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PROJETANDO UMA IMAGEM PROFISSIONAL

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PROF. MÁRCIO MIRANDA

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PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NEGOCIADORES

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empresário de sucesso, reconhecido no meio empresarial, pela sua extrema habilidade como negociador. Ele é o verdadeiro homem de negócios, sendo considerado um expert em negociação e administração gerencial.

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.Workshop Consultoria e Treinamento

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http://www.workshop.com.br  -  workshop@workshop.com.br

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Você já se viu alguma vez na TV ou em vídeo tape?,  Você já ouviu a sua voz num gravador?,  Você já examinou as fotografias de você mesmo?,  Como você se parece e soa para você mesmo?,  Você está projetando o tipo de imagem que gostaria que os outros vissem?

Estas auto-imagens são muito importantes pois lhe dão uma idéia de como você pode estar sendo enxergado por outras pessoas de forma negativa ou positiva. Projetar uma imagem adequada para outras pessoas acelera o desenvolvimento de confiança e de comunicação com essas pessoas. Com uma imagem apropriada, as outras pessoas se sentirão muito mais confortáveis e muito mais à vontade ao seu redor, tornando mais fácil para você se comunicar com elas. Por outro lado, se a sua imagem é inapropriada, ela criará uma barreira que prejudicará severamente uma comunicação efetiva.
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As pessoas que seguem estas normas de imagem tendem a ter mais sucesso do que aquelas que não as seguem. As pessoas que se parecem e agem como profissionais têm decididamente uma vantagem sobre as que não transmitem uma imagem profissional. Você se lembra do famoso debate entre John F. Kennedy e Richard M. Nixon em 1960? Mesmo se não lembrar, é fato aceito nos dias de hoje de que o debate foi vencido por Kennedy muito mais devido à sua imagem, do que pelo conteúdo verbal do seu discurso. Aquele evento acabou sendo um importante ponto de reviravolta na eleição presidencial daquele ano. Com isto em mente, vamos examinar mais de perto os cinco importantes componentes da sua imagem profissional.
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AS PRIMEIRAS IMPRESSÕES: As primeiras impressões duram para sempre. Todos já ouvimos isto antes, mas você já pensou seriamente nisto? Você já refletiu nas ramificações de suas primeiras impressões sobre as outras pessoas o modo como você se veste, a sua voz, aparência, aperto de mão, contato visual, e postura corporal? O modo que você escolhe para administrar cada um destes vários fatores tem um profundo efeito sobre como as outras pessoas o verão inicialmente nos primeiros minutos cruciais de sua interação.
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É uma pessoa fora do comum aquela que não faz julgamentos sobre alguém com forte sotaque de uma região do país, um fraco aperto de mão, mal vestido, com falta de higiene, mau vocabulário, má postura ou roupas que não lhe servem. Sei que isto é verdade por uma experiência pessoal. Na década de 1970, recém formado, e feliz com o meu primeiro emprego no exterior, um amigo me perguntou qual era o meu objetivo profissional a longo prazo.

Quando respondi que gostaria de eventualmente me tornar o presidente de uma grande empresa, meu amigo riu e respondeu, "Márcio, de jeito nenhum!". Fiquei ofendido com isto e perguntei o motivo da sua reação.

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Disse ele: Não me entenda mal, Márcio. Você certamente é uma pessoa inteligente e ambiciosa. Mas você consegue se imaginar fazendo um discurso para os acionistas usando esta barba e cabelo (tinha os dois na época ...)?

Percebi que tinha razão. Minha aparência rebelde era tão forte que teria um impacto negativo na minha credibilidade e na minha carreira. Resolvi mudar aquelas características, tendo sido ajudado por um consultor de imagem, e acabei por me tornar o vice-presidente para uma grande empresa americana, de origens bastante conservadoras. Arrisque a perguntar a alguns de seus amigos mais íntimos se você é culpado de alguma dessas deficiências de imagem. Se sim, agradeça ao seu amigo pela honestidade, e imediatamente comece a fazer alguma coisa para corrigir a falha ou as falhas.
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PROFUNDIDADE DE CONHECIMENTO: Esta área se refere a quão bem você conhece os seus produtos e serviços a sua área de conhecimento. Quão bem você conhece a sua empresa, o seu ramo de negócios, a sua concorrência, e os seus clientes? Você deve se esforçar ao máximo para aprender o máximo possível sobre a sua área específica de conhecimento. Aproveite as vantagens de quaisquer programas de treinamento que a sua empresa ou área de negócios possa oferecer. Ao aumentar o seu grau de conhecimento, você terá o respeito de seus clientes, colegas de trabalho, e da concorrência ao projetar uma imagem de inteligência e credibilidade.

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AMPLITUDE DE CONHECIMENTO: Esta área lida com a sua habilidade para conversar com outras pessoas em assuntos fora da sua área de conhecimento e experiência. Leia pelo menos um jornal por dia, e no mínimo de um livro por mês. Se você não encontrar tempo para ler, compre audio-cursos (como o SID) e ouça-os em seu carro. Trace um objetivo de aprender algo novo a cada semana. 

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Quando você desejar e puder falar com pessoas sobre tópicos que são do interesse delas e importantes para elas, tais pessoas se sentirão muito mais confortáveis estando na sua presença. Na verdade, as pessoas sairão de seus caminhos para falar com você. Ao aumentar a sua área de conhecimentos, você aumentará o seu círculo de influência com pessoas de várias atividades e educação.

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ADAPTABILIDADE: A adaptabilidade é seu desejo e habilidade de se comportar de maneiras que não são necessariamente características do seu estilo para poder lidar eficientemente com as exigências de uma situação ou relacionamento. Pessoas maleáveis e adaptáveis tomam a decisão de saírem de suas zonas de proteção e de conforto para que as demais pessoas se sintam mais confortáveis.
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Com a adaptabilidade, você pode tratar as pessoas do modo como elas desejam ser tratadas. Você pratica a adaptabilidade todas as vezes quando reduz o seu ritmo ao andar com outra pessoa que não se sente tão confortável andando tão rapidamente quanto você. 

Você também pratica a adaptabilidade quando pára para escutar uma estória pessoal de outra pessoa, ao invés de simplesmente se livrar dela fazendo imediatamente o que tem que fazer. A adaptabilidade é importante porque as pessoas são diferentes e necessitam ser tratadas diferentemente. Você desenvolve relações abertas e honestas com os outros sendo hábil, razoável e compreensível. Você faz isto ao exibir um comportamento adaptável.

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ENTUSIASMO: O grande poeta e ensaísta, Ralph Waldo Emerson, uma vez disse:

"Nunca nada de grandioso foi conseguido sem entusiasmo." 

Se você quer que os outros se mostrem entusiasmados com você e com suas idéias, você deve projetar esta qualidade em você. Isto não acontece por acontecer. O entusiasmo é magnético positivo ou negativo. Pessoas entusiastas atraem os outros para si; pessoas sem entusiasmo repelem as pessoas. Quando você mostra entusiasmo, a mesma atitude será passada para os demais e vice-versa. A escolha é sua. Qual delas você escolherá? Do início ao fim de todas as interações com outras pessoas, você está no palco goste ou não.

Cada palavra, gesto, expressão, e impressão que você projetar serão vistos e avaliados, conscientemente ou inconscientemente pelos outros. A imagem que você projetar facilitará ou complicará o seu sucesso com os outros. Assim, se esforce ao máximo para que a imagem que projetar em todas as transações seja uma imagem que o ajude a facilitar e a encorajar comunicações abertas, honestas e de confiança..Projete uma imagem profissional.

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