Sistema de Representação para Representantes Comerciais

futuro e tendências

"JORNAL DICAS DA SEMANA" Nº240 DO WWW.SDR.COM.BR

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FUTURO             - TENDÊNCIAS   MARKETING - PESQUISAS

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Demonstre iniciativa
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Não sente em sua mesa e espere por alguém dizer a você o que fazer. Demonstre iniciativa. Ofereça ajuda ao seu chefe para preparar aquela apresentação que ele deve fazer. Ofereça ajuda para revisar os custos daquele projeto que foi barrado. 

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Se o seu departamento precisa enviar alguém para aquela reunião 

que ninguém gosta de ir, seja voluntário. 
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Conhecimento é mais do que informação
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Um dos livros de maior impacto nas últimas décadas do século passado referia-se ao futuro. “O Choque do Futuro” do jornalista americano Alvin Toffler começa a partir de uma análise interessante da evolução da sociedade humana. Diz ele que se considerarmos um período de evolução de cinqüenta mil anos para a espécie humana, e dividirmos esse tempo em gerações de 62 anos cada, teremos um total de oitocentas gerações. 
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Dessas, 650 foram passadas nas cavernas. A escrita surgiu há 70 gerações, permitindo o início da comunicação efetiva entre as gerações. A grande massa da população só viu alguma pagina impressa há seis gerações. Nas últimas quatro começamos a medir o tempo com precisão e, somente nas duas últimas é que começamos a utilizar o motor elétrico. Diz ele, também, que a imensa maioria dos bens materiais que usamos na nossa vida diária de hoje foram desenvolvidos dentro da atual geração, a 800ª.

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Outro autor, o pesquisador britânico Kevin Desmond, conhecido estudioso da evolução das tecnologias, publicou o livro "A timetable of inventions and discoveries" (M.Evans & Co, Inc – NY, 1986), não lançado no Brasil. O autor apresenta, nesse livro, uma curiosa e, ao mesmo tempo, preocupante visão da evolução do conhecimento acumulado pela humanidade.
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Segundo o mesmo, todo o conhecimento que a humanidade conseguiu produzir até o início do cristianismo, foi multiplicado por dois até a revolução industrial. Desse ponto teoricamente o ano de 1750, em diante, o conhecimento voltou a dobrar, primeiro em duzentos e cinqüenta anos, depois em cinqüenta e finalmente em dez, até o surgimento dos primeiros computadores pessoais, no início dos anos oitenta. Na penúltima década do século XX o conhecimento foi multiplicado por quatro e na última – pasme - "por dez".

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A realidade é que somos assaltados com velocidade crescente por uma verdadeira avalanche de informações, através dos meios de comunicação cada vez mais competentes. Nesse cenário de velocidade alucinante surge um novo tipo de ansiedade:

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a de lidar com o excesso de informações, uma espécie de “informatite”

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EDUCADOR

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fone: [11] 3661.2765

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PESQUISA

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SE APROXIMA O FIM DO E-MAIL MARKETING?

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A maioria dos profissionais de marketing direto em Alemanha, opinam que o e-mail marketing é uma ferramenta pouco efetiva devido ao problema do SPAM. Esse é o resultado de uma enquête on-line não representativa, realizada pela empresa alemã "One-to-One", especializada em temas de marketing e publicidade.
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Dela se desprende que somente o 42% dos consultados acredito que dito canal publicitário se manterá, a pesar da oleada do
SPAM, frente a um 52,44% que opina o contrário e 5,5% que se reserva o direito de opinião.

