Sistema de Representação para Representantes Comerciais

futuro e tendências

"JORNAL DICAS DA SEMANA" Nº242 DO WWW.SDR.COM.BR

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FUTURO             - TENDÊNCIAS   MARKETING - PESQUISAS

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Posicionamento é Sacrifício

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Quando você estabelece uma posição no Mercado (foi para isso que você veio!), você define o que você faz. Faz as pessoas saberem o quê você faz e para quem você faz. E também faz as pessoas, por definição, saberem o quê você não faz. 
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É isso mesmo! Não existe mais espaço para empresas com promessas vazias como:

  • “Tudo em segurança!”

  • “Tudo em Autopeças”

  • “Tudo em Informática!” etc. 

Ninguém faz tudo para todos. Não com excelência. Eu sei como isso pode parecer heresia para muitas pessoas. Excluir clientes, não atender oportunidades de negócio, deixar de fazer o que um cliente pede, mas... é isso mesmo. Posicionamento é Sacrifício, e se você se recusar a fazer, vai continuar com os mesmos problemas que você tem hoje quando faz tudo para todos. 
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Nunca vai sair do lugar. 

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Quando TODOS são clientes, NINGUÉM é cliente

 

PROF. RICARDO JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO

BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING.

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TREINAMENTO CONSULTIVO?
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Você sabe o que é treinamento consultivo? 

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A maioria das empresas nunca ouviu falar disso.
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No artigo Treinamento Consultivo procuramos descrever essa nova abordagem que o MVC está adotando a partir de outubro de 2003. Como somos um dos líderes de mercado em programas de capacitação em Vendas Consultivas, nos pareceu óbvio que deveríamos exercitar, internamente, o que temos discutido e ensinado às diversas empresas.
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O Treinamento Consultivo é como Você poderá confirmar lendo o artigo
Treinamento Consultivo uma extensão dos princípios da Venda Consultiva. Significa que o MVC estará procurando se alinhar cada vez mais com as necessidades de sua organização, procurando desenvolver produtos e serviços customizados e que possam efetivamente contribuir para que sua empresa tire o maior proveito possível das novas oportunidades que serão geradas a partir de 2004.
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É claro que continuaremos a oferecer nossos tradicionais ítens de
"prateleira", bem como todos os produtos e serviços que já nos caracterizam como uma consultoria comprometida com resultados. Por outro lado, como sabemos que nossos clientes estarão iniciando o desenho de sua programação de treinamento para 2004, gostaríamos de visitá-lo para: 

  • Divulgar o conceito de Treinamento Consultivo 

  • Apresentar nossos programas e novidades, tanto no campo presencial como nas atividades à distância (e-learning) 

  • Apresentar nosso calendário de eventos abertos para 2004 

Não hesite em ligar para 11- 3171-1645 ou 21- 2518-2321 ou nos remeta um e-mail para:

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 costacurta@institutomvc.com.br  ou mariateresa@institutomvc.com.br 
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VOCÊ ESTÁ PENSANDO EM E-LEARNING?    -    VISITE A BIBLIOTECA DO INSTITUTO MVC

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Posicionamento é FAZER ESCOLHAS 
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Estabelecer Posicionamento é um processo de inclusão e exclusão. A empresa Mont Blanc é um exemplo disso. A empresa se posiciona para as pessoas que vêem uma caneta como um objetivo fashion, um símbolo de status, e muito provavelmente muito mais do que apenas um objeto para escrever. 
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O posicionamento da
Mont Blanc exclui pessoas, muitas pessoas, inclusive pessoas interessantes, mas que não pagariam mais de R$ 200,00 reais para comprar uma caneta. 
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Posicionamento, em outras palavras, é sacrificar uma parte do mercado para que você possa direcionar os seus esforços para o mercado mais valioso para você – e traduzir isso em uma linguagem clara para esse mercados. 
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Todo sacrifício é difícil. É financeiramente e emocionalmente difícil. A idéia de deixar dinheiro na mesa é terrível, mas precisa ser feito. 
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Pelo menos me prometa uma coisa: - Você vai PENSAR a respeito 
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PROF. RICARDO JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO

BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING.

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O QUE É RFID 
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RFID (radio frequency identification ? identificação por radiofreqüência) é uma tecnologia que incorpora o uso de acople eletromagnético ou eletrostático na porção de freqüência de rádio do espectro eletromagnético para identificar em forma única um objeto, animal ou pessoa. 

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RFID está sendo cada vez mais utilizado na indústria como uma alternativa ao código de barras. A maior vantagem é que não requer   contacto direto ou escaneo por linhas visíveis, como o código de barras requer. Um sistema RFID consiste de três componentes: 

  • uma antena, 

  • um receptor

  • um emissor. 

a antena transmite mediante ondas de radiofreqüência um sinal que ativa o emissor. quando se ativa, o emissor envia informação para a antena, e com base nesta informação pode-se programar um controlador para que ligue. 

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A margem de distância para estes dispositivos oscila entre dois e mais de 30 metros, quanto maior a distância, maior o custo.

