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PENSANDO COMO PEIXE

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PROF. LUIS VIEGAS

.Consultor de produtividade e comportamento

CONSULTOR SÊNIOR DA Workshop Consultoria e Treinamento, Administrador de empresas, pós-graduado em Marketing. Especializado em Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal, com diversos cursos nos EUA e Europa.

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Exerceu a função de executivo em empresas nacionais e multinacionais. Consultor de Marketing no projeto NIDO/FIESP/SEBRAE direcionado para orientação à pequena e média empresa.

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Instrutor de Cursos coordenados pelo Desempi/Fiesp. Debatedor de áudios de treinamento. Autor da Coleção de áudio: As Vendas estão Caindo! E agora?. Palestrante Motivacional. Autor de artigos sobre Marketing, vendas e comportamento.

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Workshop Consultoria e Treinamento

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viegas@workshop.com.br

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Mais como admirador do que adepto, tive a interessante oportunidade de participar, com um grupo de empresários amigos, de uma pescaria.  Embora, não muito afeito a tais eventos, a verdade é que não pude evitar me envolver na energia de entusiasmo que, rapidamente, tomou conta de todos.

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Impressionou-me a intimidade com que manipulavam as teorias da administração, a ponto de rivalizar com os mais exímios estrategistas.  Tudo, nos mínimos detalhes, foi sendo esmiuçado. O empenho assemelhava-se ao de um grupo de executivos definindo táticas e estratégias para o lançamento de um produto bilionário ou, porque não dizer, a sobrevivência das suas empresas.

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Duas coisas, no entanto, chamaram-me a atenção:  - A intensidade do entusiasmo não muito comum em equipes de trabalho e a corretíssima aplicação dos conceitos do marketing do relacionamento. Você pode acreditar! Os "
pescadores" utilizaram o mais correto marketing do relacionamento para atingir o objetivo - fisgar peixes

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Quando tudo estava decidido, o que foi considerado como um excelente motivo para mais um brinde, não suportei a tentação e, com a melhor das intenções, fiz uma ingênua pergunta:  - "Porque vocês não atuam assim nas vossas empresas?"

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O leitor também é pescador?: Então eu confesso estou arrependido até hoje! O sol começava a despontar no horizonte quando terminei de defender a minha tese. Mas, apesar de tudo, valeu a pena! 

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Tive a oportunidade de mostrar aos meus amigos que ao tomarem determinadas decisões, tais como:

  • Qual o peixe alvo, 

  • qual o melhor lugar para pescá-lo, 

  • qual a lua ideal, qual o período do dia em que o peixe ficava mais exposto, 

  • qual a comida que serviria de isca para esse tipo de peixe, 

  • qual o tipo de molinete e chumbo próprios, estavam "pensando como peixe". 

Era como se o próprio peixe estivesse dizendo - "Vocês podem até me pegar. Mas vai ser do jeito que eu gosto!"

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Você, que já confessou ser também pescador, quer saber o que isso tem a ver com os seus negócios e com as vendas que precisam crescer 20 % no próximo trimestre, não quer?  - É simples! Tal como fez com o peixe, coloque-se no lugar do cliente e pense como ele.

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Você não tem isca que agrade a todos, tem? Então tudo que tem a fazer é escolher um nicho de mercado que esteja disposto a usar o produto que a sua empresa oferece ou desenvolver um produto específico que atenda as necessidades de um determinado nicho. - Como fazer isso?

  • Definindo exatamente quem são os seus clientes, aqueles a quem só a sua empresa é capaz de encantar;

  • Relacionando-se e interagindo mais com os clientes de forma a conhecê-los cada vez mais profundamente; 

  • Criando uma cultura interna direcionada para a satisfação das necessidades dos clientes, tanto atuais como futuras;

  • Abrindo canais de comunicação que possibilitem constante troca de informações;

  • Estudando os hábitos de consumo do mercado com a finalidade de descobrir novos nichos onde possa fincar sua bandeira e defender suas posições;

  • Criando Bancos de Dados que permitam armazenar e disponibilizar as informações da forma correta no momento oportuno;

A propósito, nas suas pescarias você usa iscas artificiais produzidas com o que existe de mais moderno em tecnologia, não usa? Será que os seus clientes não merecem a mesma consideração? O que está esperando para implantar o Eletronic Relationship? No site www.workshop.com.br  você encontrará informações detalhadas sobre Eletronic Relationship e a forma de implantá-lo na sua empresa. 

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