A
obediência mantêm as regras. O amor sabe quando quebrá-las.
.
Autor
desconhecido.
.
Você
tem um cliente que entra na sua empresa todos os meses e gasta R$
500,00, se você trabalhar por ele e sempre tratá-lo com atenção e
inovação, ele muito provavelmente irá permanecer na sua empresa por
dois anos. O quanto vale esse cliente para você? R$
500,00 X 12 meses X 2 anos = R$ 12.000,00! Então porque tratá-lo
como se ele valesse apenas R$
500,00?
.
90%
de toda propaganda feita pelas empresas não é vista, não é lida, não
é entendida ou é muito superficial para diferenciar uma empresa no
mercado. Mas para esses casos, os profissionais de propaganda tem uma
explicação: “Infelizmente
não é possível mensurar todos os resultados”. Mesmo assim,
a agência é premiada.
.
50% de todas vendas feitas no mundo, não são feitas porque o
vendedor vendeu, mas sim porque o cliente comprou. O cliente descobre
a necessidade sozinho. O cliente estuda o produto ou serviço sozinho.
O cliente decide sozinho qual produto comprar, onde comprar, e compra,
sem a ajuda do vendedor. Mas para esses casos, os profissionais de
vendas tem uma explicação: “Infelizmente
eu não tive tempo para estar com os meus clientes”. Mesmo
assim, o vendedor é premiado.
É
fácil se tornar um vendedor. É fácil se proclamar profissional de
marketing. É fácil falar sobre marketing e vendas. O difícil é ter o
ENTUSIASMO
SINCERO
pelas pessoas para executá-lo. Nos últimos anos a indústria da
tecnologia inventou vários softwares:
SDR,
ERP,
CRM, Business Intelligence, Database Warehouse etc., que prometem
ajudar as empresas a conhecer e a se relacionar melhor com os seus
clientes.
Essa
promessa, se entregue, talvez torne alguns vendedores e marketeiros
ainda mais preguiçosos em suas profissões, afinal, não será mais
preciso conhecer pessoas, visitar clientes e se entusiasmar por suas
empresas e por suas idéias, certo?
ERRADO!!!
.
Não
será preciso visitar as fábricas, os departamentos financeiros e os
fornecedores da empresa, certo?
ERRADO!!!
.
Não será preciso conhecer o mercado e os seus verdadeiros indicadores
financeiros (por exemplo: participação dentro do cliente, número de
negócios que participamos, como estão os clientes dos nossos
clientes). Todos os indicadores macro-econômicos estarão disponíveis
na tela ”Se os economistas fossem assim tão bons nos negócios, eles
seriam milionários e não estariam dando conselhos àqueles que são”,
a um clique do mouse, certo?
ERRADO!!!
Quanto
maior for o grau de digitalização da nossa sociedade, maior será a
necessidade de um contato humano cada vez mais sofisticado. Não
acredite que acontecerá o contrário. Peter
Drucker uma
vez disse: - “O estado-da-arte em marketing é tornar a área de
vendas obsoleta”. Quem precisa de vendedor para comprar Coca-Cola,
Nike, Disney, Carrefour ou Pão de Açúcar? EU
NÃO CONCORDO!
.
O Ser Humano, o Vendedor ENTUSIASMADO
com SINCERIDADE
pelo sucesso dos seus clientes, JAMAIS
ficará obsoleto. Obsoleto
JÁ ESTÃO,
aqueles vendedores que negociam as melhores condições para os seus
clientes, pensando apenas em suas metas e objetivos pessoais, sem pensar
que o cliente tem um problema que precisa ser resolvido e ele tem a
responsabilidade de ajudá-lo, mesmo que seja necessário não vender
para fazer a coisa certa.
.
Obsoleto JÁ
ESTÃO, aqueles
profissionais de marketing que acreditam que basta produzir o melhor
produto, contratar a agência mais criativosa, ser reconhecido como o
“Profissional
de Marketing do Ano",
e definir as estratégias da empresa, sem pensar que talvez, a partir de
agora, o seu cliente é o seu VERDADEIRO
vendedor, e parte integrante da empresa.
Quando
você vê o seu cliente como R$ 500,00 ao invés de R$ 12.000,00, você
o vê como um Código de Cliente em Estoque e não como um Amigo.
.
Quando
90% da propaganda da sua empresa não é vista, é porque você não está
se comunicando com o seu cliente como você se comunica com os seus
amigos e familiares.
.
Quando
50% de todas as suas vendas são feitas pelo seu cliente, e não pelo
seu vendedor, você não está resolvendo problemas, você está
causando problemas.
Na
Palestina, existem dois mares. Um deles é vívido. O rio Jordão flui
para dentro desse mar com as suas águas puras, límpidas e cristalinas.
Peixes vivem nele. Árvores e plantas florescem perto dele. Crianças
nadam dentro dele. As pessoas constroem as suas casas perto dele. Toda
forma de vida é feliz porque está perto desse mar. O mesmo rio Jordão
flui para o sul, para outro mar. Nesse segundo mar não existe peixe, não
existe verde, não existe crianças brincando, não existe casas por
perto. O ar por cima desse mar é parada, e nenhum homem ou animal bebe
da sua água.
.
O que torna diferente esses mares? Não o rio Jordão. Ele jorra
a mesma água pura em ambos os mares. Não o solo e nem as condições
climáticas. A diferença é que o Mar da Galiléia (o
primeiro)
recebe a água e não guarda para ele. Para cada gota de água que ele
recebe, outra gota de água ele dá para outros rios. Dar e Receber flui
da mesma maneira. O Mar da Galiléia vive. O outro mar, não dá nada.
Ele é chamado de Mar Morto. Nesse Século XXI,
a única coisa que irá garantir o sucesso pessoal de todos aqueles que
desejarem subir a rampa corporativa até os mais altos postos de direção,
será justamente o ENTUSIASMO
SINCERO de ajudar
as pessoas. .
.
Uma
vez Cliente, para sempre Amigo.
QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim e vocês?
|