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TRANSPORTES   LOGÍSTICA

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Moderfrota terá reforço de R$ 250 milhões
O governo decidiu reforçar em R$ 250 milhões o Moderfrota "Programa de Modernização de Máquinas e Equipamentos Agrícolas", ampliando a dotação do programa para R$ 2,25 bilhões neste ano. No Plano Agrícola e Pecuário para o período 2003/2004 o governo previa a liberação de R$ 2 bilhões para o Moderfrota. A liberação adicional foi autorizada na segunda-feira (29/03) pelo Conselho Monetário Nacional e anunciada, em seguida, pelo ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. Do total previsto para o ano-safra, que termina em junho, ainda estão disponíveis R$ 565 milhões. Uma das mudanças é que a taxa de equalização dos financiamentos do programa poderá ser bancada pelas indústrias.

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Você não precisa vender em todos os lugares. 
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Ajuste o mix de clientes. Dentro de cada segmento de mercado que você trabalha, descubra quais são os clientes não-lucrativos para a sua empresa, e aumente os preços dos seus serviços para eles ou simplesmente deixe de atendê-los. Você não precisa vender tudo para todos. Ajuste o mix de produtos e serviços:

  • 20% dos produtos ou serviços que você vende são responsáveis por 80% do seu lucro. 

  • 30% dos produtos de baixo para cima estão dando prejuízo para a sua empresa ou estão consumindo recursos que poderiam estar voltados para os produtos mais lucrativos. 

Descubra quais são esses produtos e livre-se deles. Lembre-se:

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“Você não deveria estar procurando clientes para produtos. 

Você deveria estar procurando produtos para clientes.” 
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Você não precisa vender de tudo 

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Contêineres estão em falta

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As indústrias de São Bento do Sul, principal pólo exportador de móveis do País, vive um momento de expansão nas vendas, mas enfrenta problemas para atender aos pedidos. A falta de contêineres está causando atraso nas entregas aos clientes estrangeiros e atrapalhando novas negociações. Só a Concept, agência exportadora, está com cerca de 40 cargas em atraso. A Timber Comércio Exterior vive o mesmo problema. A situação se agravou nos últimos 45 dias. Além de enfrentar a morosidade causada pelas greves, os exportadores passaram a lutar por contêineres para enviar suas cargas. 

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Os portos alegam o aumento nas exportações brasileiras e a diminuição nas importações como principal causa do entrave. "As empresas ficam esperando cargas para enviar os contêineres de volta, cheios", explica o agente exportador Adilson Vilmar da Silva. Para exemplificar o tamanho da escassez, Silva lembra que, há poucos dias, um navio aportou em São Francisco com 90 contêineres vazios, mas havia 200 caminhões à espera dos recipientes. 

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Em busca de alternativas, algumas agências exportadoras tentam fechar contrato com outras companhias, mas a tarefa também possui obstáculos. Geralmente estes contratos valem por um ou dois anos, impossibilitando a troca. Em outros casos, o próprio comprador internacional define a companhia transportadora. "A substituição também não adianta muito porque se trata de um problema generalizado", afirma Paulo Tempass, agente exportador da Timber. Rolimar Reese, gerente de exportações da Consular, fábrica de móveis que exporta 95% de sua produção, confirma que a falta de contêineres começa a atrapalhar novas negociações. "Os clientes até entendem que é um problema de logística, que não depende de nossa vontade, mas precisam do cumprimento dos prazos", afirma. Para Reese, se o problema persistir, os concorrentes estrangeiros ficarão fortalecidos. 

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www.ntc.com.br

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ENTENDER O NEGÓCIO É VITAL

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"O tempo para reparar o telhado é quando o Sol está brilhando."

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John F. Kennedy 

  • Você realmente conhece o seu negócio ?

  • Você realmente conhece as razões pela qual motivam os seus clientes a comprar da sua empresa, e os seus colaboradores a trabalhar para você todos os dias ?

  • A sua empresa está crescendo... você tem certeza do porquê ?

  • A sua empresa não está crescendo... você tem certeza do porquê ?

  • As suas vendas estão decrescendo... você tem certeza do porquê ?

  • Não ? Não porque você não tem tempo para parar e analisar a sua empresa ?

  • Continue assim, daqui a pouco você terá tempo de sobra para pensar a respeito. 

Um dos maiores artigos de marketing já publicados na história chama-se: - “Miopia de Marketing” de Theodore Levitt. Publicado em 1974 na Harvard Business Review, o artigo fala sobre a necessidade de entender de verdade qual o tipo de negócio que uma empresa está inserida. 
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Às vezes, por miopia, os
gerentes das empresas acreditam que o seu mercado está saturado, e que não é possível crescer sem canibalizar preços, produtos e serviços; quando na verdade, as razões para a queda das vendas, crescimento ou mesmo declínio acontece porquê existe uma falha em entender as verdadeiras necessidades do mercado, que sugere imediatamente uma informatização da sua equipe de vendas. 
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O “queijo” está sempre em movimento... (quem ainda não leu “Onde está o meu queijo?”). Essa história não é apenas uma fábula qualquer, ela ilustra com simplicidade a realidade do dia-a-dia que pode estar acontecendo agora mesmo com a sua empresa. 
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O mais famoso exemplo de miopia de marketing fala sobre o declínio da indústria de estradas de ferro. As estradas de ferro não pararam de crescer porquê a necessidade de transportes coletivos diminuiu. De fato essa necessidade cresceu. 
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As estradas de ferro tiveram problema não porquê a necessidade dos passageiros foi preenchida por outros meios
(carros, caminhões, aviões, e até telefones), mas porquê essa necessidade não foi preenchida pela indústria de estradas de ferro. 
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Ela simplesmente deixou os seus consumidores irem embora porque entendia que estava no negócio de estradas de ferros e não no negócio de transportes. Ou seja, era uma indústria orientada a produtos
(estrada de ferro) e não a mercados (transportes)
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O “queijo” está sempre em movimento. Se você não estiver um claro entendimento sobre o negócio que a sua empresa está inserida, cedo ou tarde você estará em sérios problemas. 
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O Sol pode estar brilhando sobre a sua indústria...
" como esteve pela indústria de estradas de ferro", mas talvez seja esse o melhor momento para você rever o que está fazendo. 
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Se for necessário abraçar mudanças na sua empresa, não se preocupe,
"Toda saída tem uma entrada em algum lugar" e na área de informatização a saída está na equipe do sdr implantando o "sdr - sistema de representação para sua equipe de vendas". 
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Entender o negócio é vital... Nada menos que isso interessa.

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PROF. RICARDO JORDÃO

.PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO

BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING

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