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vendas e representações

JORNAL DICAS DA SEMANA DO WWW.SDR.COM.BR Nº231

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TRANSPORTES .... .... LOGÍSTICA

Nº10.

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sem pessimismo, mas realistas...

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Estamos no prenúncio de um dos maiores engodos de "transportes e logística" em termos de equipamentos e fluxo de transportes. Entraremos em 2004 no gargalo da "DEMANDA VERSUS FALTA DE EQUIPAMENTOS". Em 2004 haverá falta de veículos pelas safras recordes, aumento explosivo no volume de exportações, aumento no consumo, abandono, degradação e falta de investimentos nas vias de transporte, frota de veículos beirando os 17 anos na média e infinitamente menor do que a necessária, além de estruturas despreparadas para o aumento nos carregamentos e descarregamentos de produtos e safras.

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Apenas um pequeno impulso na economia, aquecerá a demanda e diminuirá a ociosidade dos veículos, ocasionando aumentos no custo do quilômetro rodado. Um artículo no final deste caderno, traz um APAVORANTE panorama de um dos mais conceituados pesquisadores - Paulo Fernando Fleury da Coppead, publicado por um dos jornais mais competentes em matérias de Economia e Mercado - "VALOR ONLINE". 

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A frota de caminhões nacional é em 65% formada por autônomos e o mercado de fretes rodoviários se rege pela "OFERTA E DEMANDA", e o aumento na demanda será a oportunidade que os freteiros autônomos e as mais de 28.000 transportadoras esperam para recuperar perdas e aumentar os lucros.

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Saber controlar estes fatores, será imprescindível para todas as empresas, já que o transporte influi nos custos de produção e venda. Conquistar a independência deste segmento será a saída para industrias, fábricas, importadores e Exportadores, atacados e distribuidores e para todas as empresas que utilizam transportes, já que todo aumento no preço do frete é repassado pela transportadora e por conseqüência pode inviabilizar alguns negócios.

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Desenvolva a Cultura da Performance

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Funcionários comprometidos com resultados, focados em seu trabalho, responsáveis pelo seu futuro...
Como alcançar isso? 

Muita Comunicação, Educação e Desenvolvimento de Pessoas

Todos os membros da equipe gerencial da empresa precisam saber quais são as metas e objetivos da empresa, e a contribuição que cada um deve fazer para tornar essas metas e objetivos uma realidade. Em paralelo, o PROGRESSO das mesmas deve ser monitorado através de reuniões semanais, quinzenais ou mensais. 
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Conseqüências para Performance Boa e Performance Ruim

Quando for Boa, sistemas de remuneração variável e reconhecimento por objetivos e metas atingidas. Quando for Ruim, Sistema Disciplinar (que nem Escolinha), Perda de Salários Variáveis e Plano de Melhoria. 

IMPORTANTÍSSIMO!!! 

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“Todos os Gerentes da empresa devem ser educados para multiplicar a Cultura de Performance”.

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A Essência da Inovação

"Tudo que pode ser inventado já foi inventado". Essa célebre frase foi publicada em 1899 pelo escritório de patentes dos EUA. Se esses "experts" tivessem o poder de conduzir o mundo, estaríamos ainda vivendo no escuro. 
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Agora pare para pensar um pouco sobre a sua empresa: 

  • Será que você às vezes não faz o mesmo papel de tolo ? 

  • Você realmente ouve as sugestões de seus funcionários ? 

  • Ou melhor, você ainda recebe sugestões de seus funcionários ? 

  • Ou melhor ainda, você já parou para pensar porque você não recebe mais sugestões de seus funcionários ? 

Ok, você acredita que não terá tempo, dinheiro, recursos para implantar tais sugestões; 

Ok, você acredita que essas sugestões não trarão resultado nenhum (você já viu o seu concorrente implementá-las e quebrar a cara); 

Ok, você acredita que tais sugestões podem trazer riscos sérios para o seu negócio atual, afinal do jeito que as coisas estão, o seu negócio tem obtido o mesmo volume de vendas todos os meses, e os seus clientes parecem satisfeitos. 

Porquê mudar ? 
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Lembre-se:  - O ótimo líder é aquele que não se preocupa com sua própria carreira, mas com a daqueles que trabalham para ele. É seu dever como líder provocar esse tipo de pensamento estratégico dentro da sua empresa, criar oportunidades para seus funcionários, dar liberdade para a criação de idéias, e abrir espaços para suas carreiras. 
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Responda a essas perguntas: 

  • Quem é o Visionário dentro da sua empresa ?

  • Quem tem permissão para pensar diferente ?

  • Quem é responsável por pensar em como seria o futuro da sua empresa ?

Ninguém ? 