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é preciso parecer bom

 

O sucesso pessoal ou na carreira está vinculado à conjugação das práticas do marketing funcional e do marketing pessoal, dois instrumentos de projeção e novas conquistas. 
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Imagem: - "Esta é a palavra que diretamente se associa ao marketing pessoal e marketing funcional" 
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O primeiro diz respeito ao profissional, tem a ver com o quão bem ele é capaz de expressar o que é nas palavras que usa e nas ações que pratica. 
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O segundo, marketing funcional, tem seu foco mais voltado para as atividades da empresa, isto é, ressaltam-se os valores, as atividades, os resultados da organização ou de uma área específica. 
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Em ambos os casos, o processo é conduzido por um profissional, que deverá conciliar as duas modalidades de marketing. O resultado dessa fusão estará na imagem projetada, a qual, nos dias de hoje, poderá ser o céu ou o inferno de uma pessoa ou empresa. 

"Não adianta saber; é preciso fazer alguma coisa com esse conhecimento. As pessoas valem não pelo que sabem, mas pelo que fazem com o que sabem. O resultado dessas frases é o seguinte: faça marketing ou você está morto."

L. A. COSTACURTA JUNQUEIRA
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VICE - PRESIDENTE 
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Instituto MVC  M. Vianna Costacurta Estratégia e Humanismo

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Contatos: 11 3171-1645 / 3285-2438 - costacurta@institutomvc.com.br  

 

www.institutomvc.com.br

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ESTRATÉGIA

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SABEDORIA POPULAR

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Tendo chegado ao conhecimento do Delegado de Homicídios a notícia de um crime, instaurou-se o devido inquérito policial.  Apurou-se, no decorrer do processo de investigação, a existência de uma testemunha que havia presenciado os fatos. Argüida pelo Delegado, a testemunha levou-o ao suspeito.

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Lá chegando, o Delegado deparou-se com um problema grave: - O suspeito tinha um irmão gêmeo, idêntico. Diante da circunstância, a testemunha não conseguiu apontar o autor do fato delituoso. Na dúvida, o delegado prendeu os dois irmãos.

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Após os 30 dias da prisão preventiva um dos dois irmãos tinha engordado quase quinze quilos, enquanto o outro permaneceu com o mesmo peso de quando fora preso. Analisando pormenorizadamente os fatos e os acontecimentos, o delegado concluiu quem seria o autor do crime. Ato seguinte, liberou o gêmeo gordo e indiciou o outro.

você como detetive ficou com a pulga atrás da orelha, e se pergunta: - como o delegado e de acordo com qual fundamento se baseou para a sua decisão de liberar um e indiciar o outro ?
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Tomou por base a sabedoria popular. - e É muito simples: - "O que não mata, engorda"!

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Dick Robinson - CEO da Scholastic 

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  • Provérbio favorito: "Não faça aos outros o que você não quer que seja feito com você"

  • A qualidade mais importante que um Líder deve ter: "A Habilidade de entender as pessoas. Especialmente Clientes e Funcionários" 

  • O melhor treinamento que um Líder pode ter: "Trabalhar em todas as áreas de uma empresa" 

  • Qual é a pior característica que um líder pode ter? "Egocentrismo. Colocar a si mesmo na frente das necessidades da empresa, dos funcionários e clientes" 

  • Como um CEO deveria investir o seu tempo livre ? "Apresentando a missão, metas, objetivos financeiros e a mensagem corporativa para funcionários, clientes, fornecedores e comunidade" 

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MATANDO A SEDE DO BRASIL - Istoé

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Cinco pequenas sílabas podem valer R$ 500 milhões? Se elas forem "Ex-pe-ri-men-ta", não há dúvida de que sim. Foi com esse convite ao consumidor que a Schincariol ampliou seu faturamento em meio bilhão de reais. 

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Nas fábricas da empresa, a ociosidade caiu a zero. Os operários trabalham em três turnos, sete dias por semana. Além disso, 500 pessoas foram contratadas, 200 caminhões foram comprados e investimentos de R$ 160 milhões em uma nova fábrica, a ser instalada no Rio Grande do Sul, foram antecipados. Tudo para atender uma demanda que, em poucos meses, foi às alturas. 

