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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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JORNAL De REPRESENTAÇÃO comercial sdr - EDIÇÃO Nº 199 - 20.06.2003

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SDR - SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO E VENDAS

MIGUEL PEDRO TERRA VELAZCO

EDITOR DO JORNAL SDR

fone: 51 3019 2817.

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" O INVENTÁRIO DAS COISAS PERDIDAS "

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A meu avô aquele dia o vi diferente. Tinha o olhar enfocado ao longe. Quase ausente. Penso agora que talvez pressentisse que era o último dia de sua vida. 

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Me aproximei e disse: "Bom dia avô!" E ele estendeu a sua mão em silêncio. Me sentei junto ao seu sofá e depois de uns instantes um tanto misteriosos, exclamou: - "Hoje é dia de inventário, filho!" 

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"Inventário?" Perguntei surpreso. 

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Sim. Inventário de tantas coisas perdidas! Sempre tive desejos de fazer muitas coisas que nunca fiz, por não ter vontade suficiente para sobrepor-me a minha preguiça. Lembro também daquela menina que amei em silêncio por quatro anos, até que um dia foi embora do povoado sem eu saber. 

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Também estive a ponto de estudar engenharia, mas não me atrevi. Lembro de tantos momentos em que fiz mal aos outros por não ter a coragem necessária para falar, para dizer o que pensava. E outras vezes em que a valentia me faltou para ser leal. Foram poucas as vezes que tenho dito para sua avó que a amo, e que a amo com loucura. Tantas coisas não concluídas, tantos amores não declarados, tantas oportunidades perdidas!"
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Logo, com certa alegria em seu rosto, continuou: - "Sabes o que tenho descoberto nestes dias? Sabes qual é o pecado mais grave na vida de um homem?" 

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A pergunta me surpreendeu e só atinei em dizer, com certa insegurança: "Não tenho pensado nisso ainda, mas suponho que seja matar a outros seres humanos, odiar ao próximo e desejar-lhe mal...".
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Me olhou com afeto e me disse: "Penso que o pecado mais grave na vida do ser humano é o pecado da omissão. E o mais doloroso é descobrir as coisas perdidas sem ter tempo de encontra-las e recupera-las."
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No dia seguinte voltei cedo para casa, depois do enterro do meu avô para fazer com calma o meu próprio "inventário" das coisas perdidas, das coisas não ditas, do afeto não manifestado.
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AUTOR DESCONHECIDO

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PESQUISA, DESIGNE E ADAPTAÇÃO DA EQUIPE DO SDR

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ÍNDICE DAS MATÉRIAS DO JORNAL

 

..DICA DA SEMANA

..CARTAS DE AGRADECIMENTO

..ARTIGO DO SR. PROF. JOSÉ LUIS AMANCIO - "DESAFIANDO O POSSÍVEL"

..CURIOSIDADES, REPORTAGENS, FRASES E IDÉIAS

..ARTIGO DO SR. PROF. MARCO AURÉLIO FERREIRA VIANNA - "CONSTRUINDO A ÉTICA"

..REFLEXÃO - "A COR DE SUA PERSONALIDADE"

..ARTIGO DO PROF. RICARDO FERA JORDÃO MAGALHÃES - "ESTADOS UNIDOS DA GENÉRICA"

..PIADAS DA EQUIPE DO SDR

..ARTIGO DO PROF. LUIS VIEGAS - "GERENTES OU LÍDERES DE EQUIPES DE VENDAS" 

..HISTÓRIA DAS MARCAS, REPORTAGENS E TENDÊNCIAS DO MERCADO

 

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" CARTAS DO JORNAL 198"

João José de Paiva
Somos vendedores comerciais há 30 anos, e a cada dia aprendemos e achamos que nunca estamos aptos suficientes para acomodarmos no Ócio da vida. 

Gratos.

Milene Dutra - gerente comercial

Conheci vocês através de um dos meus representantes. Toda a empresa tem o jornal como matéria imprescindível e muitos dos textos vão para nossos clientes. Nosso representante nos deu uma grande lição, mostrando que ele estava se preparando muito mais que a gente e sempre se reciclando. 

Nossos parabéns a vocês e a Julho Amaro de BH - Minas Gerais.

Obrigado Milene,

FLÁVIO SANTOS - HANSATEC COMÉRCIO E REPRESENTAÇÕES LTDA
Muito obrigado e parabéns para vocês, mais uma vez surpreendo-me com este jornal...
Obrigado, Flávio

SÔNIA LEONEL - precicast - fundição de precisão
Acho o Jornal de vocês ótimo, todas as dicas, os assuntos abordados, tudo...
Vocês estão de Parabéns.

ARMANDO ANTONIO DALRI
Leio todos os dias as mensagens do jornal eu acho muito proveitoso.
Santa Catarina, Nova Trento

LUIZ HELANO C. BEZERRA
Esta turma tem talento!!!
Um amigo me enviou este Jornal, até hoje acho que ele é um cara inteligente, assim como esta turma que faz esta publicação também é, gosto demais das dicas, das curiosidades, dos artigos, apesar de não pertencer a esta área específica, mas as matérias são tão interessantes que tenho muitas gravadas, parabéns pelo talento, continuem ... vocês são ótimos. 

VALDEMAR PIZARRO - VP&CIA - COMÉRCIO EXTERIOR  - REPRESENTANTE ADUANEIRAS
O conteúdo que sempre procurei na Web.

LUCIANO SANTIAGO DE OLIVEIRA
Nunca se afaste de seus sonhos, pois, se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir.

ROSANE AZEVEDO
O e-mail do Jornal é uma ferramenta eficaz de motivação para equipe de vendas.

WALMIRA BLANK
Gosto muito das informações deste jornal.

ALEKSANDRA CONCEIÇÃO SILVA
Gostaria que me enviasse mais histórias de reflexão, parábolas.

LEONARDO MORBI DOMINGUES
Desejo receber o jornal!
Atenciosamente: 

Leonardo

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OBRIGADO A TODOS OS QUE NOS ESCREVEM E NOS PERMITEM ASSIM MOSTRAR 

OS RELACIONAMENTOS QUE ESTAMOS PRODUZINDO...

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AS LEBRES E OS LEÕES

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As lebres discutiam em uma assembléia de que todos os animais deveriam ser iguais. 

 

Os leões então replicaram: - Suas palavras, donas lebres são boas, mas carecem de garras e dentes como nós.

"Aceita que todos temos diferentes qualidades para diferentes circunstâncias!"

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ESOPO - 620 E 560 ac

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 EQUIPE DO SDR

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DESAFIANDO O "POSSÍVEL"
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EXPLORANDO NOVAS OPORTUNIDADES

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SR. PROF. JOSÉ LUIS AMANCIO

Diretor Associado da Consultoria Metis Quality

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"Em tempos de mudança, de nada vale saber a resposta se a pergunta já mudou ! "
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Geralmente temos uma visão muito particular da realidade e do que achamos ser possível. Porém nos últimos 20 anos com o advento ,da Internet ,do uso de novas tecnologias (telefonia Celular, E-mails, Customer Relationship Management, Enterprise Resource Package , Business Intelligence ) e da globalização toda a realidade mudou e os limites de antes foram alterados,expandidos ou eliminados.

A única constante é a mudança e a sociedade está num ritmo de mudança cada vez mais dinâmico, diversas variáveis se alteram tão rapidamente que por vezes não acompanhamos ou entendemos como elas se relacionam criando uma nova realidade.
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Nós temos mapas mentais ou se preferir "roteiros" que se formaram ao longo de nossa vida e nos ajudam a interpretar a realidade ao nosso redor.
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Por exemplo agora ao ler este artigo, você está lendo palavra a palavra numa ordem seqüencial , da forma que você aprendeu , ao passo que uma outra pessoa que tenha um mapa mental diferente pode ler / ver o texto de uma só vez como uma fotografia ( utilizando técnicas de leitura dinâmica).

Entretanto estes mapas mentais são formados pos experiências do passado e se não fizermos periodicamente uma nova leitura cuidadosa da realidade que nos cerca ,tentando interpretar os paradigmas que mudaram atualizando nossos mapas mentais para a nova realidade, podemos estar reagindo a novas questões ou possibilidades com antigas respostas. 

Toda mudança traz consigo uma gama de novas oportunidades, e em tempos de mudanças as pessoas melhor preparadas ou aptas a entender o que mudou e reagir em tempo hábil tem uma vantagem competitiva sobre os demais. ("Existem três tipos de pessoas : As que fazem acontecer, as que vêem acontecer e as que não sabem o que está acontecendo.")

Imagine que com a nova realidade a qual estamos vivendo, ninguém tem 20 anos de experiência em Internet, Comércio Eletrônico ou Eco Turismo no Brasil. Novas áreas de trabalho e fronteiras estão se abrindo e portanto use isto como uma oportunidade a ser explorada, visualizando em qual área de atuação você se sai melhor e depois pesquisando as mudanças ocorridas nesta área e quais os conhecimentos que você tem que adquirir para se tornar apto a enfrentar os novos desafios.

