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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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JORNAL De REPRESENTAÇÃO comercial sdr - EDIÇÃO Nº 164 - 10.02.2003

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SDR - SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO E VENDAS

MIGUEL PEDRO TERRA VELAZCO

EDITOR DO JORNAL SDR

fone: 51 3019 2817.

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" MINUTO DE ENTUSIASMO " 

PROF. GRETZ

A HORA DA VERDADE .
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O custo para conquistar um novo cliente é cinco vezes maior do que o de manter um cliente antigo. Pare de servir bem os clientes e você os perderá. Muitas vezes isso ocorre por um detalhe que você nem percebe. 

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Sabe aquela rodinha emperrada do carrinho do supermercado? - Ela tem tanta importância quanto a caríssima decoração, o ar condicionado perfeito e o impecável controle de estoques. O elo mais fraco torna-se então a  parte mais importante da corrente, porque vai ser determinante na avaliação do cliente. 

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E raríssimos são os clientes que reclamam. Reclamar é chato, é difícil, as pessoas não se sentem bem quando reclamam, principalmente porque muitas vezes não adianta. Está provado que 96% preferem simplesmente mudar de empresa, ou de produto, pois é mais fácil mudar do que reclamar. 
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Para quem está na linha de frente, o mais terrível é saber que muitos motivos de insatisfação do cliente dependem da retaguarda, dos setores de atendimento da empresa. O telefone que demora a ser atendido, a indiferença de quem atende ou a fórmula robotizada de alguns serviços, o hábito de passar adiante um problema sem resolvê-lo – e não há cliente que goste de sentir-se um número, como se estivesse falando apenas com máquinas, ou sentir-se um iô-iô que é jogado de um setor para o outro. 
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AFINAL, QUE É O CLIENTE ?
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Para resolvermos situações como essas, que não dependem apenas do nosso próprio atendimento, precisamos saber que a clientela não é formada somente pelos compradores, mas sim por todos os envolvidos no processo. Temos os clientes externos, que são os consumidores do produto ou serviço, e todos os segmentos da sociedade que têm alguma relação com a empresa.

Mas há também os clientes intermediários – ou seja, os integrantes da rede de venda, os fornecedores e os parceiros ou terceirizados. E não podemos nos esquecer dos clientes internos, que são os colegas de trabalho, as pessoas para quem você repassa ou encaminha serviços. 

Para ser bem-sucedido com os clientes externos, você precisa prestar atenção ao seu cliente interno mais próximo, o colega da sala do lado, a secretária, o gerente, e aos intermediários, inclusive o atendente de tele-marketing, a telefonista, a recepcionista, o ascensorista – sem esquecer da rede de atendimento a quem o comprador precisará recorrer em qualquer necessidade. 

É claro que muitas vezes a solução de um problema não dependerá de você, mas conhecendo bem a estrutura de atendimento e mantendo boas relações com as pessoas chaves dessa estrutura você poderá ser um valioso aliado do cliente final – que assim saberá com quem contar nas horas difíceis. Para isso, não custa lembrar algumas dicas óbvias, porém essenciais à fidelidade do cliente:

O cliente sente-se mais seguro quando sabe que pode encontrá-lo a qualquer momento, por isso deixe sempre com ele o número do seu celular;

Seja preciso em suas informações ao cliente;

Se houver qualquer dúvida ou imprecisão, certifique-se com os setores competentes e volte a ligar para o cliente completando ou retificando sua resposta;

Não espere a última hora para informar ao cliente sobre o final do prazo de uma apólice;

Procure acompanhar com interesse a solução de qualquer problema do cliente, mesmo que não seja de sua responsabilidade direta; ele ficará grato e confiante. 

O CLIENTE MAIS IMPORTANTE:


Tudo bem. Mas ninguém é super-homem para ser esse profissional perfeito e sempre solícito, não é ? - Aí chegamos num ponto importante: o atendimento ao principal cliente. - Se ele não estiver satisfeito, nenhum outro estará, nenhum outro será realmente bem atendido. - Quem é esse cliente especial ? 

Ele acompanha você a cada dia, 

Desde que você acorda e olha no espelho, 

Segue seus passos quando vai para o trabalho 

Quando está sozinho no elevador, 

Quando volta para casa 

Até mesmo quando dorme e sonha. 

MATOU A CHARADA ? - É VOCÊ MESMO!

 

E logo em seguida o seu círculo mais íntimo: 

 

Sua família,

Seus entes queridos. 

 

O que vem primeiro ? 

 

O trabalho,

A família, 

Ou o indivíduo ?

Na verdade, uma coisa depende essencialmente da outra. Se você trabalha e realiza-se como pessoa, e se satisfaz a si próprio, sentindo-se feliz com sua vida pessoal, cultivando boas amizades, compartilhando bons momentos com sua família, encarando com positividade até mesmo os momentos difíceis da vida – aí sim você poderá dar o melhor de si para os outros, pois o principal cliente está bem atendido.

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PROF. GRETZ 

 

Conferencista e Consultor, é autor de vários livros, como Vida com Qualidade, A Força do entusiasmo, É Óbvio e Viabilizando Talentos. - Tel. 48 228-0668 - www.gretz.com.br - talento@gretz.com.br

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PELA JANELA

 

PROF. TOM COELHO

"A sorte é imprevisível. Que o teu anzol esteja, pois, sempre atirado às águas.
Num açude onde menos o esperas, aparecerá um peixe". 

Ovídio..

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Estimadas/os Representantes Comerciais, Profissionais de Vendas e Assinantes do Jornal do SDR "Dicas da Semana". - Passo a escrever, a partir desta semana, nas terças feiras, buscando compartilhar com vocês mais do que informações: - experiências e conhecimentos. 

A coluna será intitulada "PELA JANELA" e gostaria de explicar-lhes o porquê deste título. Pretendo abordar temas de nosso cotidiano, observações que surgem daquelas divagações que fazemos quando estamos dirigindo nossos veículos ou perambulando por nossos escritórios, em momentos tão particulares que nos levam a mergulhar despretensiosamente em nossos próprios pensamentos.

Assim, desejo fazer-lhe um convite: ao ler cada um dos artigos, pare, pense e, fundamentalmente, reflita. Imagine-se olhando pela janela de sua sala ou de seu carro, imerso em seu inconsciente, debatendo consigo as idéias propostas no texto.

Para mim, será motivo de grande orgulho compartilhar este espaço com todos vocês, o qual será seguramente preenchido com palavras redigidas com carinho e responsabilidade. E desejo agradecer ao amigo Miguel Terra pela oportunidade de estarmos juntos, bebendo da água deste grande açude que é a sabedoria.

Tom Coelho

 

MENU DO JORNAL "DICAS DA SEMANA" nº164

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 CARTAS DE AGRADECIMENTO

 PROFESSOR TOM COELHO - " PELA JANELA"

 PRINCIPAIS NOTÍCIAS DA SEMANA.

ARTIGO I - "APRENDENDO COM O FUTURO" - SR. PROF. MARCO AURÉLIO VIANA. 

 DICAS DA SEMANA DA EQUIPE DO SDR.

 ARTIGO II - "COMO NEGOCIAR QUANDO SEU PREÇO FOR MAIS ALTO" - SR. PROF. MÁRCIO MIRANDA.

 REFLEXÃO - " QUEM CONVOCOU ESTE REUNIÃO " - SR. PROF. LUIS MARINS.

 ARTIGO III - "O  MUNDO ESTÁ DE CABEÇA PARA BAIXO " - SR. PROF. ANTÔNIO CARLOS TEIXEIRA.

 PIADAS DA EQUIPE DO SDR..

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" CARTAS DO JORNAL 163 " .

PORTAL DE NEGÓCIOS: - LUIS JOSE DE MENEZES E SOUZA - konnen Engenharia - Fortaleza (CE).
Não lembro ao certo mas creio ter recebido uma informação do SDR que possuía um cadastro de 22.000 assinantes. Creio que boa parte destes são representantes comerciais. Verifiquei em várias oportunidades pessoas sugerindo a criação de um portal de negócios. Venho reforçar esta sugestão por acreditar na enorme deficiência no mercado local para intermediar empresas buscando agentes comerciais e pessoas precisando de novos produtos e serviços para comercializar. Portanto mãos à obra. Se houver interesse na criação deste portal posso passar-lhes outras sugestões que acredito sejam úteis, boa sorte!!

 

Sim José, já passamos de 22.600 assinantes e 72% deles são Representantes e Vendedores, sendo que o outro 28% é composto por Profissionais de Industrias e Sindicatos empresariais. A tua idéia vem se somar a outras sugestões, de colegas de diferentes estados e segmentos.

Será um prazer organizar a idéia e formar um grupo de discussão com todos. Parabéns pela interesse, dá gosto ver colegas interessados na categoria, que tão trupidiada é... e-mails para  forum@sdr.com.br 

 

Miguel Terra Velazco - Representante Comercial até o "tutano" e Vendedor com muita honra e ética!

LEONIDIO NONATO ( LEONY REPRESENTAÇÕES LTDA)
Gostaria de externar nossa satisfação em receber e jornal, que a cada dia tem renovado a nossa visão comercial e nos ajudado a vencer os obstáculos do mercado.
Aproveitamos e mandamos um abraço para Henrique Nonato - Lavras (MG)

ANDERSON CARDOSO
Achei muito interessante a mensagem desta data pois, faz com que os \"chefes\" de hoje pensem se estão ou não trabalhando com foco no cliente, que neste caso o seu cliente é o seu funcionário.

GUDRUN HELENA GUTH ESTEVES (ERWIN GUTH LTDA)
As pessoas precisam de motivação e entusiasmo. Continuem enviando textos positivos. 

ALEXSSANDRA DIAS ALVES (SENAI GOIÁS (GO)
É um ótimo jornal pretendo adquirir novos conhecimentos com ele.

RUBSON ALVES (STARPLAST)
Recebi e-mail da SDR enviado por um amigo e achei muito interessante além de proveitoso, assim resolvi aproveitar a oportunidade e me cadastrar. 

Parabéns.

ANTONIO SÉRGIO MARTINS
Sou responsável pela área de treinamento de uma empresa Americana no segmento automobilístico e ao mesmo tempo professor Universitário em curso de Pós graduação na área de Qualidade e Produtividade , qualquer ajuda será bem vinda e me coloco á disposição dos amigos...

Antônio Sérgio Martins - Coordenador de Treinamento e Desenvolvimento

DAIANA REGINA BORBA (ARTEX)
Acho as dicas muito aproveitáveis e por isso desejo cadastrar o meu e-mail.
Assim me manterei informada e terei um tempo de lazer durante o trabalho.

MARIA LUCIA LEAL
Gostei muito do texto. Sou psicóloga e trabalho com treinamento e desenvolvimento de equipes de vendas de uma Industria de bebidas. Será muito bom receber novos artigos.

