|voltar|

NOVO PROFESSOR

" 5 DICAS PARA ENTRAR PELO CANO "
SR PROF. PAULO FERREIRA ECKART

.

Bibliotecas e livrarias estão cheias de obras que prometem ensinar os segredos do mundo em meia dúzia de lições. Do universo corporativo aos mistérios do coração, teóricos de todas as áreas ensinam técnicas e dão dicas sobre quase tudo. Apesar da extensa produção, os manuais têm se mostrado ineficientes. Principalmente na área da administração, onde novos gurus brotam a cada semana, as "técnicas modernas" e as "novas descobertas" muitas vezes trazem problemas sérios para as instituições.

Completando o circuito das obras milagrosas, com soluções simplistas para tudo, surge uma infinidade de cursos, seminários e treinamentos. Todos garantem transformar meros empregados mortais em semideuses do mercado, capazes de tirar qualquer empresa do atoleiro. O tempo passa e os problemas continuam. Tudo foi feito conforme orientação e fiscalização, mas não deu certo. Onde está a falha?

Como as instituições não passaram por todos os problemas, da mesma forma nem todas as soluções já foram inventadas. E, para resolver situações novas, não bastam técnicas ou dicas antigas. Por melhor e mais completo que seja um livro ou curso, é muita pretensão prometer soluções mágicas para todas as dificuldades que uma organização possa enfrentar. Seguindo o raciocínio, podemos afirmar que treinar os empregados ajuda a empresa a crescer, mas o grande diferencial é outro. Mais importante do que bons técnicos é ter na empresa gente que pensa.

SEM MEDO
Quem possui autonomia e competência intelectual precisa de espaço para crescer. Se por um lado contamina o grupo com o desejo de desenvolvimento pessoal e profissional, por outro incomoda os "chefes" que não gostam de gente com iniciativa. Em muitas organizações, o espaço para profissionais com esse perfil não existe.

Gente que pensa não tem medo de se expor. Freqüentemente tem posições contrárias às do superior, analisa problemas partindo de outras premissas e até propõe soluções pouco ortodoxas para situações que sempre tiveram o mesmo tratamento, mas voltaram a prejudicar a organização.

Para pensar é preciso amar, é necessário estabelecer uma relação de desejo pelo objeto pensado. Só assim surgirá o estímulo ao potencial criativo e inovador. O ambiente deve permitir a satisfação de vários níveis de necessidades. Segurança, prazer em conviver, reconhecimento e aceitação das limitações humanas são componentes fundamentais.

TITANIC
Infelizmente, muitas empresas não sabem conviver e tirar proveito de pessoas que pensam. Marcadas por atos de poder que aniquilam quem tem idéias próprias, um expressivo número de organizações impede que seus colaboradores identifiquem sua participação nos resultados da empresa. Quase sempre são instituições que também não querem estender aos empregados a justa distribuição dos frutos do trabalho.

Nesse tipo de empresa, as regras são feitas para agradar o chefe. As pessoas são tratadas com desigualdade e os planos estratégicos não existem. A tendência desse tipo de ORGANIZAÇÃO é desaparecer junto com seu DONO. Por não permitir o desenvolvimento de equipes, castrar a capacidade criativa e impedir o aprendizado, a instituição ficará vulnerável às mudanças no mercado.

Por mais sólido que seja o Titanic, não demorará a aparecer um iceberg no trajeto. Mas talvez seja tarde para encontrar uma solução rápida que evite o naufrágio. No meio do oceano será difícil conseguir ajuda. 

 

O caminho para evitar o acidente é cercar-se de pessoas que pensam. Mas se preferir, seguem as cinco dicas para entrar pelo cano: 

 

1) leia todos os livros com dicas e receitas; 

2) seja pró-ativo, faça de sua empresa um laboratório das novas técnicas; 

3) participe de todos os cursos que prometem o sucesso rápido; 

4) não deixe de aderir às últimas "novidades"; 

5) demita os dinossauros que ousam questionar os gurus. 

 

Mas não se esqueça: reze para que no meio do caminho não tenha nenhuma pedra.
.

.
SR. PROF. PAULO RICARDO FERREIRA

Diretor da Eckart Consultorias.


Administrador, consultor, doutorando em Ciências Empresariais pela Universidade de Leon/Espanha e Professor Universitário. - Eckart Consultorias - paulo@eckart.com.br - www.eckart.com.br
51 9982 4486 - 51 3247 2336

 


SDR - Sistema de Representação - 51 - 3388-2471
Como página inicial  Adicionar a Favoritos  
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002, SDR.