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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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JORNAL De REPRESENTAÇÃO comercial sdr - EDIÇÃO Nº 200 - 24.03.2003

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SDR - SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO E VENDAS

MIGUEL PEDRO TERRA VELAZCO

EDITOR DO JORNAL SDR

fone: 51 3019 2817.

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PRAS CABEÇAS...

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" AS BELAS E AS FEIAS " .

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Na curva de um rio, uma bela mulher que passeava, foi tentada pelo calor daquela tarde, a se refrescar tomando um banho. Foi tirando suas roupas uma a uma e foi deixando-as na grama até ficar completamente nua, e assim entrou no rio a se refrescar e nadar. 
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Uma coincidência estava para marcar os destinos das pessoas, quando uma mulher feia, sentou na beira do rio e se despiu também para tomar banho. Largou suas roupas na grama e entrou no rio para se refrescar.

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Após se refrescar, esta feia mulher foi se vestindo, sem perceber que estava usando as roupas da mulher bela. Assim quando a bela mulher saiu da água e viu as roupas, se vestiu com elas, sem perceber da troca.

Desde então as pessoas confundem as feias e as belas, por estarem atentos apenas no seu exterior...

AUTOR DESCONHECIDO

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ÍNDICE DAS MATÉRIAS DO JORNAL

..DICA DA SEMANA

..CARTAS DE AGRADECIMENTO

..ARTIGO DO SR. PROF. SÉRGIO VELASCO - "VAREJO: O NOVO PERFIL DA DEMANDA"

..CURIOSIDADES, REPORTAGENS, FRASES E IDÉIAS

..ARTIGO DO PROF. MARCIO MIRANDA -"COMO AUMENTAR SEU PODER DE PERSUASÃO"

..REFLEXÃO DO PRF. MAURÍCIO GOIS- PORQUE OS ELEFANTES JAMAIS SERIAM BONS PROFISSIONAIS

..ARTIGO DO PROF. RICARDO JORDÃO - "FAÇA TODOS SEREM RESPONSÁVEIS POR TODOS"

..PIADAS DA EQUIPE DO SDR

..ARTIGO DO PROF. FERNANDO H. DA SILVEIRA NETO - "CPD: O NOVO DESAFIO"

..HISTÓRIA DAS MARCAS, REPORTAGENS E TENDÊNCIAS DO MERCADO

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" CARTAS DO JORNAL 199"

PAULO FALLEIROS NASCIMENTO FILHO - G.S.D.REPRESENTAÇÕES COMERCIAIS LTDA
Tenho aprendido muito a respeito de vendas e as historias fazem sempre eu pensar o que de bom temos a desfrutar e usar.

ITALO DIOGENES HOLANDA BEZRRA
Tenho ótimas referências a respeito deste jornal o que me motiva a ser mais um assinante.

RARO REPRESENTAÇÕES LTDA
Tenho recebido alguns números do SDR, através de um amigo em São Paulo e fiquei interessada em assinar. Achei tão interessante que já indiquei a um amigo que trabalha em Belo Horizonte.

ROGERIO B OLIVEIRA - KSR ONLINE - PAPÉIS E PRODUTOS GRÁFICOS
Gostaria de receber o Jornal porque acho de suma importância estar cada vez mais informado e seus artigos são excelentes.

RENZO DONADELLA - ITÁLIA.
Vocês romperam com os paradigmas da distância, do conhecimento e do entendimento. Me sinto em casa, mesmo tão longe de São Paulo.

Leio até os links de tanto que gosto do trabalho de vocês. Obrigado, 

MARIA DA C. DOS SANTOS - L F BRAUM REPRESENTAÇÕES LTDA
Gostaria de parabenizar toda equipe deste jornal, pois para mim é muito proveitoso em todos os sentidos. 

JOSENIRA BONILHA MORAES
Julgo o seu jornal de grande valia para o meu tipo de atividades, pois lido com grupo de jovens e suas histórias são muito preciosas 

FABIO ROBERTO MORA 
acredito que o jornal é muito importante para a leitura e o entendimento das pessoas interessadas... Tem assuntos realmente instrutivos na internet e ainda sempre reenvio as dicas o os nº a mim enviado pelo sdr

EBANO REPRESENTAÇOES LTDA
Gostei do objetivo do jornal!
Hoje, temos que estar super bem informados para desenvolvermos nossas tarefas.

ROGERIO G. DE SOUZA - Estratosfera Representações
AS INFORMAÇÕES OFERECIDAS SÃO DE MUITA VALIA EM NOSSO RAMO DE ATIVIDADE.

GEALDO MAROSTICA
MUITO BOM AS DICAS SÃO OBJETIVAS E COMPLETAS.

ANA CLÁUDIA 
Adorei esse site e gostaria de manter sempre em contato com esse tipo de leitura q só nos tem a acrescentar

JABENY SALUSTINO BEZERRA
A EMPRESA VELOZ SEMPRE SUPERA A EMPRESA LENTA. PORTANTO SEJAMOS VELOZ.

ELIZEU OLIVEIRA
Quero receber todas informações do jornal SDR, pois trabalho com vendas.

Neorides Mazutti - Todeschini S A Ind. e Com.
Está maravilhoso!

FRANCISCO - ABAFILM PHOTO IMAGE
Esse jornal é muito legal ...

MARCOS MOREIRA
Interessante...

UM AMIGO
Gostaria que Selmo Balico e Carlos Roberto Gasparini fossem cadastrados para que eles também possa receber as coisas boas do jornal SDR.

PAULO CÉSAR MAGALHÃES
Como estou me escrevendo agora, não tenho muito o que falar, mas se tratando de informações sempre é muito importante para nosso conhecimento.
Gostaria de receber o seu jornal, através de meu E-mail.

MARIA DA GRAÇA DURING
Prezados Senhores:
Tenho o maior interesse em saber por quê alguns setores preocupam-se em proibir o consumo de produtos transgênicos e não fazem nada para proibir a comercialização e o consumo de cigarros, bem mais danoso para a população do que aqueles. 

Muito obrigada!

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COMO DIZEM NOSSOS PROFESSORES, AS CARTAS SÃO AS CERTIFICAÇÕES DO NOSSO DESEMPENHO E REFLETEM A MAIS PURA E SINCERA OPINIÃO, DE QUEM SE SENTE MOTIVADO A FAZE-LO INDUZIDO PELO CARINHO.

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.O ASNO O GALO E O LEÃO

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Estavam um galo e um asno em um pasto quando chegou um leão faminto. E o leão já estava pronto para atirar-se em cima do asno, quando o galo, cujo canto dizem que aterroriza os leões, cantou fortemente, fazendo o leão correr tão rápido quanto pode.

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O asno ao ver o impacto que um simples canto de galo realizava, se encheu de coragem para atacar o leão com este propósito. - Não havia corrido uma grande distância o leão se voltou, o atacou e o deixou em pedaços.
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"Tem sempre em mente que as qualidades do teu próximo, não são necessariamente iguais as tuas!"

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ESOPO - 620 E 560 ac

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" VAREJO:  O NOVO PERFIL DA DEMANDA "
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SR. PROF. SÉRGIO DUARTE VELASCO

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VICE - PRESIDENTE 
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Instituto MVC  M. Vianna Costacurta Estratégia e Humanismo

 


Quando a criança de hoje chegar ao mercado consumidor, daqui a uns 10 ou 15 anos,o que terá mudado no varejo e na distribuição?