ALEXANDRE DUARTE SIQUEIRA
Espero gostar deste jornal, pois foi muito bem indicado pelo grupo Desenvolvendo Talentos

MARIA CAROLINA SARTORATO JACOB (KACHAN)
Adoro este jornal, principalmente na área que atuo que é na de Telecomunicações!!!!! 
E faço publicidade e propaganda.
Adoro este jornal, todos os dias que posso leio, para ficar mais informada!!!!!!

LUIZ CARLOS CELANTE DA SILVA (BELLAFRUTA)
LI ALGUNS ARTIGOS RECEBIDOS POR UM COLEGA E ACREDITO QUE NOS DIAS DE HOJE AS INFORMAÇÃO PRESTADA POR ESTE JORNAL E DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA.
\"OU EVOLUÍMOS OU ESTAMOS FORA\"

SONIA MARIA MABILE FERREIRA DOS SANTOS (SEPAC PAPEIS - PALOMA)
Recebi pela primeira vez o jornal, gostaria de conhecer melhor as informações.

FABRICIA JESUS BRITO
É MUITO BOM SABER QUE EXISTEM PESSOAS AINDA, PREOCUPADAS EM VER O CRESCIMENTO E CONHECIMENTOS DE OUTRAS

ROGERIO KNEBEL (HERVAL)
Serve de apoio para repassarmos uma palavra de otimismo para nossa equipe, comparando situações que ocorrem no dia a dia

SIMOPLAST IND. E COMERCIO LTDA
Estou adorando o seu jornal.

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Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho.
Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras apenas vemos entre um passo e outro. A todas elas chamamos de amigo. 
Há muitos tipos de amigos. Talvez cada folha de uma árvore caracterize um deles. O primeiro que nasce do broto é o amigo pai e o amigo mãe. Mostram o que é ter vida. 
Depois vem o amigo irmão, com quem dividimos o nosso espaço para que ele floresça como nós. Passamos a conhecer toda a família, a qual respeitamos e desejamos o bem. 
Mas o destino nos apresenta outros amigos, os quais não sabíamos que iam cruzar o nosso caminho. Muitos desses são designados amigos do peito, do coração. São sinceros, são verdadeiros. Sabem quando não estamos bem, sabem o que nos faz feliz...
Às vezes, um desses amigos do peito estala o nosso coração e então é chamado de amigo namorado. Esse dá brilho aos nossos olhos, música aos nossos lábios, pulos aos nossos pés. 
Mas também há aqueles amigos por um tempo, talvez umas férias ou mesmo um dia ou uma hora. Esses costumam colocar muitos sorrisos na nossa face, durante o tempo que estamos por perto. 
Falando em perto, não podemos nos esquecer dos amigos distantes, que ficam nas pontas dos galhos, mas que quando o vento sopra, aparecem novamente entre uma folha e outra. 
O tempo passa, o verão se vai, o outono se aproxima, e perdemos algumas de nossas folhas. Algumas nascem num outro verão e outras permanecem por muitas estações. 
Mas o que nos deixa mais feliz é que as que caíram e continuam por perto, alimentando nossa raiz com alegria. Lembranças de momentos maravilhosos enquanto cruzavam o nosso caminho.

  
Equipe do SDR 2003

 

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PELA JANELA

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APLICANDO 5S NA VIDA PESSOAL

 

"Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial.

..Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar, que daqui para diante vai ser diferente."  - Carlos Drummond de Andrade
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Agora que você já fez a famosa contagem regressiva, bebeu champanhe, cumprimentou amigos e familiares, fez ótimas refeições e dormiu bastante, bem-vindo de volta ao cotidiano.

Para algumas pessoas, não passou de um dia como outro qualquer, uma passeadinha a mais do ponteiro nos relógios, exceção feita a uma mesa mais farta e ao final de semana prolongado.

Todavia, prefiro pensar como Drummond, aproveitando a magia do momento para refletir, sobre os últimos 12 meses; repensar, sobre os objetivos e metas traçadas; e recomeçar, a luta e a caminhada. 

Em Administração, utilizamos um expediente importado lá do Oriente, mais precisamente do Japão pós-guerra, chamado de "5 S". Este nome provém de cinco palavras japonesas iniciadas pela letra S: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke.

Os cinco sensos constituem um sistema fundamental para harmonizar as interfaces entre os subsistemas produtivo-pessoal-comportamental, norteando-se na base para o trabalho de uma rotina diária.

Praticar os 5S significa:

SEIRI (senso de utilização): separar as coisas necessárias das desnecessárias;
SEITON (senso de organização): ordenar e identificar as coisas, facilitando encontrá-las quando desejado;
SEISOU (senso de zelo): criar e manter um ambiente físico agradável;
SEIKETSU (senso de higiene): cuidar da saúde física, mental e emocional de forma preventiva;
SHITSUKE (senso de disciplina): manter os resultados obtidos através da repetição e da prática.

A aplicação dos 5S numa empresa deve ser efetuada com critérios, inclusive com supervisão técnica dependendo do porte da empresa. Mas meu convite, neste instante, é para você praticar os 5S em sua vida pessoal.
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Assim, que tal aproveitar estes primeiros dias do ano para fazer esta pequena revolução pessoal ?
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APLIQUE "SEIRI EM SUA CASA E EM SEU ESCRITÓRIO" - Nos armários, nas gavetas, nas escrivaninhas. Tenha o senso de utilização presente em sua mente. Se lhe ocorrer a frase "acho que um dia vou precisar disto", descarte o objeto em questão. Você não o utilizará. Pode ser uma roupa que você ganhou de presente - ou a comprou por impulso - e nunca a usou, por não lhe agradar o suficiente, mas que poderá acalentar o frio de uma pessoa carente. Podem ser livros antigos, hoje hospedeiros do pó, e que podem contribuir com a educação de uma criança ou um jovem universitário. Seja realmente seletivo. Elimine papéis que apenas ocupam espaço em seus arquivos, incluindo revistas e jornais que você "acha" estar colecionando. Organize sua geladeira e sua despensa - você ficará impressionado com o número de itens com prazo de validade expirado.

NA PRÓXIMA FASE, PASSE AO "SEITON" - Separe itens por categorias, enumerando-os e etiquetando-os se adequado for. Agrupe suas roupas obedecendo a um critério pertinente a você, como por exemplo, dividir vestimentas para uso no lar, daquelas destinadas para trabalhar, de outras utilizadas para sair a lazer. Organize seus livros por gênero (romance, ficção, técnico, etc.) e em ordem de relevância e interesse na leitura. Separe seus documentos pessoais e profissionais em pastas, uma para cada assunto. Estes procedimentos lhe revelarão o que você tem e, principalmente, atuarão como "economizadores de tempo" uma vez que sua vida será facilitada quando da busca por um objeto ou informação.

COM O "SEISOU", VOCÊ ESTARÁ PROMOVENDO A HARMONIA EM SEU AMBIENTE -  Mais do que a limpeza, talvez seja o momento para efetuar pequenas mudanças de lay out: alterar a posição de alguns móveis, colocar um vaso na parede, melhorar a iluminação.

Agora, basta aplicar os últimos dois sensos já mencionados acima, o
SEIKETSU, que corresponde aos cuidados com seu corpo (sono repousante, alimentação balanceada e exercícios físicos), sua mente (equilíbrio entre trabalho, família e lazer) e seu espírito (cultive a fé) e o SHITSUKE, tão simples quanto fundamental, e que significa controlar e manter as conquistas realizadas.
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FAÇA ISSO E EU LHES DESAFIO A TER PELA FRENTE DOZE LONGOS E PRÓSPEROS MESES...

PROF. TOM COELHO
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Tom Coelho, com graduação em Economia pela FEA/USP, Publicidade pela ESPM/SP e especialização em Marketing pela MMS/SP, é empresário, consultor, escritor e palestrante, Diretor da Infinity Consulting, Diretor do Simb/Abrinq e Membro Executivo do NJE-Fiesp. Contatos através do e-mail tom.coelho@uol.com.br
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" PRINCIPAIS NOTICIAS DO MERCADO  - CLIQUE NO LINK "
10.02.2003    AO    10.02.2003

ECONOMIA

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 

MERCADO INTERNO/EXTERNO

TELEFONIA

GERAL

INFORMÁTICA E VÍRUS


TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

FOME ZERO!

Quer acompanhar o projeto do governo para acabar com a fome no Brasil? Então, dê um pulo no site do Programa Fome Zero, que entrou hoje (dia 30) no ar.

 

Tecnologia beneficia negócios da Avon

Apesar das turbulências econômicas, a subsidiária brasileira da Avon Cosméticos – sediada em Nova Iorque (EUA) – responsável por um faturamento bruto local de R$ 2,2 bilhões em 2001, aplicou recursos tecnológicos para proporcionar um melhor desempenho no seu tradicional modelo de comercialização, realizado através de um exército de 800 mil revendedoras distribuídas pelo País. -

 

União vai reduzir em 30% o custo de projetos sociais.

O ministro do Planejamento, Guido Mantega, disse ontem que anunciará, junto com o contingenciamento do Orçamento da União para este ano, o programa de melhoria da gestão do gasto público, pelo qual o governo pretende reduzir em até 30% os custos de todos os programas desenvolvidos na área federal, inclusive os programas sociais. - 

 

Indústria paulista recua 1,2% em 2002

A indústria paulista fechou 2002 em retração. O nível de atividade caiu 1,2% em comparação com o ano anterior, confirmando a última e quarta projeção feita pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em outubro. A entidade começou aquele ano traçando um cenário inverso, de crescimento em torno de 2,5%. 

 

Entrada de múltis deve mudar perfil do mercado

As administradoras de condomínios estrangeiras estão de olho nos 252 shopping centers brasileiros. Até 2004, as americanas Jones Lang LaSalle e Cushman & Wakrfields abrirão no país escritórios dedicados aos templos de consumo. Ambas já prestam esse tipo de serviço em outros países, mas no Brasil ainda só administram prédios de escritórios e complexos industriais. 

 

Máquina lança núcleo de relações institucionais

A Máquina da Notícia, uma das líderes do mercado de assessoria de imprensa, decidiu apostar em um novo filão de negócios. A empresa acaba de abrir uma unidade para relações institucionais. A MQ Institucional ficará responsável pela comunicação de empresas da iniciativa privada com as diversas esferas do poder. 

 

Propaganda para produto infantil sofre restrições

A indústria de papinhas e acessórios para bebês está vivendo dias típicos de fabricante de cigarro. Às vésperas da vigência da nova legislação que restringe a propaganda no setor, executivos de marketing se reúnem com as áreas jurídica e industrial para adequar linhas, se adaptar às novas exigências e vislumbrar alternativas de comunicação para seus produtos. Somente as vendas de mamadeiras e chupetas movimentam cerca de R$ 300 milhões ao ano, segundo projeções das empresas. 

 

Mendes Jr. recua e aceita acordo com Belgo na compra de usina

O grupo Mendes Júnior recuou em sua decisão de impedir a compra da usina Mendes Júnior (MJS) pela Cia. Siderúrgica Belgo-Mineira, controlada pelo grupo europeu Arcelor. O acordo entre a Mendes e a Belgo foi fechado apenas um dia depois de o grupo empreiteiro ter publicado comunicado exigindo a devolução da usina arrendada à companhia siderúrgica desde 1995.

