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TRANSPORTES   LOGÍSTICA

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Armazéns precisarão de certificação - www.netcomex.com.br 
Os armazéns que operam com produtos agropecuários deverão providenciar a certificação das unidades. Portaria interministerial a ser publicada esta semana criará um grupo de trabalho responsável pela normatização do novo procedimento. A equipe vai definir os critérios técnicos, operacionais e os documentos necessários para o exercício de guarda e conservação de produtos agropecuários de terceiros. A certificação é uma exigência da Lei de Armazenagem (9.973/00), que criou o Sistema de Certificação de Unidades Armazenadoras de Produtos Agropecuários. Até a entrada em vigor da lei, apenas os armazéns que operavam com o governo precisavam seguir parâmetros técnicos

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Ouro e Prata amplia frota 
A Ouro e Prata Cargas está ampliando em 30% sua frota de caminhões de grande porte, para até 27 toneladas. As dez primeiras unidades, equipadas com sistema de rastreamento satelital, já estão na matriz, em Cachoerinha (RS). Com a ampliação da frota, a Ouro e Prata Cargas deverá incrementar sua divisão de cargas internacionais, fortalecendo as rotas no Mercosul. A expectativa da empresa é de que a participação deste segmento cresça dos atuais 45% para 55% no faturamento global até o final deste ano.

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Melhorar logística para escoamento é prioridade - www.ntc.com.br  
Melhorar as condições logísticas para escoamento da produção está entre as prioridades do governo federal. Nos próximos quatro anos, o Plano Plurianual prevê um aumento de 200 milhões de toneladas de produtos transportados no Brasil. Para esta safra, foram adotadas medidas emergenciais. "São operações tapa-buraco nas regiões mais precárias, mas para a próxima safra, esperamos avançar com investimentos de maior monta nos acessos aos portos e ferrovias, construção de armazéns, serviços de melhoria de dragagem". Para a Fiep, a interferência do governo federal pode alavancar as exportações paranaenses entre 10% e 50%, dependendo do setor. Pela média, as vendas brasileiras ao exterior somaram US$ 299 milhões por dia útil do início de janeiro a 7 de março. Isso representa um crescimento de 27,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Já as importações de 2004, pela média diária, somaram US$ 209 milhões, com um aumento de 17,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

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Ajudando funcionários a progredir

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Para muitos funcionários da sua empresa seja ela pequena ou grande a sensação de estar crescendo, aprendendo e progredindo é muito importante para sua auto-motivação. Preencher essa necessidade é e será sempre um grande desafio para você, mas é muito importante que você o faça. Na grande maioria dos casos, essa necessidade de estar aprendendo vem dos melhores funcionários da sua empresa, e perdê-los pode ser um erro fatal para os seus negócios. 
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Um exemplo: - Se por um acaso você perder um dos seus principais funcionários, antes de sair atrás de um profissional de fora da empresa, pense sobre a possibilidade de entregar as responsabilidades do cargo desse funcionário para dois outros funcionários atuais da sua empresa, dando a eles a oportunidade de crescer e aprender. Em um primeiro momento essa solução pode parecer ineficiente, mas a longo prazo, os resultados que uma equipe altamente motivada pode trazer para a sua empresa é incalculável.

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Mulher vende mais veículos comerciais

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O número de mulheres no segmento de caminhões e ônibus aumentou nas 115 concessionárias VWCO representada pela
ACAV – Associação Brasileira dos Distribuidores Volkswagen Caminhões e Ônibus. De acordo com Célia Martins, gerente de vendas da Dibracan Caminhões e Ônibus, representante de Santo André e campeã nacional de vendas de microônibus em 2003, essa nova realidade se deve a determinação e a paciência das mulheres, que conquistaram a confiança dos clientes e dos colegas de trabalho. 

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“A vendedora tem muita calma no atendimento e, para fechar o negócio, briga pelo interesse do comprador. O cliente quando nos vê pela primeira vez não confia muito, porém, com a convivência você começa a ser vista como profissional”, explica Célia. Prova disso é que a equipe de Célia é formada por 60% de mulheres e vende, em média, 100% mais do que os homens. 
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www.ocarreteiro.com.br

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Desenvolva o Perfil dos seus Clientes
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Seja qual for o tipo de produto ou serviço que você vende, tudo que você faz é baseado no conhecimento que você tem do seu cliente. Se você não conhece o suficiente os seus clientes, suas necessidades e desejos, você provavelmente está perdendo alguma oportunidade de vendas. 
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Se você conhece bem os seus clientes e suas necessidades, as suas chances de ser bem-sucedido são muito maiores, uma vez que você tem a oportunidade de servir o seu cliente da forma que ele deseja. 
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Mas como conhecer os seus clientes? Crie o "Perfil do seu Cliente". Comece por organizar as informações que você já possui dentro da sua empresa a respeito dos seus clientes, e se necessário, realize pesquisas ou entrevistas pessoais. O desenvolvimento do "Perfil do seu Cliente" pode ser feito em 4 passos: 
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Colete as informações que já estão na sua empresa. Explore os relatórios de vendas dos últimos meses e anos. 
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Desenvolva uma maneira de olhar para os dados. Defina uma forma de segmentar a informação que você possui. Por exemplo: por região, volume de compras, frequência de compras, forma de atendimento entre outras. 
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Classifique e analise as informações. Realize todo tipo de cruzamento de dados que você possa realizar. Utilize gráficos para ajudá-lo a compreender a informação que você tem em mãos. 
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Crie o Perfil do seu típico Cliente. Por exemplo: o seu cliente típico compra um determinado volume de produtos, com uma determinada frequência, a partir de uma determinada região, com uma determinada estratégia de preço, e assim por diante. 
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Ao aprender sobre o seu cliente, você irá descobrir oportunidades de negócios 

que antes não estavam muito visíveis para você. Vá em frente! Antes que o seu concorrente o faça. 

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PROF. RICARDO JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO

BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING.

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.http://www.bizrevolution.com.br         ricardom@bizrevolution.com.br

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