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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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JORNAL De REPRESENTAÇÃO comercial sdr - EDIÇÃO Nº 237 - 19.12.2003

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SDR - SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO E VENDAS

MIGUEL PEDRO TERRA VELAZCO

EDITOR DO JORNAL SDR

fone: 51 3019 2817.

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FELIZ NATAL E EXCELENTE ANO NOVO

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EDIÇÃO Nº237 - Porto Alegre (RS) Brasil, 19 de dezembro de 2003  

Jornal DE REPRESENTAÇÃO, NEGOCIAÇÃO E VENDAS"

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" LEIA NESTA EDIÇÃO "

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..CARTAS RECEBIDAS E DICA DA SEMANA "TRADIÇÃO"

..ARTIGO DO PROF. DAILTON FELIPINI - "O QUE VOCÊ VAI VENDER NO ANO QUE VEM?"

..CURIOSIDADE, FRASES E IDÉIAS

..ARTIGO DA PROF. FRANCIANE ULAF - "O RISCO DA FALTA DE PLANEJAMENTO"

..HISTÓRIA DA MARCA - "5 QUILÔMETROS DE ESCRITA"

..ARTIGO DO PROF. MÁRCIO MIRANDA - "NETWORK FUNCIONA?"

..PIADAS DA EQUIPE DO SDR

..ARTIGO DO PROF. RICARDO JORDÃO - "TRABALHE ENQUANTO OS OUTROS DORMEM"
..INTERNET, FUTURO E NOTICIAS

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Para onde foram os seus clientes ?

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No último mês as vendas da empresa ficaram 10% abaixo do resultado alcançado 2 meses atrás, e 30% abaixo do resultado alcançado no mesmo período no ano passado. O que aconteceu ? 

  • Alguém levanta a mão e diz: - “As vendas do nosso produto CARRO CHEFE estão 15% menor do que no ano passado”.

  • Outro alguém levanta a mão: - “As vendas dos produtos X estão 40% abaixo do esperado.” 

  • E mais um outro: - “A minha linha de produtos está 25% abaixo em relação a 6 meses atrás.”

Será que é difícil para as pessoas entenderem que a realidade não é ”que a empresa está vendendo menos produtos, mas sim que existe menos clientes comprando da empresa ?"

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Se virassem suas maravilhosas planilhas de cabeça para baixo e passassem a analisar suas vendas do ponto de vista do cliente e não do ponto de vista do produto, iriam perceber que na realidade existe
30% menos clientes comprando o produto X, e 20% menos clientes comprando o produto CARRO CHEFE.
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Quer dizer, não é que a empresa está "
vendendo menos produtos, existe menos clientes comprando da empresa". Esse é o ponto, o número de clientes diminuiu. Eles foram embora, desapareceram, pararam de comprar. 

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E não é uma redução drástica nos preços, ou uma super promoção de vendas, ou uma super maravilhosa campanha publicitária que irá fazê-los retornar.

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dicas da semana 

"CARTAS RECEBIDAS DAS AMIGAS E AMIGOS DO JORNAL N°236"

SEJAM MUITO BEM VINDOS.

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FELIZ NATAL E UM EXCELENTE ANO NOVO

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Equipe do SDR

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Edilene Maria de Oliveira Araújo

Olá equipe do SDR e todos, que assim como eu, sempre estão usufruindo das matérias maravilhosas que vocês nos presenteiam, desejo um Feliz Natal e que em 2004 possamos novamente manter esse contato que nos faz crescer enquanto profissionais e pessoas.
Abraços Pantaneiros,
Edilene - Mato Grosso do Sul

Cristian Iuliano

Prezados Senhores:
Parabéns pela excelente informação apresentada ! ! !

Muito obrigado e continuem assim.
Abraços

DELMIRO VIEIRA DA SILVA FILHO
GOSTARIA DE RECEBER SEMPRE QUE POSSÍVEL, POIS TENHO LIDO VÁRIAS MATÉRIAS DE VOCÊS E FIQUEI REALMENTE ENCANTADO!
PARABÉNS!

ALEXANDRE FONTES 

NECESSITO CADA VEZ MAIS DE NOVAS INFORMAÇÕES SEI QUE COM ESSA FERRAMENTA PODEREI EXPANDIR MAIS MEUS CONHECIMENTOS.
OBRIGADO,
ALEXANDRE FONTES
GERENTE DE MARKETING

GILENO DANTAS VIEIRA - ABADIR SOLUÇÕES PARA MANUTENÇÃO
PARABÉNS PELA A INICIATIVA DE PROMOVER INFORMAÇÃO GRATUITA E DE EXCELENTE QUALIDADE TÉCNICA QUE NOS AUXILIA NO DIA A DIA DAS GRANDES EMPRESAS.
VALEUUUUUUUU,......

LISSANDRA MACIEL SITA - russer EQUIPAMENTOS MÉDICOS

GOSTARIA DE RECEBER ESSE JORNAL, JÁ QUE SOU A RESPONSÁVEL PELO DEPARTAMENTO DE VENDAS DA EMPRESA QUE TRABALHO.
ATENCIOSAMENTE

LISSANDRA

IVANICI
ACREDITO QUE É SEMPRE MUITO INTERESSANTE OUVIR O QUE AS PESSOAS TEM A DIZER POIS AFINAL, NÃO DIZEM QUE NÃO FOI À TOA QUE DEUS NOS DEU DOIS OUVIDOS E UMA BOCA?
INFORMAÇÃO É ESSENCIAL EM QUALQUER RAMO QUE SE TRABALHE.

ALEXANDER CORRÊA PORTO
GOSTARIA DE RECEBER O JORNAL EM MEU E-MAIL, POIS TRABALHO NA ÁREA DE REPRESENTAÇÃO E ME INTERESSO PELOS ASSUNTOS DO MESMO.

MARCO ANTONIO EMSCHERMANN
CAROS SENHORES, GOSTARIA DE RECEBER TODOS OS INFORMATIVOS POSSÍVEIS SOBRE ATUALIZAÇÕES DE PALESTRAS E CRÔNICAS DOS TÃO RESPEITÁVEIS PROFESSORES QUE ATUAM NESTE JORNAL FANTÁSTICO.
MINHA CARREIRA DE APROXIMADAMENTE 20 ANOS EM VENDAS, RECEBE , ATRAVÉS DO SDR, INFORMAÇÕES MUITO PRECIOSAS, E PERCEBO O QUANTO NECESSITAMOS EVOLUIR DIARIAMENTE. MUITO OBRIGADO.

JEFFERSO CESAR FERREIRA
GOSTARIA MUITO DE RECEBER VIA E-MAIL, DICAS SOBRE VENDAS, PARA PODER APERFEIÇOAR A MIM, E AOS MEUS COMPANHEIROS DE EQUIPE.

SANDRO KRAMER
PARABENIZO TODOS OS ENVOLVIDOS NO PROJETO DESTE SITE, MUITO ÚTIL E INTERESSANTE
BOAS FESTAS E UM ABRAÇO A TODOS.

JOSE UEDSON ANGELO

ESPERO QUE AS DICAS DESTE PERIÓDICO POSSA ME FORNECER SUBSIDIO PRA MINHA FORMAÇÃO ACADÊMICA.
OBRIGADO!

DANIELA LIMA - centro-oeste 3m distribuidor autorizado
BOA TARDE SOU FORMADA EM MARKETING E TRABALHO NA ÁREA DE VENDAS, ENTÃO GOSTARIA DE ESTAR RECEBENDO O JORNAL, QUE TEM MUITOS ASSUNTOS DE INTERESSE.

SIRLEY SOUZA MADUREIRA
SOU COMPRADOR VAREJISTA, E GOSTARIA DE RECEBER NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES SOBRE O SETOR SUPERMERCADISTA...