 

Extinção da SEPIN agita bastidores do setorA possibilidade de o Governo Lula optar pela extinção da Secretaria de Política de Informática(SEPIN)divide o setor. Nesta terça-feira, 28, uma reunião realizada no Rio de Janeiro, deixou claro a divisão entre as entidades da área. Transferência para Casa Civil, Ministério do Planejamento ou Desenvolvimento também é cogitada.

 

Novo índice da FGV vai calcular inflação semanal.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) começa a divulgar a partir desta semana um índice de preços ao consumidor semanal, denominado IPC-S, informou o coordenador de análise econômica do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), Salomão Quadros, responsável pela divulgação dos IGPs da FGV.  

 

Venda do Sudameris pode sair até o fim do mês

A Banca Intesa, controladora do Sudameris, deve escolher nas próximas semanas a melhor proposta pelo banco. O Bradesco é considerado o mais forte concorrente por ter iniciado a negociação antes, mas há outros interessados: ABN Amro, Santander e possivelmente Unibanco. 

MERCADO INTERNO / EXTERNO

Sendas reforça o time contra a concorrência. 5º no ranking nacional de supermercados, está apostando na profissionalização da gestão para enfrentar os concorrentes - que ao contrário do varejista carioca, contam com a participação do capital estrangeiro. Depois de tirar executivos das Lojas Americanas e do Carrefour, a Sendas acaba de contratar Valdemar Machado Júnior, que durante 30 anos foi o braço direito comercial de Abílio Diniz. No Pão de Açúcar, Machado passou por um processo semelhante ao que a Sendas vive hoje, com profissionalização e abertura de capital. 

 

A alemã BDF Nivea vai aumentar seus preços em 40% até março. "Vamos perder parte da classe C para marcas mais baratas", admite o presidente, Paulo Zottolo. Por trás do aumento está um reposicionamento da marca, direcionada agora para as classes A e B - que já começam a ser agraciadas com lançamentos sofisticados. A rival francesa L'Oréal vai na contramão. Dona de grifes como Lancôme e L'Oréal Paris, a líder mundial se movimenta para ganhar as gôndolas de supermercados já conquistadas pela Nivea: está enviando para o Brasil o principal executivo da Garnier, sua marca de consumo de massa na Europa.

 

Batata McCain conquista o varejo

Líder do mercado mundial de batatas pré-fritas congeladas, a canadense McCain começou a vender para o Brasil por volta de 1992. Em 1994, a companhia inaugurou sua fábrica na Argentina, que deveria fornecer batatas para os países do Cone Sul. A chance de conquistar o varejo brasileiro de batatas pré-fritas congeladas apareceu ao mesmo tempo em que a CAC (Cooperativa Agrícola de Cotia) quebrou e colocou à venda a Bint, marca pioneira e líder de mercado.

 

GM quer a Fiat do Brasil, diz jornal

A General Motors pode aumentar a sua participação acionária na Fiat Auto por meio da aquisição da subsidiária brasileira da montadora italiana, segundo notícia publicada ontem no jornal italiano "Milano Finanza ". 

 

Seminário A Tecnologia no Mercado de Saúde no Brasil - 20 fevereiro de 2003

O primeiro grande evento sobre TI em saúde está chegando! - Anote em sua agenda: 20 de fevereiro é o dia em que a IDG Worldwide Seminars apresentará, em primeira mão, um grande evento sobre TI em Saúde. Com a presença de conceituados "players" do mercado - Hospital Albert Einstein, Sírio-Libanês, InCor, Laboratórios Fleury e Golden Cross -, este é um evento que merece sua presença. 

 

Alta do frete já preocupa os produtores de soja

Mal começou a entrar a nova safra de soja e os produtores já sentem a pressão de alta nos preços do frete. O reajuste de 11,3% aplicado pela Petrobrás nos preços dos diesel nas refinarias no fim de dezembro impulsionou os fretes rodoviários e ferroviários de cargas agrícolas e, no lado externo, a ameaça de guerra no Iraque puxa o custo do transporte marítimo.  

 

País adota salvaguardas contra importação de produtos têxteis.

O fechamento de mil postos de trabalho, a falência de 110 empresas e a ameaça de uma "crise social" nos municípios que concentram a produção de tecidos sintéticos e artificiais levaram o governo brasileiro a adotar salvaguardas contra a importação de produtos têxteis da Coréia do Sul e de Taiwan. As medidas valem até o fim 2004. Não impõem sobretaxas, mas limitam a entrada dos tecidos provenientes desses dois países.

 

ISS é devido no município onde o serviço é realizado, decide o STJ.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) publicou uma decisão que deve acirrar a disputa dos municípios pela arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS). A Segunda Turma do tribunal decidiu que o tributo deve ser recolhido onde o serviço é realizado, independentemente de onde se localiza a clientela da empresa.  

 

Fabricantes de papel investem para conquistar consumidor doméstico

De olho num mercado de R$ 800 milhões ao ano, os fabricantes de papel já tentaram de todas as formas convencer o consumidor comum - que entra na papelaria em busca de uma resma (embalagem de 500 folhas) - de que seu produto não é commodity. Valeu realçar a brancura, criar subcategorias, garantir que o produto não enrosca na impressora. Como, por definição, papel é, sim, uma commodity, os dois líderes de mercado estão ousando mais nesta época de volta às aulas: aumentaram as verbas de marketing e agora destacam atributos intangíveis de suas marcas. 

 

Santos terá maior terminal de grão.

Ferronorte, Bunge e Amaggi Exportação e Importação, tranding do Grupo Maggi, formaram uma parceria para construir no porto de Santos o maior terminal graneleiro do país, um investimento estimado em R$ 200 milhões. A construção do Terminal de Granéis de Guarujá (TGG) deve começar ainda no primeiro trimestre, e a previsão é que opere a partir de meados de 2004.

 

Exportações para Argentina voltam a ganhar impulso. 

Depois de um ano em que as exportações para a Argentina caíram pela metade - de US$ 5 bilhões para US$ 2,34 bilhões em 2002, há sinais claros de um início de retomada dos negócios com os argentinos, que eram o segundo maior parceiro comercial do Brasil até o final de 2001. As exportações para a Argentina pararam de cair e voltaram a subir - ainda que modestamente - desde outubro do ano passado, quando as vendas superaram novamente os US$ 230 milhões, patamar em que vêm se mantendo a partir dali.

GERAL 

Sebrae faz curso online para empreendedores

A partir do dia 24 de fevereiro, o Sebrae realiza um curso (gratuito) via web sobre gestão empresarial, o Aprender e Empreender. As inscrições já estão abertas. São 10 mil vagas para alunos que já têm alguma experiência em negócios. O curso, com ênfase em gestão empresarial, é dividido em três módulos e tem duração total de dois meses, com direito a certificado. Para se inscrever, entre no link Aprender e Empreender do site do Sebrae.

 

Joguinhos para passar o tempo.

Terra Informática selecionou para você sete games divertidos e que vão garatir boas horas em frente ao computador ou com o micro de mão. Aproveite o embalo das férias e desfrute desses passatempos.

 

Onde ficam os e-mails recebidos no Outlook ?

 

Gibson cria guitarra elétrica com acesso a redes -

 

Brasileiro cria controle de TV pelo olhar

Imagine o conforto de trocar o canal de uma televisão com um simples olhar? Pois é isso que um estudante de engenharia brasileiro está desenvolvendo. Rodrigo Azevedo Neves, de 24 anos, estudante de engenharia elétrica na Universidade Estadual Paulista, em Guaratinguetá, fez um estágio de seis meses na Xerox Research Centre em Grenoble, na França. Lá ele iniciou o desenvolvimento de um controle remoto pelo olhar. Para funcionar aparelho de TV mostra na tela várias opções de canal. Com uma câmera e um sensor infravermelho colocados no topo da tela, o equipamento reconhece para onde o telespectador está olhando e muda o canal automaticamente. A taxa de acerto é de 90%. É claro que o experimento ainda não está pronto para ir às prateleira, mas já pode ser uma prévia de como serão os televisores no futuro.

 

O Papa já fez um acordo com a operadora italiana TIM

Para enviar mensagens suas via SMS para os fiéis. Agora, a Congregação do Culto Divino quer encontrar um santo que represente a internet antes da próxima Semana Santa. 

 

Mesmo com a possibilidade do acesso ser remoto,

A baixa penetração dos provedores de acesso à internet – somente 22,7% das cidades brasileiras têm provedor de acesso à internet, segundo pesquisa de informações básicas municipais, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) – não permitiu a universalização desses serviços devido ao alto custo da telefonia.

 

Não é difícil ouvir casos de crianças que engoliram moedas

Ou outros objetos metálicos. Encontrar essas pecinhas no corpo do ser humano, em contrapartida, é uma tarefa muitas vezes bastante complicada. Para a alegria dos pais, cientistas britânicos começaram a utilizar uma tecnologia desenvolvida especialmente para achar objetos no corpo humano.

 

MP3 a jato

O Piolet 1.03 é mais uma opção para baixar arquivos MP3. O programa usa um protocolo privado e se destaca pela velocidade nas buscas. 

 

Confira a validade de CPF e CNPJ pela barra do Windows.

Desenvolvido por uma empresa gaúcha, esse freeware permite checar se números de CNPJ, CPF e cartões de crédito são válidos. O acesso é rápido, pela barra de tarefas do Windows. -

 

Como escolher a resolução na hora de escanear ?  A    B    C   D

Com qual resolução se deve escanear? Não há uma resposta pronta para essa pergunta, mas o procedimento genérico correto é usar uma resolução adequada para cada tarefa.

  

Depois do ERP e do CRM, vem aí o IRM

Intercompany Relationship Management ou simplesmente IRM. Essa é uma das mais novas siglas da turma de TI das grandes corporações – ao menos é o que acredita o grupo americano SMS, que trouxe o conceito para o país.

 

Provedores gratuitos unem-se em Comitê Nacional

Na 5ª feira (30/01), os provedores de acesso gratuito à Internet decidiram unir forças para defender o modelo de acesso grátis, criando o Comitê Nacional dos Provedores Gratuitos.

  

Vírus simula jogo do Big Brother

  

KaZaA e a Sharman Networks,

Abriram um processo contra as indústrias fonográfica e de Hollywood, afirmando que elas não entendem a era digital e estão monopolizando o entretenimento, segundo o USA Today. -

 

695 mil acessam banda larga no país,diz IDC

Somos 695 mil usuários de internet veloz no país, segundo o levantamento feito pelo IDC. Em 2002, o crescimento no número de assinantes foi de 112%.

  

CIOs demonstram otimismo com o Governo Lula

A plataforma da gestão Lula anima os gestores de tecnologia. Um estudo da Deloitte Touche Tohmatsu aponta a modernização dos parques industriais como item prioritário para 2003. A TI apoiará o crescimento dos negócios.

  

Lucros reais no mundo virtual.

