem a iniciativa para resolverem seus problemas, adotam uma postura de pena para consigo mesmas, consideram sua situação injusta e a única coisa que fazem é reclamar. Há quem se auto-enganam a ponto de repetir infinitamente "eu não acredito que isto está acontecendo", "isso não poderia acontecer comigo". 

 

Além de não fazerem nada para resolver o problema, nem sequer absorvem o fato. Há ainda os que bloqueiam os problemas, não admitem a existência deles, como uma mãe que não percebe que o filho está se envolvendo com drogas apesar de todos a alertarem. 


Como diz a frase de Mark Twain "Não lidamos muito com os fatos quando estamos nos contemplando", enquanto estivermos achando que o que nos acontece é injusto, que não merecemos o que de ruim nos ocorre, enquanto estivermos numa condição de negação da realidade, tentando proteger uma condição pessoal "segura", onde tudo é conhecido, não poderemos lidar com os fatos.


Outro hábito negativo é tentar escapar da responsabilidade de resolver os próprios problemas comparando-os a outros muito piores. Os seus problemas são só seus e se você ficar de braços cruzados, ninguém mais se importará e o problema crescerá. Não importa se você quebrou o pé e o sujeito ao seu lado não tem uma perna, a dor é sua e você continuará sentindo mesmo estando consciente da situação do outro. 

 

Com os problemas ocorre o mesmo, sempre terá alguém que tem problemas maiores que os seus, mas isso não é motivo para deixar de resolvê-los. Seu problema pode ser muito pequeno perante outros que você pode enxergar em outras pessoas, mas ele é seu e isso é suficiente para torná-lo grande o suficiente para atrapalhar a sua vida.


Um hábito que pode bloquear totalmente a mente e impedir a resolução de certos problemas é querer estar sempre certo, apegar-se tão firmemente aos próprios valores e conceitos que não é capaz de compreender que para resolver certos problemas é preciso ter a humildade de admitir a possibilidade de estar errado. Esse hábito interfere com maior força em relacionamentos conjugais e situações de trabalho. 

 

As partes consideram seu modo de pensar, idéias, valores como absolutos e não admitem que o outro não aceite seu ponto de vista. Esse hábito afeta também réus inocentes em julgamentos. Eles estão tão convencidos de que sabem a verdade, que alguém descobrirá a verdade e a justiça será feita que não se importam muito em serem convincentes perante o juiz ou o júri, acham que por estarem falando a verdade, todos irão acreditar em suas palavras. Isso aconteceu com Oprah Winfrey quando foi acusada por pecuaristas do Texas a incitar as pessoas a não comerem carne em seu programa.

 

Ela estava tão convencida de que a acusação era injusta e que não tinha fundamento algum que durante um bom tempo durante o julgamento ela mantinha um postura reativa, ficava deprimida, irritada com a situação, esperando que o júri fizesse justiça porque "ela" sabia que estava certa. 

 

Seus advogados e estrategistas convenceram-na de que se continuasse a acreditar inocentemente na verdade seria derrotada. As pessoas não sabem o que você sabe, mesmo que você saiba que está certo, ninguém é obrigado a aceitar isso. Oprah ganhou o processo após virar o jogo, argumentando e defendendo sua posição com respeito ao júri que não tinha "obrigação" de saber que era ela quem estava certa.

 

Sua atitude mudou de reativa, sentindo mal e deprimida, decepcionada e evitando dar-se conta de que realmente estava sendo julgada, não importando quão injusto pudesse parecer a situação para uma posição pró-ativa, tornando-se autoconfiante, defendendo-se sem pena de si mesma, argumentando sua posição com segurança. Se esta mudança não tivesse ocorrido, seus estrategistas garantem : ela teria perdido o processo.

 

 


 

" DICAS      DA      SEMANA "

 

A AOL registrou uma patente que poderá estremecer o competitivo mercado de softwares para mensagens instantâneas (IM). Sem fazer alarde, a empresa adquiriu uma patente em setembro deste ano, que dá à sua subsidiária de IM direitos como criadora da popular aplicação de troca de mensagens em tempo real na Web. - Segundo o site MSNBC, o título cobre os direitos autorais de qualquer coisa que se assemelhe a uma rede que permita a múltiplos usuários ver quando outros internautas estão online para, então, comunicarem-se.- Essa ampla definição, no entanto, poderá gerar controvérsia na indústria, já que os principais concorrentes da AOL - Microsoft e Yahoo - têm seus próprios serviços de mensagens instantâneas, cada um com milhões de usuários. Com a patente, a AOL poderá tecnologicamente processar seus rivais por infração baseada no argumento descrito no registro. 
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TIO SAM: Em 1812, durante a 2ª guerra entre os EE.UU e Reino Unido, Samuel Wilson, um inspetor que fornecia carne o exercito, imprimiu nos tonéis de salgar as iniciais U.S. (United States). Brincando os soldados o traduziram por Uncle Sam (em inglês - Tio Sam).