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Na visão de renomados profissionais entrevistados pelo Ameaças & Oportunidades, a evolução da tecnologia de varejo será o motor das tendências que modificarão este setor dentro deste horizonte de tempo.
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Mantendo o prazer da compra
José Galló, Diretor-Superintendente, das Lojas Renner

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"As crianças e os jovens de hoje têm amplo acesso à Internet, uma das novas maneiras de comprar. Só que novas tecnologias, como essa, não deverão alterar o aspecto lúdico da compra. Eles continuarão indo às lojas experimentar uma roupa, por exemplo, movidos simplesmente pela emoção e fantasia que isto causa. Nada substituirá o ato de tocar a mercadoria no momento da compra.
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O consumidor, principalmente a mulher, terá cada vez mais tempo livre, como conseqüência das mudanças que introduzirão maior autonomia na maneira de realizar o trabalho (trabalho em casa, horário flexível), facilitando a vida das pessoas. O consumo tende, assim, a estar cada vez mais ligado ao lazer. 
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Quanto ao gosto, as previsões são de que os jovens se voltarão para as coisas básicas, simples, práticas, confortáveis."
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Facilidade será o produto mais vendido
Fátima Dias, Diretora da Fator & Desenvolvimento Empresarial

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"A necessidade por personalização que os consumidores demonstram hoje em dia estará sendo atendida em padrões bem mais elevados do que os atuais. Deverá ser possível desenhar e receber em casa produtos como móveis, roupas e carros, de acordo com o gosto de cada um.
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As lojas de departamento deverão estar disputando o mercado com os category killers - grandes lojas especializadas numa mesma categoria de produto. Os shopping centers temáticos crescerão em número e tamanho, tornando-se verdadeiras cidades de consumo à semelhança de um clube.

No entanto, o que mais estará marcando o varejo será o crescimento do mercado de conveniência, ou seja, aquilo que convier ao consumidor final. A falta de tempo e o estresse diário farão com que o produto mais desejado no mundo seja facilidade."
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Lealdade versus preço
Cláudia Quaresma, Diretora de Projetos Temáticos da Rede Globo

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"Uma coisa que acontece hoje, no varejo, do ponto de vista da demanda e que deverá evoluir é a lealdade do consumidor ao do produto. Do lado da oferta, os fabricantes e distribuidores vão ter que estar muito atentos a esta relação.
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O sistema de compras virtual (Internet, TV a cabo, fax) não deverá retirar o papel do varejo tradicional que tenderá, cada vez mais, para os conceitos de conveniência e temática.
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Outra forte tendência do varejo, que já começa a acontecer nos Estados Unidos, são os nichos especializados. Exemplificando: ocorre hoje uma proliferação das pequenas lojas de massagem, oferecendo um serviço, até então bastante caro no país, a preços extremamente razoáveis e com alta qualidade."
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Serviço e sortimento complementar
José Paulo Amaral, Presidente das Lojas Americanas

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"As lojas de departamento deverão ser, em número de lojas e resultados financeiros, uma atividade em declínio ou, no máximo, estável, devido à expansão dos category killers e das lojas especializadas.
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Os supermercados se transformarão em lojas de bairro, de conveniência, enquanto que os hipermercados serão os grandes abastecedores de mantimentos das famílias - em outras palavras, das grandes compras compostas de básicos.
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Todos os varejistas, de alguma forma, deverão tornar possível a alternativa de compras em suas lojas via mídia eletrônica, ou seja, televisão e informática. Value (relação qualidade/preço) estará permanentemente na cabeça do consumidor na tomada de decisão ao comprar."
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Maiores opções de consumo
Luiza Helena Trajano Rodrigues, Superintendente do Magazine Luiza S/A

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"Com uma moeda estável, o preço já não será o grande atrativo, mas sim a qualidade de serviços e produtos. Os shopping centers serão cada vez mais interessantes ao consumidor, devido à segurança, praticidade e lazer. 

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A globalização fará com que as grandes redes de sucesso do mundo estejam presentes em vários países. As lojas de serviços 24 horas e de compras sem sair de casa serão outra nova opção de compra. As lojas virtuais e as ligações em rede também trarão novo redirecionamento ao estilo de vender." 

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SR. PROF. SÉRGIO DUARTE VELASCO
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VICE - PRESIDENTE 
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Instituto MVC  M. Vianna Costacurta Estratégia e Humanismo

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Sérgio Duarte Velasco - Vice - Presidente do Instituto MVC Consultor na Área de Estratégia, Planejamento e Finanças, acumulando a Coordenação Geral e a Vice-Presidência da Área de Pesquisas e Publicações do Instituto MVC – M. Vianna Costacurta Estratégia e Humanismo. Graduado em Telecomunicações pela PUC-RJ, com MBA em Business Administration pela UCLA - Univ. Califórnia. Atuou como Analista de Sistemas da IBM por 2 anos e por 13 anos no Mercado Financeiro, como Sócio-Diretor de Distribuidora de Valores Mobiliários. Autor de artigos publicados no Estado de São Paulo. Autor do livro Futuro: Prepare-se! e do mais recente lançamento Nas Ondas do Futuro. Editor do Site Ameaças e Oportunidades e do e-mail do Triunfo. 
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Telefones: 11 3171-1645 / 3285-2438 - 

costacurta@institutomvc.com.br  (Luiz Augusto Costacurta (SP) - www.institutomvc.com.br 

 

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"DICAS E CURIOSIDADES" Nº200 DO WWW.SDR.COM.BR

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Uma pessoa sonhou que era uma borboleta e, ao despertar, não sabia se era a pessoa que havia sonhado ser uma borboleta ou uma borboleta que agora sonhava ser pessoa.

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Rede de Contatos

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Fazer contatos é uma atividade primária para aqueles responsáveis por trazer vendas para uma empresa. Fazer contatos não é uma simples atividade que valha a pena ser feita, é uma necessidade da sua profissão. 

No próximo evento que você comparecer, seja um evento profissional ou pessoal, não perca tempo parado na "rodinha de amigos". Preste atenção as oportunidades de contato que existem a sua frente e que você pode estar desperdiçando. 

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ENGº Alexandre Gustave Eiffel

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histórias das marcas  -  história dos produtos  -  sala das marcas

Nasceu em 15 de dezembro de 1832 em Dijon, França. Estudou no Licée Royal de Dijon e posteriormente no College Sainte-Barbe em Paris e em 1855 se graduou na Escola das Artes e Manufaturas. Mais tarde trabalhou para uma empresa de ferramentas.

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No ano de 1866 funda a sua própria companhia. Em 1877 constrói uma ponte sobre o rio Duero em Portugal, que estava formado por um único arco de cerca de 160 metros de altura. Seu trabalho combinado com grande destreza e um elegante desenho, tal como se observa no viaduto Garabit da França, que durante um tempo foi a ponte mais alta do mundo.

Foi o Engº. Eiffel quem projetou os planos estruturais de uma das maiores estátuas no mundo e cartão de orgulho do povo Americano: A estátua da Liberdade.  Como e porque os Franceses chegaram a dar esta estátua de presente aos seus irmãos da América, veremos a seguir. Durante uma festa na cidade de Paris em fins de 1865, o escultor Fréderic Auguste Bartholdi e seu anfitrião Edouard-Renee de Laboulaye, conceberam a idéia de que o povo da França deveria presentear aos Governantes dos EUA, com um monumento em ocasião do primeiro centenário da assinatura da Declaração da Independência.

Ainda que os aliados franceses dessa época protestaram pela iniciativa. Mesmo assim, o escultor Frederic-Auguste Bartholdi viajou para os eua para se encontrar com as autoridades e negociar o presentinho.

O monumento que se projetava tinha um custo demasiado elevado, pelo qual se integrou uma União "Franco- Americana" para reunir fundos, de tão caro que era na época. O custo total da estátua, que foi de um milhão de francos, foi coberto em sua totalidade pelo povo francês, nada feliz sem dúvida nenhuma. Enquanto que, os norte americanos desembolsaram os 250 mil dólares necessários para o pedestal.

Em sua mão direita, em posição erguida, a divindade representada na estátua, segura uma tocha iluminada; em sua mão esquerda, a tábua da lei que leva escrito em números romanos a data de 4 de julho de 1776, data da independência.

Estátua da Liberdade - foto da construção da torre em 1860A Estátua da Liberdade foi constituída como monumento nacional em 1924 e esta data está ficada em uma armação de cobre de 2.4 milímetros de espessura, e seu suporte é uma lâmina de ferro desenhada por Alexandre Gustave Eiffel. O processo de sua elaboração requereu a Bartholdi construir um modelo de três metros de altura, a qual aumentou até conseguir uma figura de 11 metros dividida em sessões.

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Cada sessão era posteriormente aumentada e no final todas elas foram colocadas em sua estrutura central. A Estátua da Liberdade mede por volta de 46 metros de altura e pesa 225 toneladas. 

