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Decisão abre espaço para derrubar pedágio - www.ntc.com.br 
O procurador-geral do Estado, Sérgio Botto de Lacerda, disse que a decisão do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região, que proibiu a cobrança de pedágio em uma rodovia no Rio Grande do Sul, pode eliminar a cobrança da tarifa em algumas praças do Paraná. A proibição está em vigência na BR-116, entre Nova Petrópolis (RS) e a divisa com Santa Catarina, devido a falta de uma via alternativa aos motoristas. Para o procurador, a decisão abre um precedente para que o governo do Paraná também busque o mesmo benefício aos usuários das estradas pedagiadas do Paraná. "Os magistrados do TRF entenderam que a existência de uma outra estrada que possa servir como opção é condição essencial para a instalação de postos de pedágio na estrada principal", explica Botto de Lacerda. 

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Gargalos impedem crescimento - www.ntc.org.br 
As
BRs 101 e 262 são dois grandes gargalos no sistema logístico do Estado que precisam ser melhorados. O sistema portuário também apresenta alguns problemas e os modais ferroviário e aeroviário requerem mais investimentos para ampliação da capacidade de movimentação. Estas foram algumas das conclusões apresentadas ontem, durante seminário no auditório da Rede Gazeta, pelo Conselho de Logística do Movimento Empresarial Espírito Santo em Ação (Mees). A análise do segmento logístico foi coordenado por professores da Faesa. As melhorias no sistema portuário, por outro lado, poderão aumentar o volume de mercadorias embarcadas e aumentar o valor agregado do que é exportado.

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O buraco da infra-estrutura  - www.terra.com.br 
Estradas esburacadas, portos ineficientes, ameaças de novo colapso no setor de energia, ferrovias sucateadas, esgotos a céu aberto... Entra governo, sai governo e o Brasil continua vivendo o dilema da falta de recursos para investir em projetos de infra-estrutura básica. Se a economia brasileira realmente crescer entre 3% e 3,5% este ano como quer o governo Lula, os problemas estruturais poderão comprometer a continuidade de uma era de prosperidade. Falta dinheiro para a expansão e melhoria das condições da malha rodoviária, das estradas de ferro, dos portos e aeroportos e do tratamento de água e esgotos.

 

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Carrefour passa a suprir lojas de acordo com renda do consumidor - www.valoronline.com.br 
O Carrefour começou a implementar no Brasil um conceito batizado pela multinacional de
"clusterização", a adequação do sortimento de cada loja à renda da população do bairro em que ela está situada. O grupo francês divulgou ontem, em Paris, que registrou um aumento nas vendas no mercado brasileiro de 7,3% em moeda local. Nas mesmas lojas, o crescimento foi de 0,9% em relação aos três primeiros meses de 2003. Quando convertida em euros, a receita no mercado brasileiro cresceu 11,2% nos três primeiros meses do ano, totalizando 766 bilhões. O Carrefour é a segunda maior rede de supermercados no Brasil. O grupo Pão de Açúcar, a maior varejista brasileira, divulgou que suas vendas totais cresceram 2% em janeiro e 16,5% em fevereiro, quando já foram incorporaram as lojas do Sendas, no Rio. Nas mesmas lojas, a rede apresentou um aumento nas vendas de 0,6% em janeiro e de 2% em fevereiro. Os números, tanto do Carrefour quanto do Pão de Açúcar, indicam um começo de ano difícil para o varejo. Se deflacionadas pelo IPCA, as vendas em fevereiro do Pão de Açúcar, em superfícies comparáveis, apresentariam uma queda de 4,4%. Segundo o Carrefour, a estratégia de "clusterização" já vem mostrando bons resultados na Argentina, o primeiro país onde foi implementada. As vendas na Argentina, onde o Carrefour é líder, aumentaram 11%. Nas mesmas lojas, o crescimento foi de 8,7%, bem maior que no Brasil, mostrando uma recuperação da economia local. Em euros, a rede faturou ? 316 milhões no mercado argentino no primeiro trimestre, 3,9% a mais do que entre janeiro a março de 2003.

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Ações para atrair Negócios
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Os seus produtos e serviços não são muito diferentes dos produtos e serviços dos seus concorrentes, tanto em preço como em qualidade, porque então o seu cliente deveria comprar de você e não do seu concorrente? Use uma das táticas abaixo para transformar clientes potenciais em clientes reais. 
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Frete Grátis: - As pessoas adoram a conveniência de comprar na web e por telefone, mas não gostam de pagar pelo frete. Ofereça FRETE GRÁTIS aos seus clientes. Mas ofereça o FRETE GRÁTIS dentro de uma Política de Vendas, e não como uma Promoção de Vendas. Como uma política, considere o FRETE GRÁTIS para compras acima de um determinado valor ou para determinados produtos. 
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Presentes: - Se o seu cliente comprar um determinado produto ou serviço, ou em uma determinada quantidade, dê a ele um presente especial. O presente não tem que ter um alto custo. É apenas uma forma de você demonstrar ao cliente o quanto você o valoriza. 
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Ofertas Especiais: - Crie OFERTAS diferentes todos os meses do ano. Essas OFERTAS dão ao seu cliente uma forte razão para fazê-lo voltar a comprar. Mas CRIE OFERTAS VERDADEIRAS, que só podem ser encontradas na sua empresa. E não me venha dizer que os produtos e serviços que você vende são EXATAMENTE IGUAIS aos produtos e serviços do seu concorrente. SEJA CRIATIVO, combine produtos, adicione serviços, junte, recorte, dobre, multiplique. Eu tenho CERTEZA que você consegue criar algo único. 
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Prazos de Pagamento: - Se você puder financiar as vendas por um determinado período de tempo, faça. Essa é uma excelente maneira de atrair negócios. Se você não tiver a capacidade de financiamento, alie-se a alguém que tenha. 