Abaixo você pode encontrar algumas dicas de como rever e atualizar sua percepção da realidade que o cerca e atualizar seu mapa mental:
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1-) FOCO : Mais do que nunca a realidade é por vezes virtual e pessoal, não cometa o erro de generalizar demais os problemas ou soluções, encontre o foco correto para seu questionamento. Lembre-se de ter em mente justamente as variáveis que contam para o seu caso e com base nelas focar na direção dos itens que são importantes para você. 
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2-) METAS: Com base no foco de sua realidade estabeleça as questões e objetivos que são fundamentais para você, e que podem lhe conduzir a um entendimento das suas novas possibilidades. Então trace um plano para lhe ajudar a rever seus limites e explorar eventuais novas oportunidades. Estabeleça pequenos passos para realizar suas metas, assim você terá muito mais o que comemorar, ou caso tenha alguma derrota será apenas uma derrota entre muitas pequenas vitórias. Caso você tenha dúvidas ou não consiga realizar esta tarefa fundamental, peça ajuda a alguém.

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"É melhor alguém que veja a floresta e não apenas a árvore."

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3-) AÇÃO: Lembre-se qualquer possibilidade ou oportunidade de melhoria sem a devida ação será somente um sonho. A ação é a força que irá lhe permitir quebrar o círculo (vicioso ou virtuoso) e poder tentar algo novo e por vezes obtendo resultados muito acima do que você poderia esperar .
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4-) MOTIVAÇÃO: Lembre-se que na grande maratona da vida o mais importante é a ação constante e ininterrupta. E isso somente é possível, quando você encontra motivação para seguir em frente, rumo a próxima etapa. Lembre-se do exemplo da maratonista que mesmo sem forças persistiu motivada até cruzar a linha de chegada em último lugar e desmaiando de exaustão, porém cumprindo a meta pessoal de chegar ao final da corrida .
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5-) "FEEDBACK": Qualquer ação baseada num plano sempre necessita do devido "feedback" para eventuais correções de curso . E justamente com o feedback podemos determinar:

  • Se estamos de atingir objetivos que traçamos, e portanto podemos quantificar o esforço correto ou eventual ajuda a serem empregados.

  • Ou podemos ver as nossas vitórias e sucessos e com isto nos motivar mais ainda.


Boa sorte e muito sucesso !

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SR. PROF. JOSÉ LUIS AMANCIO

José Luis Amancio, 35 anos, é diretor Associado da Consultoria Metis Quality, Economista, Pós-graduado na FGV, com especializações em: Comércio Eletrônico, Logística e Planejamento Empresarial, fluente em inglês e espanhol.

Trabalhando há mais de 17 anos na área administrativo-financeira (inclusive na Inglaterra e Irlanda), atuando como Controller e Diretor de Controladoria de empresas como (Olivetti / Getronics, Renault, Logica Sul América , CPM . .), articulista e colunista de diversos sites, Administrador do Grupo de Profissionais de Finanças da Revista Você S/A na Rede, atualmente é Diretor Associado da Consultoria Empresarial Metis Quality.

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"DICAS E CURIOSIDADES" Nº199 DO WWW.SDR.COM.BR

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CLUBDELVENDEDOR.COM

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.BARCELONA - ESPANHA

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" REPORTAGEM DE COLEGA PARA COLEGA "

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PERGUNTAMOS: - Como é definido o vendedor no Mercado Espanhol ? Quais os requisitos ? Experiência paga mais? Tem que ter os seus clientes? Note book? Materiais de escritório ?

RESPONDEU: - No mercado Espanhol existem dois tipos de perfis de vendedores, as diferenças fundamentais estão na relação contratual entre os profissionais e as empresas:

  • Agentes Comerciais Colegiados, que são profissionais que trabalham por conta própria, se utilizando de suas empresas, para representar comercialmente os produtos e serviços, de uma ou várias empresas e que emitem uma nota fiscal pelas comissões recebidas a cada representada independentemente da outra. O agente comercial colegiado pode atuar como "unicarteira" ou "multicarteira", ou seja que pode utilizar uma carteira comercial ou varias, dependendo das industrias e dos produtos.

  • Vendedor / Assessor Comercial / Gestor Comercial, que trabalha para uma única empresa, estando relacionado a mesma por um contrato de trabalho (funcionário).

AGENTE COMERCIAL: É um profissional consolidado no mercado, que pode exercer suas funções com o sem carteira de clientes,(depende da empresa que represente) e é remunerado exclusivamente por percentuais diretos das vendas que realiza. Estão inscritos no "Colégio de Agentes Comerciais" e pagam uma taxa mensal pelo exercício da Profissão. Este colégio não é uma instituição provada, mas pública, que fiscaliza as atividades destes Profissionais. Utilizam sua própria infra-estrutura e normalmente seu escritório e na residência ou pequenas salsas comerciais. Dispõem de Note book e celulares para a comunicação com suas representadas e são totalmente independentes e com região fechada por contratos.


VENDEDOR OU AGENTE COMERCIAL: Trabalha por comissões e salario fixo e suas funções estão totalmente dirigidas por programas de resultados que a empresa implanta. Os materiais de trabalho são fornecidas pelas empresas contratantes e são administrados por "Gerencias Comerciais".

 

Em ambos os casos a experiência é muito valorizada pelas empresas contratantes, já que as relações comerciais são indicadores de resultados e por manterem um elo de confiança muito forte com soas carteiras comerciais, conseguem maiores resultados e por isso as empresas procuram primeiro estes profissionais mais.

Para finalizar gostaria muito de faze-lo com uma frase muito usada aqui em Barcelona - Espanha e que diz assim...

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Os êxitos nas vendas estão cheios de explicações, os fracassos estão cheios de escusas.
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Un saludo a todos mis colegas del Brasil e cuidense mucho,
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Francesc J. Gómez Martínez 
Vendedor General 

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Tel. 902 181 180 - Fax 933 080 217  -  fjgomez@clubdelvendedor.com - www.clubdelvendedor.com 
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"Deus nos envia os alimentos , o demônio os cozinheiros."

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Thomas Deloney. 
Escritor inglês de baladas, panfletos e histórias breves em prosa que assentou as bases 

da ficção popular inglesa; 1543-1600. 

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A cabra Angorá é originária do distrito de Ankara, Turquia na Ásia Menor, É dócil e fácil de conduzir. Sua principal característica é a produção de pêlo fino (mohair). É um animal pequeno, as fêmeas chegam a pesar 40 quilos e os machos 70. O pêlo da cabra ganhou valor comercial como produto no começo de 1900. A fibra da cabra angorá é firme, lustrosa, sedosa e fácil de tecer. A origem das cabras angorá vem de épocas remotas pré bíblicas nas montanhas do Tibet. O início da produção de mohair se localiza ao redor da cidade de Ankara na Turquia; as melhores lãs procediam da província de Angorá, um nome que ainda persiste. A existência destas cabras na Turquia e arredores não foi muito conhecida na Europa até meados do século XVI.
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Os holandeses foram os primeiros a começar uma indústria de mohair, em seguida vieram os italianos. A demanda para esta fibra de luxo superou a oferta; os turcos estabeleceram uma lei proibindo a exportação desta fibra. Mesmo assim continuou a tecelagem de mohair que chegou na Inglaterra em 1600. A qualidade européia demonstrou ser superior a da turca cuja indústria experimentou uma baixa na produção. A rainha Vitória promoveu a retirada da proibição sobre a fibra bruta e que a crescente demanda quase acabou com a cabra Angorá pura que se cruzou em grande escala. Fracassaram as tentativas de introduzir a cabra Angorá nesta época.
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Em 1838 foram realizadas as primeiras importações para o sul da África; foram enviados 12 machos e uma fêmea e na sua chegada foi descoberto que os astutos otomanos haviam castrado os machos, por sorte a fêmea estava prenha e pariu um cabrito macho. Este macho foi cruzado com raças locais para produzir uma espécie melhor. Em 1856 a África do Sul passou a ser um importante fornecedor de mohair de alta qualidade. Em 1849 novos exemplares da cabra Angorá foram levados da Turqia para um estabelecimento no Texas. O tipo americano produz tufos mais densos ainda que a fibra é mais fina. A cabra de Angorá atualmente se encontra estabelecida na África do Sul, Texas, Turquia, Lesotho e Argentina, com a Austrália e Nova Zelândia que estão se convertendo progressivamente em novos produtores. O mohair é uma fibra rara e de luxo com uma durabilidade excepcional, ainda que segue representando menos de 1% da produção mundial total de fibras naturais. E foi no pequeno povoado de Giengen, Alemanha, onde vivia uma mulher Margarete Steiff que nasce a história que queremos contar...
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Dona Margarette dedicada à costura pois a sua invalidez a impedia de realizar outras atividades, uma tarde, em fins do século passado costurou o primeiro animal de brinquedo: - Um elefante verde. Enquanto que ela e outras costureiras faziam estes brinquedos para as crianças do povoado, seu sobrinho Richard terminava os seus estudos de arte na Universidade de Stuttgart e passava o tempo livre admirando os seus animais favoritos: - os ursos. De volta a Giengen, Richard ingressou para a pequena fábrica de sua tia e em 1902 começaram a fabricar ursos de brinquedo com articulações (extremidades) e cabeças móveis. Além disso decidiram trocar o feltro por mohair (lã da cabra de Angorá) que mesmo sendo mais caro, dava aos ursos mais suavidade e foi o prelúdio da pelúcia, utilizando em longa escala em muitos tipos de diversos bichinhos de brinquedo. 