Portais e provedores de soluções Web não consideram que 2002 tenha sido um ano ruim, mas apostam que este pode ser ainda melhor, principalmente em função da consolidação das operações B2B.

  

Internet escolar é prioridade para Lula, diz ministro

Segundo o ministro das Comunicações, Miro Teixeira, os recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), hoje retidos no Tesouro Nacional, podem ser liberados facilmente.

  

Leilões lideram fraudes digitais nos EUA.

A credibilidade dos sites de leilão norte-americanos está em cheque. Uma pesquisa realizada pela Comissão Federal do Comércio dos Estados Unidos constatou que 50% das fraudes que ocorrem na Internet se dão em sites de leilões. -

 

Software livre ou proprietário, eis a questão no Brasil.

Acabam de ganhar versão em português duas das maiores iniciativas de representantes do software proprietário e livre. A campanha Sincere Choice do movimento a favor de software livre ou open source ganhou a versão Escolha Sincera. Já a campanha Software Choice, liderada pela Microsoft, chegou no Brasil chamada ironicamente de Livre Escolha. -

 

Vésper apresenta projeto de banda larga ao governo.

O presidente da Vésper, Luiz Kaufmann, apresentou, hoje, ao ministro das comunicações, Miro Teixeira, o modem com tecnologia 1 XEV-DO, que poderá equipar as escolas dentro de um projeto de inclusão digital. Segundo o executivo, a idéia é fazer com que as escolas, nas regiões em que a operadora atua, sejam equipadas com esta tecnologia. -

 

INFORMÁTICA E VÍRUS

Celulares querem 26% de reajuste nas tarifas.

A Anatel já está analisando um pedido de reajuste acima de 26% nas tarifas da telefonia celular. Até o fim desta semana o órgão regulador deverá dar a sua posição para as empresas, que praticarão os novos preços em fevereiro.

 

Samsung revela novos dois celulares na São Paulo Fashion Week.

Para o lançamento, a empresa fez uma parceria com os estilistas Reinaldo Lourenço, Ricardo Almeida e Walter Rodrigues, que criaram acessórios exclusivos para a nova linha de aparelhos. -

 

Embratel estuda telefonia local para consumidor.

Durante o anúncio oficial da entrada da Embratel no serviço de telefonia local para a cidade de São Paulo, Purificación Carpinteyro, vice-presidente de assuntos regulatórios da operadora, informou que a partir do compartilhamento de rede com as concessionárias locais, a empresa pretende atacar também o mercado de pequenas e micro empresas e o de pessoas físicas.

 

Serviço de downloads em celulares começa em março.

Após um período de testes, a joint venture entre as operadoras Telefónica Móviles e Portugal Telecom anunciou hoje (30/01) o lançamento do primeiro serviço baseado na solução Brew (Binary Runtime Environment for Wireless) no Brasil.

 

Anatel proíbe Vésper de usar rede instalada para celular.

A superintendência de serviços privados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) negou o pedido da Vésper para usar sua infra-estrutura na faixa de freqüência de 1,9 GHz para a prestação de serviço de telefonia móvel. A operadora comprou, por R$ 300 milhões, licenças de serviço móvel pessoal (SMP) e pretende atualizar a rede CDMA instalada em 80 cidades para oferecer, no mesmo pacote, telefonia fixa e móvel. Caso prevaleça a decisão da superintendência, será obrigada a ter uma rede nova exclusiva para serviço móvel e outra, a atual, para telefonia fixa. 

 

Siemens cria celulares que seguem o calendário da moda.

Aparelhos com funcionalidade de voz apenas serão lançados em duas coleções anuais, uma para a primavera/verão e outra para o outono/inverno, sempre com edições e prazo de venda limitados.

 

Celular pode "cegar" motoristas, diz estudo.

Má notícia para quem não dispensa uma ligaçãozinha no celular quando está no trânsito: o uso do telefone móvel, mesmo com aparelho viva-voz, causa o que os americanos chamam de "tunnel vision", uma limitação no campo de visão que torna a direção mais perigosa.

TELEFONIA 

Convênio de R$ 5,2 milhões beneficiará aplicações em Linux.

O Banco do Brasil, a IBM Brasil, a Solectron Brasil, a Universidade de Brasília e o Instituto Atlântico assinaram convênio de cooperação técnica e científica em TI, que tem como objetivo formar profissionais para desenvolver aplicações baseadas em Linux e no ambiente mainframe para o mercado financeiro. O investimento totaliza R$ 5,2 milhões.

 

Semp Toshiba lança PC com novo Linux

Em meados de fevereiro, a fornecedora de desktops e notebooks, Semp Toshiba, passa a incluir o sistema operacional de código-fonte aberto da Insigne Software em seus PCs populares da linha "Lince Linux", que rodava, até então, somente a versão da Conectiva.

 

Giga Group prevê nova onda de computadores

A guerra pelo mercado de PCs estará mais acentuada este ano à medida que a economia se recupera, segundo um estudo recente da Giga Information Group. O instituto prevê, no entanto, que o futuro dos computadores pessoais será muito diferente, com tecnologias como modular computers e utility computing conquistando um espaço cada vez maior no mercado. -

 

Linux para desktop começa a ganhar força no Brasil

Empresas no Brasil e no mundo começam a lançar suas versões do sistema operacional de código aberto para o mercado de computadores pessoais. Entre as vantagens do produto estão um custo mais baixo e compatibilidade com aplicativos do Windows. 

 

Cavalo de Tróia se propaga via chat

Dois Cavalos de Tróia foram descobertos hoje. O IRC-Emoz, que se conecta a um canal IRC (Internet Relay Chat), envia comandos sobre funções do sistema como apagar arquivos, exibição de mensagens de erro, adição de arquivos/pastas e realocação de arquivos/pastas.

 

PCs terão "abrigo" contra panes

Espaço protegido no micro desenvolvido por fabricante de BIOS poderá guardar utilitários para diagnósticos e correção automática do sistema, proteção antivírus e até um desktop remoto que pode ser acessado rapidamente após uma pane no computador. -

 

Vírus captura palavras digitadas pelo usuário

Alguém está muito interessado em saber o que você tem digitado. O novo Cavalo de Tróia descoberto pela desenvolvedora de soluções de segurança McAfee Security, conhecido como KeyLog-TweakPan, captura palavras digitadas pelo usuário do micro e envia as informações para o endereço de e-mail qqq@chat.ru.

Ao ser "carregado" por meio de um site (http://www.addr.com), o Cavalo de Tróia se copia para o diretório System, do Windows, como MSKHPK.EXE e MSKHPK.DLL. -

 

Slammer atingiu também a Microsoft.

Gigante do software diz que tinha máquinas sem correção em sua rede, o que permitiu a infecção pelo worm. A Microsoft foi vítima de uma vulnerabilidade de software presente em um de seus produtos no último sábado, quando o worm Slammer infestou máquinas na rede da companhia. A luta da companhia contra o Slammer na noite de sexta e manhã de sábado (25) foram reveladas por e-mails internos obtidos por agências de notícias. Um porta-voz da Microsoft confirmou que o worm conseguiu entrar na rede da companhia, infectando bancos de dados SQL.  

 

Proteção total contra vírus e invasores.

A Symantec lançou no fim de outubro de 2002 os produtos da sua linha de segurança para usuário final, o Norton AntiVirus 2003 e o Norton Internet Security 2003. As versões, já em português, apresentam novos recursos fáceis de configurar para proteger o computador de vírus, invasões e bloquear anúncios on-line, entre tantos outros recursos. O PC World Test Center testou com exclusividade os novos softwares no Brasil.

 

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" APRENDENDO COM O FUTURO "
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SR. PROF. MARCO AURÉLIO VIANNA

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PRESIDENTE 

INSTITUTO MVC - ESTRATÉGIA E HUMANISMO

 

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VIVEMOS NUMA ÉPOCA EM QUE O CONHECIMENTO DOBRA A CADA 2 ANOS.  - SIGNIFICA QUE UM DESCUIDO MAIOR PODE NOS DESATUALIZAR 50% EM UM PERÍODO DE APENAS 720 DIAS ACUMULANDO GEOMETRICAMENTE ESSAS TAXAS AO LONGO DE 10 ANOS, VAMOS PERDER MAIS DE 90% DO DOMÍNIO SOBRE O PATAMAR DE CONHECIMENTOS QUE DEVERÍAMOS TER.

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Portanto, estaremos percorrendo, de maneira cada vez mais veloz, uma estrada que conhecemos cada vez menos. Por isto mesmo, antecipar os cenários futuros em uma distância consistente de tempo será um atributo não teórico, mas ligado ao verdadeiro diferencial competitivo das organizações.

A CONSISTÊNCIA DA MUDANÇA
A velocidade da mudança impacta a empresa de maneira muito forte. O ponto que inicialmente devemos ter consciência são os seus reflexos na estrutura básica da concorrência. A disputa pelo tempo de entretenimento eletrônico, por exemplo, é algo surpreendente. Quando imaginamos que no ano 2005 o concorrente de uma rede de televisão será outra rede de televisão, estamos sendo muito ortodoxos; se achamos que será a televisão a cabo, estamos com um raciocínio um pouco menos ortodoxo. Os concorrentes da televisão, daqui a 10 anos, certamente serão a Internet e as empresas de software.

Em 2010, a chamada "
thumb generation" (geração dedo polegar), como são conhecidos os garotos do videogame, vai estar, em boa parte do seu tempo, assistindo televisão em notebooks. O elemento de troca não será mais o controle remoto, mas o mouse. Isto, aliás, já é uma realidade. Em seu próprio quarto, sem ter que varar a noite ouvindo o plim, plim da televisão, o jovem dá um clic no mouse e em segundos migra para a realidade virtual, onde pode interagir com a antologia dos Beatles na seção pop music de uma videoteca de Liverpool. Se for mais culto, faz um passeio pelo Museu do Louvre, em Paris, tudo isso via CD-ROM.

Outro exemplo: os principais concorrentes das companhias aéreas já não são outras companhias aéreas, mas as empresas de telecomunicações. Por meio da tecnologia da informação, principalmente a videoconferência, elas estão reduzindo drasticamente o mercado de viagens de negócios, na medida em que esse recurso permite a realização de reuniões com os participantes em locais diferentes. Diversas empresas, no Brasil, estão reduzindo em até 80% as viagens internacionais e interestaduais de seus funcionários. "Adeus, ponte aérea", comemoraram os executivos da Shell Brasil, quando a companhia inaugurou o seu sistema de videoconferência, em dezembro de 1994.

Os fatores de vantagens competitivas das empresas, hoje em dia, são completamente diferentes do passado. Em bem pouco tempo, a diferença será ainda maior. De acordo com as previsões da World Future Society, em 2020 o conhecimento estará dobrando a cada 80 dias; por esta época a expectativa de vida será de 120 anos. Até lá, as notícias serão lidas no momento da geração do fato, através de redes, e 90% dos processos de manufatura industrial e distribuição comercial serão diferentes dos padrões atuais.