Não desista dos clientes insatisfeitos.

É engraçado, mas clientes que já tiveram problemas com empresas - e uma vez que essas empresas fizeram de tudo para reparar o problema - são na verdade mais fiéis a essas empresas do que os clientes que nunca tiveram qualquer problema. 

Aparentemente, empresas e clientes que tiveram suas relações reparadas a partir da solução de problemas passados, terminam por se tornar parceiros mais fiéis. Todo cliente insatisfeito com a sua empresa deseja que você assegure que uma ou todas as questões abaixo estejam resolvidas para que ele se sinta seguro em fazer negócios com a sua empresa novamente. 

Esteja preparado para atendê-lo caso deseje recuperá-lo como cliente: 

  • Ele deseja ser ouvido por alguém, e ser levado a sério. 

  • Ele espera que você entenda o seu problema e as razões porque está chateado. 

  • Ele deseja algum tipo de restituição ou compensação 

  • Ele espera perceber algum tipo de senso de urgência da sua parte em ver o problema resolvido rapidamente. 

  • Ele espera ser tratado com respeito.

  • Ele espera ver alguém punido pelo problema 

  • Ele espera se certificar que o problema não irá ocorrer novamente.

SR. PROF. RICARDO JORDÃO

COBRIR O BOCEJO: - Na idade média, as Mães cobriam a boca do bebe ou se persignavam (faziam o sinal da Cruz), diante dela quando bocejavam, para evitar que o Diabo se introduzi-se no corpo. 

Direto de Hollywood para o escritório
Quem achava que informatização no ambiente de trabalho só se restringia aos PC’s, precisa conhecer dois grandes edifícios empresariais de São Paulo. Terra Norte e Plaza Centenário são exemplos de prédios inteligentes, uma forte tendência que está chegando ao Brasil.
Equipados com chips por toda parte – que servem de sensores para um sistema informatizado central -, estes locais foram especialmente projetados para reduzir os custos operacionais e aumentar a eficiência de tarefas simples ou não.
Como operam "sozinhos", reduzem gastos com pessoal e se adaptam às necessidades dos usuários. Por exemplo, os aparelhos de ar-condicionado são ligados a termostatos que variam de temperatura conforme a posição do sol nas salas. Já as bombas de água são programadas para funcionar em horários que não sejam os de energia elétrica mais cara. Resumindo: pode-se controlar tudo, desde os horários em que as luzes devem ser ligadas e desligadas até os sistemas de segurança, como controles de incêndio.
Agora, se você acredita que isto é o que há de mais alta tecnologia em se tratando de edifícios, provavelmente não deve conhecer a informatização dos prédios norte-americanos. Ali, basta o funcionário passar com seu crachá pela portaria para que o computador de sua sala seja ligado, a refrigeração comece a funcionar e as luzes sejam acesas. Coisa de cinema.

INSTITUTO MVC - ESTRATÉGIA E HUMANISMO

"Se pode esconder o fogo, mas ... Que se faz com a fumaça ?" - Provérbio Africano

DICAS PODEROSAS

Pratique a audição ativa e pergunte para as pessoas como estão suas motivações, auto-estima, sonhos, projetos. Quanto mais você se interessar pelo outro, mais se conhecerá e se respeitará.
Crie uma mensagem no seu celular o na sua secretária eletrônica que tenha a ver com este novo momento e esta nova preocupação em manter o seu entusiasmo, felicidade, alto-astral e auto-estima e contaminar as outras pessoas.
Sugira aos seus colegas de trabalho ou colaboradores que pesquisem e utilizem cursos a distância gratuitos. Indique meu curso gratuito de Planejamento Estratégico Pessoal que está no meu site e disponibiliza aos interessados a oportunidade de determinar e planejar metas e objetivos para a vida pessoal e profissional.
Trabalhe o bom humor e a harmonia entre as pessoas. Sem dúvida, elas responderão com maior comprometimento e responsabilidade.

