Sistema de Representação para Representantes Comerciais

JORNAL             DICAS DA SEMANA DO WWW.SDR.COM.BR Nº220 ...

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FUTURO             - TENDÊNCIAS   IDÉIAS             - PENSAMENTOS

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Conheça a sua concorrência

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Todo empreendedor adora vencer a concorrência. Mas a verdade é que a maioria dos empresários e executivos estão repletos de coisas a fazer para ter tempo de pensar no que a concorrência está fazendo. 

E para ser sincero com você, hoje em dia não existe desculpas para você não aprender sobre a sua concorrência. Basta sentar na frente de um computador com acesso a internet, e bum! Um mundo de informações e conhecimentos sobre os seus concorrentes e o que eles estão fazendo aparecerá na sua tela. 

Você não tem internet? Aqui vão outras idéias sobre como você poderia aprender sobre a sua concorrência. 

Vá as compras. Por exemplo, vá até a loja onde o seu produto está sendo vendido e confira como ele está posicionado em relação a concorrência. Se você trabalha com serviços, experimente comprar do seu concorrente. Ligue para ele, visite a empresa dele. Peça para um membro da sua equipe – quando possível - para realmente comprar um produto ou serviço no seu concorrente. 

Assine a revista ou jornal da sua indústria. E leia-o por
INTEIRO. Da capa a contra-capa! Eu vejo uma pilha de jornais e revistas que não são lidos nas mesas das pessoas... Os jornalistas já são muito bem pagos para selecionar os artigos... portanto, LEIA

Compareça a eventos organizados pelos seus fornecedores. Sair do seu escritório de vez em quando e encontrar os seus concorrentes é fundamental. 

Compareça ao principal evento da sua indústria pelo menos uma vez por ano. Você talvez associe esses eventos a uma total perda de tempo. Pense novamente. Andar pelos corredores e prestar atenção as novidades que
TODOS estão trazendo e como estão oferecendo pode revitalizar o seu negócio. 

Pesquise os seus clientes. Pergunte a eles o que eles gostam e não gostam sobre a sua empresa. Faça as perguntas certas, e note que eles vão dizer muitas coisas sobre você. Ofereça um desconto ou brinde àqueles que participarem da pesquisa. 

Converse com analistas e consultores que trabalham na sua indústria. Convide formadores de opinião, jornalistas, clientes, fornecedores para simplesmente conversar sobre a indústria e os negócios. Pergunte como eles vêm você e como eles vêm a sua concorrência. 

Leia revistas e jornais de negócios. Envie artigos ou determine uma pessoa na sua equipe para selecionar e manter toda a empresa informada sobre os fatos e idéias mais relevantes para o seu negócio. 
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Aprenda sobre a sua concorrência!   

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PROF. RICARDO JORDÃO MAGALHÃES
.PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO

BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING

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Na relação com os clientes

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Trate todos os clientes como sendo iguais. Todos somos iguais, mas um é diferente do outro. Todos os clientes gostam de pensar que o serviço é feito à sua medida, quanto mais individualizado for o serviço, maior será a satisfação do cliente. O atendimento deve ser personalizado, mas de acordo com as necessidades dos clientes e não em função da sua simpatia ou poder. Nunca deverá haver exceções a este princípio.

EDUQUE OS CLIENTES. Quando os clientes não compreendem as condições particulares sob as quais a sua equipe trabalha, fazem exigências desmedidas. São pedidos que a eles lhes parecem razoáveis, mas que estão muito além da capacidade de resposta dos seus colaboradores. Se apenas lhes disser NÃO,corre o risco de pensarem que não está querendo dar resposta às suas exigências. E este ciclo de pedido e rejeição torna-se tão vicioso que prejudica a relação. Educar os clientes é um processo que depende da construção de uma boa relação entre as partes. Faça uma parceria, em que as partes assumem a responsabilidade pelo sucesso de ambas. Isso pode envolver, por exemplo, o convite para que o cliente participe nas sessões de planejamento do seu grupo de trabalho.

Outros erros:

  • Ignorar os clientes.

  • Ignorar e substituir a opinião dos clientes pela sua, que considera mais válida.

  • Não permitir que os seus trabalhadores lidem com os clientes.

  • Não observar a mudança das necessidades dos clientes.

  • Recusar-se a colaborar com os clientes.