Em 1871 Bartholdi visitou a América buscando inspiração e ajuda. Antes que o seu navio atracasse no porto de Nova York, ele havia acabado os seus primeiros rascunhos para uma estátua colossal de 90 metros de altura.

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A inovação do escultor francês era construir um "carcaça" de finas placas ao redor de uma estrutura de metal robusta, para dar-lhe vida a obra de quase 225 toneladas. A equipe de Bartholdi trabalhou mais de 300 folhas de cobre à mão para terminar a "cabeça". A estrutura interna foi supervisionada por Eiffel.

Grover Cleveland, presidente dos EUA inaugurou a Estátua da Liberdade no porto de Nova York em 28 de outubro de 1886. Doação do povo Francês. Sua estrutura metálica interna foi desenhada pelo engenheiro Gustave Eiffel e assim fundou a gigantesca Estátua da Liberdade iluminando o mundo de Auguste Bartholdi.

Este monumento, símbolo da liberdade, é um presente feito ao 4 de julho de 1776, pelo povo francês aos EUA, em comemoração à aliança feita pelas nações durante a Revolução Norte Americana.

Hoje voando sobre a estátua da Liberdade pode-se observar com assombro os detalhes de acabamento da obra Francesa. Cada detalhe, cada cacho do cabelo na parte superior da cabeça, foi talhado e polido pela equipe de artesãos com o mesmo cuidado que todo o corpo e vestimenta.

No entanto, quando em 1884 Fréderic Auguste Bartholdi terminou de dirigir sua magnífica obra, faltavam ainda nove anos para que se inventasse o aeroplano, ou seja que a dedicação e perfeição do acabamento eram mais que notórios.

Ninguém veria a parte superior da estátua, não era necessário talhar e polir cuidadosamente a parte mais alta do monumento. Só alguém detalhista convicto, crente do trabalho bem realizado decidiria um esforço tão desnecessário.

Pese a devastação que as torres gêmeas de Nova York sofreram no dia 11 de Setembro de 2001, a obra a poucos metros do desastre, a estátua nos segue mostrando a excelência de sua construção.

A "Dama de Ferro", como a chamam os parisienses, recebe anualmente a visita de mais de seis milhões de turistas, que fazem longas filas durante todo o ano para subir aos seus três pisos, que abrigam um elegante restaurante, um cinema que relata a história de sua construção e um pequeno museu de cera, onde figura o Engº. francês Gustave Eiffel, instalado em seu escritório estudando seus planos.

Obra do engenheiro Gustave Eiffel, esta torre tinha no começo permissão para ficar por 20 anos em território parisiense, quando foi inaugurada para a feira de 1889. A Torre Eiffel, tem sido simultaneamente, sede do jornal Le Figaro, observatório, estação meteorológica, telegráfica, oficina postal e pista de patinação em gelo do Circo de Moscou. A Torre Eiffel é propriedade da prefeitura de Paris.

Palavras de Roland Barthes, investigador e escritor, a torre Eiffel é um espetáculo olhado e olhando, edifício inútil mas insubstituível, mundo familiar e símbolo heróico, testemunho de um século e monumento sempre novo, objeto inimitável e sem parar é reproduzida, elemento puro, aberto a todos os tempos, a todas as imagens e a todos os sentidos, metáfora sem freio.

Através da torre, os homens exercem esta grande função do imaginário que é sua liberdade, posto que nenhuma história por mais obscura que seja, tem conseguido tirar dela.

Torre EiffelEsta imponente torre, de 6.300 toneladas de ferro forjado em 18.000 peças, unidas por 2.500.000 arremates, uma altura de 300 m e dependendo da temperatura pode variar em até 15 centímetros.

utilizou 300 trabalhadores por 2 anos (1887-1889), pode balançar no máximo 12 cm com ventos fortes, tem 40 toneladas de pintura e se precisam dar 1652 passos para chegar ao topo.

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A base consiste em quatro enormes arcos que descansam sobre quatro pilares situados nos vértices de um retângulo. A medida que a torre se eleva, os pilares giram para o interior, até unir-se em um só elemento articulado.

Conta com escadas e elevadores em seu percurso. Próximo do extremo da torre situa-se uma estação meteorológica, uma estação de rádio, uma antena de transmissão para televisão e as habitações em que o próprio Eiffel viveu.

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E por falar em tanto ferro, sempre tem um sucateiro louco para meter mão nela e vender os pedacinhos né? LEIAM esta história da torre Eiffel...

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Em 1925, o elegante e mundano vigarista austro-húngaro Victor Lustig, que se fazia chamar "o Conde", conseguiu vender a Torre Eiffel a um negociante de sucata. Aproveitando que a prefeitura da capital estava com problemas financeiros, que impediam inclusive reparar o oxidado monumento, Lustig se instalou na suíte mais elegante do Hotel Crillon, em frente à Praça Concorde, com uma ótima vista da Torre Eiffel.

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Conseguiu folhas timbradas, envelopes e selos da prefeitura de Paris e convocou por escrito os 5 mais importantes comerciantes de sucata da França, para lhes propor um grande negócio que exigia o máximo de discrição. Os interessados foram ao encontro, e Lustig, em meio a canapés e taças de champanhe, lhes revelou que havia sido designado pelas autoridades municipais Parisinas para vender a Torre Eiffel pela melhor melhor proposta.

Nos planos originais do monumento erigido apenas para a exposição mundial de París em 1889, estava decretada a desmontagem da mesma em 1909, pelo que a estafa, soava a verdade. Lustig tinha estudado cuidadosamente a cada um dos empresários, e de antemão tinha decidido quem ganharia a licitação. Seu nome era Andre Poisson, um tipo inseguro empenhado em escalar dentro da sociedade francesa, onde não era visto com bons olhos por seu caráter e por ser novo rico.

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Analisando-o, Lustig chegou à conclusão que Poisson teria a maior ambição e garra para ficar com o contrato já que isto lhe daria o prestígio e a projeção que almejava, e sem sequer abrir os demais envelopes o chamou ao dia seguinte para informar-lhe que como ganhador da licitação, tinha que se apresentar imediatamente no hotel com o monto oferecido.

Quarenta e oito horas depois recebia cinco envelopes fechados com propostas de compra. No dia seguinte convocou o mais banana para lhe comunicar que sua proposta era a que tinha sido aceita. Mas você sabe que nestes casos costuma-se fazer chegar discretamente ao senhor prefeito, uma quantia "correta", em dinheiro vivo, para lhe agradecer seu apoio, disse-lhe Lustig, o que o futuro novo "dono" da Torre aceitou imediatamente.

Um dia depois, o feliz comprador chegou a vê-lo com uma pasta cheia de cédulas e acertou voltar à tarde para assinar a transferência oficial. O falso "Conde" já estava longe, gastando a fortuna ganha com o iludido comprador de sucata da Torre Eiffel... Mas o roubo nunca apareceu neles.

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Poisson, demasiado envergonhado por ter caído num truque tão barato, nunca teve o valor de reportá-lo à polícia. Surpreendido por isto, Lustig concluiu que se o tinha feito uma vez, podia fazê-lo de novo. Regressou a Paris e voltou a enviar envelopes a outro grupo de recicladores, a um dos quais lhe vendou a torre uma segunda vez. Mas desta vez não teve tempo de cobrar o cheque.

Lustig escapou aos EUA, onde continuou praticando a arte do roubo até que finalmente foi capturado por falsificação de moeda e enviado a Alcatraz até o dia de sua morte o nove de Março de 1947. Quando os oficiais do cárcere preenchiam sua certidão de óbito, lhe perguntaram aos colegas de Lustig se sabiam qual tinha sido sua profissão... Os homens se entrolharam e e responderam com um sorriso. O oficial escreveu no documento:

profissão: VENDEDOR

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O newsletter Ideal.

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A grande maioria das empresas usa os seus newsletters para falar dos seus lançamentos de produtos e serviços, novidades, campanhas, promoções, eventos, reorganização da empresa etc, ou seja, 95% dos textos dos newsletters que existem por aí, falam sobre coisas importantes para empresa que o produz, e esquecem de falar sobre o que interessa para os seus clientes. 

