.

SDR - Software de representação Comercial, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

.

.

.

.

BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR

.

.

A Vantagem Competitiva

.

.

Prof. Tom Peters

.

Tom Peters é um dos especialistas em management mais reconhecidos no mundo dos negócios. Com sua obra In Search of Excellence, traduzida no Brasil como Vencendo a Crise, Peters atingiu os primeiros lugares na lista de best sellers internacionais do jornal New York Times, nela permanecendo por 130 semanas e com uma venda de 350.000 exemplares.

É autor, entre outros livros, de A Passion for Excellence e Prosperando no Caos, traduzidos para mais de 12 idiomas e de uns dos mais impressionantes livros de business: re-imagine. Peters escreve artigos, publicados em jornais e revistas como Business Week, The Economist, Financial Times, Forbes e Harvard Business Review.

.

.

Tom Peters Company

.

.

.

.

Comunicar a vantagem competitiva da empresa foi sempre um aspecto fundamental do negócio. Na atualidade, com o aumento de clientes e consumidores exigentes, que para investir seu dinheiro requerem cada vez mais e mais informação, esta auto-promoção se converte numa ferramenta essencial para o triunfo. Em resumo: ser o melhor não é suficiente. A gente precisa saber que você é o melhor. Enquanto as grandes marcas como Coca-cola e Pepsi gastam fortunas batalhando para obter infinitas vantagens de reconhecimento e participação no mercado, muitas companhias estão experimentando uma realidade totalmente diferente: a maior parte de seus clientes potenciais (e muitos de seus clientes já estabelecidos) não têm idéia de quem são ou o que faz a sua empresa ser única (Artigo: O quê sua empresa faz realmente?).

Muitas organizações que já estão operando com estreitas margens de ganhos, não têm como primeira prioridade o investimento em marketing. Muitos profissionais em ascensão duvidam em envolver-se no que consideram o desagradável reinado das vendas; a auto-promoção lhes parece pouco elegante. Ambos temores se baseiam numa visão errônea do que é o marketing. Enquanto para a maioria das pessoas o marketing eficaz é sinônimo de publicidade cara, esta é só uma das maneiras (e geralmente longe de ser a melhor) que tem a empresa para estar em boca de todos.

Em quase qualquer indústria, a melhor maneira de atingir clientes potenciais é através de nossos comerciais, dos clientes atuais e de nossos amigos (através das nossas relações pessoais), assim como dos nossos funcionários (Artigo: AS PPRR SÃO MELHORES QUE A PUBLICIDADE).

Para triunfar: Todas as pessoas que conhecemos devem converter-se em membros de nosso "departamento de marketing". Nossas oportunidades (com custo zero) para conseguir que este processo avance são quase ilimitadas. Somente devemos estar seguros de manter-nos centrados na comunicação.

.

Auto-avaliação: É assombrosa a quantidade de gente incapaz de manifestar de forma clara e concisa aos fins de sua companhia. Todos os trabalhadores devem saber por que existe a empresa para que trabalham, quais são os serviços que oferece ao mercado e por que todos deveriam negociar com ela.

.

Imagem coorporativa: Uma vez que nossa empresa saiba de que se trata e como quer apresentar-se a si mesma, precisamos um logo que permita que os clientes nos identifiquem (a nós e a nosso trabalho) com facilidade. Esta marca distintiva deverá aparecer em todo o material que nossos compradores recebam (Artigo: 90% das pessoas confiam nas mesmas marcas).
.
Contatos rápidos: Confeccionar um cartão em que figurem os jogadores chaves de nossa empresa (ou área), cargos e números telefônicos. Todos nossos clientes deveriam recebê-la junto com uma carta que os convide a chamar para contribuir idéias, perguntas ou problemas.

.

Fatos rápidos: Preparar uma página web informativa que descreva a missão de nossa empresa (ou área), os serviços que oferece, sua história, jogadores chaves e informação para contatar. O endereço desta página web deve ser mandada a qualquer que pergunte a respeito de nossa empresa ou área. Boletins informativos e comunicados de imprensa.

.

Devemos ter uma via para comunicar as notícias de nossa empresa: Novos membros da equipe, novos negócios, práticas inovadoras, lucros dos empregados. A lista de mailing deverá incluir a todos os clientes dos últimos dois anos. Deve-se manter uma linguagem simples e comum; nada falha tanto como o uso da gíria industrial (Artigo: impulsionar as vendas de X? Invista forte em Y).

.
Acesso aos meios em massa de comunicação: Saiba a quem tem que chamar. Converta-se num recurso, seja um enlace. Seja direto. Respeite os fechamentos de edição.

.

Organizações cívicas e profissionais: Estas organizações nos permitem expandir nossas habilidades de liderança, estar ao tanto dos temas de atualidade de nossa comunidade e desenvolver nosso perfil público.

.

Seminários e compromissos para realizar palestras: Uma excelente maneira de disparar para cima a identidade de nossa organização é patrocinando um seminário no qual nossos jogadores chave sejam os dissertantes.

.

Oferecer aprendizagem: Ir além da elaborada propaganda comercial oferecendo-lhe a nossa audiência informação que possam utilizar, sem que nos importe se são compradores nossos ou não.
.
Tours organizados pela empresa: Tanto seus atuais clientes como seus clientes potenciais querem saber onde está indo seu dinheiro. Se você está ao comando da melhor organização da indústria, mostre-o. Os tours permitem que sua empresa ressalte as forças internas que geralmente permanecem ocultas, aspectos básicos de seu serviço de valor agregado. E permitem que os clientes desenvolvam uma relação com a gente real que está por trás do logo da empresa.

.

As relações pessoais com o cliente: Uma maneira agradável de descobrir de que maneira tanto nós como nossos clientes podemos colaborar no negócio do outro é através do desenvolvimento das relações pessoais. E todo mundo prefere fazer negócios com a gente que lhe cai bem.

Uma empresa consciente de seus custos não tem que "assaltar um banco" para auto-promover-se além do aviso nas Páginas Amarelas. O marketing também não se trata de uma arte enganadora. Tem que ver, pontualmente, com as relações que mantemos com nossos clientes. Tem que ver com nosso esforço constante para entender as necessidades de nossos clientes e como podemos fazer para satisfazê-las da maneira mais lucrativa possível. Também tem que ver com estabelecer na sociedade uma imagem favorável de nossa empresa.

.

artigo recomendado:

.

Branding emocional: O VALOR DE UM CACHORRO QUENTE

Prof. tom peters

Tom Peters Company

Outros artigos DE do PROF. Tom Peters, PUBLICADAS pelo portal SDR:

A vantagem competitiva

Beleza, Graça e Clareza

QUEIMem OS PLANEJADORES

gerência da imaginação humana

quando a marca transmite emoção

ESTRATÉGIAS DE VENDAS COM RESULTADOS

Não matarás a idéia de um novo produto

.

.

RAZÃO SOCIAL: PORTAL SDR LTDA. - SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

CNPJ: 10.767.123/0001-06 - DATA DE REGISTRO DESTE WEB SITE: 15.04.1999

Av. Caçapava 425 - sala 03 - Petrópolis - Porto Alegre (RS) - BRASIL - cep: 90460-130

.

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

Sistema de Representação - SDR - www.sdr.com.br

Resolução mínima de 800x600 © Copyright - SDR