SRA. PROF. LEILA NAVARRO

Uma criança de 10 anos trabalhava numa fábrica de Nápoles. Anelava ser cantor, mas seu primeiro Mestre o desalentou. Lhe dize que não poderia cantar jamais, que não tinha voz, que tinha o som do vento nas janelas.
Mas sua Mãe, uma pobre campesina, lhe abraçou e esquentou, dizendo que sim, que cantava bonito, e que já notava seus progressos, e andou muito tempo descalça, para economizar dinheiro, para as lições de música do seu filho. Os elogios e carinho dessa Mãe, suas palavras de alento, mudaram a vida inteira daquele menino. Por isso todos nós todos agradecemos a essa Mãe, que além de nos ensinar uma grande virtude, nos permitiu conhecer o Magistral Caruso.
 

O MELHOR COMPETINDO GANHA. 

Esteja sempre "na linha de saída" com seus concorrentes. Isto não significa ser hostil e malicioso; significa competir com eles em serviço e desempenho. Seja um competidor limpo mas agudo.
Se seu cliente lhe diz: Fulano pode conseguir esse mesmo produto por 10% menos", então responda: "Essa e uma oferta tentadora. Deixe-me ver se posso iguala-la. - Isso lhe permite ganhar tempo para estudar o jogo de Fulano, es dizer, averiguar como ele pode fazer essa oferta e entrar em concorrência. No dia seguinte você pode dizer para seu cliente: - "Os preços do Fulano são 10% mais baixos, mas eu posso dar uma garantia de satisfação, um tempo especial de prova e um produto de melhor qualidade que o de Fulano". Seus clientes estarão seguros de que farão um excelente negócio e você ganhará a venda de forma justa.

Laurel Delaney - Traduzido pelo SDR.

" A caixa de música sem fio não tem nenhum valor comercial inimaginável. Quem pagaria para ouvir uma mensagem enviada a ninguém em particular ?"
- Sócios da David Sarnoff, em resposta a consulta urgente sobre investimentos em rádio nos anos 20. -

Usuários
Para o internauta brasileiro hoje as atividades on-line mais importantes são o e-mail (
39%) e a navegação (35%), dirigida sobretudo à busca por informações sobre produtos ou serviços (79%).
Em termos de mudança de hábitos, segundo o Ibope em pesquisa conjunta com o Cadê, navegar substitui alguma outra atividade para
62% dos usuários da rede mundial de computadores no país, sendo que muitos abandonaram a TV (29%) ou simplesmente diminuíram o tempo de sono (12%).
Outro detalhe interessante para as empresas estrangeiras com planos de entrar no Brasil: mais da metade (
55%) dos internautas brasileiros falam inglês. Isso entretanto não significa que a busca é normalmente feita em sites estrangeiros, ao contrário: o brasileiro só compra em sites de fora do país se o produto procurado não for encontrado nos seus portais de e-commerce habituais.

ASSASSINOS: - Certos indivíduos de uma seita árabe do século XI, seguiam a prática de matar seus inimigos ajudados pela ingestão ritual de droga. Foram conhecidos com o nome de " HASASI", vocábulo Árabe que designa aos que ingerem hachís.

A Microsoft está sendo investigada pela sua política de suporte dos softwares instalados previamente no PC e comercializados em caráter OEM (Original Equipment Manufacturer). - A ação partiu da denúncia de um consumidor que adquiriu um PC com software Ruindows pré-instalado. No entanto, o fabricante fechou as portas e o usuário ficou sem ter a quem recorrer para receber a assistência ao software. "Após uma investigação preliminar apurou-se indícios de que a prática pode ter abrangência nacional. Todo fornecedor tem obrigação de prestar garantia, mesmo que não esteja em contrato". A Microsoft tem dez dias para enviar um documento com sua argumentação e, dependendo da resposta da fornecedora, o caso pode ir a julgamento. O consumidor brasileiro está protegido tanto pela lei de software que prevê garantia de 90 dias após a compra do produto ou enquanto o software estiver no mercado, como pelo Código de Defesa do Consumidor, que também determina a garantia ao usuário 90 dias após o surgimento de um problema que estava oculto no sistema

 


 

" A PARCERIA RH E ÁREA COMERCIAL "

SR. PROF. JOÃO BAPTISTA VILHENA

DIRETOR DO INSTITUO MVC

 

 

Minha experiência - inicialmente como executivo e, anos depois, como consultor diretamente ligado à área comercial das organizações - tem me mostrado que nem sempre os Gestores dessas unidades tem obtido a melhor contribuição da área de RH ao esforço de levar produtos e serviços ao mercado. 

