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Você
já se viu alguma vez na TV ou em vídeo tape?, Você
já ouviu a sua voz num gravador?, Você
já examinou as fotografias de você mesmo?, Como
você se parece e soa para você mesmo?, Você
está projetando o tipo de imagem que gostaria que os outros vissem?
Estas
auto-imagens são muito importantes pois lhe dão uma idéia de como você
pode estar sendo enxergado por outras pessoas de forma negativa ou
positiva. Projetar uma imagem adequada para outras pessoas acelera o
desenvolvimento de confiança e de comunicação com essas pessoas. Com
uma imagem apropriada, as outras pessoas se sentirão muito mais confortáveis
e muito mais à vontade ao seu redor, tornando mais fácil para você se
comunicar com elas. Por outro lado, se a sua imagem é inapropriada, ela
criará uma barreira que prejudicará severamente uma comunicação
efetiva.
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As pessoas que seguem estas normas de imagem tendem a ter mais
sucesso do que aquelas que não as seguem. As pessoas que se parecem e
agem como profissionais têm decididamente uma vantagem sobre as que não
transmitem uma imagem profissional. Você
se lembra do famoso debate entre John F. Kennedy e Richard M. Nixon em
1960? Mesmo se não lembrar, é fato aceito nos dias de hoje de que o
debate foi vencido por Kennedy muito mais devido à sua imagem, do que
pelo conteúdo verbal do seu discurso. Aquele evento acabou sendo um
importante ponto de reviravolta na eleição presidencial daquele ano.
Com isto em mente, vamos examinar mais de perto os cinco importantes
componentes da sua imagem profissional.
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AS PRIMEIRAS IMPRESSÕES:
As
primeiras impressões duram para sempre.
Todos já ouvimos isto antes, mas você já pensou seriamente nisto? Você
já refletiu nas ramificações de suas primeiras impressões sobre as
outras pessoas o modo como você se veste, a sua voz, aparência, aperto
de mão, contato visual, e postura corporal? O modo que você escolhe
para administrar cada um destes vários fatores tem um profundo efeito
sobre como as outras pessoas o verão inicialmente nos primeiros minutos
cruciais de sua interação.
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É uma pessoa fora do comum aquela que não faz julgamentos sobre
alguém com forte sotaque de uma região do país, um fraco aperto de mão,
mal vestido, com falta de higiene, mau vocabulário, má postura ou
roupas que não lhe servem. Sei
que isto é verdade por uma experiência pessoal. Na década de 1970,
recém formado, e feliz com o meu primeiro emprego no exterior, um amigo
me perguntou qual era o meu objetivo profissional a longo prazo.
Quando
respondi que gostaria de eventualmente me tornar o presidente de uma
grande empresa, meu amigo riu e respondeu, "Márcio,
de jeito nenhum!". Fiquei
ofendido com isto e perguntei o motivo da sua reação.
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Disse ele:
Não
me entenda mal, Márcio. Você certamente é uma pessoa inteligente e
ambiciosa. Mas você consegue se imaginar fazendo um discurso para os
acionistas usando esta barba e cabelo (tinha os dois na época ...)?
Percebi
que tinha razão. Minha aparência rebelde era tão forte que teria um
impacto negativo na minha credibilidade e na minha carreira. Resolvi
mudar aquelas características, tendo sido ajudado por um consultor de
imagem, e acabei por me tornar o vice-presidente para uma grande empresa
americana, de origens bastante conservadoras. Arrisque
a perguntar a alguns de seus amigos mais íntimos se você é culpado de
alguma dessas deficiências de imagem. Se sim, agradeça ao seu amigo
pela honestidade, e imediatamente comece a fazer alguma coisa para
corrigir a falha ou as falhas.
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PROFUNDIDADE
DE CONHECIMENTO: Esta
área se refere a quão bem você conhece os seus produtos e serviços a
sua área de conhecimento. Quão bem você conhece a sua empresa, o seu
ramo de negócios, a sua concorrência, e os seus clientes? Você deve
se esforçar ao máximo para aprender o máximo possível sobre a sua área
específica de conhecimento. Aproveite as vantagens de quaisquer
programas de treinamento que a sua empresa ou área de negócios possa
oferecer. Ao aumentar o seu grau de conhecimento, você terá o respeito
de seus clientes, colegas de trabalho, e da concorrência ao projetar
uma imagem de inteligência e credibilidade.
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AMPLITUDE
DE CONHECIMENTO: Esta
área lida com a sua habilidade para conversar com outras pessoas em
assuntos fora da sua área de conhecimento e experiência. Leia pelo
menos um jornal por dia, e no mínimo de um livro por mês. Se você não
encontrar tempo para ler, compre audio-cursos (como
o SID) e ouça-os em seu
carro. Trace um objetivo de aprender algo novo a cada semana.
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Quando
você desejar e puder falar com pessoas sobre tópicos que são do
interesse delas e importantes para elas, tais pessoas se sentirão muito
mais confortáveis estando na sua presença. Na verdade, as pessoas sairão
de seus caminhos para falar com você. Ao aumentar a sua área de
conhecimentos, você aumentará o seu círculo de influência com
pessoas de várias atividades e educação.
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ADAPTABILIDADE: A
adaptabilidade é seu desejo e habilidade de se comportar de maneiras
que não são necessariamente características do seu estilo para poder
lidar eficientemente com as exigências de uma situação ou
relacionamento. Pessoas maleáveis e adaptáveis tomam a decisão de saírem
de suas zonas de proteção e de conforto para que as demais pessoas se
sintam mais confortáveis..
Com
a adaptabilidade, você pode tratar as pessoas do modo como elas
desejam ser tratadas. Você pratica a adaptabilidade todas as vezes
quando reduz o seu ritmo ao andar com outra pessoa que não se sente tão
confortável andando tão rapidamente quanto você.
Você
também pratica a adaptabilidade quando pára para escutar uma estória
pessoal de outra pessoa, ao invés de simplesmente se livrar dela
fazendo imediatamente o que tem que fazer. A adaptabilidade é
importante porque as pessoas são diferentes e necessitam ser tratadas
diferentemente. Você desenvolve relações abertas e honestas com os
outros sendo hábil, razoável e compreensível. Você faz isto ao
exibir um comportamento adaptável.
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ENTUSIASMO:
O grande poeta e ensaísta,
Ralph Waldo Emerson, uma vez disse:
"Nunca
nada de grandioso foi conseguido sem entusiasmo."
Se
você quer que os outros se mostrem entusiasmados com você e com suas
idéias, você deve projetar esta qualidade em você. Isto não acontece
por acontecer. O entusiasmo é magnético positivo ou negativo. Pessoas
entusiastas atraem os outros para si; pessoas sem entusiasmo repelem as
pessoas. Quando você mostra entusiasmo, a mesma atitude será passada
para os demais e vice-versa. A escolha é sua. Qual delas você escolherá?
Do início ao fim de todas as interações com outras pessoas, você está
no palco goste ou não.
Cada
palavra, gesto, expressão, e impressão que você projetar serão
vistos e avaliados, conscientemente ou inconscientemente pelos outros.
A imagem que você projetar facilitará ou complicará o seu sucesso
com os outros. Assim, se esforce ao máximo para que a imagem que
projetar em todas as transações seja uma imagem que o ajude a
facilitar e a encorajar comunicações abertas, honestas e de confiança..Projete
uma imagem profissional.