FATOR CRÍTICO DE SOBREVIVÊNCIA
Será, assim, indispensável que as empresas dediquem uma parcela importante do seu tempo (não necessariamente um grande período de tempo) à reflexão sobre o futuro do seu ambiente de negócio. É nos períodos de grandes mutações e incertezas que a arte de planejar ganha nobreza e prioridades maiores. Nas grandes tempestades, a engenharia de vôo entra em ação e torna-se fator crítico de sobrevivência e segurança.

Por outro lado, é importante desmistificar o estudo do futuro. Infelizmente, as pessoas confundem a arte da antecipação de tendências e mudanças com adivinhação ou futurologia barata. Estudar o futuro significa aumentar o campo e o conhecimento, para possibilitar a construção de um caminho desejável e favorável para a organização.

Michael Godet, o brilhante cenarista francês, afirma que "o estudo dos cenários tem como objetivo estruturar a incerteza do futuro". Não há dúvida de que, quanto maior o domínio sobre estes caminhos, maior será a fonte de geração de insumos consistentes para a tomada de decisão e para a adequação permanente.

Em meu livro Que Crise é Esta?, pelo menos a metade das empresas triunfadoras creditava a esta capacidade de antecipação o fator mais importante do seu sucesso. Em termos ideais, o estudo do ambiente, das mudanças e das tendências deve ser um exercício on line, no qual até na leitura do jornal diário se detectam as pistas, insigths e visões sobre os fenômenos inovadores.

Outro ponto importante nesta matéria consiste na conscientização de seu teor prático, evitando o enfoque meramente teórico na construção do futuro. As organizações existem para dar resultados - na nossa visão cidadã, encantando clientes, colaboradores, acionistas e a comunidade - e não podem, jamais, ficar restritas à ação acadêmica de estudar ou detectar tendências.

A obsessão pragmática deve buscar sempre transformar a indicação de uma mudança em uma imediata avaliação do seu impacto na organização. Logo em seguida, transformada em ação de resposta, na forma de estratégia de superação, se for uma ameaça, ou de aproveitamento, se for uma oportunidade. De preferência imediata, on-line. Como mandam os tempos modernos, evitando, assim, a obsolescência da própria inovação.


SR. PROF. MARCO AURÉLIO VIANNA
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PRESIDENTE 
INSTITUTO MVC - ESTRATÉGIA E HUMANISMO

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Marco Aurélio Ferreira Vianna - Presidente do Instituto MVC - M. Vianna Costacurta Estratégia e Humanismo. Consultor, desde 1965, em Planejamento Estratégico, Motivação, Energização, Desenvolvimento de Capital Intelectual e Universidades Corporativas. - Já atendeu a 890 empresas, em mais de 20 países. Escreveu 32 livros. Ganhou vários prêmios nas áreas de Planejamento Estratégico e Recursos Humanos. Eleito personalidade brasileira de Recursos Humanos, pela ABRH Nacional. Conferencista Internacional, já realizou mais de 50 palestras em cerca de 20 países. Proferiu cerca de 1600 palestras e conferências. Foi professor do EUROFORUM (Espanha), Instituto de renome no campo da educação corporativa na Europa (1999 - 2001).  - Palestrante convidado em diversas Universidades como FGV, USP, UFRJ - COPPEAD, UNISINOS - RS, e em inúmeros outros.

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Telefones: 11 3171-1645 / 3285-2438 - costacurta@institutomvc.com.br (Luiz Augusto Costacurta / Angélica Stein (SP) - www.institutomvc.com.br 

 
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DICAS DA SEMANA DO WWW.SDR.COM.BR

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NUNCA DESISTA - LUTE

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mamangava

"Foi estabelecido cientificamente que a mamangava não pode voar. Sua cabeça é grande demais e suas asas pequenas demais para sustentar o corpo. - Segundo as leis da aerodinâmica, ela simplesmente não poderia voar. Mas ninguém disse isso à mamangava. E assim ela voa."

Malesherbes.

As pessoas fariam maiores coisas, se não julgassem tantas coisas impossíveis.

FANTA 
Em 1941, durante a 2ª Guerra Mundial, quando a fábrica alemã da Coca-Cola deixou de receber o xarope usado no preparo do refrigerante, os donos da fábrica tiveram de ir à procura de novos ingredientes e inventaram a Fanta. O nome, escolhido pelos empregados da empresa, foi tirado da palavra fantástica, que é parecida em muitas línguas. Entre 1945 e 1955, a marca Fanta foi usada apenas para não perder o registro. Só foi ressuscitada de verdade para o lançamento de um refrigerante de laranja criado pela Coca-Cola italiana em abril de 1955. Fez sucesso e foi conquistando o mundo, chegando aos Estados Unidos em 1959.

Walter Grando
Nunca desanime. Às vezes é só um pouco mais além. 

FOCO ONDE VOCÊ É FORTE
Lembra-se dos tempos de escola quando o seu professor dizia para você investir um pouco mais de tempo nas matérias que você era fraco ? - Esqueça. Enquanto aprender sobre novos assuntos pode ser uma grande idéia, é também um terrível desperdício de tempo, talento e oportunidades. 

Todas as pessoas de sucesso atingiram seu sucesso devido ao foco que sempre deram a suas maiores qualidades. O que seria de Einstein, Ayrton Senna, Pavarotti, Chopin se eles tivessem seguido esse conselho ? Todos nós temos aptidões naturais. Como descobrir qual é a sua ? Coloque no papel a lista de coisas que você faz com facilidade, depois coloque a lista das coisas que você gosta de fazer sem ninguém lhe pedir, e finalmente faça a lista das coisas que o deixa feliz. Faça o cruzamento entre as três listas em busca daquelas atividades comum a todas e... TCHAM ! Você deve descobrir qual sua maior aptidão e talento. Após descobrir qual é o seu maior talento, invista todo o seu tempo em desenvolve-lo ao máximo. E contrate pessoas que são ótimas onde você é fraco.

Confúcio

Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinhos; outras há, que gargalham de alegria por saber que os espinhos têm rosas.

DONUTS: 
Em 1946, os donuts do americano William Rosenberg faziam tanto sucesso que o horário do lanche das indústrias da região da Nova Inglaterra passou a ser ajustado ao seu itinerário. Para facilitar o consumo, o donut vinha envolto no açúcar e o café simples, sem açúcar, era servido numa caneca. Todos os clientes mergulhavam o donut no café antes de saboreá-lo. Os clientes satisfeitos insistiram para que ele abrisse uma loja. E assim formou-se a grande rede. - As rosquinhas foram criadas no século XVI por padeiros holandeses, mas ainda não tinham o tradicional furo no meio. - Isso só apareceu em 1847, criado pelo marinheiro americano Hanson Gregory. Essa criação valeu-lhe uma placa de bronze na sua cidade natal, Rockport.

Wynton Marsalis

Entregue-se a tudo quanto fizer. É divertido ser sério.

Art Fry

Inventor do famoso Post-it da 3M - fala sobre sua bem-sucedida estratégia de conquistar e ganhar apoio de seus colegas de 3M para o lançamento de sua idéia. "Quando eu comecei a contar para as pessoas a respeito do Post-it, ninguém entendeu o que eu estava falando. Não bastava falar a respeito do produto, era preciso demonstrar o seu funcionamento. A partir daí, eu lancei uma campanha interna através da distribuição de amostras grátis direto para a mesa de pessoas chaves dentro da empresa (secretárias, gerentes, diretores), e passei a coletar informações sobre o uso e possíveis sugestões para o produto. Depois de um curto período tempo, eu já havia criado verdadeiros "viciados em post-it" dentro da empresa e incríveis colegas que começaram a incentivar o lançamento do produto em todos os departamentos.

Post-It 
Em 1968, Spencer Silver, cientista da 3M, pesquisava um adesivo muito aderente, quando alguma coisa deu errada. O resultado foi um adesivo fraco, que aderia levemente à superfície em que era colocado. Silver espalhou a notícia na esperança de encontrar alguém que pudesse utilizar o seu invento. Enquanto isso, Art Fry, outro químico da 3M e membro de um coro de igreja, não conseguia manter presas as tiras de papel que utilizava para marcar as páginas das músicas. Lembrou-se então do adesivo descoberto pelo colega. Os dois perceberam que haviam descoberto um conceito totalmente novo em blocos de recados. Enquanto o adesivo era aperfeiçoado, Art Fry enviava amostras às secretárias e executivos da 3M. Todos solicitavam mais. Em 1980, os blocos de recados Post-it chegaram ao mercado.

Humor no trabalho
Um bem desenvolvido clima de senso de bom humor na empresa ajuda a aliviar a tensão e reduzir o stress entre os seus funcionários. Como ? Uma forma de ajudar a desenvolver esse clima de bom humor é deixar livros de piadas e revistas em quadrinhos na área de café da empresa. Manter um bom nível de humor entre os seus funcionários deve ser uma das suas tarefas diárias. 

Platão

Você pode descobrir mais sobre uma pessoa em uma brincadeira do que em um ano de conversa.

CHEIRINHO BOM 
A indústria de cosméticos descobriu os homens como potenciais consumidores. Preocupados com a aparência e impressão que causarão na sociedade, eles resolveram cuidar-se mais. Prova disto é o sucesso de vendas, no Japão, do produto que afirma acabar com o odor que seria comum em homens acima de 40 anos.
A maior empresa de cosméticos japonesa, Shiseido, descobriu o grande inimigo dos quarentões: o noneal. Em setembro do ano passado lançou uma linha de produtos que freiam a decomposição do ácido gorduroso na pele, o responsável pela produção desta substância. Resultado: os japoneses – conhecidos mundialmente como hiper-higiênicos - estão obsessivos em ficar cheirosos.
O único porém desta nova mania - de acordo com especialistas - é que a higiene excessiva pode reduzir a capacidade de o organismo combater as infecções. Mas tem gente adorando a iniciativa dos homens: as mulheres. Elas só têm a agradecer, uma vez que 90% delas reclamaram deste problema masculino, em pesquisa encomendada.

MALA DIRETA VIA E-MAIL PELO SDR
Antônio da Manager Representações de Porto Alegre (RS), mandou passar esta dica a todos os Usuários do SDR: - Ele mantém fechado o Outlook Express antes de começar a gerar a mala direta de 400 e-mails de ofertas para os Clientes cadastrados, e consegue gerar e enviar os 400 e-mails em menos de 4 minutos. - Lembrete: - Ele utiliza a "Mala Direta por E-mail do SDR" para envio de ofertas, para envio de tabelas anexas e para envio de imagens.

Lorraine Hansberry
Nunca tenha medo de sentar-se um pouco e pensar. 

