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“Eu
sei que você pensa que entendeu o que eu disse. Mas
eu não acho que o que você entendeu é o que eu quis dizer.”
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Lute
contra distrações: Treine-se a ouvir com atenção apesar das distrações externas, tais
como o telefone tocando, pedestres ou outros barulhos do lado de fora.
Concentre-se nas palavras, idéias, opiniões e intenções secretas das
outras pessoas.
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Não
confie na sua memória: Faça anotações quando achar apropriado. Entretanto, anote somente tópicos
ou idéias importantes, porque a capacidade de ouvir é prejudicada
quando você está escrevendo. Tudo o que você precisa anotar é alguma
coisa que, mais tarde, faça sua memória recordar do conteúdo completo
da mensagem.
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Certifique-se:
Constantemente tente verificar se você está entendendo o que está
ouvindo. Não ouça somente o que você quer ouvir. Além disso, freqüentemente
cheque se a outra pessoa quer comentar ou responder aquilo que você
disse anteriormente.
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Relaxe:
Quando seu
prospect estiver falando com você, tente deixá-lo à vontade, criando
um ambiente tranqüilo e acolhedor. Não dê a impressão de que você
quer interromper a conversa e falar.
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Ouça
com bastante atenção: Encare os outros de frente, com braços e pernas descruzados, e
aproxime-se ligeiramente. Olhe nos olhos, movimente a cabeça
afirmativamente e use expressões faciais adequadas com o momento, mas não
exagere.
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Crie
um ambiente positivo de negociação: Tente assegurar uma boa atmosfera de negociação, isolada das fontes de
distração. Não invada o “espaço
pessoal”
da outra pessoa. Se esforce para garantir que o ambiente seja apropriado
para uma compreensão eficaz.
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Faça
perguntas: Faça perguntas abertas para permitir que as outras pessoas expressem
suas opiniões e pensamentos. O uso correto das perguntas mostra aos
outros que você está interessado e que você está prestando atenção
no que está sendo dito, e permite que você contribua para a conversa.
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Esteja
motivado a ouvir: Sem uma atitude adequada, todas as sugestões anteriores não servem
para nada. Tente colocar na sua mente que não existem interlocutores
desinteressados. O que existe são ouvintes desinteressados.
Se
você realmente está disposto a aprender como entender melhor o que
os outros dizem, você terá um bom trabalho pela frente. Desenvolver
estas habilidades exige prática constante.
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Lembre
daquelas pessoas que ficam aliviadas quando encontram alguém que
entende o que elas dizem. Uma vez que você entenda os outros por
estar ouvindo-os perfeitamente eles provavelmente mostrarão interesse
em ouvir você e tentarão entender seu ponto de vista.
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Isto
significa uma comunicação eficaz!