Para não ficar no lugar comum - ou cair na tentação das elucubrações vazias - vamos dar alguns exemplos do que acreditamos ser uma efetiva contribuição de RH à área comercial: 

 

- Recrutamento e Seleção de Vendedores
Antes de iniciar o processo de recrutamento e seleção, a gerência de vendas deveria identificar as principais competências e características pessoais que o futuro vendedor precisa possuir. Essas características podem ser analisadas a partir de três principais dimensões:

  • - A execução da tarefa em si;

  • - Interdependência com outras tarefas;

  • - Interdependência com outras pessoas.

Outra questão importante é o grau de experiência em vendas que o candidato deve, ou não, possuir. A maioria das empresas, quando anuncia uma oferta de emprego em vendas, exige que o vendedor tenha experiência na área. 

A princípio, possuir experiência pode ser algo bom, mas é preciso analisar se esta experiência mantém relação com o produto, mercado e tipo de clientes da empresa que oferta a vaga. O candidato pode possuir uma vasta experiência que não agregue valor ao novo empregador; pode também ter uma série de "vícios" de vendas. 

Outras empresas preferem candidatos sem ou com pouca experiência, optando por moldá-lo em sua nova atividade, adequando-o à cultura, estrutura e estratégia da empresa.

Como gerente, sempre senti falta de alguém com conhecimento específico para discutir essas questões comigo. O problema é que o Gestor da área comercial nunca tem tempo - e raramente tem competência - para fazer esse trabalho. Como a área de RH nem sempre está disponível para contribuir, vemos profissionais incompetentes sendo contratados e, em pouco tempo, sendo despedidos por serem ineficientes.

Um conjunto de técnicas deve ser utilizado a fim de identificar o candidato mais adequado ao cargo. Sabemos que existem inúmeras delas que reduzem em muito o risco de contratar a pessoa errada para uma função. Mas o problema é que o Gestor da Área Comercial raramente as domina e nem sempre conta com a ajuda de seu colega de RH para superar essa carência. 

 

É frustrante ver profissionais que não têm o menor preparo para conduzir esse trabalho tentando fazê-lo por não contar com o apoio e/ou orientação daqueles que dominam amplamente essas técnicas.

- Remuneração de Vendedores
Como sabemos, talvez seja na questão da remuneração que ocorram as maiores divergências entre as expectativas dos colaboradores e as da empresa. Isto pode ser observado ao analisarmos o que colaboradores e a empresa tem a remuneração ideal. Do ponto de vista do vendedor, a remuneração ideal é aquela que: 

  • - mantém uma certa regularidade, dando-lhe segurança;

  • - apresenta a possibilidade de recompensa por desempenho acima da média;

  • - possibilita o reconhecimento do valor de sua experiência.

Do ponto de vista de RH, temos a impressão de que a remuneração ideal seria aquela com as seguintes características:

  • - de fácil controle;

  • - econômica; 

  • - simples. 

A remuneração de vendedores é feita, basicamente, por meio três tipos de planos: plano de salário, plano de comissão e plano combinado. Existem regras gerais que determinam a adequação do uso de cada um dos planos, conforme o quadro a seguir:

 

 

Tipo de Plano

Descrição

Quando usar

Plano de Salário Pagamento fixo, qualquer que seja a quantidade das vendas. Quando os vendedores fazem muito trabalho missionário.

Para empresas de bens duráveis, com vendas sazonais.
Plano de comissão Pagamento baseado apenas no que é vendido. Quando é necessário encontrar um plano fácil de administrar e relacionado diretamente com o desempenho.
Plano combinado Pagamento baseado em salário mais comissão. Quando algum grau de segurança e um grande potencial de ganhos são considerados desejáveis.