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ESTRATÉGIAS MILENARES - ( 25/26/27/28 DE 36 TOTAL )

Todos os exemplos apresentados, servem apenas como exemplos primários, e cada um de nós terá sua própria idéia se utilizando destas estratégias, sempre dentro dos preceitos da ética, que é fundamental."
EQUIPE DO SDR
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Não deixe rasto. Quando as pessoas estão unidas num mesmo propósito, nenhum obstáculo conseguirá detê-las. - Sun Tzu (O mestre das contendas) aconselha o estrategista a criar situações em que ele e sua equipe corram o risco de falhar. Quando as pessoas sabem que podem falhar se não atuarem em conjunto, tendem a manter-se mais unidas para atingirem os objetivos. A motivação e o comprometimento são as chaves da liderança. Quando enfrenta obstáculos ou desafios, o líder deve concentrar a atenção de sua equipe nos benefícios do sucesso. Para o conseguir deve clarificar os objetivos e as recompensas e deve tratar bem as pessoas. - O bom líder é o que empurra a sua equipe para a frente e depois queima as pistas para que não possam voltar.
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Use a inovação como arma. Sun Tzu alerta que nas contendas existem apenas dois tipos de táticas: as esperadas e as inesperadas. Os bons líderes sabem combinar ambas consoante as situações, mas não há dúvida que as tácticas inesperadas criam maiores oportunidades de vitória. Tácticas inesperadas ou inovadoras apanham o concorrente de surpresa. A inovação é uma das estratégias que o torna quase invencível. E a inovação não é necessariamente complicada nem difícil. Os programas de qualidade total demonstraram como simples operações de aperfeiçoamento podem marcar a diferença no desempenho. Os Gerentes que revelarem talento e souberem encorajar os colaboradores a implementar idéias inovadoras, têm recursos infinitos em situações de competição.
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Organize as pessoas. Organização, treino e comunicação são os fundamentos do sucesso. Se organizar e treinar bem as pessoas conseguirá controlar a sua ação durante a estratégia. Se não deixar os objetivos claros, as pessoas vão falhar no momento crucial. Pelo contrário, quando as expectativas são claras e a organização adequada aos objetivos, as pessoas confiam no seu líder e seguem-no mesmo nas circunstâncias mais difíceis.
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Confunda o concorrente. A melhor estratégia é a surpresa. Ela deve ser tão sutil que nem o concorrente nem os seus próprios colaboradores a desvendem. Se a sua estratégia for um mistério ninguém conseguirá preparar a investida. O fato do seu concorrente só conseguir reagir depois da sua investida já lhe dá uma grande vantagem. Como dizia Sun Tzu: " De que interessa o concorrente ter muitos recursos? - Se você controlar a situação, ele não os consegue usar". 
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ESTRATÉGIA XXV
Trocar as vigas e os pilares de sustento por madeira podre.
Rouba ao céu e bota lá um sol falso.
Esta estratégia consiste em entrar no concorrente, para mudar a estrutura dele por estruturas suas. Isso se realiza antes de uma investida, de forma a criar um situação de enfraquecimento no inicio da contenda.
Quando o concorrente precise contar com essas estruturas, não terá mais nada daquilo que você plantou, e que somente favorece a você. - Muito comum é produzir estas situações em setores vitais, que quando entram em colapso, sucedem a uma queda precipitada do concorrente, por vir a casa abaixo.

ESTRATÉGIA XXVI
Matar o frango para assustar ao macaco! Provérbio do Galo.
Em esta estratégia se trata de usa técnicas que despertem o medo, o nervosismo, que induzam aos movimentos e terminem pela submissão do concorrente...
Um cachorrinho perdido na selva vê uma onça correndo em sua direção. Pensa rápido, vê uns ossos no chão e se põe a mordê-los. Então, quando onça está pronta a atacá-lo, o cachorrinho diz: - "Ah, que delícia esta onça que acabo de comer!"
A onça pára bruscamente e sai apavorada correndo do cachorrinho. No caminho, vai pensando: - "Que cachorro bravo! Por pouco não me come a mim também!"
Um macaco, que havia visto a cena, sai correndo atrás da onça e conta como ela tinha sido enganada. - A onça, furiosa, diz: - "Cachorro safado! Vai me pagar!"
O cachorrinho vê que a onça vem atrás dele de novo e desta vez traz o macaco montado em suas costas. "Ah, macaco fofoqueiro! O que faço agora?", pensou o cachorrinho. - Em vez de sair correndo, ele ficou de costas, como se não estivesse vendo nada. Quando a onça está a ponto de atacá-lo de novo, o cachorrinho diz, bem alto: - "Macaco preguiçoso! Faz meia hora que eu mandei me trazer uma outra onça e ele ainda não voltou!"
MORAL: - "Em momentos de crise, a imaginação é mais importante do que o conhecimento". -Albert Einstein.
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ESTRATÉGIA XXVII
Aparente ser menos, sem deixar de ser o que você é.
Uma pessoa sábia, costuma parecer pouca engenhosa. As pessoas mais inteligentes e capazes, não deixam ver quão inteligentes elas são. Ao contrário das menos inteligentes, que pensam que são brilhantes e atuam de forma temerária.
Um grupo de pessoas gostavam de rir de outra, e para isso ofereciam a ela para que elegesse entre uma moeda de 10 centavos e uma de 1 real. O tonto sempre elegia a de 10 centavos e eles davam risadas pelo bobo que era. - E todos os dias faziam o mesmo para rir do tonto. Uma pessoa que sempre assistia a cena, perguntou ao tonto porque não pegava a moeda de 1 real para que eles parassem de rir ? - E o tonto explicou, que dessa maneira, ele estava incentivando os vivos a lhe pagar diariamente 10 centavos e se pega-se o real uma única vez, não seriam compelidos a lhe pagar diariamente, o que já tinha somado muitas e muitas vezes o valor do real.
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ESTRATÉGIA XXVIII
Retirar a escada depois de ter subido.
Não tendo nada a perder, tem tudo para ganhar. Provérbio Samurai. Atrair o concorrente a uma trama e depois cortar-lhe a via de escape: 
Ao ambicioso com promessa de ganho!
Ao inflexível, com argúcias!
Ao arrogante, com aparência de debilidade!
Também quer dizer que devemos submergir aos próprios aliados em uma situação de crises que lhes obrigue a criar novas soluções para os problemas que surgem.
O conquistador Hernán Cortez, queimou suas naves al chegar em Veracruz no México, para impedir que seus homens pudessem retornar a Espanha. - Não lhes restou outra alternativa que realizar a conquista. 
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PESQUISA E ADAPTAÇÃO DA EQUIPE REBELDE DO SDR

Ricardo Jaeger Zucco
As pessoas nunca sabem do que são capazes até serem obrigadas a tentar.

CHANNEL Nº5 
A partir do seu primeiro emprego, numa loja de chapéus, a francesa Coco Chanel abriu as suas próprias lojas, tornando-se numa das mais importantes estilistas do mundo. O Chanel nº 5 é elaborado com uma mistura de 60 fragrâncias. O 5 era o seu número da sorte, tanto que Coco apresentou o produto no dia 5 de maio de 1921. Mas foi Marilyn Monroe quem tornou o perfume um sucesso. 
Ao ser entrevistada, perguntaram o que vestia para dormir...

Marilyn respondeu: ... "Apenas algumas gotas de Chanel nº 5"...

COMO FAZER GRANDES APRESENTAÇÕES EM VENDAS:
Se o negócio da sua empresa depende de vender produtos e serviços para outras empresas, então você ou o sua equipe precisam fazer grandes apresentações de vendas. Veja aqui algumas dicas sobre como fazer apresentações que demonstram para clientes potenciais exatamente o que a sua empresa pode fazer por eles. 

Ensaio. Ensaie todos os aspectos da sua apresentação. Pratique em frente a um espelho. Pratique variando o tom da sua voz. Pratique em frente a um colega ou amigo que possam fazer críticas construtivas a você. 

Conheça a sua audiência. Prepare a sua apresentação de acordo com o perfil da sua audiência. Use terminologias e vocabulários comuns e que possam ser 100% compreendidos pela audiência. Tenha certeza que você está familiarizado com os jargões de negócios usados diariamente pela sua audiência.
 
Seja honesto. Se você não souber a resposta para uma determinada pergunta, não tente respondê-la. Não existe nada de errado em admitir que você não conhece a resposta. Ao mesmo tempo, tenha certeza que você está aprendendo o que é necessário para atender esse cliente. 

Roteiro da sua apresentação. Uma ótima apresentação de vendas possui 4 seções principais. Mas atenção, não seja escravo delas. Tenha sempre em mãos as suas anotações pessoais. São elas: 

A Introdução. Começa por agradecer a oportunidade de apresentar os seus produtos e serviços a esse cliente. Demonstre o quanto você está animado em trabalhar com esse cliente e o quanto você espera ajudá-lo. Se você foi assistido na preparação da apresentação, diga algumas palavras de agradecimento a sua equipe. 

O produto ou Serviço. Faça uma demonstração clara, concisa e convincente sobre os benefícios (e não características) que você pode oferecer a ele. Seja específico e ofereça exemplos concretos. Destaque as suas expertisses, e os benefícios que a empresa do seu cliente irá obter ao escolher você. 

A conclusão. Faça um resumo da sua apresentação. Mais uma vez, destaque os benefícios únicos de se fazer negócios com a sua empresa. Agradeça a todos na audiência. 

Perguntas e Respostas. Ofereça a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas que possam existir. Tente se antecipar a importantes questões que possam ser levantadas. Esteja com respostas em mãos já preparadas. Repita as questões em voz alta para que todos na audiência possam ter conhecimento das perguntas que estão sendo realizadas. Seja breve e objetivo nas suas respostas.

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SR. PROF. RICARDO JORDÃO!!!

Napoleon Hill

Lembremo-nos de que, quando marcamos um encontro com alguém, assumimos a responsabilidade de ser pontuais, e não temos o direito de nos atrasar um minuto, sequer.

 

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" COMO NEGOCIAR QUANDO SE PREÇO FOR MAIS ALTO "

 

SR. PROF. MÁRCIO MIRANDA

 

.PRES. DA ASS. BRASILEIRA DE NEGOCIADORES




Uma das maiores dificuldades para um negociador acontece quando ele ouve do comprador a frase fatídica: "Seu preço é o mais alto. Ou melhora ou vai perder o pedido para seu concorrente". 

 

Hoje em dia já está difícil conseguir negociar um preço médio, quando seu produto tem o preço mais alto do mercado você realmente tem que estar preparado para justificá-lo de forma convincente.

Um dos segredos para se conseguir vender um produto ou serviço que tenha um alto preço é planejar cada etapa da negociação de forma a criar valor na mente do cliente. É preciso mostrar que sua opção pode ser a mais cara, porém seu custo/benefício é o melhor. 

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Veja algumas perguntas que me FORAM PASSADAS PELA EQUIPE DO SDR...

PERGUNTA

Sou um gerente de vendas e os preços da minha empresa são fixos, com pouca margem para negociação. Infelizmente, apesar de nossos produtos serem de maior qualidade, meus vendedores se queixam que nossos concorrentes têm preços mais baixos. Por isso, todos os dias eles querem negociar comigo uma redução nos preços e mais autonomia para dar descontos. Existe uma maneira para resolver este problema? 