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Desde setembro do ano passado, quando o “experimenta” foi ao ar pela primeira vez, as vendas da Nova Schin cresceram 50% a participação de mercado da empresa saltou de 10,1% para 15,2%, segundo o instituto Nielsen, enquanto os rivais encolheram quase 10%. 

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Isso fez da Nova Schin um dos maiores sucessos da história do marketing no Brasil, numa estratégia conduzida pelo publicitário Eduardo Fischer. Com sua palavra mágica, ele fez renascer a guerra das cervejas, abalou as estruturas da AmBev e relançou a discussão sobre o conceito de eficiência no mercado publicitário.

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Reuniões PODEM SER produtivas
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Reuniões podem ser bastante produtivas mas podem ser também um verdadeiro desperdício de tempo e dinheiro. Aqui vão mais algumas idéias que podem ajudá-lo a gerenciar melhor as suas reuniões. 
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Toda reunião para ser produtiva deve ter: o seu Propósito, a sua Agenda e o seu Tempo de Duração. Se um desses itens faltar, a reunião não deve ser realizada. 
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Você deve ser capaz de definir o propósito de uma reunião em uma ou duas sentenças, por exemplo, "Essa reunião é para planejar a nova campanha de marketing da empresa". Dessa maneira, todos sabem por que eles estão ali, o que é preciso ser feito, e como saber se todos conseguiram ser bem-sucedidos. 

Defina a agenda. Liste os itens que serão discutidos, revistos, analisados, apresentados etc. Eu gosto de definir um tempo limite para cada item da agenda e identificar uma pessoa responsável para liderar a discussão. 
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Defina o tempo de duração. Desde o princípio, defina quando a reunião começa, e às vezes ainda mais importante, quando ela termina. É incrível a quantidade de gerentes que não sabem terminar uma reunião dentro do horário previsto!!!! Se você ainda tem esse hábito..., PENSE NOVAMENTE! 
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Não espere pelos outros. Reuniões precisam começar no horário determinado. Não espere pelos atrasados. Não espere por aqueles que precisam ser chamados para uma reunião. Você já não os avisou previamente? Pois então, eles que apareçam no horário. E quando os atrasadinhos chegarem, NÃO VOLTE A REVISAR O QUÊ JÁ FOI FALADO. O tempo daqueles que seguem o horário deve ser respeitado. .

Se o organizador da reunião não chegar no horário, considere a reunião cancelada e volte ao trabalho. 
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Quanto tempo esperar até o organizador aparecer pode variar de empresa para empresa, mas eu não esperaria mais do que cinco minutos. 
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Tenha o hábito de documentar a reunião. Alguém, além do organizador da reunião, deveria ser responsável por tomar nota daquilo que foi falado durante a reunião. 
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O quanto detalhado deve ser essas anotações varia de acordo com a natureza daquilo que foi discutido. O resumo deve conter o nome das pessoas presentes, o que foi discutido, os acordos que foram alcançados, e os próximos passos que foram determinados com datas e seus respectivos responsáveis. 
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Assim que a reunião terminar não deixe passar mais do que 24 horas, as anotações devem ser distribuídas para todos os participantes, para aqueles que foram chamados para participar e não compareceram, e para todos aqueles que possam ser influenciados pelas decisões tomadas. O correio eletrônico é a melhor maneira de distribuir as anotações.
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FOCO, FOCO, FOCO! Toda reunião deve ter uma pessoa determinada para avisar os outros participantes quando esses fogem do tópico que deve ser discutido. Peça por um voluntário no início de cada reunião. O trabalho desse profissional é interromper qualquer discussão que fuja do tema principal. Esses novos tópicos podem ser anotados e virar tema de discussão para as próximas reuniões. Caso surja alguma dúvida sobre determinado assunto estar dentro do foco da reunião ou não, o Organizador da Reunião deve dar a palavra final.

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Reuniões DEVEM SER produtivas! 
 

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PROF. RICARDO JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO

BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING.

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