 

 

Em grande medida, a definição de qual sistema utilizar deve basear-se também em dois níveis de controle: o nível de controle da empresa sobre o trabalho do vendedor e o nível de controle do vendedor sobre os resultados de seu trabalho. A tabela a seguir analisa a relação entre esses níveis de controle e o sistema de remuneração mais adequado:

 

 

Remuneração

Controle Vendedor/ Trabalho

Controle Empresa Vendedor

Mista Alto

Alto

Salário Baixo Alto
Comissões Alto Baixo
Mista Baixo Baixo

 

 

Mas como garantir, sem a ajuda da área competente para fazê-lo, que estamos adotando a melhor política de remuneração para nossas equipes? Como fugir da tentação de remunerar a equipe de vendas apenas pagando um percentual sobre as vendas, se não dominamos outras técnicas? 

- Avaliação de Desempenho e Treinamento de Vendedores 
A avaliação dos vendedores deve ser feita por diversos motivos. Entre outros, podemos destacar: 

  • - para recompensar aqueles que apresentam desempenho superior;

  • - para reorientar aqueles que apresentam desempenho insatisfatório;

  • - para identificar outras necessidades, como treinamento, por exemplo.

A avaliação do desempenho não deve, contudo, voltar-se apenas para o desempenho atual; é preciso levar em consideração também o potencial do vendedor. Será que os gestores da área comercial são verdadeiramente competentes para, sozinhos, definir o potencial de sua equipe? De que ferramentas dispõem para fazê-lo? Como operacionalizar essas ferramentas, fugindo da subjetividade dos gostos e preferências individuais?


Uma técnica de avaliação de desempenho que vem sendo utilizada pelas empresas e que apresenta alto grau de eficácia é o Feedback 360º. Ao contrário das tradicionais avaliações de desempenho, que se concentram apenas no feedback de cima para baixo, o feedback 360o graus utiliza informações provenientes de diferentes perspectivas do ambiente interno e externo da organização. 

A pergunta que faço é: os gestores das áreas comerciais estão preparados para dar e receber feedback? Quem os orienta sobre como proceder, quem verifica o uso apropriado ou não destes instrumentos?

- Treinamento
Um dos motivos que levam as empresas a avaliar seus vendedores é identificar aqueles que necessitam de treinamento. Assim, voltaremos nossa atenção para este tópico. 

Basicamente, o treinamento pode envolver quatro tipos fundamentais de mudanças de comportamento: 

  • Transmissão de informações;

  • Desenvolvimento de habilidades;

  • Desenvolvimento ou modificação de atitudes;

  • Desenvolvimento de conceitos.

O gerente de vendas deve ver o processo de treinamento como um processo cíclico, que envolve quatro etapas:

  • 1. Levantamento das necessidades de treinamento;

  • 2. Programação do treinamento para atender às necessidades (definição dos objetivos, conteúdos, instrutores, etc.);

  • 3. Implementação e execução dos programas de treinamento;

  • 4. Avaliação dos resultados do treinamento.

Algum tempo após a quarta etapa, torna-se necessária uma nova avaliação dos vendedores, a fim de identificar se ainda existe aquela necessidade que motivou o programa de treinamento ou se surgiram novas necessidades.


É preciso salientar que o processo de treinamento dos colaboradores deve seguir certa diretriz. Quem orienta os Gestores das Áreas Comerciais quanto a essas diretrizes ? - Quem discute com eles a melhor forma de desenvolver novos comportamentos? - Quem avalia a eficácia dos trabalhos feitos?

- Motivação
A discussão sobre motivação mostra-se inacabada e inconclusa. Entretanto, podemos afirmar com certeza que os vendedores devem possuir alta motivação para o trabalho. 

O Gestor da Área Comercial deve atentar para os fatores externos e internos que criam motivação. 
A motivação externa advém, não exaustivamente, de:

  • Remuneração monetária;

  • Bonificações;

  • "Tapinhas nas costas" (fatores externos não financeiros que podem motivar o vendedor, tais como: reconhecimento, confiança, participação, etc).

A motivação interna, por sua vez, advém, também não exaustivamente, de:

  • Sensação pessoal de realização;

  • Obtenção de prestígio;

  • Obtenção de status.

Tendo em vista que as pessoas reagem de forma diferente aos vários estímulos, o Gestor da Área Comercial deve conhecer bem seus colaboradores a fim de adequar os "pacotes motivacionais". 

 

Finalmente, deve ser observado que há uma certa discrepância entre a visão da empresa e a visão dos colaboradores com relação ao processo motivacional. Torna-se necessário, então, que a área de RH oriente o Gestor da Área Comercial sobre como trabalhar os pontos convergentes dessas visões. 