 

Claro que por seu alto custo, o novo brinquedo teve pouca saída. Mas, Margarette e Richard só precisaram esperar um ano, pois na Feira de Liepzig, um comerciante norte americano de brinquedos fez o pedido: - 3.000 ursos para levar ao seu país. Nos Estados Unidos não se conheciam animais de brinquedo tão reais. Em 1907, em uma vitrine de uma loja de brinquedos de Nova York, o organizador do casamento da filha do presidente Theodore (Ted) Roosevelt, os descobriu e os colocou como decoração na cerimônia. "Como se chamam estes ursos?" - perguntou um dos convidados. "Não sei respondeu o presidente. "É claro - disse outro - se chama Teddy Bear" (Urso Ted). Desde então o nome do presidente Theodore (Ted) Roosevelt ficou emprestado aos ursos e milhões de crianças dormem abraçados ao seu próprio Teddy Bear. 

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PESQUISA, DESIGNE E ADAPTAÇÃO DA EQUIPE DO SDR

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" A ciência não é uma religião. Se o fosse não teríamos problemas para conseguir dinheiro."

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Leon Lederman. 
Físico norte americano que recebeu o prêmio Nobel em 1988 junto a Schwartz e Steinberg 

por suas investigações sobre os neutrinos; 1922-. 

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Como manter bons funcionários?

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Um dos seus melhores funcionários acaba de deixar a empresa para trabalhar no seu concorrente. Você se pergunta: 

  • Por que? 

  • Por que? 

  • Afinal você fez tanto por ele, certo? 

  • Mas será mesmo? 

  • Você tem certeza? 

Ter a manter bons funcionários começa no momento do recrutamento. Use o tempo que for necessário para contratar e assegurar que os seus funcionários sabem o que será esperado deles. 
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COMUNIQUE! Mantenha as pessoas informadas - especialmente as pessoas chaves - sobre o que realmente está acontecendo na empresa. OU MELHOR AINDA, solicite novas idéias quando você estiver a ponto de tomar alguma decisão. 
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Deixe os seus funcionários tomarem decisões. Suporte e incentive os funcionários que cometem erros ocasionais. Celebre o sucesso. 
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Periodicamente, demonstre aos seus funcionários o quanto eles cresceram na empresa. Se você não os lembrar a respeito, eles vão esquecer. Diga a eles o que você espera deles no futuro. Seja realista. 

E ainda: 

1. Contrate apenas pessoas que tenham boas atitudes. 
2. Explique com cuidado o que você espera que esse funcionário faça. 
3. Dê maiores responsabilidades às melhores pessoas. 
4. Dê o seu apoio aos bons funcionários quando eles cometerem erros ocasionais. 
5. Recompense-os financeiramente o máximo que você puder. 
6. Promova-os o mais rápido que puder. 
7. Mande embora aqueles com atitudes ruins. 
8. Invista em treinamento e desenvolvimento de pessoas. 
9. COMUNIQUE TUDO! Nada deve ser secreto. 
10. Mantenha PARA CIMA o seu entusiasmo pela empresa.
 

Se você não cuidar o mais cedo possível desses dez pontos, você pode estar a ponto de perder os seus melhores talentos..

PROF. RICARDO JORDÃO MAGALHÃES
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PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO

BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING
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www.bizrevolution.com.br    -     ricardom@bizrevolution.com.br

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"Cada qual é artífice de seu próprio destino".
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Appio Claudio Ciego. 
Cônsul romano, promotor da Via Appia e considerado o pai da oratória; ss. IV-III a.C.. 

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Em Guanabacoa - La Habana - Cuba, tem uma rua que se chama "Palos Blancos" e pouquíssima gente sabia porque, até um historiador ir fundo nos detalhes e confirmar.... 
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Após a conquista Espanhola, na época da Colonização, havia um caminho onde os negros não podiam andar. Os Pais falavam para seus filhos: - "Não anda nesse caminho que é "Pa los blancos" ou seja em bom espanhol (para los blancos). Daí que esse caminho foi sendo chamado "Palos Blancos" até o historiador traduzir seu significado.

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PESQUISA, ADAPTAÇÃO E DESIGNE DA EQUIPE DE FIDEL

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" CONSTRUINDO A ÉTICA "
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SR. PROF. Marco Aurélio Ferreira Vianna

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PRESIDENTE DO Instituto MVC 

.M. Vianna Costacurta Estratégia e Humanismo

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Se a ética é tão importante, 

por que pessoas que deixam a conduta reta de lado muitas vezes ascendem na empresa?
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Esta é uma pergunta para incendiar a polêmica, e tocar uma ferida aberta de enorme gravidade. Afinal de contas, que temos que ter consciência e maturidade, pois vivemos em um país classificado muitas vezes em péssimos lugares no ranking mundial da corrupção.
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Deixando a reflexão teórica sobre a ética e moralidade para outra matéria eu teria uma rápida e fulminante resposta à questão colocada. Um funcionário aético só sobe em uma determinada empresa em duas condições. 

  • Primeira: a empresa também é aética e seus valores incluem esta postura como qualificação de permanência. No limite moral humano, é evidente que um bom assassino no seio da máfia é reconhecido e recompensado por sua efetividade: cumprir seu papel de "matador de inimigos". 

  • Segunda: em uma empresa ética a única maneira de uma pessoa ascender deixando a conduta reta de lado será esconder por quanto tempo seja possível seus atos amorais do restante da empresa. Se os valores desta organização são bons, não há dúvida que este elemento será eliminado tão logo seja descoberto.

Desta maneira, de novo puxando a maturidade é importante reconhecer que milhares, (seriam milhões?) de pessoas ascendem nas condições estabelecidas. O porquê já ficou respondido! - Talvez uma reflexão complementar importante consista no fato da multiplicidade de ocorrência da falta de ética. Isto vale uma boa reflexão. 

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Por que tanta gente esta no caminho do mal?
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Em uma balança de prós e contra – esta é para botar fogo mesmo – eu tenho dúvida onde o prato é mais pesado: se do lado Bom ou do lado Mau. Se considerarmos todas as posturas de falta de ética sem limite inferior de classificação – corrupção ativa e passiva , caixa II , roubos diretos , compra de fiscais, adulteração contábil, sonegação fiscal, produtos falsificados , importação ilegal e outros nesta mesma linha – minha afirmação passa a ganhar uma razão muito maior; talvez eu não seja tão pessimista assim.

A grande esperança que tenho, fundamentada em fatos reais e evidentes já ocorridos , é que o caminho da ética continue a ser percorrido , de preferência com sua velocidade aumentada. Há sinais claros que os padrões de corrupção e da amoralidade no Brasil vem diminuindo de maneira sensível. Longe do ideal, não vivemos mais o mar de lama que inundou o país por um longo tempo, com seu ápice no período do final da década de 80 e início da década de 90 do século passado. 

 

Ninguém vai se esquecer por um longo período de nossa História que a sociedade civil organizada literalmente expulsou um Presidente acusado de crimes contra a ética. De outro lado, não se pode esquecer que a eterna vigilância da imprensa – e que está cada vez mais eficaz - tem sido uma arma escondida de alto calibre no combate à corrupção. 

 

A Revolução Informática fechando todos os elos das transações comerciais e financeiras e ocupando todos os espaços vai ajudar sobremaneira no caminho do acerto. Certamente a diminuição da impunidade com a consequente condenação e posturas aéticas também servirá como elemento de crescimento positivo neste setor.

Mas, o mais importante de tudo é termos de novo consciência de que lutamos , em verdade contra paradigmas arraigados, herdados de nossa própria história. Ganância, ambição exorbitante, curtoprazismo, as leis de Gerson, e do menor esforço, o egoísmo, fazem parte integrante de nossa cultura.
Infelizmente! 

 

Utilizando erradamente o raciocínio do "os fins justificam o meios" pessoas são levadas ao pretenso caminho mais fácil do roubo, da falcatrua, da corrupção. Os quais, graças a Deus, vão terminar cada vez mais na cadeia.

