Querida
Amiga (o),.
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É comum eu receber ligações de vendedores completamente
despreparados. Depois de um rápido Bom dia, o cidadão pergunta “O
que você fazem aí?”. Eu
pulo na cadeira:
Será
que essa pessoa não tem internet?
Será
que essa pessoa não tem um mínimo de sensibilidade para saber que
não deve perguntar ao cliente algo que ele já possa ter divulgado?
Será
que essa pessoa se acha tão boa que a única coisa que ela deveria
saber é sobre ela mesmo?
Eu
nunca perco a oportunidade de ensinar: -
Nesses
momentos, eu sempre digo a esse tipo de vendedor que eu não vou
responder a sua pergunta, e que ele deve se preparar melhor antes de
tentar se relacionar com alguém.
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Alguns, aqueles que não tem a humildade
para reconhecer que precisa aprender, devem me achar um arrogante, mas
muitos, aqueles que estão sempre procurando por novas idéias para
crescer e ajudar os outros, me agradecem
e seguem em frente.
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Regra
básica Nº 1: ESTEJA SEMPRE PREPARADO!
Descubra o máximo de informações possíveis sobre um potencial
cliente antes de encontrá-lo. Como
descobrir?
Aqui vão algumas idéias sobre onde procurar informação sobre o
potencial cliente.
1.
A Internet.
Não procure informação apenas no web site da empresa. Entre com o
nome da empresa no Google (www.google.com.br) e veja o que acontece.
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Talvez você encontre um artigo interessante que possa te ajudar.
Digite também o nome da pessoa com quem você vai se encontrar, veja
o que acontece. Se você não encontrar nada, isso talvez lhe diga
algo sobre a pessoa, certo?
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2.
O Marketing da empresa.
Leia TUDO
sobre a empresa. O seu portfólio, a sua propaganda, artigos
publicados na imprensa etc. O marketing da empresa irá revelar a você
o que eles pensam sobre eles.
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3.
Os concorrentes.
Procure informações sobre os concorrentes do seu cliente, você deve
com certeza encontrar alguma informação adicional sobre esse
potencial cliente.
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4.
Os clientes. Quem
são os clientes dos seus clientes? Se possível, converse com eles
sobre o seu potencial cliente.
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5.
As pessoas que talvez conheçam o seu potencial cliente.
Um rápido e-mail para o seu grupo de relacionamento talvez seja o
suficiente para encontrar uma informação importante para conquistar
o cliente.
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6.
Os funcionários.
Geralmente você encontra outras pessoas dentro do seu potencial
cliente que não vêem problema algum em responder perguntas óbvias
sobre o negócio da empresa. Encontre-as.
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QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim e vocês? .
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PROF. RICARDO JORDÃO
.PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU
AMIGO..
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