  • Ignorar e não atender os fornecedores.

  • Não ser um bom cliente, cooperando com os fornecedores.

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VÍRUS E BOATOS...

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Já não era suficiente sermos infetados por vírus que agora temos idiotas que preparam avisos de que estamos infetados. Imaginem o medo...

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Ou seja que avisamos que poderá receber um e-mail lhe informando que seu computador está infetado com o vírus W32/Sobig.F e que deve corrigir o problema urgente. Quais as medidas nesse caso se você está com seu anti vírus atualizado?

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Em princípio como SEGURO NÃO VÁ PRESO, você deve baixar este aplicativo de nome: - FixSbigF.exe e clicar nele  depois de baixar para executar a limpeza. Se houver vírus, ele detectará e retirará do seu sistema. Se não houver, você estará mais tranqüilo/a sem duvida. Pode demorar uns 2 minutos para verificar todos os sistemas e nem precisa digitar nada, apenas clicar que ele sozinho fará a varredura.

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Este aplicativo de limpeza foi lançado pela Symantec de forma gratuita, para ajudar a eliminar o vírus ou a dúvida (Muito obrigado dona Symantec em nome de todos nós).  - Ele já faz parte dos arquivos de "programas Livres" que estão na sua página neste endereço: - https://www.sdr.com.br/downloads.htm, por isso quando precise dele é só ir pegar lá.

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Na sexta feira próxima, vamos dar umas dicas pesadas sobre SPAM e a única e melhor forma de combate, de acordo com as leis e regras utilizadas na Europa e que servem de exemplo, e que serão implemntadas em todo mundo, para acabar de vez com o SPAM. É muito importante que se saiba que aquí no Brasil, já foi processada uma empresa de mail marketing por SPAM! Porque? Porque ninguém tem direito de lhe fazer gastar um centavo siquer para baixar propaganda não solicitada e menos ainda de lhe invadir sua privacidade.

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SUA EQUIPE DE PLANTÃO E SUPORTE DO SDR

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SUPERANDO obstáculos

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Todo Representante Comercial ou Profissional de vendas, enfrenta obstáculos criados pelos clientes. Os mais comuns são: 

  • muito caro 

  • estou satisfeito 

  • não vai ao encontro das minhas necessidades 

  • não está dentro do nosso orçamento

  • já tivemos uma má experiência com essa empresa 

Os Representantes e vendedores podem superar estes obstáculos através das seguintes medidas:

  • Neutralização. Após a primeira objeção, a reação deverá ser o silêncio por alguns segundos, o tempo necessário para pensar na resposta adequada, em vez de uma resposta instintiva, que pode ser pouco apropriada ou contraproducente. Ao mesmo tempo, mostra que está interessado em apresentar uma solução e não em disparar a primeira FRASE-FEITA que lhe vem à cabeça. Por exemplo, se um cliente afirmar: - "Sua empresa é muito grande para me dispensar a atenção necessária", você deve responder concordando com o conceito: - "Receber a atenção e feedback é certamente importante". Depois, deve direcionar a conversa para vantagens fundamentais que a venda trará ao cliente, ganhando assim o controle da conversa.

  • Colocação de questões. A utilização de perguntas é outra forma de contornar as objeções. Por exemplo, se um cliente diz: - "Estou satisfeito com o meu fornecedor habitual porque me oferece bom serviço a bons preços", você pode começar por concordar com o assunto e depois acrescentar uma pergunta: - "E nessa área, o que é que pretende?". -  Assim que o cliente começa a responder, a objeção fica para trás e estabelece-se o diálogo que se pretendia.

  • Eliminar os obstáculos. Se os primeiros passos não funcionarem, terá que dar solução às principais objeções. As interpretações erradas podem ser esclarecidas, o ceticismo pode ser superado se identificar os receios do cliente e provar que a sua palavra é verdadeira e, para superar as desvantagens legítimas, você deve dar relevo às vantagens dos produtos que superam as desvantagens legítimas mencionadas pelo cliente.

 

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"           NOTÍCIAS "

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ESTA É PARA OS QUE GOSTAM DE MARKETING BEM PENSADO!