Unilever, em segredo, desenvolve etiqueta inteligente no Brasil - www.valoronline.com.br 
O futuro chegou na cadeia de abastecimento brasileira. O país terá, a partir de abril, o primeiro projeto-piloto na América Latina de utilização da etiqueta inteligente, tecnologia que utiliza identificação por radiofreqüência no padrão EPC (Eletronic Product Code) e que promete revolucionar toda a cadeia - da logística nas fábricas à forma de pagamento nos supermercados. Enquanto as concorrentes desenvolviam grupos de trabalho sobre a tecnologia, a Unilever partiu na frente no país, com um projeto em parceria com a Seal e a Exel que já começa a ser implantado na fábrica de Indaiatuba e no centro de distribuição de Louveira, em São Paulo.
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Por enquanto, trata-se de um teste localizado, envolvendo o transporte de Omo e outras marcas de sabão em pó da Unilever dentro das instalações da própria empresa. Será o primeiro passo, porém, para colocar à prova as imagens futuristas alardeadas pelas gigantes do setor - como a do consumidor que sai do supermercado sem precisar passar no caixa (bastará passar um carrinho por um portal, que em segundos identificará o valor das compras) ou até mesmo sem precisar ir no supermercado (leitores acoplados na geladeira ou no armário automaticamente enviariam os pedidos de reposição).

A Unilever não divulga o valor do investimento, mas revela uma ambiciosa meta para o projeto-piloto: ganhos de até 12% em produtividade na distribuição do sabão em pó.

 

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Se você não puder medir, não faça

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É sempre muito difícil ligar os investimentos de marketing com os seus benefícios e resultados. Se você quiser fazer isso com sucesso, você precisa medir e contar todos os dados que são relacionados ao seu processo de marketing e vendas. 

  • De onde vem os seus clientes ? 

  • Eles viram os seus anúncios ? 

  • Como eles conheceram a sua empresa, os seus produtos e serviços ? 

  • Eles receberam a sua mala direta ? 

E por aí vai. Quer dizer, todos esses são fatos que você precisa saber para entender os resultados de seus esforços de marketing. Ao fazer isso, olhe para os números que você coletou e compare os resultados período sobre período. Enquanto você faz essas comparações, observe as campanhas de marketing que estão no ar. 

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Você será capaz de ver um padrão de comportamento 

mas somente se você medir os resultados. 

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ULTIMAS VAGAS

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PROF. RICARDO JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO

BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING.

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PESQUISA

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O SUPER BOWL BATE RECORDES COm OS PREÇOS DOS SPOTS

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Em 1º de fevereiro foi celebrado em Houston, Texas, a 38º edição do Super Bowl, a final da Liga Nacional de Futebol estadunidense. Esta supõe-se ser o maior acontecimento desportivo do país e também uma ocasião idônea para aumentar os preços dos anúncios que são emitidos durante sua retransmissão.
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De fato os anunciantes terão que pagar 2,25 milhões de dólares se querem que seu anúncio de 30 segundos seja emitido durante o programa, o que supõe um aumento por volta de 7% respeito ao ano passado.
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Aparte de
Pepsi, bebida oficial da Liga, outros anunciantes como Anheuser-Bush Cos., Frito-Lay, y Procter & Gamble protagonizarão os 54 anúncios que a cadeia de televisão CBS já tem vendido e que supõe quase o 90%. Os 8 espaços restantes talvez atinjam um preço menor: 1.800.000 dólares.
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Um dos motivos desta boa acolhida por parte dos anunciantes pode ser o pacote
"Adage", no qual a CBS e Viacom oferecem às empresas publicidade externa e anúncios nos programas que precedem e seguem à partida, além dos anúncios durante a retransmissão.

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ESTRATÉGIA

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Observar os fogos que ardem no outro lado do rio

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Senta no alto da montanha e observa como lutam os tigres entre si. Provérbio Chinês. Consiste em deixar que os inimigos briguem entre eles. Tem que se aproveitar as contradições do adversário. O estrategista que analisa e planeia cuidadosamente, antes de entrar na contenda, sabe como tirar partido dos seus pontos fortes. 
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Um bom plano permite antever as melhores alternativas. Uma boa execução transforma as oportunidades em sucessos. Confunda os concorrentes com a inovação e com a melhoria constante da qualidade. 
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Ninguém se defende da inovação por antecipação. A inovação é uma das estratégias que o torna quase invencível. E a inovação não é necessariamente complicada nem difícil.
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Os programas de qualidade total demonstraram como simples operações de aperfeiçoamento podem marcar a diferença no desempenho. Os Gerentes que revelarem talento e souberem encorajar os colaboradores a implementar idéias inovadoras, têm recursos infinitos em situações de competição..

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PESQUISA

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ESTÃO CONSCIENTES...

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A última pesquisa sobre a compra de artigos falsificados realizada por Andeme (Associação para a Defesa da Marca das Câmaras de Comércio EUROPéiA) revela que 20% dos consumidores compram conscientemente este tipo de artigos e uns 21% o fazem em lojas especializadas.
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Esta pesquisa, na qual foram entrevistadas 700 empresas e 1.000 consumidores, mostra também que os pontos de venda principais da pirataria são:

  • postos ilegais nas ruas(42%), 

  • mercados ambulantes autorizados (33%) 

  • lojas especializadas (18%). 

  • Ainda que os empresários opinam que 57% das vendas de falsificações se produzem em, comércios especializados.

Enquanto aos setores que mais sofrem com esta fraude, o primeiro lugar é ocupado pelo:

  • têxtil (21%), 

  • materiais industriais (19%), 

  • alimentação (15%) 

  • bebidas (9%)