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CONSUMIDORES ADORAM AS PROMOÇÕES

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SR. PROF. Jose TEOFILO NETO

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DIRETOR
COMUNICAÇÃO DIRETA CONSULTORIA

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engenheiro eletricista formado pela FEI (72), com especialização em Telecom e Marketing; durante muitos anos atuou em companhias telefônicas como gerente de relacionamento para grandes empresas, responsabilizando-se pela consultoria técnico comercial.

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As promoções de fidelidades são muito bem vistas pelos consumidores. Esta é uma das conclusões de um estudo qualitativo realizado pela consultora ACNielsen, a partir de dois programas de fidelidade de marketing dos melhores clientes, desenhados por The Continuity Company na europa. Estes programas se desenvolveram nos estabelecimentos de redes de supermercados com cobertura nacional e tiveram uma duração de 16 semanas. A mecânica era a seguinte:

por cada 5 euros de compra os clientes recebiam 1 ponto e um ponto adicional por cada 2 euros em produtos frescos. Posteriormente, podiam trocá-los por prêmios de forma gratuita ou a um preço excepcional. Os prêmios foram faqueiros e formas refratárias.

Os objetivos do estudo eram medir o nível de recordação e conhecer as motivações que levaram os consumidores a participar das promoções de fidelidade.

Para isso, AC Nielsen realizou num mês várias reuniões de grupo em localidades onde se desenvolveu a promoção e 356 entrevistas com questionário estruturado.

Todos os entrevistados afirmaram de forma espontânea, independentemente se participavam habitualmente ou não nos programas de fidelidade, que conheciam muitos tipos e, ademais, sua lembrança era muito intensa.

  • Louças, faqueiros e cristais são as que mais notoriedade atingem (90% de menções) e nas quais mais consumidores participam (44%).

  • Seguem-lhe os programas de fidelidade com formas refratárias com 74% de menções.

Outras promoções de fidelidade que os entrevistados afirmaram recordar foram descontos dos cartões de clientes, tickets com desconto e premiações nos catálogos.

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CURIOSIDADES DE CALL CENTERS:
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O segundo país mais povoado do mundo, a Índia, está-se especializando em serviços de atendimento ao cliente, como o tele-marketing. Graças às novas tecnologias não é necessário que a pessoa que atenda ao telefone esteja no mesmo país, nem sequer no mesmo continente, que o que telefona.

Os americanos afetados pelo furacão Katrina que chamaram aos telefones de emergência receberam informação desde o estado Indiano de Gujarat, num callcenter de uma empresa americana que tem terceirizado ali parte de seus serviços.

Este trabalho foi possível graças à rapidez da Nasscom - Associação Nacional de Companhias de Software e Serviços da Índia, que ofereceu até mil atendentes para assistir aos afetados do furacão Katrina. A Índia está aproveitando a fundo as oportunidades que as novas tecnologias oferecem aos países em desenvolvimento e sua potencial mão de obra jovem, barata e bem qualificada e com isso conquista a cada dia mais trabalhos de serviços que até agora se realizavam in situ nos EUA e na Europa.

O fato de que o inglês seja língua oficial favorece os indianos, mas as empresas querem ampliar seu mercado e estão formando seu pessoal para trabalhar em alemão e espanhol.

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