CLAUDIO ROZENDO
PARABÉNS PELO JORNAL...

AURELICE EUCLIDES
CONHECI O SITE A POUCO TEMPO, MAS O SUFICIENTE PARA ACHÁ-LO MAIS QUE INTERESSANTE.

MARCELLO BENEDETTI - peguform - membro do grupo venture group
GOSTARIA DE ESTAR RECEBENDO O JORNAL DICAS DA SEMANA.

ARI JORGE
QUERIA RECEBER INFORMAÇÕES SEMANALMENTE.

PAULO DIAS SÔNEGO
PARABÉNS PELO SITE.

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PRAS CABEÇAS...

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" CUIDADO COM AS TRADIÇÕES "

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Havia um quartel militar junto a um povoado e no meio do pátio desse quartel havia um banco de madeira. Era um banco simples e muito bem cuidado. E junto a este banco um soldado fazia guarda. Fazia guarda noite e dia.

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Ninguém sabia porque se fazia a guarda junto ao banco, mas se fazia. Era feita noite e dia, todas as noites e todos os dias, e de geração em geração todos os oficiais transmitiam a ordem e os soldados a obedeciam.

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Ninguém nunca duvidou, ninguém nunca perguntou, porque a tradição é algo sagrado, que não se questiona nem se ataca:  - "se acata".

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Se assim se fazia e sempre havia sido feito, por alguma razão seria. E assim seguiu sendo até que alguém, não se sabe quem foi o curioso, quis ver a ordem original. Teve que revisar a fundo os arquivos. E depois de muito procurar soube-se que a 31 anos, 2 meses e 4 dias atrás, um oficial havia mandado montar guarda junto ao banco que havia sido pintado, para que ninguém sentasse.

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.. " O QUE VOCÊ VAI VENDER NO ANO QUE VEM? "

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SR. PROF. Dailton Felipini

Consultor

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Mestre  em  Administração  pela  Fundação  Getúlio  Vargas. 

Professor de Gestão de Empresas Ponto-com na Universidade Ibirapuera 

Editor dos sites:  www.e-commerce.org.br    e    www.abc-commerce.com.br  .

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Embora o título deste artigo possa parecer que não se aplica a você, lembre-se que, em última instância, todos nós somos vendedores de alguma coisa. Do nosso conhecimento, do nosso trabalho, da nossa energia... e vendemos a alguém que pode ser o nosso cliente ou nosso patrão. De qualquer modo, em qualquer situação que você esteja, essa decisão do que vender, e para quem, é a decisão mais estratégica a ser tomada e terá conseqüências diretas nos resultados alcançados em seus projetos.
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Pensando em termos de "
mercado na Internet" que é foco deste artigo, um empreendedor que pretenda desenvolver um negócio na Rede, tem pela frente uma enormidade de alternativas de segmentos de atuação para escolher e, dependendo dessa escolha, diversas situações futuras, positivas ou negativas, poderão ocorrer. Por exemplo: 

  • o segmento de atuação escolhido é muito concorrido e não oferece espaço viável para um novo concorrente, ou, 

  • o segmento é pouco explorado, de forma que existem excelentes chances de sucesso; 

  • o segmento já se mostrou inviável, aqui e em outros países, ou, 

  • o segmento já está consolidado em outros países e vem crescendo com altas taxas aqui no Brasil; 

  • o produto oferecido tem características que dificultam sua comercialização por meio da Internet, ou, 

  • o produto pelas suas características exerce grande atratividade sobre o internauta e é um sucesso nas vendas on-line, e assim por diante. 

São cenários alternativos decorrentes da decisão inicial: - "o que vou vender, e para quem?". É claro que toda decisão gerencial tem conseqüências no empreendimento ao longo do tempo, mas as decisões tomadas em relação à definição do negócio, à escolha de segmentos de mercado e dos produtos a serem oferecidos são cruciais, e são tomadas já na fase pré-operacional do empreendimento. 

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É por esse motivo que uma pesquisa sobre o mercado no qual se pretende atuar é de fundamental importância, embora, via de regra, não seja realizada pelo empreendedor.

  • Dados sobre a demanda pelo produto, 

  • a quantidade e o perfil dos concorrentes com os quais vai se disputar o mercado, 

  • as características do consumidor típico do produto em questão 

Entre outras informações estratégicas, fornecem subsídios para decisões mais racionais e embasadas na realidade do mercado, portanto, com muito mais chances de acerto. 
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Sabe-se que pesquisas de mercado custam caro, mas uma pesquisa simples pode ser realizada pelo próprio empreendedor e a Internet pode facilitar em muito esse trabalho. Sobre qualquer assunto que se procure, a Rede oferece milhares de páginas de informações preciosas. 

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Artigos, reportagens, livros, dados estatísticos, demográficos, quantidade de concorrentes, tudo isso pode ser levantado através da Internet com um pouco de paciência e conhecimento básico de navegação. Pela sua própria característica, a Internet é um livro aberto. O que significa que uma visita ao site dos futuros concorrentes vai mostrar o que ele vende, a modelagem do negócio e a estratégia de comunicação utilizada, o preço cobrado, e muito mais. 

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Obviamente, a contrapartida é que o concorrente também poderá fazer o mesmo através do seu site uma vez que a transparência é a regra do jogo na Internet. Essa transparência é boa para o consumidor, que tem mais informações para comparar e escolher o seu fornecedor, e é boa, também, para aquele empreendedor que faz a sua "lição de casa" planejando muito bem o seu negócio antes de colocar o site no ar. Ele diminui as incertezas e o risco de perder dinheiro, aumentando em muito suas chances de tornar-se um empresário bem sucedido na Internet.  

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SR. PROF. Dailton Felipini

Consultor

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Dailton Felipini é Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. 

Consultor e Professor de Comércio Eletrônico na Universidade Ibirapuera. 

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Editor dos sites:

www.e-commerce.org.br   -    dailton@e-commerce.org 

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 www.abc-commerce.com.br  -  dailton@abc-commerce.com.br 

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dicas e curiosidades 

"DICAS E CURIOSIDADES" Nº237 DO WWW.SDR.COM.BR

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A uma pessoa muito aflita que tinha recorrido ao mestre em busca de ajuda este lhe perguntou: - "Desejas realmente ser curado?"

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"Teria me incomodado de recorrer a ti se não o desejasse?"

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"E por que não? a maioria das pessoas o faz?"

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"Então, Para que vêm?" 

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"Não precisamente buscando a cura, que é dolorosa, senão buscando alívio". 

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E a seus discípulos o mestre disse: - as pessoas que desejam curar-se e querem faze-lo sem dor, são como os que estão a favor do progresso, contanto que este não proponha mudança alguma.

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A informação é vital

Os dois recursos mais valiosos de uma empresa não aparecem nas suas demonstrações financeiras: - "a informação e as pessoas". Mas a sua importância está progressivamente a ser valorizada, no que é denominado normalmente de capital intelectual (conhecimentos, qualificações e experiência dos funcionários) e que resulta da interação entre ambas.
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A comunicação é o método utilizado para aumentar o capital intelectual. O papel dos líderes é conduzir os processos de captar, tratar e divulgar a informação e comunicar ela a todos os interessados relacionados com a empresa: - "
clientes, fornecedores e acionistas".
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As empresas com programas de comunicação fortes são compensadas com um baixo grau de absentismo, uma elevada produtividade e uma menor taxa de mudança de emprego. Se não pretende que as pessoas se limitem a realizar o seu trabalho, e se quer alcançar valor acrescentado da sua atuação, não as deixe num vácuo de informação. Se o conhecimento é poder, então o poder é motivação.
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"o amor olha através de um telescópio,

enquanto que a inveja o faz através de um microscópio."