A suposta missão de um newsletter é posicionar a empresa como especialista em alguma coisa e conquistar a confiança dos seus clientes. Se o seu newsletter não cumpre essa missão, repense o seu conteúdo
IMEDIATAMENTE ou cancele-o AGORA

Os seus clientes recebem dezenas de revistas, jornais, e-mails e newsletters todos os dias. E eu garanto a você: aqueles newsletters que falam apenas sobre a empresa que o produz,
NÃO SÃO LIDOS! 

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Contrate apenas quem sorri!

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Se você quer ter pessoas que se sairão muito bem na área de Atendimento a Clientes da sua empresa, contrate apenas aqueles que sorriram durante a entrevista. Após a contratação você deve treiná-los dentro dos valores da empresa, mas
SORRIR já deve vir de fábrica.

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" COMO AUMENTAR SEU PODER DE PERSUASSÃO  "

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PROF. MÁRCIO MIRANDA


PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NEGOCIADORES

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Aqui estão 10 dicas para ajudar você a aumentar seu poder de persuasão rapidamente:
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1. Imagem – A imagem que criamos é dividida em três categorias: visual, vocal e verbal. A imagem visual é de longe a mais importante. As pessoas estão condicionadas a avaliarem o que enxergam e formarem uma opinião instantânea. 

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A maneira como nos apresentamos influencia decisivamente uma negociação, uma campanha política e até mesmo uma entrevista em busca de uma nova colocação no mercado de trabalho. Você dá a atenção necessária à sua imagem ou se assusta quando vê uma foto ou vídeo onde você aparece?
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Outro aspecto importante e que deve ser levado em consideração é o entusiasmo que sua voz transmite. Um tom de voz entusiástico e cheio de energia aumenta o nível de retenção de tudo o que for dito por você. 

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Veja o exemplo dos narradores de futebol no rádio comparados com os mesmos profissionais na televisão. Saber se expressar bem vai lhe ajudar a construir sentenças e analogias que tornarão seus argumentos mais interessantes.
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2. Conhecimento – Pessoas que sabem persuadir conhecem muito bem o seu assunto. Elas lêem as revistas técnicas do ramo, comparecem a seminários, congressos e feiras. Normalmente fazem parte de uma associação ou câmara de comércio. Sabem que a busca de conhecimento é um processo contínuo, sem fim. Já reparou como as pessoas ouvem com atenção se elas acreditarem que você domina o tema sobre o qual está falando?
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3. Confiança – As pessoas de sucesso têm uma confiança interna que é resultado de todo o conhecimento acumulado por elas. Não são agressivas ou inconvenientes, não se exibem mas são assertivas e transmitem uma imagem de “pessoas que fazem acontecer”.
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4. Credibilidade – Não faça promessas que não poderão ser cumpridas. Aumente seu poder de persuasão ao cumprir metas, prazos e nunca chegar atrasado a compromissos. Faça aquilo que prometeu, aumentando em muito a sua credibilidade, especialmente hoje em dia, onde as promessas quase nunca se transformam em realidade. 
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5. Comunicação – Para persuadir é fundamental ser bem articulado. A gramática deve ser correta e gírias devem ser evitadas porque minam a força de seus argumentos, “sacou mano”?
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6. Persistência – Os vencedores nunca desistem! Qualquer bom vendedor vai confirmar que as melhores vendas são as mais difíceis de fechar. A resposta natural para tudo que pedimos é “não”, por isso não desista facilmente. Enquanto outros desistem e vão ficando pelo meio do caminho, os vencedores perseveram e terminam atingindo seus objetivos. Você anda desistindo muito facilmente?
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7. Benefícios – As pessoas vão concordar com você se puderem enxergar benefícios para elas ou para as empresas que elas representam. Coloque-se no lugar da pessoas que você está tentando influenciar ou persuadir. Planeje e escolha com critério os benefícios que serão mencionados e a receptividade às suas idéias vai crescer exponencialmente.
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8. Motivação – Os grandes influenciadores criam incentivos para metas e dão prêmios para recompensar o sucesso atingido. Eles lideram pelo exemplo e não somente pelas palavras. Se misturam aos funcionários, convivem com eles e servem de modelo e inspiração. Como os grandes generais da história, e em particular Napoleão Bonaparte e Patton, os líderes demonstram grande carisma e se preocupam com seus comandados, gerando uma dedicação ilimitada por parte deles.
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9. Visibilidade – É preciso sair do escritório e ser conhecido pelo maior número de pessoas possível, especialmente aquelas relacionadas com o seu ramo de atividade. Visite clientes, fornecedores, concorrentes, bancos e faça o seu marketing pessoal também dentro de sua empresa. Se possível escreva artigos ou dê entrevistas para a mídia.
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10. Silêncio – Quando conseguir aquilo que desejava, cale a boca. Mude o assunto ou termine a conversa. Não continue vendendo ou tentando “fazer a cabeça” de seu interlocutor. Ter a paciência e humildade para permanecer calado é uma arma essencial no arsenal do bom influenciador. Descubra o poder do silêncio.
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Estas 10 dicas vão lhe ajudar a influenciar mais e melhor, mas precisam ser constantemente aperfeiçoadas. Que tal começar agora?
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PROF. MÁRCIO MIRANDA

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NEGOCIADORES

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É o presidente da Associação Brasileira de Negociadores e autor de diversos livros e vídeos sobre o tema. Seu livro "Negociando Para Ganhar" já está na quarta edição e é leitura obrigatória quando o tema for negociação. - Negociar bem é uma mistura de arte e ciência. Saber negociar é fundamental para o seu sucesso, tanto profissional quanto pessoal. 

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Iniciou sua carreira, ainda jovem, nos Estados Unidos, onde residiu sete anos e graduou-se em Engenharia Eletrônica, pela Columbia Pacific University na Califórnia. Cursou, também, Marketing e Administração de Empresas na Louisiana State University, University of Houston e University of Wisconsin.

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Workshop Consultoria e Treinamento

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A Workshop tem o objetivo de ajudar os seus clientes a procurarem caminhos que os levem a aumentar a lucratividade e produtividade, sem esquecer que tudo isso só será possível através do comprometimento dos seus profissionais e colaboradores. 
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Rua Adib Auada 41 - Centro Empresarial Granja Viana - Cep: 06710-700

Cotia (SP) - Tel: 11 4612-6054 ou 3871-3124  fax: 11 4612-6056 

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http://www.workshop.com.br  -  julia@workshop.com.br 

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" POR QUE OS ELEFANTES "

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JAMAIS SERIAM BONS PROFISSIONAIS

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SR. PROF. MAURÍCIO GOIS

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Consultor, colunista  E PALESTRANTE

 

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Algumas pessoas com tanto potencial não conseguem vencer profissionalmente. Qual é a razão oculta de você não ter o sucesso que merece? É simples: 

Você pega um elefantinho, bem novinho ainda, e o amarra a enormes correntes ligadas à poderosas estacadas de ferro, fincadas metros no chão. O elefantinho tenta escapar bravamente, fazendo sua forte natureza selvagem espernear de um lado para o outro. 

Mas em vão: as grossas correntes são mais fortes do que ele. Ele, então, desiste. O tempo passa, o elefantinho vai crescendo, vira adulto. Aí sabe o que o domador faz? Acredite se quiser: amarra o elefante ( agora não mais elefantinho ) numa estaca qualquer de madeira ou qualquer coisa mais frágil ainda. 

 

O elefantão, agora, tem a força de muitos homens, mas não sabe disso. Assim que sente mesmo uma frágil corda prendê-lo, ele pára e, submissamente, obedece. As poderosas correntes do passado não existem mais, porém, ele acredita que ainda está preso. As últimas limitações que o elefante tem estão dentro de sua cabeça. Ele foi programado com uma incapacidade treinada para não conhecer o quanto é capaz.

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Bem, agora, pare e pense. Será que o mesmo não está acontecendo com você?