Finalizando – e é a tese que tenho defendido com fervor – acho de fundamental importância demonstrar que o ético não é necessariamente pobre. Ao contrário do que a maioria absoluta pensa, há uma correlação cada vez maior entre a empresa ética, cidadã, humana, responsável, verde com aquela que tem bons resultados, acima da média do mercado. 

 

Não há necessidade de corromper para ficar rico. Sem utopia, o Ser Humano está descobrindo que ser piloto de máquina registradora, principalmente roubando é muito pouco , diante de todo o potencial que Deus lhe deu.

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SR. PROF. Marco Aurélio Ferreira Vianna

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PRESIDENTE DO Instituto MVC 

.M. Vianna Costacurta Estratégia e Humanismo

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Marco Aurélio Ferreira Vianna - Presidente do Instituto MVC - M. Vianna Costacurta Estratégia e Humanismo. Consultor, desde 1965, em Planejamento Estratégico, Motivação, Energização, Desenvolvimento de Capital Intelectual e Universidades Corporativas. Já atendeu a 890 empresas, em mais de 20 países. Escreveu 32 livros. Ganhou vários prêmios nas áreas de Planejamento Estratégico e Recursos Humanos. Eleito personalidade brasileira de Recursos Humanos, pela ABRH Nacional. Conferencista Internacional, já realizou mais de 50 palestras em cerca de 20 países. Proferiu cerca de 1600 palestras e conferências. Foi professor do EUROFORUM (Espanha), Instituto de renome no campo da educação corporativa na Europa (1999 - 2001). Palestrante convidado em diversas Universidades como FGV, USP, UFRJ - COPPEAD, UNISINOS - RS, e em inúmeros outros. 
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Telefones: 11 3171-1645 / 3285-2438 - 

costacurta@institutomvc.com.br  (Luiz Augusto Costacurta - SP) www.institutomvc.com.br 

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. " A COR DE SUA PERSONALIDADE "

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ENVIADA PELA

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DRA. SILVANA BAUMKARTEN

PSICÓLOGA DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (RS).

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Veja a cor da sua personalidade e o significado a seguir 
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Dia do aniversário

Cores 

23 de Dezembro => 1 de Janeiro VERMELHO 
2 de Janeiro => 11 de Janeiro LARANJA 
12 de Janeiro => 24 de Janeiro  AMARELO
25 de Janeiro => 3 de Fevereiro ROSA 
4 de Fevereiro => 8 de Fevereiro AZUL 
9 de Fevereiro => 18 de Fevereiro VERDE 
19 de Fevereiro => 28 de Fevereiro CASTANHO
1 de Março => 10 de Março  AQUA 
11 de Março => 20 de Março LIMA
21 de Março PRETO 
22 de Março => 31 de Março  PÚRPURA
1 de Abril => 10 de Abril  ÍNDIGO 
11 de Abril => 20 de Abril  PRATA 
21 de Abril => 30 de Abril  BRANCO 
2 de Maio => 14 de Maio AZUL
15 de Maio => 24 de Maio DOURADO 
25 de Maio => 3 de Junho AREIA 
4 de Junho => 13 de Junho CINZA 
14 de Junho => 23 de Junho MARROM
24 de Junho th CINZA 
25 de Junho => 4 de Julho  VERMELHO
5 de Julho => 14 de Julho LARANJA 
15 de Julho => 25 de Julho AMARELO 
26 de Julho => 4 de Agosto ROSA 
5 de Agosto => 13 de Agosto AZUL 
14 de Agosto => 23 de Agosto VERDE 
24 de Agosto => 2 de Setembro CASTANHO 
3 de Setembro => 12 de Setembro AQUA 
13 de Setembro => 22 de Setembro LIMA 
23 de Setembro AZEITONA 
24 de Setembro => 3 de Outubro PÚRPURA 
4 de Outubro => 13 de Outubro ÍNDIGO 
14 de Outubro => 23 de Outubro  PRATA 
24 de Outubro => 11 de Novembro  BRANCO 
12 de Novembro => 21 de Novembro DOURADO 
22 de Novembro => 1 de Dezembro  AREIA 
2 de Dezembro => 11 de Dezembro  CINZA 
12 de Dezembro => 21 de Dezembro MARROM
22 de Dezembro AZUL PETRÓLEO 

 

Cores Significado 
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VERMELHO Tem uma maneira de ser afável. É alegre e despreocupada. Às vezes gosta de implicar mas está sempre apaixonada e... gosta de ser amada. É simpática com as pessoas e gosta dessa maneira de ser. Gosta de pessoas com quem consegue falar facilmente e sente-se bem na sua companhia. 
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LARANJA É responsável pelas suas ações e sabe como lidar com as pessoas. Tem sempre objetivos e é competitiva. No que toca à amizade, tem dificuldade em confiar em alguém, mas assim que trava a amizade certa entrega-se totalmente. 
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AMARELO É doce e inocente. As pessoas confiam em si e lidera as relações. Consegue ter a decisão certa na melhor altura. Está sempre a sonhar com uma relação muito romântica. 
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ROSA Está sempre a dar o melhor de si e gosta de ajudar as pessoas, preocupando-se com elas. Contudo, é difícil sentir-se satisfeita. Tem pensamentos negativos e, tal como nos contos de fadas, aspira por um amor romântico. 
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AZUL Tem uma fraca auto-estima e é bastante irritável. Tem um espírito artístico e gosta de sentir-se apaixonada, mas deixa fugir o amor, pois ama com a cabeça e não com o coração. 
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VERDE Tem trato fácil com as pessoas. Não é propriamente uma pessoa tímida e às vezes magoa os outros com as suas palavras. Gosta de amar e de ter as atenções da pessoas amada. Na maioria das vezes está sozinha, à espera da pessoa ideal. 
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CASTANHO Gosta de ação e esporte. As pessoas têm dificuldade em lidar consigo, mas apaixona-se facilmente. Assim que descobre que não consegue alcançar algo, desiste mas não fica preocupada. 
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AQUA Os seus sentimentos são instáveis e inconstantes. Está sempre sozinha e gosta de viajar. É uma pessoa fiável mas acredita facilmente nas pessoas. Dificilmente encontra a pessoa certa, mas se tal acontece apaixona-se facilmente. Pode sofrer com isso. 
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LIMA É uma pessoa calma, mas facilmente fica com stress. É ciumenta e queixa-se de pequenas coisas. Não consegue dedicar-se às coisas de corpo e alma, mas é uma pessoa capaz e os outros confiam em si. 
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PRETO É uma pessoa corajosa e gosta de desafios. Mas não gosta de mudanças na sua vida. Assim que toma uma decisão, mantém-la durante muito tempo. A sua vida amorosa é também estimulante e, de certo modo, original. 
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PÚRPURA É uma pessoa misteriosa. Nunca é egoísta e interessa-se facilmente pelas coisas. Os seus dias podem ser felizes ou tristes, dependendo do seu estado de espírito. É popular entre os amigos, mas tem por vezes atitudes impensadas e esquece as coisas com facilidade. 
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ÍNDIGO É atraente e ama a sua vida. Sente a vida com intensidade e facilmente se distrai com isto ou aquilo . Quando se chateia com alguém, dificilmente esquece esse momento. 
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PRATA É uma pessoa imaginativa e tímida, mas gosta de novas experiências. Gosta também de propor desafios a si própria. Aprende com facilidade e gosta de atingir tudo o que é difícil. A sua vida amorosa é 
normalmente difícil e confusa. 
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BRANCO Tem sonhos e objetivos concretos na vida. É ciumenta e não reage às contrariedades com muita leveza. É uma pessoa diferente e, por vezes, as pessoas têm-na como um ser superior. 
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DOURADO Sabe muito bem o que está bem e o que está mal. É uma pessoa alegre mas de difícil trato. É para si difícil encontrar quem procura, mas assim que isso acontece não vai conseguir apaixonar-se outra vez durante muito tempo. 
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AREIA Tem um espírito desportivo e competitivo. Não gosta de perder, mas está sempre alegre. É uma pessoal fiável e de trato fácil. Escolhe o amor a dedo e não se apaixona com facilidade. Mas assim que encontra a pessoa certa, fica em estado de graça durante muito tempo. 
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CINZA É uma pessoa atraente e muito ativa. Nunca esconde os sentimentos e exterioriza tudo o que vai dentro de si. Mas às vezes é egoísta. Quer dar nas vistas e não gosta de ser tratada com desigualdade. Consegue melhorar os dias dos outros, pois sabe bem o que dizer na altura certa e tem bom sentido de humor. 
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MARROM É inteligente e sabe o que está certo. Gosta de fazer as coisas à sua maneira, mas por vezes pode causar distúrbios e menosprezar a identidade dos outros. Mas, no que toca ao amor, é uma pessoa paciente. Assim que encontra uma pessoa que gosta é difícil encontrar outra que goste ainda mais. 
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AZEITONA Tem um temperamento quente e despreocupado. Dá-se bem com familiares e amigos. Não gosta de violência e sabe o que está certo. É gentil e alegre. 
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AZUL PETRÓLEO Tem muito cuidado com a aparência. É muito exigente no amor. Faz projetos e arranja soluções à medida e dificilmente comete um erro. Gosta de liderar e faz amizades com facilidade. 