- Liderança
A pergunta que se levanta neste momento é: o vendedor precisa de um chefe ou de um líder? Embora possa parecer uma simples questão de sintaxe, este é um fator de grande importância para o sucesso de uma área comercial. 


A tarefa dos administradores de relacionamento - comumente chamados de vendedores - é árdua. Eles devem gerar relacionamento de longo prazo com os clientes, cumprindo suas promessas de vendas e garantindo sua plena satisfação. Para isso, eles precisam de apoio, motivação, treinamento, informação, senso de direção. Eles precisam de um líder. E não de um chefe.


O líder é capaz de aumentar a confiança que os colaboradores têm entre si mesmos e na empresas. É aberto a mudanças, sabe atuar sobre a cultura quando ela é obstáculo para mudanças inovadoras. Os líderes acreditam que mudança é evolução, trabalham positivamente as "confusões criativas".
Quem se responsabiliza por transformar gerentes comerciais em líderes. Quem discute com eles seus erros e acertos e os reorientam ?


Poderia preencher páginas e páginas falando dessas questões que afligem não apenas a mim, mas a todos os meus colegas que tem sobre si a responsabilidade de trazer para a organização os resultados dos quais todos dependem. Mas não quero ser por demais cansativo.



Sr. João Baptista Vilhena 
Diretor do Inst. MVC - Estratégia e Humanismo

Diretor do Instituto MVC – M. Vianna Costacurta Estratégia e Humanismo, com dezenove anos de experiência profissional nas área de Gestão Estratégica, Planejamento Estratégico de Marketing, Vendas, Logística & Distribuição, Marketing de Serviços, Negociação e Influência. Mestre em Administração pela FGV e pós-graduado em Marketing pela ESPM/RJ. - Nos últimos 3 anos realizou trabalhos de consultoria e treinamento para empresas do porte de Accor Brasil, ADP Systems, Companhia de Cimento Votorantim, Deca, Embratel, Furnas, Globosat, Michelin, Nestlé, Perdigão, Sendas, Siemens, Telemar, Telet e Xerox. É coordenador técnico do MBA em Gestão Estratégica de Serviços e professor da Escola de Pós Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (Gestão de Saúde, Gestão Empresarial e Marketing). - Co-autor do livro Gestão Social: metodologia e casos – Editora FGV -, é responsável por uma coluna mensal sobre Marketing na revista Conjuntura Econômica (FGV) e publica regularmente artigos e resenhas nas revistas Case Studies (IBMEC), Gestão Cooperativa, venda Mais e Rumos. em parceria com Luís Meireles está escrevendo o livro Negociação e Influência (título provisório).

Telefones: 11 3171-1645 / 3285-2438 - costacurta@institutomvc.com.br (Luiz Augusto Costacurta / Angélica Stein (SP) - www.institutomvc.com.br

 

 


 

 

" REFLEXÃO "

O QUE DEVEMOS VALORIZAR
Design e adaptação da equipe do SDR


"A ex-governadora do estado do Texas assistiu a mãe doente até o seu estágio terminal. Acompanhando-a dia a dia, observando como a doença ia minando as forças físicas e preparando aquele corpo para a morte. - Ann Richards viu a drástica mudança que sua mãe sofreu. 

 

Sua mãe era uma mulher que passou a vida inteira obcecada por cristais lapidados, baixelas de prata, tapetes persas, porcelanas caríssimas e jóias dos mais diversos valores. - E colecionava tudo com extremo cuidado, dedicação.

 

A medida que a doença foi destruindo o seu vigor físico e falando-lhe que a morte se aproximava, tudo aquilo deixou de ser importante. - Para ela só importavam agoras as visitas, a família, os amigos. A mudança foi radical.

 

Depois da morte da mãe, Ann Richards resolveu se livrar de todas as antiguidades, que mais de uma vez tinham feito com que ela desse mais importância aos objetos do que às pessoas.

 

Montou um bazar na garagem. Ela mesmo comentou que tinha uma quantidade enorme de antiguidades, que podia competir com Jaqueline Onassis.

 

Num só dia, tudo foi embora. Vendido. - E a ex-governadora concluiu: - "Aprendi que, para dar valor ao presente, preciso me livrar daquilo que me detém. Hoje não hesito diante de nada. - Nada é mais importante na vida do que as pessoas.

 

As coisas têm o valor que lhes damos. E o valor muda com o tempo e as convenções sociais." Em tempos antigos, o sal era tão precioso que se pagavam trabalhadores com ele. De onde, inclusive, surgiu a palavra salário. 