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Josh Billings - 1818-1885


pseudônimo de Henry Wheeler Shaw, humorista americano; 

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as 10 maneiras de transformar-se em um grande líder

comece sempre com elogios honestos para seus COLABORADORES.
chame a atenção indiretamente sobre os erros dos outros.
fale dos seus próprios erros antes de criticar a outra pessoa.
faça perguntas em vez de dar ordens diretas.
Deixe que a outra pessoa salve sua imagem.
Elogie todas as melhoras, inclusive as mais pequenas.
De a outra pessoa uma boa reputação para manter.
Estimule aos demais.
faça com que os erros sejam fáceis de corrigir.
faça com que a outra pessoa se sinta feliz em fazer o que você lhe pedir que faça.

NAPOLEON HILL

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O Significado do Sucesso

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Sorrir com freqüência; 

ganhar o respeito de pessoas inteligentes e o afeto de crianças; 

conquistar a apreciação de críticos honestos e tolerar a traição de falsos amigos; 

apreciar a beleza, e descobrir o melhor em todas as pessoas; 

tornar o mundo um lugar melhor, seja através de uma criança saudável, um jardim bem-cuidado ou uma melhor condição social; 

saber que pelo menos um ser humano que seja viveu melhor porque conheceu você... 

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Esse é o significado do sucesso

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Ralph Waldo Emerson 

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TODOS PRECISAMOS DE UM INCENTIVO 
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Nós todos temos determinadas coisas que desejamos realizar, mas nem sempre temos motivação para fazê-lo. Os passos abaixo podem ser o inicio de uma longa caminhada rumo a realização pessoal e da sua gente, porque ninguém consegue ser feliz na realização se não servir a sua gente e se tornar útil e necessário. Este é um dos princípios do relacionamento duradouro.
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PROCURE HISTÓRIAS DO SUCESSO: - Ler sobre outros que encontraram a felicidade e o sucesso pode ajudar a começar. Se alguma outra pessoa foi capaz de fazer, então você também pode. Após alguns dias de pesquisa, você terá diversas histórias do sucesso para sua motivação. 
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ENCONTRE A DUPLA FAMOSA: - Você não pode ser bom em tudo, mas você pode ser melhor em algumas coisas. Uma vez que você encontra sua paixão, você se tornará naturalmente motivado para manter-se aprendendo e torna-se ainda melhor. Ser um excelente gerente, ou um ótimo escritor, ou aquilo que você é. Teste novas idéias e novas possibilidades até encontrar sua paixão. Então torne-se o melhor pra você mesmo e para os demais! 
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ALCANCE AS ESTRELAS: - Quando você alcança as estrelas, lembre de  alcançar primeiramente as mais próximas. Os pequenos sucessos de cada dia constroem sua confiança para motivação. Você pode ter alguns objetivos muito grandes, mas menores são tão justos como importantes. Muitos pequenos sucessos tornam uma vida cheia e feliz. Esse é o binômio mais importante para sua pessoa e por conseqüência para os demais... 

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Realização e felicidade em servir naquilo que gostamos e ajuda o outro, 

mesmo que você não saiba o nome da pessoa.

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"Aquele que dedica todo o tempo a sua própria utilidade, o que dirige cada dia como se fosse o último, 

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nem suspira pelo amanhã nem o teme."

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SÊNECA

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As Dez Principais Resoluções para 2004

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O fim do ano é um ótimo momento para refletir sobre o progresso dos seus negócios no ano que passou, e planejar como você gostaria que a sua empresa e você mesmo se desenvolvesse. Aqui vão algumas resoluções para você adotar em 2004. 
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1º. Aprenda a delegar a faça disso um princípio de vida. Não tenha medo de que alguém saiba mais do que você. Não tenha medo de "perder" tempo ensinando alguém algo que você acredita que possa fazer mais rápido. A sua vida é esse stress porque você quer. Mude isso em 2004. Delegue. Trabalhe todos os dias para desenvolver SERES HUMANOS, ou tenha um ataque do coração por não ter tentado. 
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2º. Promova a sua empresa REGULARMENTE e CONSISTENTEMENTE. Quando você abriu a sua empresa, você contratou um contador..., uma secretária..., um vendedor..., um profissional para cuidar das contas da empresa..., comprou equipamentos..., abriu a fábrica..., colocou uma pessoa para cuidar da folha de pagamento..., desenvolveu dezenas de atividades..., e esqueceu a principal: - PROMOVER A SUA EMPRESA REGULARMENTE. - Cadê o profissional de marketing da empresa? Quem estará encarregado de cuidar do banco de dados de clientes da empresa em 2004, criar o Plano de Marketing da empresa, e assegurar que os clientes compram TODOS os meses? 
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3º. Faça do Planejamento um evento semanal. Planejar é vital se você quer ter uma empresa saudável. Planejar faz você pensar sobre o que funciona, o que não funciona, e definir os próximos passos para a empresa. Então porque não criar um evento semanal, ou mensal, ou trimestral onde os gerentes da sua empresa se reúnem para planejar o período? Essa atividade não apenas irá evitar que você repita os mesmos erros, mas irá fazê-lo se sentir mais relaxado e FOCADO no que interessa. 
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4º. Aprenda algo novo. O que você escolher aprender pode estar relacionado direto ou indiretamente com o seu trabalho, mas aprender algo novo irá adicionar uma nova dimensão de interesses para a sua vida. Dependendo de como você escolheu aprender, você talvez conheça novas pessoas, que talvez um dia se tornem clientes, amigos ou colegas. Como você irá encontrar tempo para aprender algo novo? Se você delegar, você terá tempo. 
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5º. Abandone o que não funciona faz tempo. Nem todos os produtos que você vende, serão os mais vendidos. Nem todos os métodos que você usa, irão funcionar. Nem todos os clientes que você quer para você, querem você. Abandone o que não funciona bem. FOCO na suas fortalezas. 
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6º. Doe algo para a comunidade a sua volta. Existe várias organizações na sua comunidade que devem estar fazendo um belíssimo trabalho e ainda precisam da sua ajuda. Se você ganha 100, doe 10, doe 9, doe 5, doe 1. Mas faça algo. Encontre uma causa que você se importa, e doe o que você puder. Faça de 2004 o ano em que você se tornou o mentor de alguém, ou voluntário, ou doador. Participe de algo que procura fazer do lugar que você vive, um lugar melhor para todos. 
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7º. Reserve um tempo para você no seu calendário. Reserve um tempo para você recarregar as baterias, para relaxar. Pratique um esporte, durma as horas necessárias, faça cinco refeições diárias. Mente Sã e Corpo São. 
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8º. Defina Objetivos Realistas. Definir objetivos é um hábito valoroso, se os objetivos que você definir forem realistas e atingíveis. Metas viajantes, definidas no "achômetro", só vão levar você e aqueles a sua volta a um clima de stress desnecessário. 
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9º. Junte-se a alguma Organização. Não existe nada comparável a conversar com outras pessoas. A discussão abre cabeças, desata nós, desenvolve novas idéias. Encontre uma Organização e filie-se. Pode ser as reuniões do seu condomínio que você nunca participa, pode ser uma Organização Não-Governamental, a partida de futebol de quarta-feira a noite com os amigos... qualquer organização, mas FAÇA
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 10º. Trabalhe, Pense, Ame! Todos os dias. Por todas as pessoas a sua volta, mesmo que você não receba o mesmo delas.

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PROF. RICARDO JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO

BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING.

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Não deixes que nada te seduza, no deixes que nada te altere.
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Tens que concentrar-te somente naquilo que é apropriado.
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a Arte da Guerra II (Sun Bin)
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o caixerodonte

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Um homem entra em um armazém e fica surpreso ao ver as prateleiras repletas de pacotes de sal. Sal grossa, sal fina, sal marinho, sal sem sódio, sal de todos os tipos e embalagens.

