.SR. PROF. Julio Clebsch 

.Editor responsável

HUMANA EDITORIAL

.

jclebsch@profissaomestre.com.br    -    http://www.profissaomestre.com.br

VOLTAR

.

.

" CERTA ESTÁ A AVESTRUZ "
.

.
Caras leitoras/es, 

.

A seguir alguns números, fatos e dados estatísticos que chamam a atenção neste País:.

Os automóveis Ferrari, no Brasil, venderam 12,5% mais em 2003. Detalhe: o modelo mais barato custa cerca de 350 mil dólares. 
.
A Cartier também aumentou suas vendas em 2003 – 54%. Já que estamos no ramo das jóias, a joalheria Tiffany, americana, inaugurou sua segunda loja no Brasil. A razão dada pela empresa: os brasileiros são os campeões de compras na América Latina. Vale ressaltar que Paris e Nova York possuem apenas uma. O Brasil prepara-se para receber sua terceira loja.
.
Nosso País responde por 70% das vendas da grife Louis Vuitton na América do Sul. Apenas uma loja da grife, instalada no Shopping Center Iguatemi, tem o quinto maior faturamento por metro quadrado no mundo.
.
Brasil, transbordando faxineiras, ocupa o segundo lugar na blindagem de automóveis, só perde para a Colômbia, e também o segundo lugar em número de jatinhos executivos, só perde para os Estados Unidos.
.
Em Zâmbia, os 20% mais pobres respondem por 3% dos recursos daquele país. No Brasil, os 20% mais ricos respondem por 64% dos recursos. Em Zâmbia, os 20% mais ricos repondem por 56% das riquezas. Não perdemos apenas para o Paraguai (futebol olímpico), perdemos para a Zâmbia, também.
.
Um estudo da Unesco posicionou o Brasil entre os piores países nos quesitos capacidade de leitura, habilidades matemáticas e conhecimentos de ciências. Entre as 41 nações pesquisadas, ficamos em 37º. Poderia continuar desfiando mais um sem-fim de números sobre nossas desigualdades, mas tem uma história que irá coroar tudo o que foi escrito até aqui. 
.
Uma parceria entre a São Paulo Alpargatas e a joalheria H. Stern criou três modelos exclusivíssimos das conhecidas chinelas Havaianas. A versão mais sofisticada, com 1.352 penas de ouro e 414 pedras de diamante, custa a bagatela de R$ 58,5 mil. É o suficiente para comprar um apartamento de dois quartos num bairro "médio" de Curitiba. Se ficarmos só com os números da Unesco e os valores das Havaianas, poderíamos dizer que este País é desigual da cabeça aos pés, não? 
.
Ou seja, quando se fala do mundo dos ricos, nosso País faz bonito. Por outro lado, temos mais alguns dados edificantes sobre essas paragens tupiniquins. Os números agora se referem às classes baixa e média. 

.

Quando falamos do consumo de produtos de embelezamento, o Brasil encontra-se quase sempre entre os cinco maiores mercados consumidores. Vale para próteses de silicone, creme anti-rugas, perfumes (nacionais e importados), alimentos dietéticos ou "light", entre outros. Somos um dos maiores consumidores de televisores no mundo e um dos que menos compram livros. Um levantamento realizado em toda a América Latina revelou que os brasileiros são os menos "viciados" em trabalho na região. Aliás, diga-se de passagem, o estudo foi feito pela Target Group Index Latina, um dos serviço do Ibope Mídia.

Veja bem, cara leitora/or, não estou querendo dizer que nossos ricos sejam mais competentes que nossos pobres. Infelizmente, nossas elites políticas e econômicas nunca pensaram em desenvolver uma nação. Muito pelo contrário, o negócio sempre foi "se dar bem". Os fins, para elas, sempre justificaram os meios. Mas que todo mundo, ricos, médios e pobres colabora, colabora!  - Esse talvez seja o único país do mundo onde ser:

freguês é sinônimo de otário

Onde quem respeita uma fila ou aguarda pacientemente sua vez num congestionamento é burro.

Você não conhece alguém que melhorou de vida e, resultado disso, transformou sua casa em um "bunker", uma verdadeira casamata? Parece que a mensagem é a seguinte: - "que se dane o resto". Somos individualistas. Exigimos do governo o melhor dos mundos (com razão), mas fazemos muito pouco para ajudá-lo. Deve ser nossa formação latina/cristã. Estamos sempre esperando a vinda de um Messias que irá nos salvar de todas as mazelas. É por isso que lembramos para quem votamos nas últimas eleições presidenciais, mas esquecemos muito rapidamente em quem votamos para:

  • vereador, 

  • deputado estadual

  • deputado federal

  • Senador

No mundo desenvolvido, o voto distrital (leia sobre o que é o voto distrital clicando aqui), para muitos, tem maior importância que o voto para um cargo executivo em nível federal ou estadual.
.
Nenhum país do mundo tem tantas fundações sem fins lucrativos, que apóiam as mais diversas pesquisas que os EUA. Elas foram fundadas por milionários que destinaram parte de suas riquezas em prol de ações que retornassem em benefício da população em geral. A classe média americana faz sua parte ao destinar pequenas doações em dinheiro a essas fundações. O governo faz sua parte ao permitir descontos nas declarações de renda de todos os envolvidos. 
.
Enfim, ninguém fica esperando que um
"presidente, governador, prefeito" resolva seus problemas. Vai-se à luta. Engraçado, esse fenômeno ocorre num dos países que menos oferece assistencialismo social ao seu povo. Por outro lado, no final do século dezenove, os índices americanos de analfabetismo já eram baixos. Eles já se preocupavam em: - "ensinar a pescar, nunca dar o peixe". Será que eles estão onde estão apenas porque são imperialistas gananciosos que se aproveitam de um mundo frágil e desprotegido? Não creio.
.
Recentemente, movimentos como esses
(fundações e ONGs) têm aparecido em nossas paragens. É um bom sinal. A maioria, infelizmente, ainda banca a avestruz, enfiando a cabeça num buraco, obstinando-se a não ver ou a considerar o lado desagradável das coisas. É muito mais fácil culpar o Lula (esse mentiroso!), o FHC (intelectual pedante), o Itamar (chorão).
.

.

Que tal falarmos um pouco sobre isso em sala de aula? 

.

No mínimo, a moçada vai entender um pouquinho mais de avestruz.
.

.
Boa semana

.

.

.

.

SR. PROF. Julio Clebsch 

.

Editor responsável

HUMANA EDITORIAL

....

.

A Humana Editorial tem por meta oferecer informação técnica de qualidade para um público educacional extremamente segmentado.
.
Atualmente publicamos a revista Profissão Mestre, especialmente voltada para os profissionais de Educação. Tal publicação, em seu quarto ano de existência, já conta com milhares de assinantes em todo o Brasil.

.

..

Milena da Costa, 101 - Pilarzinho - Curitiba (PR) - CEP 80251-970 - Fone (041) 3024 4454

..
 jclebsch@profissaomestre.com.br    -    http://www.profissaomestre.com.br

 
SDR - Sistema de Representação - 51 - 3388-2471
Como página inicial  Adicionar a Favoritos  
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002, SDR.