 

Você não provoca tais questionamentos dentro da sua empresa com uma certa freqüência ? Não ? Não se preocupe, a sua sorte é que você não está sozinho. Provavelmente o seu concorrente também não tem esse tipo de Atitude!. É por isso mesmo, você tem aqui uma oportunidade enorme para se diferenciar, inovar e liderar o seu mercado. 
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Qual é a Essência da Inovação ? Idéias! As Idéias são responsáveis por gerar "Motivação, Agilidade, Produtividade e redução de custos na sua empresa". Se você quer inovar, você precisa criar e cultivar um ambiente que permita que as pessoas possam gerar idéias sem medo de não ser ouvidas ou compreendidas. Não existe nada mais motivador do que uma idéia. 
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A criação faz parte da essência de todo ser humano. Somos todos criadores, e podemos fabricar hoje o mundo no qual viveremos amanhã. Afinal, A melhor maneira de prever o futuro, é criá-lo. 
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PROF. RICARDO JORDÃO
.PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO

BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING

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.http://www.bizrevolution.com.br         ricardom@bizrevolution.com.br

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Pesquisador vê "apagão logístico" e teme efeito sobre as exportações 
Paulo Fleury: drástica redução nos investimentos em transportes
 

www.valoronline.com.br 
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O Brasil já está vivendo um apagão logístico. A precariedade em transportes e na movimentação de cargas, contudo, é sentida de forma paulatina e não de imediato como em uma crise energética, comparou, o diretor do Centro de Estudos em Logística do Coppead, Paulo Fernando Fleury. E essa precariedade logística, argumentou, pode afetar o volume das exportações brasileiras principalmente no agro-negócio. 
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Um sinal recente do apagão logístico foram as filas de 100 quilômetros até o porto de Paranaguá no auge do escoamento da soja, segundo o consultor André Pessoa. "
Isso afeta a competitividade da agricultura", ponderou. Fleury e Pessoa discutiram, os gargalos da infra-estrutura logística em seminário da Tendências Consultoria sobre entraves microeconômicos ao crescimento.
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Na avaliação do sócio da Tendências, Edward Amadeo, o estrangulamento do setor público o torna incapaz de fazer os investimentos que o país requer em infra-estrutura. 

  • De 1970 a 2000, o setor privado manteve uma taxa de investimento sempre próxima de 15% do PIB. 

  • E o setor público, que investia cerca de 10% do PIB na década de 70, 

  • hoje não consegue investir o equivalente a 4% do PIB. 

"Para que o setor privado aumente sua taxa de poupança é preciso afastar as inseguranças 

que os marcos regulatórios trazem", defendeu Amadeo. 
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Para Fleury, o apagão logístico é um efeito da drástica redução dos investimentos em transporte e da ênfase equivocada no modal rodoviário. 

Entre 1970 e 2000, o segmento de transportes cresceu acima do PIB total. Apesar disso, o volume de investimentos no setor de 1,8% do PIB no final da década de 70 para 0,2% no ano passado míseros 0,1% este ano. "Há uma década o país investe menos de 0,2% do PIB em transportes", informou.

O Brasil, disse ele, possui uma oferta insuficiente para atender à demanda na área de transportes. 

  • A densidade da malha do país (quilômetro de vias por quilômetro de área territorial) é de 26,4, 

  • bastante inferior à da China (38,3) 

  • e a do México (57,2). 

Ao contrário dos que muitos estimam, defendeu Fleury, o custo do frete no país é baixo - 2,8 vezes inferior ao americano. "O custo baixo decorre da alta informalidade e da precariedade do setor", explicou. No Brasil, 66% da frota de caminhões está em uso há mais de 11 anos. Fleury aponta avanços após a privatização, mas os considera tímidos. 
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Pessôa enfatizou o expressivo crescimento da produção agrícola. Segundo ele, essa expansão se explica por uma ação governamental correta, pela maior profissionalização do campo e pelas três desvalorizações cambiais recentes (1999, 2001 e 2002).
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O governo, listou ele , ajudou com a securitização da dívida dos agricultores, com o Moder-frota e com o aumento do volume de crédito rural a juros baixos e fixos. A produção agrícola cresceu de forma vertical (a próxima safra de grãos pode chegar a
130 milhões de toneladas ante 85 milhões em 2000) e horizontal (nos últimos cinco anos a área plantada aumentou em 10 milhões de hectares).
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Essa situação, explicou Pessôa, levou e ao mesmo tempo foi conseqüência de um ciclo virtuoso de investimento na agricultura. Em algumas regiões como Rio Verde (GO) e Londrina (PR) a margem operacional do agricultor variou entre
40% e 50% em 6 meses, informou Pessôa.  - Pessôa cita três oportunidades para o Brasil continuar com ritmos expressivos de crescimento agrícola:  - "consolidação como maior fornecedor mundial do complexo soja, milho e concretização da intenção de abastecer o mundo de álcool combustível"

 

"Consolidar esse projeto depende de superar os gargalos na infraestrutura", defendeu.
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Fleury sugere o que deve ser feito:  - 

mudar a prioridade do investimento e apostar em ferrovias e hidrovias; 

um novo modelo de financiamento ("as parcerias Público-Privadas (PPPs) são um bom caminho"), um sistema regulatório mais inteligente ("um absurdo uma agência para cada modal de transporte) 

e fiscalização eficiente.

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