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... " ESTADOS UNIDOS DA GENÉRICA "

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.PROF. RICARDO JORDÃO

.PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO

BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING

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http://www.bizrevolution.com.br         ricardom@bizrevolution.com.br.

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“As pessoas não estão aqui para servir aos negócios. Os negócios é que estão aqui 

para servir as pessoas” Autor desconhecido. 
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Prezado Amigo (a), 

A grande empresa tem muito poder. Se você olhar ao seu redor, você pode ver como a nossa sociedade, cultura e meio ambiente são determinadas todos os dias pela vontade e ambição das grandes empresas. É fato. Presidentes de algumas poucas grandes corporações ganham
400 vezes mais do que os seus funcionários da linha de frente. 

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Nas últimas eleições, quase 50% das 500 maiores empresas do Brasil contribuíram de alguma maneira com todos os principais partidos políticos, fazendo assim “amigos” de ambos os lados. Um pequeno número de grandes empresas quase que controla desde o nosso acesso a notícias e informações até o clima do planeta e o destino do meio-ambiente. 

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A globalização da inversão de valores chegou. Não existe nenhuma dúvida que nós precisamos reverter essa tendência. Existe duas maneiras de se fazer isso. 

  • Uma delas é criar grupos de protestos que jogam pedras, boicotam produtos, destroem propriedades e empregos que de certa maneira foram conquistadas com democracia. 

  • A outra maneira é criar e oferecer serviços que essas grandes corporações não conseguem criar e oferecer. 

.Elas oferecem somente o genérico. Você pode ir muito além! 
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Como Empreendedor, é seu dever e responsabilidade trabalhar todos os dias para que os seus clientes, funcionários e fornecedores não tenham que viver em uma cidade que se pareça com tantas outras pelo mundo. 

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Onde você não tenha que almoçar em um restaurante genérico, ouvir uma música genérica, assistir a um filme genérico, comprar uma roupa genérica em uma loja genérica de um shopping genérico, dirigir um carro genérico e ler revistas genéricas. 
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É seu dever e responsabilidade adicionar Consciência, Profissionalismo, Criatividade e Sensibilidade aos seus negócios. Essa é a melhor e a mais legítima maneira de se combater qualquer tipo de globalização. 
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A grande verdade é que
“O mercado não quer interagir com produtos. O mercado quer interagir com seres humanos”. As empresas que tiveram sensibilidade o suficiente para perceber isso serão bem-sucedidas. 
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Enquanto grandes corporações patriarcais com 3.000 funcionários precisam terceirizar a sua área de contato com clientes porque não podem aumentar o seu quadro de funcionários devido ao fato de já ter 2.700 funcionários batendo cabeça e atrasando os processos, demonstra o quanto de espaço que uma empresa até 300 funcionários tem a ocupar no mercado. 
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"As empresas de sucesso desse século serão aquelas que não terceirizarem a sua área de contato com clientes e levarem muito a sério as relações humanas". 
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Você quer combater as empresas genéricas? Deixe-as resolver o problema das longas filas de atendimento, a falta de pessoas para atender os seus clientes, a falta de poder para resolver problemas, o atraso na entrega de produtos e serviços e as confusões causadas por processos internos através da instalação de softwares maravilhosos que não se integram e programas de qualidade que engessam. 
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Eu acredito que você já deve ter tido experiências com esse tipo de empresa, certo? É fácil reconhecê-las. São aquelas empresas que claramente demonstram um interesse em ter os seus negócios, mas não em manter VOCÊ como cliente. O que levou essas grandes empresas ao sucesso até agora irá levá-las ao fracasso daqui para frente. 
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Seja qual for o tamanho da sua organização, nunca duvide do poder que um pequeno grupo de pessoas tem de mudar o mundo. Toda grande corporação de hoje, foi uma pequena empresa no passado. E vice-versa! 
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Ir além dos genéricos, demonstrar que você se importa com relações humanas e tomar uma
INICIATIVA a respeito... 

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Nada menos que isso interessa. 
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PROF. RICARDO JORDÃO MAGALHÃES
.PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO

BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING

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Ricardo Jordão Magalhães, 34 anos, executivo, palestrante e escritor formado em administração de marketing pela ESPM com extensão em marketing pela Kellogg University nos EUA, possui mais de 12 anos de experiência na indústria de tecnologia em empresas líderes de mercado como Brasoftware e Tech Data Brasil sempre a frente de projetos de marketing inovadores como o Catálogo Brasoftware e as Lojas Brasoftware, além de ser o autor do primeiro web site de comércio eletrônico do Brasil (web site da Brasoftware) em 1996. A frente do marketing da Tech Data é responsável por iniciativas pioneiras como o web site B2B da Tech Data lançado em 1997 - web site vencedor de mais de 15 prêmios nacionais e internacionais -, além de programas de relacionamento, motivação e CRM. Fundador do web site BizRevolution desde 2001 onde procura "Promover idéias que possam ajudar a transformar o país em que vivemos, e de todos aqueles que de alguma forma influenciam a vida de outras pessoas."

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PIADAS DO JORNAL "DICAS DA SEMANA" Nº199 DO WWW.SDR.COM.BR

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PIADAS  DE  COR AZUL = LINDINHAS

PIADAS DE  COR  ROXA = PICANTES

PIADAS DE COR VERMELHO = PAHH

PIADAS DE COR VERDE = ENJÔO!

PIADAS DE COR PRETO = FEIA

Qual o membro mais longo da mulher?

- A vassoura!!

- Por que os homens não pegam a doença da vaca louca?

-Por que esta doença afeta o cérebro.

Um cara é apresentado ante o juiz. Este lhe diz: - Temos uma denúncia por blasfêmia apresentada por um colega de trabalho seu, que acorreu no dia 10 de julho do corrente ano. 

Segundo consta na ata, no dia de marras sendo as 10 horas e 27 minutos, você haveria blasfemado em voz alta e mentando as ditas blasfêmias a Virgem Maria, ao Deus Todo Poderoso, a seu Filho Jesus Cristo e aos Santos Apóstolos.

- Não é verdade Vossa Senhoria. Eu só disse ao meu companheiro: - Mário, estás me atirando chumbo derretido nas costas e isso não me agrada...

Um caminhoneiro vai pela estrada e à distância vê um homem vestido totalmente de roxo, o caminhoneiro vai se aproximando mas este não se afasta, lhe dá sinal de luz mas o cara não se move, assim o motorista dá uma freada e fica a um metro de distância do homem, desce do caminhão e o homem de roxo lhe pergunta:

- Sou o homossexual de roxo, tens algo para comer?

O caminhoneiro fica olhando pro cara por um minuto e lhe diz: - Você é louco ou o quê? Não vês que quase te atropelo?

O caminhoneiro sobe no caminhão e segue pela mesma estrada depois de uns quilômetros rodados volta a ver outro homem vestido totalmente de branco e também parado no meio da estrada. Outra vez começa a dar sinal de luz e este também não se afasta, dá outra freada brusca e fica muito perto do homem, desce do caminhão e o homem de branco lhe diz: - Sou o gay de branco. Tens algo para tomar?

- Será possível com os veados? Não vês que quase te atropelo? Vai a encher a outro lado, otário!

O caminhoneiro sobe outra vez no caminhão e prossegue o seu caminho, quando a uma certa distância volta a ver outro homem, agora todo de azul. E outra vez lhe dá sinal de luz e nada, não se afasta, para à dez centímetros de distância do cara, desce do caminhão já furioso e diz: - Vamos lá, seu puto de azul que merda queres tu agora seu filho da puta?

- Para começar, carteira de motorista e propriedade do veículo...

Um velhinho vai ver o médico se queixando de sua impotência.

- Ha doutor, o que posso fazer para combater a minha impotência?

O doutor ao vê-lo tão acabado e para se livrar logo dele lhe diz: - Olhe vovô, se quer ter boas ereções coma muito pão.

Assim o velho entra na primeira padaria que encontra e pede 5 quilos de pão.

A vendedora estranha o pedido e lhe pergunta: - Que bom, são tantos assim na sua família?

- Não filha, eu vivo só.

- Então vai organizar alguma reunião?

- Não filha, para nada.

- Perdoe então a minha curiosidade, vovô, mas para quem que compra tanto pão?

- Pois é só para mim.

- Mas vovô se é só para você é muito pão, vai acabar ficando duro!

- Ah sua tarada, tu também sabias?

Um cara vai dormir com a sua mulher, a meia noite abre os olhos e vê São Pedro e lhe pergunta: - O que aconteceu?  Onde estou?