Mochilas de ladrões, camisas criadas por traficantes e tênis feitos por assassinos estão transformando o trabalho penitenciário em moda na Alemanha. "Haeftling" ("cativo", em alemão) é a nova grife para uma linha de roupas e acessórios fabricados pelos presidiários da penitenciária Tegel e os artigos são adorados pelo público. Uma camisa listrada que o presidiário Matthias Meyenberg costurou dentro de sua cela imita o modelo usado antigamente pelos presos, mas agora são as pessoas comuns que estão comprando online, disse Meyenberg, 38, que cumpre pena por narcotráfico. "Os produtos são engraçados e um pouco ousados." 

Meyenberg está separado das "fashion victims" por pesadas portas de metal, um muro altíssimo de mais de 1 quilômetro, torres de vigilância e muito arame farpado. "Não há muitos empregos aqui e eu prefiro costurar do que olhar para a parede da cela". Cerca de
60% dos presos na penitenciária de Berlim têm emprego, disse o diretor Ulrich Fehlau, idealizador do projeto. Ele espera que 50 novos empregos possam ser criados na Tegel, que tem 1.650 presidiários, caso as vendas de roupas continuem decolando. Os presos costuram suas próprias roupas desde 1898, vendendo alguns itens para o público, mas a tendência cresceu quando o marqueteiro Stephan Bohle viu os produtos e gostou. Ele criou então um site na Internet www.haeftling.de , que vendeu 1.500 artigos na primeira semana de funcionamento. Os tênis, camisetas e calças de design contemporâneo saem por entre 25 e 100 euros. Os artigos vendidos estão ajudando os prisioneiros a fazer um pé de meia e a prisão a fazer reformas e adquirir equipamentos. www.terra.com.br 
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Aeronáutica investiga sabotagem em Alcântara
Os oficiais da Aeronáutica que investigam as causas da explosão do Veículo Lançador de Satélites (VLS-1), na Base de Alcântara, no Maranhão, estudam a possibilidade de sabotagem como uma das causas mais prováveis do incêndio ocorrido no último dia 22. Nenhuma atividade de risco estava programada na data da tragédia. Onze engenheiros e dez técnicos morreram na explosão. Em São Luís, agentes inspecionaram hotéis e se surpreenderam com o grande número de estrangeiros, principalmente norte-americanos, hospedados na cidade na semana do acidente. De acordo com a revista Istoé, pelo menos oito deles estão sendo investigados. Conforme a revista, a tragédia de Alcântara está entre os maiores acidentes do mundo em perdas humanas, quando se compara com outros desastres ocorridos nos projetos espaciais de todo o planeta. Nos últimos 6 anos, essa foi a 3ª tentativa fracassada de mandar ao espaço o VLS

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Nas duas primeiras, em 1997 e 1999, os foguetes saíram do chão, mas foram destruídos em pleno vôo, por falhas de propulsão. Dessa vez, o incêndio ocorreu no interior da plataforma, três dias antes da data programada para o lançamento. Em tese, não havia naquele instante nenhuma atividade de risco. As equipes faziam ajustes finais de equipamentos e instalavam câmeras de vídeo para registrar o lançamento. O desafio agora é descobrir por que um dos quatro propulsores começou a funcionar sem que houvesse qualquer ação para isso. Oficialmente, a hipótese de sabotagem é considerada remota. Na prática, porém, entre oficiais da Aeronáutica, é uma das mais prováveis causas do incêndio. De acordo com a IstoÉ, na semana da tragédia, todos os equipamentos do VLS foram testados e vistoriados. Tudo estava em ordem. O problema é que, depois da fornalha, sobrou pouco para ser periciado. Por isso, a orientação é conduzir as apurações de fora para dentro do VLS. 

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Farmácias holandesas começam a vender maconha

Os holandeses com enfermidades graves poderão comprar maconha nas farmácias de maneira totalmente legal a partir desta semana. A única exigência é a apresentação de uma receita médica. O Ministério holandês da Saúde, encarregado da administração médica da maconha, começou hoje a fornecer a droga às farmácias, que poderão começar a vendê-la a partir de amanhã ou quarta-feira. Conforme o porta-voz do Ministério, a maconha atua positivamente para neutralizar certos efeitos secundários da quimioterapia e da radioterapia administradas aos enfermos de câncer, diminui os sintomas da esclerose múltipla e tem ainda efeitos favoráveis para os enfermos de aids e de problemas nervosos crônicos.

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