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MORAL DA HISTÓRIA: - Você tem dentro de si um elefante de recursos adormecidos. Mas, por que, então, o sucesso não acontecem na sua vida? Bem, pode ser que, quando você era apenas um “elefantinho potencial”, quem sabe alguém ( pode ter sido seus pais, professores, censores ou um gerente despreparado etc ) amarrou você nas correntes da dúvida, da incerteza, ou nas estacas do medo de vencer ou de alguma frase negativa, do tipo:

  • “você não vai dar certo” 

  • “você só erra”

  • “você não tem o dom para negociar”

  • “ser gerente é padecer no paraíso”

  • “quem nasceu pra tostão não chega a milhão”, etc. 

Você se sentiu limitado diante dos inesgotáveis bloqueadores que lhe colocaram na cabeça. Mas, hoje, você cresceu. As correntes não existem mais fora de você, mas continuam ativas dentro de sua mente.

 

Liberte-se das travas destas idéias de fracasso e desânimo. Decida quebrar agora as correntes imaginárias que o prendem aos Pensamentos e Hábitos da Negatividade predatória. Deus escolheu você no meio de mais de 350 milhões na corrida espermatozóica. 

 

Você tem mais de 144 bilhões de neurônios cruzando informações para vencer. Você é tão especial e fabuloso que Deus para criar o Sol apenas falou, e o Astro Rei apareceu do nada, mas para criar você Ele usou Suas próprias mãos. 

 

O que você está fazendo com o pó que leva o seu nome? Concentre-se agora e destrua a matriz destas estacas que o amarram ao passado ou a um desempenho ruim. Mude seu sentimento para mudar seu pensamento e você terá um comportamento de campeão. Brilhar é fácil. Mas não para elefantes.  

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SR. PROF. MAURICIO GOIS
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Consultor filiado ao IBCO - Instituto Brasileiro de Consultores de Organização desde 1985.Para contatá-lo ligue para ( 19 ) 3865 1597 - Site: www.mauriciogois.com.br - mailto:contato@mauriciogois.com.br  
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Ficou conhecido nacionalmente como autor da obra "
Chefia e Liderança" da IOB-INFORMAÇÕES OBJETIVAS, um best seller na área por quase uma década. É também consagrado colunista e articulista em importantes revistas formadoras de opinião nacional. - Góis vem trabalhando com sucesso nos últimos anos em programas e projetos de desenvolvimento de Vendas, Motivação, Marketing, Atendimento, Negociação, Criatividade, Telemarketing, Teamwork, Competência Emocional e Fidelização de Clientes.
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Graduado pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro. Pós-graduado em Marketing, fez cursos de especialização na American Management Association de New York, EUA e no Canadian Management Center de Toronto, Canadá. - Lecionou na PUCC - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na FBM - Fundação Brasileira de Marketing e na ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil.
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É um profissional de vivência internacional tendo feito trabalhos para o Consulado Brasileiro de Nova York e para o Brazilian Government Trade Bureau, entre outros. Foi professor convidado pela Brown University de Rhode Island, EUA.
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Em Portugal atuou na APPCE -Associação Portuguesa dos Profissionais de Comércio Externo. Em Lisboa foi titular do
PROGRAMA EUROPEU DE FORMAÇÃO DE FORMADORES DE MARKETING pela CNS e foi conferencista no curso de Pós-Graduação de Gestão Empresarial no ISE - Instituto Superior Empresarial, na cidade do Porto, Portugal. - Góis tem participado de entrevistas para órgãos de imprensa em todo o Brasil em jornais e televisões, sendo entrevistado em jornais eletrônicos como Bom Dia Manaus, Bom Dia Pará, Bom Dia Maranhão da Globo e em outras televisões como SBT, Bandeirantes, CNT etc.
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Como empresário ocupou cargos de direção em várias empresas, entre elas, o de presidente da Qualimax - produtos químicos em Portugal. - Entre as diversas conferências que já realizou com
MENÇÃO DE DESTAQUE figuram o II Congresso Brasileiro de Organização, Sistemas e Métodos, realizado pelo Cenadem no Palácio das Convenções do Anhembi e no XXXII Congresso Nacional de Hotelaria, no Centro de Convenções de Salvador, junto com Joelmir Beting.

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... " FAÇA TODOS SEREM RESPONSÁVEIS POR TODOS "

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.PROF. RICARDO JORDÃO

.PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO

BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING

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“Somos todos anjos de uma asa só. 

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Só conseguimos voar quando abraçados uns aos outros ” 

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Prezados Amigos (as), 
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Um verdadeiro líder sabe que todos ganham quando a responsabilidade é distribuída apropriadamente por toda a empresa. Quando Jan Carlzon assumiu a presidência da Linjeflyg em 1981, a empresa estava a beira da falência. Desde os seus primeiros dias a frente da empresa, ele deixou bem claro sobre a necessidade de todos os funcionários assumirem maiores responsabilidades.

Uma semana após assumi-la, ele chamou uma reunião com todos os seus funcionários, e se colocando acima de toda a multidão anunciou, “Essa empresa não está indo bem. Nós estamos perdendo dinheiro, e a única chance de sobrevivermos é se vocês me ajudarem a consertá-la. Vocês precisam chamar a responsabilidade para vocês e dividir as suas idéias e experiências de trabalho com seus colegas. 

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Eu tenho algumas idéias próprias a qual provavelmente vamos utilizar, mas acima de tudo, são vocês que precisam me ajudar, e não o contrário.”  - Naquele momento Carlzon entendia com perfeição o significado do “verdadeiro trabalho de um líder”, entender que “as pessoas que estão em contato direto com os clientes são as pessoas que estão na melhor posição para identificar quais são as reais necessidades". 

O Líder, os Gerentes e os Funcionários da linha de frente de uma empresa são como o Técnico, o Capitão e os Atacantes de um time de futebol. No campo, o treinador é o líder responsável por escolher os melhores jogadores e estabelecer um ambiente que permita a esses jogadores darem o máximo de si durante os jogos. O capitão, como os gerentes de uma empresa, permanece no campo utilizando as melhores jogadas ensaiadas com o time. Porém, serão os indivíduos que estão na linha de frente que irão decidir como ganhar o jogo durante a ação.
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Mas como fazer todos assumirem maiores responsabilidades?

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Resista a tentação de fornecer respostas. Quando você entregar um problema para uma pessoa, não dê sugestões ou idéias sobre como resolvê-lo. O verdadeiro trabalho de um líder é definir o problema a ser resolvido, fazer as perguntas certas, e ajudar as pessoas enquanto estas estão desenvolvendo suas soluções. 
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Crie autoconfiança. Gerentes e profissionais da linha de frente somente conseguirão assumir maiores responsabilidades, modificar o seu comportamento e desenvolver novas habilidades, se o líder ajudá-los a desenvolver a sua autoconfiança. O verdadeiro trabalho de um líder é criar autoconfiança nas pessoas, e fazê-las vibrar em assumir riscos e responsabilidades.

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A pior coisa que pode acontecer a uma empresa é ter pessoas com medo de realizar o seu trabalho por falta de confiança em si mesma. Uma empresa precisa de pessoas que possam pensar e agir com espírito empreendedor. “Os melhores pilotos são aqueles que tem as suas cabeças erguidas e sabem para onde o avião está indo; e não aqueles que tem suas cabeças voltadas para os instrumentos de controle”. 
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Lembre-se que as pessoas precisam se comprometer uma com as outras antes de se comprometer com a estratégia da empresa . É importante monitorar o comprometimento dos seus funcionários com seus colegas de trabalho. Todos precisam confiar no trabalho de todos, em suas habilidades, e na direção desenhada pelo líder. “Toda a empresa deve se movimentar ao som de apenas um coração”. 
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Olhe para diferentes pontos de vistas como algo valioso, e não problemático . O verdadeiro trabalho de um líder é garantir que a solução de um problema virá de um grupo formado por pessoas que possuem diferentes experiências profissionais. 
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Permita as pessoas assumirem riscos e dê suporte a elas quando cometerem erros. As pessoas devem ser encorajadas a assumirem riscos e responsabilidades. Mas precisam ter todo o suporte do líder caso erros sejam cometidos. 
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Selecione as pessoas certas . Contrate pessoas que você considera melhores do que você. Inspire confiança e ofereça Independência. “A unidade de uma equipe é a sua maior vantagem competitiva. Divida-a e ela estará a meio caminho da derrota. Mantenha-a unida e ela estará a meio caminho da vitória. 
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Faça todos serem responsáveis por todos... Nada menos que isso interessa. 
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PROF. RICARDO JORDÃO MAGALHÃES
.PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO

BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING

.http://www.bizrevolution.com.br         ricardom@bizrevolution.com.br.