- Você acaba de morrer enquanto dormia.

- Deve ser algum engano!!!

- Deixa-me ver a lista. Ui, tem razão você só morre daqui a vinte anos.

- São Pedro, tenho que voltar.

- Pode faze-lo, mas como uma aranha.

- Nãão!!! por favor não São Pedro!!

- Não há outro remédio, só pode ser como aranha o ficas aqui definitivo. 

Mas pensando bem, viver em um cantinho durante os próximos 20 anos que lhe restam de vida, sem que ninguém o incomode, deve ótimo né?.

- Bom, que mais me resta, que posso fazer...

O cara aceita e é enviado para a Terra em sua nova forma de aranha e chega em um dos cômodos da casa.

- Que feio é isto daqui de cima São Pedroo!

- Lembra que para fazer teias de aranha tens que fazer o máximo de força possível. Bem, que te acompanhe a boa sorte e São Pedro sai de cena.

- Aqui estou, vou testar este negócio de teia de aranha, vamos ver!! Hmm, força!! sai teia de aranha!!! Vamos ver agora uma de um metro!!!!mmmmmmm força !!!!!!!Que bom saiu um metro!!!Já estou gostando disto!!!Vamos ver outro metro!!!!mmmmmmm mais força puxammmmm !!!!!!!Siiiim, mais um metro!!! Siiiiiiim!!!!!Nisso sente uma forte sacudida e escuta a voz da mulher que lhe diz: - Jorge, acorda  que estás bosteando na cama, sua besta!!!

Qual o apelido de Michael Jackson?...
Dálmata, porque é branco com bolinhas pretas.

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" GERENTES OU LÍDERES DE EQUIPES DE VENDAS "

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NASCEM FEITOS OU É PRECISO FORMA-LOS?

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PROF. LUIS VIEGAS
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CONSULTOR

WORKSHOP CONSULTORIAS E TREINAMENTO

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Como foi dito, a afirmação de que – o bom líder nasce feito –transformou-se em um paradigma que precisa ser analisado com profundidade. Não podemos prescindir das habilidades inatas de influenciar e relacionar-se com pessoas, da mesma forma que não podemos ignorar que o cantor lírico ou o astro de futebol nascem com os predicados para exercer seus dons.


Mas a aptidão, por si só não, não é suficiente para garantir o sucesso. Por detrás dele existe toda uma bagagem de conhecimento e experiência adquirida obstinadamente ao longo do tempo a quem, mais do que ao dom, dever-se-á creditar o sucesso alcançado.

  • Seria o Pavaroti, o tenor que é, se não tivesse estudado, ao longo de toda a vida, teoria musical e técnicas de impostação de voz?

  • E o Pelé, teria sido quem foi, se acomodado na capacidade natural de jogar futebol tivesse relegado os treinos táticos e técnicos bem como o condicionamento físico?

  • Por certo o talento inato não teria sido suficiente para guindar tais celebridades ao mais alto degrau do estrelato internacional, seria? .

A situação não é nada diferente quando falamos em gerentes de equipes de vendas. O que se vê na prática são vendedores vitoriosos serem promovidos, com muito mérito, ao cargo de gerentes de equipe.
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Até aí nada contra. Afinal não dizem, por aí, que para vender é preciso ter nascido vendedor? Se eles nasceram com esse dom nada mais justo e natural que vençam na carreira que abraçaram.  Mas aí vem o questionamento: 

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Por acaso, o dom inato de vender, traz embutido o conhecimento da arte 

de persuadir e motivar pessoas?

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Com certeza não!

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Esse conhecimento precisa e deve ser desenvolvido, especialmente em uma era de mudanças rápidas e profundas em que o grau de exigência dos subordinados cresce em relação à qualidade dos líderes. Paralelamente ao aprendizado de técnicas de vendas e negociação, características e benefícios dos produtos, finanças, planejamentos estratégicos, etc., é imprescindível dotar o gerente com conhecimentos relativos à ciência do comportamento. 


J.B.Kassarjian do instituto Internacional de Desenvolvimento de Gestão em de Lausanne – Suíça, vai um pouco mais longe. - “O paradoxo de liderar a mudança é que a tarefa do líder pode ser menos dramática, mas é certamente mais difícil em insights e sutilezas.”


O que ele quer dizer com insights e sutilezas? - Com certeza Kassarjian faz menção a características que o líder moderno precisa desenvolver, tais como um certo grau de sensibilidade e intuição. 

 

Dave Ulrich, professor de administração da Escola de Negócios da Universidade de Michigan, considerado pela revista Business Week como o maior educador sobre recursos humanos nos Estados Unidos, reforça este ponto de vista com a seguinte afirmação: 

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“Os líderes do futuro serão conhecidos mais pelo que entregam do que pelo que dizem, mais pelo que moldam do que pelo que controlam, mais pelas intenções que criam do que pelos resultados.”


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PROF. LUIS VIEGAS
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CONSULTOR

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Luis Viegas - Administrador de empresas, pós-graduado em Marketing. Especializado em Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal, com diversos cursos nos Estados Unidos e Europa. Exerceu a função de executivo em empresas nacionais e multinacionais. Consultor de Marketing no projeto NIDO/FIESP/SEBRAE direcionado para orientação à pequena e média empresa. Instrutor de Cursos coordenados pelo Desempi/Fiesp. Debatedor de áudios de treinamento. Autor da Coleção de áudio: “As Vendas estão Caindo! E agora?”. Palestrante Motivacional. Autor de artigos sobre Marketing, vendas e comportamento.

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WORKSHOP CONSULTORIAS E TREINAMENTO

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A Workshop tem o objetivo de ajudar os seus clientes a procurarem caminhos que os levem a aumentar a lucratividade e produtividade, sem esquecer que tudo isso só será possível através do comprometimento dos seus profissionais e colaboradores. 
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Rua Adib Auada 41 - Centro Empresarial Granja Viana - Cep: 06710-700

Cotia (SP) - Tel: 11 4612-6054 ou 3871-3124  fax: 11 4612-6056 

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FUTURO - TENDÊNCIAS   IDÉIAS - PENSAMENTOS

JORNAL DICAS DA SEMANA Nº199

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DANIEL CESTAU LIZ

CONSULTOR

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MÉXICO DF - MÉXICO

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" REPORTAGEM DE COLEGA PARA COLEGA "

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PERGUNTAMOS: - "Como está posicionado o Gerente Comercial hoje em México e outros países Latinos? Qual é sua função com a chegada das últimas tecnologias como o web comerce e o achatamento das vendas pelas recessões globais?

RESPONDEU: - Estimados Colegas, antes de mais nada, vale a pena fazer uma composição do lugar. México é o "MERCADO" de latino América (seguido pelo Brasil), sendo hoje a 8ª economia do mundo. E as tendências marcam claro que México continuará a crescer nos próximos 4 anos.

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Até pouco tempo atrás, as empresa aqui no México despachavam, quero dizer que não faziam esforços pro-ativos para vender. Ofereciam seus produtos e os clientes os compravam sem colocar em dúvida a oferta. Por outro lado México vinha de viver uma de suas crises históricas e mais graves: - "A Tequila", o que fazia que na empresa as verdadeiras "Estrelas" fossem as Diretorias e Gerencias de finanças, que sabiam como movimentar o dinheiro para gerar melhores dividendos. As vendas incrivelmente não eram o foco ou a prioridade.

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Na atualidade o mercado Mexicano está equilibrado economicamente, mas o mundo todo está passando por crises constantes e cada vez mais duras, o que obriga as empresas a estarem saindo para a venda agressiva e fundamentalmente a desenvolver estratégias de comercialização de última geração, tendo em conta que as mudanças que tem se produzido nos clientes (mais especializados, mais exigentes, mais voláteis). É neste ponto que cresce e se agiganta a figura do "Gerente Comercial".

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O e-commerce ajuda, mas hoje está longe de ser tudo para as empresas. São poucas as empresas no México que vivem das vendas em Internet (ainda) e mínimas se pensamos nas categorias de "média e pequenas empresas" (onde em México temos 3.000.000).

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Considero sim, que a cada dia que passa, o "Gerente Comercial", tem mais ferramentas de tecnologia a sua disposição, das quais pode ser valer para ser mais contundente com seus objetivos. Por citar alguns: - 

  • Sistemas de CRM, 

  • Contact Centers, 

  • Sistemas de automatização de forças de vendas, 

Entre outros, que vem para ajudar e jogar junto, sempre e quando o "Gerente Comercial" se mantenha de cabeça aberta,  reciclando, aprendendo e rasgando em mil pedaços os paradigmas que aprendeu no passado. 

