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Não
deixe que a desaprovação alheia o impeça de fazer aquilo que você
quer. Existem alguns recursos simples que podem ajudá-lo a lidar com
indivíduos negativistas.
Ser criticado faz parte da vida. Ninguém consegue agradar a todo
mundo o tempo todo. Estas são verdades bastante conhecidas que já
fazem parte do nosso senso comum. Mas não há como negar: É bastante
doloroso ser alvo de julgamentos desfavoráveis. Na realidade, poucos
sabem como encarar esse problema e resolvê-lo.
Mesmo se você tentar ficar na retaguarda, evitando confrontos,
terá inevitavelmente de tomar decisões, ainda que menos importantes,
e, pode estar certo, nem todo mundo irá concordar com elas. Até mesmo
nas pequenas coisas, como nas escolhas de nossas roupas ou alimentos,
existe sempre alguém pronto para nos "bombardear".
Da próxima vez que receber uma crítica, não se desespere e passe a
refletir sobre os seguintes pontos:
Procure
encontrar alguma verdade nas palavras dirigidas pelo crítico.
Geralmente, os comentários dessa natureza trazem consigo algo de genuíno,
mas suas cores são sempre carregadas. É
sua tarefa saber distinguir essa face verdadeira e dela tirar
proveito, modificando aquilo que está realmente errado com você. Por
exemplo: Digamos que seu chefe o acuse de "nunca"
chegar no horário. Embora essa afirmação possa ser exagerada, tome
providências para melhorar sua pontualidade.
Não
tome todas as críticas pelo lado pessoal, pois, muitas vezes, elas nada
mais são que o reflexo de preferências pessoais. Ao final de minhas
palestras, sempre aparecem dois ou três executivos afirmando estarem
insatisfeitos com o pouco tempo de minhas apresentações. Outros dois
ou três, na mesma apresentação, irão dizer que gostariam de ter
gasto menos tempo na dinâmica de grupo. Logo, nem mesmo tente agradar a
todo mundo. É perda de tempo.
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Aceite que muitos indivíduos enfocam constantemente os aspectos
negativos de qualquer coisa, pois são pessoas infelizes consigo mesmas.
Esse tipo de gente tem de extravasar seu ódio e sua frustração com
alguém. E, naquele dia, esse alguém é você. Nesse tipo de situação,
não critique a crítica, nem fique na defensiva. Resista à tentação
de discutir com sue detrator, pois isso geralmente não leva a nada
quando se trata de pessoas negativistas. Faça apenas algumas ressalvas
em instâncias que, segundo seu julgamento, exijam atitudes mais
firmes.
Aí
sim: - deixe bem claro que você exige ser tratado com respeito.
Além
destes, existe um outro recurso que poderia ser chamado de
preventivo: - É melhor evitar problemas de que se empenhar em sua
resolução. Por isso, fuja daquelas pessoas que fazem apenas sugar suas
energias "os
vampiros de energia",
definição do psicólogo Jack
Canfield.
Essa espécie de "vampiro"
tem por hábito lamentar uma eternamente "terrível
situação econômica",
os problemas de suas vidas que em breve serão seus e as tenebrosas
perspectivas para o futuro. Se você tiver sorte, ouvirá apenas um
ligeiro resumo sobre suas dores e enfermidades recentes.
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Enfrente o espírito crítico com inteligência, procurando evitá-lo.
Associe-se apenas a pessoas positivas, ou seja, indivíduos motivados
por objetivos, movidos pelo gosto de ação e dispostos a prestar serviços.
Convivendo nesse universo você desenvolverá as mesmas críticas
daqueles que o cercam e poderá utilizá-las em seu benefício. Você
mesmo irá tornar-se mais positivo em suas atitudes um tipo de criatura
sempre amada por seus semelhantes. Você pode escolher.
Faça
isso agora mesmo junte-se às pessoas positivas, prestativas. Elas o
impulsionarão na formidável escalada da montanha chamada "Sucesso".