Sistema de Representação para Representantes Comerciais

BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR

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VENDEDOR Profissional

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PROF. GILCLÉR REGINA

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ceag@ceag.com.br  -  (44) 227-0697  -  www.ceag.com.br

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Consultor de Vendas, Motivação e Qualidade. Escritor com 3,5 milhões de livros e CD's motivacionais vendidos. Palestrante em Convenções de Vendas, reconhecido em todo o país.

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Apresenta um show de palestra motivacional com foco em vendas, marketing, atitude, comportamento, bom humor e resultados. Articulista de vários veículos de comunicação com aproximadamente 1000 artigos publicados. Realiza em média 100 palestras por ano no Brasil e exterior.

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Muita gente fala que não é fácil lidar vendedores e quando se alega essa dificuldade, não se tem um fundamento para tal afirmação.

Talvez pela dificuldade em se perceber que o vendedor é um profissional de quem são exigidas competências e habilidades especiais para relacionamento com clientes e conhecimentos específicos de produtos e serviços faz com que essa profissão seja diferenciada das demais.

O tratamento e o treinamento que se deve dar a esse profissional é mesmo diferente e devem ser desenvolvidos e mantidos com métodos nem sempre coincidentes com os outros demais setores da empresa ou negócio. Quando não se respeita essa regra, entra a equação:

vendedor frustrado mais o chefe insatisfeito igual mau resultado o que acaba gerando animosidades e afeta todos na empresa. Vender é construir uma ponte sobre o abismo que separa você do seu cliente.

Na realidade, o vendedor que está morrendo é o não profissional, aquele que não se atualiza e que ficou parado no tempo. O vendedor profissional está sempre em ascensão, o mercado está carente dele. (leia esta pesquisa). A automação e a internet nunca serão substitutas completas.
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Veja em alguns segmentos como venda de produtos técnicos, máquinas e motores, defensivos agrícolas, setor farmacêutico e mesmo atacadista e mercado distribuidor ou ainda confecção e calçados, dificilmente serão vendidos sem a presença do ser humano profissional, o vendedor.

O setor atacadista, por exemplo, cresce a cada dia e aumenta o número de vendedores para poder chegar até o cliente que quer mais comodidade na hora de comprar aliado ainda ao fator logística, facilitando o seu trabalho. O consultor de vendas que não for pró-ativo, buscando constantemente clientes fica na poeira, porque surgirão outros que irão conquistar espaços.

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A decisão de compra é do cliente, mas a iniciativa de fechamento de negócios é do vendedor, após um trabalho de sondagem e demonstração bem-feita, convincente, com base nos benefícios dos produtos ou serviços apresentados.

De fato, não podemos negar que tanto a tecnologia quanto às facilidades de comunicação de massa mais o controle de resultados que muitas ações de marketing proporcionam, tem alterado profundamente a maneira dos profissionais envolvidos trabalharem, o que fez com que surgissem novos nomes de profissões que parecem ser diferentes, mas no fundo no fundo é vendedor. Não desempregou ninguém, apenas mudou a fachada da profissão.

O que acabou na vida é a expressão que eu ouvia quando pequeno que a pessoa precisa estudar para ser alguém na vida caso contrário acabaria como vendedor. Quanta ignorância foi inserida aí. Hoje, todo mundo que se forma, faz MBA (MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS), especialização a até doutorado para trabalhar em que?

Em vendas, ser um bom profissional da área e é justamente aí que vai ganhar dinheiro e se auto realizar, ou seja, trabalhar com vendas virou o melhor negócio do mundo!

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Pense nisso, um forte abraço e fique com Deus!

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Sistema de Representação para Representantes Comerciais

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sistema de representação comercial e vendas

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