RESPOSTA 

Se o seu produto realmente tiver uma qualidade superior à de seus concorrentes, já temos meio caminho andado. No entanto, não basta simplesmente dizer que sua qualidade é melhor. Vale a pena lembrar que ninguém compra características, e sim benefícios. O que quero dizer com isso ? Simples - nós compramos os efeitos da característica. 

 

Quando um vendedor na loja de informática diz que o computador vem equipado com um processador Pentium III de 700 Mhz, isto é uma característica.  - Na verdade, o que nos interessa é o benefício, ou seja, o computador é muito rápido e poderemos terminar nossas tarefas mais cedo, além de podermos executar vários programas simultaneamente. 

 

Compramos conveniência, rapidez, facilidade de uso. Mas voltando ao nosso assunto de preço, vamos imaginar que seu produto custe R$20.000 e que o produto concorrente seja vendido por R$18.000. Se você tiver dados que comprovem que seu produto dura cinco anos e o do seu concorrente apenas quatro, já ficou mais fácil. O custo médio por ano de seu produto é de R$4.000 e o do concorrente R$4.500. Desta forma você consegue provar ao cliente que na realidade seu preço é o melhor custo/benefício para ele.

 
Compradores experientes gostam de pressionar vendedores inseguros, comparando produtos que não são exatamente iguais e depois dizendo que o preço está mais alto. Antes de entrar numa guerra de preços, tenha absoluta certeza que os produtos que estão sendo comparados são iguais. Você tem a obrigação de buscar maneiras criativas para poder comparar os benefícios de seu produto com os da concorrência e mostrar ao cliente porque sua empresa é a melhor opção.

 

PERGUNTA
Eu já tentei de tudo, mas não consigo provar que sou a melhor opção. Parece que o comprador só decide baseado em preço mais baixo ...

 

RESPOSTA

Vamos ver alguns itens que poderão ser usados para que você consiga justificar seu preço mais alto:

  • A. Política de atendimento ao cliente - talvez sua empresa fique aberta por mais tempo, no final de semana, tenha uma linha 0800, página na Internet, possua email para facilitar a comunicação, tenha uma cláusula de garantia mais generosa, programas de treinamento para os clientes, etc.

  • B. Vantagem competitiva para o cliente - mostre como seu produto poderá gerar uma vantagem competitiva para seu cliente ao aumentar a produtividade dele, diminuir seus custos, etc.

  • C. Confiabilidade - prove como seu produto pode dar maior segurança ao cliente, porque sua maior qualidade impede que ele quebre com facilidade. Isto é fundamental se uma falha no produto possa vir a custar muito dinheiro a seu cliente.

  • D. Atualizações - se o seu produto permite atualizações, mostre ao cliente que apesar de um investimento inicial maior, seu produto estará sempre atualizado e com a melhor tecnologia existente. No mundo moderno, tudo fica obsoleto rapidamente e esta é uma grande vantagem competitiva.

Para finalizar, pense como você escolhe as coisas que compra para si mesmo. É claro que o fator preço pesa, mas nem sempre o produto mais barato é o escolhido, não é verdade? O seu televisor é o mais barato da loja? E o seu carro? Tenha confiança em seu preço e mostre ao cliente que na verdade sua opção é o melhor investimento a longo prazo para ele.

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Márcio Miranda é o presidente da Associação Brasileira de Negociadores e autor de diversos livros e vídeos sobre o tema. Seu livro "Negociando Para Ganhar" já está na quarta edição e é leitura obrigatória quando o tema for negociação. - Negociar bem é uma mistura de arte e ciência. Saber negociar é fundamental para o seu sucesso, tanto profissional quanto pessoal. 

 

Iniciou sua carreira, ainda jovem, nos Estados Unidos, onde residiu sete anos e graduou-se em Engenharia Eletrônica, pela Columbia Pacific University na Califórnia. Cursou, também, Marketing e Administração de Empresas na Louisiana State University, University of Houston e University of Wisconsin.

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A Workshop tem o objetivo de ajudar os seus clientes a procurarem caminhos que os levem a aumentar a lucratividade e produtividade, sem esquecer que tudo isso só será possível através do comprometimento dos seus profissionais e colaboradores. 
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Rua Adib Auada 41 - Centro Empresarial Granja Viana - Cep: 06710-700 - Cotia - SP - Tel: (011) 4612-6054 ou 3871-3124  fax: (011) 4612-6056 

 

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" REFLEXÃO "

 

"Quem convocou esta reunião ?"
 

SR. PROF. LUIS MARINS - Ph. D

DIRETOR DO INSTITUTO ANTHROPOS CONSULTING


Era um feriado prolongado. Na sala de um dos hotéis mais sofisticados de São Paulo, cinqüenta gerentes de uma das maiores empresas brasileiras reuniam-se para discutir, planejar, trabalhar. Passaram ali o sábado, o domingo, a segunda-feira (feriado) trancafiados no ar condicionado com as cortinas fechadas para não atrapalhar as projeções na imensa tela.

Estressados, lembrando ser um feriado, os participantes todos começaram a reverberar contra a empresa, contra a diretoria, contra a globalização. Afirmavam que viviam em regime de verdadeira escravidão e que suas famílias estavam literalmente abandonadas. Não viam mais seus filhos. Suas esposas e maridos não agüentavam mais aquela empresa vampira, sanguinária, que não respeitava a vida pessoal de seus gerentes. Que eram "obrigados" a trabalhar até às 10 horas da noite quase todos os dias com intermináveis reuniões em horários "ridículos" e fora do expediente normal, de pessoas normais....

Quando estavam quase fazendo um "Memorando à Diretoria" pedindo mais respeito à qualidade de vida e à valorização da família, de mais tempo livre, etc. eu, que ali também estava, "convocado" que fui como consultor, perguntei:

"- Onde está hoje (feriado) o nosso presidente?"
"- Onde está hoje (feriado) o nosso superintendente?"

E surpreendentemente, muitos dos presentes sabiam e responderam: "- O presidente foi pescar no Mato Grosso e o Superintendente está em sua casa em Angra dos Reis..."

Ao que eu perguntei: " – E quem convocou esta reunião, num feriado prolongado?"

E a resposta foi simples e objetiva: Foram os mesmos gerentes que ali estavam reclamando da baixa qualidade de vida e acusando a "diretoria".

Fizemos uma simples reflexão e verificamos que aquela reunião poderia ter sido convocada em qualquer outro dia, em horário normal e (pasmem) que mesmo um dos diretores gerais da empresa (não convocado) havia mesmo criticado o fato de "alguém" ter marcado aquela reunião em um feriado prolongado....

E o mais interessante de tudo é que os gerentes que haviam convocado a sobredita reunião eram os que mais acusavam a "diretoria" de não respeitar fins de semana e feriados....

Pense nisso. 

 

Será que não estamos de forma neurótica e inconseqüente querendo "mostrar serviço" a nossos superiores usando de forma desumana os nossos subordinados, convocando-os para reuniões intermináveis fora do expediente, exigindo relatórios que ninguém lerá, coleta de dados que ninguém analisará e que exigem um tempo enorme e trabalho extenuante?

Será que não estamos (até inconscientemente) "punindo" nossos subordinados pela nossa incapacidade de liderá-los através de ações que demonstrem o nosso "poder" de infelicitar essas pessoas que têm a infelicidade de nos ter como chefes? 

 

Será que não estaremos (até inconscientemente) punindo nossos subordinados pela nossa incapacidade em construir uma família feliz, um casamento feliz.

Será que eu (o chefe) que destruí e quero fugir da minha família, me atolando num escritório, me conformo em ver alguém ter uma família feliz com filhos que desejam o convívio dos pais em finais de semana, à noite, etc.? 

 

E será que não estarei fazendo tudo isso com a "desculpa" da globalização, da "pressão da diretoria", colocando toda a culpa fora de mim? 

 

Será que não estarei me fazendo de vítima, quando na verdade sou o verdugo, o vitimador?

Pessoas infelizes têm a compulsão de punir pessoas felizes. Elas não se conformam com a felicidade alheia. E quando esses infelizes são os chefes a coisa piora, pois eles têm, de fato, o poder de infelicitar seus subordinados e mesmo até de destruir-lhes a qualidade de vida sob a alegação de que o "mundo hoje é assim". 

 

Conheço um "chefe" que tem o hábito de "cancelar de última hora" as férias programadas de seus subordinados. "É para ele ver que aqui é fogo mesmo!" disse-me o sádico chefe que afirmou saber que o seu subordinado já havia comprado e pago passagens e reservado hotéis para as férias com a família.

Esse tipo de chefe, muitas vezes "servem" às empresas. A diretoria até incentiva esse tipo de convocações em feriados, finais de semana, noites. Afinal eles estão "trabalhando" para a empresa e é isso que queremos cada vez mais, me disse um presidente. 

 

Mas no fundo os verdadeiros líderes e presidentes sabem que isso não leva a nada e que pessoas estressadas, sem qualidade de vida pessoal, sem famílias estruturadas e filhos felizes produzem menos e com menor qualidade e que esses compulsivos alcoólatras do trabalho extenuante são verdadeiras vítimas de si próprias.

Esses chefes são do tipo "Eu sou bonzinho, a nossa empresa é que exige assim..." jamais vestindo a carapuça do carrasco, cujo prazer está na ameaça e no poder de decepar cabeças... 

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"Cabeças vão rolar..." é a frase que gostam de dizer.
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Da próxima vez que tiver a compulsão de convocar uma reunião na sexta-feira santa ou terça de carnaval, pense duas vezes. Tem gente que é feliz. Tem gente que quer ser feliz. E, lembre-se, só com pessoas felizes nossa empresa fará clientes felizes! 

 

Não é isso que todos os livros de gestão dizem? Não é isso que fazem as empresas de sucesso?

Ou não é isso que a sua empresa quer?
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Pense nisso. Boa Semana. Sucesso!

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SR. PROF. LUIS MARINS Ph.D

DIRETOR DO INSTITUTO ANTHROPOS CONSULTING

Anthropos Consulting é dirigida pelo antropólogo Prof. Luiz Almeida Marins Filho, que estudou os aborígines australianos na Ilha de Bathurst (Austrália) e com larga experiência em projetos no setor privado e público inclusive internacional. - A Anthropos Consulting trabalha com um corpo de consultores do mais alto nível, vários com doutoramento e mestrado no exterior em várias áreas, e com ampla experiência em projetos empresariais de sucesso, contratados para projetos específicos. - A Anthropos Consulting é certificada ISO 9002 pelo BVQI (Bureau Veritas de Qualidade Internacional

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" O MUNDO ESTÁ E CABEÇA PARA BAIXO "

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SR. PROF. ANTÔNIO CARLOS TEIXEIRA DA SILVA

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A cada dia que passa enfrentamos novos desafios e problemas que exigem novos ângulos de visão e diferentes maneiras de pensar. As mudanças são tantas e rápidas que muitas vezes sentimos que o mercado, o mundo, a sociedade estão de cabeça para baixo.

Produtos e serviços ficam obsoletos com muita velocidade. Novas tecnologias, produtos, tendências surgem instantaneamente. Nosso conhecimento fica ultrapassado com grande rapidez.