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Sem poder conter a curiosidade lhe pergunta ao dono do estabelecimento: - Desculpe minha indiscrição, mas porque tanto sal? Se vende tanto assim? 
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Não, não se vende tanto, responde o dono do armazém com ar resignado...

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Na verdade para vender sal,  tem que saber vender... Por exemplo o representante que me a vendeu... Esse sim sabe vender sal!!!
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O jornalista húngaro Laszlo José Biro (1899-1985) quebrou a cabeça até produzir em 1937, a primeira caneta que não precisava estar sendo molhada no tinteiro. Com a ajuda de seu irmão György, que era químico e do amigo Imre Gellért, um técnico industrial, Biro começou a engenhar a primeira solução. Ele acondicionou a tinta dentro de um tubo plástico e na ponta, colocou uma esfera de metal que, ao girar, distribuía a tinta de uma maneira uniforme pelo papel. Em sociedade com um amigo, abriu uma pequena fábrica, que funcionava inicialmente numa garagem. 

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Na época, o escritor alemão Friedrich Nietzsche chegou a criticar a iniciativa dizendo que a tal caneta iria tolher o pensamento... "Se deixarem de existir as pequenas pausas para molhar a caneta no tinteiro, para recarregar a caneta e para secar a tinta, quando então se desenvolverão as idéias?"

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 Pois eram justamente essas pausas forçadas que irritavam o jornalista Biro. Conta-se que ele teve a idéia quando os colegas de escola de sua filha mancharam os cabelos dela com um tinteiro. Outros garantem que ele descobriu o caminho para desenvolver a caneta esferográfica na oficina do jornal em que trabalhava, em Budapeste, ao observar o funcionamento das máquinas rotativas, cujos cilindros se empapavam de tinta e imprimiam no papel o texto neles gravado. Depois de muitas tentativas, Biro, juntamente com seu irmão György, produziu em 1938 o primeiro protótipo da caneta recarregável com a ponta em forma de esfera móvel. Em uma das extremidades, colocou uma ponta arredondada de metal, no lugar do bico da caneta-tinteiro. A tinta em pasta foi acondicionada num tubo plástico. Devido à força da gravidade, a tinta umedecia a esfera, e esta, ao girar, a distribuía de modo uniforme pelo papel sem sujar os dedos ou provocar borrões. Em agosto de 1944, a revista americana Time publicou uma nota sobre a novidade, lembrando que ela era a única caneta que permitia escrever a bordo de um avião, porque a tinta não vazava. 
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No ano 1938 já havia patenteado um modelo rudimentar da caneta em seu país, na França e na Suíça. Neste mesmo ano estava trabalhando como repórter de um jornal húngaro, na Iugoslávia. Em determinado momento escreveu uma nota sobre um escritório na entrada do hotel em que estava hospedado, com um primitivo modelo da caneta que as vezes funcionava e as vezes não. A nota era um rascunho que deveria enviar para a Hungria e ao seu lado encontrava-se um homem baixo de óculos. Depois de enviar o telegrama, quando subiu para ir a seu quarto, o concierje do hotel o chamou: - "O senhor que estava ao seu lado é um engenheiro e o viu escrevendo com um instrumento que ele não conhece. Você aceitaria recebe-lo para conversarem". Ladislao respondeu que não via nenhum inconveniente e o convidou para uma entrevista. Então este senhor lhe perguntou quem era e a que se dedicava: ao que respondeu que era um jornalista húngaro, que estava trabalhando eventualmente na Iugoslávia e que além do mais era inventor. Depois lhe perguntou porque não vem trabalhar na Argentina?"

 Então, o misterioso homem lhe comentou que havia estado observando detidamente o instrumento, para ele  desconhecido, com o qual escreveu a nota e que pensava que na Argentina não ia ter nenhum tipo de problema se decidisse viajar para aquele país para trabalhar na produção deste tipo de caneta. Então o jovem inventor lhe respondeu que no centro da Europa não lhe outorgavam o visto para residência na Argentina. Ante este impasse, o engenheiro lhe entregou um cartão pessoal assinado e lhe assegurou que com este não teria problemas para receber o visto no consulado da Argentina na Iugoslávia ou na França. Ao observar o cartão, Ladislao Biro pode ler no  mesmo o seguinte: - "Agustín P. Justo", presidente da República Argentina. Foi justamente na América do Sul que o jornalista húngaro teve a idéia de substituir a tinta por uma pasta líquida. Novamente Biro começou a fazer experimentos até desenvolver a consistência ideal da pasta líquida e conseguir que uma empresa sueca lhe enviasse as esferas móveis com a precisão necessária. No dia 10 de junho de 1943, Ladislao Biro recebeu a patente da primeira caneta esferográfica como conhecemos hoje em dia. O sucesso se fez sentir ainda durante a guerra: até a Aeronáutica inglesa adotou as canetas, pois nem a altitude nem a variação de pressão interferiam no desempenho do objeto. A explosão de vendas aconteceu nos Estados Unidos. Quando entrou no mercado americano, em 1945. Paradigma do "inventor profissional" comprometido com seu rol social a favor do progresso da humanidade, é o autor de numerosos inventos entre os quais a caneta ou a "birome" é o que mais prestigio, reconhecimento e êxito lhe proporcionou a nível mundial. Entre seus inventos se destacam:

  • a lava roupas, que produziu em 1930

  • o câmbio automático de velocidades para automóveis", que lhe comprou a General Motors de Berlin,

  • a aplicação prática do principio de sustentação magnética para trens (Posteriormente implementado no Japão), o "perfume com bolinha", 

  • a "ponta para cigarros com carvão ativado",

  • a "tinta para canetas", 

  • as máquinas automáticas para a fabricação de canetas", 

  • o "refrator automático para canetas", 

  • um "método para o enriquecimento do urânio" no qual trabalhava no momento de sua morte.

As primeiras 10 mil canetas esferográficas foram vendidas em 24 horas, apesar do elevado preço de US$ 8,50 a unidade. O seu inventor, entretanto, não teve participação nos lucros. Biro já havia vendido sua patente por 1 milhão de dólares ao francês Barão Marcel Bich.
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Marcel Bich nasceu em 1.914, em Turim. Sua mãe, Marie Brigitte de Orlí, era uma nobre francesa, e seu pai, Mario Bich, era um engenheiro futurista. Marcel estudou em Madrid e Paris. Não terminou seus estudos universitários de filosofia, por que lhe encantava criar todo tipo de artefatos, ainda que só fossem para existissem em sua cabeça.Aos dezenove anos já ganhava a vida vendendo roupa intima à domicilio. Pouco depois em 1.934, começa a trabalhar em uma empresa de artigos para oficina. Cinco anos mais tarde chegaria  a ser o diretor da empresa. Seu grande espírito de superação ver-se truncado por um grande acontecimento. Como o foi a 2ª Guerra Mundial.
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 Marcel Bich uma vez acabada a guerra comprou a fábrica de artigos de oficina de Jose Ladoslao Biro. Em 1949, começou a produzir a caneta de plástico de longa duração que escrevia consistente e fiavelmente. Os consumidores aderiram rapidamente à esferográfica de alta qualidade e baixo preço. Vender 42 milhões de unidades anualmente na Europa deveria deixá-lo satisfeito, mas Marcel Bich só descansaria quando conquistasse os EUA. Assim, em 1959 adquiriu a Waterman Pen Company, em Seymour, Connecticut, e começou a explorar as operações americanas.
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Talvez Marcel Bich tenha se cortado ao barbear-se com uma máquina Gillette. Isso explicaria a sua determinação em competir com a linha de máquinas de barbear descartáveis, isqueiros, esferográficas e tinta corretora. Quando a Gillette introduziu o primeiro isqueiro descartável, no início dos anos 70, a Bic desafiou-a com a memorável campanha «Flick my Bic». No final da década, a Gillette acenou a bandeira branca da rendição e retirou o Cricket do mercado. Na guerra das máquinas de barbear descartáveis, as armas eram a Gillette Good News e a Bic Shavers. Milhões de dólares gastos em publicidade depois, cada uma das empresas controlava cerca de metade do mercado. Em 1992, a Bic adquiriu a Wite-Out Products para competir com a Liquid Paper, da Gillette. Marcel Bic morreu em 1994.