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PROF. RICARDO JORDÃO

.PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO

BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING

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BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR

 

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Grupo Sinergy do Brasil compra a principal empresa área de Colômbia

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O Grupo Brasileiro Sinergy comprou 75% da linha aérea colombiana Avianca, atualmente ao amparo da lei de falências dos EUA, informaram os acionistas da empresa aérea. O Grupo Sinergy, liderado por Germán Efromovich (BOLIVIANO NATURALIZADO BRASILEIRO), injetará 64 milhões de dólares na maior linha aérea colombiana e assume o total de seus passivos, de uns 300 milhões de dólares. 
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Com a operação que inclui a pequena subsidiária de
Avianca, SAM- Valores Bavária, empresa holding de Julio Mario Santo Domingo, sai totalmente da segunda linha aérea do mundo em antiguidade, depois da holandesa KLM. Valores Bavária teria uma participação acionária de 50% na Avianca
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A Federação Nacional de Cafeteiros, o outro acionista da
Avianca, diminuirá 25%, dos atuais 50% sua participação na companhia por um período de três anos, lapso depois o qual poderá exercer um direito de venda da porcentagem restante, segundo explicou em um comunicado na imprensa. 
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Santo Domingo põe fim a sua veiculação de várias décadas em
Avianca, companhia que entrou em grave crise no final da década de 1990 pelo declive da economia e os efeitos do conflito armado interno, fatores aos que se somaram os ataques de 11 de setembro de 2001 nos EUA, que afetaram a indústria aeronáutica mundial. 
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Avianca, como marca será mantida, segundo Efromovich, foi fundada em 1919 por imigrantes alemães. Depois das notícias veiculadas, as ações dos Valores Bavária na Bolsa da Colômbia subiram uns 20,3% a 410 pesos (0,15 centavos de dólar). Avianca tirou suas ações da bolsa faz tempo. 
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A operação anunciada na quinta-feira será apresentada ante uma corte de Nova York para sua aprovação, dado que a
Avianca e sua subsidiária Avianca Inc., se apegaram desde março de 2003 ao Capítulo 11 da Lei de Falências dos EUA, conseguindo até agora cinco prorrogações para apresentar seu plano de reestruturação.

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O presidente do Sinergy Group, German Efromovich, afirmou há pouco que pretende conversar com a Varig sobre a possibilidade de ser realizado o compartilhamento de vôos (conhecido como code-share) com a companhia colombiana Avianca. Sobre a possibilidade do code-share, Efromovich disse que ainda não conversou com a Varig, mas afirmou que essa é sua intenção. "Tem todo o sentido fazer code-share", disse o empresário, ressaltando que tanto a Avianca quanto a Varig fazem quatro vezes por semana a rota entre Bogotá e São Paulo. O executivo, em entrevista à imprensa, disse também que a Ocean Air e a Avianca poderão atuar em complementariedade: a empresa colombiana traria, por exemplo, um passageiro de Bogotá para São Paulo e a Ocean Air o levaria para outros destinos dentro de sua malha doméstica. Atualmente, a empresa regional opera em mais de 30 cidades do país.

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MAIS UM VENDEDOR...

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“Minha família era pobre” - “Sempre tive de buscar meu próprio dinheiro.” Essa história começa na Polônia às vésperas da II Guerra Mundial. Lá, o avô cavou a própria cova antes de morrer com um tiro na nuca num campo de concentração nazista. A mulher e os filhos tiveram o mesmo destino. O pai de Efromovich só escapou porque fugiu para a Rússia. Lá conheceu a futura mulher e imigrou para a Bolívia, onde German nasceu. Depois de uma passagem pelo Chile, a família desembarcou em São Paulo. Ele naturalizou-se brasileiro. Desde os 13 anos, mergulhou no trabalho. Vendeu enciclopédias e fundos de investimentos. O domínio do espanhol o levou a dublar filmes da AIC, que vendia as fitas para a América Latina. Durante o curso de engenharia mecânica, abriu um supletivo em São Bernardo do Campo. Nas carteiras de suas salas de aula, sentou um metalúrgico chamado Luiz Inácio da Silva, o Lula, atual presidente da República. “Às vezes, nos encontrávamos na porta de fábricas”, conta Efromovich. “Ele fazendo panfletagem sindical e eu, panfletagem do cursinho.”
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Assim que se formou, Efromovich abriu uma empresa de testes de estrutura. À noite, trabalhava em obras e examinava estruturas de construções industriais. Durante o dia, tocava a área administrativa da empresa e visitava clientes. “Faltava dinheiro para tudo”, diz ele. “Certa vez, meu irmão levantou um financiamento para comprar meu carro, mas o dinheiro foi para a folha de pagamento.” Em uma das viagens aos EUA, Efromovich levou apenas US$ 330 para 15 dias de estadia. Durante o dia, marcava reunião com os possíveis parceiros no saguão de hotéis de luxo, como o Sheraton e o Hilton, embora não estivesse hospedado ali. “Eu chegava uma hora antes do horário para não ser desmascarado”, recorda. Depois do expediente, ia para restaurantes lavar pratos e levantar alguns trocados. Efromovich voltou para o Brasil com diversas parcerias com empresas americanas. Era a gênese da Marítima. Nas décadas seguintes, empurrado por um bocado de brigas e algumas boas sacadas, Efromovich tornou-a em negócio polêmico e milionário.

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