Os consumidores ficam cada vez mais exigentes. Querem mais qualidade, mais praticidade, produtos que atendam aos seus anseios. Querem também receber mais e pagar menos. Ou receber menos, porém pagar muito menos. 

Isto são problemas ou oportunidades? - Coordenar todos estas novas características de mercado é o grande desafio para as empresas que querem competir no mercado ou , no mínimo, sobreviver.

Gastar mais do que o concorrente já não é suficiente. Muito mais é necessário. É preciso inovação. Inovar em produtos e serviços. Inovar na distribuição e na busca de novos clientes. Inovar em logística, em simplificação de sistemas e processos. Desde os contábeis até os produtivos. Inovar para reduzir custos. Inovar para melhorar a qualidade. 
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INOVAR EM TUDO E PERMANENTEMENTE.
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Inovar para satisfazer às necessidades dos consumidores antes mesmo que eles saibam quais são essas necessidades. A empresa deste milênio precisa enxergar o que está atrás do horizonte. Não é porque da janela de seu apartamento você enxerga apenas até onde seus olhos alcançam que não existe nada além daquele ponto.

O consumidor está disposto a gastar mais dinheiro com produtos ou serviços que lhes reduzam o esforço, tragam mais conforto e que não os façam mover-se. Veja alguns exemplos:

Disk pizza, disk remédio, disk isso, disk aquilo. Veja o sucesso dos "deliveries". O consumidor que mover-se menos. Ele não compra um televisor se não tiver um controle remoto para que não tenha que se mover dois metros na sala de sua casa. Esta também é a razão do sucesso das lojas de conveniência. 

Antigamente as donas de casa untavam as panelas com óleo ou manteiga. Hoje, todas querem panelas com película antiaderente. Compram frios já fatiados, nozes e abacaxis descascados. E já estão fazendo supermercado virtual. Por isso é que sempre digo em minhas palestras que o limite para as oportunidades é a nossa criatividade.

Invariavelmente alguns executivos me perguntam:
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"COMO AS EMPRESAS PODEM DESENVOLVER UMA NOVA MANEIRA DE PENSAR QUE INSPIRE A INOVAÇÃO?"
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O primeiro passo é ter um ambiente que permita o questionamento tomando-se como premissa que o fato de uma coisa estar sendo feita sempre da mesma maneira não garante que esta seja a melhor maneira.

Vamos questionar sempre de que maneiras poderemos fazer mais barato, com mais qualidade, mais rapidez, mais simplicidade, mais desburocratização. Estas perguntas e muitas outras podem ser aplicadas em um produto, em um serviço, na fabricação, na administração, etc.

Permitir o questionamento, o pensar diferente. Aqui, começa a cultura da inovação em uma empresa que pretende saber como criar e inovar. 

Todos os funcionários, clientes, fornecedores, consumidores são valiosas fontes de idéias para a inovação.

É preciso um treinamento constante para manter todos na empresa dentro do clima inovador.

Isso não significa trazer as pessoas para discussões chatas e intermináveis. É muito mais agradável e prático do que isso. Por exemplo: de que maneiras poderemos ampliar o uso de nosso produto para outros mercados ? Queremos 5 idéias de cada um até a próxima semana. Os objetivos são claros e fáceis de entender.

Outras inovações poderão surgir a partir de questionamentos como estes:

O que poderá ser combinado ou adicionado ou modificado em nosso produto para melhorar seu desempenho? 
Que componentes de nossos produtos poderão ser substituídos, alterados, revistos para simplificar a produção, para reduzir custos, para facilitar o consumidor, para facilitar o transporte, etc? 
Quais outros usos poderão ser identificados para nossos produtos? 
Que outros consumidores poderão usar nossos produtos? 

Porém, para que a cultura da inovação tenha êxito em uma empresa é necessário que as pessoas sejam ouvidas. Deverão ser abolidas reações como:

"Isso não vai funcionar" 
"Esta sua idéia vai trazer mais problemas do que vantagens" 
"Em time que está ganhando não se mexe" 
"Você está querendo solucionar um problema e criar outros dez?" 
"Duvido que a Diretoria aprove uma idéia como esta" 
 

Estes ataques às idéias inibem a participação das pessoas, bloqueiam a criatividade e a vontade de inovar. - É preciso estimular, encorajar as pessoas a darem idéias. Todo ser humano tem criatividade e potencial para gerar idéias originais, diferentes, inovadoras. Muitas empresas já se conscientizaram de que é preciso inovar sistematicamente para manterem suas lideranças.
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SE VOCÊ QUISER AVALIAR COMO ESTÁ A CULTURA EM SUA EMPRESA, FAÇA UM TESTE.
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SR. PROF. ANTÔNIO CARLOS TEIXEIRA DA SILVA 

CONFERENCISTA SOBRE INOVAÇÃO

Antonio Carlos Teixeira da Silva, autor do livro " O Ataque às Idéias " é o criador e realizador do Projeto PENSE DIFERENTE, cujo objetivo é estimular a Criatividade e a Inovação no comportamento das pessoas e das empresas. Ele encerrou sua carreira como executivo da Kolynos do Brasil para dedicar-se ao desenvolvimento de seu projeto por meio da realização de palestras e consultorias em grandes empresas. Formado em Direito com Pós- Graduação em Marketing, Antonio Carlos dedica-se ao estudo da Criatividade desde 1974, quando participou pela primeira vez do Curso de Criatividade da Creative Education Foundation, na Buffalo State University, NY, USA. Em 1998, após retornar diversas vezes a Buffalo para reciclagem e atualização, graduou-se facilitador em Criatividade e Inovação.  

 
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PIADAS DA SEMANA DO WWW.SDR.COM.BR

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PIADAS DE COR AZUL = LINDINHAS  -  PIADAS DE COR ROXA = PICANTES  -  PIADAS DE COR VERMELHO = PAHHHH

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Furo de reportagem...


Vejam a foto do homem com o maior pinto do mundo no final das piadas. - custa acreditar que exista algo tão, mas tão, pero tão grande, mas existe!!! - ele já foi convidado a fotografar nas melhores revistas do mundo e vai começar a realizar filmes...CUIDADO - É MUITO IMPRESSIONANTE...

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O garçom do restaurante de comida Mexicana, oferece ao seu Cliente: - Quer Tabasco ?
- Não obrigado não fusmo!!!
Professora:- Hoje se escreve com "H", certo ?
- Sim meu amor.
- Professora: E ontem se escreve com "O", certo ?
- Sim meu anjinho.
- Mas como mudam as palavras de um dia para outro né Profe ?
Chega o Índio da cidade grande, vestido com jeans, camiseta estampada com os Ramones e rastafári, e diz para o Grande Chefe: - Oh sábio Chefe...- Sabe que índio aqui está estudando na Cidade Grande e pessoal de lá, não costumam com meu nome "Brisa Suave" e incomodam índio.- Solicitou ao sábio Chefe para trocar de nome e assim poder estudar em paz na Cidade Grande...
O Grande chefe que não era de tomar nenhuma decisão impensada, convoca o rito dos "Espíritos Guerreiros" e durante 3 dias e 3 noites fumam cachimbo e bebem as poções invocadoras dos espíritos, até que chegaram a conclusão...
O Grande Chefe manda chamar índio estudante e confirma que os espíritos " tinham autorizado a mudar o nome e que podia eleger outro, que eles iriam a submeter o mesmo durante 10 dias e 10 noites aos "Espíritos da Sabedoria", para que o confirmassem.
O Índio da Cidade então é apresentado ante o Chefe e perguntado como queria se chamar agora nesta nova etapa de sua vida... O Grande Índio não acreditava que tinha conseguido a aprovação e muito feliz sugere o nome de: "Ar Condicionado!" 
- Paiê! há dias impedi que uma mulher fosse estuprada!
- Como estuprada meu filho ? E como é que tu consegui.
- Deixei de correr atrás dela!
- Manhê, te prometo que quando me cresçam os dedos de novo, não volto a meter eles no liquidificador... 
O criança estava sentado na aula de matemática e a Professora pergunta: - Se tens 5 passarinhos numa árvore, e atiras uma pedra num deles, quantos passarinhos ficariam ?
- Nenhum Profe. Porque um morreria e os outros voariam assustados.
- Sim, não era a resposta que esperava, mas adorei o teu jeito de pensar!
- Agora Eu quero fazer uma pergunta você Profe, responde a criança...
Se tem três mulheres no banco da praça, comendo um sorvete, enquanto que a 1ª o está mordendo, a 2ª o está chupando e a 3ª o está lambendo...Qual das 3 é casada ?
Vermelha e meio sem jeito a Professora responde: - Bem, acho que a segunda...
- Não Profe. A que tem aliança no dedo!!! Mas adorei seu jeito de pensar...
"Pior do que uma pedra no sapato, só mesmo um grão de areia na camisinha"
A criança corre gritando para a Mãe: - Manhê, vi o Pai fazendo coisas com a empregada!
- Sim. Quais, me fala ?
- Ele a estava beijando e tocando. Logo foram para escritório, ele a pós na mesa, tirou as calcinhas e meteu o ....o... o...
- Pára! Não diz mais nada! Tu na hora do almoço vás a contar isso na frente de todos, para que saibam o que Papai fez de feio e depois vamos dar um castigo bem grande para ele!
Chega o meio-dia, era sábado, família e parentes todos reunidos e a Mãe manda todo mundo calar para a criança contar o que tinha visto...
A criança cheia de razão, começa: - Vi o Pai beijar e tocar toda a emprega. Depois vi que ele levou ela para o escritório e montou na mesa e botou o... o... o... Oh Mãe, como se chama isso que beijas do motorista ?

A mulher procura um médico, porque está preocupada com as rugas, e ouve o médico falar: 
- Eu tenho um tratamento revolucionário pra acabar com suas rugas. Eu coloco um parafuso no topo da sua cabeça, escondido no couro cabeludo. 
Aí, toda vez que você vir rugas aparecendo, basta dar um pequeno giro no parafuso que sua pele é puxada pra cima e as rugas desaparecem. Quer experimentar esse tratamento? 
- Claro, doutor! - Isso é o máximo! 

Seis meses depois, a mulher volta para uma consulta: - Doutor, essa técnica do parafuso é ótima, mas apareceram essas bolsas horríveis embaixo dos meus olhos. - O senhor devia ter me avisa do desse efeito colateral! 
Minha Sra., essas bolsas embaixo dos olhos são seus peitos. E se você não deixar esse parafuso quieto, em 15 dias você vai ter barba.

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Sistema de Representação para Representantes Comerciais

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o sistema sdr já inclui NO PREÇO o uso em rede ilimitado sem custos extras E não tem taxa de manutenção mensal. a única taxa que o sistema sdr tem, é a anuidade de R$:120,00 para efeitos de suporte e atualização, com vencimento em março de cada ano (2007 bonificada).

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MIGUEL PEDRO TERRA VELAZCO

EDITOR DO JORNAL SDR

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