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" NETWORK  FUNCIONA "

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PROF. MÁRCIO MIRANDA

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NEGOCIADORES

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http://www.workshop.com.br  -  julia@workshop.com.br

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Rua Adib Auada 41 - Centro Empresarial Granja Viana - Cep: 06710-700

Cotia (SP) - Tel: 11 4612-6054 ou 3871-3124  fax: 11 4612-6056

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Networking funciona se você conhecer o propósito que existe por trás dele:  - " Dar e receber informação útil ". Toda vez que você encontra alguém, você tem a chance de fazer negócios. Adote o networking e faça negócios. Através do compartilhamento de contatos, idéias e vitórias, todo mundo se beneficia. Feito adequadamente, ninguém se sente pressionado. 
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Abaixo dez dicas para fazer o networking funcionar
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1. Estabeleça metas

  • Quais tipos de pessoas você quer encontrar? 

  • Quantas pessoas você quer encontrar? 

  • Que tipo de eventos você pretende freqüentar?.

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2. Seja específico
Saiba o tipo de pessoa que você quer encontrar.
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3. Seja breve
Fale aos outros sobre seu trabalho em 16 segundos ou menos. Caso contrário, você perderá um ouvinte.
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4. Enturme-se
Freqüente reuniões. Envolva-se com inúmeros grupos profissional, da igreja, do clube, do colégio do filho, do bairro, entre outros. O importante é se enturmar.
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5. Promova o seu perfil
Nunca perca a chance de falar para um grupo. Se ofereça para trabalhar como voluntário no clube. Escreva artigos para publicações de negócio. Uma grande exposição pública aumenta sua credibilidade e estimula as pessoas a te procurar.
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6. Faça contatos
Seja qual for a situação, arrisque-se. Se você quer encontrar alguém, comece imediatamente. Quanto maior o seu círculo de contatos, mais possibilidades te aguardarão.
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7. Pergunte e você receberá
Você tem que perguntar. De que outro modo terá o que você deseja? Quando você encontrar alguém que possa te ajudar e a quem você também possa ajudar não hesite em fazer contato.
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8. Mantenha contato
Networking é uma coisa; tirar proveito dele é outra. Um bom conselho: - "Mantenha contato com cada pessoa do seu network a cada dois meses, no mínimo". Telefone; sugira um almoço. Envie seu newsletter ou um artigo pertinente ao trabalho delas.
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9. Não vá a lugar algum sem suas ferramentas
Leve consigo a todo lugar seu cartão de visita e material promocional.
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10. É dando que se recebe
Devolva favores. Quando alguém oferecer alguma coisa a você uma orientação, um novo negócio, ou qualquer outra coisa devolva o favor imediatamente. Envie também uma carta de agradecimento escrita à mão.
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PROF. MÁRCIO MIRANDA

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NEGOCIADORES

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É o presidente da Associação Brasileira de Negociadores e autor de diversos livros e vídeos sobre o tema. Seu livro "Negociando Para Ganhar" já está na quarta edição e é leitura obrigatória quando o tema for negociação. - Negociar bem é uma mistura de arte e ciência. Saber negociar é fundamental para o seu sucesso, tanto profissional quanto pessoal. 

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Iniciou sua carreira, ainda jovem, nos Estados Unidos, onde residiu sete anos e graduou-se em Engenharia Eletrônica, pela Columbia Pacific University na Califórnia. Cursou, também, Marketing e Administração de Empresas na Louisiana State University, University of Houston e University of Wisconsin.

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A Workshop tem o objetivo de ajudar os seus clientes a procurarem caminhos que os levem a aumentar a lucratividade e produtividade, sem esquecer que tudo isso só será possível através do comprometimento dos seus profissionais e colaboradores. 
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Rua Adib Auada 41 - Centro Empresarial Granja Viana - Cep: 06710-700

Cotia (SP) - Tel: 11 4612-6054 ou 3871-3124  fax: 11 4612-6056 

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vendas e representação  

PIADAS DO JORNAL "DICAS DA SEMANA" Nº237

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PIADA DE COR AZUL = LINDINHAS
PIADA DE COR ROXA = PICANTES
PIADA DE COR MARROM = POLÍTICA
PIADA DE COR VERMELHO = PAHH
PIADA DE COR VERDE = ENJÔO!
PIADA DE COR PRETO = FEIA

O mosquitinho insistia com a mãe que queria ir ao teatro.
Tudo bem, mas toma cuidado com os aplausos...

Doutor, ultimamente tenho notado que venho perdendo a memória...
Muito bem, e isso acontece desde quando ?
Desde quando acontece o que Doutor ?

Um cara estava assistindo televisão na casa de sua namorada quando de repente falta a energia elétrica,  a namorada ante este sucesso lhe diz:

- Gordo, aproveita!
E o cara saiu levando a televisão.

Um casal de crentes está fazendo amor, quando o marido lhe pergunta: -Te machuquei ?
Não. Porque perguntas ?
Porque te mexeste!!!

A mulher veste um sensual conjunto de lingerie, afim de excitar seu marido, que está na cama lendo o jornal (não era o sdr, não!). 
A mulher já iniciando o ritual de contorções felinas, tira o robe, e mostra os prêmios que escondiam-se embaixo das vestes, enquanto o homem continuava a ler passivamente. 
Nisso ela pergunta: - Que tem de interessante no Jornal, amooooooor... 
Um artigo de Cientistas Brasileiros que publicaram uma tese onde provam que as relações sexuais, prolongam a vida. 
Nisso ele se volta, desliga a luz, e diz: - Boa noite amorzinho. 
Até amanhã suicida...

Chega o Presidente da Companhia e pergunta para o Diretor: - Se faço sexo com a minha mulher, é questão de prazer ou trabalho ?
Sr. Presidente...não tenho nem idéia! 
Bem te dou uma hora para a resposta!!! 
O Diretor sai correndo e pega o Gerente na mesa e repete a pergunta, obtendo a mesma resposta, ao que repete, bem, te dou 50 minutos para a resposta. 
O Gerente que não era nada lentilha para descarregar os fardos, pega o Supervisor e faz a pergunta, obtendo a mesma resposta, e apenas dá 40 minutos! 
O Supervisor, figurinha carimbada, liga para o Representante da região e solta a pergunta, ao que recebe a resposta na lata: - Claro que é por prazer!!! 
Mas como você sabe, com tanta certeza assim, se todos nós duvidamos? 
Fácil, porque se fosse trabalho, nós que ficaríamos em dúvida!!!

Duas prostitutas estão conversando: Olha, estou preocupada por que o doutor disse que estou com pedras nos rins.

Está vendo, tonta te disse que não andasse com pedreiros.

Um cara feio, mas bota feio nisso, entra na farmácia e pede uma caixa de 12 camisinhas.
A vendedora muito solícita ( só podia ser, ao final é colega né ?), lhe explica: 
- Não quer levar uma quantidade menor, porque a validade delas é de apenas 5 anos.