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Ricardo Jordão Magalhães, 34 anos, executivo, palestrante e escritor formado em administração de marketing pela ESPM com extensão em marketing pela Kellogg University nos EUA, possui mais de 12 anos de experiência na indústria de tecnologia em empresas líderes de mercado como Brasoftware e Tech Data Brasil sempre a frente de projetos de marketing inovadores como o Catálogo Brasoftware e as Lojas Brasoftware, além de ser o autor do primeiro web site de comércio eletrônico do Brasil (web site da Brasoftware) em 1996. A frente do marketing da Tech Data é responsável por iniciativas pioneiras como o web site B2B da Tech Data lançado em 1997 - web site vencedor de mais de 15 prêmios nacionais e internacionais -, além de programas de relacionamento, motivação e CRM. Fundador do web site BizRevolution desde 2001 onde procura "Promover idéias que possam ajudar a transformar o país em que vivemos, e de todos aqueles que de alguma forma influenciam a vida de outras pessoas."

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PIADAS DO JORNAL "DICAS DA SEMANA" Nº200 DO WWW.SDR.COM.BR

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PIADAS  DE  COR AZUL = LINDINHAS

PIADAS DE  COR  ROXA = PICANTES

PIADAS DE COR VERMELHO = PAHH

PIADAS DE COR VERDE = ENJÔO!

PIADAS DE COR PRETO = FEIA

O que o café disse para o açúcar?

Sem você a minha vida seria amarga!!

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Certa vez uma minhoca estava sendo perseguida por um frango, quando chega na casa da centopéia e começa a bater desesperada. 

Quem é? - pergunta a centopéia.

Sou eu, a minhoca por favor me deixa entrar que o frango está me perseguindo e quer me papar!!! 

E a centopéia responde: - Já vou, só vou colocar os sapatos...

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Por que os habitantes daquele país... colocam um tomate na ponta da antena do seu carro? 

"Para escutar salsa!!!!"

Dois bêbados entram em um bar e pedem um litro de whisky. Quando o garçom volta um deles pergunta:

Garçom, se em um caso hipotético nós não tivéssemos dinheiro para pagar a conta, o que nos aconteceria?

Bom, primeiro os encheria de bofetadas, depois de socos, em seguida de pontapés e por último os colocaria para lavar todos os copos do bar e os banheiros.

Pois suspende a garrafa por que aqui é muito caro. No bar da frente só nos dão bofetadas e pontapés...

Em um desses emocionantes debates políticos o mediador pergunta a um candidato: - Candidato, como o senhor começou a sua carreira política?
- Ah, foi logo na infância! - disse o político, orgulhoso - Quando eu estava no primário!
- Me desculpe, senhor candidato! - disse o mediador - Mas começar a carreira no primário é demais! O senhor quer se explicar melhor?
- Pois é... Um dia meu pai me chamou e me disse: - "Filho, a partir de hoje eu vou te dar mil cruzeiros toda vez que você tirar uma nota maior que sete!" 

No dia seguinte eu chamei a professora no canto e falei: -  "Escute, Dona Fulana... O que a senhora acha de ganhar 500 cruzeirinhos de vez em quando?"

Uma mulher entra numa farmácia e pede: - Por favor, quero comprar arsênico.
- Porque a senhora quer comprar esse veneno ?
- Para matar o meu marido!!
- Infelizmente não posso vender veneno para esse fim, diz o farmacêutico.
A moça abre a bolsa, e tira uma fotografia do marido dela trepando com a mulher do farmacêutico.
- Mil desculpas, diz ele! Não sabia que a senhora tinha RECEITA !!!! 

Um sujeito lá no bar, chateadíssimo, na maior depré, quando chega um amigo e pergunta: - O Que você tem, meu velho? Por que essa lata?
Tava agora pouco, numa boa, beliscando aquela gostosona do 3º andar, quando o marido chegou. Ela me levou pra área de serviço, me botou uma roupa de domestica e me mandou ir passando a roupa. O marido mandou a mulher ir no super a comprar café we outras, esperou ela sair e começou a me enrabar! 

E pro cara não desconfiar, fui agüentando firme e dale passar roupa e as lagrimas caindo! 

Até que, quando ele foi mijar, aproveitei pra fugir. Tirei o disfarce de empregada, botei a minha roupa e vim aqui pro bar! Tô PUTO da vida!
E o amigo passa o braço nele e encosta a cabeça consolando-o:- Não fique chateado não, que aquela roupinha toda que você passou, eu quem lavei ontem...

Certa vez uma bela flor vinha chorando pelo jardim e se encontrou com uma bosteada que lhe perguntou: - Que te aconteceu flor?

Estou muito triste, ontem eu era uma formosa flor com grandes pétalas e agora, olha para mim, a chuva acabou comigo.

E a bosteada lhe respondeu; - Olha para mim então, ontem eu era uma deliciosa coxinha de frango e ...

Por que a primeira coisa que os vermes comem dos mortos é a garganta?

Para que quando lhe comam o fiofó não grite!!

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" CPD: O DESAFIO NA ERA DA REENGENHARIA "
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SR. PROF. FERNANDO H. DA SILVEIRA NETO

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CONSULTOR 
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Instituto MVC  M. Vianna Costacurta Estratégia e Humanismo

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O CPD já não é mais o mesmo. Aliás, muitos dos modernos profissionais de informática começaram a trabalhar na era da descentralização e da terceirização, sem que tenham conhecido um CPD nos moldes tradicionais com grandes mainframes.

Mas novos desafios e realidades estão mudando a maneira tradicional de trabalhar desses profissionais. Essa mudança tem sido sentida com mais intensidade nos CPDs tradicionais e naqueles compostos por equipes mais antigas e estáveis, onde o big brother mainframe era estável e inquestionável.
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Que novos desafios são esses?
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A participação ativa dos usuários no desenvolvimento de sistemas. 
Os usuários de hoje não são mais virgens ou neófitos em informática, e a maioria deles dispõe em casa de equipamentos mais potentes e sofisticados do que aqueles que dispomos para a realização de trabalhos em nossas empresas.
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A necessidade de desenvolver habilidades de liderança 
A condução de projetos em que participam equipes multidisciplinares, com variados talentos e habilidades, requer mais do que coordenação, requer liderança dos profissionais de informática para o uso correto e adequado do potencial de cada membro da equipe.
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A necessidade de aprimorara habilidades de consultoria e aconselhamento 
Os usuários de hoje necessitam de consultores capazes de os aconselhar nas suas tomadas de decisão sobre uso de recursos computacionais, ferramentas disponíveis, softwares confiáveis e fornecedores escrupulosos, visto que o mercado hoje está oferecendo milagres demais através do uso do computador.
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a habilidade de conduzir equipes próprias ou terceirizadas 
Já se foi o tempo daquelas equipes imensas, com analistas e programadores de montão, backlog de 3 anos e analistas de suporte e especialistas de bando de dados colocados em pedestal pelos próprios profissionais da área.

Hoje, muitas equipes de informática estão reduzidas a um mínimo essencial para apoio a sistemas estratégicos e ligados ao negócio da empresa, e é comum encontrar gerentes e analistas de negócios tendo que administrar equipes terceirizadas na obtenção de resultados.

a capacitação para apoiar processos de reengenharia em andamento 
Informática é peça fundamental nos programas de reengenharia em andamento em várias empresas, e boa parte dos profissionais da área desconhece o que vem a ser reengenharia ou que participação é esperada deles como apoio aos programas de reengenharia em andamento na empresa.
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Qual o verdadeiro impacto dessas mudanças?
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Acostumados a serem agentes de mudança desde sua origem, os profissionais de Informática começam a perceber que agora é hora de eles mudarem. Seu dilema atual é .... ou desaparecer, e isso está mais do que nunca presente diante dos técnicos e gerentes nos dias de hoje.