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Em base a minha experiência, isto não varia em outros países de Latino América, como Dominicana, Chile, Perú, Guatemala, Costa Rica, mas sim se torna mais complicado em países como Argentina, Venezuela e Uruguai, onde a problemática que trazem estes mercados, não compensa e nem permite, investir recursos em novas ferramentas. Tem mercados que quase desaparecidos estão, e a única estratégia  (além de esperar a re-inserção e reativação no mundo), que resta para os que tem produtos e serviços que o permitam, é sair a buscar novos mercados, aproveitando a vantagem estratégica (momentânea) de uma moeda desvalorizada.

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Um grande abraço a todos, desde México e contando os dias para estarmos juntos novamente,
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Daniel Cestau Liz

P.Hd em Marketing

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ESCREVENDO DESDE México DF - México

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danielcl@cablevision.net.mx   -  http://www.danielcestauliz.com

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A essência da Liberdade

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Quando eu vivia num dos campos de concentração da Alemanha nazista, pude observar que alguns dos prisioneiros andavam de barraca em barraca, consolando outros, distribuindo suas últimas fatias de pão.

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Podem ter sido poucos, mas me ensinaram uma lição que jamais esqueci: tudo pode ser tirado a pessoa, menos a última de suas liberdades...- "Escolher de que maneira vai agir diante das circunstâncias do seu destino".

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Viktor E. Frankl.

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A HISTÓRIA DO whisky

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A palavra "whisky" vem de "uisge", que é uma forma abreviada de "uisge beatha", gaélico para "água da 
vida". Antes do século XIIIV os escritores o definiam como "usquebaugh"' ou aqua vitae. A produção de uísque na Escócia provém de várias tradições que foram introduzidas por São Patrício da Irlanda no século IV ac., e a destilação era feita por indígenas nas terras altas, segundo o relato que a história traz, mesmo que sejam eles muitos vagos. Foram achados documentos sobre a destilação na Escócia que remontam ao século XV, nos "Royal Exchequer Rolls" (Registro do Tesouro Público) que datam de 1.494 e descrevem a venda de 500 Kg de malte para um Frade de nome John Corr "para produzir a aqua vitae".

Ou seja que nos seus começos, sua produção estava ligada aos monastérios, que usavam o licor produzido com ervas e especiarias, para fins medicinais, por isso era conhecido pelo nome de "aqua vitae". Em 1.505 o "Guild of Surgeon Barbers" (Clube de Barbeiros e Cirurgiões) obteve o direito exclusivo da destilação em Edimburgo. Pela Escócia estar cheia de lagos, enseadas, altas montanhas e sofrer chuva freqüente, o uso moderado de bebidas alcoólicas tem sido considerado refrescante e até certo ponto necessário. Havia poucas destilarias profissionais nos séculos XVII e XVIII, e até 1.820 a destilação era uma atividade quase doméstica. Fabricavam a sua própria bebida na maioria das granjas rurais de terras altas em seu alambiques privados "uisage beatha".
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Era muito importante para a economia rural, já que desta maneira a cevada que sobrava após a destilação, era dada para o gado como alimento de muita importância. O uísque não era utilizado só para o consumo caseiro, também como uma moeda líquida de grande valor. Era muito importante para uma sociedade de pessoas pobres das terras altas, onde o clima inclemente de um país do norte, era muito impiedoso. A produção de uísque de malte era uma extensão do ano agrícola. A época começava em agosto ou setembro, quando haviam terminado a colheita de cevada e continuava durante o inverno até final de abril. Muitos trabalhadores das destilarias se dedicavam a cortar a turfa para a estação seguinte, mas parava a produção durante o verão, chamada "a época silenciosa". 
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O whisky é feito só com os ingredientes escoceses mais elementares: - "água e cevada" (normalmente malteada com turfa). O amadurecimento depende muito do clima marítimo e norte. Inclusive o whisky é o sangue da Escócia: "histórica, social e economicamente". "O wisky e a liberdade andam juntos" escreveu Robert Burns, o poeta nacional da Escócia. É a bebida da chegada e da despedida, e muito mais entre os dois. Se celebram os nascimentos, os hóspedes da casa, com uma dose. Na época quando era muito difícil viajar grandes distâncias, sempre se tinha uma jarra de uísque à mão para qualquer comerciante ambulante. Contratos de negócios eram selados com uísque. Todos os tipos de enfermidades eram tratados com uma dose, desde a mudança de dentes das crianças, até gripes e resfriados (e a famosa doença que mata - "a dor de cotovelo"). Se oferecia para os hóspedes um "deoch an doruis", "uma para o caminho" quando partiam. Os velórios eram celebrados com grandes quantidades de uísque. (era muito comum depois de alguns doses, se esquecerem de quem era o morto.)
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Mas o que impressiona e assombra são os dados que o whisky representa para o Reino Unido, onde deixa claro que é vital este produto para a economia Inglesa: -  É uma das exportações mais importantes, ganha mais de £2.3 bilhões (R$:) - superando a maior parte da indústria de comida e bebida no Reino Unido, que contribui com  £1.9 bilhões ( )para a balança comercial.  E hoje depois de ver estes dados que podemos entender o "porque" do "Striding Man", com seu singular chapéu de aba e bastão, figura de marca criada há quase 90 anos por um singular caricaturista da época, John Browne, a pedido de Alexander Walker, neto de John Walker, fundador da companhia, que desejava uma imagem que evocasse a memória de seu avô transmitindo por sua vez uma sensação de "progresso e e força de espírito".
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Há mais de 170 anos John Walker se propôs o objetivo de misturar o uísque escocês perfeito, um whisky cujo sabor e intensidade não tiveram igual. - Apresentado em 1909 por Sir Alexandre Walker baseando-se no êxito do Old Highland Whisky de seu avô, "Johnnie Walker Red Label" foi a primeira marca realmente global de whisky escocês, vendido em mais de 120 mercados mundiais ao finalizar a 1ª Guerra Mundial. - Johnnie Walker Red Label, é o uísque escocês mais popular e consumido no mundo e hoje está disponível em mais de 200 países e vende mais de 10 milhões da caixas de 9 litros ao ano. E mesmo tendo irmãos de 12 e 18 anos sublimes, não tem deixado de ganhar prêmios que reconhecem a sua excelência, como medalha de Ouro e Grande Ouro na seleção de "Le Monde", categoria de "Whiskies Blends" no Concurso Internacional de Vinhos e Espirituosos. (E no jornal não temos um puto representante deles.)
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A marca Johnnie Walker é propriedade de Diageo, formada como resultado da fusão de GrandMet e Guinness. Diageo conta com uma força de trabalho de 85.000 funcionários em todo o mundo. Além de Johnnie Walker, a a Diageo tem as marcas Smirnoff, J & B, Gordon´s, Pillsbury e Burger King. Mas indo de encontro à história, podemos dizer que John Walker começou o seu negócio em 1820. Seu neto, Alexander Walker, herdou as habilidades de seu avô para o Blending (mistura), assim como suas preferências de gosto. Estabeleceu o seu negócio em Kilmarnock no oeste da Escócia, os whisky de malte e de grão eram engarrafados separados e quase não existia mercado fora da Escócia. Durante o resto do século o whisky escocês ganhou fama internacional. A base desta revolução era a arte da mistura (blending) em que John Walker era um dos pioneiros. Os Whiskys de malte, são iguais ao vinho, podem variar de um ano para outro, e a meta para John era conseguir um sabor constante na mistura e uma qualidade uniforme, ano após ano. No entanto quando os seus experimentos chegaram ao fim, descobriu que através do blending, podia conseguir uma profundidade incansável no sabor dos maltes o que tornava a "aqua vitae", única no mundo em seu sabor.

Os whiskies favoritos de John eram os da ilha de Islay. Estes eram poderosos em caráter e sabor. A intensidade e riqueza do whisky blend resultante das misturas, refletia a sua preferência pessoal. Seu neto Alexander continuou a tradição para criar blending poderosos, sua filosofia era, segundo as suas próprias palavras, "fazer nosso uísque de uma qualidade tão superior que ninguém no mercado chegará a nos fazer frente". Dizem os amantes e cultuadores da bebida, que os whisky blend, assim como as pessoas, tem caracteres individuais. Alguns são suaves e brilhantes por si só, mas podem ter falta de caráter, e tem outros que tem força, mas que não chegam a alcançar o grande público. Um whisky blend com caráter, é como uma pessoa, deve ser interessante para despertar o interesse por conhece-lo. Se tudo está dito no começo, não ficará nada mais para dizer!

  • Cebada - Era chamada de 'bere' no passado. Hoje so se cultiva "bere" nas ilhas de Orkney. Para a fabricação de whisky se preferem as cebadas modernas, que contém mais amido e tem baixo teor de proteínas.

  • MALTEADO - Para transformar o amido em açucares, a cebada se coloca em água e mais tarde se deixa germinar.

  • PRENSADO - Quando está pronto se mói e a farinha resultante se lhe dá o nome de "grist".