O homem sofria de impotência, e foi consultar um encantador de serpentes Indiano, famoso pelas suas proezas nesse tipo de doenças.- Sai da consulta com um monte de ervas, que deviam ser usadas pelo período de 12 dias, de forma regular em infusões diárias.
Mas o homem não acreditando muito, decide apenas dividir em duas doses e manda ver a poção resultante do chá. Minutos depois já começa a sentir a diferença muscular e sai atrás da mulher. Duas horas depois, não satisfeito e tendo deixado sua mulher fumegando nas partes íntimas, sai atrás do caseiro e manda ver nele também. Ato seguido corre atrás do fiel e leal amigo "totó" e papa ele também. E nada de se satisfazer ou diminuir a rigidez impressionante.
Nisso ele lembra que o encantador de serpentes, tinha lhe comentado, que poderia reverter os efeitos do chá estimulante, através de banhos de imersão do pintão em leite, durante alguns minutos.
Vai para a geladeira, enche uma jarra e coloca o pinto dentro, e atrás da porta, a empregada da casa, que estava escondida grita: - Fujam todos, está recarregando!!!

Uma senhora decidiu saber se os maridos da suas três filhas gostavam dela. No dia seguinte foi dar uma voltinha com o primeiro e na beira de um lago escorrega, cai e sem saber nadar, começa a se afogar. O cara, sem vacilar pula na água e a resgata. No dia seguinte ele encontra na porta da sua casa um Peugeot 206 com o seguinte recado: - Obrigado.... Da tua sogra que te adora.
Foi dar uma voltinha com o segundo e na beira de mesmo lago escorrega, cai e sem saber nadar, começa a se afogar.O cara, sem vacilar pula na água e a resgata. No dia seguinte encontra na porta da sua casa um Peugeot 206 com o seguinte recado: - Obrigado.... Da tua sogra que te adora.
Foi com o terceiro e na beira do lago escorrega, cai e de novo, começa a se afogar. O cara, fica olhando para a mulher se afogando e diz: - Velha megera... Há anos que esperava por isso!!! E vai embora.
No dia seguinte encontra na porta da sua casa um Mercedes Benz 250SL com o seguinte recado: - Obrigado.... Do teu sogro que te adora.

Um político estava em campanha e chega a uma escolinha para explicas sua plataforma as crianças. Pede então que façam perguntas.
Uma das crianças toma a palavra: - Senhor meu nome é Severino, e tenho 3 perguntas: - Quem matou P. C. Farias? Por que o mataram? Por que o senhor enriqueceu enquanto o país empobreceu?
Neste momento, soou a campainha do recreio, e todos os alunos saem da sala.
Na volta do recreio, o político convida novamente as crianças a perguntarem.
Senhor meu nome é Zezinho, e tenho 5 perguntas: - Quem matou P. C. Farias? Por que o mataram? Por que o senhor enriqueceu enquanto o país empobreceu? Por que o sinal do recreio soou 20 minutos mais cedo? Cadê o Severino?

Duas viúvas num cemitério. Uma delas feliz e a outra triste. A tristonha não parava de olhar para a felizarda porque lhe chamava a atenção. 
Nisso pergunta para a felizarda: -Desculpe, mas quanto tempo que já enviuvou ? 
Seis meses! 
Mas que incrível, eu já faz três anos e ainda não superei esta perda! 
Ah minha amiga, eu estou feliz, porque em seis meses, é a primeira vez que sei onde ele está e quem o está comendo!!!

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... "TRABALHE ENQUANTO OS OUTROS DORMEM"

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.PROF. RICARDO JORDÃO

.PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO

BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING

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http://www.bizrevolution.com.br         ricardom@bizrevolution.com.br

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"Quando você quiser alguma coisa que você nunca teve, 

você precisa fazer alguma coisa que você nunca fez". 

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Autor desconhecido. 
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Querida Amiga (o), 
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Tudo virou business? Educação virou business? Qualidade virou business? Crime virou business? Religião virou business? Amor virou business? Fome virou business? Guerra virou business? Responsabilidade Social virou business? Ecologia virou business? Política virou business há muito tempo? 
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Você acredita nisso?

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Se você acredita nisso, é porque você também virou um business há muito tempo e não notou.  
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Se fosse dado um milhão de dólares a cada Ser Humano desse planeta, inclusive para VOCÊ, um ano depois, metade das pessoas teria dois milhões de dólares e a outra metade não teria nada.

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EM QUAL METADE VOCÊ ESTARIA? - Daqueles que TRABALHAM ou daqueles que DORMEM? 
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Aproveite o dia de HOJE. Aproveite enquanto você não tem tudo que você gostaria de ter, para crescer como Ser Humano, para DAR para receber, para compartilhar para aprender, para estar pronto para saltar para a próxima etapa quando ela aparecer. 
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Por que quando você ganha
R$ 500,00 por mês, você deve R$ 500,00; quando você ganha R$ 1.000,00, você deve R$ 1.000,00; e quando ganha R$ 20.000,00, se você não cresceu como Ser Humano, você começa a dever R$ 30.000,00, e QUEBRA! 
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Nada é por acaso. Nada é de graça. Se você não tem, ou não é aquilo que você gostaria de ser, ou ter, talvez seja porque você ainda não esteja preparado para ter, talvez seja porque você está dormindo enquanto os outros estão trabalhando.
COMECE HOJE a construir aquilo que você acredita que um dia será. 
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TRABALHE os seus BRAÇOS, 

a sua MENTE e o seu CORAÇÃO! 
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O bisavô do meu bisavô viveu em uma caverna para que eu pudesse hoje viver em Alphaville, São Paulo. Eu vou viver na violência e na indiferença do nosso mundo, para que o meu neto e o SEU neto possam viver em um mundo sem-violência, sem guerras, sem injustiças. 
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Não lhe parece justo? 
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Desligue-se de tudo aquilo que lhe faz pensar que as coisas são fáceis e rápidas. DIGA NÃO ao controle remoto da televisão! Levante da cadeira para mudar de canal de vez em quando. Talvez isso faça com que você não se levante, e afinal, comece a se relacionar com profundidade com alguma coisa. 

  • DIGA NÃO ao telefonema semanal para a sua mãe! Vá visitá-la de vez em quando.

  • DIGA NÃO as três assinaturas de revistas que você faz! Assine apenas UMA revista e leia-a por inteiro. 

  • DIGA NÃO as novas idéias sobre novas idéias! Seja o MELHOR no básico do mundo, seja EXCELENTE em Responsabilidade, Integridade, Profissionalismo, Paixão, Senso de Urgência e Inovação. 

  • DIGA NÃO a tudo que é fácil e rápido! E ACREDITE nos braços que trabalham, nos cérebros que pensam e nos corações que amam. 

Essa é a minha última mensagem de 2003. Durante o ano inteiro, EU também procurei seguir e aplicar TUDO aquilo que eu escrevo a vocês. TODOS os dias. 
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Eu não compro em lojas que vendem produtos sem nota fiscal, ou que desrespeitam a sociedade em que vivemos, e que pensam apenas no seu umbigo. Se eu não puder comprar o produto em função dos impostos, eu não compro. E na próxima eleição eu procuro votar naquele que tem algum projeto
REAL para melhorar as coisas. Eu não deixei de trabalhar, os meus BRAÇOS, a minha MENTE e o meu CORAÇÃO, um dia sequer de 2003, e posso dizer a você que eu alcancei grandes resultados pessoais em 2003. 
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Eu fiz o que eu acreditei ser
CORRETO, TODOS os dias, com TODAS as pessoas (sendo penoso ou não para mim), e não o que seria oportuno em determinado momento. 
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Para alguns de vocês, eu posso parecer um idealista, um sonhador, uma pessoa que fala de um mundo que não existe..., O que eu posso te dizer? Faça a sua escolha, o lado que
TRABALHA ou o lado que DORME, porque eu já fiz a minha. 
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Em 2004 eu vou voltar com força total, com energia redobrada, para ajudá-lo
TODOS os 366 dias do ano que se aproxima, a fazer desse mundo um lugar melhor para as gerações que estão por vir através do TRABALHO
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Em 2004, escolha estar do lado do
PROFISSIONALISMO, da RESPONSABILIDADE, do AMOR INCONDICIONAL e da INOVAÇÃO, e você verá que escolheu o lado certo. 