E não são mudanças cosméticas, superficiais ou de momento. Trata-se de uma nova atitude que começa desde a infância, passa por um novo relacionamento com os usuários e colaboradores, e vai até o repensar da profissão e forma de atuação.
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Mais, está ocorrendo uma perda de poder, originada entre outras coisas:.

  • Pela transferência para os usuários de equipamentos e gestão de sistemas

  • Pela progressiva capacitação do usuário em computação 

  • Pela grande disponibilidade de soluções prontas disponíveis, que oferecem alternativas e tornam os usuários mais independentes 

  • Pela possibilidade de serem adquiridas soluções externas melhores e a preços mais atraentes do que as desenvolvidas em casa 

E todos sabem que perder poder é algo que a maioria das pessoas não enfrenta com tranqüilidade. Essa perda tem impacto na autoconfiança, na credibilidade e questiona até seus próprios cargos.

Mas existem experiências bem-sucedidas e que merecem nossa atenção, pois sua ousadia e soluções mostram que a informática é peça fundamental e estratégica no desempenho dessas empresas. E que o poder está se manifestando de outra maneira.

É o caso da
AZELÉIA, em Parobé/RS, onde o programa de educação interno da empresa maior que o do próprio município onde a mesma está localizada, oferece 2º grau a todos os funcionários com utilização de computadores nas cadeiras do curso. Já imaginaram que perfil de usuário está surgindo?

É também o caso da
CECRISA, de Criciúma - SC, fabricante e exportador de revestimentos cerâmicos, cuja equipe de informática conta apenas com 4 profissionais. No entanto possui sistemas de venda através de laptops que podem se integrar diretamente aos sistemas de estoques, pedidos e cobrança, e um correio eletrônico excelente interligando centenas de micros existentes nas mesas de cada funcionário, entre outras coisas.

Isso só é possível porque esses gerentes resolveram enfrentar os desafios de que falamos, preparando-se continuamente e ousando na implantação de soluções debatidas com usuários e colaboradores. Adotaram uma postura de condução estratégica do processo de informatização, buscando as melhores soluções onde quer que elas estejam, olhando antes o negócio e a empresa.

Eles mudaram sua forma de trabalhar, tornando a informática mais próxima e mais simples para os usuários, colhendo o fruto desse trabalho junto a esses usuários e certamente junto à alta direção da empresa. Eles estão não só mudando, mas crescendo em suas empresas.
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Então, não é hora de muitos de nossos profissionais de informática fazerem o mesmo?.

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SR. PROF. FERNANDO H. DA SILVEIRA NETO
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CONSULTOR 
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Instituto MVC  M. Vianna Costacurta Estratégia e Humanismo
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Consultor do MVC - Instituto M. Vianna Costacurta Estratégia e Humanismo em Gestão do Tempo e Organização do Trabalho, Reuniões, Gestão de Oportunidades, Excelência de Serviços de Informática e Técnicas de Apresentação. Engenheiro pela PUC-Rio. Mestre em Engenharia de Produção e Métodos pela PUC-Rio. Especialização em Administração do Tempo no Brasil (MVC) e nos EUA (Time Management Center). Professor dos MBAs da FGV Management e dos Departamentos de Informática e Engenharia Industrial da PUC-Rio. Seminários Internacionais em Portugal. Autor dos livros Ganhe Tempo Planejando: Seu Dia Pode Render Mais - 5ª Edição, Outra Reunião? - 4ª edição e O Gerente de Informática: Além do CPD – 2ª edição. Em 2001 foi o quarto consultor do MVC com maior demanda. Está produzindo um programa de E-learning sobre Gestão do Tempo e do Trabalho, disponível no mercado a partir de abril de 2003. (BASE RIO)

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 Telefones: 11 3171-1645 / 3285-2438 - 

costacurta@institutomvc.com.br  (Luiz Augusto Costacurta (SP) - www.institutomvc.com.br 

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FUTURO - TENDÊNCIAS   IDÉIAS - PENSAMENTOS

JORNAL DICAS DA SEMANA Nº200

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DANIEL CESTAU LIZ MARKETING

CONSULTOR

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MÉXICO DF - MÉXICO

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" REPORTAGEM DE COLEGA PARA COLEGA "

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PERGUNTAMOS: - "Como esta o posicionamento dos "Call Center" ou centros de atendimento e relacionamento na América Latina e sobre tudo no México?

RESPONDEU: - Estou muito feliz de estar com vocês novamente e posso lhes dizer que esses levantamentos são muito interessantes e importantes para todos nós, já que influem e muito no relacionamento com os clientes, seja pequenos ou grandes.

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Todos sabemos que avanço da tecnologia da informação e a evolução de processos de negócios estão deixando o antigo "Call Center" fora de serviço. A comunicação tem mudado e portanto quando nosso objetivo é comunicarmos com os clientes, não podemos seguir fazendo o que vínhamos fazendo nos últimos dez anos.

A comunicação que antes era telefônica na vida diária, hoje tem se transformado drasticamente, já que uma grande parte tem se voltado aos e-mails, os messengers, a web, etc. É por isso que os centros telefônicos tem tido que mudar e orientar-se para estes novos canais de contato porque as pessoas de maneira natural tem buscado outras maneiras de comunicar-se com as empresas, seja para agilizar, reduzir custos ou atender melhor o relacionamento.

A esta altura, aqueles que deixam seus centros de atendimento limitados unicamente ao telefone para contatar os seus clientes, em pouco tempo estarão com problemas. É uma realidade que o telefone segue tendo o primeiro lugar na interação com o cliente (também o mais caro), mas a tendência é não ficar nisso e perder o resto das comunicações.

A implementação é vez mais comum nas empresas, de sistemas e estratégias de CRM - Customer Relationship Management com o único objetivo de chegar ao mais sofisticado na Atenção ao Cliente está levando aos antigos call centers a uma rápida evolução e transformação em Centros de Contatos que utilizam por vez, comunicações telefônicas que entram e saem, chat, e-mails e fax, tudo de uma vez só, inclusive trabalhando com diferentes companhias e orientando as comunicações aos tele operadores mais qualificados, estratégias estas que maximizam os custos da estrutura do Contact Center e aumentam a qualidade da Atenção.
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Não se imagina hoje uma empresa que implemente uma estratégia de CRM e não tenha um Contact Center integrado à mesma, já que o que a organização ganha por um lado ,terminaria perdendo por outro. Se deve atender a mesma forma (e ao mesmo tempo) a um cliente que está pedindo um solução por e-mail que a um cliente que está pedindo, a mesma solução por telefone e aqui se encontra a verdadeira vantagem competitiva desta evolução do velho Call Center.
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Em países como a Argentina estão se fazendo grandes inversões em estruturas de Contact Centers orientados à terceirização da campanhas por parte das empresas, muitas destas estrangeiras. A boa capacitação que possuem os tele operadores (em muitos casos ante a necessidade de tele operadores bilíngües) e o baixo custo da hora de trabalho (as vezes menos da metade que nos Estados Unidos e em alguns casos muito menos), fazem com que a Argentina seja hoje um dos mercados mais competitivos neste rubro na América Latina.
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Por questão de custos, a Argentina está hoje em condições de competir por exemplo com a Índia, que é o principal provedor de tele operadores em inglês no mundo. Atualmente existem na Índia aproximadamente 25 Contact Centers que manejam, tecnologia de última geração entificados como "CTI´s" (Computer Telephony Integration) e de 300 a 500 Contact Centers que não se classificam como "CTI´s" mas que operam com altos padrões de Qualidade.
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Algumas empresas que tem investido no desenvolvimento de
Call Contact Centers na India, incluem a GE, Capital, British Airways, Amazon, American Express e E-Funds. A indústria da interação com clientes, incluindo a Call Contact Centers tem gerado na Índia durante o ano de 2002, quase 40.000 empregos. 
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Mesmo com estes números, países latino americanos como a Argentina, poderiam competir fortemente com este mercado já que a Índia, conta com alguns problemas de implementação que não existem hoje no paistais como: constantes cortes de energia, instalações elétricas antiquadas, linhas telefônicas analógicas, inglês falado marcadamente britânico, e não se usam outros idiomas como francês e português.
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À nível mundial o negócio do serviço de ao Cliente gera hoje uns 200 bilhões de dólares em ingressos anuais, e existem atualmente 150.000 Contact Centers no mundo que empregam 3% dos trabalhadores dos EUA e 1,5% da Europa. Na América Latina são 100.000 divididos entre Brasil, Argentina e México, mas o mais importante é que o crescimento atual nestes mercados é de 25% anual, muito mais do que cresce a economia anualmente nos países da América Latina.