  • FERMENTAÇÃO - Após colocar o malte moído ("grist"), em una caldeira circular de molho, o "mash tun" se mistura com água quente, para provocar as enzimas do malte a transformar o amido em açúcar, por reação química. O líquido resultante é conhecido como "wort". Ele se bombeia em tonéis grandes onde se agrega levedo. Uma fermentação forte, transforma o açúcar em álcool e o liquido que resulta se conhece como "wash" o wort fermentado.

  • O Destilado - O "wash" o wort fermentado é fervido no primeiro alambique e condensado em uma forma chamada "low wines", que se destila por segunda vez em outro alambique e de ali, se recolhe um vapor de álcool que com o tempo chegará a ser whisky. 

  • A maturação - O álcool que se tira finalmente do alambique é de uma cor clara que nem vodka. Não pode por força de lei Inglesa, se chamado whisky, ate que não tenha madurado em barris de roble por três anos no mínimo. Neste tempo de maturação, o whisky experimenta um período lento de refinamento, onde descansa e alcança sua qualidade conhecida em cada marca. 

  • A riqueza etílica - O whisky sai do alambique com graduação alcoólica entre 60 e 70% e antes de ser levado aos barris, deve ser emparelhado exatamente aos 65% em todo o lote. Nessa maturação que a maioria dos "single malts" ou whisky de malta puros, se reduzem outra vez antes de ser engarrafados ate 40% de álcool. 

 

Os whiskies Blends - a meta: - O Master Blender - (mestre de misturas), seleccióna entre 15 y 50 whiskies de malta diferentes y 3 o 4 whiskies de grão. - Cada whisky tem seus anos de envelhecimento próprio, sendo que tem alguns que chegam a 25, por isso é muito importante o master Blender levar em conta isso já que seu sabor pode surpreender o sabor dos demais. Para um blend especial e de bom acabamento, os whiskies devem ser misturados primeiro entre se (malte com malte) e depois (grão com grão), para depois serem misturados todos num blend específico. Após o blend, a bebida deve repousar uns meses para que se produza o casamento entre elas. A consistência do sabor é crucial para o êxito dos whiskies blends. Se sua marca favorita tem um sabor diferente, seguramente a próxima vez, você troque de marca de bebida...

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The Blenders Boom - O "Ato de Espirituosos" de 1860 do governo Britânico permitiu aos Blenders, poderem registrar uma marcam de seus blendings e com isso acresceu e muito a produção do whiskie.
Os victorianos - Na época victoriana entre o ano de 1.870 e o final do século, um punhado de Escoses promoveram seus whiskie em Londres e depois no resto do mundo. Muitos deles ficaram ricos e por resultado foram elevados a nobreza inglesa, pela rainha Victória:

  • "James Buchanan (el blend 'Buchanan' y 'Black & White') llegó a ser Lord Woolavington".

  • "Tommy Dewar ('Dewar's White Label') le hicieron el Barón Dewar de Homestall e seu irmão John, el Lord Forteviot". 

  • "Peter Mackie ('White Horse') le hicieron un Baronet.

  • "Alexander Walker (Johnnie Walker') le concedieron el título de 'Sir'. 

O Vastetrix - A desgraça de uns, o beneficio para outros. O "Vastetrix", era um inseto, que devastou as videiras da França entre 1.860 y 1.880 e significou o desaparecimento do champagne, conhac e brandy. Foi assim diante da falta total por quase 20 anos dessas três bebidas, o whiskie expandiu sem precisar enfrentar resistência ou brigar com ninguém.

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PESQUISA, DESIGNE E ADAPTAÇÃO DA EQUIPE DO SDR

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Jim McCann - CEO da Flowers.com
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Quando você cometer um erro - todos nós cometemos erros -, o importante é se recuperar rápido. Quanto mais rápido você se recuperar, melhor." 

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A qualidade mais importante que um Líder deve ter: 

  • Primeiro é preciso entender que não é possível fazer tudo. Admitir isso irá fazer você se cercar das melhores e mais talentosas pessoas que existe. A partir daí será apenas uma questão de passar a bola para eles e deixá-los correr. 

  • A segunda qualidade mais importante, é a habilidade de criar uma cultura e atmosfera de trabalho que permita todas as pessoas fazerem o seu melhor." 

O melhor treinamento que um Líder pode ter: 

  • Ter experiência no varejo, onde é possível aprender a interagir com clientes, uma habilidade raramente usada pelos CEOs quando eles atingem o topo de uma empresa." 

Qual é a pior característica que um líder pode ter? 

  • "Acreditar que pode fazer tudo, e assim não contratar e não delegar os negócios às melhores pessoas possíveis." 

Como um CEO deveria investir o seu tempo livre ? 

  • Visitando clientes, a comunidade financeira, a mídia, e caminhando por toda a empresa para conversar com o maior número possível de funcionários." 

 

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Celulares são banidos de piscinas
Segunda-feira, 16 de junho de 2003 - 11h58
SÃO PAULO – Os telefones celulares foram banidos de piscinas, vestiários e salões de esportes na Austrália. A medida foi tomada para evitar que fotos inapropriadas sejam feitas com os aparelhos mais recentes – que já chegam com câmeras. A notícia foi publicada no site da BBC. Segundo ela, a medida visa proteger a privacidade de adultos e crianças. A medida já vale para 300 piscinas que fazem parte das Associações Cristãs de Moços (ACM). A Sociedade Real de Salva-vidas da Austrália aconselhou outras 3 mil piscinas públicas a adotar a proibição. Procurado pela BBC, o porta-voz da Nokia pontuou que, se o problema são as câmeras nos celulares, a medida deveria ser estendida para todos os tipos de câmeras. 

 

SPAM DE CELULAR TA VINDO!

O spam atravessou a fronteira do e-mail e chegou aos telefones celulares, transformando-se num crescente pesadelo para os usuários, que têm que pagar por mensagens eletrônicas indesejadas. 
O que ocorre na Internet é tão preocupante que políticos, empresas telefônicas e usuários começaram a agir contra o grupo de companhias que enviam mensagens de texto não solicitadas. 
Um dos exemplos de empresas telefônicas em ação contra spamers acaba de ocorrer no Japão, onde o envio de mensagens de texto por telefones celulares é muito comum. Naquele país, um usuário de celular pode receber até 30 mensagens spam por dia, sendo cobrado por elas. 
A KDDI, uma das principais companhias de telecomunicações e celulares do Japão, anunciou na segunda-feira passada que proibiu 25 empresas de enviar estes textos depois de estas ignorarem sua política sobre spam. É a primeira decisão tomada por uma companhia de telecomunicações japonesa contra spamers, e com certeza não será a última, pois 120 empresas que costumam enviar lixo eletrônico foram advertidas sobre suas atividades. 
Nos Estados Unidos, as empresas de telecomunicações estão elaborando estratégias similares e tentam fazer todo o possível para que os spamers percebam que é melhor não expandir suas atividades aos celulares. or enquanto, elas se comprometeram a devolver o custo das mensagens recebidas (entre US$ 0,02 e US$ 0,10 por mensagem de texto), mas os usuários têm que exigir o pagamento. 

 

Operadoras afiam estratégia de ADSL corporativo 
As operadoras de telefonia fixa estão reforçando seus planos para oferecer acesso à Internet em alta velocidade com tecnologia Asymmetric Digital Subscriber Line (ADSL) para micro e pequenas empresas. 
Segundo dados do Yankee Group, 76% dos assinantes de ADSL no Brasil são domésticos. 
Em termos de receita, no entanto, a participação residencial cai para 63%, enquanto o mercado corporativo sobe para 37%.
Número de usuários de acesso ADSL no Brasil 
Domésticos 581 mil 
Corporativos 183 mil 
Total 764 mil 
Receita do mercado de ADSL no Brasil
Doméstico US$ 128 milhões 
Corporativo US$ 40 milhões 
Total US$ 168 milhões 

 

Bugbear atacou mais de mil bancos em uma semana 
A Network Associates (NAI) passou a classificar o vírus Bugbear.b como de "alto risco", depois de verificar que a ameaça atacou mais de mil bancos ao redor do mundo em apenas uma semana. Este é o primeiro vírus conhecido que se direciona especificamente a instituições financeiras, tentando roubar senhas corporativas. Segundo a NAI, o aumento do risco com o ameaça se deve, principalmente, ao número de ataques registrados em grandes bancos australianos. 

 

Robôs de estimação já podem limpar a casa - IDG Now!
Para os interessados em aliar a alegria de ter um bichinho de estimação com a comodidade de uma casa sempre limpa, fabricantes de eletrodomésticos e eletrônicos como a sueca Electrolux e a alemã Karcher já acharam a solução – os Robovacs – pequenos robôs que aspiram a casa toda de forma automática, com sensores que detectam paredes e objetos em seu caminho. http://idgnow.terra.com.br/idgnow/pcnews/2003/06/0040 

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NUNCA DESANIME

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"Nós não gostamos do som deles e música de guitarra está em franco desaparecimento."

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Decca Recording Co., ao rejeitar os Beatles, em 1962.

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