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TRABALHE, PENSE e AME! Nada menos que isso interessa.  

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QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E você?
 

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.PROF. RICARDO JORDÃO MAGALHÃES
.PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO

BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING

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futuro e tendências

"JORNAL DICAS DA SEMANA" Nº237 DO WWW.SDR.COM.BR

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FUTURO - TENDÊNCIAS   IDÉIAS - PENSAMENTOS

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VENDENDO NO SÉCULO XXI

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Há alguns anos e de maneira progressiva, os atores da comunidade empresarial vêm dedicando uma boa parte das suas reflexões às mudanças que o mundo dos negócios vem vivendo. Este conjunto de energias, canalizado muito mais através do "pensamento" e muito menos através das "ações", merece, de maneira acelerada, uma reorientação de rumos. 

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Em primeiro lugar, não vivemos apenas uma era de mudança; estamos no meio da maior mudança que a história do Planeta Terra já passou. Convivem, em uma mesma amplitude temporal, pelo menos seis consistentes e profundas Revoluções, a saber:

  • Revolução Tecnológica

  • Revolução da Globalização

  • Revolução Econômica

  • Revolução da Gestão e Organização

  • Revolução do Ser Humano

  • Revolução da Demografia

Portanto, é preciso verificar e conscientizar-se de que mudou o próprio conceito de mudança. Em segundo lugar, é de fundamental importância sair do eixo passivo da reflexão sobre a "mudança em si" para a "ação sobre a mudança".

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SR. PROF. Marco Aurélio Ferreira Vianna

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PRESIDENTE DO Instituto MVC 

.M. Vianna Costacurta Estratégia e Humanismo

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Contatos: 11 3171-1645 / 3285-2438 - costacurta@institutomvc.com.br  (Luiz Augusto Costacurta) (SP) ou 21-2518-2321 - mvcmt@uninet.com.br  (Maria Teresa) (RJ) - www.institutomvc.com.br

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Um sólido web site requer...

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1º. Que você construa um negócio sólido. Que você tenha um Plano de Negócios. Que você tenha um Plano de Marketing. Que você saiba o Perfil Ideal dos seus Clientes. Que você tenha sempre três razões porque eu deveria fazer negócios com a sua empresa. 
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2º. Que você seja consistente com a marca da sua empresa. Que você use o mesmo logo, com as mesmas cores, com os mesmos traços, em todos os lugares, em todas as páginas do seu web site. 
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3º. Que você crie políticas que possam gerar confiança nos seus clientes: Política de Atendimento ao Cliente, Código de Ética, e Política de Privacidade para com as informações dos clientes. 
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4º. Que você ofereça algo além do que você regularmente se propõe a fazer, tais como, Programas de Fidelidade e Idéias de Negócios Gratuitas. 
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5º. Que você tenha um e-news consistente, com envio freqüente, e que você mantenha uma janela para o cliente assiná-lo no maior número possível de páginas do seu web site. 

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PROF. RICARDO JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO

BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING.

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PRODUZIR E VENDER... - QUEM VEM ANTES ?

  • "VOCÊ VAI VENDER TUDO O QUE EU PRODUZIR", DIZ O DIRETOR INDUSTRIAL!!!

  • "NEGATIVO", RETRUCA O DIRETOR COMERCIAL, "É VOCÊ QUE VAI PRODUZIR TUDO O QUE EU VENDER"!!! 

Cada dia está mais claro que o segundo tem mais razão. É ele, afinal, que tem contato com o cliente (atualmente chamado de mercado) e é quem sabe, portanto:

  • O QUE ELE QUER

  • E QUANTO

  • E POR QUANTO

  • E PARA QUANDO

SR. PROF. EUGÊNIO MUSSAK

EDUCADOR

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INVISTA NO SEU CLIENTE
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O dono de uma oficina de conserto de automóveis, não lucra só com mecânica. Quando um dos seus clientes se atrasou na entrega do carro e a van que a sua oficina usa para transportar os clientes ao local de trabalho já tinha partido, ele não hesitou em chamar um táxi. 
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"Gastei um dinheiro a mais, mas pode imaginar a quantas pessoas o meu cliente vai contar esta história?"
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A vida nos ensina muitas coisas. E uma das coisas mais preciosas que nós precisamos aprender é desaprender algumas coisas. A começar pela maneira que nós definimos os objetivos das nossas empresas: 

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”Ao invés de procurar clientes para produtos" 

"Nós deveríamos procurar produtos para clientes”

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Todos os anos, 20% dos seus clientes param de comprar produtos da sua empresa porque você por algum motivo nem percebe que eles são seus clientes. Você simplesmente não dá atenção a eles. 

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Você está lá..., na sua sala..., super-hiper-ocupado definindo as metas de vendas para os seus produtos. Um trabalho difícil..., claro que é. Você só tem os dados das vendas dos seus produtos, e "alguns" dados de mercado. 

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Como você quer definir a meta da sua empresa, 

se você não sabe qual é a meta do cliente que compra o seu produto ?.

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"Se aquilo que vou dizer vos parecer particularmente claro, 

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o mais provável é que vocês não tenham percebido nada do que eu disse."

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Alan Greenspan

presidente do FED, banco central americano

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Os erros que os Gerentes cometem

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As vezes o trabalho cega um gerente. Veja alguns dos erros mais comuns cometidos por gerentes em todo o mundo. Leia-os com atenção e se possível tente evitá-los. 

  • Focar em produtos ao invés de clientes. 

  • Acreditar que o sucesso do passado irá funcionar no futuro.

  • Ser obcecado por evitar assumir riscos. 

  • Não permitir que os seus funcionários falem a verdade. 

  • Colocar a culpa dos problemas da empresa nas circunstâncias do mercado ao invés de mudar de mercado.

  • Culpar os outros pelos seus erros. 

  • Não investir tempo para conhecer os seus clientes. .

Tente evitá-los.  Antes que seja tarde demais

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AOS COLEGAS QUE ESTUDAM MARKETING...

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Metronomy, com sede em Londres - RU, oferece um computador pessoal IBM grátis no valor de 800 libras esterlinas (4.000 REAIS), e em troca os clientes terão que suportar 1 minuto de anúncios publicitários na tela a cada 20 minutos de uso do computador. Cada lar também terá que usar o computador ao menos durante 30 horas ao mês e a empresa promete substituir por uma nova máquina depois de três anos.
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"O que vamos fazer é aplicar a tradição das obrigadas pausas comerciais da TV e radio aos computadores pessoais da casa", disse o presidente executivo e co-fundador da
Metronomy, John Thornhill. Thornhill, de 32 anos e que concebeu o plano, disse em uma entrevista que Metronomy espera que por volta de 2.000.000 de casas aceitem sua oferta em 3 anos, o que lhe dará uma grande audiência cativa para os anúncios publicitários. Metronomy espera atrair pessoas que entendem de computadores, mas que não  possuem o seu próprio. 
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Thornhill disse que muitos dos 12 milhões de lares britânicos que agoras possuem computadores também poderiam sentir-se tentados a aceitar a sua oferta, somente em possuir uma nova máquina ou atualizar-se com uma mais avançada. De resultar êxitosos os planos de
Metronomy poderiam aumentar drasticamente o uso aos  computadores pessoais na Grã Bretanha, mas representaria um problema para os varejistas de computadores estabelecidos no Reino Unido, como a PC World, Dixons e Currys. 