 

Depois, os homens foram convencionando, no transcorrer do tempo, a considerar este ou aquele metal mais precioso. De um modo geral aquele mais raro naquele momento. Hoje a preocupação é ter o carro do ano, tapetes importados, roupas de grife. E existem pessoas que fazem coleções de objetos, livros, selos, perfumes ...

 

O importante é amontoar, ter bastante para mostrar com orgulho,como se fossem troféus conseguidos à custa de grandes esforços. No entanto, quando uma enfermidade chega, quando a solidão machuca, nenhum objeto, por mais precioso, por mais que o prezemos, conseguirá espantar a doença, diminuir a solidão.

 

São as pessoas com seu carinho, sua ternura, seus gestos simples, sua amizade, sua afeição que nos conferem forças para suportar a dor, para espantar a solidão.

 

São as pessoas que nos dão calor com seu aperto de mão, seu abraço, sua presença, seu olhar, seu sorriso...

 

São as pessoas que fazem a grande diferença em nossas vidas." 

 

Autor desconhecido

 

 


 

 

 

" PIADAS "

"ADERIMOS A GREVE!!! PARABÉNS AOS COMPANHEIROS.- MANDEM MOTIVO."


-Antes de casar-te, ¿no tinhas te dado conta de que era mudo? 
-Não, acreditava que era tímido. 


Elefante Infantil - Uma formiga caminhava feliz pelo meio da floresta com suas botinhas novas. - De repente chega o elefante y lhe diz: - ¡¡Batizado!! 


Dois amigos se encontram na rua, e um deles vem acompanhado de sua Mãe.
Oi, quanto tempo, que é de tua vida ?
Pois é, aqui com a Mãe, que na semana ficou cega e surda...
Mas que coisa séria amigo... Estas levando ao Médico ?
Não, a que cortem a luz e o telefone!!!


Três taconheiros alucinando e cantando glórias.... 
Tava tão chapado, mas tão chapadão mesmo, que ia andando e seguindo minhas pernas pela rua, e uma mulher me encarando, mas me encarando dum jeito, como querendo dar assim já com o olhar sacou, mas eu de tão chapado, pero tão chapadão, me dei conta duas quadras depois que tinha passado dela, falou...
Pois eu me chapei mucho mais que isso, saca sohhhhh, - ia no shopping seguindo uma tartaruga a passo firme, e achei uma carteira forrada de pilas, e por não me abaixar e pegar, segui nessa, sacou brother...
Falou mirmãos, mas chapadão mesmo, sabem chapado avessa, de mambo frenético mesmo, e entrei no cinema, para assistir Titanic, e passei o filme inteirinho chorando, sacou ?...
Mas e que tem a ver chorar no cinema e ainda mais assistindo o Titanic, o sua anta...
É que tinham deixado um alfinete atravessado no assento e por não me levantar...

 

NÃO CONTINUE - SE É SUSCEPTÍVEL NÃO LEIA

Uma mulher entra numa agência de carros importados e começa a olhar um BMW zero KM. Começa a inspecionar-la e nisso que se abaixa para olhar o painel, se lhe escapa um sonoro pum! - Olha para frente , olha para trás e não vê ninguém e tranqüiliza. 

Mas do outro lado dela o Vendedor, muito simpático, aparece... Posso lhe ajudar ?
Muito incômoda pelo pum ainda, a senhora responde: - Sim, quanto custa o carro ?
Bem senhora, se por apenas olhar, a senhora já peidou, quando lhe diga o preço se caga!!!

 

 

Duas mulheres no cabeleireiro...- Fulana, estou desesperada. - No terreno sexual, estou a pão e água, que nem penitência. É que meu marido é Pastor Religioso. E um dia se dedica a Peregrinar e no outro a Religião, e para mim nada, de nada.
Ah querida, eu nesse terreno estou bem servida, meu marido é Luterano!!! - Um dia pelo luter e outro dia pelo ...

Sistema de Representação para Representantes Comerciais

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SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO, VENDAS E SERVIÇOS SDR

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o sistema sdr já inclui NO PREÇO o uso em rede ilimitado sem custos extras E não tem taxa de manutenção mensal. a única taxa que o sistema sdr tem, é a anuidade de R$:120,00 para efeitos de suporte e atualização, com vencimento em março de cada ano (2007 bonificada).

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