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Um grande abraço a todos, desde México e contando os dias para estarmos juntos novamente,
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Daniel Cestau Liz MARKETING

P.Hd em Marketing

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ESCREVENDO DESDE México DF - México

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danielcl@cablevision.net.mx   -  http://www.danielcestauliz.com

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COMO SE ESCREVEU A RECEITA DA ASPIRINA

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Uma das mais importantes substancias para os tratamentos das doenças, era obtido através da casca do salgueiro e tem sido desde tempo imemorial o tratamento contra a febre e a dor. É dizer, um antipirético e analgésico. A partir da Idade Média e até aproximadamente o século XVIII, a casca do salgueiro ficou no esquecimento. Em 1763, quando Edward Stone apresentou um informe na Real Sociedade de Medicina Inglesa, referente as propriedades terapêuticas da casca do salgueiro branco (Salix alba), foi aberta outra oportunidade a este extrato vegetal tão utilizado tempos atrás. Edward destacou seu efeito antipirético por tê-lo administrado com êxito em 50 pacientes que sofriam com a febre.
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As investigações posteriores e modificações da casca do salgueiro deram com o princípio ativo desta planta, que os cientistas chamaram salicina, que serve para para sintetizar o ácido salicílico, e seu processo de aceptilação da lugar ao ácido acetilsalicílico (ASA) puro. 44 anos depois da primeira tentativa de acetilação do ácido salicílico, Félix Hoffmann, um jovem químico da Compania Bayer, conseguiu obter de forma pura e estável o ácido acetilsalicílico (ASA) puro comercializado depois com o nome de Aspirina. Desde então até nossos tempos, Aspirina é vendida em todo o mundo e tem sido de grande utilidade em muitas investigações científicas.
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  • O ácido salicílico substituiu a casca do salgueiro, 

  • A quinina a casca da quina (chinchona)

  • A estricnina a noz vomita 

  • E a morfina o ópio.

Arthur Eichengrün, diretor do grupo de investigação de novos medicamentos da Companhia Bayer em 1896, encarregou a Félix Hoffmann a solução de uma variante do ácido salicílico que reduziria os efeitos secundários do original. Felix, um químico da Bayer de 29 anos,tentava desenvolver uma variante menos tóxica de um analgésico da época que seria a solução "mágica" para una ampla variedade de mal estares. Seu pai, quase prostrado por causa reumatismo crônico, lhe havia pedido que acha-se um medicamento que, a diferença do salicato de sódio, aliviara suas dores sem destruir-lhe o estômago.

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Em 10 de outubro de 1897, Félix Hoffmann informava do procedimento para a obtenção do chamado ácido acetilsalicílico. Seu método de trabalho se centralizou em aperfeiçoar as experiências realizadas, em 1853, pelo francês Charles Frédéric Gerhardt. A investigação de Hoffmann deu ênfases ao produto que era mais estável e puro quimicamente, que o de seu antecessor.
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PESQUISA, DESIGNE E ADAPTAÇÃO DA EQUIPE DO SDR

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O Cliente do Mês.

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Algumas empresas de uma forma ou de outra organizam algum tipo de programa para eleger o "Funcionário do Mês". Agora, o que você acha de criar um programa para eleger o "Cliente do Mês"? 
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Escolha entre os seus clientes, aquele que trouxe mais negócios, foi mais fiel a sua empresa, consistente nas relações comerciais e dê a ele um prêmio de reconhecimento. Não precisa ser necessariamente nenhuma grande viagem para o Caribe etc. Comece por premiar o cliente com um pequeno certificado que demonstra o quanto você reconhece a sua fidelidade. 
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Comece o programa
AGORA e conte para todos os seus clientes. TODOS devem saber que você mensalmente procura pelo "Cliente do Mês"
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Mantenha esse programa por um ano e monitore o volume de negócios que você recebe dos doze clientes premiados.

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FOI UM HACKER!!!

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Hackers estão invadindo sistemas telefônicos corporativos (PBX) para conectar-se anonimamente à internet. Esta é uma tendência crescente identificada pelas autoridades americanas. Conforme notícia publicada no site www.washingtonpost.com , o FBI (Fumando Baseado Intensamente), está conduzindo várias investigações sobre esse fenômeno. Os hackers invadem sistemas telefônicos corporativos e os utilizam para conectar-se, via DDD, a provedores de internet em outras cidades ou países. Assim, eles podem operar anonimamente. 
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Para os provedores, trata-se de uma atividade normal, executada dentro de uma empresa. Segundo o FBI, praticamente não há como rastrear essa ação. Há ainda outro motivo de preocupação. As centrais telefônicas corporativas mais novas estão ligadas às redes de computadores das empresas. Por tanto dê um adeus aos hackers e as prisões deles, porque nunca mais vamos ver os coitadinhos, agora que se ligaram....Tchauuuu 
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NOSSAS HONRAS A QUEM UNICAMENTE POR AMOR AO PRóXIMO, Vai PRESO, CONDENADO PELA JUSTIÇA QUE DEFENDE AOS QUEm NOS ENVENENAM POR DINHEIRO.
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José Bové, porta-voz do sindicato agrário da Confederação Camponesa e figura emblemática do movimento contra transgênicos, foi preso domingo para cumprir pena de dez meses pela destruição de cultivos transgênicos. Bové foi levado para a prisão de Villeneuve-les-Maguelone, perto de Montpellier (sul da França), depois de ser detido ao amanhecer pelos gendarmes (guarda francesa) em sua fazenda de Millau. 
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Os agentes derrubaram a porta da casa de Bové, que não resistiu à detenção, informou seu advogado, François Roux, à imprensa local. José Bové foi condenado em 2001 a seis meses de prisão pela destruição de plantações de arroz geneticamente modificado no departamento de Herault, ao sul do país. A estes seis meses, se somam outros quatro depois da decisão do Tribunal Supremo de Montpellier, em fevereiro passado, de revogar a metade da isenção de complemento de uma pena de oito meses ditada em 1998 por feitos similares. 
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ARGENTINA TERÁ MUSEU EXEMPLAR
Os argentinos partem na frente da América Latina e criam o museu da
"VERGONHA NACIONAL", onde cada Argentino poderá conhecer, saber e entender porque tanta gente morre de fome nesse País. Tomando a frente nossos hermanos estão dando exemplo para os países do 3º mundo e mostrando abertamente a toda a população o que é a dívida externa.

Será a partir dessa inauguração, que já passou a ser um dever patriótico, muito mais ainda que cantar o hino ou se dizer argentino, conhecer "quem" os que tomaram os empréstimos, quanto pagaram de juros, que países que intermediaram os valores e quanto ganha cada país por ano, a custa da fome e da miséria. A idéia de inaugurar o museu partiu da Faculdade de Ciências Econômicas de Buenos Aires, em um intento por acercar a sociedade, todos os aspetos da dívida, de quase
140 bilhões de dólares, que supera a produção de um ano desse castigada nação.

Argentina ao igual que todos os países ainda em desenvolvimento, não conseguem se ver livres desses
grilhões, que causam extremo desastre social e arruínam a economia, colocando multidões a roubar e matar e outros a se trancarem e muitas vezes perderem familiares, vítimas desses roubos e desse caos que traz a miséria. Muitas dessas dívidas foram contraídas em Governos ditatoriais é ilegítimos, e o Povo Argentino entende que não deve honrar mais essas dívidas, que foram tomadas e emprestadas por corruptos de ambos os lados, o que legitimaria nas cortes internacionais, o cancelamento dos compromissos. Até se for o caso muitos desses corruptos e ditadores assassinos, foram empossados ou levados da mão ate a presidência, pelos próprios membros das instituições de credito internacional, interessados em tirar um cascão maior. O museu será aberto em Outubro e terá mostras itinerantes recorrendo todo o País.

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