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A proposta de negócio é similar da maneira que funcionam os jornais e as companhias de televisão, no sentido da Metronomy espera cobrir seus custos através da publicidade, que estará adaptada a cada indivíduo. A empresa planeja alugar os computadores que a IBM fabricará e que instituições financiam o aluguel. "Temos formado alianças com a grande maioria dos grupos publicitários do mundo, entre eles Interpublic e Omnicom.Eles serão os canais que trarão os ingressos ", disse Thornhill. 
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Os membros dos lares que obtenham computadores de Metronomy terão que preencher formulários na Internet (www.metronomy.com) detalhando a estrutura familiar e suas preferências, que serão enviadas a companhia. Os clientes receberão em seguida um disco compacto cada mês, que conterá os anúncios que serão exibidos nas 4 semanas seguintes. Os discos terão que ser instalados no computador e em caso de não ser feito, o computador será desativado.

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" NOTÍCIAS "

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Publicidade na web brasileira cresce 15,1% em 2003

Em 2003, a publicidade na internet brasileira deve movimentar R$ 175 milhões, o que representa um aumento de 15,1% sobre 2002, quando o mercado publicitário dedicou R$ 152 milhões à web, informa um estudo da E-Consulting, com o apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net).  O relatório mostra que, este ano, a publicidade online corresponderá a 1,5% dos investimentos do setor no País. Nos próximos dois anos, a E-Consulting prevê um crescimento de cerca de 16% - R$ 203 milhões em 2004 e R$ 235 milhões em 2005 no uso da mídia digital pelo mercado publicitário. 

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QUANTO MAIOR A BRIGA, MAIS O CONSUMIDOR GANHA

Como esperado pelos executivos da AmBev, a companhia viu sua pedaço encolher. Marca escolhida para combater os comerciais da Schincariol, a Antarctica passou a ocupar a 5ª colocação entre as mais vendidas, com 8,7% de participação. Era a terceira em agosto. A Brahma tinha 18,4% e a líder Skol ficou com 29,9%. A Kaiser manteve o quarto lugar. A guerra travada pela duas companhias pelo mercado de cerveja cada ponto percentual é estimado em R$ 80 milhões já descambou para a troca de processos na Justiça por conta de comerciais e insinuações da AmBev sobre o comportamento ético da Schincariol. A Molson voltou ao nível de setembro depois de uma ligeira queda em outubro. A dona das marcas Kaiser e Bavária tinha 12,4% do mercado. 
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Sai a venda o maior livro do mundo
Um livro so
bre Butão, de 59 Quilos e do tamanho de uma mesa de jantar, saiu para a venda esta semana como parte de um tentativa de aumentar o conhecimento sobre o pequeno reino do Himalaia. "Bhutan: A Visual Odyssey Across the Last Himalayan Kingdom" (Butão: Uma odisséia visual através do último reino malaio) foi certificado como o maior livro em tamanho pelo Guinnes Book segundo estudiosos que colaboraram com o projeto. Michael Hawley, professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, obteve financiamento e apoio para o livro de várias companhias de tecnologia, entre elas a Microsoft e Amazon.com. 
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Estudiosos da Microsoft também se envolveram no projeto do livro e expedições à nação budista, já que o livro em sua totalidade foi realizado digitalmente, disse Kevin Schofield, diretor de relações com as universidades da Microsoft Research. "Foi um grande projeto de pesquisa", disse Schofield. A maior parte dos lucros do livro que é vendido a um preço de U$ 10.000 dólares na Amazon.com, será usada para financiar programas educativos no Butão, um pequeno país montanhoso situado entre a Índia e a China. 
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Cartão de crédito exclusivo para elas
Diners Club acaba de lançar na Espanha o 1º cartão dirigido exclusivamente para as mulheres profissionais, para que qualquer contratempo doméstico não se transforme em uma verdadeira odisséia, por causa de seus horários apertados. O cartão oferece um serviço de assistente pessoal, que se ocupa em chamar o eletricista ou encontrar uma babá para seus filhos. O cartão Diners Solution se dirige a um milhão e meio de mulheres profissionais que tem dois trabalhos, no escritório e em casa.
.Este cartão cujo custo se estabelece em 75 euros anuais, oferece um serviço de assistente pessoal para resolver os imprevistos que surgem na vida doméstica." A Espanha conta com uma população de uns 40 milhões de habitantes que dispõem de 53 milhões de cartões. Isso significa que cada espanhol possui mais de um cartão, se levamos em conta que as crianças não podem ter.
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COMER uma laranja ao dia prevINE certos tipos de câncer
 Um grupo investigador governamental australiano descobriu que consumir cítricos poderia reduzir o risco de ter câncer de boca, laringe e estômago em até 50%. Uma porção adicional de cítricos por dia - além das cinco porções diárias de fruta e verdura recomendadas - também poderia diminuir o risco de derrames cerebrais em 19%. "Os cítricos... protegem o corpo graças a suas propriedades antioxidantes e ao reforçar o sistema imunológico, inibindo o crescimento dos tumores e normalizando as células cancerígenas", declarou a investigadora Katrine Baghurst em um comunicado. 
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O estudo australiano, que se baseou em 48 pesquisas sobre os benefícios para a saúde dos cítricos, também achou "provas convincentes" de que estas frutas podem reduzir o risco de enfermidades cardiovasculares, obesidade e diabetes. Baghurst declarou que as laranjas tem o maior nível de antioxidantes de todas as frutas, com mais de 170 fotoquímicos diferentes, incluídos mais de 60 flaionoides que possuem propriedades contra a inflamação, os tumores e os coágulos de sangue. 
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Ações para atrair Negócios

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Os seus produtos e serviços não são muito diferentes dos produtos e serviços dos seus concorrentes, tanto em preço como em qualidade, porque então o seu cliente deveria comprar de você e não do seu concorrente? - Use uma das táticas abaixo para transformar clientes potenciais em clientes reais. 
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Frete Grátis. As pessoas adoram a conveniência de comprar na web e por telefone, mas não gostam de pagar pelo frete. Ofereça FRETE GRÁTIS aos seus clientes. Mas ofereça o FRETE GRÁTIS dentro de uma Política de Vendas, e não como uma Promoção de Vendas. Como uma política, considere o FRETE GRÁTIS para compras acima de um determinado valor ou para determinados produtos. 
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Presentes. Se o seu cliente comprar um determinado produto ou serviço, ou em uma determinada quantidade, dê a ele um presente especial. O presente não tem que ter um alto custo. É apenas uma forma de você demonstrar ao cliente o quanto você o valoriza. 
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Ofertas Especiais. Crie OFERTAS diferentes todos os meses do ano. Essas OFERTAS dão ao seu cliente uma forte razão para fazê-lo voltar a comprar. Mas CRIE OFERTAS VERDADEIRAS, que só podem ser encontradas na sua empresa. E não me venha dizer que os produtos e serviços que você vende são EXATAMENTE IGUAIS aos produtos e serviços do seu concorrente. SEJA CRIATIVO, combine produtos, adicione serviços, junte, recorte, dobre, multiplique. Eu tenho CERTEZA que você consegue criar algo único. 
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 Prazos de Pagamento. Se você puder financiar as vendas por um determinado período de tempo, faça. Essa é uma excelente maneira de atrair negócios. Se você não tiver a capacidade de financiamento, alie-se a alguém que tenha. 

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PROF. RICARDO JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO

BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING

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Sistema de Representação para Representantes Comerciais

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SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO, VENDAS E SERVIÇOS SDR

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o sistema sdr já inclui NO PREÇO o uso em rede ilimitado sem custos extras E não tem taxa de manutenção mensal. a única taxa que o sistema sdr tem, é a anuidade de R$:120,00 para efeitos de suporte e atualização, com vencimento em março de cada ano (2007 bonificada)

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Sistema de Representação para Representantes Comerciais

FONE: 51 3019 2817

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sistema de representação comercial e vendas

.L

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